beterraba - sonatural · a beterraba olerácea (beta vulgaris) é uma planta cultivada para o...

2
Beta vulgaris BETERRABA A beterraba olerácea (Beta vulgaris) é uma planta cultivada para o consumo da sua raiz primária e das suas folhas, que são muito nutritivas. A maioria dos cultivos têm raízes de cor vermelha ou vermelha-arroxeada, mas também há cultivos amarelos, alaranjados e brancos. Dos cultivos avermelhados também é extraída a substância betanina, utilizada como um corante vermelho para alimentos. A beterraba olerácea originou-se da espécie selvagem conhecida como beterraba-marítima ou beterraba-do-mar, que como o nome indica, é encontrada em regiões litorais da Europa, norte de África, sul da Ásia e nos arquipélagos da Madeira e Açores. Outras plantas cultivadas com o mesmo ancestral selvagem são a beterraba-açucareira, a beterraba-forrageira e a acelga. As orins Pode ser consumida crua, ralada, em salada. Se preferir comê-la cozida, a sugestão é cozinhá-la inteira, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que mantenha intacta a cor vermelha. Em condições naturais, a beterraba conserva-se até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. No frigorífico, pode ser mantida até 15 dias, embalada num saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, a sua durabilidade fica reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente serem conservadas no frigorífico, dentro de um saco ou vasilha de plástico. Para congelamento escolha raízes pequenas. Cozinhe-as inteiras até que fiquem macias. Em seguida, coloque-as num recipiente com água e gelo até que arreferçam completamente. Descasque-as e corte-as em fatias ou cubos, coloque-as num saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e feche o saco. No congelador, a beterraba, pode ser mantida até 8 meses .A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde cor e sabor. Utilização/ Conservação A beterraba é um alimento muito pouco calórico: 40 calorias para cada 100 gramas. A beterraba contém antioxidantes (carotenoides, flavonoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, complexo B, e Vitamina C). Propriedades Sabia que... A beterraba pode ser usada como pigmento anti-alérgico para lábios e maçãs do rosto. Sabia que... A cor vermelha da beterraba é devido à presença de betaína. https://www.facebook.com/SoNaturalJuices https://www.instagram.com/SoNaturalJuice

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BETERRABA - Sonatural · A beterraba olerácea (Beta vulgaris) é uma planta cultivada para o consumo da sua raiz primária e das suas folhas, que são muito nutritivas. A maioria

Beta vulgarisBETERRABA

A beterraba olerácea (Beta vulgaris) é uma planta cultivada para o consumo da sua raiz primária e das suas folhas, que são muito nutritivas. A maioria dos cultivos têm raízes de cor vermelha ou vermelha-arroxeada, mas também há cultivos amarelos, alaranjados e brancos. Dos cultivos avermelhados também é extraída a substância betanina, utilizada como um corante vermelho para alimentos.

A beterraba olerácea originou-se da espécie selvagem conhecida como beterraba-marítima ou beterraba-do-mar, que como o nome indica, é encontrada em regiões litorais da Europa, norte de África, sul da Ásia e nos arquipélagos da Madeira e Açores. Outras plantas cultivadas com o mesmo ancestral selvagem são a beterraba-açucareira, a beterraba-forrageira e a acelga.

As ori�ns

Pode ser consumida crua, ralada, em salada. Se preferir comê-la cozida, a sugestão é cozinhá-la inteira, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que mantenha intacta a cor vermelha.Em condições naturais, a beterraba conserva-se até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. No frigorífico, pode ser mantida até 15 dias, embalada num saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, a sua durabilidade fica reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente serem conservadas no frigorífico, dentro de um saco ou vasilha de plástico.Para congelamento escolha raízes pequenas. Cozinhe-as inteiras até que fiquem macias. Em seguida, coloque-as num recipiente com água e gelo até que arreferçam completamente. Descasque-as e corte-as em fatias ou cubos, coloque-as num saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e feche o saco. No congelador, a beterraba, pode ser mantida até 8 meses .A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde cor e sabor.

Utilização/Conservação

A beterraba é um alimento muito pouco calórico: 40 calorias para cada 100 gramas. A beterraba contém antioxidantes (carotenoides, flavonoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, complexo B, e Vitamina C).

Propriedades

Sabia que...A beterraba pode ser

usada como pigmento anti-alérgico para lábios

e maçãs do rosto.

Sabia que...A cor vermelha

da beterraba é devido à presença de betaína.

https://www.facebook.com/SoNaturalJuices https://www.instagram.com/SoNaturalJuice

Page 2: BETERRABA - Sonatural · A beterraba olerácea (Beta vulgaris) é uma planta cultivada para o consumo da sua raiz primária e das suas folhas, que são muito nutritivas. A maioria

Quando e onde semear?

Como semear?

Como cuidar?

Quando colher?

As beterrabas são plantas bienais, florescendo normalmente no segundo ano, embora não floresçam se não houver um período de baixas temperaturas no inverno e um verão com dias longos. A beterraba precisa de um solo bem drenado, profundo, leve, sem pedras e outros detritos, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7,5. Em particular, o solo deve ser rico em boro para que as plantas cresçam melhor, adicionando se necessário, adubos que contêm boro ou adicionando bórax ao solo.

Semeie a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo, preferencialmente diretamente no local definitivo da horta, pois as mudas de beterraba podem facilmente sofrer danos. O transplante das mudas para a horta deve então ser realizado quando atingem aproximadamente 5 cm de altura, sendo que o transplante deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes das mudas. A germinação das sementes geralmente leva de uma a três semanas, dependendo das condições ambientais.O espaçamento recomendado é de 30 cm entre as linhas de plantio e 5 a 10 cm entre as plantas.

A colheita das beterrabas oleráceas inicia-se entre 60 a 90 dias depois da sementeira. A colheita não deve ser muito atrasada, pois as raízes podem tornar-se fibrosas.

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.Não deixe as raízes ficarem expostas, pois podem endurecer. Cubra as raízes que ficarem expostas com terra ou palha.

Para p lantar na sua horta

Bom ap etite e boas c�heitas!Fontes: http://hortas.info | https://pt.wikipedia.org | http://belezaesaude.com

Sabia que...Cada 100 gramas

de beterraba contém cerca de 50 kcal.

A beterraba cresce melhor em clima ameno (temperatura entre 10°C e 24°C). Há cultivos que crescem bem em temperaturas mais altas, mas muitos cultivos, especialmente de beterrabas açucareiras e forrageiras, não crescem bem em climas mais quentes. Por outro lado, plantas bem desenvolvidas podem suportar baixas temperaturas e geadas.

C lima

https://www.facebook.com/SoNaturalJuices https://www.instagram.com/SoNaturalJuice