bblia os pensaepos

24
BÍBLIA DOS PENSATEMPOS 9 AS HISTÓRIAS TÊM UM SENTIDO? Um homem ouvia histórias que contava um sábio, mestre desta profissão e notava que elas eram interpretadas ora num sentido, ora noutro. E lastimava-se, dizendo: - De que serve, neste caso, contar histórias? O contador de histórias respondeu-lhe: - Não é aí que reside o seu valor! Que importância darias tu a uma chávena por onde não se poderia beber senão água, a um prato onde se não poderia comer senão carne? E acrescentou: Escuta bem: uma chávena e um prato têm um conteúdo limitado. Que dizer, então, da linguagem, que parece fornecer-nos um alimento infinitamente mais largo, mais rico e mais variado! Calou-se um instante, depois acrescentou: - De quantas maneiras posso compreendê-la? Pode resumir-se a um único sentido? A questão é: este indivíduo ao qual me dirijo, pode tirar proveito do que lhe vou contar? O LIVRO, O LEITOR, A LEITURA Toda a beleza recôndita do mundo converge na arte da palavra. Gabriele D’Annunzio E as letras, sendo uns carateres mortos e não animados, contêm em si espírito de vida, pois a dão acerca de nós e tôdolas cousas. João de Barros As palavras alimentam a alma, retificam-na, consolam-na. Voltaire Só conheço, talvez, uma palavra. Só quero dizer uma palavra. A vida inteira para dizer uma palavra! Felizes os que chegam a dizer uma palavra! Saúl Dinis. Há palavras que fazem bater mais depressa o coração – todas as palavras – umas mais do que outras, qualquer mais do que todas. Conforme os lugares e as posições das palavras. Segundo o lado de onde se ouvem - do lado do Sol ou do lado onde não dá o Sol. Cada palavra é um pedaço do universo. Um pedaço que faz falta ao universo. Todas as palavras juntas formam o universo.

Upload: others

Post on 30-Jul-2022

15 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

9

AS HISTÓRIAS TÊM UM SENTIDO?

Um homem ouvia histórias que contava um sábio, mestre desta profissão e notava que elas eram interpretadas ora num sentido, ora noutro. E lastimava-se, dizendo:

- De que serve, neste caso, contar histórias?O contador de histórias respondeu-lhe:- Não é aí que reside o seu valor! Que importância darias tu a uma chávena por onde não

se poderia beber senão água, a um prato onde se não poderia comer senão carne? E acrescentou: Escuta bem: uma chávena e um prato têm um conteúdo limitado. Que dizer, então, da linguagem, que parece fornecer-nos um alimento infinitamente mais largo, mais rico e mais variado! Calou-se um instante, depois acrescentou:

- De quantas maneiras posso compreendê-la? Pode resumir-se a um único sentido? A questão é: este indivíduo ao qual me dirijo, pode tirar proveito do que lhe vou contar?

O LIVRO, O LEITOR, A LEITURA

Toda a beleza recôndita do mundo converge na arte da palavra.Gabriele D’Annunzio

E as letras, sendo uns carateres mortos e não animados, contêm em si espírito de vida, pois a dão acerca de nós e tôdolas cousas.

João de Barros

As palavras alimentam a alma, retificam-na, consolam-na.Voltaire

Só conheço, talvez, uma palavra.Só quero dizer uma palavra.A vida inteira para dizer uma palavra!Felizes os que chegam a dizer uma palavra!Saúl Dinis.

Há palavras que fazem bater mais depressa o coração – todas as palavras – umas mais do que outras, qualquer mais do que todas. Conforme os lugares e as posições das palavras. Segundo o lado de onde se ouvem - do lado do Sol ou do lado onde não dá o Sol.

Cada palavra é um pedaço do universo. Um pedaço que faz falta ao universo. Todas as palavras juntas formam o universo.

Page 2: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

10

As palavras querem estar nos seus lugares!Nós não somos do século de inventar palavras. As Palavras já foram inventadas. Nós somos do

século de inventar outra vez as palavras que já foram inventadas.José de Almada Negreiros

Nunca admiro uma catedral sem me lembrar que são feitas da mesma pedra os degraus mais humildes do burgo. As palavras são como as pedras: o espírito é que as lavra.

Afonso Lopes Vieira

Uma obra-prima da literatura nunca é mais do que um dicionário em desordem.Jean Cocteau

O estilo de um escritor traz geralmente a marca do seu caráter.Goethe

Sem querer desvendar o mistério da origem da linguagem, o que é certo é que ela, no seu desenvolvimento, reage sobre as ideias, amplia a inteligência, esclarece-a, organiza-a. O seu estudo, o conhecimento exato da significação dos vocábulos, das suas nuances, ou das nuances dos seus sinónimos; da construção da frase; da arquitetura do período; são a melhor forma de fruir o imenso cabedal de ideias, de noções e de conclusões, adquirido através dos séculos pela humanidade.

M. Teixeira Gomes

Um livro é um animal vivo.Aristóteles

Que é um livro? Uma sucessão de pequenos sinais. Apenas isso. Compete ao leitor extrair por si próprio as formas, as cores e os sentimentos a que esses sinais correspondem.

Anatole France

Meus bons hóspedes mudos que nunca me aborrecem; Assim como eu os tomo, do mesmo modo os deixo;Ó doce companhia, tão útil, tão honesta!Pierre de Ronsard

Os livros encantam-nos até à medula, falam-nos, dão-nos conselhos e ficam unidos a nós por uma espécie de familiaridade viva e harmoniosa,

Francesco Petrarca

Um livro não é um objeto como os outros. Na mão, não é senão papel; e o papel não é o livro. No entanto, também o livro se encontra nas páginas; só o pensamento, sem as palavras impressas, não formaria um livro. Um livro é uma «máquina para ler», mas nunca se pode utilizar mecanicamente. Um livro compra-se, vende-se, troca-se, e, contudo, não se deve tratar como

Page 3: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

11

qualquer outra mercadoria, porque é a um tempo múltiplo e único, inúmero e insubstituível.Robert Escarpit

O grande inconveniente dos livros novos é o de nos impedirem de ler os livros antigos.Jubert

Devo horas preciosas ao universo dos livros (…) são oásis num mundo de destruição.Ernst Junger

Qualquer livro que alguém a não ser o seu autor poderia ter escrito é apenas bom para deitar fora.

Paul Léautaud

Dizem que finjo ou minto Tudo o que escrevo. Não.Eu simplesmente sintoCom a imaginação,Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,O que me falha ou finda,É como que um terraçoSobre outra coisa ainda.Essa coisa é que é linda.Por isso escrevo em meioDo que não está ao pé,Livre do meu enleio,Sério do que não é.Sentir? Sinta quem lê!Fernando Pessoa

A palavra é o ato de despertar, apelo a um mais além; a figura, congelação, fascinação. O livro abre algo de longínquo à própria vida, que a imagem embucha e imobiliza. Esta, de maneira mais ou menos nítida, remete invariavelmente à imanência, a outra transcendência.

Julien Gracq

Quando rezamos, falamos com Deus; mas, quando lemos, é Deus que fala connosco.Santo Agostinho

Quem não lê, não quer saber, quem não quer saber, quer errar. Padre António Vieira.

Page 4: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

12

Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam.Miguel de Unamuno

Parece-me evidente que o homem contemporâneo sofre de falta de leitura. O mundo seria muito mais feliz se na vida de cada um se encontrassem, todos os dias, algumas horas dedicadas à leitura de livros.

Pedro de Moura e Sá

Se soubéramos que lançaram veneno em uma fonte, não beberíamos dela, por mais sede que tivéssemos, tendo outras fontes sem suspeita onde beber? Não, por certo. Pois se os livros são umas fontes públicas onde a sede de saber que nasceu connosco vai a saciar-se, porque escolhemos antes o beber do livro onde há veneno do que os outros onde não há senão águas salutíferas?

Padre Manuel Bernardes

A grandeza de uma obra não se mede pelo número dos sufrágios que a acolhem, mas pelo impulso que determina em certos espíritos.

Gabriele d’Annunzio

Tenho sido sempre um consumidor omnívoro de livros e agora, do mesmo modo que na minha adolescência, a antevisão da luz da lâmpada de cabeceira sobre um livro é uma promessa de prazer e uma estrela que me conduz ao longo da vida.

Vladimir Nabokov

Diz-me o que retiveste de uma leitura, dir-te-ei quem és, pois apenas se presta atenção àquilo que se é.

Henry de Montherland

A leitura está para a arte de escrever como a experiência para a arte de viver no mundo e de conhecer os homens e as coisas. Entendei e aplicai especialmente esta observação ao que nos tem acontecido (…), e vereis que a leitura produziu em vós o mesmo efeito que a experiência em relação ao mundo.

Giacomo LeopardiAs relações com os escritores mortos contam-se no número das relações mais pungentes, mais

solenes, mais consoladoras também, que um espírito possa manter: pela minha parte sei bem que não há dia algum em que vários dentre eles não se encontrem misturados à minha vida num grau de intimidade que conduz à beira das lágrimas.

Charles du Bois

Acho que as relações dum escritor com o seu leitor só começam a ter dignidade para lá das portas da livraria. Cada qual na sua intimidade. A árvore, longe do fruto que já lhe não pertence; quem o saboreia, isento de perturbar o gosto com sensações adjacentes.

Milguel Torga

Page 5: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

13

Leio para aumentar o meu coração e não para ter o gosto de contemplar como as regras da gramática se cumprem uma vez mais nas páginas do livro.

O prazer do texto é esse momento em que o meu corpo vai seguir as suas próprias ideias – porque o meu corpo não tem as mesmas ideias que eu.

Roland Barthes

«Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és…» Isto é bem certo; mas conhecer-te-ei ainda melhor se me disseres o que relês.

François Mauriac

Não se pode ler um livro: pode-se apenas relê-lo. Um bom leitor, um leitor criador de ativo é um re-leitor.

Vladimir Nabokov

Um livro não existe em si mesmo e não só pelo óbvio facto de a sua verdadeira existência, para além da sua própria realidade física, consistir em ser lido, mas sobretudo porque é diferente para cada geração de leitores, para cada simples leitor que torna a lê-lo. (…) Um livro, pois, é como reescrito em cada época em que é lido e de cada vez que é lido. E o reler seria então um ler: mas um ler inconcebivelmente carregado de tudo o que entre uma leitura e outra passou sobre aquele livro e através daquele livro, na história humana e dentro de nós. Eis porque a alegria do reler é mais intensa e luminosa que a do ler. E poder-se-ia chegar a formular um paradoxo: o de que a reler por toda a vida o mesmo livro se conseguiria maior felicidade do que a ler uma inteira biblioteca. Naturalmente, seria necessário encontrar e escolher um livro pelo qual valha a pena que toda uma vida pode relê-lo como a terra em torno do sol.

Leonardo Sciascia

Posso viver sem filhos, mas não posso viver sem livros. Luis Filipe Rocha, cineasta, in Grande entrevista D.N. 3.09.2017

A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo.Ludwig Wittgenstein

Fiz um curso de leitura rápida e li Guerra e Paz em vinte minutos. O livro fala da Rússia.Amos Alcott

Amigo do seu amigo,Hóspede de eleição,És amigo e professor,Companheiro nas vigílias,Na preguiça incentivo,

Page 6: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

14

Na solidão recreio,E nos caminhos mentor.Serafim e Joaquim Quintero

Adquirir o hábito da leitura é construir um refúgio contra quase todas as misérias da vida. W. Somerset Maugham

Amar a leitura é trocar horas de enfado por horas deliciosas. Montesquieu

Os livros ensinam a viver e a morrer.Francesco Petrarca

Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, é um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora.

Provérbio indu

Pela espessura do pó nos livros de uma biblioteca pode medir-se a cultura de um povo.John Stenbeck

A verdadeira universidade dos nossos dias consiste numa coleção de livros.Thomas Carlyle

O livro é fonte para a saúde, almofada para o cansaço, peneira serena para alegria louca, lenço para as lágrimas e consolo para a dor.

Anónimo

Contratar alguém para escrever a nossa autobiografia é como pagar a alguém para que tome banho por nós.

Mae West

Qualquer livro que alguém a não ser o seu autor poderia ter escrito é apenas bom para deitar fora.

Paul Léautaud

A INTERNET – LIVRO ABERTOA Internet é um livro aberto. Aberto à imaginação geral de todos os seres inteligentes do

planeta.

As pessoas que lêem são mais abertas, mais cativantes, mais armadas na vida, do que as pessoas que desdenham os livros.

Bernard Pivot et Cécile Pivot, Lire, Flamarion, S.A., 2018

Page 7: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

15

Graças à literatura, pude imaginar o que se passava na vida das pessoas.Barack Obama, ex-Pres. dos E,U,A.

Ler é tomar Voltaire como professor, Proust como tio da cidade e Vialatte como tio dos campos, Duras como prima, Stendal, Dumas, Camus e Semprun como amigos, la Fontaine e Vincent como couteiro. Louise Labet como amante, Colette como cozinheira, Montaigne, Jean Giono e Julien Gracq como vizinhos.

Bernard Pivot, Op. cit.As palavras são chaves que abrem as portas da existência.Bernard Pivot, Op. cit.

Ler é partir, perder-se, fazer encontro, parar para refletir ou sonhar, tornar a partir rejubilando-se, escutar o bater do coração, saciar-se, roubar as cerejas ou as maçãs, ter medo, ter inveja, maravilhar-se, lastimar-se, interrogar-se, lembrar-se e assim prosseguir, qual viajante infatigável até ao fim do livro.

Bernard Pivot, op. cit.

Posso viver sem filhos, mas não posso viver sem livros. Luis Filipe Rocha, cineasta, in Grande entrevista D.N. 3.09.2017

A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo.Ludwig Wittgenstein

Fiz um curso de leitura rápida e li Guerra e Paz em vinte minutos. O livro fala da Rússia.Amos Alcott

A leitura torna o homem completo. A conversa torna-o ágil. A escrita torna-o preciso.Francis Bacon

Que outros se gabem das palavras que escreveram, eu orgulho-me das que li.Jorge Luis Borges

Se não se passa nada, escreve-o para o contares.Cícero

Devemos usar um livro como as abelhas usam as flores: para absorver a sua essência.Charles C. Colton

Escrever é roubar a vida à morte.Alfredo Conde

Page 8: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

16

Quantas pessoas há em cujas bibliotecas se poderia escrever como nos frascos da farmácia: «Para uso externo.»

Alphonse Daudet

Não há melhor fragata do que um livro para nos levar a terras distantes.Emily Dichinson

Os livros são o meu alento, a minha vida e o meu futuro.Fiodor Dostoievski

O escritor é um engenheiro da alma humana.Estaline

Através da leitura tornamo-nos contemporâneos de todos os homens e cidadãos de todos os países.

Antoine Houdar de la Motte

A rádio marca os minutos da vida, o diário, as horas; o livro, os dias.Jacques de Lacretelle

Os livros são os companheiros do solitário, amigos do desamparado, consolo do enfadado, contentamento do desanimado e sustento do desvalido.

Orison S. Marden

Uma leitura de uma hora pode dar dias de reflexão.Jean-Baptist Massillon

Adquirir o hábito da leitura é construir um refúgio contra quase todas as misérias da vida. W. Somerset Maugham

Amar a leitura é trocar horas de enfado por horas deliciosas. Montesquieu

Os livros ensinam a viver e a morrer.Francesco Petrarca

Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, é um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora.

Provérbio indu

Pela espessura do pó nos livros de uma biblioteca pode medir-se a cultura de um povo.John Stenbeck

Page 9: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

17

A verdadeira universidade dos nossos dias consiste numa coleção de livros.Thomas Carlyle

O livro é fonte para a saúde, almofada para o cansaço, peneira serena para alegria louca, lenço para as lágrimas e consolo para a dor.

Anónimo

Contratar alguém para escrever a nossa autobiografia é como pagar a alguém para que tome banho por nós.

Mae West Qualquer livro que alguém a não ser o seu autor poderia ter escrito é apenas bom para deitar

fora.Paul Léautaud

NUMA LIVRARIAEntrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que teria de vida. Não

chegam, não duro nem para metade da livraria.Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido. No

entanto, as pessoas que entravam na livraria estavam todas muito bem vestidas de quem precisa salvar-se.

José de Almada Negreiros

A INTERNET – LIVRO ABERTOA Internet é um livro aberto. Aberto à imaginação geral de todos os seres inteligentes do

planeta.

O HUMOR

É melhor provocar o riso do que a irrisão.Petrónio

O riso ruidoso mostra o vazio do espírito.Olivier Goldsmith

O rosto daquele que nunca ri é testemunho de um coração mau.Provérbio basco

Nunca ninguém foi punido por ter feito alguém morrer a rir.Provérbio chinês

Page 10: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

18

Sorrir é a melhor maneira de mostrar os dentes ao destino.Paul-Jean Toulet

A única coisa absoluta, num mundo como o nosso, é o humor.Albert Einstein

Uma alegria partilhada é uma dupla alegria, um desgosto partilhado é um meio desgosto.Anónimo

O riso é o melhor desinfetante do fígado.Malcolm de Chazal

Rir é próprio do homem.Rabelais

O vinho para o corpo, o riso para a alma.Gabriel Meurer

O último a rir é o melhor.Florian

Para que uma anedota tenha, se me é permitido dizê-lo, o seu pleno rendimento, convém que três pessoas estejam presentes: a que a profere, a que a compreende e aquela a quem ela escapa. Sendo que o prazer desta deve ser multiplicado por dez pela incompreensão da terceira.

Sacha Guitry, Toutes réflexions faites

O dia mais perdido de todos é aquele em que não rimos.Camfort

A verdade está no rir.M.me de Girardin

Há um tempo para chorar e um tempo para rir.O Eclesiastes

E apresso-me a rir com receio de ser obrigado a chorar.Beaumarchais

Se um homem ri, é dos outros; se chora é de si mesmo.Provérbio indiano

A alegria prolonga a vida. O Eclesiastes

Page 11: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

19

O humor é o caminho mais curto de um homem a outro.Henry de Montherlant, Carnets

Não há inverno sem neve, primavera sem sol, nem alegria sem ser partilhada.O pesar suporta-se só, mas a alegria deve ser partilhada. Elbert Hubbard

A alegria não tem família; o desgosto tem mulher e filhos.Provérbio italiano

Uma brincadeira nunca deve ser tomada a sério.Plauto

Você tem que aprender a rir. Para atingir o humor superior, primeiro deixe de se levar demasiadamente a sério.

Hermana Hesse, Le loup des stepes, 1927

Nunca se deve arriscar uma brincadeira, senão com pessoas educadas, ou que têm espírito.La Bruyère

A brincadeira deve morder como uma cabra, e não como um cão.Bocácio

O sorriso é o passo fundamental para se encontrar o homem. E de nada vale a entrega, se não for feita com amor e delicadeza. acompanhada de um sorriso.

Miguel Lauret, Visão

Se quereis estudar um homem, não presteis atenção à maneira como ele se cala, ou fala, ou chora, ou mesmo quando ele fica emocionado pelas nobres ideias. Reparai sobretudo como ele ri.

Dostoievski (1824-1881)

O riso é mais útil como forma de crítica, porque é o mais acessível à multidão.Eça de Queiroz

Desprezar o mundo é fácil a maior parte das vezes e um sinal de má digestão. Mas compreender o mundo, amá-lo e só rir depois, amavelmente, depois que tudo acabou, - é isso o humor.

Kurt Tucholsky, 1890-1935, L’exposition de tableaux d’un humoriste

Nós estamos cá em baixo para rir. Não poderemos rir nem no purgatório, nem no inferno. E no paraíso, não seria conveniente.

J. Renard

Page 12: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

20

Nós rimos dos outros, mas choramos de nós mesmos ou dos que nos são próximos.

Eu não posso compreender porque é que as crianças não são tão persistentes no riso, como o são no choro.

Nada é mais sério neste baixo mundo do que o riso.Gustave Flaubert

Eu nunca faço troça do humor.Frigyes Karinthy, 1887-1938

Struggle for life, Anthologie de la poésie hongroise, Le Seuil, 1962Voyage autour de mon crâne

Ride e o mundo rirá convosco. Chorai e vós chorareis sós.E. Wilcow

SINAL DOS TEMPOS – ATÉ QUE ENFIM!- Ouvi dizer que...- até que enfim!...caramba! Já era tempo! Arranjaste uma namorada!- É verdade, arranjei uma namorada virtual.

A GRAÇA DE UM BOM LIVROO livro era tão engraçado, tão engraçado era o livro, que os leitores começavam a rir antes de

o começarem a ler.

MALENCARAMENTOO caso é grave. Traga-me um polícia que seja mal encarado!

A IDADE- A sua idade?- Eu não tenho idade.- O seu nome?- AMOR! – sempre, para o servir em toda a parte!

A TABULETA- Para que puseste a tabuleta CUIDADO COM O CÃO, se deixaste de ter cão para te guardar

a Quinta?- Agora é que eu a preciso. Antes, tinha o cão!

IGNORÂNCIA INFORMÁTICA- O senhor pode dizer-me onde é a autoestrada da informação?

Page 13: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

21

- Se quer que lhe diga, também não sei!

O PREÇO DOS ENTERROSJá ninguém quer morrer em Portugal. E a razão é de peso: o preço dos enterros está pelas horas

da morte!

O SABER E O PODERSe na juventude soubesse!...Se na velhice pudesse!...O MUITO OU POUCO QUE SE TEM- E, quanto ao resto, chega-lhe o muito que tem?- Já me chegou mais!Foi a resposta de um escritor a um jornalista.

NO TALHO- Por favor, quero um frango.- Com ou sem miúdos?- Sem miúdos. Miúdos já tenho três lá em casa para me darem cabo do juízo.

AS TREMURAS DO DEMÓNIONo escaparate de uma livraria religiosa: “o demónio até treme quando vê venderem-se estas obras a tão baixo preço”.

METADE DE PRISÃO PERPÉTUAO indulto presidencial incluía o perdão de metade da pena a todos os presos, incluindo os

presos em prisão perpétua...Quanto aos outros presos, fácil era fazer a conta e aplicar o indulto. Mas, então, os condenados

a prisão perpétua? Como?- Muito simplesmente: ficando sujeitos a um regime de 24 horas de liberdade, seguidas por 24

horas de prisão, até ao fim da vida.

A RESPOSTA CERTA- Sabe qual é a resposta para 99 de cada 100 perguntas?- ?!- Dinheiro!

DIFERENÇA PARTIDÁRIA- Qual a diferença entre os partidos PS e o PSD?- O PSD é o PS a Diesel.

A LICENÇA DE CONDUÇÃO O polícia da Brigada de Trânsito manda parar um poeta e diz-lhe:

Page 14: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

22

- Mostre a sua licença de condução.- Não tenho, senhor polícia. Só tenho licença poética... – disse o poeta, muito poeticamente.

O ESTADO EM CARNE E OSSO- Toda a gente sabe que o Estado é uma abstração. É como Deus: está em toda a parte, mas nem

ninguém o vê. Nem se sabe de que forma, de que tamanho ou de cor ele é.- Discordo. Comete tu uma infração à lei e verás como ele aparece logo, em carne e osso!

Sou picado das bexigas,Foi Deus servido em tê-las;Não há nada mais galanteQue o céu com suas estrelas.

CUIDADO COM AS FACILIDADES DE CRÉDITOAntes de comprar a crédito e a prestações qualquer bem, não se deixe embalar pelos rebuçados

da publicidade. Emende o slogan “compre e pague em x cómodas prestações mensais” para: “compre e pague em x incómodas prestações mensais”. Verá que estará dentro da verdade. E, aí, talvez pense duas vezes, antes de comprar qualquer bem em semelhantes condições.

DESAPARECIMENTO DE CRIANÇA- Ora, vamos lá saber como é que a criança desapareceu.- Olhe: há pouco tempo, estava aqui um senhor com uma quantidade de balões, ligados por um

cordel. Pediu à criança que, enquanto ele ia tomar um café, lhe segurasse nos balões. E, desta sorte, quando menos se esperava, a criança levantou voo e não voltou a ser vista por estas redondezas.

As estrelas do céu corremTodas numa carreirinha;Assim correm os amoresDa tua mão para a minha.

MAIS ESPERTA DO QUE O ADVOGADOEstou disposta a pagar em dobrado, se a resposta me satisfizer, diz a cliente para o advogado,

como introdução ao assunto.

AS ILUSÕES DA TELEVISÃO- Parabéns, minha senhora. O pitéu que a senhora fez no seu programa de televisão “Culinária”

estava tão bom, que eu, antes do gosto, até lhe senti o cheiro!

O HOMEM PERFEITO- E não era só a pessoa à altura. Era, também, ao comprimento e à largura! É o que se pode

chamar ‘um homem perfeito’.

Page 15: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

23

A DIFERENÇA ESTÁ SÓ NUM ERRE“Este, - dizia o potencial comprador ao vendedor, - é mais carro, mas mais caro”. Diga, antes,

lhe retorquia o vendedor, “este é mais caro, mas mais carro”.

SEM HABILITAÇÃOPara tudo é preciso apresentar documento de habilitação. Só para uma coisa não é necessário:

para se ser pai

DESPREZO JUVENIL- Está aqui um livro. Vou interrogá-lo:Livro, que andas aqui fazendo?- Ando à procura de um jovem leitor.Jovem Leitor: - Bem podes esperar e ir bater a outra porta.

OUTRO MILAGRE DAS ROSAS (charge política)

1ª Versão (versão rosa, símbolo do PS)- Isabel, que levas aí no regaço?- Lindas rosas, meu senhor!- Joana, que levas aí no regaço?- Laranjas amargas, meu senhor!

2ª Versão (versão laranja, símbolo do PSD)- Isabel, que levas aí no regaço?- Laranjas lindas, meu senhor!- Joana, que levas aí no regaço?- Rosas fanadas, meu senhor!

ESQUECIMENTO DIVINOO velho vivia triste, triste e não fazia mais do que repetir: “Deus deve ter-se esquecido de mim”. Preparava-se para celebrar o 120º aniversário!TRATAR POR TU- Minha senhora, dá-me licença que a trate por tu?- Não senhor!

IR PARA FORA- Nós, no Verão, todos os dias, ao domingo, dia-sim, dia-não, almoçamos fora.

Page 16: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

24

Temos o hábito de pôr a mesa no quintal.- Então, é caso para dizer que cumpre à risca o slogan turístico-patrioteiro: “vá para fora cá

dentro”.

COISAS DA REALIDADE VIRTUALQuando, por atraso, o operador de câmara televisiva estava a mostrar a grande defesa do

guarda-redes de uma das equipas, já, na realidade, a bola tinha entrado na baliza e o árbitro tinha validado o golo. É caso para dizer: senhor cameramen, ande lá mais depressa com isso!

Mas o contrário também pode acontecer:O operador de câmara que estava a transmitir em direto o jogo de futebol entre duas equipas de

primeira linha, “marcou” um golo na baliza de uma das equipas sem, na realidade, a bola ter entrado no espaço interior da baliza. Tratou-se simplesmente, de um golo...virtual.

UM LEITOR PREVIDENTE- Então, para que levas tantos livros para férias, se tencionas estar tão poucos dias? Tu nem

terás tempo para ler um!- É para não os desejar!

O VALOR AURÍFICO DO SILÊNCIO- Há uma coisa de ouro que as mulheres detestam. Sabes qual é?- Não sei, nem faço ideia!- É o silêncio! Porque lá diz o ditado: “o silêncio é de ouro”. E ouro é o que as mulheres mais

ambicionam ter.

SER OU NÃO SER CANHOTO- Então o senhor pisca para a esquerda e curva para a direita?- É que eu sou canhoto!- Pronto! Desculpe o reparo.- Não tem de quê!

A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO No tempo de Salazar, o homem foi preso porque escreveu numa parede de uma das ruas de

Lisboa:Salazar deve morrer não faz falta à NaçãoMas foi solto quando, explicando-se e emendando a frase, disse que costumava sempre pôr os

sinais de pontuação no fim. Que a frase é como segue: “Salazar deve morrer? Não. Faz falta à Nação”. É que o coitado fora preso em flagrante delito de escrita por um polícia de giro à paisana que

não lhe dera tempo de colocar a pontuação...

Page 17: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

25

A OUTRA FACE DE MAOMao Tsé Tung chamava às mulheres “ a outra metade do céu”. - O tal que era Mao, Mas nunca exigiu Macau (a Portugal).

O MUITO E O POUCO «Antes (da independência) trabalhávamos pouco para comer muito; hoje, temos que trabalhar muito para comer pouco» - dizia, com verdade, uma natural de S.

Tomé e Príncipe.E um natural e residente na Guiné-Bissau, dizia, com amargura: «o país onde há tanto que

fazer e tantos para o fazer!» - referia-se à caterva de desempregados.

A RELATIVIDADE DAS COISASO muito e o pouco são grandezas muito relativas. Assim, nestas frases:Um tijolo, para construir um prédio, é pouco;Um tijolo que caia na cabeça de um transeunte de um 6º andar de um prédio em construção

é muito.

O SAQUE BANCÁRIO«O superendividado é uma pessoa que se droga com o cartão de crédito ou se embebeda com

o saque bancário» - dizia alguém entendido nestas matérias.

ANDAR NA LINHAA única mulher que andava na linha veio um comboio e matou-a.

SER DAS DIREITASDisseste que és uma mulher das direitas. Preferia que fosses uma mulher às direitas.

O PROBLEMA DO TRÂNSITOO trânsito. O trânsito. O trânsito. Dificuldades nas acessibilidades. Acessibilidades bloqueada

estradas bloqueadas. ICs 19. Velocidade de caracol. Eis três boas maneiras de diminuir a intensidade do tráfego rodoviário: Que o Estado promulgue uma lei onde conste que só poderão circular nas estradas do país: - os carros que estiverem pagos; - os que forem do próprio, o que equivale a dizer o mesmo.- que no lugar do conta-quilómetros, passe a figurar um «(des)conta-euros».

UMA CANETA DIFERENTE- O menino teimava que tinha uma caneta igual à minha. Era a marca, a cor, o preço.Eu, então, respondi-lhe: - Não tens, não. É, realmente, em tudo igual à minha, - uma Parker, menos numa coisa: a

minha escreve sem erros.

Page 18: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

26

CARROS NOS PASSEIOS- Puseram os carros no passeio. Como é que a gente passa?- Não passa!TRABALHO E PÃO«Queremos trabalho e pão» - dizia um anúncio afixado numa parede de uma casa, em Lisboa.- Lá «trabalho», ainda se arranja. Agora, «pão» também... Com franqueza, já é exigir demais!

- dizia um empresário fascista, nos tempos do PREC, ao dar de caras com semelhante anúncio.

ABAIXO A TELEVISÃO! A minha vizinha da frente teve há pouco tempo um bebé muito lindo, um amor de menino.

Tinha-me dito que dá muito boas noites e só chora às horas das refeições, como bebé que se preza. Ontem, ao ouvi-lo chorar tão desalmadamente, apertou-se-me o coração e bati à porta dizendo-lhe:

- Ó vizinha, que tem o seu menino que chora tanto e tão desalmadamente, que até me dá apertos no coração?

- Não é o meu filho, que dorme a sono solto. É o bebé da telenovela que estou a ver!A televisão prega-nos cada susto!

UMA METÁFORA EM VERSOA professora escolheu, para exemplo de uma metáfora, a expressão «um fiozinho de azeite».

Então, um colega de estágio que estava a assistir à mesma aula e que tem a mania de ser um poeta repentista, logo, ali, fez, de supetão e à socapa, a seguinte quadra:

Estas aulas de português São um amor, um deleite!P’ra formar uma metáfora,Basta um fiozinho de azeite.

UMA TROCA-BALDROCA- Ultimamente, têm surgido por aí tantos pontos que deixou de se dizer «pôr os pontos nos is»,

mas passou a dizer-se: «pôr os is nos pontos».

NUMA ESTRADA ÀS CURVAS- A estrada era toda às curvas e a passageira, a certa altura, sentada no banco de trás, diz que vai

aflita, com vontade de vomitar. Então o condutor, talvez para abreviar o desenlace daquele vómito de aflição, travou com tanta (in)felicidade que o carro fez três peões seguidos.

- E a senhora vomitou?- Não. Quem vomitou foi o veículo – ao segundo peão, vomitou a senhora para fora do carro!

O DESCASAEle ajuda a dar os nósAos noivos que se aprazam;Às vezes, de pouca dura:Ele os casa, eles descasam!

Page 19: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

27

DECRETOS POR MEDIDA- Não percebo quem é aquele senhor que anda com uma fita métrica ao pescoço.- É um ministro. Faz decretos por medida.

À PROCURA DE ESCÂNDALOS- Temos o nosso jornal «O Arroto» pronto a ir para a rua. Só estamos à espera de um escândalo,

para completarmos a 1ª página com um título bombástico. Vários jornalistas foram mandados para a rua à cata do tal escândalo. Eles devem estar a chegar.

FALAR CONSIGO MESMO- O senhor está a falar sozinho.- Eu não sou homem de falar sozinho. Estou a falar comigo mesmo. Só isso.

Quem tem dois coraçõesFaça presente de um;Eu já fui dona de dois,Agora, não tenho nenhum.

VENDA DE UM CASACO- O senhor quer vender-me o seu casaco?- Com, ou sem bolsos? (Que é como quem diz: com, ou sem a carteira?)

O HOMEM QUE SE PERDEUO senhor que se perdeu, na cidade de Coimbra chamava-se Torcato. Mas a mulher chamava-o

por «TorqUato» (leia-se o U). Então, ela veio para a rua a gritar:- Não viram por aí, o meu TorqUato? Oh meu TorqUato! Meu querido TorqUato!Então, um senhor que era amigo dele e com o qual o perdido tinha saído sem dizer nada à

esposa, respondeu, em voz muito alta e bem timbrada, para tranquilizar a senhora:- Minha senhora, está AQUI! (leia-se o U).

UM ALDEÃO EM LISBOA - Disseram-me que há tanta gente da nossa terra em Lisboa... Eu já estou aqui à varanda da

casa do meu filho há uma boa meia hora e ainda não vi passar ninguém da nossa terra – disse o pai para o filho que vivia em Alvalade.

ALERTA MÉDICO- É do «Alerta Médico?»- É sim, minha senhora. Deseja alguma coisa?- Não, menina. É que eu sou sócia e era para saber se vocês estão mesmo alerta ou não.- Estamos, sim. Em alerta permanente.- Obrigada. (Em aparte: assim já posso adoecer mais descansada).

Page 20: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

28

A SENHORA ALICE- Como se chama a senhora? Perguntei a uma dama, já de terceira idade, que estava

acompanhada do marido.- Eu chamo-me Alice e o meu marido Serafim. Alice fazem, Alice pagam, acrescentou,

querendo dar uma aragem de tom brejeiro à sua resposta.

FILHOS SEM PAIA ciência tem evoluído muito ultimamente. E a prova é que antigamente, não havia pais sem

filhos e agora, já pode haver filhos sem pais... e filhos com mais do que um pai!

O PAÍS DAS FEIRAS- Em Portugal há «feira» em todas as terras do país todos os dias da semana, exceto aos

sábados e domingos. A começar pela segunda-feira.

OS NOVOS INTELECTUAIS- «Intelectuais», aqui na escola, são os alunos que lêm «A Bola» «O Jogo» e o «Record».

Porque os outros não lêm nada – queixava-se uma professora de Português e parece que com razão.

NEGÓCIOS EM PÉ- Senta-te aqui.- Não é preciso. Fico em pé.- Negócios em pé não são negócios.

OS RICOS E OS POBRESAqui no nosso país, em termos de contabilidade, não entra o sinal menos, só o sinal mais: os

ricos estão cada vez mais ricos e o pobres são cada vez mais e estão cada vez mais pobres.

Leio, assustado, um título bombástico, no meu jornal diário: «Reunião numa nova pangeia (1) – daqui a 200 milhões de anos». Confesso que esta notícia me

deixou deveras atemorizado. Sobretudo, a segunda parte da frase.

Health Tips - eis o livro que, segundo os seus autores, ensina a resolver todos os problemas de saúde. Agora é que os médicos vão todos para o desemprego. Ou não seja esse o maior desafio dos médicos: a profissão que mais faz para a sua extinção.

GANHAR FAMA E DINHEIRO - Como conseguiu a senhora, tão despida de preconceitos, com a confecção de simples

vestidos, ganhar tanta fama e dinheiro?- Granjeou como, a fama ela?A fazer lindos vestidos?

(1) Hipotético supercontinente único que, por divisão ulterior, deu origem aos continentes atuais (gr. Pan+geia – toda a terra.)

Page 21: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

29

- Ganhou a grande clientelaA fazer lindos despidos!

CANDIDATO A CANDIDATO- Ouvi dizer que és candidato a Presidente da República!- Não deturpes as coisas: eu sou candidato a candidate. Não é bem a mesma coisa.E digo mais: se ganhar, demito-me!

BARRACA- É uma barraca! O homem não quer sair da barraca!

UM BOM LEMBRETEEle era um homem muito distraído: só deu por falta do chapéu-de-chuva quando ia a abri-lo.

TROCA DE CHAPÉUPorque será que, quando nos trocam o chapéu de chuva, deixado por esquecimento, nunca é

por um melhor?

UM GUARDA-CHUVA COM BURACOSDois amigos passeiam-se de guarda-chuva. De repente, começa a chover.- Depressa! Abre o teu guarda-chuva – diz um deles.- Não serve de nada. O meu guarda-chuva está cheio de buracos.- Então, porque é que o trouxeste?- Porque julgava que não ia chover!

DE MANGAS ARREGAÇADAS- Que é isto, meu Deus? Tanta gente de mangas arregaçadas!- Sabe, são os novos ministros. O senhor não leu no «Público»: «Ministros arregaçam as

mangas?»

SERÁ POR ISSO?- Porque é que as nódoas nunca são da cor dos tecidos?- Ora, porque houvera de ser?! - porque os tecidos nunca são da cor das nódoas!

PISAR O RISCOPisar o risco. É sempre uma atitude censurável. Só há uma maneira de ninguém o pisar:

consiste em suprimi-lo.

O COPO MEIODois malucos a discutir. Cada um teimava na sua. Um dizia que o copo estava meio-cheio. O

outro afirmava que ele estava meio vazio. Vão lá entender-se estes dois. Só podia ser mesmo coisa de malucos.

Page 22: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

30

ESTRANHA IGUALDADE1 garrafa ½ cheia = 1 garrafa ½ vazia; donde, dividindo os dois membros da equação por ½,

o que não lhe altera o valor, temos: 1 garrafa cheia = 1 garrafa vazia.

CARROS A ABRIRTenho visto muitos carros a abrir. Nunca vi nenhum a fechar.

DEIXAR DE TRABALHAR- Tenho tanto dinheiro que já não preciso de trabalhar, dizia o amigo. O outro respondeu-lhe: - Pelo contrário: com esse dinheiro todo é que tu precisas, mesmo, de trabalhar.

CONVERSA DE MALUCOS- Ele estava tão zangado... Porque seria?- Não sei.- Também me pareceu.

NOMES MAL DITOSDois locais em Lisboa que são um contra-senso: «Cemitério dos Prazeres». E «Tribunal da Boa-Hora». O primeiro, para toda a gente, viva e morta. O segundo, para muitos.

Jorge Amado deu o nome de Funerária Paraíso em Flor, na sua obra Dona Flor e Seus Dois Maridos a uma empresa funerária, usando da mesma astúcia literária a que poderíamos chamar ‘cacofemismo‘.

VIVA O ESTADO-PROVIDÊNCIA!O Estado-Providência é aquele onde todos procuram viver à custa dos demais.

IR A PARISO meu filho mais velho, a mulher e os filhos, foram a Paris e pediu-me para lhe tratar do cão,

de dois peixes e de um canário. Ao segundo dia, dois peixes apareceram mortos a boiar no aquário. Estão a ver o que me aconteceu?

Mas que foram eles fazer a Paris?

O CALOR NÃO DILATA OS CORPOSDizem que o calor dilata os corpos. Nada mais falso. Coloca tu um bife na frigideira e vê lá se

fica com o mesmo tamanho.

SÓ NO ALENTEJO!Numa localidade do Alentejo houve uma manifestação contra o frio.

Page 23: BBLIA OS PENSAEPOS

BÍBLIA DOS PENSATEMPOS

31

Caso curioso: tenho visto procissões a pedir que chova, nunca vi nenhuma a pedir que deixasse de chover.

CONTRA-NATURAAs coisas andam, mesmo, ao contrário. De Inverno, que era quando precisávamos que

houvesse calor para nos aquecermos e não andarmos enregelados, nem a tiritar, há frio que se farta; de Verão, quando precisávamos do fresco, é que há calor, muito calor.

A FORÇA DA INTERNETJá não se diz «eternamente», mas «internetemente», a partir do momento em que nasceu e

prospera a Internet.

PERIGO DE MORTE

Na minha rua há um posto de alta tensão. Tem um aviso que diz: PERIGO DE MORTE. NÃO TOCAR. Há dias, passou lá uma banda de música.

A DESCOBERTA DOS RICOSVIAGRA - Foi uma grande descoberta. Mas só os ricos o compram. Porque os pobres andam

sempre tesos.

ACABAR COM OS RICOSNos tempos do PREC (Processo Revolucionário em Curso) houve uma feroz perseguição aos

ricos. A ponto de terem que fugir do país. Um revolucionário, cujo marxismo-leninismo lhe subiu à cabeça, numa conversa com um sueco a este propósito, gabava-se dos avanços da revolução portuguesa.

- Nós em Portugal, graças à revolução de Abril, já quase acabámos com os ricos.

Page 24: BBLIA OS PENSAEPOS

Artur Neto Gonçalves

32

Resposta pronta do sueco: - Pois no meu país, há cinquenta anos que andamos a ver se conseguimos acabar com os

pobres e ainda não conseguimos. Apesar dos grandes progressos já alcançados.

A LÓGICA É UMA BATATA?Se um operário pode construir uma casa em doze dias, seis operários podem fazê-lo em dois

dias. Assim, num mundo bem feito, se um navio demorar a chegar à Madeira quarenta e oito horas, seis navios deviam demorar oito horas, apenas, a fazer o mesmo percurso.

Ou a lógica é uma batata...filosofava muito filosoficamente um refinado cábula.

ANTIGUIDADES POR ENCOMENDAO homem começou a ir de vento em popa com o negócio a partir do dia em que colocou o

seguinte letreiro à porta da sua loja de antiguidades: «Antiguidades feitas por encomenda».

A VALIDADE DOS CHEQUESUm freguês manda a seguinte nota ao merceeiro: «Queira enviar-me três dúzias de ovos. Se forem bons enviar-lhe-ei um cheque em euros.»O merceeiro respondeu, nas costas do bilhete: «Envie primeiro o cheque em euros. Se for bom, isto é, se tiver crédito, enviar-lhe-ei os ovos.»

O freguês enviou-lhe um cheque cruzado.

SER UM BOM MÉDICOO bom médico é aquele que consegue levar o seu doente a acreditar na doença de que este

julga estar sofrendo, enquanto o vai tratando daquela que ele realmente tem.

ESTAR SEMPRE DESCONTENTEPassamos a primeira metade da vida a desejar a segunda e a segunda a suspirar pela primeira.

AMAR OS INIMIGOSDevíamos ser amigos dos nossos inimigos porque eles são os que mais pensam e falam de nós.

ABCEDÁRIOArteA arte de furtar ou o estratagema do bom ladrão:«com arte e com engenho vivo metade do ano; Com engenho e com arte vivo a outra parte»- dizia um grande mestre desta profissão.

BeijadaUma para ser beijada, punha-se em bicos de pés. A outra, para o não ser, inclinava-se para trás.