bárbara heliodora é a única com banco de leite no acre · em seguida, uma poderosa ... o banco...

8
JORB (68) 9951-5180 oriobranco.net @ORIOBRANCO.NET [email protected] [email protected] Pág. 06 Com vagas para o Acre, inscrições para o concurso do IBGE encerram na quarta-feira RESPEITANDO o Leitor! R$ 2,00 www.oriobranco.net ANO 47 - Nº 11.457 EDIÇÃO DE DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016 Artigo do Narciso O deputado federal, Eduardo Cu- nha (PMDB) chegou a comandar pessoalmente, a maior bancada na Câmara dos Deputados Pág. 03 Os tempos mudaram Primeiro semestre deste ano foi de grandes realizações, avalia Ney Amorim Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre A Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) de Rio Bran- co é a única o Estado habilita- da para receber doações de leite materno, usadas para ali- mentar crianças que não te- nham capacidade de sugar, por terem nascido prematuras ou não poderem ser amamentados pe- las mães, devido a alguma pato- logia. Há 16 anos, o banco de lei- te funciona 24 horas por dia, com o objetivo de suprir a demanda das enfermarias onde se encon- tram os bebês de nascimento pre- coce e de baixo peso. Pág. 08 Ex-prefeito Aldemir Lopes é transferido para capital Pág. 07 Acordo é fechado com a prefeitura para beneficiar empresários e contadores Pág. 05 Temperatura deve despencar e trazer clima mais frio a partir de hoje Wanglézio Braga “Uma forte frente fria e, logo em seguida, uma poderosa onda de frio polar despencam a temperatura, a partir da noi- te deste sábado, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás e no Amazonas”. É o que prevê o pesquisador Da- vid Friale em seu boletim me- teorológico para este final de semana, sobretudo a partir de domingo, 17. Nas condições gerais, a previsão também se confirma com outros centros de pesquisas meteorológicas. Pág. 04 O domingo será com tempo frio e muito vento de sudeste, no leste e no sul do Acre FOTO: FRANCISCO CHAGAS AC tem maior crescimento do país no setor de serviços em maio, diz IBGE Pág. 05 Homem tem cabeça esmagada pelo próprio carro ao chegar em casa Pág. 07 Jovem de 17 anos leva 27 facadas em Sena Madureira; Suspeita é a própria prima Pág. 07 Seminário discute gestão fundiária do Acre Pág. 04 Pág. 03 Presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT) FOTO: ASSESSORIA FOTO AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE Com apoio do governo, Granja Carijó chega a mais de 50% do mercado acreano O governador Tião Viana e um grupo de empresários e gestores públicos visitaram na manhã deste sábado, 16, a Granja Carijó, maior produ- tora de ovos de galinha do Acre, com galpões de pro- dução em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul que atingem 53% do mercado do estado. A Granja Carijó fica localiza- da na Vila Pia e é um em- preendimento privado famili- ar, liderado por Luiz Helos- man e dois de seus filhos. Pág. 08 FOTO AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE Há 16 anos, o banco de leite funciona 24 horas por dia FOTO AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE Só essa unidade produz hoje mais de 90 mil ovos por dia

Upload: buinhan

Post on 25-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

JORB (68) [email protected] [email protected]

[email protected]

Pág. 06

Com vagas para o Acre, inscrições para o concurso do IBGE encerram na quarta-feira

RESPEITANDOo Leitor!

R$2,00www.oriobranco.net ANO 47 - Nº 11.457 EDIÇÃO DE DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016

Artigo do Narciso

O deputado federal, Eduardo Cu-nha (PMDB) chegou a comandar

pessoalmente, a maior bancada naCâmara dos Deputados

Pág. 03

Os tempos mudaram

Primeiro semestredeste ano foi de

grandes realizações,avalia Ney Amorim

Bárbara Heliodora é a únicacom Banco de Leite no Acre

A Maternidade BárbaraHeliodora (MBH) de Rio Bran-co é a única o Estado habilita-da para receber doações deleite materno, usadas para ali-mentar crianças que não te-nham capacidade de sugar, porterem nascido prematuras ou nãopoderem ser amamentados pe-las mães, devido a alguma pato-logia. Há 16 anos, o banco de lei-te funciona 24 horas por dia, como objetivo de suprir a demandadas enfermarias onde se encon-tram os bebês de nascimento pre-coce e de baixo peso.

Pág. 08

Ex-prefeito Aldemir Lopes é transferido para capitalPág. 07

Acordo é fechado com aprefeitura para beneficiarempresários e contadores

Pág. 05

Temperatura deve despencar etrazer clima mais frio a partir de hoje

Wanglézio Braga

“Uma forte frente fria e, logoem seguida, uma poderosaonda de frio polar despencama temperatura, a partir da noi-te deste sábado, no Acre, emRondônia, em Mato Grosso,em Goiás e no Amazonas”. Éo que prevê o pesquisador Da-vid Friale em seu boletim me-teorológico para este final desemana, sobretudo a partir dedomingo, 17. Nas condiçõesgerais, a previsão também seconfirma com outros centrosde pesquisas meteorológicas.

Pág. 04O domingo será com tempo frio e muito vento de sudeste,no leste e no sul do Acre

FOTO: FRANCISCO CHAGAS

AC tem maior crescimentodo país no setor de serviços

em maio, diz IBGEPág. 05

Homem tem cabeçaesmagada pelo próprio

carro ao chegar em casaPág. 07

Jovem de 17 anos leva 27facadas em Sena Madureira;Suspeita é a própria prima

Pág. 07

Semináriodiscutegestão

fundiáriado Acre

Pág. 04

Pág. 03

Presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT)

FOTO: ASSESSORIA

FOTO AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE

Com apoio do governo,Granja Carijó chega a maisde 50% do mercado acreano

O governador Tião Vianae um grupo de empresáriose gestores públicos visitaramna manhã deste sábado, 16,a Granja Carijó, maior produ-tora de ovos de galinha doAcre, com galpões de pro-dução em Rio Branco e em

Cruzeiro do Sul que atingem53% do mercado do estado.A Granja Carijó fica localiza-da na Vila Pia e é um em-preendimento privado famili-ar, liderado por Luiz Helos-man e dois de seus filhos.

Pág. 08

FOTO AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE

Há 16 anos, o banco de leite funciona 24 horas por dia

FOTO AGÊNCIA DE NOTICIAS DO ACRE

Só essa unidade produz hoje mais de 90 mil ovos por dia

Page 2: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo, conhecido como Jor-ge da Fazenda (PSD), para umamissão de interesse público.

* Na presença de todos osvereadores, Jorge foi comunica-do oficialmente de sua posse in-terina como prefeito nos próxi-mos dias. Na ocasião, ele la-mentou pela forma em que estáassumindo o Município.

* APOIO # O presidente doPSD municipal e representantedo senador Sérgio Petecão, es-tiveram presente no ato e afir-maram apoio para ajudar noque for preciso durante o tem-po em que Jorge estiver comoprefeito interino.

* Jorge da Fazenda tomou ci-ência da decisão da Polícia Fe-deral e assinou os documentosna Câmara, assumindo oficial-mente o Município de Brasiléianos próximos dias. Em segui-da, seguiu para a sede da Pre-

Por Francisco PantigosoVelloso da Silveira*

A Interoceânica Sul e a por-ta natural para os negóciosentre o Brasil e o Peru. No en-tanto, é um alvo reto para am-bos os países. Esta rota uneos portos de Ilo, Matarani eSan Juan, no Pacifico perua-no, com as cidades brasileirasde Rio Branco (AC) as quaisestão unidas pela BR 364,como Porto Velho (RO) e Cui-abá (MT). Uma alternativa ma-ravilhosa para evitar a voltamarítima pelo porto de Santosem São Paulo até os portosperuanos. Mas a pergunta quenos deixa pensativo, depois devários anos de inaugurada elaesta sendo aproveitada comose deve, principalmente, nasinúmeras possibilidades comer-ciais?

Quem percorre a estradamaravilhosa de Porto Maldona-do até Rio Branco, pode apre-ciar uma boa opção turística.Motos enormes vindas do Suldo Brasil indo até o místicoCuzco, ou carros particularesquerendo conhecer um Perucheio de belezas naturais eculturais, percorrem diariamen-te esta estrada cuja finalidadeé ser nitidamente comercial.

Mas o comércio já come-çou a estar presente, se bemde maneira ainda em cresci-mento. Assim, do Peru, estãochegando já ao Brasil, cebola,alho, materiais de construção,entre outros produtos, em es-forços ainda isolados e nãopermanentes.

Do Brasil ao Peru, vem omilho e soja, além de maqui-nários pesados. A estrada tam-bém é ponte de transporte en-tre Brasil e países como oEquador (unindo a Interoceâni-ca Sul com a PanamericanaSul), e do Peru vem passandocimento para Cobija, na Bolí-via, esta última com baixo sis-tema de transito alfandegário.

O que os empresários vêmexigindo (ambos os lados), émaior difusão das vantagensdessa rota: benefícios tributá-rios diversos, aplicação daACE 58, vigência do Conveniopara Evitar a Dupla Tributaçãoentre o Brasil e o Peru, exis-tência de dicas de despachan-tes de alfândega, possibilida-des de planificação fiscal rela-cionada com os benefíciosexistentes nas áreas geográfi-cas em que a estrada passa.

Por exemplo, os empresá-rios brasileiros desconhecem a“Lei de Benefícios da Amazô-

O dia 17 de julho é uma data dedicada paralembrarmos que preservar as florestas não é ape-nas uma opção, mas uma necessidade. Origi-nalmente nesta data era comemorado o dia doCurupira, um personagem do folclore brasileiroconhecido por pregar peças naqueles que des-troem a floresta. Mas, infelizmente, o persona-gem vive apenas nos contos infantis e a florestanão consegue se defender sozinha. Por isso, énossa responsabilidade preservar este importan-te patrimônio do Brasil.

As florestas são parte vital do ciclo da água,contribuindo para a formação de chuvas que abas-tecem várias regiões do país. Elas também nosprotegem de climas extremos, como cheias ou se-cas. Sem elas, a produção de alimentos ficaria com-prometida e a vida na Terra cada vez mais difícil.

Diversos estudos científicos já mostraram queas florestas também são importantes na prote-ção de nascentes e rios, aumentando a qualida-

Queimadas: A ganância de alguns, o prejuízo de muitos. Lamentavelmente, empleno ano de 2016, o homem ainda não findou essa primitiva prática de queimar. Oregistro é Francisco Chagas.

Proteção às florestas

Interoceânica: Siga seu objetivoARTIGO

EDITORIAL

de e a quantidade da água que consumimos. Odesmatamento oferece lucro para poucos e pre-juízo para toda a sociedade, inclusive para quemvive nas grandes cidades e para aqueles quepromovem o desmatamento. Ainda sim, destruiras florestas é permitido no Brasil.

Hoje sabemos que existem diversos profis-sionais que realmente protegem diariamentenossas florestas. Chico Mendes destacou-secomo um importante homem que levantou abandeira da luta contra a destruição da Amazô-nia. Ele realizou diversos trabalhos e lutou ati-vamente contra o desmatamento e o massacreaos índios. Em virtude de sua luta, gerou revol-tas e começou a receber ameaças, sendo mor-to em 1988.

Essa luta, no entanto, não pode acabar! Asflorestas são importantes para o equilíbrio dosecossistemas e o interesse econômico não deveestar acima do interesse do planeta.

REDAÇÃOORB

RIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016 2-A OPINIÃO

* O ESCOLHIDO # O deputa-do Wesley Rocha- PSDB, foi es-colhido pela direção do seu par-tido, para exercer importantecargo na condição de vice-líder,do governo Michel Temer-PMDB. Rocha, tem se destaca-do no cenário político nacional.

* O deputado Rodrigo Maia(DEM/RJ) tomou posse comonovo presidente da Câmara dosDeputados. Com 46 anos de ida-de e no 5º mandato de deputadofederal, administrará um dosmaiores orçamentos do país eserá o vice-presidente do Brasil,na linha sucessória, se confir-mar o afastamento em definiti-vo, de Dilma Roussef- PT. Pro-meteu pacificar e reequilibrar asforças políticas da Casa.

* INTERINO # O presidenteda Câmara Municipal de Brasi-léia, Mário Jorge Fiesca (PMDB),recebeu por volta das 17h30mdesta sexta-feira, 15, o vice-pre-

feitura, onde foi recebido peloprocurador jurídico, Pedro Di-ego, juntamente com a atualchefe de gabinete, assesso-res da comunicação e demaisfuncionários.

* NO GABINETE # O governa-dor Tião Viana se reuniu com aequipe de Segurança Públicado Estado, que tratou a respei-to da atuação integrada e efi-caz das Polícias, na resoluçãodas ocorrências realizadas naquinta-feira, 14, na capital eSena Madureira. A chefe daCasa Civil, Márcia Regina Perei-ra, acompanhou a agenda.

* Viana recebeu a visita decortesia do empresário João Al-buquerque. Ele recebeu tambémrecebeu no gabinete, o prefeitode Sena Madeireira, Manu Rufi-no. Na ocasião falaram sobre asações que a prefeitura executaem parceria com o governo eações de Segurança Pública no

município.* EM AGOSTO # O Juízo da

Vara Cível da Comarca de SenaMadureira marcou para o dia 11de agosto a audiência de ins-trução e julgamento para pro-dução de prova oral, consisten-te na oitiva de testemunhas eno depoimento pessoal do réuNilson Areal, por atos de impro-bidade administrativa em facedo ex-prefeito.

* A juíza de Direito Andréa Bri-to, titular da unidade judiciária,destacou que os pontos contro-vertidos do processo são relati-vos à ocorrência de ato de im-probidade administrativa, a par-ticipação do requerido nessesatos e os prejuízos causados aopatrimônio público. Desta forma,a análise processual será fixa-da em audiência, na presençadas partes, conforme é estabe-lecido pelo art. 373 do CódigoProcesso Civil.

OFF

nia”, que permite (na áreafronteiriça com o Acre), pa-gar somente 5% de impostoa renda e 0% de ICMS, emdiversas atividades como atransformação e comerciali-zação da madeira e da cas-tanha, entre outros produtos.

Ainda no lado de lá, tam-bém existe a passagem poráreas geográficas de mais de2,500 metros sobre o nível domar, que permitem a aplica-ção na “Ley de Zonas Alto-andinas”, com 0% de Impos-to a renda e 0% de ICMS.

Finalmente, a Interoceâ-nica acaba no Porto de Ilo,onde esta situada o CETI-COS, ou Centro da Transfor-mação, Investigação, Comer-cialização e Serviços, que sãozonas francas de alto nível deinvestimento pela confluênciacom um porto muito importan-te de saída direta para a Ásia eao lado do Pacífico mexica-no e americano.

No lado brasileiro, é reco-mendável uma forte difusãoda Zona de Processamentode Exportação (ZPE) acrea-na no Peru. Como é lembra-da, esta ZPE e a única al-fandegada no Brasil que per-mite obter benefícios tributá-rios se a indústria posiciona-da nos galpões de SenadorGuiomard vende 80% da suaprodução fora do país e cer-ca de 20% dentro do Brasil.Estas porcentagens deveri-am ser avaliadas para au-mentar a porcentagem deprodução a ser vendida den-tro do Brasil.

O alvo então continua.Uma estrada esta a esperado transporte (de ida e devolta, para evitar um “falso fre-te”), comece a ser fortemen-te desenvolvido, apoiando defato um comércio entre osdois países - Peru e Brasil -que tem tudo para crescer demaneira assertiva, cativa epermanente, seguindo o Pla-no de apoio recíproco queexiste há 10 anos desde osgovernos de Lula e Toledo.

O segredo para esse de-senvolvimento é único pormeio do êxito na difusão dasvantagens e oportunidadesvigentes que estão constitu-ídas nas Leis de oportunida-de, no entanto basta conhe-cê-las. E nesse meio o co-nhecimento é à base docrescimento comercial.

*Francisco Pantigoso éAdvogado tributarista in-ternacional.

O RIO BRANCOEMPRESA O RIO BRANCO LTDA - C.G.C. (MF) 04.063.210/0001-80 - Insc. Est. 01.40.0534-4 - SEDE: Av. Ceará, 2.804 - Ed. Cristiano Mendes de Assis-Centro - Fone: (0xx68) 3302-1300 - Fax: (0xx68) 3302-1315 - Rio Branco-Acre - CEP: 69900-460 - e-mail: [email protected] - [email protected] - [email protected] - www.oriobranco.net

Diretora Geral:Diretora Geral:Diretora Geral:Diretora Geral:Diretora Geral:LIBERDADE MARQUES

RRRRRedação: edação: edação: edação: edação: Antônio Muniz e Wanglézio Braga Fotografia: Fotografia: Fotografia: Fotografia: Fotografia: Francisco Chagas EditoraçãoEditoraçãoEditoraçãoEditoraçãoEditoraçãoEletrônica: Eletrônica: Eletrônica: Eletrônica: Eletrônica: Edson Carrilho (1ºCaderno) Ezilando Cordeiro (2º Caderno / Classificados)

E d i t o r - C h e f e :E d i t o r - C h e f e :E d i t o r - C h e f e :E d i t o r - C h e f e :E d i t o r - C h e f e :WANGLÉZIO BRAGA

FT/PI REPRESENTAÇÃOPUBLICIDADE MARKETIND LTDA

Al. DOS MARACATINS, 508 – 9° ANDAR - MOEMA04.089-001 – São Paulo – SP

FTPI Representação, Publicidade eMarketing Ltda.

SCN Ed. Liberty Mall, Torre “A”, Sala 617 –Brasília/DF - CEP: 70.912-704

PONTO DE VISTA:

REPRESENTANTES ASSINATURAS

AnualSemestralTrimestral

R$ 450,00R$ 225,00 R$ 112,50

Diretor de Jornalismo:Diretor de Jornalismo:Diretor de Jornalismo:Diretor de Jornalismo:Diretor de Jornalismo:MÁRCIO NUNES

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO TRADUZEM, NECESSARIAMENTE,A OPINIÃO DO JORNAL. NÃO DEVOLVEMOS ORIGINAIS, PUBLICADOS OU NÃO

Diretora ComercialDiretora ComercialDiretora ComercialDiretora ComercialDiretora ComercialROSA BARBOSA

2102-7900

Tribuna LivreOs convidados do programa Tribuna Livre de sexta-feira, na

TV Rio Branco-SBT foram os ex-deputados João Correia (PMDB)e Eduardo Farias (PC do B). O tema central foi a disputa elei-toral deste ano.

DiscordânciaEduardo Farias afirmou abertamente que o PC do B discor-

dou da indicação da professora Socorro Neri (PSB) na vaga dovice-prefeito Márcio Batista, mas em nome da unidade da FPA,respeitaram a mudança.

O mesmo filmeEm todas as disputas eleitorais, o velho filme se repete. Ou

seja, gestores mais enrolados que fios de bobina, enunciados ealguns condenados por vários crimes tentam encontrar um jeiti-nho de obter mais um mandato e continuar a safadeza.

IncrívelPor mais incrível que possa parecer, o eleitor gosta de votar

em político desonesto e incompetente. Não deveria ser assim,mas infelizmente é. Candidato ficha suja deveria ser barrado,naturalmente, pelo eleitor, não pela justiça.

Nem precisaO Tribunal de Constas do Estado (TCE) envia à Justiça Elei-

toral a lista negra dos candidatos com ficha suja. Claro que éapenas para cumprir uma formalidade, mas nem precisava, afi-nal, os que fazem rolo são velhos conhecidos.

ImpressionanteEm conversa com alguns colegas que fazem a cobertura do

cenário político local, esses chegaram a afirmar que este ano a listanegra seria menor, em função da crise financeira. Puro engano, mes-mo em plena crise, os gestores encontram jeito de roubar.

MorosidadeA morosidade da justiça beneficia e estimula os gestores

desonestos a continuarem brincando com recursos públicos.No Acre, há caso em que o prefeito foi condenado por crimepraticado em uma prefeitura, mas já estava exercendo o man-dato em outra cidade.

Marido e mulherPrefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PR) lançou

edital de concurso público para contratação imediata de váriosservidores. Até aí tudo bem. Ocorre que ele e a mulher tambémteriam feito inscrição e estariam na disputa por um emprego.

Seguiu exemploEm Tarauacá, o prefeito Rodrigo Damasceno (PT), que a

exemplo do prefeito de Plácido de Castro também é médico, seinscreveu no concurso público da prefeitura. A diferença é queem Tarauacá a primeira-dama não se inscreveu no concurso.

Fim da mamataEm dois tempos, o Presidente Temer estancou a sangria

dos cofres públicos via Lei Rouanet. Os “artistas” fizeram a fes-ta nos governos Lula e Dilma, mas agora a farra chegou ao fim.A Lei Rouanet vai financiar os projetos culturais, não as farraspessoais dos “bacanas”.

ApuraçãoPedido de criação da A CPI da Cultura ou CPI da Lei Roua-

net foi protocolado pelo DEM. A comissão será criada e instala-da para apurar denuncias de corrupção e formação de quadri-lha. Muitos artistas e empresários foram beneficiados pelos in-centivos fiscais.

SoluçãoA empresa Energia Sustentável do Brasil, proprietária da

usina de Jirau, enviou ofício à Agência Nacional de Águas (ANA),informando que pode acabar com a seca do rio Madeira, naregião da Ponta do Abunã, e afastar o risco do Acre ficar isoladodevido à estiagem.

Entrar em açãoDiante do exposto, resta às autoridades do Acre e Rondônia

entrarem em ação e resolver o problema. Não é mais horade ficar reclamando, se lastimando e fazendo terrorismopsicológico com a população.

ParceriaAo lado de Paulo Roberto Correia, superintendente da autar-

quia, Cameli visitou, sexta-feira, a oficina de marchetaria, emCruzeiro do Sul. Ele definiu com o artista Marqueson Pereira,os últimos detalhes da parceria a ser estabelecida com a pre-feitura.

Pelo amor à arteA valorização e a promoção

da marchetaria do Acre é umdos projetos indicados pelo se-nador Gladson Cameli (PP-AC)para a Superintendência de Desen-volvimento da Amazônia (Sudam)com o objetivo de regionalizar artee divulgar a arte acreana.

Page 3: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

POLÍTICA POLÍTICA POLÍTICA POLÍTICA POLÍTICA 3-A 3-A 3-A 3-A 3-ARIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016

Primeiro semestre deste ano foi degrandes realizações, avalia Ney Amorim

A aprovação da PEC-91/16, possibilitou que nocurtíssimo prazo de 30dias, 92 dos nossos 513deputados federais tro-cassem de partido. E omais grave: a menos deum ano das próximas elei-ções. O propósito, oumais precisamente, o des-propósito do referido tro-ca-troca foi tão somentepara possibilitar que ostrânsfugas, sem prejuízodos seus respectivos man-datos, pudessem mandaràs favas seus deverespartidários. Outra não foia razão de sua aprova-

ção. Lamentavelmente, temsido sempre assim: em sen-do do interesse dos nossoscongressistas, em tempo re-corde, excrescências destaordem acabam sendo apro-vadas e inseridas na nossalegislação, inclusive na nos-sa própria Constituição.

Estimular a infidelidadepartidária tem sido sim umadas mais grotescas agres-sões ao nosso sistema parti-dário, até porque, tanto a frag-mentação quanto a suafragilização dos nossos partidossó têm trazido prejuízos anossa própria democracia.

Findo o troca-troca par-tidário, fruto da aprovaçãoda referida emenda consti-

tucional, a nossa estruturapartidária, já bastante des-moralizada e anárquica, pi-orou ainda mais. Vide suasconsequências: o PMDB fi-cou com 69 deputados fe-derais, o PT com 58, oPSDB com 51 e o centrão,uma espécie de partido políti-co marginal, comandado pelodeputado federal Eduardo Cu-nha, com aproximadamente200 deputados federais.

Se antes da sua eleiçãopara presidir a Câmara dosDeputados, o deputado fe-deral Eduardo Cunha já ha-via demonstrado que detin-ha um invejável capital polí-tico, a partir de então, seupoder cresceu de forma

exponencial, até porque,não há registro em toda anossa história política denenhum dos ex-presidentesda referida Casa parlamen-tar que tenha usado e abu-sado do poder com tantafúria. Caprichosamente, cui-dava de favorecer os seusaliados e de prejudicar osseus adversários, seguindo àrisca, algumas lições deixadaspor Maquiavel, duas delas, emparticular: 01 – os meios justi-ficam os fins. 02 – uma pes-soa vale pelo o bem ou o malque possa fazer a outra.

Pelo mal, basta que sediga que o impeachment dapresidente Dilma Rousseff,decorreu do seu perverso ins-

Os tempos mudaramO deputado federal Eduardo Cunha chegou a comandar

pessoalmente, a maior bancada na Câmara dos Deputados. NarcisoArtigo

DO

tinto de vingança. Pelo bem:os favores que distribuía aosseus aliados. Mais de uma cen-tena dos seus liderados tive-ram suas campanhas eleito-rais por ele financiadas.

Presentemente, com oseu poder bastante mingua-do, o deputado federalEduardo Cunha só estácontando verdadeiramentecom o apoio, ou mais preci-samente, com a cumplicida-de daqueles que buscamevitar que seus nomes po-voem a provável delaçãopremiada que o próprioEduardo Cunha certamen-te fará quando perder o foroprivilegiado e sua conta coma justiça passar a ser cobra-

Por Narciso Mendes da pelo juiz Sérgio Moro.O deputado federal

Eduardo Cunha se diz ino-cente e que está sendojulgado politicamente,num julgamento eivado demá-fé. Daí a perguntaque não pode calar: qualo critério que ele utilizoupara determinar a abertu-ra e a condução do pro-cesso de admissibilidadedo impeachment da pre-sidente Dilma Rousseff?

Por derradeiro: o quequis dizer o deputado fede-ral Eduardo Cunha disse aseus pares, quando declarou:“eu sou vocês amanhã”?

Quem entendeu como sen-do uma chantagem acertou.

Um Parlamento forte, de-mocrático e cada vez mais pró-ximo da população. É assimque o presidente da Assem-bleia Legislativa do Acre (Ale-ac), deputado Ney Amorim(PT), define o Poder Legislati-vo acreano. Para ele, a dedi-cação e o empenho de cadadeputado tem sido importantepara garantir um ritmo intensode trabalho, com bons deba-tes, com a análise e votaçãode projetos importantes para odesenvolvimento do Estado.

Finalizando o primeiro se-mestre de trabalho na Aleac,o presidente Ney Amorim fazum balanço positivo das ativi-dades e garante que o segun-do semestre, mesmo com operíodo eleitoral, será de inten-so trabalho, visando sempre amelhoria da qualidade de vidadas famílias acreanas.

Nesse primeiro semestreforam analisados e votados 127projetos, de autoria dos parla-mentares, do Poder Executivo,do Ministério Público e da De-fensoria Pública, além da rea-lização de Audiências Públi-cas, sessões solenes e reuni-ões para discutir temas impor-tantes para a população.

Ele também destaca asmedidas corajosas que estãosendo tomadas pelo governadorTião Viana para superar a crise.

Dedicação e empenhodos parlamentares

“Nós tivemos um primeirosemestre de muita produtivida-de. Quero destacar o empenhoe a dedicação de cada depu-tado para que pudéssemos re-alizar bons debates, apreciare votar projetos, além de reali-zar Audiências Públicas e reu-niões, na Capital e no interior,para discutir temas importan-tes para nossa população.Nosso Parlamento está forta-lecido e caminhando cada vezmais próximo do povo”, disse

Presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT)

Ney Amorim.O presidente da Aleac re-

vela que, praticamente todasas sessões ordinárias, foramrealizadas com a participaçãodos 24 deputados estaduais.Para ele, isso é prova que osparlamentares, mesmo comas diferenças políticas, decidi-ram se unir para trabalhar pelopovo acreano.

“Temos um clima muitobom no nosso Parlamento.Claro, não podemos esquecerque temos uma base aliada aogoverno e uma oposição. Mui-tas vezes os debates são du-ros e com divergências. Mas,caminhamos com um únicoobjetivo que é o desenvolvimen-to do nosso Estado e a me-lhoria da qualidade de vida dasnossas famílias”, destaca.

Legislativo cada vez mais

próximo da população O presidente da Aleac,

Ney Amorim, lembra que no pri-meiro semestre de 2016, alémdas sessões ordinárias, os de-putados também realizaramAudiências Públicas e reuni-ões para discutir temas impor-tantes, ouvindo a populaçãoda Capital e do interior. Eletambém ressalta que todas asentidades, movimentos, organiza-ções e sindicatos que procuraramo Legislativo foram recebidospelos parlamentares.

Ney Amorim faz questão dedestacar o trabalho das Comis-sões que, no primeiro semes-tres realizaram debates nosmunicípios, para ouvir a comu-nidade e buscar alternativaspara solucionar os problemasapresentados.

“As nossas Comissõesmerecem um destaque espe-cial. Além de analisar os pro-jetos, dando o devido parecer,as Comissões promoveramdebates na Capital e no interi-or, ouvindo a população, ges-tores e dirigentes de entida-

des, discutindo assuntos im-portantes e, buscando soluçãopara os problemas apresenta-dos. Nossas Comissões sãofundamentais para aproximaro Legislativo cada vez mais danossa população”, comemora.

Segundo semestrede muito trabalho

Para o segundo semestre,mesmo com o período eleito-ral, o presidente da Aleac, NeyAmorim, garante que o Legis-lativo terá um ritmo intenso detrabalho. Ele lembra que, mes-mo com os parlamentares en-volvidos nas eleições munici-pais, os trabalhos legislativosnão serão prejudicados.

“Nós sabemos que os par-lamentares tem suas basesnos municípios e também aquina Capital. Mas, temos certezaque isso não irá atrapalhar nossoritmo de trabalho. Os projetos quederem entrada na Casa, serãoanalisados, discutidos e vota-dos. Não deixaremos de pro-mover os debates e teremosuma atuação forte de nossasComissões”, assegura.

Lembrando que durante as

sessões legislativas, realiza-das as terças, quartas e quin-tas, os parlamentares utiliza-ram, nesse primeiro semestre,todo tempo regimental para osdebates, Ney Amorim afirmaque os deputados estão cons-cientes da missão confiada aeles pelo povo acreano e, porisso, vão continuar trabalhan-do num ritmo intenso no se-gundo semestre.

Oportunidade de

capacitação e qualificaçãoO presidente da Aleac, Ney

Amorim revela que, atualmen-te, mais de 15 mil acreanosestão participando dos cursosde capacitação e qualificaçãooferecidos em parceria com oInstituto Infoco Pólis Civita, go-verno do Estado e Tribunal deContas (TCE).

São cursos na área de Ges-tão Pública e Educação Inclusi-va, oferecidos nos 22 municípios,assegurando oportunidade dequalificação e capacitação paramilhares de acreanos.

“Muitos desses cursos sãototalmente gratuitos. Outros,que oferecem oportunidade de

titulação, estão sendo dispo-nibilizados por um preço bemabaixo do que se pratica nomercado. É uma forma que aAleac encontrou de colaborarcom a formação de profissio-nais e oferecer oportunidade deinclusão social para milharesde acreanos”, explica.

Ney Amorim revela quepara o segundo semestre ou-tros cursos serão oferecidos. Eledestaca o curso voltado para aEducação de crianças com Sín-drome de Down, que será ofe-recido no início de agosto.

“É importante lembrar quenão estamos apenas oferecen-do o curso, mas também tra-zendo ao nosso Estado os mai-ores nomes de cada especia-lidade, promovendo encontrose debates sobre temas impor-tantes”, disse.

Respeito e igualdade

no Parlamento Os bons resultados do Le-

gislativo acreano são frutos doempenho e dedicação, mastambém da forma democráti-ca e respeitosa como o presi-dente Ney Amorim vem condu-

zindo os trabalhos. Garantir a igualdade e o

respeito entre a base aliada ea oposição não é uma tarefafácil para o presidente do Le-gislativo. Mas, é uma unanimi-dade entre os deputados queo presidente Ney Amorim ga-rantiu um clima democráticoao Parlamento.

Em seus discursos, os par-lamentares fazem questão dedestacar, não somente o apoioque o presidente vem dandopara a concretização das ati-vidades parlamentares, comopor exemplo, o trabalho dasComissões, mas também aforma respeitosa como ele con-duz os debates, assegurandoigualdade e respeito.

Medidas corajosasde Tião Viana para

enfrentar a criseO presidente Ney Amorim

destaca ainda a forma como ogovernador Tião Viana vemconduzindo o Estado, garantin-do entre outras coisas, a reali-zação de bons projetos, mesmoem meio à crise financeira.

“O Brasil enfrenta sua mai-or crise financeira dos últimosanos. Isso tem afetado demaneira direta os estados.Aqui no Acre nosso governa-dor Tião Viana tem adotadomedidas corajosas e importan-tes para evitar que nossa po-pulação seja prejudicada. Éum homem comprometidocom as causas do nosso Es-tado”, destaca.

Para Ney Amorim a uniãoe o respeito entre os Poderesé fundamental para superar acrise e buscar alternativaspara o Acre continuar crescen-do e desenvolvendo.

“A boa relação entre osPoderes, fundamentada no res-peito, é importante para quepossamos superar a crise econtinuar crescendo”, afirma.[Assessoria]

FOTO: ASSESSORIA

Page 4: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

RIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 20164-A CIDADE

RecadoA categoria se diz “traída”

pelo presidente Temer porser excluída dos projetos derecomposição salarial deservidores aprovados no Con-gresso.

LimpaRodrigo Maia vai demitir

diretores de departamentosda Câmara apadrinhados poraliados de Eduardo Cunha,e de partidos que não o apoi-aram.

#vaitervoltaO ex-senador petista pre-

para uma para Renan Ca-lheiros. Quando saiu aLava Jato, em 2014, Renanironizou para a imprensa:“Quem sabe da Petrobras éo Delcídio”.

Sobrou pra eleAlém da eventual expul-

são do PP, o deputado Wal-dir Maranhão pode enfrentarprocesso no Conselho deÉtica pela denúncia de queteria recebido “ajuda” do do-leiro Alberto Youssef para sereleito líder do partido na Câ-mara. A representação deveser apresentada pelo PSOL.Lembrete: Youssef foi presoem São Luís.

Brasileiro sofreAntes da fusão do siste-

ma de fiscalização da Previ-dência e Receita, existiamcerca de 4,2 mil fiscais pre-videnciários. Nove anos de-pois, o número caiu para 600servidores. É uma amostrade como os Governos es-queceram o setor.

Sem criseUm ambulante criativo

veste-se de garçom e, comclasse, vende na bandejaágua, suco e café para moto-ristas no semáforo da rodoviá-ria do Plano em Brasília.

EscadariaA 20 dias dos Jogos, a

estação do metrô GeneralOsório no Rio está há mais

Leandro Mazzini

Paralisação olímpicaDepois das ameaças da Força Nacional e da PF,

são categorias da Receita Federal quem usam osJogos para pressionar o Governo por suas deman-das. Os auditores fiscais cobram da equipe econômi-ca celeridade no projeto que reajusta o salário, eameaçam cruzar os braços na semana que antecedea abertura do evento. O aumento dos servidores foinegociado e garantido em março pela então presi-dente Dilma Rousseff. Esperançosos, eles evitaramos protestos pró-impeachment.

de um mês com o elevadorquebrado, denuncia TrajanoRibeiro, presidente do PDTmunicipal.

Efeito da crise‘Cabos eleitorais’ dos

candidatos à presidência daCâmara, as mocinhas queespalharam folders das pro-messas ganharam R$ 30 adiária. Em campanhas an-teriores eram R$ 100.

Raios x do MercadoO presidente Michel Te-

mer vai receber ao fim doano um relatório sobre me-lhorias em vários setores domercado. Os debates seto-riais foram criados pelo pre-sidente da Comissão deDesenvolvimento Econômi-co da Câmara, deputadoLaércio Oliveira (SD-SE).Em agosto, os temas serãorelações de trabalho e inves-timentos do Japão.

Pranto amargoO jornal francês Le Mon-

de chamou de “pranto amar-go” o choro incontido deEduardo Cunha (PMDB-RJ)na despedida da presidên-cia da Câmara. “Ninguémsabe se eram sinceras (aslágrimas)”, ironizou o diário.

TrusteÉ maldade de inimigo, e

de adversário, porque a PFnão revela o que vem aí. Mascircula no Congresso que apróxima será a OperaçãoTruste.

A Casa de sempreRodrigo Maia e Rogério

Rosso firmaram pacto denão-agressão antes da elei-ção da Câmara, mas fala-ram mal um do outro paraaliados. E continuam.

Ponto FinalO jornalista Leonêncio

Nossa conclui em dezem-bro a biografia de RobertoMarinho. Garante muitasrevelações sobre o saudo-so patriarca da mídia.

Temperatura deve despencar e trazer clima maisfrio a partir de domingo, prevêem pesquisadores

Wanglézio Braga“Uma forte frente fria e, logo

em seguida, uma poderosaonda de frio polar despencama temperatura, a partir da noitedeste sábado, no Acre, emRondônia, em Mato Grosso,em Goiás e no Amazonas”. Éo que prevê o pesquisador Da-vid Friale em seu boletim me-teorológico para este final desemana, sobretudo a partir dedomingo, 17. Nas condiçõesgerais, a previsão tambémse confirma com outros cen-tros de pesquisas meteoro-lógicas.

O domingo será com tem-po frio e muito vento de su-deste, no leste e no sul doAcre, no sul e oeste deRondônia, na região do Panta-nal de Mato Grosso e no sul esudoeste de Goiás. Ao ama-nhecer de segunda-feira, dia18, as temperaturas mínimasestarão baixas.

Na ocasião, os pesquisado-res informam para a possibili-dade de temporais, em algu-mas áreas, com chuvas fortes,raios e ventanias perigosas,devido à chegada dessa frentefria, principalmente, no Acre eno sul do Amazonas.

“No Acre, no sul e oeste deRondônia e na região do Pan-tanal de Mato Grosso, as noi-tes vão continuar frias até o fi-nal da próxima semana. Asmenores temperaturas deverão

NO BUJARI

Empresa de telefonia deverá indenizar consumidorpor fatura com valor diferente do contratado

O Juizado Especial Cível daComarca de Bujari julgou pro-cedentes os pedidos contidosnos autos do processo0000391-62.2016.8.01.0010de K. J. B. S. em face da OIS.A., por falha na prestaçãode serviço. A empresa ré foicondenada ao pagamento deindenização por danos mo-rais no valor de R$ 3 mil e cor-reção de faturas, em razão decobrança de valor diferente docontratado.

A decisão proferida pelo juizde Direito Manoel Pedroga, ti-tular da unidade judiciária, foipublicada na edição nº 5678 doDiário da Justiça Eletrônico. Aresolução do mérito defendeuo direito do consumidor. “A par-te reclamada não se desincum-biu do ônus de provar os fatosmodificativos, impeditivos e ex-tintivos do direito do autor, confor-me dispõe o artigo 373 do Códi-go de Processo Civil, devendoo pleito ser julgado proceden-te”, prolatou o magistrado.

Entenda o caso - O reque-rente apresentou em sua Re-clamação Cível que contratouo serviço de telefonia e inter-net com a reclamada pelo va-lor de R$ 119,80 mensais, sen-

do R$ 49,90 referentes ao te-lefone fixo e R$ 59,90 da in-ternet, pagando ainda R$10,00 da taxa de instalação.

Então, o reclamante narrouque no mês seguinte foi efetu-ado o pagamento de fatura pro-porcional ao utilizado, contu-do no período seguinte foi sur-preendido com a cobrança novalor de R$ 168,63, destes R$84,01 referentes ao valor dotelefone fixo e R$ 64,90 da in-ternet, mais R$ 19,72 de ser-viços e taxas.

Ao buscar esclarecimen-tos administrativamente, o au-tor foi informado que a faturaestava com o valor diferente docontratado em razão do au-mento do imposto ICMS.

Na inicial foi apresentadoainda que no mês subsequen-te, o total veio com valor deR$ 171,89. Mais uma vez, en-trou em contato com a recla-mada para que suas faturasfossem retificadas para o va-lor exato da contratação, po-rém, desta vez foi informadoque realmente existia um erronas contas e que o valor cor-reto seria de R$ 134,02.

Entretanto, o reclamanteaduz que questionou o valor,

pois ainda assim não corres-pondia ao que foi pactuado ini-cialmente, momento em que aatendente informou que nadapoderia ser feito e refaturou ascontas de fevereiro e marçopara o valor de R$ 134,52 e R$137,19 respectivamente.

Dentre os pedidos, K. J. B.S. requereu liminarmente quea ré seja intimada para refatu-rar as contas no valor contra-tado e a procedência da açãopara declarar o valor das fatu-ras vincendas no valor deR$119,80.

Em contestação, a empre-sa afirmou a inexistência demá prestação de serviço e cor-relato dano patrimonial e mo-ral, alegando ainda que os va-lores são cobrados de formadevida, haja vista que o servi-ço faturado de internet e ter-minal fixo estão no valor deR$101,61.

Decisão - Inicialmente, foiconcedido o pedido liminar einvertido o ônus da prova emfavor do reclamante. Ao avaliara relação de consumo, o ma-gistrado ressaltou que o méri-to deve ser resolvido sob o co-mando da Lei 8.078/90 Códi-go de Defesa do Consumidor.

O juiz de Direito ressaltouque o reclamante comprovou ofato constitutivo do seu direitopor meio dos documentos jun-tados e demonstrou pelo áu-dio acostado nos autos que acontraprestação dos serviçosnarrados na reclamação foi fei-ta pelo valor de R$119,80.

Ao analisar a transcrição dodiálogo com a vendedora ré,Pedroga afirma que está con-figurada a cobrança de valor di-ferente do contratado, por issofoi julgado procedente os pe-didos formulados pela partereclamante e mantida a Deci-são Liminar.

A Oi foi condenada em de-corrência da má prestação deserviço e da cobrança indevida(de valores acima do que o foicontratado) a indenizar a par-te autora em danos morais nomontante de R$ 3 mil, visandofim pedagógico.

Ainda, a empresa ré devecorrigir a cobrança das faturasvencidas durante a tramitaçãodo processo para o valor dacontratação e também as vi-cendas em R$ 119,80, sobmulta mensal em caso de des-cumprimento no valor de R$500. [Ascom TJAC]

oscilar entre 11 e 14ºC, nasregiões de Rio Branco, Brasi-léia e Sena Madureira, en-quanto, em Rondônia, deverãovariar entre 10 e 13ºC, emCosta Marques, Guajará-Mirime Vilhena”, informou Friale.

A previsão de Friale tam-bém é a mesma do Sistemade Proteção da Amazônia (SI-PAM) que emitiu um boletime enviou aos principais jornaisdo estado. Segundo o órgão,a previsão é de um dia de céunublado com possibilidade dechuva fraca entre a manhã e atarde na capital, no leste e no

Vale do Acre, mas o tempo vaiabrindo no decorrer do dia.Nas demais áreas o tempo vaivariar de nublado a encoberto,com previsão de pancadas dechuva e trovoadas a qualquerhora do dia.

“A friagem chegará com in-tensidade moderada ao Esta-do, mas não provocará frio in-tenso. O sistema deixará odomingo ameno em todas asáreas do Acre, atenuando oforte calor observado nos últi-mos dias”, informou o Boletim.

Já na segunda-feira, a fria-gem começa a perder força. A

O domingo será com tempo frio e muito vento de sudeste, no leste e no sul do Acre

previsão é de um dia ensolara-do em praticamente todo o Es-tado, com poucas nuvens nocéu e sem previsão de chuva.Apenas no oeste acreano o diacomeça com nuvens, mas aolongo do dia o céu fica semnebulosidade e também nãohá previsão de chuva. “O diaserá ameno em todas as áre-as. No decorrer da semana, amassa de ar quente e secovolta a ganhar força sobre oEstado e vai garantir dias cadavez mais quentes e secos emtodas as regiões do Acre”, re-forçou o SIPAM.

FOTO: FRANCISCO CHAGAS

Page 5: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

POLÍTICA POLÍTICA POLÍTICA POLÍTICA POLÍTICA 5-A 5-A 5-A 5-A 5-ARIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016

AC tem maior crescimento do país nosetor de serviços em maio, diz IBGEO Acre teve um crescimen-

to de 3,9% no volume de servi-ços no mês de maio, ficandocom o melhor desempenhoentre os estados do país. Odado está na Pesquisa Men-sal de Serviços (PMS), elabo-rada pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE)e divulgada na última quarta-fei-ra, 13. O número leva em consi-deração o resultado de abril.

De acordo com a PMS, oestado acreano ficou acima doPará, que teve crescimento de2,1% no mês de maio, corres-pondendo ao segundo lugar doranking. O Ceará apareceulogo em seguida, com subidade 1,5% no setor. A média na-cional, conforme o estudo, re-presentou um recuo 0,1%.

Apesar da subida do mês,em comparação ao mês demaio do ano passado, o Acresofre uma redução no volumede serviços em 6,5%. No acu-mulado do ano e nos últimos12 meses, o setor também

Setor cresceu 3,9% em maio no Acre, afirma o Instituto

teve uma queda de 5,3%.Devido a isso, no Acre, o

decréscimo percentual na re-ceita em decorrência da baixano volume de serviços foi de2,9% em maio em compara-ção com abril. No valor acumu-

lado, desde janeiro, a reduçãofoi de 3,4% e de 3,5% se fo-rem levados em consideraçãoos últimos 12 meses.

Dados nacionais - O Bra-sil teve, em maio de 2016, umaqueda de 0,1% no setor de

serviços em relação a abril. Osegmento que mais contribuiupara a variação negativa foi ode os serviços de informaçãoe comunicação, além do deserviços prestados às famíliasque não cresceu. [G1/AC]

FOTO CEDIDA

Nanotubos de Carbono étema de palestra na Ufac

A Universidade Federal doAcre (Ufac) recebeu nestasemana a visita do professorLuiz Orlando Ladeira, da Uni-versidade Federal de MinasGerais (UFMG). Referênciano Brasil quando o assunto épesquisa com nanotubos decarbono, o estudioso veio aoAcre participar da banca dedefesa de tese de doutoradodo professor José Carlos deOliveira, conhecido comoPonciano, intitulada “Síntesee caracterização de nanotu-bos de carbono com aplica-ção nanobiotecnológica”. Oprofessor convidado aprovei-tou a passagem por Rio Bran-co para conversar com dou-torandos do Programa emBiodiversidade e Biotecnolo-gia da Amazônia Legal (RedeBionorte-Ufac) sobre os avan-ços em pesquisas no Labo-ratório de Nanomateriais daUFMG.

Com aplicações diversasem áreas como eletrônica,medicina, indústria química,agronegócio e construção ci-vil, os nanotubos de carbono,objeto de pesquisa de Orlan-do há 16 anos, são estrutu-ras cilíndricas formadas ex-clusivamente por átomos decarbono com comprimento naescala de um bilionésimo demetro. Em termos compara-tivos, um nanotubo de carbo-no seria equivalente a um fiode cabelo dividido 100 mil ve-zes longitudinalmente.

“Nessa escala, o nanotu-bo de carbono encontra-se,portanto, na dimensão mole-cular. Conseguir trabalharcom esse tipo de material sig-nifica a possibilidade de criarestruturas mais complexas,buscando especificidadesmoleculares capazes de re-sultar em materiais e objetoscom ‘inteligência’ para execu-tar funções, expressões e re-alizar processos a nível mo-lecular”, explica Ladeira acer-ca da qualidade e funcionali-dade do material pesquisado.

Uma dessas aplicaçõesinteligentes vem sendo co-mandada por Luiz no Labora-tório de Nanomateriais desde2007: A adição de nanotubosde carbono ao cimento Por-tland (o mais utilizado pelaconstrução civil). “Depois daágua, o cimento é aquilo quemais se consome na terra.Contraditoriamente, esse

mesmo cimento não sofremodificação nenhuma acem anos. Todos os avan-ços tecnológicos que ocor-reram nesse meio tempoconcentraram-se sobre osaditivos utilizados para me-lhorar o manuseio do cimen-to”, aponta o físico. “No pro-cesso de crescer nanotubosde carbono no particulado decimento, inventamos um pro-cesso que permite agregarnanotubo de carbono, emnanoescala, alterando, as-sim, as propriedades mecâ-nicas do cimento”, explicaOrlando.

Na prática, fazendo cres-cer nanotubos de carbono nocimento alcança-se um au-mento em resistência à tra-ção e compressão. “Os na-notubos de carbono funcio-nam como uma espécie depontes entre os poros e aspequenas fissuras”. O resul-tado é um impacto tambémsobre a permeabilidade.Com menos poros, o novocimento torna-se mais resis-tentes também às retraçõesde volume que degradam omaterial cimentício.

“Um aluno aqui me falouque quando se faz um rebo-co com argamassa nessaregião, ele não resiste mui-to a dilatação térmica e co-meça a abrir fissuras. Comoo cimento agora ganha maistração é capaz de ele resis-tir mais a essa dilatação tér-mica e trincar menos, ouseja, a alternativa do uso donanotubo de carbono para aargamassa poderia compen-sar aqui de repente”, avaliouLadeira.

A expectativa do profes-sor Luiz Orlando Ladeira éincorporar esse processodescoberto à indústria tradi-cional do produto, tornandoa produção em larga escalapossível e viável. “Teremosum aumento no preço docimento. É possível que ovalor no mercado dobre, mashaverá uma resistência cin-co vezes maior, o que com-pensaria muito a substitui-ção. O crescimento de na-notubo de carbono no ci-mento trará resistência am-biental. Nos próximos 20anos, esse novo cimentoestará popularizado. Todomundo vai querer comprar”,aposta. [Assessoria]

O professor da UFMG destacou o avanço das pesqui-sas com nanotubos de carbono e cimento portlan

Aposentada deverá ser restituída em dobropor valores descontados indevidamente

O Juizado Especial Cível daComarca de Xapuri julgou pro-cedente o pedido inscrito noProcesso n°0700082-09.2016.8.01.0007, condenan-do o Banco Itaú BMG consig-nados S.A. a restituir em do-bro valores descontados, des-de o dia 07 de agosto de 2015,da aposentadoria de Aurea Flo-res Nascimento, bem como osvalores que tenham sido des-contados após a propositura daação. A sentença foi emitidaem função de a instituição ban-cária ter realizado descontosindevidos na aposentadoria darequerente.

Publicada na ediçãon°5.681 do Diário da JustiçaEletrônico, da última quarta-feira, 14, a sentença é assina-da pelo juiz de Direito Luís Pin-to, que ainda condenou a em-presa a pagar R$ 8 mil de in-denização por danos morais,e ordenou que o banco abste-nha-se de “efetuar novos des-contos, sob pena de incorrerem multa, no valor de R$ 100

por cada desconto realizado dobenefício da reclamante”.

Entenda o Caso - A apo-sentada entrou com ação de-claratória de inexistência derelação contratual com repeti-ção de indébito e indenizaçãopor danos contra o Banco ItaúBMG Consignado S.A., alegan-do que tinha contratado umempréstimo consignado com areclamada em 60 parcelas,com início em setembro de2010 e término em agosto de2015, contudo, a consumidorarelatou que os descontos con-tinuaram a incidir sobre suaaposentadoria após a data fi-nal da cobrança.

Conforme os autos, a auto-ra do processo entrou em con-tato com o INSS e foi informa-da que havia uma renovação decrédito com prazo final parafevereiro de 2018. Por isso, ale-gando que foi feita “uma reno-vação de crédito com valoresde parcelas idênticas ao pri-meiro empréstimo, sem suaautorização”, a reclamante en-

Acordo é fechado com a prefeitura parabeneficiar empresários e contadores

trou com ação judicial contraa empresa.

A empresa apresentou con-testação alegando, em sínte-se, que a parte autora se be-neficiou do valor do emprésti-mo, houve regularidade da con-tratação, pois a “assinaturaaposta no contrato coincidecom a que consta nos docu-mentos trazidos de identifica-ção da parte autora”, portanto,não há dano moral.

Sentença - Ao avaliar ocaso, o juiz de Direito Luís Pin-to titular da Comarca de Xapu-ri afirmou que “a presente açãojudicial merece prosperar in-tegralmente”, pois, depois deverificar os documentos tra-zidos pela empresa, o ma-gistrado percebeu que hádiferença nas assinaturas,“ocorre que alguns dadosexistentes nos contratosbancários destoam com a re-alidade, conforme podemos ve-rificar, em alguns contratos (…)as assinaturas não são seme-lhantes, estão totalmente dis-

tintas”, explicitou o juiz.Por isso, no entendimento

do magistrado, “é muito prová-vel que a autora tenha sidovítima de fraude, tendo ter-ceiros utilizado seu nome eseus documentos, para con-tratar com a reclamada”.Assim, o juiz Luís Pinto com-preendeu ser “medida que seimpõe” a condenação dobanco reclamado ao paga-mento de indenização por da-nos morais.

Conforme enfatizou o juiz deDireito “a situação vivenciadapela autora, aposentada doINSS, ao perceber que lhe foiimpingida uma obrigação ine-xistente, com descontos emseu benefício previdenciário (ca-ráter alimentar), perpassa oplano dos meros dissabores,o que justifica juridicamente aemissão de juízo condenatórioao pagamento de quantia parafins de reparação de lesõesimateriais”. Desta sentençaainda cabe recurso. [AscomTJAC]

Com o objetivo de buscar aredução da burocracia para asempresas, os representantesdo Conselho Regional de Con-tabilidade do Acre (CRC/AC),do Sindicato das Empresas deServiços Contábeis e das Em-presas de Assessoramento ePerícias (Sescap) e a Associ-ação dos Contadores Unidos doAcre (Ascontacre) participaramde uma reunião com o prefeitoMarcus Alexandre, na sede daPrefeitura de Rio Branco.

O encontro resultou em pro-postas que dependerão de modi-ficação do código tributário munici-pal, mas o chefe do ExecutivoMunicipal prometeu atender asdemandas da categoria.

O conselheiro do CRC/AC,Wellington Chaves, explicouque as alterações no códigotributário dependem da aprova-ção dos vereadores e vão valera partir de janeiro de 2017.Outros benefícios acordadosforam, maior agilidade na emis-são de alvará sanitário, alvará defuncionamento e a garantia de li-berar a emissão de nota fiscaleletrônica juntamente com al-vará de funcionamento.

“O microempreendedor in-dividual terá como única exi-

O encontro resultou em propostas que dependerão de modificação do código tributário municipal

gência a acessibilidade paragarantir o funcionamento, emsua residência. Em 90 dias, oportal da Prefeitura tambémpassará a emitir taxas, alvarás,certidões negativas e positivassem a necessidade de ir aos pos-tos de atendimento da prefeitu-ra, para solicitar a documenta-ção ou o boleto”, informou orepresentante do Conselho.

As mudanças do código

propõe também o fim da exi-gência de estacionamentopara estabelecimentos que fi-cam na área central de RioBranco, o que facilitará a emis-são de alvarás. O pedido dealteração no Código Tributárioainda pretende contemplar aabertura de empresa em imóvelcom débitos, como habite-se,ISS, IPTU e outros impostos.

As empresas de contabili-

dade optantes pelo SimplesNacional terão o benefício doImposto Sobre Serviço (ISS) fixoe não mais pelo faturamento, re-conhecendo um direito existentedesde 2008, previsto em lei Fe-deral. “Nossa reunião teve oobjetivo de garantir melhoriaspara os empresários e conta-dores, bem como desburocra-tizar o sistema”, explicou We-llington Chaves. [Assessoria]

FOTO ASSESSORIA

Page 6: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

6-A GERAL RIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016

VITÓRIA NO STF

Lewandowski retira Acre de inscriçãoem cadastro de inadimplentes

O presidente do SupremoTribunal Federal (STF), minis-tro Ricardo Lewandowski, de-feriu liminar na Ação Cível Ori-ginária (ACO) 2893 para sus-pender a inscrição do Estadodo Acre nos cadastros deinadimplência da União(CAUC/CADIN/SIAFI) relativa aconvênio celebrado com a Su-perintendência da Zona Fran-ca de Manaus (Suframa). Se-gundo o ministro, a concessãoda liminar se justifica porque oestado demonstrou sua inten-ção de sanar a pendência, e arestrição impede o acesso arecursos oriundos de outrosconvênios. Tal situação, se-gundo o ministro, apresenta po-tencial nocivo sobre serviços pú-blicos essenciais à coletividade.De acordo com os autos, a ma-nutenção da inscrição ocasio-naria prejuízos ao estado emvalor superior a R$ 1,3 bilhão.

O governo do Acre e a Su-frama firmaram acordo para vi-abilizar a execução de projetopara a implantação de núcle-os produtivos comunitários deartesanato, com valor global deR$ 332 mil, dos quais R$ 302mil corresponderiam à coparti-cipação financeira da autarquiafederal. Ao examinar a presta-ção de contas, a Suframa en-tendeu que o convênio nãoatingiu os objetivos previstosno plano de trabalho, benefici-ando menos pessoas.

Segundo o governo doAcre, apesar de diversas ten-tativas administrativas de re-solver a situação, a Suframa

Segundo o governo do Acre, apesar de diversas tentativas administrativas de resolver asituação, a Suframa resolveu registrar a suposta inadimplência

resolveu registrar a supostainadimplência no CAUC/CA-DIN/SIAFI. O estado alega quesua manutenção nos cadastrosocasionará prejuízo imediatoem torno de R$ 1,391 bilhão eque os danos serão irrepará-veis, pois perderá verbas daUnião necessárias para inves-timentos em áreas sensíveis,prejudicado a atuação adminis-trativa e a continuidade daprestação do serviço público.

Decisão - O ministro des-tacou que a jurisprudência doSTF tem reconhecido a neces-sidade de observância do prin-cípio do devido processo legalpara a inscrição de entes fe-derados nos cadastros fede-rais de inadimplência, em ra-zão das sérias restrições so-

fridas com a sua efetivação.Lewandowski também ressal-tou o reiterado entendimento doTribunal no sentido de que aadoção de medidas coercitivaspara impelir a AdministraçãoPública ao cumprimento deseus deveres não pode inviabi-lizar a prestação, pelo estado-membro, de serviços públicosessenciais, ainda mais quan-do o ente federativo é depen-dente dos recursos da União.

“Dessa forma, a urgênciana concessão da medida limi-nar está evidenciada, uma vezque, na hipótese de o ente fe-derado demonstrar inequívocaintenção de sanar seu estadode inadimplência – como pa-rece ser o caso em comento –, não se afiguraria razoável, em

princípio, obstar ao estado oacesso a recursos relativosaos convênios já pactuados ouimpedir que sejam celebradosnovos convênios, acordos decooperação e operações decrédito com a União e organis-mos internacionais, com poten-cial nocivo a importantes polí-ticas públicas implementadase a serviços públicos essenci-ais prestados à coletividade”,afirmou o presidente.

Ao deferir a liminar, o mi-nistro Lewandowski atuou emcumprimento ao artigo 13, incisoVIII, do Regimento Interno do STF,que atribui ao presidente do Tri-bunal a competência para de-cidir questões urgentes nosperíodos de recesso ou de fé-rias. [Ascom STF]

FOTO CEDIDA

Mais de 2 mil acreanos trocaramde operadora no 1° semestre

Wanglézio Braga

Um relatório da Associa-ção Brasileira de Recursos emTelecomunicações (ABR Tele-com) divulgado nessa semanarevelou que no período de ja-neiro a junho de 2016, osusuários de telefones daárea do “DDD 68” realizaram2,22 mil ações de portabili-dade numérica. O númeroequivalente a 933 (42%) so-licitações feitas por usuáriosde telefones fixos e 1,29 mil

(58%) de telefones móveis.Na soma geral no Brasil,

2,18 milhões de portabilidadesnuméricas no primeiro semes-tre deste ano foram realizadas.O serviço de portabilidade nu-mérica existe desde setem-bro de 2008 no País, foi im-plantado de forma gradativanos 67 DDDs ativos e per-mite que o número de identifi-cação dos telefones fixos emóveis sejam mantidos apósa troca de operadora.

De acordo com o recorte

feito pela ABR Telecom, des-tacando o segundo trimestrede 2016, o resultado é que fo-ram realizadas, em todo o País,821,55 mil (74%) migraçõesentre operadoras por iniciativade usuários de telefones mó-veis e 292,84 mil (26%) paraos assinantes de telefones fi-xos, totalizando 1,11 milhão detransferências.

Entre os telefones do Acre,o relatório da ABR Telecommostra a efetivação de 1.025solicitações de portabilidadenumérica entre os meses deabril e junho. Os usuários detelefones fixo respondem por359 (35%) transferências e osde móvel, por 666 (65%).

Mais afinal, quando aportabilidade é realizada?A portabilidade numérica é re-alizada entre prestadoras deServiço Móvel Pessoal (SMP)e Serviço Telefônico Fixo Co-mutado (STFC) conforme aResolução 460/2007 da Ana-

tel. O modelo de portabilidadenumérica no Brasil, definidopelo Regulamento Geral daPortabilidade (RGP), da Ana-tel, determina que as trocasdevem ser solicitadas pelosusuários somente dentro domesmo serviço, isto é, de mó-vel para móvel ou fixo para fixo,e na área de abrangência domesmo DDD.

E enquanto tempo issoacontece? A partir do momen-to em que o usuário solicita atransferência de operadora co-municando à empresa paraonde deseja migrar, a efetiva-ção acontece em três diasúteis ou após esta data,quando o usuário quiseragendar. Caso o usuário de-cida voltar atrás e permane-cer na operadora que lhe pres-tava o serviço, dispõe de doisdias úteis, após a solicitaçãode transferência, para suspen-der o processo de migraçãoem andamento.

Com vagas para o Acre,inscrições para o concurso doIBGE encerram na quarta-feira

As inscrições para o con-curso do Instituto Brasileirode Geografia e Estatística(IBGE) terminam na quarta-feira, 19 de julho. O certa-me, de responsabilidade daCesgranrio tem o objetivo depreencher 7.500 vagas paraa função de Agente de Pes-quisas e Mapeamento. Parao Acre, são destinadas 118vagas, sendo para as cida-des de Brasiléia (11), Cruzei-ro do Sul (18), Rio Branco(78) e Tarauacá (11).

Os interessados deverãoacessar o site da FundaçãoCesgranrio, organizadora con-tratada (www.cesgranrio.org.br)e pagar taxa de inscrição novalor de R$ 30,00. No ato dainscrição, o candidato deve-rá escolher a localidade ondedeseja trabalhar e tambémonde deseja realizar a prova.

Esses profissionais tempo-rários irão atuar em 550 muni-cípios distribuídos nos 26 Es-tados e no Distrito Federal.

A remuneração oferecidamensal será de R$ 1.250,00,mais auxílio-alimentação eauxílio-transporte, assimcomo as férias e ao 13º sa-lários proporcionais, para ocumprimento de jornada se-manal de 40 horas.

O concurso simplificadoserá composto de prova ob-jetiva, que está prevista parao dia 04 de setembro de2016, contendo 60 questõessobre temas de Língua Portu-guesa, Geografia e RaciocínioLógico. Os gabaritos das pro-vas objetivas do concurso IBGEserão divulgados pela Cesgran-rio no dia seguinte ao da apli-cação das mesmas.

Os serviços serão pres-tados pelo prazo de até umano, podendo ser prorroga-do, desde que não excedatrês anos. O contratado seráavaliado mensalmente nosprimeiros três meses e nosúltimos três meses de con-trato temporário. Nos mesesintermediários, as avaliaçõespoderão ocorrer mensalmen-te ou a cada 90 dias. Caso anota na avaliação de desem-penho esteja entre 70 e 75,a avaliação será mensal e;caso a nota seja maior que75, a próxima avaliação ocor-rerá após 90 dias.

O processo seletivo temvalidade de dois anos, con-tados a partir do resultadodefinitivo, e o IBGE poderáavaliar a necessidade de serou não prorrogado.[Ac24horas]

Presidentes da Câmara,do Senado e da Repúblicareúnem-se na próxima terça

O presidente do Congres-so Nacional, Renan Calheiros,anunciou há pouco um encon-tro com o presidente interino daRepública, Michel Temer, e o novopresidente da Câmara, RodrigoMaia, na próxima terça-feira, 19,à noite, no Palácio Jaburu.

Eles vão discutir uma pau-ta mínima, entre elas a Propos-ta de Emenda à Constituição(PEC), que tramita no Sena-do, sobre tópicos da reformapolítica. De autoria dos sena-dores Aécio Neves (PSDB-MG) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES), a PEC trata de temascomo o fim das coligações naseleições proporcionais.

Pauta conjunta - Maia eRenan estiveram reunidos noinício da tarde na presidênciado Senado. Ambos destacarama oportunidade que se terá a par-tir de agora de desenvolvimentode uma pauta conjunta das duascasas legislativas. Também par-ticiparam da reunião o líder doPSDB na Câmara, deputado

Antonio Imbassahy (BA), e osenador Aécio Neves.

Renan comentou que a vi-tória de Rodrigo Maia “é umademonstração de que a boapolítica está viva e recoloca apossibilidade de Câmara eSenado fazerem um esforçoconjunto em torno de uma pau-ta mínima suprapartidária e deinteresse nacional”, disse.

Esforço concentrado -Maia disse que na volta dos tra-balhos, após o recesso, pre-tende sugerir aos deputadosum esforço concentrado emdois dias da semana em tornode uma agenda de poucositens, mas que assegure a pro-dutividade da casa.

O presidente da Câmaraanunciou ainda que pretendepedir rapidez, inicialmente naComissão de Constituição eJustiça e de Cidadania e de-pois na comissão especial,para a tramitação da PEC quetrata dos limites de gastos daUnião. [Agência Câmara]

As inscrições para o concurso do IBGE terminam naquarta-feira, 19 de julho

FOTO: REPRODUÇÃO DA INTERNET

Page 7: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

POLÍCIA 7-ARIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016

Jovem de 17 anos leva 27 facadas emSena Madureira; Suspeita é a própria prima

Da redação

Na tarde de sexta- feira, 15,uma adolescente de 17 anosfoi alvo de uma tentativa dehomicídio, em uma residênciano bairro Eugênio Augusto Are-al, em Sena Madureira. A jo-vem foi atingida com 27 gol-pes de faca pelo corpo. Deacordo com o coletado pelapolícia, a tentativa de homi-cídio teria sido cometidapela própria prima, por contade uma rixa antiga.

A vítima contou à políciaque as duas moram na mes-ma casa, e que no momen-to do crime, ela estaria noquarto trocando de roupaquando a prima a atingiucom a primeira facada. A jo-vem ainda teria tentado sedefender, entrando em lutacorporal, mas, tropeçou e caiu,foi aí que ela atacou desferin-do as outras 26 perfurações,em seguida, se evadiu.

Uma equipe do Corpo deBombeiros foi quem atendeu aadolescente e uma unidade do

A menor foi atendida pelo Corpo de Bombeiros

Serviço de Atendimento Móvelde Urgência (SAMU) a con-duziu em estado grave ao

Pronto Socorro. Os militaresforam acionados para loca-lizar a suspeita, porém, ela

permanece foragida. O casofoi registrado na delegaciadaquele município.

FOTO CEDIDA

Polícia apresenta suspeitos deassaltar e manter refém a filhade um procurador do estado

Da redação

Polícia Civil apresentou,no final da tarde de sexta-feira, 16, quatro pessoasque foram presas suspeitasde terem participado do as-salto com refém de ThaisManchini, filha de um procu-rador do Estado, na noite dequinta-feira, 14. Ela foi en-contrada horas depois àsmargens da BR-364, próxi-mo à Cidade do Povo.

Ao Delegado, ThaisManchini contou todo oocorrido em detalhes, erevelou que pelo menos setepessoas estavam envolvidasno crime.

Ela conta que estava emfrente à casa do namoradono Tropical, quando foi abor-dada pelos criminosos. Onamorado havia saído parabuscar uma sandália emcasa e quando retornou jánão encontrou a jovem. Elesbateram na janela do veícu-lo, pedindo pra que ela abris-se a porta, pois se tratavade um assalto, ela abriu eum homem tomou a direçãoe outros três sentaram nobanco detrás, um outro com-parsa, não conseguiu entrarno veículo a tempo e findouse evadindo correndo paraum matagal. Pouco mais à

frente, outros dois subiram abordo do veículo e um sétimoindivíduo acompanhava a traje-tória em uma motocicleta.

A jovem ainda contou aodelegado, que quando che-garam na BR-364, o queestava na moto foi encarre-gado de deixá-la nas proxi-midades da Cidade do Povo,onde ficou em um galpãoabandonado. Ela andou atéchegar às margens da BR-364 e pediu ajuda a uma via-tura do Corpo de Bombeirosque estava indo atender umaocorrência em Acrelândia.

A caminhonete da vítimafoi localizada abandonada noinício da tarde na região deVila Campinas, distante dacapital cerca de 60km. Umaverdadeira força tarefa foi re-alizada com o apoio de vári-as forças policiais que con-seguiram prender quatro dossuspeitos.

Segundo a polícia, Wilkin-son Rodrigues da Costa, de19 anos, Jeferson Oliveira deSouza, 22, Marineide SantosLopes, 20, e o esposo delaRainan Feitosa do Nasci-mento, de 21, foram levadospara passar por reconheci-mento nesse sábado, 16, eem seguida ficarão sobre aresponsabilidade do PoderJudiciário.

Quatro dos sete suspeitos foram presos em Vila Campinas

Homem tem cabeça esmagadapelo próprio carro ao chegar em sua casa

Na noite de sexta-feira, 15,na Rua São Miguel, Loteamen-to Santa Helena, em Rio Bran-co, Landivo Friedrich, 54 anos,teve a cabeça esmagada peloseu próprio carro. De acordocom informações repassadaspela polícia, a vítima teria che-gado em casa e ao descerpara abrir o portão, deixou ocarro fora de marcha, masquando voltou o veículo estavadescendo, ao tentar parar ocarro foi arrastado e esmaga-

do entre a parede de sua casae o carro.

A viatura 01 de suporteavançado do Serviço de Aten-dimento Móvel em Urgência(Samu) foi acionada, mas aochegar no local a vítima játeria ido a óbito. A PolíciaMilitar esteve no local, isoloutoda área para o trabalho daperícia e remoção do corpo aoInstituto Médico Legal, além deprocedimentos de rotina. [Con-tilnet]

O carro fora de marcha desceu a ladeira da área e aca-bou esmagando o homem contra a parede

FOTO: CONTILNET

Em seis meses, loja é furtadaquatro vezes e prejuízos

passam dos R$ 6 milUma loja de bijuterias e

assessórios foi furtada pelaquarta vez, nesta sexta-feira(15), em um período de seismeses em Cruzeiro do Sul.Segundo Rosana Gomes, pro-prietária do local, os bandidosentraram pelo telhado. Ela dizsó no mês de maio o estabe-lecimento foi invadido três ve-zes e o prejuízo já ultrapassaos R$ 6 mil.

“Em maio, das três vezesque arrombaram duas furtarambastante coisa. Na terceiraeles não levaram nada, porqueo alarme disparou. estou ten-do um prejuízo grande tantoem material furtado como na

parte da estrutura da loja, jásão quase R$ 6 mil em prejuí-zo. Sentimento de impotênciatotal”, disse Rosana.

A empresária acredita queos furtos sejam realizados porfrequentadores da loja duran-te o dia que se aproveitamde informações para entrarà noite no local. “Eles foramnos anéis folheados a ouro,levaram todos. Não mexe-ram em outros, só nos folhe-ados. Isso significa que elessabiam onde estavam equais eram. É alguém que sepassa por comprador para ob-servar a loja”, afirma. [JuruaOnline]

Proprietária diz que em maio loja foi furtada três vezesem Cruzeiro do Sul. Último furto ocorreu nessa quinta, 14,quando o telhado foi arrombado

FOTO: JURUA ONLINE

Ex-prefeito Aldemir Lopes é transferido para capitalO ex-prefeito do município

de Brasiléia, Aldemir Lopes, foitransferido nas primeiras horasde sexta-feira, 15, para RioBranco, capital do Acre, ondeficará a disposição da Justi-ça. Sua prisão aconteceu namanhã de quinta-feira, 14,quando a Polícia Federal re-alizou a Operação Metástase,envolvendo mais de 90 homensna cidade.

Como resultado, vários se-cretários e ex-secretários,além do prefeito Everaldo Go-mes, estão afastados por tem-po indeterminado de atividadesno Município. Várias condu-ções coercitivas acontecerampara que todos fossem ouvidose, em depois liberados.

Segundo a Polícia Federal,se estima um desvio em torno

de R$ 7 milhões de reais en-volvendo a secretaria de saú-de e aquisição de combustívelnum esquema desde 2013. Aoperação dá conta de aproxi-madamente 20 crimes, comocoação de testemunhas, pecu-lato, lavagens de capitais, or-ganização criminosa, corrup-ção ativa e passiva.

Aldemir Lopes foi o único aficar detido na sede da PolíciaFederal em Epitaciolândia e seacreditava que ficaria por atécinco dias na fronteira. Aotodo, foram cumpridos 26medidas judiciais: 13 man-dados de busca e apreen-são, 5 afastamentos de car-gos públicos, incluindo o pre-feito do município, 7 condu-ções coercitivas e um manda-do de prisão. [O Alto Acre]

Segundo a Polícia Federal, se estima um desvio em tornode R$ 7 milhões de reais

FOTO CEDIDA

FOTO CEDIDA

Justiça condena homem por ameaçar companheira em BrasiléiaO Juízo da Vara Criminal da

Comarca de Brasiléia conde-nou Donizete de Moraes Ra-mos nos autos do Processo nº0000049-72.2016.8.01.0003 àprestação de serviços à comu-nidade, pelo período de ummês, pelo crime de violênciadoméstica contra a sua com-panheira. A decisão foi publi-cada na edição nº 5.681 doDiário da Justiça Eletrônico.As partes ainda podem recor-rer da decisão.

No entendimento do juiz deDireito Clovis Lodi, a condutade ameaça em desfavor de P.S. L. evidenciou a incidênciada Lei Maria da Penha ao casoconcreto, “porquanto a vítimaera companheira do réu na datado fato e tiveram uma filha du-rante o relacionamento”.

Entenda o caso - O Minis-tério Público do Estado do Acre(MPAC) ofereceu denúnciacontra o réu pela prática docrime previsto no art. 147 do

Código Penal combinado coma Lei 11.340/06, conhecida po-pularmente como Lei Maria daPenha. As ameaças referidastambém estão apresentadaspor meio do inquérito policial.

De acordo com os autos, avítima e o réu foram casadospor cinco anos e do relaciona-mento resultou uma filha, àépoca dos fatos com quatroanos de idade. Os depoi-mentos colhidos pela políciarevelaram que as ameaças

foram feitas com o uso deum terçado.

Conforme os depoimen-tos, o uso da arma brancapelo réu teve dupla finalida-de. Teria sido utilizado tantopara ameaçar à vítima para quenão o deixasse, quanto paraque não entrasse na casa parapegar seus pertences. Alémdisso, o agressor seria reinci-dente, sendo a vítima já am-parada por medidas protetivas.[Ascom TJAC]

Page 8: Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no Acre · em seguida, uma poderosa ... o banco de leite funciona 24 horas por dia ... feito Jorge Eduardo Oliveira Fi-gueiredo,

8-A GERAL RIO BRANCO, DOMINGO, 17 E SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2016

Com apoio do governo, Granja Carijóchega a mais de 50% do mercado acreano

O governador Tião Viana eum grupo de empresários egestores públicos visitaram namanhã deste sábado, 16, aGranja Carijó, maior produtorade ovos de galinha do Acre,com galpões de produção emRio Branco e em Cruzeiro doSul que atingem 53% do mer-cado do estado.

A Granja Carijó fica locali-zada na Vila Pia e é um em-preendimento privado familiar,liderado por Luiz Helosman edois de seus filhos.

Só essa unidade produzhoje mais de 90 mil ovos pordia e gera mais de 40 empre-gos diretos. Com a expansãodo negócio já em andamen-to, financiada pelo Banco daAmazônia e tendo o apoio dogoverno do Estado, a expec-tativa é de alcançar em brevea produção de 230 mil ovos pordia.

“São resultados excelen-tes. Isso demonstra que a con-fiança, a vontade e a determi-nação de vencer são o grandeinstrumento para conseguirqualidade de vida e desenvol-vimento para o nosso estado.O governo faz o que pode paraajudar, mas é a determinaçãode superar as barreiras que faza diferença”, conta o governa-dor Tião Viana.

Helosman é um dentistaque se aventurou pela Amazô-nia nos anos 70, e nos anos80 resolveu montar a Granja

Só essa unidade produz hoje mais de 90 mil ovos por dia e gera mais de 40 empregos diretos

primeiro em Cruzeiro do Sul.Orgulhoso dos resultados

obtidos, seu sonho hoje é ex-pandir ainda mais o negócio,gerando emprego e renda e co-locando na mesa do acreanoum produto de primeira linha.

“Eu quero que os acreanostenham um produto de qualida-de que seja produzido aqui. Oque nós estamos empregandoe investindo aqui fica no nossoestado. Eu sei que se você co-meu hoje um bolo, um pudim,um pastel, tem o ‘dedo’ da Ca-rijó, e isso me deixa muito fe-liz”, reconhece o empresário.

Alta tecnologiaAos poucos, a Carijó tem

apostado em uma renovaçãotecnológica. O novo galpão,com 50 mil aves, é totalmenteautomatizado, desde a distri-buição de ração e água, colhei-ta de estrume – que tambémestá sendo vendido – e o trans-porte do ovo. É um dos maismodernos do Brasil, tornando-se exemplo para países comoa Jordânia, segundo seu pro-prietário.

A granja ainda utiliza máqui-nas de ponta para fazer a lava-gem e classificação dos ovosem doze tipos de embalagens.

Ela também possuí a pró-pria fábrica de ração, com si-los e misturadores, compran-do a produção de milho local.Outra aposta da empresa temsido os ovos de codorna, com

um galpão que comporta cer-ca de 20 mil aves.

O secretário de Estado deProdução Agroflorestal e Pro-dução Familiar, Lourival Mar-ques, também esteve na visi-ta e ficou feliz com as conquis-tas da Carijó.

“É resultado da integração

do que viemos fazendo pelaprodução de milho no Acre epela agroindustrialização.Tudo que o governador tempedido é isso: incentivar a pro-dução nas pontas e ter a inici-ativa privada como parceira”,reforçou. [Agencia de Notíci-as do Acre]

Bárbara Heliodora é a única com Banco de Leite no AcreA Maternidade Bárbara He-

liodora (MBH) de Rio Branco éa única do Estado habilitadapara receber doações de leitematerno, usadas para alimentarcrianças que não tenham capa-cidade de sugar, por terem nas-cido prematuras ou não poderemser amamentados pelas mães,devido a alguma patologia.

Há 16 anos, o banco de lei-te funciona 24 horas por dia,com o objetivo de suprir a de-manda das enfermarias ondese encontram os bebês denascimento precoce e de bai-xo peso. O coordenador doBanco de Leite, Hélio Pinto deSouza, disse que é necessá-rio que mais mulheres se ha-bilitem como doadoras paramanter o estoque da unidade.

De acordo com ele, no mêsde junho foi alcançada a mar-ca de 52 doadoras e 40 bebêsreceptores, sendo coletados pou-co mais de 67 litros de leite hu-mano e distribuídos 15. “É impor-tante ressaltar que, na maioria dasvezes, a quantidade de leite cole-

Há 16 anos, o banco de leite funciona 24 horas por dia

tado não atende a quantidade derecém-nascidos prematuros e debaixo peso internados em UTI’sneonatais. Por isso, precisamosque mais mulheres aderiam aesse ato de solidariedade paraque possamos continuar su-prindo a demanda da materni-dade”, explicou Hélio. O leitehumano doado é aquecido a62,5°C por 30 minutos e emseguida, submetido a um cho-que térmico. O processamen-

to torna o leite pasteurizado,podendo ser mantido por atéseis meses no estoque.

ReconhecimentoEm 2001, o Ministério da

Saúde (MS), o Fundo das Na-ções Unidas para a Infância(Unicef) e a Organização Mun-dial da Saúde (OMS) conce-deram à MBH o título de Hos-pital Amigo da Criança, emreconhecimento à qualidade

dos serviços prestados na pro-moção, apoio e incentivo aoaleitamento materno.

Benefícios doleite materno

O leite materno é respon-sável por combater doenças co-muns em bebês, por reforçar osistema imunológico, estimular odesenvolvimento cerebral e atécombater infecções.

Segundo dados da OMS, oleite materno protege mais quevacinas e saneamento básico.Aproximadamente, 13% dosóbitos, por doenças evitáveis,são combatidas em menoresde 5 anos que são alimenta-dos com leite humano.

Seja uma doadoraPara ser doadora basta pro-

curar o Banco de Leite da Ma-ternidade Bárbara Heliodora,em Rio Branco, e se cadas-trar. Mais informações podemser conseguidas pelo telefone0800 647 1060. [Agencia deNotícias do Acre]

Alunos da Natalinode Brito concluemcurso do Proerd

Em clima de alegria edescontração, 150 alunosdo 5° ano da Escola Esta-dual Natalino de Brito, loca-lizada no bairro EstaçãoExperimental, receberam ocertificado de conclusão docurso do Programa Educa-cional de Resistência àsDrogas (Proerd). A solenida-de foi realizada na noite des-sa sexta-feira, 15, no interi-or da própria instituição deensino. Além dos professo-res e funcionários, os paise amigos das crianças pres-tigiaram o evento.

Os novos formandos re-ceberam certificado e meda-lhas. E quatro redações fa-lando sobre a importância doProerd foram lidas. O sar-gento PM Roney Souza foio instrutor nos primeirosmeses do ano, mas teveque se ausentar para sesubmeter a uma cirurgia.Os sargentos João Mu-niz, Jair Almeida, JonilceTavares e a cabo Frusci-na Figale assumiram asquatro turmas e comanda-ram a formatura.

O sargento Roney Sou-za, recuperado da cirurgia,surpreendeu as crianças ecompareceu ao evento. Emdiscurso, aconselhou ospais e responsáveis. “Peçoaos pais que acompanheseus filhos na escola, nãoespere os professores cha-

marem vocês porque quandochegar a esse ponto já esta-rá em uma situação crítica”,disse.

Interação“No meu tempo de crian-

ça, não se falava nessa pos-sibilidade de interação dapolícia com a sociedade. Apolícia era vista como umaforma de coação e repressãoe a história agora não é as-sim. E pode ser percebidonessa ação que a PM temfeito junto às escolas. A polí-cia não é mais temida comoantes”, disse Vandileudo Fir-mino, pai do pequeno Sa-muel do 5° ano ‘A’.

Parceria“Esse programa é uma

parceria entre a Polícia Mili-tar, a escola e a família. Edigo para vocês isso é só umnorte, é o começo de umavida inteira e os pais terãoque acompanhar. Concluíramo curso, mas não estão imu-nes para o resto da vida.Acompanhe sei filho, conver-se com ele, pergunte comofoi o dia, veja se ele precisade alguma coisa, veja as ta-refas da escola assim elesficaram livres das drogas edas má influências”, aconse-lhou a diretora, RosimeireAraújo. [Jean Messias/Agencia de Notícias doAcre]

A solenidade foi realizada na noite dessa sexta-fei-ra, 15, no interior da própria instituição de ensino

Seminário discute gestão fundiária do AcreO governo do Estado, por

meio do Instituto de Terras doAcre (Iteracre), com apoio daSociedade Alemã para Coope-ração Internacional (GIZ), estáem fase de organização do pri-meiro Seminário sobre GestãoFundiária Urbana e Rural doAcre, que celebra os 15 anosde criação da autarquia.

O evento, previsto para serrealizado no fim de agosto, vaicontar com a participação degestores públicos dos demaisestados da federação que atu-am diretamente na promoçãoda política de regularizaçãofundiária. De acordo com a pro-gramação inicial, o encontronacional vai ter duração dedois e receber a colaboraçãode militantes renomados e es-tudiosos da área.

Ao término do seminário, oAcre vai assinar um protocolode intenções interinstitucional

De acordo com a programação inicial, o encontro nacio-nal vai ter duração de dois

para o fortalecimento da gover-nança fundiária do estado. Odiretor-presidente do Iteracre,Glenilson Figueiredo, observouque o evento visa potencializar

o trabalho desenvolvido noAcre nos últimos 15 anos, “for-talecendo a instituição e a po-lítica de regularização fundiá-ria que transformado a vida

dos acreanos”.Durante o seminário, o Ite-

racre vai lançar a Cartilha deRegularização Fundiária Urba-na – projeto que o governo doEstado desenvolve em parce-ria com o Ministério Público doAcre (MPAC). Segundo Mag-na Cunha, coordenadora regi-onal da GIZ no Acre, o tema éuma das apostas da coopera-ção alemã.

“A pauta da regularizaçãofundiária na Amazônia é umdos temas principais que aGIZ vem trabalhando juntoao governo brasileiro. E oAcre sempre aportou muitademanda nesse sentido, en-tão a gente acredita queesse seminário possa serum passo importante para ni-velar informações e instrumen-tos de fortalecimento da ges-tão fundiária”. [Agencia deNotícias do Acre]

AGENCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE

AGENCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE

AGENCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE

AGENCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE