bd08 o aplainamento - bricomat · esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em...

5
A forma mais fácil de fazer! www.bricomat.com Bricolage O aplainamento Ajudamos a construir

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BD08 O aplainamento - Bricomat · Esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em qualquer tipo de trabalhos, devido à sua precisão de regulação, associada à

A forma mais fácil de fazer!

www.bricomat.com

Bricolage

O aplainamento

Ajudamos a construir

Page 2: BD08 O aplainamento - Bricomat · Esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em qualquer tipo de trabalhos, devido à sua precisão de regulação, associada à

Resumo de Ferramentas1

Bricolage O aplainamento

2.4) Modo de segurar a plainaA pega traseira deve ser segura com a mão, de forma que o seu indicador acompanhe a inclinação do ferro. Assim, controla o deslocar da ferramenta. A outra mão exercerá pressão sobre a pega da frente.

2.5) O aplainamento, pode ser fino ou grosso, em madeiras macias ou duras, devendo a plaina receber o devido ajustamento. Deve certificar-se que a plaina não entra em esforço, em cada um dos casos.

2.6) A sua manutençãoSe não a utilizar por longo tempo, deve desmontar e limpar as suas peças; se, por pouco tempo, basta que ajeite de lado. As peças em aço, devem ser regularmente passados por óleo, evitando a ferrugem.

2.1) Plainas metálicasCom pegas em madeira ou em plástico, são reguladas por parafuso ou alavanca de ajustamento, sendo o ferro e contra-ferro ajustado sob pressão de um prensador. Têm a vantagem de serem ajustadas com precisão.

2.2) Plainas de base onduladaMetálicas e providas de base ondulada, deslizam vantajosamente sobre madeiras húmidas ou resinosas. Esta base atrai a fricção ferramenta-trabalho, reduz o esforço e diminui os falsos movimentos.

2.3) O ajustamento de plainas metálicasElas estão equipadas com um prensador e têm parafuso de ajustamento, bem como uma alavanca lateral, para o mesmo efeito, que será retirada para colocação da lâmina e descida para a bloquear. A parte cortante da lâmina deve fica paralela à base.

Especificação das plainas2

Grampos Guia Luvas e óculos Maço de Madeira Torno

Plaina eléctrica Bancada Plainas Esquadro Régua

01

23

45

67

89

1011

1213

1415

1617

1819

20

2122

2324

2526

2728

2930

CM

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

INCH

2

Page 3: BD08 O aplainamento - Bricomat · Esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em qualquer tipo de trabalhos, devido à sua precisão de regulação, associada à

4.1) O funcionamento das lâminas da plaina é rodado a grande velocidade e levanta aparas.Esta plaina é equipada com cilindro rotativo que contém duas lâminas. A base é de uma altura regulável e está situada em frente ao cilindro. A diferença de nível pode ser ajustada entre as bases dianteira e a traseira.

4.2) O AjustamentoAjustar o ferro e o contra-ferro em função do trabalho, é fundamental. Há um botão que permite um ajustamento preciso e que regula a profundidade do corte. Esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em qualquer tipo de trabalhos, devido à sua precisão de regulação, associada à sua potência.

4.3) As suas lâminasAs lâminas (ou facas) são de aço ou de carbono. As suas lâminas devem ser colocadas simultaneamente, caso contrário podem causar vibrações prejudiciais ao aparelho. Tendo duas arestas cortantes, as lâminas de carbono não podem ser afiadas depois de usadas. Devem ser montadas no sentido inverso, sem quaisquer afinações. Também há lâminas onduladas, que obtêm um efeito rústico.

4.4) Para aplainar superfíciesDeve ser segurada com firmeza e deve ser ligada antes de pousar na superfície. As duas mãos devem ser utilizadas nos movimentos regulares. Em grandes superfícies convém uma pequena regula-ção e fazendo passagens sucessivas.

3.5) O sentido do movimento da plainaTrabalhando no sentido do veio, o trabalho é feito mais confor-tavelmente, as lâminas correm menos riscos e a base tem um melhor deslizar sobre a madeira. Se for impossível seguir o sentido do veio, o aparelho deve ser orientado na diagonal.

O aplainamento eléctrico4

Bricolage O aplainamento

3.1) As precauçõesTrabalhando madeira usada, deve verificar a ausência ou não de elementos metálicos ou pregos, evitando que a plaina sofra algum tipo de danificação. Em caso afirmativo, e para os retirar da madeira, utilize a turquês apoiada sobre um pedaço de madeira.

3.2) O aplainar os cantosEntre dois calços, deve fixar a placa no torno, de modo a que as suas mandíbulas não causem dano à madeira. Uma mão é colocada na pega traseira da plaina e colocada na extremidade do canto. A outra mão segurá-la-á na parte lateral.

3.3) A pressãoAo aplainar um canto, deve certificar-se da precisão de cada movimento. Primeiro, exerça a pressão na frente da plaina, depois mantenha uma pressão uniforme sobre toda a superfície de base e sobre a traseira, ao acabar o movimento.

3.4) Para aplainar os extremosA placa deve ser fixada à bancada, encostando um suporte de madeira ao longo do canto vertical. A plaina deve ser colocada a 30 graus em relação ao canto a trabalhar, aplainando na direcção do suporte, evitando a formação de lascas.

3.5) Aplainar uma superfícieO trabalho será fixado solidamente sobre a bancada. Inicie por aplainar com uma maior abertura, 45º, em viés, em relação ao sentido do veio, efectuando movimentos que deverão ser rectilíneos e ligeiramente sobrepostos. Reduzir a abertura, procedendo no sentido do veio, no acabamento.

O aplainamento manual3

30º

45º

3

Page 4: BD08 O aplainamento - Bricomat · Esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em qualquer tipo de trabalhos, devido à sua precisão de regulação, associada à

6.1) A aspiraçãoDeve ser feita a ligação da plaina a um aspirador, devidamente adaptado. Desse modo evita a serradura libertada pela plaina eléctrica.

6.2) Nós na madeiraDevem ser retirados pregos, agrafos, ou mesmo resina, que possam estar na madeira, antes de iniciar o aplainamento. Os nós podem tornar-se perigosos ao saltarem, pelo que devem ser humedecidos, e o aplainamento deve ser feito do exterior para o centro.

6.3) Suporte de utilizaçãoA protecção das lâminas não é suficiente, quando da utilização estacionária da plaina. Não deve aproximar as mãos das lâminas ao aplainar peças pequenas, deve servir-se de um suporte que seja apropriado, para as manejar.

6.4) As roupas de segurançaÉ indispensável a utilização de óculos e luvas protectoras, que o protegerão de lascas e farpas. A peça deve ser sempre bem fixada á bancada, particularmente as peças pequenas, fáceis de saltar com o movimento de plaina ligada sobre elas.

A segurança no aplainar6

Bricolage O aplainamento

5.1) No extremo da madeiraÉ uma operação que pode lascar a madeira. Começando por aplainar dos bordos para o centro, esse inconveniente pode ser evitado. Também pode proceder com o aplainamento manual, encostando o suporte de madeira ao longo do canto a trabalhar.

5.2) Cortar as arestas (chanfrar)Mantenha um ângulo constante de 45º e efectue movimento regular. No centro da base frontal, existe uma ranhura em V que permite um chanfrar rápido e fácil. Basta colocar a ranhura V sobre a aresta, guiando a máquina ao longo desta.

5.3) A guia ou batenteLateral, ao longo ou paralela. Estes termos referem-se a um só acessório que é utilizado no aplainar dos cantos. Também pode biselar peças de madeira, se for ajustável em ângulo.

5.4) RanhurasA guia paralela, devidamente regulada em ângulo, faz ranhuras em topos biselados, para além de regular tanto a largura como profundidade do corte.

5.5) Uma utilização estacionáriaSobre uma bancada equipada com suporte, é montada a máquina com as lâminas para cima, ficando as mãos livres para deslocação da peça a trabalhar, ao longo de uma guia sobre a máquina.

A técnica de aplainar5

4

Page 5: BD08 O aplainamento - Bricomat · Esta plaina eléctrica torna-se uma ferramenta útil e eficaz, em qualquer tipo de trabalhos, devido à sua precisão de regulação, associada à

Construção Bricolage Decoração Jardim

Loja 1Luanda | CoqueirosRua Rainha Ginga, Nº39 - R/Ctelm: +244 928 356 [email protected]

Loja 2 Luanda | Mutamba – Sede Calçada do Município, 10- R/C, 1º e 2º pisostelm: +244 928 355 [email protected]

Loja 5Viana – CentroParque da Mopictel.: +244 947 646 [email protected]

Loja 6 Luanda Sul(Junto ao Ginga Shopping)tel: +244 947 646 [email protected]

Loja 3 Luanda | BenficaRua do Partido,Bairro Cabo Lombotel: +244 928 189 [email protected]

Loja 4 Viana - EstalagemEstrada da Estalagem(Junto à Moagem de Kwaba)tel: +244 928 189 [email protected]

Aprenda a utilizar ferramentas, a pintar, a tratar do seu jardim e a fazer decorações...Tudo com o seu toque!

Nas Bricodicas vai encontrar a forma mais fácilde fazer e concretizar os seus projectos.Com esta ajuda vai conseguir poupare ser mais rápido.

www.bricomat.com

A forma mais fácil de fazer!

Ajudamos a construir

A informação disponível nas Bricodicas é meramente informativa e indicativa na ajuda à resolução de alguns trabalhos de bricolage e uso de ferramentas.A Bricomat não é responsável pelo uso indevido da informação disponível, nem é responsável por quaisquer consequências de prejuízo físico ou material que advenham do uso da mesma informação.A Bricomat não se responsabiliza igualmente por erros gráficos que induzam de forma errada a interpretação dos conteúdos da informação disponível nas Bricodicas.