bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

15

Click here to load reader

Upload: catarinaines12e

Post on 06-Jul-2015

141 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelos aditivo e subtrativo, modelo CMYK e modelo HSV

Page 2: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo aditivo vs. Modelo subtrativo

Quando se fala de obtenção de cor, podemos distinguir dois modelos:um modelo em que a cor é obtida aditivamente (cor luz) e outro emque a cor é obtida subtrativamente (cor pigmento).

Ao modelo utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadaschama-se modelo aditivo e ao modelo utilizado para descrever ascores impressas dá-se o nome de modelo subtrativo.

Page 3: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo aditivo vs. Modelo subtrativo

MODELO ADITIVO:O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda dequalquer luz emitida, ou seja, quando duas luzes (cores) chegamsimultaneamente (ou alternando-se rapidamente) ao olho, éprovocada uma impressão cromática. Diz-se que ocorre uma misturaaditiva de cores.

Verifica-se, portanto, que a ausência de luz ou de cor corresponde àcor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou dascores vermelha, verde e azul indicam a presença da luz ou a corbranca.

Page 4: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo aditivo vs. Modelo subtrativo

LEIS DA MISTURA ADITIVA – LEIS DE GRASSMANN:1. Do resultado de uma mistura aditiva de cores, percebe-se oestímulo visual cromático mas não a sua composição espectral;2. Todo o estímulo cromático pode ser obtido aditivamente pelavariação das intensidades de três cores fundamentais quaisquer;3. Todos os estímulos coloridos são constantes.

Page 5: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo aditivo vs. Modelo subtrativo

MODELO SUBTRATIVO:O modelo subtractivo explica a mistura de pinturas e tintas paracriarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz ereflectem outros. Assim, a cor de um objecto corresponde à luzreflectida por ele e que os olhos recebem.

Ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor maisescura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda,subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco (e nãoao preto, como no modelo aditivo) e significa que nenhumcomprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos.

Page 6: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo aditivo vs. Modelo subtrativo

RESUMINDO…

MODELO ADITIVO MODELO SUBTRATIVO

Luz emitida e projetada num ecrã Luz refletida

Mistura de cores emitidas por fontes de luz

Mistura de cores de pintura ou impressão

Page 7: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo aditivo vs. Modelo subtrativo

RESUMINDO…

Modelo aditivo Modelo subtrativo

Page 8: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo CMYK

CARACTERIZAÇÃO:CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtractivas formado por Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta) e Preto (Black). É baseado no modelo CMY, ao qual foi acrescentada a cor preta, por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.

Este modelo baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outras.

Page 9: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo CMYK

APLICAÇÕES:

- Impressoras;- Fotocopiadoras;- Pintura;- Fotografia.

A impressão assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto. Desta forma, as áreas em branco indicam inexistência de tinta ou pigmentos e as áreas escuras indicam uma concentração de tinta.

Page 10: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo HSV

CARACTERIZAÇÃO:

O modelo HSV é definido pelo uso das grandezas: tonalidade (Hue),saturação (Saturation) e valor (Value).

A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura com saturação eluminosidade máximas, permitindo fazer a distinção das várias corespuras.Exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.

Page 11: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo HSV

CARACTERIZAÇÃO:

A saturação (Saturation) indica a maior ou menor intensidade datonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (cinzenta). Uma corsaturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. Desta forma asaturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor,descrevendo em termos técnicos a quantidade de cinzas numa cor.

Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 0% indica ainexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100%indica uma cor saturada ou pura.

Page 12: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo HSV

CARACTERIZAÇÃO:

O valor (Value) traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, seuma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luzque a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com aluz reflectida, enquanto que o termo brilho está relacionado com a luzemitida. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade depreto associado à cor.

Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 0% indicaque a cor é muito escura ou preta e o valor 100% indica que ésaturada ou pura.

Page 13: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo HSV

CARACTERIZAÇÃO:

Pode concluir-se que a tonalidade e a saturação são elementos decrominância pois fornecem a informação relativa à cor.

Por outro lado, a percepção da luminosidade (luz reflectida) e dobrilho (luz emitida) são elementos de luminância.

Page 14: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Modelo HSV

APLICAÇÕES:

O modelo HSV baseia-se na percepção humana da cor do ponto devista dos artistas plásticos, ou seja, estes para obterem as várias coresdas suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho esaturação. Assim é mais fácil manusear as cores em função de tons esombras do que apenas combinações de vermelho, verde e azul.

Page 15: Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Trabalho realizado por:- Catarina Custódio, nº 8

- Inês Neves, nº 13

12ºE