boletim 102 2015 backlight revisão 2

2
INFORMATIVO TÉCNICO MUNDIAL PLACAS Boletim técnico: 102/2015 Ref: Inverter e Backlight Led - Teoria e soluções de problemas Prezados senhores técnicos, Nesse informativo abordaremos um assunto que ainda gera dúvidas e possíveis erros de diagnósticos. Trata-se da falha do Backlight do display. Vamos nos ater ao tipo LED por ser mais o mais comum utilizado nos televisores atuais. Na figura abaixo temos um bloco de inverter, que pode ou não ser conjugado na mesma placa da fonte. Praticamente todas fontes de alimentação com LED driver ou inverter LED utilizam essa configuração: LEDs em série; a tensão é dividida entre o número de Leds, sob corrente constante. Controle por PWM, onde a comutação é realizada pelo catodo (negativo do conector), Proteção de sub corrente (série aberta) ou sobre corrente (um ou mais leds em curto), o que na prática faz o display acender por um curto período e desligar em seguida. Quando o backlight apresenta problema, e para verificar se a fonte está funcionando corretamente, a referencia para o teste sempre deve ser a ponto positiva do multímetro no positivo do conector e a ponto negativa do multímetro na carcaça (terra). Como a proteção atuará na falta do backlight o negativo do conector estará sem chaveamento. SINTOMA: Backlight acende normalmente e após um tempo apaga, ou acende de forma intermitente CAUSA: Mal contato nos conectores ou na soldagem dos LEDs nas barras. SOLUÇÃO Verificar se não existe mal contato entre o conector e a PCI (fig. 2) Caso o backlight permanecer aceso por algum tempo checar se todos os LEDs acendem. Se necessário substitua a barra falha. Para testar se uma barra está aberta é possível realizar um teste com um multímetro analógico, na escala ohmica de x10K ou x100K, e assim aferir qual barra está aberta. Figura 2 - Ressoldar todos os conectores Figura 3 - Fonte - backlight aberto Figura 4 - Fonte - procedimento correto para avaliar se a fonte de alimentação está funcionando. A referência deve ser sempre o terra (carcaça do display). Note que nesse caso a tensão aferida é superior à especificada para funcionamento. Isso é normal, conforme já explicado o controle é feito pelo catodo da série.

Upload: marco-kersul

Post on 11-Jul-2016

7 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

AUTO: MARCO AURÉLIO KERSUL

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 102 2015 Backlight Revisão 2

INFORMATIVO TÉCNICOMUNDIAL PLACAS

Boletim técnico: 102/2015Ref: Inverter e Backlight Led - Teoria e soluções de problemasPrezados senhores técnicos,Nesse informativo abordaremos um assunto que ainda gera dúvidas e possíveis erros de diagnósticos.Trata-se da falha do Backlight do display. Vamos nos ater ao tipo LED por ser mais o mais comum utilizado nos televisoresatuais. Na figura abaixo temos um bloco de inverter, que pode ou não ser conjugado na mesma placa da fonte.

Praticamente todas fontes de alimentação com LED driver ou inverter LED utilizam essa configuração: LEDs em série; a tensão é dividida entre o número de Leds, sob corrente constante. Controle por PWM, onde a comutação é realizada pelo catodo (negativo do conector), Proteção de sub corrente (série aberta) ou sobre corrente (um ou mais leds em curto), o que na prática faz o display

acender por um curto período e desligar em seguida. Quando o backlight apresenta problema, e para verificar se a fonte está funcionando corretamente, a referencia para o

teste sempre deve ser a ponto positiva do multímetro no positivo do conector e a ponto negativa do multímetro nacarcaça (terra). Como a proteção atuará na falta do backlight o negativo do conector estará sem chaveamento.

SINTOMA:Backlight acende normalmente e após umtempo apaga, ou acende de formaintermitenteCAUSA:Mal contato nos conectores ouna soldagem dos LEDs nas barras.

SOLUÇÃOVerificar se não existe mal contato entre oconector e a PCI (fig. 2)Caso o backlight permanecer aceso poralgum tempo checar se todos os LEDsacendem. Se necessário substitua abarra falha.Para testar se uma barra está aberta épossível realizar um teste com ummultímetro analógico, na escala ohmicade x10K ou x100K, e assim aferir qualbarra está aberta.

Figura 2 - Ressoldar todos os conectores

Figura 3 - Fonte - backlight aberto

Figura 4 - Fonte - procedimento corretopara avaliar se a fonte de alimentaçãoestá funcionando.A referência deve ser sempre o terra(carcaça do display). Note que nessecaso a tensão aferida é superior àespecificada para funcionamento. Isso énormal, conforme já explicado o controleé feito pelo catodo da série.

Page 2: Boletim 102 2015 Backlight Revisão 2

SUPORTE A CLIENTESPara informações: (35) 3722-4448

www.mundialplacas.com.brHorário de atendimento: Segunda a sexta-feira: das 8 às 18hs

INFORMATIVO TÉCNICOMUNDIAL PLACAS

Desmontagem do display

Desconecte os flats que interligam a T-con ao display

IMPORTANTE!Esse procedimento só deve ser realizado quando comprovado o defeito do backlight através dos testes já

mencionados .Recomendamos que seja realizado em local limpo, organizado e sempre com cuidado para nãodanificar o display. Não nos responsabilizamos por danos ocorridos por falta de perícia ou cuidado necessário

para a execução da tarefa.

Com o display voltado para cima, retirar os parafusos da blindagem deproteção

Destrave com cuidado a pci do display Os flats do display são delicados.remova qualquer fita adesiva que

impeça a retirada segura do display.

Retire o display e os filtros, assim vocêterá acesso às barras de LED.

Led com defeito (aberto). Resultado do reparo