betim cidade nova contagem floresta pampulha …. 40 - abril.pdf · alunos do 6.º ano/ef ao 2.º...

20
JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA Belo Horizonte . Ano VI . n.º 40 . Abril de 2014 Na luta contra o HPV Pág. 15 Nutrição Dia da Água Pág. 19 Pág. 3 Campanha da Fraternidade Pág. 6 Aprovados no Vestibular Pág. 9 AGORA SOMOS NOVE! FLORESTA PAMPULHA CONTAGEM CIDADE NOVA CORAÇÃO EUCARÍSTICO BETIM NOVA SUÍÇA LICEU (Nova Lima) MEDIANEIRA COLÉGIO SANTA MARIA Primeira instituição de ensino da capital mineira, o Colégio Santa Maria, colégio da Arquidiocese de Belo Horizonte, conta, atualmente, com nove Unidades: Betim, Cidade Nova, Contagem, Coração Eucarís- tico, Floresta, Liceu Santa Maria Imaculada (Nova Lima), Nova Suíça, Pampulha e o Colégio Santa Maria Medianeira, no bairro Santa Efigênia. A nova Unidade foi idealizada pelas Obras Sociais Nossa Senhora Medianeira, no ano de 1982, e em 2014 passou a denominar-se Colégio Santa Maria Medianeira, com atendimento a alunos do Maternal II ao 5.º Ano/EF, nos turnos manhã e tarde.

Upload: trankhanh

Post on 17-Dec-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

JORNAL DO

COLÉGIO SANTA MARIA

Belo Horizonte . Ano VI . n.º 40 . Abril de 2014

Na luta contra o HPVPág. 15Nutrição

Dia da Água

Pág. 19Pág. 3

Campanha

da Fraternidade

Pág. 6

Aprovados no VestibularPág. 9

AGORA SOMOS NOVE!FLORESTA PAMPULHACONTAGEMCIDADE NOVA

CORAÇÃO EUCARÍSTICO

BETIM

NOVA SUÍÇA LICEU (Nova Lima)

MEDIANEIRACOLÉGIO SANTA MARIA

Primeira instituição de ensino da capital mineira, o Colégio Santa Maria, colégio da Arquidiocese de Belo Horizonte, conta, atualmente, com nove Unidades: Betim, Cidade Nova, Contagem, Coração Eucarís-tico, Floresta, Liceu Santa Maria Imaculada (Nova Lima), Nova Suíça, Pampulha e o Colégio Santa Maria Medianeira, no bairro Santa Efigênia.

A nova Unidade foi idealizada pelas Obras Sociais Nossa Senhora Medianeira, no ano de 1982, e em 2014 passou a denominar-se Colégio Santa Maria Medianeira, com atendimento a alunos do Maternal II ao 5.º Ano/EF, nos turnos manhã e tarde.

2

EXPEDIENTE DO JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIACoordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: Secretaria de Comunicação e Marketing do Colégio Santa MariaSupervisão: Padre Edecildo José Antônio Prado da SilvaJornalista Responsável: Adriana Duarte (MG-05239JP) | Projeto Gráfico e Diagramação: Daniela SantosEstagiários: Ana Luiza Lima, Ana Luiza Perdigão, Carolina Andrade, Fernanda Lavalle, Jeniffer Passos, Patrícia Carvalho, Welder Marques Revisão ortográfica: Márcia Luzia da SilvaImpressão: FUMARC (31) 3249-7400 / Tiragem: 13.000 exemplares

O início das atividades do Colégio Santa Maria Medianeira foi comemorado na noite do sábado, dia 8 de março, durante Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidio-cese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, no bairro Santa Efigênia. A missa foi concelebrada pelos padres Edecildo Prado da Silva, Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria; José Fernando de Mello, Diretor da Unidade Cidade Nova; Ber-nardino Batista Santos, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia. A celebração reuniu diretores do Colégio Santa Maria, funcionários, famílias, alunos e fiéis da paróquia.

Dom João Justino disse que a celebração é uma oportunida-de de agradecer a Deus pela continuidade das obras iniciadas há 25 anos, com a fundação da Escola Santa Luzia, agora Co-légio Santa Maria Medianeira, um projeto social que nasceu da paróquia, integrando a família, a escola e a igreja. “A formação do ser humano, tendo como modelo Jesus Cristo, com Deus no coração, é de extrema importância. Que a Unidade Medianeira continue essa bela história de formação humana.”

Muito emocionado, Padre Bernardino ressaltou a importân-cia da integração da Escola Santa Luzia com o Colégio Santa Maria. “Enfrentávamos uma situação financeira ruim, buscamos apoio na Arquidiocese, chegamos a cogitar o fechamento da es-cola, que ressuscitou antes de morrer.”

Presente à celebração, a professora do 3.º Ano/EF da Unida-de Medianeira, Fabiane Macedo Fernandes Oliveira, destacou o quanto é gratificante trabalhar na nova Unidade, que propor-ciona uma formação pedagógica de qualidade, fundamentada nos princípios éticos e nos valores cristãos, o que é de grande importância.

“Para mim é uma grande conquista fazer parte da equipe de professores do Colégio Santa Maria Medianeira, sendo ex-aluna da Unidade Floresta. Desde que me formei no Ensino Médio e ingressei na Universidade, esse era o meu sonho. Em 2012 fiz parte do quadro de estagiárias da Unidade Nova Suíça e, no ano seguinte, estagiária de coordenação pedagógica, período em que aprendi muito.”

Celebração Eucarística marca início das atividades da Unidade Medianeira

3

Coordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: Secretaria de Comunicação e Marketing do Colégio Santa MariaSupervisão: Padre Edecildo José Antônio Prado da SilvaJornalista Responsável: Adriana Duarte (MG-05239JP) | Projeto Gráfico e Diagramação: Daniela SantosEstagiários: Ana Luiza Lima, Ana Luiza Perdigão, Carolina Andrade, Fernanda Lavalle, Jeniffer Passos, Patrícia Carvalho, Welder Marques Revisão ortográfica: Márcia Luzia da SilvaImpressão: FUMARC (31) 3249-7400 / Tiragem: 13.000 exemplares

No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Com aproximadamente 12% da água doce do planeta, o Brasil tem o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso à água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações. No ano em que as celebrações giram em torno do tema “Água e Energia”, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade brasileira muito tem a refletir sobre os usos que têm sido feitos desse recurso.

O Colégio Santa Maria alerta para o consumo consciente da água e da energia, através de ativida-des propostas a seus alunos. Na Unidade Pampulha, por exemplo, os alunos do 2.º Ano/EF, turma SR, de-senvolveram trabalhos e montaram um mural com di-cas importantes sobre a utilização da água.

Na Unidade Medianeira, os alunos do 1.º Ano/EF, turmas PL e PA, fizeram uma atividade que alertava para o risco do esgotamento do recurso, devido ao mau uso. Juntamente com as professoras Alessandra Oliveira e Fabiane Macedo, eles criaram um texto so-bre a água e a necessidade de usarmos esse recurso conscientemente. As crianças do Maternal também não ficaram de fora das comemorações. Com a su-pervisão da professora Jhulyana Silva, elas fizeram um mural.

Os alunos do 1.º Período da Unidade Floresta montaram e enfeitaram uma gotinha de água, que foi afixada em um informativo com dicas sobre como economizar o recurso. As informações foram transmi-tidas pelas professoras, que explicaram sobre a im-portância da água. Já na Unidade Contagem, alunos enfeitaram os corredores com cartazes referentes ao tema.

Saiba maisInstituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água ficou

registrado no calendário global. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a histórica Eco-92, o dia 22 de março tem um significado especial, visto que nações por todo o mundo se unem para pensar e trabalhar em ideias para combater a escassez da água, preservar a oferta e refletir sobre a educação ambiental.

Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o Dia Nacional da Água, através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”

•Um banho de 15 minutos gas-ta, em média, 130 litros de água. O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho. Para reverter esse quadro, diminua o tempo do banho e feche a torneira enquanto está se ensaboando.

•Na hora de escovar os den-tes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude são economizados, no mínimo, 10 litros de água.

•Na hora de lavar roupa, o ideal é deixar acumular peças e la-var tudo de uma vez.

•Para lavar louça, o ideal é en-saboar todo o vasilhame com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar.

•Nada de lavar o carro ou a cal-çada com mangueira, pois o desperdício é maior.

•Regular a válvula de descarga é importante para evitar vazamentos, que gera desperdício.

•Nunca deixe torneiras pingan-do ou canos furados, fazendo apenas "remendos", pois es-ses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.

Consumo consciente da águaAtitudes simples podem fazer a

diferença

Seguem algumas dicas:

4Os alunos da Unidade Pampulha já estavam

ansiosos para a retomada das atividades do San-ta Maria Esporte e Cultura (SMEC). Houve grande procura por parte dos alunos para participar das modalidades oferecidas, entre elas a Capoeira, Balé, Jazz, Teatro e Futsal.

Uma turma em especial já retorna com o com-promisso de preparar-se para a 1.ª etapa do Cam-peonato Mineiro de Judô, que foi realizado no dia 26 de abril, em Belo Horizonte. A competição faz parte do circuito de três etapas classificatórias para o XVI Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, que este ano acontece em Minas Gerais.

A equipe, formada pelos alunos Alice Aleixo, Ana Beatriz, Carlos Roberto, Caio Pardinho, Daphi-ne Pardinho, Flávia Jorge, Guilherme Jorge, Gusta-vo Reis, Julia Macedo e Maria Fernanda, receberá reforços para as competições anuais.

Atletas do SMECretomam rotina de treinos

PRÁTICAS ESPORTIVASPRÁTICAS ESPORTIVAS

Cultura brasileira aprendida brincando

No final do mês de fevereiro, os alunos do 1.º ao 5.º Ano/EF, da Unidade Medianei-ra, realizaram uma atividade para celebrar a tão famosa festividade brasileira, o Carnaval. Com a orientação da professora de Educa-ção Artística, Tânia Santos, as crianças cus-tomizaram várias máscaras carnavalescas. As máscaras foram recortadas em cartolina colorida e enfeitadas, livremente, com mate-riais, como papel crepom e canetinhas colo-ridas.

BailinhoPara comemorar com estilo a chegada do

Carnaval, as turmas do 1.º Ano/EF, da Uni-dade Contagem, confeccionaram máscaras personalizadas na aula de Artes. Com a aju-da da professora Katia Mathilde, os alunos usaram as mãozinhas para criar o formato da peça, que foi colorida e customizada.

Ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval, os alunos da Educação Infantil do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova também comemoraram, no dia 28 de feverei-ro, a festa popular mais famosa do Brasil, o Carnaval. Vestidos com fantasias de super--heróis, princesas e animais, os alunos dan-çaram e se divertiram com as serpentinas e confetes. Além do baile de carnaval, os alu-nos também participaram de atividades lúdi-cas sobre o tema.

A diversão foi garantida para os alunos do Maternal ao 5.º Ano/EF, da Unidade Co-ração Eucarístico, que pularam o Carnaval durante o recreio, com divertidos adereços, fantasias e músicas carnavalescas. Já os alunos do 3.º Ano/EM comemoraram o Dia D, realizado sempre na última sexta-feira de cada mês, aproveitando o tema Carnaval. Os alunos brincaram com a imaginação e con-feccionaram suas fantasias.

No Liceu Santa Maria Imaculada, em Nova Lima, as crianças da Educação Infantil ao 5.º Ano/EF vivenciaram um Carnaval com muita animação, durante as aulas de Edu-cação Física, na semana que antecedeu o recesso da grande festa.

5

No final do mês de março, os alunos do 4.º Ano/EF, turma DM, da Unidade Nova Suíça, montaram uma exposição para ilustrar os estudos sobre as Grandes Navegações durante a aula de História. A professora Cristiana Barbosa pediu para que cada criança trouxesse para a aula uma das especiarias que foram exportadas do Oriente para a Europa. O trabalho con-junto resultou em uma bela amostra que valia mais do que ouro no século XV.

O Colégio Santa Maria Betim realizou, em 20 de março, o Concurso Canguru de Matemática. Foram convidados a participar alunos do 6.º Ano/EF ao 2.º Ano/EM.Com entusiasmo e dedicação, os alunos se prepararam durante os meses de fevereiro e março, resolvendo e discutindo questões de provas, o que levou ao aprimoramento dos conteúdos e interesse pela Matemática.

InformaçõesCom o objetivo de incentivar os alunos, a Unidade Betim disponibiliza em seus murais informações sobre as Olímpiadas de

Matemática e as demais competições relacionadas ao vestibular e ao cotidiano escolar.

CONTEÚDO COLOCADO EM PRÁTICA...Desfile de verão

Os alunos da Educação Infantil do Colégio Espanhol Santa Maria se despediram do verão, no dia 21 de mar-ço, com um desfile de roupas típicas da estação. Óculos escuros, bermudas, camisetas e vestidos foram os trajes mais usados pelos alunos.

Durante a semana, diversas atividades foram feitas com os estudantes, abordando as principais características do verão e a importância de cada estação do ano. Professoras e alunos encerraram o desfile, dando boas-vindas ao outono.

Olimpíadas do Canguru

No mês de março, teve início o serviço de monitoria prestado para alunos da Unidade Betim. A monitoria de Matemática é volta-da para os alunos do 9.º Ano/EF ao 2.º Ano/EM, com o objetivo de desenvolver, cada vez mais, ha-bilidades matemáticas em nos-sos alunos. O monitor Rubens da Silva, aluno da UFMG, é o acadêmico responsável pelas aulas de monitoria. Ele recebe orientações da Coordenação de Ensino e dos professores de Ma-temática da Unidade.

Também teve início a moni-toria de Esportes, que estimula a prática de atividades físicas. Inicialmente os esportes vão ao encontro das modalidades es-portivas do Campeonato do Co-légio Santa Maria, contribuindo na preparação dos atletas.

Na Unidade Medianeira, os alunos do 5.º Ano/EF, turma LM, realizaram um delicioso café da ma-nhã coletivo no dia 28 de fevereiro. Em uma aula da professora Andréa Mara, eles aprenderam as origens de alimentos tipicamente indígenas, como a mandioca e o milho.

Os alunos também descobriram que alguns dos atuais hábitos alimentares do brasileiro foram herdados dos africanos, como o consumo de azei-te de dendê e a farofa. Cada uma das crianças ficou encarregada de pesquisar sobre um prato tradicionalmente preparado no café da manhã de sua família e de levá-lo à escola. A mesa com o lanche coletivo ficou farta, com muitos bolos, pães de queijo, biscoitos e café.

Sobre a mandioca, chamada também de ma-caxeira ou aipim, os estudantes aprenderam que é amplamente utilizada na alimentação brasilei-ra, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente é possível encontrar diversos tipos de mandioca com variações de sabor e usos diferen-tes.

Quanto ao milho, consumido pelos indígenas em forma de farinha ou assado, as crianças sou-beram que também é utilizado para fazer pamonha e pipoca. Conheceram ainda os diferentes tipos de milho: preto, amarelo, vermelho e branco.

Café da manhã coletivo

Exposição de EspeciariasUnidade Betim oferece monitoria para seus

alunos

6

Em homenagem ao Dia do Circo, comemorado no dia 27 de março, a Unidade Coração Eucarístico realizou uma apresentação para os alunos da Educação Infantil ao 5.°Ano/EF. A atividade, ministrada por um professor de técnicas circenses, apresentou às crianças diversas modalidades, com muita empolgação e vibração a cada novidade.

Diversão no Dia do Circo

O professor de Ciências, Pablo Alves Couto, da Unidade Betim, promoveu um passeio com os alunos do 6.º Ano/EF pelas dependências do Colégio, a fim de ob-servar as formas de vida existentes no seu entorno. Os alunos perceberam que a biodiversidade pode ser encontrada em todos os lugares, não apenas em ambientes como as florestas e outras paisagens naturais.

Após o passeio, os alunos realizaram uma montagem de teias alimentares com as figuras de vários seres vivos. Dessa forma, mostraram que o conteúdo aplica-do, aliado à criatividade, pode resultar em belos trabalhos e no aprimoramento da aprendizagem.

Na manhã do dia 13 de março, a turma do 5.º Ano/EF, turma LM, da Unidade Medianei-ra construiu protótipos de globos terrestres com base no que foi aprendido em sala de aula, com a professora Andréa Mara. Usan-do esferas de isopor e canetinhas coloridas, os alunos construíram modelos didáticos do globo, da maneira como é visto nos livros de Geografia. A atividade permitiu uma amplia-ção do conhecimento geográfico da turma.

Na Unidade Betim, a bibliotecária Julia-na Soares de Souza, em parceria com a pro-fessora de Inglês, Flávia Oliveira, incentivou os alunos a trocarem mensagens de amiza-de, todas escritas em inglês, em comemora-ção ao Dia da Amizade e São Valentim, 14 de fevereiro. As mensagens foram redigidas em cartões decorados, expostos em um mu-ral. A atividade foi uma forma diferenciada de uso da língua inglesa e incentivo à leitura da temática amizade.

Os alunos do 4.º Ano/EF, turma DS, da Unidade Contagem, desenvolveram como projeto de volta às aulas o trabalho Narrati-va de Viagem. Seguindo as instruções das professoras Nayara Dias de Sousa, Amanda Telésforo e Silvânia Soares de Araújo, foi proposto aos alunos criar uma redação e um desenho que retratassem alguma viagem ou passeio que tivesse marcado a vida de cada um.

Segundo Nayara Dias, o trabalho teve como objetivo introduzir os alunos ao apren-dizado da redação, de maneira lúdica e di-vertida. Para a professora, o projeto foi im-portante para que as crianças desenvolvam textos, aprendendo através de acertos e er-ros.

Narrativa de Viagem

Biodiversidade por todos os lados

Dia da Amizade e São Valentim

Construção de globos terrestres

7

O Colégio Santa Maria Betim iniciou em fevereiro o projeto “Chega de Bullying”, com o objetivo de promover a socialização, conforme um de seus pilares, que é a formação humanística. A professora de Arte, Kátia Mathilde, lançou o desafio de como demonstrar a ideia do projeto através do desenho.

Os alunos do 6.º Ano trabalharam em grupos e exemplificaram, através da cria-tividade e bom humor, a melhor forma de não denegrir e/ou prejudicar o seu seme-lhante. Na mesma direção, o professor Felipe Marçal promoveu uma discussão com os alunos do Ensino Fundamental, nas aulas de Introdução à Informática, sobre o tema.

O Colégio Santa Maria Pampulha deu início às ativi-dades da Semana Científica, evento que busca trazer o conhecimento através de experimentos de Ciências, Bio-logia e Química. As práticas são oferecidas aos alunos do 6.º Ano/EF ao Ensino Médio.

A Semana Científica é realizada a cada mês, duran-te o recreio, no Laboratório de Ciências, preparado com materiais e equipamentos especiais para receber os alu-nos. As atividades são orientadas pela estagiária da dis-ciplina de Ciências Biológicas, Thaís Marques.

“As práticas são bem simples, mas causam efeitos bem interessantes. Enquanto eles fazem o experimento, eu explico na teoria o que de fato está acontecendo. São práticas rápidas e com bastante efeito visual, excelentes para o recreio”.

Para a primeira semana, realizada em março, os alu-nos do 6.º Ano/EF ao 8.º Ano/EF fizeram experimentos de filtragem, enquanto os estudantes do 9.º Ano/EF ao Ensino Médio, de densidade. Ainda segundo Thaís Mar-ques, o contato com processos científicos é importante para que os alunos possam explorar o conhecimento e colocar em prática o aprendizado teórico.

O professor de Matemática da Unidade Floresta, Fabrício de Oliveira Dias, realiza com os alunos do Ensino Médio um projeto que permite a aprendizagem e desenvolvimento dos conhecimentos em Matemática. Para não ficar apenas na parte teórica, o professor criou, no ano passado, um projeto que visa expandir o conhecimento dos alunos na parte financeira, que nem sempre é tarefa simples.

Misturando teoria, prática, diversão e realidade, os alunos do 3.º Ano/EM criaram bancos, com elementos reais que vivenciamos no dia a dia, como rendimentos financeiros, manutenção de conta, lucro e premiações. Para divulgar as instituições financeiras criadas, dis-tribuíram folhetos e afixaram cartazes pelos corredores, com o nome do banco fictício, além de taxas e benefícios propostos.

Também foram criados cargos administrativos e uma carteira de clientes, formadas pelos alunos do 1.º Ano/EM e 2.º Ano/EM. Para efetuar transações, foi criada a moeda fictícia, denominada MatCash (M$), recebida após a realização de determinadas atividades. "São exercícios quinzenais, como a criação de tabelas ou a realização de uma pesquisa. Cumprindo as tarefas, recebem seus salários. O crédito pode ser usado para obter um visto, uma questão de prova, por exemplo", explicou o professor.

A empolgação dos estudantes com o projeto é enorme, o que contribui para o aprendizado. A aluna do 3.º Ano/EM, Letícia Gam-bogi de Ornellas, que é gerente de Comunicação do Banco BDM, destaca a importância do projeto que, segundo ela, ajuda a entender o mercado financeiro. "Eu aprendi a calcular os juros compostos, por exemplo. Muitos alunos têm conta em banco e não sabiam como funcionava o processo. Agora todos estão aprendendo", afirmou.

Além disso, como explicou Letícia Gamboji, para atrair clientes, os bancos fictícios oferecem as mais distintas propostas. "Muitos oferecem bonificações por prova. Mas isso pode acabar desestabili-zando a economia. Então, estamos oferecendo por etapa. Quem tira entre 21 e 29 pontos em uma etapa, por exemplo, recebe 30 M$. Já quem tira total, 50 M$.".

Para Guilherme Maciel Corrêa Leão, gerente de Comunicação do Bancozão, o projeto tem uma importância fundamental, tendo em vista a aplicação real no mercado financeiro. Segundo o aluno, é um treinamento para o futuro. "Nós temos que saber equilibrar as taxas de manutenção de conta e rendimento financeiro para conse-guir atrair os clientes. O banco tem que lucrar, mas também tem que oferecer vantagens", declarou.

Os extratos de cada conta podem ser consultados, através de Smartphone e outros meios de internet móvel. As cédulas têm os mesmos valores do Real. Os correntistas também recebem um car-tão fidelidade, o MatCard, que pode ser usado na função débito.

Matemática Financeira

Bullying não tem graça

8

No dia 28 de fevereiro, os alunos do 8.º Ano/EF, turma CE, Unidade Pam-pulha, visitaram o Memorial Minas Gerais Vale, que integra o Circuito da Praça da Liberdade, localizado na região Centro Sul de Belo Horizonte.

O antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda foi restaurado e adaptado para dar lugar ao Memorial Minas Gerais Vale. O museu possui um acervo de materiais informativos em mais de 30 salas, distribuídas em três pavimentos. Nele, exposições contam a história e retratam a vida em Minas Gerais, desde os primeiros anos de fundação. Por meio de recursos audiovi-suais, como vídeos, projeções e midiateca, os alunos puderam acompanhar, de forma interativa, todo o processo.

O trabalho de campo foi acompanhado pelo professor Bruno Henrique e orientado pelos educadores do espaço, que guiaram a visita. Os alunos conheceram as transformações culturais, sociais, políticas e econômicas de Minas Gerais, por meio das exposições permanentes. Objetos e cenários tra-dicionais são apresentados em meio a um ambiente futurista e dinâmico.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as exposi-ções “Enquanto Te Esperava”, de Camila Otto, e "O Que Não É Vasto É Raro”, de Renata Lavardia.

Conhecendo Minas Gerais

Em um momento de muita emoção, alunos do Ensino Médio que se formaram em 2013, profes-sores e atuais estudantes do 3.º Ano/EM se en-contraram, no mês de março, para um bate-papo descontraído e repleto de novidades. Para o en-contro, foi realizado um café da manhã, e a entra-da na universidade foi o relato mais contundente.

Café Universitário

No dia 10 de março, os alunos do 5.º Ano/EF, da Unidade Medianeira, colocaram em prática seus conhecimentos a respeito das cinco regiões brasileiras, através de uma atividade monitorada pela professora Andréa Mara.

Após aprenderem as características principais de cada região, os alunos se dividiram em grupos para a confecção de um cartaz, com imagens ilus-trativas referentes a cada local.

Imagens da Amazônia representaram a região Norte, enquanto o litoral foi destaque no cartaz que representava a região Nordeste. No Centro--Oeste, os alunos se lembraram de Brasília, onde está a sede do governo brasileiro.

O cartaz da região Sudeste, o mais extenso dos cinco, ficou repleto de imagens relacionadas ao Rio de Janeiro. Minas Gerais também não fi-cou de fora, sendo representado pela região da Pampulha e pelas igrejas do interior do estado. Finalmente, na região Sul predominaram as ima-gens de pradarias.

Os alunos se divertiram muito com a atividade e ainda mostraram que aprenderam tudo sobre as regiões do Brasil.

O processo de Seleção Natural foi estudado pelas tur-mas de 7.º Ano/EF, da Unidade Betim, com aulas teóricas e uma aula prática muito divertida, buscando aumentar o interesse dos alunos e potencializar o aprendizado sobre o tema.

Os alunos foram levados ao pátio do Colégio, cada um carregando um objeto para representar o bico de um pássa-ro, como uma colher ou uma pinça. Grãos foram colocados em uma bandeja e os alunos tiveram de disputar o alimento, como se fossem aves. Dessa forma, descobriram qual tipo de bico estaria mais adaptado ao alimento.

Ainda de acordo com o experimento, o aluno que conse-guiu pegar mais grãos representa o pássaro que foi selecio-nado pelo ambiente e, consequentemente, conseguirá se desenvolver e reproduzir. Já aquele que não conseguiu se alimentar acabará morrendo, não reproduzindo, podendo, então, levar sua espécie à extinção. Essa prática resume o processo de Seleção Natural elucidado pelo pesquisador Charles Darwin e proporciona maior participação e interes-se dos alunos.

Alunos do 5ºAno/EF estudam a geografia brasileira

Seleção Natural na prática

9Parabéns aos

alunos aprovados no Vestibular 2014!

Projeto Gráfico: Eric Ricardo

CIDADE NOVAAna Clara Vieira PintoDireito – Dom Helder

André Rodrigues Salomão PintoEducação Física – UFMG

Ana Luiza Estanislau CançadoEngenharia de Produção Civil – CEFETVeterinária – UFMGArquitetura e Urbanismo – UFMGArquitetura e Urbanismo – UFV Design de Ambientes – UEMG

Bellyzane Bárbara Pinto CaldeiraArquitetura – FUMEC Engenharia de Produção – UFOP

Bianca Dietze LigorioEngenharia Elétrica – PUC MinasEngenharia Elétrica – UFJMEngenharia Elétrica – UFOPEngenharia Elétrica – FUMEC

Bruna Rodrigues Sousa e SilvaDesign – UEMG Arquitetura e Urbanismo – UFMG

Caio Henrique Antunes SouzaEngenharia Elétrica – Universidade Federal de Itajubá

Cintia de Souza RodriguesQuímica Tecnológica – UFMGEngenharia Química – UFSJEngenharia Química – PUC Minas

Clara Amaral PeçanhaCiências Biológicas – PUC MinasCiências Biológicas – UFVJM (1.° lugar)

Fernanda Mudesto PassosEngenharia Aeroespacial – UFMG

Gabriel Martins Nogueira GonçalvesTurismo – UFMG

Gabriela Ferreira do Amaral TaveiraEngenharia Mecânica – CEFETVeterinária – PUC Minas

Gabriele Luiza de FariaEnfermagem – PUC Minas

Iago Carvalho BaurControladoria e Finanças – UFMG

Isabel Oliveira Assunção FernandesDireito – PUC Minas

Isabela Batista da CostaArquitetura – Izabela HendrixArquitetura – Fumec

Isabela Gomes RibeiroEngenharia de Minas – UEMG Engenharia de Produção – PUC Minas Isabelle Viana Diniz SoaresOdontologia – PUC Minas

João Vitor Martins GonçalvesEngenharia Civil – PUC MinasEngenharia Civil – FUMEC

Juliana De Souza ZerbiniMedicina – UNIVALE

Jurram Dias MenezesEngenharia Elétrica – FUMEC

Leonardo Carvalho TerezaEngenharia Eletrônica – PUC Minas

Lorena Rodrigues FigueiredoAdministração – PUC Minas

Lucas Daniel dos Anjos GalvãoEngenharia Mecânica – CEFETEngenharia Metalúrgica – UFMGAdministração Pública – Fundação João Pinheiro

Luisa Pires DominguesDireito – PUC Minas

Luiz Gustavo de Freitas CamargosGeografia – UFV Direito – PUC Minas

Marcela Alves de CastroGeologia – UFMG

Maria Isabel Philomeno MarzulloPsicologia – PUC Minas

Marcelo Tavares de Freitas Engenharia de Produção – UFOP

Maria Luisa Coimbra AssunçãoCiências e Tecnologia – UFVJM

Mariana de Jesus DayrellPsicologia – PUC Minas

Marianna Grillo XavierJornalismo – PUC Minas Ciências Sociais - UFPB

Matheus Henrique Moreira AntunesDireito – Dom Helder CâmaraOdontologia – Newton PaivaGestão Pública – UFPEL

Paloma Silva RodriguesGastronomia – Estácio de Sá

Patrícia Amim Jorge KillControladoria e Finanças – UFMG

Roberta Teixeira ViveirosEngenharia Mecânica – PUC Minas

Stéfanie Veríssimo BastosLetras – UFMGLetras – UEMGPedagogia – UEMG (2.° lugar)

Thalyta Lemos MunizControladoria e Finanças – UFMG

Thays Hellena Pires de SouzaPedagogia – UFMG (4.° lugar)Pedagogia – UEMG (1.° lugar) Pedagogia – PUC Minas (1.° lugar)

Túlio Henrique Oliveira SoaresAdministração – UFV Odontologia – Newton Paiva

Vitoria Maria Tavares Ferreira do CarmoVeterinária – UFMG

CONTAGEM

Amanda Bortolini MartinsGeologia – UNI BH Física – UFV

Amanda Santos SouzaEngenharia Aeronáutica – FUMEC

Ana Flavia de Araújo e SilvaEngenharia Civil – PUC Minas

Ana Flavia de Oliveira CostaMedicina Veterinária – PUC Minas

Ana Luiza Moreira GuimarãesDireito – PUC Minas

André de Sousa Figueiredo Freitas Ciências Biológicas – UNI BHCiências Biológicas – PUC MinasLetras – CEFETLetras – UFMG

Beatriz Moreira ZoiaEngenharia Civil – FUMEC

Bruna Costa SantosDesign de Ambientes – UEMG

Bruna de Oliveira CostaDireito – PUC Minas

Carla Cristina Brum de MartinDireito – PUC Minas Direito – Dom Helder Câmara

Carla Cristine A. F. de CastroEngenharia de Materiais – CEFET Engenharia de Telecomunicações – UNICAMPEngenharia de Telecomunicações – UFSJ

Carlos Márcio Paulino OscarEngenharia Química – UNI BH Engenharia Química – FUMEC

Clara Izidorio de SouzaBiomedicina – UNI BH Biomedicina – UNA Fisioterapia – FCMMG

Claudio Antonio Aleixo Júnior Sistemas de Informação – PUC Minas

Daniel Carvalho BuitragoSistemas de Informação – PUC Minas

Daphinne Tamires NogueiraDireito – PUC Minas Direito – Dom Helder Câmara

Débora Gomes CariaDesign Gráfico – UEMG

Éricles Martins AlvesEngenharia de Controle e Automação – UNIFE

Fernanda Maria Lopes Morais Medicina – UFSJ

Francielle Iara Rodrigues BatistaTerapia Ocupacional – UFMG

Gabriel Henrique Gomes Costa Ciências Contábeis – UFSJ Engenharia Mecânica – PUC Minas

Gabriela Buitrago FrainzArquitetura – UFMGEngenharia Química – PUC Minas Engenharia de Materiais – CEFET

Gabriela Paranhos CostaArquitetura e Urbanismo – UNI BH

Gabriella Carolina Sousa MendesMedicina Veterinária – UFMG

Giovanna Lazaroti de LimaSistemas da Informação – PUC Minas

Gustavo Araújo GomesEngenharia Eletrônica e de Telecomunicação – PUC Minas

Gustavo Henrique Dias Trevenzoli Engenharia Civil – PUC Minas Engenharia Civil – UNA

Gustavo Massensine R. Silva Jornalismo – UNI BH

Isabela de Souza VilelaGeologia – UNI BH

Italo Amaral Costa ReisCiências Contábeis – PUC Minas

Izabela Tamar FróisDireito – PUC Minas

João Victor Fonseca DumontRelações Internacionais – IBMEC

Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas!

10CONTAGEM

João Vítor Lima de AraújoGeologia – UNI BH Engenharia de Energia – PUC Minas

Jonas Alves SilvaEngenharia Mecânica – PUC Minas

Karine Dornela RosaEngenharia Civil – PUC Minas

Karinne Ferreira de OliveiraRelações Internacionais – PUC Minas

Karolline Dias SantosArquitetura e Urbanismo – UNI BH Arquitetura e Urbanismo – Izabela Hendrix Arquitetura e Urbanismo – PUC Minas

Kenya Roas de OliveiraVeterinária – PUC Minas

Leonardo Alves Palhares PerdomoEngenharia de Produção/Civil – FUMEC Engenharia Civil – PUC Minas

Leonardo Werneck Trindade de BarrosFísica – UFMG

Lohana Capanema QueirozRelações Internacionais – PUC Minas Ciência do Estado e Governança Social – UFMG

Lorena Marina SilvaEngenharia Civil – FUMEC Engenharia Civil – PUC Minas

Lucas Costa IrrthumDireito – PUC Minas

Lucas dos Santos FernandesEngenharia Química – PUC Minas

Luís Otávio Silva DelfinoEngenharia Química – PUC Minas

Luísa Braga AfonsoControladoria e Finanças – UFMG

Maria Cristina Ferreira BatistaOdontologia – Newton Paiva Odontologia – PUC Minas

Mariana Alves de SouzaEngenharia Química – PUC Minas

Mariana MedeirosEngenhara Metalúrgica – PUC Minas

Marina Ferreira Mazzoli Radiologia – UFMG

Matheus Mamede de C. FernandesEngenharia Química – PUC Minas

Natália Alves de AraújoEngenharia de Energia – PUC Minas Engenharia Civil – UNI BH

Nathália Gaspar CostaEngenharia Química – Newton Paiva

Otávio Silva MartinsEngenharia Civil – FUMEC Engenharia Civil – PUC Minas

Paulo Cesar Guimarães JúniorEngenharia Mecânica – UNI BH

Pedro Eleutério Aleixo Zootecnia – UFV

Pedro Henrique Fidelis de Oliveira Engenharia Mecânica – PUC Minas

Rachel Rodrigues MaiaEngenharia Elétrica – UFOPEngenharia Elétrica – PUC MinasEngenharia Elétrica – UFV

Rafaella Rangel BarbosaDesign Gráfico – UEMG

Raí Augusto Pimenta LinharesEngenharia Civil – FUMEC Engenharia Civil – PUC Minas

Rayssa Regina RibeiroDesign Gráfico – UEMG

Thais Milani Lage GonçalvesJornalismo – PUC Minas Jornalismo – UNI BH Química Tecnológica – UFMG

Vanuelle Penido TeixeiraPsicologia – Newton Paiva Psicologia – PUC Minas

Victor Silva RodriguesEngenharia da Computação – PUC Minas

Viktor Andrey Leite de AraújoEngenharia Mecânica – PUC Minas Engenharia Mecânica – UNA

CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Aline Amaral de AlmeidaEngenharia de Controle e Automação – PUC Minas

Ana Luiza Conti Faleiro BragaComunicação Social – UFMG

André Augusto Marques SilvaEngenharia Mecânica – PUC Minas

Andresa Giuliane Andrés Lamac D’AgustiniCiências Contábeis – PUC Minas (2.º lugar)

Bárbara Barbabela de Melo VilelaDesign de Ambientes – UEMG

Bianca Tiburcio Moura CostaCiências Contábeis – PUC MinasCiências Contábeis – IBMEC

Bruna Tavares CarneiroOdontologia – PUC Minas Odontologia – Newton Paiva (4.º lugar)

Carolina Cunha FidelesArquitetura – PUC Minas

Carolina Luiza Ferreira Machado da SilvaAdministração – UNAAdministração – Newton PaivaAdministração – PUC MinasDireito – Milton Campos

Celina Tiemi Santos InanobeDireito – PUC Minas

Clara Pedrosa MouraFarmácia – UFOPFarmácia – UFSJ

Diogo Assereuy VasconcelosQuímica Tecnológica – UFMG

Euler Adriano Moreira Andrade SantosMatemática – UFOP

Francisco Malaguth Mendoça JuniorSistema de Informação – UFMG

Fábio Cabral JotaAntropologia – UFMG (7.º lugar)

Gabriel Alves CamposEngenharia da Computação – PUC Minas Engenharia da Computação – CEFET

Gabriela Nogueira Mansur Sistemas de Informação – UFG

Gabriela Talim PereiraEngenharia Química – PUC Minas

Isabela Dias HomssiDireito - PUC Minas

Isabela Polazzi SoaresEngenharia Química – FUMEC Enfermagem – UNI BH

Isadora Marques França LopesEngenharia Civil – PUC Minas Engenharia Civil – FUMEC Engenharia Civil – Newton Paiva

João Luiz Crispim CaiafaEngenharia Mecânica – PUC MinasEngenharia Mecânica – CEFET

João Marcos Machado Silva ResendeCinema de animação e artes visuais – UFMG

Jéssica Couto Bicalho Alves da SiqueiraEngenharia de Produção – PUC Minas Engenharia de Produção – IBMEC

Juan Gabriel Gomez SanchesRelações Internacionais – PUC MinasRelações Internacionais – UFMG (3.º lugar)

Júlia Rocha ClementeArquitetura e Urbanismo – UNI BH (3.º lugar)Arquitetura e Urbanismo – UNA (2.º lugar)

Juliana Bruno SilvaArquitetura e Urbanismo – UNI BH Arquitetura e Urbanismo – UNA

Joyce DelfimHistória da Arte – UERJ (1.º lugar)

Larissa Pinto BaiãoCiências Econômicas – PUC Minas (8.º lugar)Ciências Econômicas – IBMEC

Leonardo Poeiras AmorimDireito – Dom Helder Câmara Ciências do Estado – UFMG (5.º lugar)

Lucas Tadeu Washington GonçalvesMedicina – UFSJ

Luiza Santos Cury SoaresDireito – PUC Minas (2.º lugar)Direito – Dom Helder Câmara

Matheus Souza Costa Administração Pública – Fundação João PinheiroEngenharia Elétrica – PUC Minas

Marina Kan Mei Mascarenhas Comunicação Social – UFMG (6.º lugar) Jornalismo – PUC Minas

Marina Fernandes FerreiraEngenharia Química – UFJF Farmácia – UFMG Engenharia de Bioprocesso – UFSJ Medicina – UNIR

Marianna Petrovna EkelRelações Internacionais – PUC Minas Relações Internacionais – IBMEC

Marina Gonçalves de SouzaPedagogia – UFMG

Natália Aparecida Silva ReisEngenharia de Produção – PUC Minas

Nathalia Assis de Oliveira SousaDireito – PUC Minas

Nathália Fernanda de Freitas FariaLetras – UFMGLetras – PUC Minas Letras – CEFET

Rafael Ângelo Duarte CostaMedicina Veterinária – PUC Minas (4.º lugar)

Paula Medina Lessa SantosEngenharia Química – PUC Minas

Renata Veríssimo MattarRelcionais – PUC Minas

Thadeu Ribeiro Abreu NevesDireito – PUC Minas

Valeska Martins Amaral MeloTerapia Ocupacional – UFMG (2.º lugar)Terapia Ocupacional – FCMMG (1.º lugar)

Vitor Nobi LageFisioterapia – UFMG

FlORESTA Ana Luísa Andrade Leite Farmácia – UFMG (2.º lugar) Biomedicina – UNA (2.º lugar)Biomedicina – UNIFENAS

André Silva GusmãoCiências da Computação – PUC MinasEstatística – UFMG

Anelysa Nascimento S. de Almeida Engenharia Civil – FUMEC

Bárbara Luiza Xavier Procácio Design de Moda – FUMEC

Bruna Cláudia Ferreira EliasDireito – Dom Hélder CâmaraDireito – PUC MinasDireito – FJP

Camila Wardi Cruz Ferreira LeiteEngenharia de Produção – PUC Minas

Carolina Silva VianaAdministração – PUC Minas

Cassiana Vitória Guedes O. da Silva Direito – Dom Hélder CâmaraDireito – PUC MinasDireito – UNA

Diego Lopes Vieira Engenharia Química – PUC Minas Administração e Gestão Pública – FJP

Eduardo Magalhães Quelotti Leal Administração Empresarial – UFMG

Fernanda Eduarda OliveiraPedagogia – UFU

Fernando Ferreira Medeiros Ciências da Computação – FUMECCiências da Computação – PUC Minas

Gabriel Bassalo Siqueira Lima Educação Física – PUC Minas (2.º lugar)Educação Física – UNI BH

Gabriela Coutinho Von Dollinger Direito – Milton CamposDireito – PUC Minas

Gabriela Fraga Moreira Medeiros Ciências da Computação – FUMECCiências da Computação – PUC Minas (3.º lugar)

Aprovados no Vestibular

11Gabriela Márcia Campos Teixeira Jornalismo – UFSJ (1.º lugar)

George Lucas Faria Silva Comunicação Social – UFMG

Isabelle Marques Santos Psicologia – PUC Minas Psicologia – FCMMG

Ivens Rodrigues Barros Jornalismo – PUC Minas

João Vítor de Carvalho FreitasEngenharia de Computação – CEFET

Júlia Macedo de Almeida Nunes Jornalismo – UFMG Artes Plásticas – UEMG

Júlia Zanon PereiraNutrição – UFMG

Kyron Laube dos SantosJogos Digitais – PUC Minas Ciências da Computação – UFMG

Lara Espechit GomesAntropologia – UFMG (1.º lugar)

Larissa Mendes de SouzaDireito – Dom Hélder Câmara Odontologia – Newton Paiva

Luana Coeli Araújo FerreiraMedicina Veterinária – PUC MinasMedicina Veterinária – UFV

Lucas Augusto Marriel ProcópioEngenharia Civil – PUC Minas

Lucas Capucho SandersEngenharia Elétrica – PUC Minas Engenharia Elétrica – UFV

Lucas Morais CoutoEngenharia Metalúrgica – PUC Minas

Ludmila Cristina Santana SantosArquitetura – UFMG (5.º lugar) Design de Produto – UEMG (2.º lugar)

Marconny Silva dos SantosEngenharia Civil – PUC MinasFarmácia – UFMG Engenharia Mecânica – UFSJ

Maria Luiza Ferreira LeiteDireito – Dom Hélder CâmaraDireito – PUC Minas Direito – IBMEC

Mariana Júlia Souza Barbosa LimaArquitetura – PUC MinasArquitetura – Izabela HendrixArquitetura – UNI BHArquitetura – UFMG

Marília Dan de AndradeEngenharia de Produção – Izabela Hendrix

Mila Grazielle Souza VieiraDireito – PUC Minas

Matheus Silva CostaFarmácia – UFMG

Naiara Lamounier RibeiroFarmácia – UFMG

Nathália Bertú MouraDireito – Dom Hélder CâmaraDireito – PUC Minas (2.º lugar geral) Direito – UFMG Administração e Gestão Pública – FJP

Paula Rodrigues de MagalhãesMedicina – FAME Faculdade de Medicina de Barbacena

Raquel Santana MartinsEnfermagem – FAMINAS (1.º lugar)Odontologia – FEAD Centro de Gestão Empreendedora

Rodrigo Baeta da FrotaEngenharia Mecatrônica – PUC Minas Odontologia – UFMG

Rodrigo Temponi de SouzaFarmácia – UFMG

Stephanie Carolyne F. de Brito Química – UFMG

Thalyta Ferreira de OliveiraEngenharia de Produção – FUMEC Engenharia de Produção – IBMEC

Thaís Guedes SilveiraEngenharia Química – PUC Minas Engenharia Química – Newton Paiva Administração – IBMEC Ciências Contábeis – UFMG

Thaís Lucas CarneiroBiomedicina – UNI BH (1.º lugar)

Vinícius Guimarães de Albuquerque GuedesAdministração – FJPAdministração – CEFET

lICEU

Aline Patrícia Laporte Reis Arquitetura – FUMECEngenharia Civil – PUC Minas

Ana Luiza Gonçalves DiasHistória – UNI BH (1.º lugar) História – UFMGLetras – UFMGRelações Internacionais – PUC Minas

Beatriz Cristina Magalhães CardealPublicidade e Propaganda – FUMECBiomedicina – FUMECFisioterapia – FCMMGFisioterapia – PUC Minas

Bianca Alves de AndradeEngenharia de Minas – UNA (4.° lugar)

Bruna Santhe Silveira BaltazarDireito – FUMECRelações Internacionais – FUMEC (1.° lugar)Relações Internacionais – PUC MinasRelações Internacionais – IBMEC Relações Econômicas Internacionais – UFMG

Débora Maria de Oliveira Borges Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica – PUC Minas (3.° lugar)Física – UFMG

Gabriel Brandão de LimaCiência da Computação – PUC MinasCiência da Computação – UNI BH (1.° lugar)

Gabriel Ferreira MatosEngenharia Química – PUC Minas

Gustavo Faria RochaEngenharia Ambiental – FUMECEngenharia de Energia – PUC Minas

Ícaro Leon Santos VieiraCiências da Computação – Direito – FUMECCiências da Computação – PUC Minas

Isabela Maia PinheiroJornalismo – PUC Minas

João Henrique Custódio CallegariEngenharia de Energia – PUC Minas

Júlia Jacinto de FariaDireito – Milton Campos

Lara Silva AltairEngenharia Civil – FUMECEngenharia Mecânica – PUC Minas

Leonardo Lázaro Brandão CarlosEngenharia Elétrica – PUC Minas

Letícia Caroline Juliane SantosAdministração – FUMECAdministração – Newton PaivaEconomia – UNAEconomia – PUC Minas

Marcelo Novy Ribeiro FernandesEngenharia de Produção – PUC Minas Engenharia de Produção – FUMEC

Maria Luiza Grant Perez FelizardoDireito – FUMECDireito – PUC Minas

Mariana Giorgini Nunes FelizardoPublicidade e Propaganda – FUMEC

Marina Estefânia Fernandes SantosPsicologia – FUMECPsicologia – FCMMGPsicologia – – PUC Minas

Matheus Passos Caldeira BrantOdontologia – PUC Minas

Nathália Cordeiro de FariaEngenharia Civil – PUC MinasArquitetura – FUMEC

Pedro Henrique Carvalho ResendeEngenharia Mecatrônica – PUC MinasEngenharia de Materiais – CEFET

Pedro Henrique Gomes SilvaEngenharia de Produção – PUC MinasEducação Física – UFMG

Samara Cristina Coelho dos ReisJornalismo – FUMEC

Thiago Machado IzidoroEngenharia de Controle e Automação – PUC MinasEngenharia Elétrica – UFOP

Vanessa Cristina Moraes TeixeiraDireito – FUMECPublicidade e Propaganda – FUMECJornalismo – FUMEC

Victoria Marcelino da SilvaArquitetura e Urbanismo – UNI BH

Yago Niquini MatsumotoDireito – PUC MinasDireito – FMD – Faculdade Mineira de Direito

Yngrid Tuane RochaBiomedicina – FUMEC (2º lugar)Direito – FUMECArquitetura – FUMECVeterinária – PUC MinasTerapia Ocupacional – FCMMG (5°lugar)

NOVA SUÍÇA

Amanda Gomes BarrosDireito – PUC MinasDireito – MILTON CAMPOS

Ana Cláudia Borges de OliveiraEngenharia de Produção – PUC MinasEngenharia Civil – UNI BH

André Luiz Andere FricheCiências Contábeis – PUC Minas (4.º lugar)Ciências Contábeis – FUMEC (3.º lugar)

Bernardo Diniz FelicíssimoEngenharia Civil – FUMECEngenharia Civil – Newton PaivaEngenharia Civil – PUC Minas

Bernardo Santos LobatoFísica – UFMG

Caio Pereira Lima Ourives LoboEngenharia Química – Newton PaivaEngenharia Química – PUC Minas

Daniel Belo NunesMedicina Veterinária – UFMG

Davi Ribeiro Matos Tibúrcio da SilvaMatemática – PUC Minas (4.º lugar)

Ellen Cássia Silva CarneiroCiências Contábeis – PUC MinasAdministração – Newton Paiva

Felipe Afonso Campos CarellosCiências da Computação – PUC Minas

Fernanda Soares NavarroAdministração – PUC MinasAdministração – CEFET

Felipe Grossi ParreirasPublicidade – PUC Minas

Fernando Rodrigues BatistaFísica – UFV

Henrique Morais Oliveira SegantiniEngenharia Civil – PUC MinasEngenharia Civil – FUMEC

Isabela BragaAdministração – PUC Minas (5.º lugar)Administração – IBMEC

João Vítor Faria ArantesEngenharia Mecânica – PUC Minas

Júlia Soares OliveiraEngenharia Elétrica – PUC MinasEngenharia Elétrica – FUMEC (5.º lugar)

Laura Espíndola MarquesMedicina Veterinária – PUC Minas

Laysa Souza Corrêa Medeiros SilvaEngenharia Civil – PUC Minas (1.º lugar)Engenharia Civil – Newton Paiva (1.º lugar)Engenharia Civil – UNA (5.º lugar)

Letícia Montes de Oliveira CaldeiraEngenharia de Produção – PUC Minas

Lucas Fernando de Castro B. AlvarengaCiência da Computação – PUC Minas Ciência da Computação – UNI BH (2.º lugar)

Lucas Santana FerreiraEngenharia Mecânica – PUC Minas (2.º lugar)

Luiza Alves Ferreira de CarvalhoDesigner Ambiental – UEMG (1.º lugar)Arquitetura – UFOP (4.º lugar)

Luíza Bárbara Guimarães AlvesAdministração – UFVDireito – Dom Helder CâmaraDireito – PUC Minas

Mariana Souza HasenEngenharia Mecânica – PUC Minas

Aprovados no Vestibular

12Matheus da Cunha Ladeira FerreiraDireito – UNI BHDireito – Newton PaivaDireito – PUC Minas

Matheus Pereira CamposArquitetura – PUC Minas Controladoria e finanças – UFMGEngenharia Civil – FUMEC

Mayra Ruas BezerraMedicina Veterinária – UFMG

Paula Santos BitencourtDireito – PUC MinasDireito – Newton Paiva

Pedro Blaso Barbosa de AbreuCiência da Computação – UFMG

Pedro César Dias de AlmeidaEngenharia Civil – FUMECEngenharia Civil – UNI BH (4.º lugar)

Pedro Diniz RochaRelações Internacionais – PUC Minas

Pedro Henrique Pires AgostinhoControladoria e finanças – UFMG

Rafael Furtado Miranda LimaEngenharia Química – PUC Minas

Rafaela Silva LealPsicologia – PUC Minas

Raísa Loures de BarrosDireito – PUC Minas Direito – Milton Campos

Thais Botelho MachadoAdministração – PUC Minas

Túlio Carvalho WanderleyEngenharia Civil – PUC Minas Engenharia Civil – FUMECEngenharia Civil – KENNEDY

Victor Alves Vannucci WardilEngenharia Elétrica – PUC MinasEngenharia Elétrica – UFSJEngenharia Elétrica – FUMEC

PAMPUlHA

Alice Emmanuele Teixeira PeixotoGestão Pública – UFMGAdministração Pública – Fundação João Pinheiro

Amanda Fernandes IvoDireito – PUC MinasLetras – CEFETLetras – UFVLetras - UFMG

Ana Carolina Rocha MayrinkDireito – PUC Minas

Ana Caroline Alves PereiraEngenharia Ambiental – FUMEC

Ana Clara Meneses CoelhoOdontologia – Newton Paiva

Ana Paula Andrade TeixeiraDireito – PUC Minas

Ayla Afonso MansoMúsica – Izabela Hendrix

Bruna Cosse BatistaArquitetura e Urbanismo – PUC Minas

Daniella Raquel Tigre SilvaDireito – PUC MinasAdministração – UEMG

Diego Augustus Senna Electo QueirozEngenharia Civil – UFMGEngenharia Civil – PUC Minas (2.º lugar)Tecnologia em jogos digitais – PUC Minas (3.º lugar)

Flávio Ferreira da Silva JúniorGestão de saúde – UFMGAdministração – PUC Minas (2.º lugar)

Francielle Rodrigues NogueiraLetras – UFMG

Gabriela Franco D’AssumpçãoMúsica – UFMG (1.º lugar)Música – UEMG (3.º lugar)Música – CEFAR

Isabel Bastos AvelarRelações Internacionais – PUC Minas

Isabella Aparecida Mota CadorinEngenharia Química – PUC Minas

Izabella de Freitas MonteiroEngenharia Tecnológica – UFMG (2.º lugar)Engenharia Química – PUC MinasEngenharia Química – UNA

Jorge Hadi Gabriel ZakurSistema de Informação – PUC Minas

Julia Cristina Souza TrindadePsicologia – PUC MinasTecnologia e Gestão em Recursos Humanos – UEMG (2.º lugar)

Larissa Rios CamposDireito – PUC MinasDireito – Dom Helder Câmara (2.º lugar)

Laura Costa DrigoCiências Sociais – PUC Minas (2.º lugar)Ciências Sociais – UFV

Leonardo Elísio Souza AndradeFisioterapia – UFMGCiências Econômicas – IBMEC

Leonardo Nery CorreaEngenharia Mecânica – PUC Minas

Leticia Saraiva de SouzaDireito – PUC MinasDireito – Dom Helder Câmara

Letícia Silva de CarvalhoEngenharia Civil – PUC MinasEngenharia Civil – FUMEC

Loriane Cecília de AvelarEngenharia Metalúrgica – PUC Minas (4.º lugar)Engenharia Metalúrgica – UNA (4.º lugar)Engenharia de Produção – Newton Paiva

Luana Andrade da CostaGeografia – PUC MinasGeografia – UFSJ

Ludmilla Maria Aguiar SerraEngenharia Ambiental – FUMEC

Luiz Felipe Aparecido SilvaEngenharia Mecânica – UNA

Maira Letícia Barcelos de Araújo TeixeiraArquitetura e Urbanismo (1.ª opção) – FUMECDesign de Moda (2.ª opção) – FUMECAdministração (3.ª opção) – FUMEC (5.º lugar)Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Itaúna

Maria Luiza Ferreira Rodrigues XavierDireito – PUC MinasDireito – Dom Helder CâmaraDireito – Unimontes

Mariana Andrade QueirozEngenharia de Produção – PUC Minas

Marina Marcolino BragaNutrição – PUC Minas (1.º lugar)Nutrição – UNA (5.º lugar)

Marina Marques SantosRelações Públicas – PUC Minas

Marina Ruas CardosoPsicologia – PUC MinasPsicologia – FUMECPsicologia – UNIFENASPsicologia - UFMG

Matheus Canazart LageDireito – Newton PaivaDireito – Dom Helder Câmara

Matheus Felipe TeixeiraDireito – Dom Helder Câmara

Natali Marques RodriguesEngenharia Metalúrgica – PUC MinasEngenharia Química (1.ª opção) – FUMECAdministração (2.ª opção) – FUMECBiomedicina (3.ª opção) – FUMEC (4.º lugar)

Pâmela Maria Ramos SiqueiraDireito – Newton Paiva

Rafael Botelho PratesDireito – PUC Minas (3.º lugar)Direito – UnimontesDireito – Dom Helder Câmara

Rafael Orlandi LacerdaAdministração – PUC Minas (2.º lugar)

Renato Magni FrançaEngenharia Química – UFSJ

Thalita Gomes de FreitasVeterinária – UFMG

Victor C. Franco MarinhoEngenharia Mecânica – PUC Minas

Victor Sarmento CoelhoAdministração – UFOP

O Colégio Santa Maria Betim inaugurou, no início deste ano, sua nova portaria e um novo espaço de convivência. Os espaços do foram projetados para proporcionar maior conforto aos alunos, seus familiares e responsáveis, bem como para serem utilizados no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Também são frutos do processo de expansão da Unidade, com a adaptação de espaços da PUC Minas, que passaram a inte-grar as instalações do Colégio Santa Maria Betim.

Novos espaços de convivência e portaria da Unidade Betim

Aprovados no Vestibular

13No mundo dos livros...

Incentivar a leitura e estreitar os laços de amizade. Essa é a proposta do grupo de leitura “As Livros”, apadrinhado pelo Coor-denador de Área de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Professor Alfredo Lima de Oliveira. O grupo, criado em agosto de 2013, é formado pelas alunas da Unidade Floresta: Izabela Mendes, Renata Soares, Clara Cicarini, Julia Pacheco, Julia Pe-res, Luisa Bomjardim, do 2.º Ano/EM, e Izabella Mesquita Félix Silva, do 1.º Ano/EM.

A ideia do grupo de leitura surgiu a partir de um amigo oculto de livros, que teve a participação de um grupo maior de alunos. Com o sucesso da brincadeira, as estudantes procuraram o Pro-fessor Alfredo Lima, que deu suporte para a criação do grupo. O nome foi escolhido de forma espontânea. Como as meninas costumavam fazer trabalho juntas e sempre falavam de livros, alguns colegas começaram a chamá-las de "As Livros", apelido que, com o tempo, acabou nomeando o grupo.

Para Julia Pacheco, a iniciativa foi importante porque o há-bito de leitura fora do ambiente escolar aumentou entre as in-tegrantes do grupo. O amigo oculto é realizado de três em três meses, sempre no dia 13 do mês, em diversos locais escolhidos pelo grupo. “Sempre escolhemos um tema para o amigo oculto.

No primeiro, levamos livros que achávamos interessantes. No segundo, escrevemos os nomes dos livros em um papel e as ou-tras integrantes tentavam descobrir quem tinha levado a publica-ção. No próximo, vamos dar um livro diferente do gênero que a pessoa gosta de ler. Assim, iremos ampliar nosso conhecimento e sair da zona de conforto", explicou Izabella Mesquita.

Apesar de ser um grupo fechado, as alunas pretendem in-centivar os demais colegas a criar grupos de leitura similares, visando não apenas ao hábito de leitura, mas também como auxílio na aprendizagem e no conhecimento da Língua Portu-guesa. "Eu nunca tinha lido nenhum livro que não fossem os paradidáticos, era muito ruim em Língua Portuguesa e não tirava boas notas nas provas. Depois do “As livros”, li 14 livros e me-lhorei minhas notas. A leitura ajuda a ampliar o vocabulário e a desenvolver a escrita", afirmou Luisa Bomjardim.

Futuramente, o grupo pretende expandir seus conhecimen-tos e espalhar o interesse pela leitura de várias formas. "Preten-demos realizar alguns projetos sociais. Ir a creches, por exem-plo, distribuir livros para as crianças, além de fazer leitura para pessoas em hospitais, que precisam passar por tratamentos muito longos", contou Luisa Bomjardim.

As LivrosAlunas da Unidade Floresta formam grupo de leitura

COLEÇÃO ZAC POWERO personagem que dá nome à série – Zac Power – aparenta ser um garoto normal: briga com o seu irmão meio “nerd”, leva o cão da família para passear, toca guitarra, sempre acompanhado pelo seu iPod, tocando músicas do Green Day, de Jack Johnson e do The Strokes. Como agente secreto, executa missões para a “Agência de Investigação do Governo” (AIG), deslocando-se por todo o mundo em busca de vilões e máquinas secretas, contando apenas com a sua esperteza e alguns equipamentos especiais para se livrar dos perigos. Simone de Souza SantosBibliotecária do Colégio Santa Maria Nova Suíça

Dica de Leitura

Leia na Biblioteca As bibliotecas do Colégio Santa Maria possuem, em seu acervo, várias livros de histórias fantásticas e divertidas. Não perca tempo!Faça uma visita à biblioteca da Unidade em que você estuda e escolha a obra que mais lhe agrada.

14A biblioteca da Unidade Nova Suíça pas-

sou por uma transformação. Os alunos mais novos têm um espaço organizado apenas para eles, ambiente onde, de maneira lúdica, podem escolher um livro, dentre os mais de sete mil títulos à disposição.

Já os mais velhos contam também com mais opções de escolha. Com a ajuda de uma lista feita pelas bibliotecárias, a partir das solicitações dos alunos, o Colégio San-ta Maria integrou ao seu acervo novos livros que estão entre os mais lidos pelo público jovem. Com a revitalização da biblioteca, os alunos são convidados a embarcar nas mi-lhares de histórias ali guardadas.

Com o objetivo de incentivar a leitura e iniciar o processo de alfabetização, os alunos do 1.º Ano/EF, da Unidade Contagem, com o acompanhamento das pro-fessoras Vivian Albergaria, Mayone, Aline Maria e Josiane Rezende, iniciaram o projeto de atividades “A história de hoje é...”.

O projeto utiliza o livro didático Sim Salabim como base para a introdução das crianças no universo da leitura. O processo de aprendizagem é facilitado com a utilização do livro, que, com muitas imagens e atividades lúdicas, captam a aten-ção dos alunos.

Segundo Vivian Albergaria, professora do 1.º Ano/EF, turma PM, o projeto serve como forma de incentivo às crianças que estão sendo alfabetizadas, ajudando-as a conhecer a leitura, enriquecer seu vocabulário e ampliar seus pontos de vista. “Através da leitura, os alunos crescem conhecendo o universo e descobrindo, por conta própria, formas variadas de interpretar e refletir sobre a vida.”

Projeto de alfabetização introduz crianças no universo da leitura Revitalização da Biblioteca

No Liceu Santa Maria Imaculada, em Nova Lima, as turmas de 8.º Ano/EF e 9.º Ano/EF tiveram uma aula especial com a Profes-sora Zoí Liboni, de Língua Portuguesa, auxiliada pela bibliotecária, Tatiana Dias. Utilizando dinâmicas específicas, no espaço mágico da biblioteca, os alunos foram inseridos no mundo dos sentimentos transformadores que só a literatura é capaz de criar.

Motivação para leitura e escrita

Os alunos do Liceu Santa Maria Imaculada que se formaram no 3.º Ano/EM, em 2013, foram convidados para um café da ma-nhã na Unidade. Eles se reuniram com os atuais estudantes do 3.º Ano/EM, oportunidade em que puderam trocar experiências de conclusão da Educação Básica, assim como os sentimentos relacionados aos cursos universitários.

A Direção da Unidade Betim convidou os alunos a dar sugestões para a organização e realização do Recreio Cultural, evento tradicional da Unidade. O Recreio Cultu-ral, além de promover maior socialização entre os alunos da Unidade, tem como objetivo desenvolver e revelar ta-lentos e habilidades entre a comunidade escolar.

HPVNa luta contra oNa luta contra oVacinação contra HPV

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde lançaram uma campanha de vacinação contra o HPV para meni-nas de 11 a 13 anos, com o apoio das escolas públicas e privadas do Brasil. O Colégio Santa Maria participou da campanha, oferecendo a primeira dose.

O papiloma vírus humano (HPV) é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres e a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18).

A meta do governo federal é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas em todo o país. A imunização é feita em três doses: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. As duas últimas doses serão oferecidas nas Unidades de Saúde.

Mais informações:http://portalsaude.saude.gov.br/

Recreio cultural Troca de experiências entre ex-alunos e os atuais

15O início do ano letivo no Colégio Santa Maria Unidade Coração

Eucarístico foi marcado por um ato de solidariedade. Os gêmeos, Vinícius e Emanuel Tarso de Alvarenga Maciel, alunos do 4ºAno/EF, turmas DN e DM, respectivamente, doaram uma cadeira de rodas ao Colégio Santa Maria, no dia 11 de fevereiro, para ser entregue a uma instituição de caridade.

Os alunos foram incentivados pela campanha dos lacres, rea-lizada no ano passado pela estudante Júlia Fernandes Rodrigues Macedo, que contou com o apoio de toda a comunidade escolar e resultou na doação de uma cadeira de rodas para a Creche Tia Dolores.

Há cerca de um ano o irmão mais velho dos gêmeos Vinícius e Emanuel sofreu um acidente de moto. A família, então, comprou uma cadeira de rodas para facilitar a locomoção do filho que, feliz-mente, não precisou usá-la. Os irmãos mais novos então sugeriram ao pai, Saulo de Tarso, a doção da cadeira. Desejo que foi pronta-mente atendido.

“Não tínhamos nada para fazer com a cadeira de rodas, agora ela vai ajudar a quem precisa”, destacou Vinícius Tarso. Também o aluno Emanuel Tarso afirmou que foi gratificante o gesto de doação. “Gostei muito de ajudar, a cadeira tem serventia agora”, completou.

A cadeira de rodas foi entregue ao Coordenador Pedagógico de Pastoral da Unidade Coração Eucarístico, Padre Carlos Roberto Costa,queaencaminhouaoLardos Idosos–RecantodosAmi-gos, instituição que cuida de idosos carentes, no bairro Lindeia. De acordo com Padre Carlos, a instituição precisa de cadeira de rodas, tendo em vista que a maioria dos idosos atendidos é cadeirante ou apresenta dificuldade de locomoção.

A campanha “Lacre Solidário" tem mobilizado alunos e fun-cionários do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova. A ação tem como objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio para, posteriormente, trocar por cadeiras de rodas, ajudando, assim, instituições que cuidam de pessoas com necessidades especiais. A mobilização solidária foi uma iniciativa da aluna Júlia Brauer, do 1.º Ano/EM, da turma TA.

"Sozinha não conseguiria juntar tantos lacres, então pedi au-torização à direção do Colégio e afixei cartazes nos corredores, pedindo a doação para todos os alunos e funcionários. O que mais gostei foi perceber a mobilização de toda a comunidade es-colar, em todos os turnos.”

A estudante explica que conheceu a campanha no grupo de jovens que ela frequenta, na Paróquia Nossa Senhora Rainha, lo-calizada no bairro Belvedere. Além disso, foi motivada por ações solidárias que encontrou nas redes sociais e pela campanha do lacre, iniciada no ano passado, pela aluna Júlia Fernandes, da Unidade Coração Eucarístico.

"Estou surpresa com o número de pessoas que estão ajudan-do. É muito legal saber que algo que você organizou mobiliza toda a escola". Para participar da campanha, basta juntar os la-cres e levar até o ponto de coleta, na entrada do Colégio Espa-nhol Santa Maria Cidade Nova.

Durante o período de férias, a aluna do 3.º Ano/EF, turma IS, Maria Clara Furtado, da Unidade Contagem, protagonizou um ato de solidariedade e, por iniciativa própria, cortou e doou parte de seu cabelo para uma instituição que beneficia portadores de câncer. Com o cabelo, a instituição poderá fazer perucas para pacientes em tratamen-to.

Maria Clara explicou que sempre ouviu as pessoas comentarem sobre as neces-sidades dos pacientes com câncer e se sensibilizou pela causa. No período em que estava de férias, a mãe da aluna marcou um horário no salão para cortar o cabelo da filha. A ideia inicial era cortar apenas as pontas, contudo Maria Clara pensou que essa seria a oportunidade de fazer uma pessoa feliz.

“Valeu a pena cortar, porque estou ajudando alguém”, disse. O belo gesto de vo-luntariado de Maria Clara serve não apenas como exemplo, mas como inspiração para todos que procuram alternativas de ajuda ao próximo.

Em uma das várias ações promovidas pelo Co-légio Santa Maria junto aos seus alunos, educação e solidariedade se misturam. Trata-se da Campanha do Leite, que anualmente é realizada em todas as Uni-dades, promovida pela Di-retoria Religiosa. Centenas de caixas foram doadas, no ano passado, ao Projeto Providência.

Na Unidade Nova Suíça, os alunos também participa-ram do processo de criação do cartaz para a campanha, durante as aulas de Informá-tica. A projeto desenvolvido por Laís Braga, atualmente no 1.º Ano/EM, turma TD, foi o escolhido para a campa-nha de 2014.

Aluna doa cabelo para paciente em tratamento contra a câncer

INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORALSolidariedade marca volta às aulas na Unidade Coração Eucarístico

Campanha do Leite 2014 Colégio Espanhol Santa Maria participa da campanha "Lacre Solidário"

16

A Campanha da Fraternidade 2014 foi lançada na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5 de março, com o tema “Fraternidade e Tráfico Hu-mano” e lema “É para a Liberdade que Cristo nos Libertou”. Apre-sentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha tem como objetivo diminuir o tráfico humano e incentivar as pessoas a denunciarem esse crime, que tem se tornado uma das questões sociais mais graves da atualidade.

Em todas as suas Unidades, o Colégio Santa Maria mobilizou seus alunos para discutir o tema da campanha. Na Unidade Betim, o professor de Ensino Religioso, Mauro Ramos, relacionou o tema com a solidariedade e a dignidade humana. No mês de março, a Unidade é responsável pela arrecadação de leite para as crianças atendidas pelo Projeto Providência. Ainda na Unidade, a professora de Arte, Kátia Mathilde, propôs aos alunos do 6.º Ano/EF a monta-gem de um mural sobre o tema.

Na Unidade Pampulha, a Celebração da Misericórdia foi marca-da pelo grande impacto que os alunos que se preparam para rece-ber o sacramento da Crisma causaram ao tratar do tema, durante encenação. As formas de violência que ferem os direitos humanos foram tratadas de maneira lúdica, porém bastante consistente em argumentos. O encontro foi realizado pelos alunos, professores, co-ordenadoras e diretor, e presidido pelo Coordenador Pedagógico de Pastoral, Padre Francisco de Assis Rodrigues, com apoio dos professores Antenor, Vera e Cavalcante.

Nos dias 25 e 26 de março, os alunos do 1.º Ano/EF e 5.º Ano/EF do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova se vestiram de branco, cantaram e celebraram a Campanha da Fraternidade. Du-rante esses dias, os estudantes fizeram pesquisas relacionadas ao tema, orientados pela professora de Educação Religiosa, Andreia Nascimento. Após a apresentação, os estudantes escutaram as pa-lavras do Diretor Padre José Fernando de Mello sobre o valor do ser humano e a importância do respeito e amor ao próximo.

A Unidade Contagem elaborou uma programação especial para tratar do tema da Campanha da Fraternidade 2014. Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de assistir a palestras e documentários sobre o tema, além de participar de debates. De acordocomaprofessoradeEnsinoReligiosodaPUCMinas–CampusContagem,DilmaSilva,umadaspalestrantes,oobjetivodas atividades é contribuir para que os cristãos e a sociedade, se sensibilizem com a grave situação das vítimas do tráfico.

Os alunos assistiram ao documentário da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que trata da fraternidade e das estatísticas do tráfico humano no Brasil. Com relatos de vítimas e estatísticas, os estudantes puderam refletir e debater o papel da campanha para a sociedade.

Já os alunos do Ensino Fundamental tiveram aulas de Educação Religiosa voltadas para a problematização da condição hu-mana diante do tráfico. Eles confeccionaram cartazes sobre o tema, que foram expostos nos corredores da Unidade.

Na Unidade Coração Eucarístico, o lançamento da Campanha da Fraternidade foi realizado pelo Coordenador Pedagógico de Pastoral, Padre Carlos Roberto, e envolveu a comunidade escolar. Todos refletiram sobre a crueldade do tráfico humano, a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes.

Campanha da Fraternidade 2014

Fraternidade e Tráfico Humano

17

Tráfico Humano

A Organização das Nações Unidas (ONU), no Pro-tocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo--se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.

Ainda de acordo com a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente US$ 32 bilhões em todo o mun-do. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. Tra-ta-se de uma prática que resulta na exploração e viola-ção do direito das pessoas, ofendendo, assim, os direitos humanos, pois oprime e escraviza. É um crime que fere a dignidade humana e limita sua liberdade.

18Em 11 de feve-

reiro foi comemo-rado o Dia Mundial da Internet Segura. Promovido em 106 países, entre eles o Brasil, neste ano o tema trabalha-do foi “Vamos criar uma internet melhor juntos”. O Colégio Santa Maria apoiou

a iniciativa e desenvolveu trabalhos sobre o tema, durante as aulas de Informática, em suas Unidades. Como explicou a Coordenadora de Área de Informática do Colégio Santa Maria, Ana Flávia Colen, o início do ano letivo é o momento ideal para orientar os alunos, tanto as crian-ças quanto os adolescentes, a buscar sempre a navegação segura.

“Não se expor em redes de relacionamento, não fornecer dados pes-soais, ter cuidados para não adicionar em suas páginas pessoas que não conheçam. Os jovens estão em fase de desenvolvimento, não têm a malícia dos adultos, dos criminosos”, destacou a professora.

Como lembrou o aluno da Unidade Nova Suíça, Lucas Lima de Sou-za, do 8.º Ano/EF, turma CM, a pedofilia é um dos crimes mais recorren-tes no ambiente virtual e dos que mais assustam os jovens. “O pedófilo tem cautela, não tem pressa, instiga, por isso precisamos orientar as crianças. Muitos sabem que eles existem, porém não sabem se de-fender”, ressaltou Ana Flávia Colen.

A Coordena-dora explicou que, durante as aulas, os alunos do Co-légio Santa Maria aprenderam ain-da sobre o cyber--bullying, crimes cibernéticos (mui-tos relacionados à invasão de privaci-dade), além do fim do anonimato no mundo virtual (com a identificação do IP, número da máquina do usuário) e do vício pela internet. Na Unida-de Betim, por exemplo, nas aulas de Introdução à Informática, os alunos das turmas do 7.º Ano/EF adaptaram Histórias em Quadrinho referentes ao tema da mobilização.

Não são apenas os alunos mais velhos que utilizam a tecnologia durante o aprendizado. As turmas da Educação Infantil da Unidade Nova Suíça ganharam o laboratório móvel de informática. Dessa for-ma, em sala de aula cada um dos alunos tem à disposição uma máqui-na para que possam se familiarizar com o computador. As professoras regentes planejam a atividade e contam com a ajuda do estagiário Pedro Medina, que auxilia as crianças na parte técnica. As crianças, como os alunos do 1.º Ano/EF, turma PA, da professora Cristina Brant, adoram as atividades.

A geração que nasceu no novo milênio se depara com a ascensão de uma nova língua: a dos computadores. Essa linguagem, usada de forma intuitiva e programada, foi vivenciada pelos alunos do 7.º Ano/EF nas aulas de Informática, no Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, ao longo do mês de março. Utilizando conteúdos estudados na disciplina de Matemática, os alunos de-senharam um campo de futebol, já pensando na Copa 2014.

De acordo com a professora de Informática da Unidade, Fernanda Mendonça, o maior desafio dos alunos foi trabalhar com proporção, usando a linguagem de programação logo. “A atividade foi criada no software MicroMundos, que permitiu a fixação de conceitos matemáticos. O exercício promoveu o desenvolvimento do pensamento lógico, além de estimular a reflexão sobre o pro-cesso de aprendizagem por eles vivenciado.”

Laboratório Móvel

Futebol e conceitos matemáticos se misturam nas aulas de Informática

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO, UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

19

As estagiárias do curso de Nutrição da PUC Minas, campus Barreiro, Elisabeth Moraes de Sousa e Vanessa Gomes de Moraes, realizaram o Programa de Alimentação Saudável, com os alu-nos do 5.º Ano/EF, Unidade Floresta. Ao longo de cinco semanas foram aplicados questionários aos alunos sobre a alimentação que trazem de casa para o lanche na escola. O resultado do questio-nário foi o esperado.

A maioria das crianças consomem salgados, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos indus-trializados, produtos que, segundo as estagiárias, podem trazer sérios riscos à saúde. "Os lanches que as crianças mais gostam de trazer são os mais prejudiciais à saúde. Consumindo tais alimentos em excesso, as crianças estão sujeitas a desen-volver doenças, como a hipertensão arterial, dia-betes, dentre outras doenças cardiovasculares", destacou Elisabeth Moraes de Sousa.

MostraNo dia 12 de março, foi realizado durante o

intervalo, uma mostra sobre alguns dos alimentos mais consumidos por eles. Na mesa de demons-tração, os alimentos preferidos, acompanhados de pequenos frascos que continham a quantidade de açúcar, sal ou gordura presente na porção expos-ta. As estagiárias também explicaram o que cada elemento representava negativamente para a saú-de das crianças.

A empolgação e concentração dos alunos du-rante as explicações foram visíveis. O aluno Lucas Delgado Garcia, do 5.º Ano/EF, turma LF, disse que gostou do projeto e que aprendeu bastante. "Eu aprendi que os alimentos de que mais gostamos têm muito açúcar e sódio. Vou trazer alimentos saudáveis para a escola, como as frutas", disse.

Outra criança bastante interessada no projeto foi Luiza Santos Medeiros, também do 5.º Ano/EF, turma LF. "Eu fiquei surpresa porque não sabia que o wafer tem tanta gordura e é o que eu mais costumo trazer para o lanche. Agora eu não vou trazer mais tanto biscoito. Vou passar a trazer mais frutas.”

O Colégio Santa Maria Coração Eucarístico recebeu, no dia 31 de mar-ço, a visita de representantes dos Narcóticos Anônimos (NA), que realizaram uma palestra educativa sobre o tema, direcionada aos alunos do 2.º Ano/EM. Para o aluno Matheus Freitas Amaral, da turma ML, os alunos tiveram a chance de aprender um pouco mais sobre o tema e diminuir preconceitos.

Segundo Daniel Felipe Maciel Fernandes, da turma MC, ele sequer imagi-nou que os palestrantes eram antigos usuários de drogas. “Trata-se de uma doença, que precisa de força de vontade para dar início ao tratamento. Todos merecem uma segunda chance, desde que queiram e a mereçam.”

FORMAÇÃO PERMANENTEPalestra sobre Narcóticos Anônimos

NUTRIÇÃO

Programa de Alimentação Saudável na Unidade Floresta

Os alunos do 8.º Ano/EF, da Unidade Pampulha, fizeram trabalhos mos-trando a importância da etiqueta no uso de celulares em diversas situações. As

atividades foram orienta-das pela professora de Informática, Luana Bar-reiros. No laboratório de informática, os alunos desenvolveram scraps (recados), através da ex-ploração das ferramen-tas do editor de desenho photoscape, com a ajuda da internet. Assim, os alunos puderam mostrar o que aprenderam.

O objetivo do traba-lho é alertar os alunos e orientá-los quanto à melhor utilização do ce-lular. Saber usufruir dos benefícios do aparelho de comunicação, de ma-neira adequada, como exemplo em ambientes e situações em que a interação entre as pes-soas é o foco principal.

Também na Unidade Betim, o uso correto do celular foi aprendido no Colégio. Nas aulas de Introdução à Informáti-ca, os alunos das tur-mas do 8.º Ano/EF cria-ram um scrap referente ao tema, dando dicas de etiqueta no uso do celu-lar, como: “Não é certo dirigir falando ao celular” e “Não ouça músicas sem fone de ouvido”.

Etiqueta no uso do celular

20