bd015 criar pontos de luz de forma decorativa - bricomat · 2019. 12. 23. · ponto de luz para lhe...

6
Criar pontos de luz de forma decorativa A forma mais fácil de fazer! www.bricomat.com Bricolage Ajudamos a construir

Upload: others

Post on 10-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Criar pontos de luzde forma decorativa

    A forma mais fácil de fazer!

    www.bricomat.com

    Bricolage

    Ajudamos a construir

  • Resumo de Ferramentas e Materiais1

    Bricolage Criar pontos de luz de forma decorativa

    Busca-pólos Berbequim Brocapara pedra

    Brocapara madeira

    Alicate dedescarnar

    Alicate de corte Alicate de pontacom isolamento

    Chavede parafusos

    Chavede parafusosde electricista

    Serra de arcopara metal

    Serrote de ponta Serra de recortes Serra de coroa Pistola de silicone Guia passa-cabos

    Espátula Escopro Maço Vassourinha Calhas

    Buchase parafusos

    Abraçadeiras Cabo eléctrico Betume Caixas de Junção

    Massade gesso

    Esmaltesuperfícies PVC

    Cola paramontagemde calhas

    2

  • Bricolage Criar pontos de luz de forma decorativa

    Os móveis podem ajudar a resolver o problema da falta de tubagem para os cabos de luz.Uma solução clássica é o aproveitamento dos móveis altos, por exemplo da cozinha, equipados com um resguardo tapa-luzes e respectivas ligações.Este, é um bom sistema de iluminação, que se torna estético pela luz branca que indirectamente atinge o conjunto da cozinha e pela perfeita iluminação da bancada e respectivas zonas de trabalho.Para instalação de candeeiros debaixo dos móveis da cozinha, siga as seguintes indicações:

    4.1) Os materiaisDevido à condensação de vapores de água e óleo nas zonas baixas dos móveis, zonas de humidade, deve escolher candeeiros homologados, de tubo fluorescente.Faça a instalação com cabo de 3 fios, de 1mm de secção, anti- humidade. Preferencialmente, para o fixar, use calhas de 2x2 cm, podendo usar também braçadeiras de forma tradicional.

    4.2) A instalação1) Faça a marcação dos furos para os parafusos dos pontos de luz e, previamente, faça um pequeno furo com broca de 3mm para que os parafusos sejam bem direccionados.

    2) Determine o traçado do cabo. Necessitando passar pelo extractor de fumos, direccione o cabo por detrás dos móveis, pelos espaços entre os frisos e a junção dos móveis. De outra forma, terá de furar na base e no topo dos armários próximos do extractor. Para estes furos utilize uma broca de 10mm, para madeira.

    3) Com serra de arco para metais, corte a calha na medida que precisar e coloque a mesma entre os dois furos que entretanto fez no móvel. Use cola de montagem.

    4) Na parte posterior das prateleiras, com um lápis marque o local de passagem da calha. O contorno completo da calha deve ser desenhado na prateleira, dando-lhe 2cm de fundo. Faça furos no interior dos cantos do contorno desenhado e com uma serra de recortes corte a figura traçada.

    A instalação em móveis de cozinha4

    Cuidados a ter na realização de instalações eléctricas:. No quadro eléctrico: - desligue o disjuntor geral. Na realização: - usar sempre ferramentas e produtos homologa-dos. No regulamento electrónico para baixa tensão: - respeitar a normativa vigente deste regulamento (REBT)

    As precauções a ter em conta2

    Para uma pequena deslocação de um ponto de luz, pode escolher-se um resguardo decorativo para esse ponto de luz e um candeeiro moderno, de design, para o outro, formando um conjunto de toque decorativo entre os dois pontos.Para um quarto muito grande com os pontos de luz nas paredes, a situação resolve-se com instalação de apliques de parede compostos com focos halogéneos.Em relação aos candeeiros normais, estes focos halogéneos produzem luz com o dobro da intensidade. Orientados para o tecto, originarão uma luz ambiente deleitosa, estando o tecto em bom estado. A projecção de luz será melhor e será substancialmente reduzida a temperatura acumulada no suporte e na parede, se para os halogéneos forem escolhidos e aplicados reflectores metálicos. A tomada desta decisão prolonga a sua duração e livra a parede de qualquer sujidade.

    Uma pequena nota:Use sempre pontos de luz independentes e devidamente adequados a cada zona, que economizem e racionalizem o uso de energia. Por isso, não opte por luz ambiente nos grandes espaços que necessitem de muita luz.

    Simplificações de soluções3

    3

  • Bricolage Criar pontos de luz de forma decorativa

    São as calhas electrificadas para o tecto que iluminam pontos específicos no mesmo. Esta é uma das instalações clássicas.Estas calhas de tecto são alimentadas mediante um transforma-dor de 12V, que por norma faz parte de um kit completo de montagem. Se necessário, estes cabos atravessam o quarto, dispondo de suportes que traçam ângulos.Havendo muitos suportes e modelos de focos para ligar, todos conjugam o facto de se ligarem facilmente nos cabos que são revestidos e com muito baixa tensão, não oferecem perigo algum. Siga as indicações da ficha “Instalar calhas no tecto” para que os possa montar.

    5) Faça a colagem do resto das partes da calha que preparou e faça chegar a calha à ligação próxima de uma tomada da cozinha. Deve respeitar sempre a instalação duma ligação à terra.

    6) A ligação dos candeeiros é feita em paralelo. Introduza caixas de junção, aproveitando a sua própria, retirando delas as derivações para os ligar (ou conectar) até ao último, que se liga directamente.

    Nas instalações à vista6

    Pode recorrer a um esquema como o da cozinha para a passagem de uma calha a outros lugares da casa. Os móveis altos ou as estantes serão as plataformas ideais para a instalação de pontos de luz, não os havendo no tecto. Ser-lhe-ão uteis as seguintes sugestões se optar por este esquema:

    - Para levar o cabo até ao rodapé use calha 2x2cm da mesma cor da parede, ou pinte a calha com esmalte de superfícies PVC para conseguir uma cor igual.

    - Na passagem da calha pela traseira do móvel, deixe um interrup-tor de superfície a uma altura ideal.

    Na escolha do aplique para cima do móvel tenha em conta que os transformadores ou os halogéneos deterioram a madeira e os lacados, devido à sua alta temperatura. Para que tal não aconteça, coloque debaixo dos candeeiros ou do transformador uma protecção de fibra de vidro.

    A instalação em móveis altos5

    Para criar um ponto de luz encastrado numa parede ou em tecto falso, procede-se através de um roço, quando não disponha de instalação para cabos. É um processo como se fosse uma obra nova. Se seguir as indicações da ficha “Instalar cabos e mecanis-mos eléctricos”.

    A seguinte nota:Os circuitos devem estar desligados ao manipular os cabos dos registos. Para uma certeza absoluta verifique com o seu busca-pólos.

    Criar ou mude um ponto de luz7

    4

  • Bricolage Criar pontos de luz de forma decorativa

    Para que fiquem bem encastrados um dentro do outro, deve passar o novo tubo e introduzir os cabos através do novo ponto até chegar ao antigo.

    Faça a preparação da massa de gesso aplicando-a com uma espátula, com apoios nos bordos, finalizando assim os furos no gesso. No caso dos furos serem grandes, terá de fazer a aplicação com mais do que uma capa. Vá secando o eventual “buraco” que surgirá a seguir à primeira aplicação.

    Depois de fechados e secos, os furos devem ser betumados com massa.Para tectos pintados a “Gotelé”, fará funcionar uma vassourinha empapada num pouco de massa, no limite de uma superfície rígida, libertando aos poucos os fios de nylon da vassourinha que, com pressão disparará a massa, sobre a respectiva superfície, formando gotas que ficarão coladas.

    Para fazer a simples ligação na tampinha, apertam-se os cabos, tal como estavam os antigos, na sua caixa de junção.

    Se o cabo é curto para chegar ao novo ponto, terá de ser substituído. Não pode juntar cabos aos já existentes.

    Faça a marcação no tecto do novo ponto de luz. Faça um furo de diâmetro superior ao do cabo, com uma serra de coroa, prolon-gando o existente. Para encastrar o tubo antigo ao novo tubo, convém que este seja um pouco maior.

    É necessário abrir um novo furo maior do que o anterior para que psosa trabalhar sobre o tecto falso. Para este trabalho faça uso de um serrote de ponta especial para gesso e de um berbequim.Este furo deve alinhar-se com os anteriores e a 10cm do novo ponto de luz para lhe servir de indicação. Com este procedi-mento, a zona do novo ponto de luz ficará favorecida e não precisará esperar pela secagem da reparação para colocar o candeeiro no devido lugar.

    Faça a introdução de uma guia, a partir deste furo, até ao ponto antigo e leve os cabos até ao novo ponto de luz. Para conseguir dirigir os cabos pelo tubo, deve fazer uma junção adequada.

    A tampinha a que corresponde o tubo deve ser aberta para puxar os cabos até à chegada da respectiva junção. Nesta altura substitua os cabos velhos pelos cabos novos.

    Ponto de luz num tecto falso8

    5

  • Construção Bricolage Decoração Jardim

    Loja 1Luanda | CoqueirosRua Rainha Ginga, Nº39 - R/Ctelm: +244 928 356 [email protected]

    Loja 2 Luanda | Mutamba – Sede Calçada do Município, 10- R/C, 1º e 2º pisostelm: +244 928 355 [email protected]

    Loja 5Viana – CentroParque da Mopictel.: +244 947 646 [email protected]

    Loja 6 Luanda Sul(Junto ao Ginga Shopping)tel: +244 947 646 [email protected]

    Loja 3 Luanda | BenficaRua do Partido,Bairro Cabo Lombotel: +244 928 189 [email protected]

    Loja 4 Viana - EstalagemEstrada da Estalagem(Junto à Moagem de Kwaba)tel: +244 928 189 [email protected]

    Aprenda a utilizar ferramentas, a pintar, a tratar do seu jardim e a fazer decorações...Tudo com o seu toque!

    Nas Bricodicas vai encontrar a forma mais fácilde fazer e concretizar os seus projectos.Com esta ajuda vai conseguir poupare ser mais rápido.

    www.bricomat.com

    A forma mais fácil de fazer!

    Ajudamos a construir

    A informação disponível nas Bricodicas é meramente informativa e indicativa na ajuda à resolução de alguns trabalhos de bricolage e uso de ferramentas.A Bricomat não é responsável pelo uso indevido da informação disponível, nem é responsável por quaisquer consequências de prejuízo físico ou material que advenham do uso da mesma informação.A Bricomat não se responsabiliza igualmente por erros gráficos que induzam de forma errada a interpretação dos conteúdos da informação disponível nas Bricodicas.