bd026 saber instalar uma sanita - bricomat · da torneira de passagem e de seguida montar uma...

5
Saber instalar uma sanita A forma mais fácil de fazer! www.bricomat.com Construção Ajudamos a construir

Upload: others

Post on 23-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BD026 Saber instalar uma sanita - BRICOMAT · da torneira de passagem e de seguida montar uma junção cónica. 7.2) A torneira de passagem Deverão ser montadas através de uma junção

Saber instalar uma sanita

A forma mais fácil de fazer!

www.bricomat.com

Construção

Ajudamos a construir

Page 2: BD026 Saber instalar uma sanita - BRICOMAT · da torneira de passagem e de seguida montar uma junção cónica. 7.2) A torneira de passagem Deverão ser montadas através de uma junção

Chavede Parafusos

Mola de dobrarCorta-Tubos Berbequim Eléctrico

Nível de bolhaMaço e Cinzel

Resumo de Ferramentas1

Construção Saber instalar uma sanita

Os materiais de instalação2

Em relação às áreas de utilizaçãoPara uma sanita é necessária uma área de 90 a 100cm. Em sanitas nas casas de banho, calcule 20cm para cada lado e de 30 a 40 cm para a frente. Deverão ser considerados os locais para chegada da água e o da conduta de evacuação.

Modelos de autoclismoDe parede, colocados em altura, esta é mais ou menos de 210cm, a partir do chão. Os colocados no topo do cano de descarga, em relação ao chão, é de 85cm, por norma.

Modelos de sanitasOs modelos “monobloco” ou “duo-bloco”, passaram a ser os mais utilizados. O seu reservatório é directamente aparafusado por cima da sanita, conferindo uma maior facilidade ao seu uso e barulhos menos agressivos.

Sanitas suspensas:Estas sanitas facilitam a limpeza em sua volta, todavia, terá de ser instalada em parede suficientemente sólida e com espaço, por detrás, para que possa ser colocado o respectivo reservatório.

Em relação à forma da sanita1) Modelo, cuja plataforma recolhe os excrementos até à sua evacuação e exclui os salpicos.2) Modelo, mais corrente, que recebe directamente na água a matérias fecais, evitando odores.

Fita Métrica

23

4

1) 2)

Chave-InglesaSerra de metais Chave de Tubos+ Chave Stilson

85cm 210cm

2

Page 3: BD026 Saber instalar uma sanita - BRICOMAT · da torneira de passagem e de seguida montar uma junção cónica. 7.2) A torneira de passagem Deverão ser montadas através de uma junção

Construção Saber instalar uma sanita

O material a substituir3

3.1) Substituição de uma sanitaFechar a água e certificar-se do esvaziamento do autoclismo, desmontando-o de seguida. O desenroscamento do tubo de alimentação deve ser feito com ajuda de chave inglesa ou chave de tubos, conforme grau de dificuldade.

3.2) Desmontar o autoclismoDesenroscar as porcas da coluna do autoclismo. Em caso de dificuldade, deve serrar cada extremidade da coluna, mas por norma retira-se com facilidade. De seguida retire o autoclismo, os parafusos e os respectivos suportes.

3.3) Em sanitas antigasDesapertar os parafusos que a fixam ao chão e retire a massa que a prende. O procedimento, ao nível dos canos de evacuação, é idêntico. Aqui, os seus acessos devem ser obstruídos com um trapo, à medida, evitando qualquer tipo de detritos. De seguida, quebre os restos de cano antigo, a fim de colocar a ligação de plástico.

3.4) A saída-sifãoA sanita já inclui esta saída. O modelo a escolher obedecerá à localização do cano de evacuação das instalações: - se sair do chão, é necessário uma saída em “S”; se sair da parede, a saída será em “P” (ou “H” horizontal)

4.1) Tubo de ligaçãoEste tubo assegura uma união perfeita. Na colocação deste tubo ou cotovelo plástico, deverá ser feito um acrescento no cano de evacuação, caso seja preciso. São cuidados a ter em relação a modelos cuja saída da sanita e cano de evacuação não se ajustem simetricamente.

4.2) A colocação da sanitaA saída da sanita deve introduzir provisoriamente o tubo de ligação. Se os parafusos de fixação não forem coincidentes (em relação à antiga e à nova sanita), marque os novos furos colocando a sanita perpendicularmente à parede.

4.3) As perfuraçõesRetirada a sanita, faça os furos. Para um bom aperto dos parafu-sos, em betão ou pedra, trabalhe sempre com buchas especiais, de plástico, e com parafusos de 7cm. Nos soalhos, serão suficientes parafusos de 5cm.Fazendo novos furos, para fixar a sanita ao chão, é muito provável que os parafusos tenham de ser colocados em “viés”. Se sim, os furos terão de obedecer a um ângulo idêntico para que a sanita não fique sujeita a pressões, quando utilizada.

4.4) Horizontalidade de uma sanita A horizontalidade de uma sanita deve verificar-se com um nível de bolha. Para maior facilidade, comercializam-se sanitas acompanhadas com borrachas, a colocar na sua base. Também é eficaz a colocação abundante de massa, injectável sob a base, pressionando depois.

Colocação de uma sanita4

3

Page 4: BD026 Saber instalar uma sanita - BRICOMAT · da torneira de passagem e de seguida montar uma junção cónica. 7.2) A torneira de passagem Deverão ser montadas através de uma junção

4

6.1) O CilindroO cilindro é montado sobre o cano ou tubo do autoclismo. É este tubo que permite o escoamento da água, para a sanita.

6.1) A bóiaA bóia deve ser regulada a uma altura conveniente em relação à saída de água, depois da montagem da respectiva válvula.

6.2) A alavancaA alavanca, munida de ganchos, é ligada ao cilindro a uma altura que se entenda mais apropriada e de seguida colocada a tampa e apertado o botão de descarga.

Construção Saber instalar uma sanita

5.1) O tubo de ligaçãoO tubo de ligação já no cano de evacuação, deve ser introduzido na saída da sanita, sendo que a parte estreita do tubo se encontra dentro do cano, e a parte larga sobreporá a saída da sanita.

5.2) Buchas especiaisA fim de protegerem a cerâmica da sanita, estas buchas são munidas de aba sintética que ficará entre o parafuso e a cerâmica. Também se utilizam parafusos com anilhas plásticas.

5.2) O aparafusarOs parafusos, de latão ou inox, devem ser apertados nas buchas com chave de parafusos curva e rebatida a sua cobertura plástica. A junção entre sanita e chão deve ser coberta como silicone próprio para sanitários.

5.3) Autoclismo e tampa da sanitaAparafuse o autoclismo aos furos correspondentes da sanita, sendo que a não saída ou entrada de água, entre o autoclismo e a coluna, são assegurados pelas anilhas de borracha integrantes. As porcas devem ficar bem apertadas.Coloque a tampa da sanita devidamente fixada com parafusos apropriados e respectivas porcas, bem como anilhas de borracha e coberturas de protecção.

O mecanismo do autoclismo é composto por: alavanca, sino, flutuador, válvula e torneira de segurança.O cilindro, a bóia e a alavanca do autoclismo

Uma fixação perfeita de sanita5

A montagem e a ligaçãoda sanita e do autoclismo

6

7.1) A adaptação do cano da águaNa substituição de autoclismo de parede por um monobloco, deve encurtar a admissão de água. Deverá serrar o cano à altura da torneira de passagem e de seguida montar uma junção cónica.

7.2) A torneira de passagemDeverão ser montadas através de uma junção cónica, antes da válvula da bóia. Monte um cano, entre a curva de chegada e a torneira de passagem, cujo comprimento seja igual à distância entre estes dois elementos.

7.3) A nova ligaçãoSe a torneira ficar mais baixa, faça uma ligação através de um tubo metálico com utilização da mola de dobrar. Corte o tubo com serra de metais. Este tubo será fixado por junções de rosca, nas suas extremidades. Deve usar chave inglesa.Depois de feitas todas as ligações e aberta a torneira de passagem ao autoclismo, deve controlar devidamente o seu funcionamento.

A ligação7

Page 5: BD026 Saber instalar uma sanita - BRICOMAT · da torneira de passagem e de seguida montar uma junção cónica. 7.2) A torneira de passagem Deverão ser montadas através de uma junção

Construção Bricolage Decoração Jardim

Loja 1Luanda | CoqueirosRua Rainha Ginga, Nº39 - R/Ctelm: +244 928 356 [email protected]

Loja 2 Luanda | Mutamba – Sede Calçada do Município, 10- R/C, 1º e 2º pisostelm: +244 928 355 [email protected]

Loja 5Viana – CentroParque da Mopictel.: +244 947 646 [email protected]

Loja 6 Luanda Sul(Junto ao Ginga Shopping)tel: +244 947 646 [email protected]

Loja 3 Luanda | BenficaRua do Partido,Bairro Cabo Lombotel: +244 928 189 [email protected]

Loja 4 Viana - EstalagemEstrada da Estalagem(Junto à Moagem de Kwaba)tel: +244 928 189 [email protected]

Aprenda a utilizar ferramentas, a pintar, a tratar do seu jardim e a fazer decorações...Tudo com o seu toque!

Nas Bricodicas vai encontrar a forma mais fácilde fazer e concretizar os seus projectos.Com esta ajuda vai conseguir poupare ser mais rápido.

www.bricomat.com

A forma mais fácil de fazer!

Ajudamos a construir

A informação disponível nas Bricodicas é meramente informativa e indicativa na ajuda à resolução de alguns trabalhos de bricolage e uso de ferramentas.A Bricomat não é responsável pelo uso indevido da informação disponível, nem é responsável por quaisquer consequências de prejuízo físico ou material que advenham do uso da mesma informação.A Bricomat não se responsabiliza igualmente por erros gráficos que induzam de forma errada a interpretação dos conteúdos da informação disponível nas Bricodicas.