biologia celular

20
BIOLOGIA CELULAR

Upload: andreepinto

Post on 22-Jun-2015

1.287 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia celular

BIOLOGIA CELULAR

Page 2: Biologia celular

Todos os seres vivos são formados por células. Robert Hooke descobriu a célula no ano de 1665, ao observar um pedaço de cortiça ou súber, que é a casca da árvore. Ele observou espaços vazios que deu o nome de cella que em português foi denominado célula.

Tamanho e forma das célulasAs células classificam-se em:•Microscópicas: só podem ser vista com o auxílio de um microscópio•Macroscópicas: podem ser vistas a olho nu.

Medidas usadas em microscopia:1 µm (um micrômetro) = 0,001 mm (um milésimo de milímetro)1 nm (um nanômetro) = 0,000001 mm (um milionésimo de milímetro)1 A (um anström) = 0,0000001 mm (um décimo de milionésimo de milímetro)

Page 3: Biologia celular

Microcélulas

Page 4: Biologia celular

Macrocélulas

Page 5: Biologia celular

Leis celulares

Lei da constância do volume celular ou lei de Driesch

O volume celular é constante para todas as células de um mesmo tecido em todos os indivíduos da mesma espécie e mesmo grau de desenvolvimento.

ApoptoseMorte celular programada. Permite o turnover, ou renovação celular.

CÉLULAS PROCARIÓTICAS (PROCARIONTES)São aquelas que não possuem um núcleo bem definido. Não possuem membrana nuclear. A região que possui o material genético é chamado de nucleóide.Ex: bactérias e cianobactérias.

Page 6: Biologia celular

PlasmídeoAlém do DNA presente no nucleóide, as bactérias podem apresentar um DNA extracromossômico, chamado plasmídeo.ColoraçãoA parede celular de certas bactérias tem afinidade pela coloração de Gram (roxo). As que possuem afinidade são classificadas como Gram-positivas, e as que não tem como Gram-negativas.TransposonsDNAs que se transferem entre plasmídeos ou cromossomos celulares.

Page 7: Biologia celular

CÉLULAS EUCARIÓTICAS (EUCARIONTES)Células que possuem o núcleo delimitado por uma membrana, a carioteca.

CÉLULA ANIMALPossui membrana celular de constituição lipoprotéica (75% proteínas, 25% lipídios). É responsável pela entrada e saída de substâncias e a defesa da célula.Possui permeabilidade seletiva. Realiza o englobamento de partículas (endocitose) por fagocitose (partículas sólidas) e pinocitose (partículas líquidas).O citoplasma é uma substância que pode alterar sua consistência, de mais denso para menos denso. As organelas celulares estão mergulhadas no hialoplasma, que é a substância que forma o citoplasma.

Page 8: Biologia celular

ORGANELAS CELULARES

•MitocôndriasSão revestidas por dupla membrana lipoprotéica. Possuem DNA próprio e capacidade de autoduplicação. Produzem energia para a realização das atividades celulares através da respiração celular – combustão (queima) do alimento em presença de oxigênio. Quanto mais ativa a célula, maior o seu número de mitocôndrias.

Page 9: Biologia celular

• Retículo endoplasmáticoFormado por um extenso sistema de túbulos e vesículas revestidas por membrana

lipoprotéica. É classificado em:

a) Retículo endoplasmático liso: responsável por síntese de gorduras, aumento da superfície celular e intercâmbio de substâncias.

b) Retículo endoplasmático rugoso ou granular: responsável pela síntese e transporte de proteínas, contendo muitos ribossomos aderidos.

Page 10: Biologia celular

• RibossomosPequenas partículas formadas por proteínas e RNA ribossômico. São responsáveis

pela síntese de proteínas.

• Complexo GolgienseVesículas achatadas ou esféricas revestidas por membrana lipoprotéica. Responsável

pelo “empacotamento” e eliminação de substâncias da célula.

Page 11: Biologia celular

• LisossomoPequenas vesículas esféricas, revestidas por membrana lipoprotéica, cheias de

enzimas digestivas, muito importantes em células de defesa, para digerir invasores do organismo. Envolve dois processos:

a) digestão heterofágica: digestão de partículas alimentares englobadas pela célula.

b) digestão autofágica: digestão de organoides inativos ou em degeneração.

Page 12: Biologia celular

• CentrossomoForma os centros organizadores do fuso mitótico. Nos centrossomos são organizados

os microtúbulos do citoesqueleto.

• CentríolosFicam no interior do centrossomo e auxiliam no processo de divisão celular, sendo

responsáveis pela formação de cílios e flagelos.

• PeroxissomosPequenas vesículas contendo enzimas oxidativas.

Page 13: Biologia celular

NÚCLEO CELULARPortador da informação genética da célula, controla todas as atividades celulares. Apresenta as seguintes estruturas:

•Carioteca: membrana dupla que protege e envolve o material genético. Comunica-se com o retículo endoplasmático e possui muitos poros que se comunicam com o citoplasma. •Cariolinfa ou suco nuclear: formada de líquido incolor (água e proteínas), que se encontra no interior do núcleo.•Cromatina: material genético contido no núcleo, formado por proteínas e DNA.•Nucléolo: corpúsculo formado por proteínas e RNA.

Page 14: Biologia celular

CÉLULA VEGETALPossui membrana celulósica, constituída basicamente de celulose. Possui também o vacúolo, região dentro da célula que é envolta por uma membrana, o tonoplasto e preenchido com um líquido chamado suco celular. Em uma célula madura o vacúolo pode ocupar 90% do citoplasma.

Page 15: Biologia celular

PLASTÍDEOS•Cloroplastos (clorofila e carotenóides) – são os sítios da fotossíntese

•Cromoplastos (carotenóides) – responsáveis pelas cores amarela, alaranjada e vermelha de muitas flores, folhas velhas, algumas frutas e algumas raízes

•Leucoplastos (sem pigmentos) – alguns conhecidos como amiloplastos sintetizam amido, enquanto outros parecem ser capazes de formar outras substâncias, incluindo óleos e proteínas

ESTRUTURA DE UM CLOROPLASTO•Estroma: líquido que preenche o cloroplasto;•Tilacóide: sistema membranoso em forma de vesículas achatadas•Grana (singular) e granum (plural): conjunto de tilacóides

Page 16: Biologia celular

PlasmodesmosEstruturas que permitem a comunicação entre as células vegetais.

Page 17: Biologia celular

DIFERENCIAÇÕES•Microvilosidade: dobras da membrana plasmática semelhantes a dedos de luva que aumentam a superfície de absorção.

• Cílios: servem de proteção, através do batimento ciliar.

Page 18: Biologia celular

• Interdigitações: conjunto de saliências e reentrâncias nas membranas de células vizinhas que se encaixam facilitando a troca entre elas.

Page 19: Biologia celular

• Desmossomos: pontos em forma de botões que fixam células adjacentes.

Page 20: Biologia celular

• Hemidesmossomos ou semidesmossomos: Parecidos com um desmossomo, mas unem superfícies basais das células epiteliais.