balanço 2012 - doutores da alegria · 2018. 6. 1. · balanço 2012. 4 5 instituto da criança,...

55
Balanço 2012

Upload: others

Post on 02-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

Balanço2012

Page 2: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

54

Instituto da Criança, São Paulo

Nina Jacobi

Page 3: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

76

INTRODUÇÃOWellington Nogueira 10

Luis Vieira da Rocha 12

INSTITUCIONAL21 anos - a maioridade 16

QUEM SOMOSMissão, visão, valores 24

Reconhecimento 26

Linha do tempo 28

Doutores da Alegria hoje 34

NOSSO TRABALHONos hospitais 38

Formação 50

2º Encontro de Palhaços que Atuam em Hospital 58

Criações artísticas 64

Pesquisa 66

QUEM FAZOréganograma 70

São Paulo 71

Recife 74

Belo Horizonte 76

Rio de Janeiro 78

Por que investir 80

PRESTAÇÃO DE CONTASRecursos arrecadados 88

Origem do recursos 89

Aplicação dos recursos 90

Resultados dos projetos 2012 91

NOSSOS PATROCINADORESPatrocinadores e apoiadores 94

Sócios da Alegria 96

Aplicação dos recursos 90

Resultados dos projetos em 2012 91

Equipe técnica 106

Expediente 108

Page 4: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

98

“O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo.”Clarice Lispector “Das Vantagens de Ser Bobo”

As mudanças estão ocorrendo mais rápido do que imaginávamos.

Aqui nos Doutores, sempre entendi a letra O, da sigla ONG, como organismo e não organização. Sempre comparei nossas fases às fases de evolução e crescimento do ser humano; por isso, aos 21 anos, alcançamos a maioridade, já entramos na faculdade – criamos uma escola! – e estamos, mais do que nunca, num caminho sem volta, fazendo parte do cotidiano da sociedade brasileira. Se nossa razão de ser fosse apenas montar programas de palhaços em hospitais, poderíamos dar nossa missão por encerrada, pois só no site dos Palhaços em Rede, de programas de atuação semelhantes ao nosso, contamos com mais de 600 iniciativas pelo Brasil. Se tivéssemos tido todo o dinheiro e tempo para abrir programas pelo Brasil, nunca teríamos chegado a esse número, mas, naturalmente aconteceu. Para quem busca crescimento em escala, temos aí um case interessante.

Mas, desde os primeiros anos, sabíamos que tínhamos a vocação para o aprofundamento do conhecimento gerado pelo encontro da criança com o palhaço no hospital, ou seja, o impacto da alegria na adversidade, uma perfeita metáfora para a vida. Constatar que, enquanto nos hospitais procura-se curar enfermidades, fora dele, muitas

doenças são cultivadas nas relações com a vida, portanto, cabe a nós, nesse momento de ingresso na “vida adulta”, investigar e ampliar o papel e o impacto da alegria em aspectos da vida onde as doenças são cultivadas: nos locais de trabalho, nas escolas, nas metrópoles, enfim, em todos os lugares onde, a cada dia fazemos a escolha de viver. E, dessa forma, tal qual a criança, enxergar novas possibilidades e maneiras de lidar com as adversidades através da conexão com nosso lado mais saudável. E, dessa forma, ver nascerem novos hábitos, olhares e práticas. Alegres,saudáveis, sustentáveis.

É como escolhemos fazer isso? Através da escola, da pesquisa constante, da profissionalização do nosso trabalho – uma iniciativa global, da qual fazem parte os melhores programas ao redor do mundo - e da disseminação desse conhecimento e intervenção em novos locais onde as pessoas se internam, seja o hospital, o local de trabalho ou… A cidade onde vivemos.

Alegria na veia!

Wellington Nogueira Fundador do Doutores da Alegria e Coordenador da Unidade de Negócios

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Page 5: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

1110

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, temos nos perguntado se os resultados sociais esperados pela nossa atuação ainda são os mesmos de quando iniciamos a empreitada. Depois de duas décadas de trabalho, enxergamos outra realidade onde atuamos, tanto no campo da saúde pública quanto na articulação da sociedade por mudanças de ordens social e cultural. Hoje temos um expressivo e crescente número de projetos semelhantes aos Doutores da Alegria atuando nos hospitais e focados na melhoria da qualidade da internação.

2012 foi marcado pela busca de visões que orientassem nosso trabalho para os próximos anos. A premissa é termos um modelo organizacional que seja sustentável e que traga um aumento significativo dos resultados sociais alcançados com os nossos projetos.

A escolha por trabalhar desde o início com artistas profissionais reforça como entendemos a função social da arte. Por um lado, mobilizamos a classe artística para outros palcos além do teatro e, por outro, tornamos acessível uma arte de qualidade para novas plateias.

A escolha do hospital também reforça nossa crença de que só a transformação impulsionada pela cultura pode revitalizar ambientes que carecem de uma mudança na qualidade das relações. Hoje vemos que nossas criações artísticas extrapolaram o ambiente hospitalar e ganharam espaços em outros ambientes.

Com base nessas reflexões, empreendemos uma intensa jornada para a busca da nova visão que contou com apoio tanto do nosso “corpo interno” quanto da sociedade. Os frutos desta jornada resultaram na reorganização de nossas estruturas e atividades de forma a ampliar os benefícios da arte dentro do novo cenário que se delineia. Chegamos à conclusão de que a atuação da organização será norteada por três eixos:

Ampliação do público: Além de trabalhar com as crianças, experienciamos a atuação nos hospitais com outras faixas etárias, como adultos e idosos. Queremos atingir, além deste público, um número maior de profissionais da saúde e estudantes de Medicina, entre outros.

Articulação política, normatização e referência: Com base na experiência dentro dos hospitais, articulamos uma discussão em âmbito nacional sobre a qualidade, a ética e o papel do palhaço junto aos grupos e à sociedade. A cada ano reservaremos mais recursos que favoreçam a formação e a comunicação das organizações e grupos de palhaços que atuam em hospitais.

Formação: Acreditamos que o conhecimento adquirido pela formação de artistas ao longo dos anos pode contribuir com outras realidades, tanto de palhaços e profissionais de saúde como de outros públicos, sempre com foco no poder transformador das relações humanas.

Temos um trabalho imenso pela frente e esta nova etapa só está começando. Como tem sido até agora, tudo será possível com o apoio da sociedade e do poder público para que a causa social dos Doutores Alegria seja compartilhada cada vez mais com um maior número de pessoas que acreditam que as mudanças virão na qualificação das políticas sociais.

Mudanças grandes e pequenas. Por dentro e por fora.

Luis Vieira da RochaDiretor Executivo

Outros palcos,novas plateias

Page 6: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

1312

INSTITUCIONAL

Page 7: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

1514

21 anos – a maioridade

Enfim chegamos à nossa maioridade!

A vivência dentro e fora dos hospitais nos proporcionou diversos aprendizados que buscamos repartir com a sociedade. A experiência transformadora gerada pela ação artística em ambientes onde a alegria pode fazer a diferença é um legado dessas duas décadas de existência. Ainda nos deparamos com diversos questionamentos – como palhaços e como seres humanos – que permanecem sem respostas, mas a busca por elas se faz motor para a continuidade do trabalho.

O ano de 2012 trouxe novos desafios para os Doutores da Alegria. O processo de reorganização, iniciado em 2011 com a Conferência de Busca de Futuro, e finalizado por meio do projeto “Planejamento para Ganho de Escala”, da consultoria Ashoka-McKinsey, que nos indicou caminhos de futuro: a formação, a ampliação de público beneficiado e a articulação para políticas públicas de cultura e saúde. Este tripé estratégico indica a base das atividades para os próximos anos.

Algumas ações já refletem este novo posicionamento, como a implantação do piloto do projeto piloto “Plateias Hospitalares” em São Paulo – que articula com a comunidade artística para transformar e sacramentar o hospital como espaço de arte e cultura - e a realização do “2o. Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital”, que reuniu mais de 50 grupos de 12 estados para falar da qualidade da intervenção que é exercida Brasil afora. E 2013 já começou com uma mudança importante: por uma decisão estratégica, deixamos de manter a Unidade Belo Horizonte. Os ex-integrantes do elenco mineiro conquistam autonomia artística e institucional para continuar com o trabalho iniciado há seis anos por meio de uma organização independente: o Instituto HaHaHa. Estivemos à frente deste processo para colaborar com a transição e fortalecer os artistas em seus novos desafios.

Parece que a maioridade bateu à nossa porta e nos estimula a agir como gente grande. Ainda que palhaços, com sensibilidade de criança... Mas gente grande.

INSTITUCIONAL Juan Esteves

Page 8: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

1716

Ricardo Teles

Luciana Serra

“Hoje, com 21 anos de existência, a atuação dos Doutores da Alegria é híbrida e acontece nos âmbitos da Cultura, da Saúde, da Educação e da Assistência Social. Transitamos por estes diferentes universos com o propósito de possibilitar o acesso à arte como um direito social. Ao longo desta jornada artística e institucional, nossas ações foram reconhecidas como de utilidade

pública nas esferas municipal, estadual e federal. As certificações concedidas pelo Poder Público refletem a relevância sociocultural da atuação da organização na sociedade e nos remetem a uma reflexão sobre a nossa prática atual e o contexto em que estamos inseridos.”

Daiane Carina Coordenadora Jurídica e de Planejamento dos Doutores da Alegria

Page 9: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

1918

“Acompanhei a evolução dos Doutores da Alegria de forma pessoal e como gestor de políticas culturais. Acredito no papel da arte para transformar e construir um mundo melhor. O palhaço estabelece uma relação profunda com o universo imaginário do paciente e cria um ambiente de cura. Neste sentido, Doutores da Alegria transforma a cultura em uma realidade concreta. O desafio é ampliar a dimensão da cultura do ponto de vista terapêutico. Precisamos trabalhar para que as ações inspiradas nos Doutores da Alegria possam tornar-se políticas de Estado.”

Sérgio MambertiSecretário Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura

Hospital Geral do Grajaú, São Paulo

Luciana Serra

INSTITUCIONAL

Page 10: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

2120

QUEM SOMOS

Page 11: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

2322

Promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.

Tornar-se um centro cultural referência na arte do palhaço e nas artes cômicas em geral oferecendo acervo, publicações, cursos e produções artísticas que estimulem a reflexão e o diálogo crítico com diversos setores da sociedade.

AlegriaConfiançaDelicadeza das relaçõesExcelência artísticaLiberdade Profissionalismo

Missão

Visão

Valores

QUEM SOMOS

Hospital Municipal do Campo Limpo, São PauloNina Jacobi

Page 12: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

2524

Prêmios

2009 e 2010

Prêmio Cultura e SaúdeConcedido pelo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura em articulação com o Ministério da Saúde, o prêmio aponta o papel relevante de ações artísticas e culturais no âmbito da saúde.

2008

Prêmio APCA(Associação Paulista de Críticos de Arte)Fernando Escrich, coordenador artístico da organização, venceu na categoria “teatro infantil” como melhor diretor musical pelo espetáculo “Senhor Dodói”.

Prêmio FEMSAAngelo Brandini, coordenador de criações artísticasda organização, levou a premiação por melhor texto adaptado pelo espetáculo “Senhor Dodói”.

Chancelas

Utilidade Pública MunicipalUtilidade Pública EstadualUtilidade Pública Federal

Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS)

Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA)

Certificação de Entidade de Assistência Social (CNAS)

Auditoria independente

As demonstrações financeiras dos Doutores da Alegria são auditadas pela Audisa Auditores Associados.

2006

Prêmio APCA(Associação Paulista de Críticos de Arte)As esquetes da “Rádio Pára-Choque” sobre cidadania no trânsito escritas por Angelo Brandini (coordenador de criações artísticas dos Doutores da Alegria)e Wellington Nogueira (fundador e coordenador) e dirigidas por Angelo Brandini para a Rádio Eldorado levaram o prêmio na categoria “inovação em rádio”.

2002

Stockholm Partnerships Award O programa de hospitais foi reconhecido como um dos programas-embaixadores de práticas sociais inovadoras.

1998

Prêmio de Dubai – Divisão Habitat da ONUOs Doutores da Alegria concorreram ao Prêmio de Dubai e estiveram classificados entre as 40 melhores práticas sociais do mundo. O prêmio é outorgado pela Divisão Habitat da ONU e coloca a ONG na lista das 100 melhores práticas globais em1998 e, novamente, em 2000 e 2002. 1997

Prêmio CriançaPrêmio concedido pela Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança em favor das iniciativas que melhoram a qualidade de vida das crianças e jovens do Brasil. O prêmio valoriza a solidariedade, a criatividade, a persistência de entidades e pessoas que, obstinadamente, mantêm acesa a chama da Defesa dos Direitos das Crianças e da transformação da realidade social da infância brasileira. No ano de 2000 fomos novamente indicados.

Publicações

Lista de livros e publicações produzidas sobre e pelos Doutores da Alegria (autores diversos)

Soluções de Palhaços (1997)

O Livro dos Segundos Socorros (2001)

Boas Misturas (2003)

Poemas Esparadrápicos (2004)

Coleção Boca Larga (2005, 2006, 2007 e 2008)

Doutores da Alegria – o Lado Invisível da Vida (2005)

Os prêmios abaixo se referem ao nosso trabalhonos hospitais e fora deles. As chancelas ilustrama utilidade pública de nossas atividades e servemde estímulo para nosso aperfeiçoamento constante.

QUEM SOMOS QUEM SOMOS

Reconhecimento

Luciana Serra

Page 13: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

2726

QUEM SOMOS QUEM SOMOS

Linha do tempo

1991 201220051995 20061996 20071997 20081998 20092003 20102004 2011

Fundação dos Doutoresda Alegria em São Paulo

Criação do espetáculo Poemas Esparadrápicos – O Musical

Lançada a primeira edição do caderno Boca Larga, uma série de publicações que se tornaram referência sobre a arte do palhaço. A última edição foi publicada em 2007.

Primeira edição do Que palhaçada é essa? – uma coletânea de espetáculos, palestras e eventos dedicados a compartilhar com a sociedade as experiências vivenciadas nos hospitais

Lançamento do programaPalhaços em Rede

Inauguração da unidadeBelo Horizonte

Bloco Miolinho Mole invade os hospitais de Recife no carnaval

Abertura da Escola de Doutores,com cursos de formação para artistas e leigos

Criação do espetáculo Senhor Dodói

Primeira apresentação da Roda Besteirológica no teatro Conclusão do processo de

Planejamento de Ganho de Escala da Ashoka/McKinsey

2º. Encontro Nacional de Palhaços que Atuam

em Hospitais

Fechamento da Unidade de Belo Horizonte

                               Início do Projeto piloto

do Plateias Hospitalares em São Paulo

1º Encontro nacional do programa Palhaços em Rede

Criação do espetáculo Palhaços em ConSerto

Realização da Conferência de Busca do Futuro, para discutir com a

sociedade os novos rumos para a instituição

Inauguração do Espaço culturaldos Doutores da Alegria

Início do projeto PlateiasHospitalares no Rio de Janeiro

A Rádio Eldorado veicula campanha sobre cidadania no trânsito: “Rádio Pára-Choque”,que recebeu prêmios da APCAna categoria “inovação em rádio”

A primeira Roda Artísticaé apresentada no hospital,para divulgar a experiência vivenciada junto às criançasaos profissionais envolvidos.

Criação do espetáculo “Dramalhaço”

Montagem do primeiro espetáculo teatral– Midnight Clowns

Doutores da Alegria entramnas empresas pela primeira vez, por meio de palestras

1º reconhecimento públicodo trabalho: Prêmio Criança,

da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança

Primeira pesquisa sobre o impacto social dos trabalhos da ONG é publicado no livro: “Soluções de palhaços – transformações na realidade hospitalar”, de Morgana Masetti

Criação do Centro de Estudos de Formação e Pesquisa – dedicado à pesquisa e formação da arte do palhaço

Inauguração da unidade Rio de JaneiroCriação das oficinas de formação para profissionais de saúde

Inauguraçãoda unidade Recife

Início do Programa deFormação de Palhaços

para Jovens

Primeira saída do Bloco do Miolo Mole em Recife

Page 14: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

2928

Luciana Serra

Mariana Frazão Luciana Serra

Início do Programa de Formação de Palhaços para Jovens

2004 2012Montagem do primeiro espetáculo teatral Midnight Clowns

1995Inauguração da unidade Recife

2003Primeira Roda Besteirológica apresentada no hospital

2006Lançamento do programa Palhaços em Rede

2007

Newman Homrich

Luciana Serra Ana Cariane

Lucas Fonseca

Primeira apresentação daRoda Besteirológica no teatro

2008

Elisa Taemi

Primeira edição do Bloco do Miolinho Mole nos hospitais do Recife

20072° Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital

Page 15: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

3130

“Quando tinha aproximadamente 12 anos, levava a minha avó no hospital para seus exames. Tinha um “clima” muito pesado, triste, até que um dia um “doutor da alegria” apareceu lá e trouxe alegria ao nosso redor.Quando comecei a fazer enfermagem, conheci um lado oculto das pessoas, um lado que precisa de carinho, então entendi e me apaixonei por esse trabalho de trazer alegria num momento tão sensível e me imaginei fazendo-o também.”

Stephanie Cristina Soares Ferreira Ex-paciente

Santa Casa, Belo HorizonteCarol Reis

QUEM SOMOS

Page 16: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

3332

QUEM SOMOS QUEM SOMOS

Doutores da Alegria hoje

Interação Compreensão Formação ExpansãoO encontro entre os besteirologistas e as crianças, familiares e profissionais de saúde no hospital é nosso trabalho-mãe. Essa vivência serve de alicerce para os nossos projetos e atividades tanto dentro quanto fora do hospital. E no hospital estão dois dos principais projetos da organização: o Programa de Palhaços Besteirologistas e Plateias Hospitalares.

A experiência a partir do trabalho e do estudo da linguagem do palhaço levou à criação da Escola, que abriga programas como a Formação de Palhaços para Jovens, cursos como “Palhaços para Curiosos” e articula os grupos do “Palhaços em Rede”. São públicos variados que experimentam o palhaço de forma profissional ou de forma livre.

A pesquisa foi fundamental para o aprofundamento do trabalho no hospital e a compreensão dos seus resultados. Além de avaliarmos o impacto causado pelas visitas diárias, também investimos na constante pesquisa da linguagem do palhaço em suas mais diversas formas.

Doutores da Alegria possui hoje quatro pilares de atuação, que refletem em nossos projetos e atividades:

As criações artísticas surgiram inspiradas pelo trabalho-mãe e traduzem a nossa missão: ampliar o alcance da cultura da alegria para a sociedade. Não é preciso quebrar o pé para nos ver em ação: vamos a empresas, espaços culturais e onde houver demanda de alegria.

Instituto da Criança, São Paulo

Luciana Serra

2o. Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital, São Paulo

Luciana Serra

Roda Besteirológica, São PauloLuciana Serra

Volume “Boca larga”Divulgação

Page 17: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

3534

NOSSO TRABALHO

Page 18: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

3736

Nos hospitaisNeste ano completamos a marca de 900 mil visitas a crianças nos hospitais públicos de São Paulo, Recife e Belo Horizonte. A atividade artística realizada por profissionais aliada à constância do trabalho – duas vezes por semana, seis horas por dia, durante todo o ano – é um dos pilares do programa, que também toma por base a delicadeza das relações e a permissão da visita. Neste ano o elenco experimentou outros formatos de intervenção em São Paulo e no Recife, o que refletiu em uma bagagem única tanto para os artistas quanto para os hospitais.

“Ampliar a nossa missão a um maior número de pessoas e inovar o trabalho artístico com criatividade e qualidade são os maiores desafios que o elenco enfrenta durante todo o ano. Conquistamos um espaço de criação focado na construção de um repertório de grupo com os olhos e ouvidos voltados totalmente para as necessidades do nosso público nos hospitais. Criamos um novo formato de visita onde manifestações culturais importantes da cidade - como os cortejos juninos e o Auto de Natal -, entram nos corredores e enfermarias integrando as pessoas ao que acontece do lado de fora do hospital.”

NOSSO TRABALHO NOSSO TRABALHO

Fernando EscrichCoordenador Artístico do Doutores da Alegria

Auto de Natal Lana Pinho

Auto de Natal com elenco de Recife Lana Pinho

Page 19: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

3938

Com três anos do projeto “Plateias Hospitalares” no Rio de Janeiro, já levamos mais de 260 apresentações a sete hospitais públicos do Estado e impactamos 27 mil pessoas. O apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Rio de Janeiro é fundamental. São diversas formas de arte, do circo à dança, que agora chegam às comunidades que não têm acesso à arte e cultura de qualidade. Com base na bem-sucedida experiência carioca, lançamos o projeto piloto em São Paulo e começamos por hospitais que nunca receberam atividades dos Doutores da Alegria – Hospital Auxiliar de Suzano (FMUSP), Hospital Municipal Cidade Tiradentes e Hospital Geral de Pedreira – além do Instituto da Criança e do Hospital do Mandaqui, já atendidos pelo Programa de Palhaços Besteirologistas.

“Agora procuramos chegar aos pacientes além da Pediatria. Olhamos o hospital como uma comunidade e nossa ideia é aumentar o impacto e a diversidade da nossa atuação levando cortejo e espetáculos adaptados sob medida para cada hospital.”

Fernando Escrich Coordenador Artístico dos Doutores da Alegria

NOSSO TRABALHO

Plateias Hospitalares no Hospital Municipal Cidade Tiradentes, São Paulo Cristina Cardoso

Page 20: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

4140

“Os Doutores da Alegria possibilitaram o resgate da espontaneidade e da liberdade dos nossos gestores, profissionais de saúde e pacientes, com seus desdobramentos. No papel de facilitadores, nos tiraram do lugar-comum. Quebraram paradigmas. Saímos do automatismo, começamos a nos questionar. O médico tornou-se também mais humano.”

Dr. Yassuhiko Okay Vice-Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

NOSSO TRABALHO Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira, RecifeThiago França

Page 21: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

4342

“O trabalho dos Doutores da Alegria vem transformar o espaço hospitalar pediátrico tenso e estressante em um ambiente descontraído e alegre. As intervenções contextualizadas dos palhaços possibilitam olhar a saúde por outro aspecto, como deve ser de fato: tratar e recuperar o lado “doente”, mas, principalmente, resgatar o sentido saudável e lúdico do ser humano. Apesar do nome, Doutores da Alegria não é somente alegria; também são acolhimento, cumplicidade e respeito; e tudo isso é consequência do profissionalismo, de um trabalho sério, organizado e responsável.”

Aidê Mitie Kudo Coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (USP-SP)

NOSSO TRABALHOHospital da Restauração, RecifeThiago França

Page 22: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

4544

Entre 1991 e 2000, eu estive internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Devo dizer-lhes que era torturante, mas quando vocês chegavam, iluminavam tudo, era como se toda a dor passasse e não era apenas eu a ter essa sensação, a minha mãe também. Ninguém jamais poderá entender o que significa, para uma criança, estar dentro de um hospital, seja por algumas horas, dias, semanas ou meses. Acreditamos que nada mais importa, que ninguém se importa com você. Até a hora em que eles chegam: os únicos doutores que não nos fazem sofrer, não nos fazem chorar. Os únicos que te olham nos olhos como quem diz “eu não sei o que você tem, mas vai ficar tudo bem”. E então, a gente começa a voltar a sorrir, a acreditar, a hospedagem naquele hospital começa a ficar mais divertida.

Amanda Avellar Ex-paciente

NOSSO TRABALHOInstituto da Criança, São PauloLuciana Serra

Page 23: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

4746

NOSSO TRABALHO

“Vimos neste ano o projeto “Plateias Hospitalares” se consolidar e os artistas compreenderem o trabalho. Os hospitais já acolhem o projeto como uma extensão de suas atividades cotidianas. É muito gratificante ver os olhos vivos e rostos iluminados da plateia saindo depois de assistir cada apresentação. É assim que vejo a arte acontecer, é um encontro entre pessoas.”

Tiago Quites Assistente de Produção da Unidade Rio de Janeiro

Grupo Milongas no Hospital Eduardo Rabello,

Rio de JaneiroElisa Taemi

Page 24: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

4948

FormaçãoA formação faz parte do caminho de futuro da organização. A Escola, dentro dos Doutores da Alegria, ampliou o leque de cursos oferecidos e envolveu grupos de atuação semelhantes em discussões sobre a profissionalização e a qualidade do trabalho. Sua metodologia atende a dois públicos: o que busca a formação na linguagem para se tornar um palhaço que atue em espaços diversos e o que procura inspiração no arquétipo para refletir sobre sua própria trajetória. Ambos são terrenos férteis para bons encontros.

2012 foi um ano de realizações para a Escola. Além da realização do 2º. Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais, que contou com a presença de Michael Christensen, trouxemos também o mestre Norman Taylor, que veio pela primeira vez ao Brasil com objetivo de oferecer uma reciclagem artística para o elenco da organização e ministrar um curso sobre a criação artística a partir do cotidiano, para o público em geral.

NOSSO TRABALHO

“Doutores da Alegria há oito anos possui uma escola especializada na linguagem do palhaço e que aprimora um currículo de 1800 horas de formação básica. Trata-se de uma escola híbrida e itinerante, que além de gerar recursos para a ONG, dissemina seu conhecimento e também busca atender à demanda de grupos que não podem pagar por uma formação de qualidade ou que estão distantes das regiões onde o ensino da arte está mais desenvolvido. Além disso, desenvolve uma metodologia para que esse conhecimento seja aplicado para grupos de profissionais de áreas diversas e interessados em geral, como por exemplo, estudantes de Medicina.”

“É importante considerar a ideia de se ter uma formação básica e não mínima para a atuação do palhaçono hospital, pra gente pensar na concepção de educação básica, daquilo que é inegociável. Quer dizer: tem que ter, é o ponto de partida. Acho que o grande desafio é conciliar o inconciliável até hoje, que é a cultura falar com a educação. E que isso socialmente é fundamental.”

Soraya Saide Coordenadora de Formação

Lourdes Atié Socióloga, educadora e consultora pedagógica da Escola do Doutores da Alegria

2o. Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital, São PauloLuciana Serra

Page 25: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

5150

O Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ) é a base da Escola do Doutores da Alegria. Criado em 2004, tem como proposta oferecer uma formação completa com mais de 1.800 horas de trabalho intenso em sala de aula, desenvolvida a partir da experiência artística adquirida dentro e fora da organização, a jovens de comunidades populares. O propósito é formar artistas/palhaços que possam atuar em varias áreas dentro da sociedade. Mais de 80% dos alunos que por ela passaram estão atualmente no mercado de trabalho e, para não perder o vínculo com a Escola, em paralelo ex-alunos e os atuais alunos compartilham experiências e produções próprias em mostras abertas ao público, as MOCREAS – Mostra de Criação Artística de Ex-Alunos. Em 2012, uma nova leva de jovens iniciou a quinta turma do programa.

“Recebemos, para esta turma, 150 candidatos de várias partes do Brasil. Destes, 25 foram escolhidos para compor a nova turma. O trabalho vai de vento em popa, com técnicas de jogo, improvisação, movimento, técnicas circenses, escrita e literatura, máscaras neutra, Commedia Dell’arte, palhaço e música. No final de 2012 entramos na máscara do palhaço e 2013 é o ano de consolidação e aprofundamento da linguagem, quando faremos a montagem de um exercício cênico que circulará por vários bairros da cidade de São Paulo.”

Heraldo Firmino Coordenador do Programa de Formação de Palhaço Para Jovens

Edgard Tenório NOSSO TRABALHO

Page 26: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

5352

“Tive a oportunidade de vivenciar várias experiências com a terceira turma da Formação de Jovens. Durante esses dois anos de curso passamos por diversas linguagens que alongaram o meu pensamento artístico. Adquiri referências e critérios para desenvolver o meu trabalho hoje. E depois de toda essa vivência, fica um vínculo com os Doutores da Alegria e com outras turmas de alunos. Temos a oportunidade de dialogar, compartilhar processos que geram pesquisas e parcerias de trabalho.”

Eric de Oliveira Aluno da 3ª. turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens

Divulgação

PFPJ – Apresentação de Commedia Dell’Arte Gabriela Caseff

PFPJ – Apresentação de Commedia Dell’Arte Gabriela Caseff

Mostra de Criação Artística de Ex-Alunos da Escola – MOCREA

Gabriela Caseff

Page 27: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

5554

“Acredito que a alegria ajuda na melhoria do organismo humano e a figura do palhaço funciona como um catalisador neste processo. O trabalho dos Doutores da Alegria utiliza muito a observação na percepção do outro, que é a base da clínica médica. O cuidado que o palhaço tem com os outros reforça o nosso jeito de cuidar dos pacientes e resgata um valor que estava se perdendo para nossos alunos frente às novas tecnologias.”

Dra. Maria Aparecida Basile Médica, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora docente do MAD Alegria

NOSSO TRABALHOHospital Municipal do Campo Limpo, São PauloNina Jacobi

Page 28: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

5756

2º Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital

O encontro foi um dos eventos mais importantes do ano para a organização. Em quatro dias de trabalho intenso por meio de oficinas, palestras, mesas de debates e cabarés, mais de cem participantes de 50 grupos de atuação semelhante de onze Estados brasileiros puderam aprender e compartilhar experiências da atuação do palhaço em hospital. Michael Christensen, primeiro ator a utilizar a paródia do palhaço que finge que é médico no hospital, e inspirador dos Doutores da Alegria, participou das discussões e ministrou oficinas.

O encontro levantou questões como “Por que palhaço em hospital”, “Qual a formação mínima para atuação do palhaço” e “Trabalho profissional profissional versus trabalho voluntário”, que foram amplamente discutidas com representantes da sociedade para debater em conjunto com os participantes.

Os caminhos apontaram para a construção de um documento coletivo que represente os anseios dos palhaços brasileiros que atuam em hospital. O programa “Palhaços em Rede” está se fortalecendo e frutificando a cada ano: juntos, já somos mais de 630 ações espalhadas pelo Brasil.

NOSSO TRABALHO

“Novos caminhos se abriram, apontando para a construção de um documento (coletivo) que represente os anseios dos palhaços brasileiros que atuam em hospital. Que sejamos cada vez mais palhaços, conscientes de tudo o que este arquétipo carrega naquela bolinha vermelha estrategicamente colocada na ponta do nariz, independente de sermos voluntários ou profissionais.”

Raul FigueiredoTutor do programa “Palhaços em Rede”.

Luciana Serra56

Page 29: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

5958

“O que vocês estão fazendo e o comprometimento que fizeram com o servir é muito importante. Não é sobre vocês ou sobre mim, é sobre as crianças, os pais, profissionais de saúde. Isso é serviço.”

Michael Christensen Primeiro ator a entrar vestido de palhaço no hospital e fundador do Big Apple Circus

Luciana Serra

Luciana Serra

“Qualquer grupo que vai começar essa atividade deve procurar a origem, respeitar o que já existe e procurar um caminho próprio. Doutores da Alegria não funciona como um oráculo, mas compartilha e dá a opção de escolher. Trocamos experiências. É um presente, imenso prazer estar nesta rede. Proporcionar um encontro com o Michael Christensen é histórico. Qual outra organização consegue fazer isso?”

Kleber Brianez Grupo Operação de Riso

59

Page 30: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

6160

“Participar do programa Palhaços em Rede foi uma experiência profunda em nossas vidas. Era nosso sonho trabalhar em hospital como palhaço e o acesso aos Doutores da Alegria nos permitiu conhecer bem a metodologia e o projeto da organização para focarmos como trabalhar nos Cirurgiões da Alegria.”

“O programa Palhaços em Rede veio em uma hora bem oportuna. Fomos selecionados e conseguimos nos estruturar para entrar e atuar no hospital, mesmo não sendo palhaço profissional. Nos preocupamos com a capacitação de cada voluntário do grupo. Isso faz com que ele tenha maior compromisso, ética e qualidade.”

Eliseu Pereira Grupo Cirurgiões da Alegria

Pedro Francisco Grupo Trupe D’Alegria

Luciana Serra

Luciana Serra60

Page 31: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

6362

Criações Artísticas A produção artística foi além das tradicionais “Rodas Besteirológicas” apresentadas em São Paulo e no Recife. O espetáculo “Palhaços em ConSerto”, sucesso de público em 2010 no Recife, retornou aos palcos da cidade para mais uma temporada de casa cheia e uma edição do “Senhor Dodói” foi apresentada no SESC São José dos Campos.

Para otimizar as criações artísticas personalizadas para empresas e outras organizações, criamos uma Unidade de Negócios específica para atender a este público.

NOSSO TRABALHO

“Achei a apresentação interessante pela sua simplicidade, boa vontade e criatividade. Realmente mexe com as pessoas não só pelo sorriso, mas também pelo conteúdo. O Ângelo Brandini, com sua linguagem singular deu o recado e aprendi muito com ele. Vou aplicar as técnicas apresentadas nos momentos mais difíceis da vida. Agradeço a oportunidade de conhecer um novo conceito de trabalho, muito bom.”

Dozin Ramos Filho Petrobras

“Palhaços em ConSerto - O musical”, RecifeLana Pinho

“Por meio do trabalho nos hospitais e do desenvolvimento de ações com a sociedade, Doutores da Alegria produziu, desde 1991, um grande volume de conteúdo artístico. A Unidade de Negócios nasceu para processar e compartilhar todo este potencial criativo, apoiada na constante formação de nossos artistas, e para trazer os recursos necessários para a continuidade do nosso trabalho como organização.”

Angelo Brandini Coordenador de Criações Artísticas

Page 32: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

6564

PesquisaA partir de uma apresentação sobre os indicadores de resultados da atuação dos Doutores da Alegria em hospitais, realizada em um encontro do Hospital Clown Research International Network (H-CRIN) em outubro de 2011, foi possível delinear o cenário mundial em que se encontra a pesquisa sobre o universo do palhaço dentro dos hospitais.

A pesquisa, importante instrumento para avaliar os resultados do trabalho dos palhaços nos hospitais, começa a ganhar unidade com o compartilhamento das informações entre os diversos países.

Na Europa, o grupo H-CRIN está desenvolvendo questionário de pesquisa que está sendo aplicado junto a pais e profissionais de saúde em diversos países do continente. A pesquisa sobre os Doutores da Alegria realizada pelo Instituto Fonte, em 2008, foi fundamental para alicerçar as bases da metodologia e os indicadores da atuação. Como resultado deste encontro, Doutores da Alegria e a organização Nariz Vermelho, de Portugal, estão aperfeiçoando o questionário brasileiro para profissionais de saúde e criando um específico para pais e acompanhantes. No Brasil, estes questionários foram aplicados para um universo de cerca de 400 pessoas, entre profissionais de saúde e pais e acompanhantes nos hospitais de Recife que recebem o programa de palhaços besteirologistas do Doutores da Alegria. Os resultados serão publicados em 2013.

NOSSO TRABALHO Hospital Universitário Lucas Fonseca

Page 33: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

6766

QUEM FAZ

Page 34: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

6968

Oréganograma São PauloPara que os palhaços estejam na linha de frente, uma equipe de profissionais atua nos bastidores dando suporte aos projetos. E nada melhor do que o nosso famoso “oréganograma” para ilustrar nosso funcionamento.

São Paulo é o berço de nossas atividades. Vinte profissionais das mais variadas áreas compõem a equipe técnica para dar suporte aos trinta artistas que atuam nos hospitais.

QUEM FAZ QUEM FAZ

PLAN

EJAM

ENTO

PACIENTESCRIANÇASE ADULTOS

ARTISTAS

NOVOS NEGÓ

CIOS

COORDENAÇÃO UNIDADE DE NEGÓCIOS Luciana Serra

Page 35: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

7170

São Paulo

QUEM FAZ QUEM FAZ

Chris

tiane

Gal

van

Dra

. Cric

a Ca

nale

ta

Raul

Fig

ueire

doD

r. Za

patt

a La

mba

da

Du

Circ

oD

r. Pi

nhei

ro

Sora

ya S

aide

Dra

. Sire

na

Julia

na G

ontij

oD

ra. D

ona

Juca

Pin

duca

Val d

e Ca

rval

hoD

ra. X

avec

o Fr

itza

Már

cio

Dou

glas

Dr.

Man

é Pe

reira

Dag

ober

to F

eliz

Dr.

D. P

endy

Robe

rta C

alza

Dra

. Sak

ura

Dui

co V

asco

ncel

os

Dr.

Pist

olin

ha

Suel

i And

rade

Dra

. Gre

ta G

arbo

reta

Layl

a Ro

izD

ra. P

oror

oca

Val P

ires

Dr.

Vald

isne

y

And

erso

n Sp

ada

Dr.

De

Dér

son

Nils

on D

omin

gues

D

r. Ch

icô

Bata

Ner

eu A

fons

o D

r. Ze

quim

Bon

ito

Dav

i Tai

uD

r. D

adúv

ida

Roge

r Ava

nzi

Pico

lino

Fern

ando

Esc

rich

Dr.

Escr

ich

Tere

za G

ontij

oD

ra. G

uada

lupe

Luci

ana

Viac

ava

Dra

. Lol

a Br

ígid

a

Vera

Abb

udD

ra. E

mily

Ang

elo

Bran

dini

D

r. Zo

rinho

Paol

a M

usat

tiD

ra. M

anel

aRo

nald

o A

guia

rD

r. Ch

arlit

o

Her

aldo

Firm

ino

Dr.

Seve

rino

Thaí

s Fe

rrar

aD

ra. F

erra

ra

Mar

celo

Mar

con

Dr.

Min

gal

Wel

lingt

on N

ogue

iraD

r. Zi

nho

Sand

ro F

onte

s D

r. Sa

ndov

al

Todas as imagens: Luciana Serra

Page 36: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

7372

RecifeEm 2013 a Unidade Recife completa 10 anos com atividades memoráveis como o Bloco do Miolo Mole e espetáculos com a identidade da cidade pernambucana. Dez artistas compõem o elenco e uma profissional é responsável pelo escritório.

QUEM FAZ QUEM FAZ

“Em 2002, tínhamos em Recife um cenário bem diferente de hoje, em relação à linguagem do palhaço. Com Doutores da Alegria na cidade, surgiram vários grupos de artistas profissionais que se especializaram nesta linguagem. 2013 é um ano marcante para a Unidade Recife, pois ao completar 10 anos de vida, comemoramos muitas vitórias, como o Bloco do Miolo Mole, Palhaços em Conserto, Poemas Esparadrápicos, além de uma sede novinha em folha. O principal? Milhares de crianças mais felizes no Nordeste do Brasil!”

Enne Marx Coordenadora da Unidade

Aril

son

Lope

s D

r. A

do

Julia

na d

e A

lmei

da

Dra

. Baj

u

Fabi

o Ca

io

Dr.

Eu Z

ébio

Luci

ano

Pont

es

Dr.

Lui

Gre

yce

Brag

a D

ra. M

onal

isa

Mar

celin

o D

ias

Dr.

Mic

olin

o

Mar

celo

Oliv

eira

D

r. M

arm

elo

And

erso

n M

acha

do

Dr.

Cava

coEd

uard

o Fi

lho

Dr.

Dud

Gru

d

Tâm

ara

Lima

Dra

. Tan

Tan

Enne

Mar

x D

ra. M

ary

En

Todas as imagens:Helder Ferrer

Page 37: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

7574

Belo HorizonteA unidade Pão de Queijo contou com uma equipe de onze artistas e uma profissional no escritório para atender aos hospitais da cidade até dezembro de 2012. Como parte do processo de reorganização que passa desde 2011, os integrantes desta unidade foram capacitados para criarem uma organização independente, que surge em janeiro de 2013, a partir da experiência adquirida no Doutores: o Instituto HaHaHa. Desejamos aos colegas mineiros que possam continuar reverberando a cultura da alegria!

QUEM FAZ QUEM FAZ

Eliseu Custódio Palhaço e gestor do novo Instituto HaHaHa

“Acredito que quando Doutores da Alegria decidiu expandir para outros territórios além São Paulo, não tinha a noção de que o programa criaria raízes tão profundas que é impossível a retirada do solo. Foi assim em Minas Gerais, o programa tornou-se necessidade tanto para a comunidade hospitalar quanto para a comunidade artística. Doutores vem se modificando desde a Conferência de Futuro realizada em março de 2011: novos cenários se apresentaram, novos horizontes! Hoje somos a primeira experiência nascida dentro da própria

organização. Nascemos do mesmo DNA dos Doutores da Alegria e um dos maiores desafios é continuar esta obra com toda a personalidade e potência de nosso território mineiro, com a colaboração das variadas comunidades que envolvem este trabalho: artística, hospitalar, empresarial, sociedade e governo. O sentido de tudo é reafirmar o sentimento de pertencimento e de identidade do programa para o Estado de Minas Gerais. Somos então: INSTITUTO HAHAHA e já nascemos com a assinatura: Riso Para Todos! E levantamos a bandeira: Alegria como direito!”

Elis

eu C

ustó

dio

Dr.

Cust

ódio

Ass

is B

enev

enut

o D

r. M

atia

s Be

nevo

nuto

Fran

cis

Seve

rino

Dr.

Riso

toD

iego

Gam

arra

D

r. Cl

oro

Gyu

liana

Dua

rte

Dra

. Xul

eta

Jana

ína

Mor

se

Dra

. Bris

a

Carol Reis

Fotos: Luciana Serra

Fotos: Divulgação

Page 38: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

7776

Rio de JaneiroO escritório carioca é o ponto de encontro e treinamento dos artistas selecionados pelo projeto “Plateias Hospitalares”. Uma produtora e um assistente de produção cuidam para que as apresentações nos hospitais sejam perfeitas.

QUEM FAZ

Silvia Contar Produtora Executiva do projeto “Plateias Hospitalares”

“A Unidade Rio de Janeiro é o quartel general da nossa grande pequena equipe de produção do Plateias Hospitalares. É ali que nos reunimos para realizar oficinas, discutir novas ideias e maneiras de implementá-las e receber os grupos

de artistas para ensaios. Também resolvemos questões burocráticas,trocamos e-mails, telefonemas, e atendemos a ligações de muitos, mas muitos curiosos e admiradores dos Doutores da Alegria. Ali também é nosso ponto de encontro, de chegada e de partida. É dali que saímos para transformar mais um hospital em palco de arte e cultura.”

Daniel Lôbo

Bando de PalhaçosDaniel Libo

Page 39: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

7978

Por que investir no Doutores da AlegriaO trabalho é gratuito para o hospital, mas não é voluntário. Acreditamos que o constante desenvolvimento do artista é garantia de um trabalho cuidadoso e de qualidade, seja num palco ou num quarto de hospital. O programa de visitas exige do artista disponibilidade mínima de dezoito horas semanais e desenvolvimento do repertório artístico. É compromisso para o ano todo.

Para manter todas as nossas atividades, contamos com o apoio de empresas e de pessoas. Os recursos permitem a manutenção e expansão do trabalho, como as 60 mil visitas a crianças hospitalizadas em hospitais públicos por ano, a realização de um programa de formação para jovens, a manutenção da estrutura, o aprimoramento técnico dos artistas e as ações de pesquisa e disseminação do conhecimento.

Hospital Municipal do Campo Limpo, São Paulo

Nina Jacobi

Page 40: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

8180

Cristina Fernandes Diretora de Talentos e Comunicação da White Martins – Patrocinador Gargalhada

“A cada ano os Doutores da Alegria conseguem escrever uma história ainda mais bonita, transformando a vida de milhares de pessoas e levando alegria por onde quer que passe. Temos muito orgulho desta parceira porque ela se traduz em inclusão, melhoria da qualidade de vida, criatividade e empreendedorismo social. Para os próximos anos, esperamos que ela continue rendendo bons frutos e contribuindo para a propagação da “cultura da alegria.”

Hospital da Restauração,Recife

Thiago França

Page 41: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

8382

Colabore com a causa

- Fazer uma doação única ou regular, através de recursos próprios ou via lei de incentivo (Lei Rouanet) - Sócio da Alegria.

- Comprar produtos na Loja Virtual.

- Realizar um curso na Escola.

- Doar pontos de um dos programas de fidelidade parceiros.

Entre em contato com a área de Marketing & Mobilização de Recursos: [email protected]

- Obter uma cota de patrocínio ou parceria via recursos próprios ou leis de incentivo (Lei Rouanet e PROAC).

- Fazer uma doação única ou regular, através de recursos próprios ou via leis de incentivo - Sócio da Alegria

- Realizar uma campanha de marketing relacionado à causa da alegria.

- Adquirir uma licença de marca.

- Firmar uma parceria de apoio técnico regular ou pontual.

- Comprar brindes corporativos.

- Contratar palestras e intervenções artísticas.

Entre em contato com a área de Marketing & Mobilização de Recursos: [email protected]

Hospital Santa Marcelina,São PauloLuciana Serra

COMO APOIAR - Pessoa Física

COMO APOIAR - Pessoa Jurídica

Page 42: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

8584

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Page 43: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

8786

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

Relatório financeiroAs contas dos Doutores da Alegria são auditadas pela Audisa Auditores Associados

(em mil reais)

Novembro de 2011 a Outubro de 2012(em mil reais)

Recursos arrecadados

Origem dos recursos

5.2154.878

5.289

6.541

4.669

5.444

2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

5.289

(Janeiro a Outubro)

16,2%

Produtos e serviços Doutores da Alegria (produtos, palestras, produções artísticas e Escola)890

58,3%

Doações de empresaspor lei de incentivo3.210

3,9% Parcerias com programas de relacionamento (cartões de crédito, hotéis, entre outros)214

14,4%

Campanhas de marketing relacionado à causa790

1,0% Doações de pessoas físicas com lei de incentivo57

3,5% Doações de pessoas físicas sem lei de incentivo191

2,8% Doações de empresas sem lei de incentivo 152

8786

Page 44: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

8988

Novembro de 2011 a Outubro de 2012(em mil reais)

Aplicação dos recursos Resultado dos projetos em 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

5,2%

Assessoria de Informação282

2,2%

Assessoria contábilAssessoria jurídica118

0,30%

Publicações e artigos para revenda17

4,90%

Outros266

38,5%

Visitas a Hospitais2.097

4,9%

Agenciamento decaptação de recursos268

6,7%

Ocupação e conservação de imóveis367

22,7%

Pessoal1.238

7,10%

Escola dos Doutores389

2,6%

Espaço Cultural141

3,70%

Formação de Palhaçopara Jovens203

1,2%

Palhaços em Rede66

Programa de Hospitais

Palhaços Besteirologistas

Plateias Hospitalares

apresentações

público atingido

Escola

Palhaços em rede

Formação de Palhaço para Jovens

Cursos da Escola

Criações Artísticas

Públicos em Espetáculos

Espaço Cultural (SP, BH, Recife)

Bloco Miolo Mole (saída Bloco e Matinê)

Palestras e Intervenções

Números Internet

Site

Blog

Facebook

Twitter

Youtube

Flickr

Total

62.153

61

12.235

630

25

99

1600

443

2686

22.264

400 mil

400

70 mil

27 mil

285 mil

300 mil

visitas a crianças

em SP e RJ

pessoas

grupos cadastrados

jovens

alunos

participantes

participantes

participantes

funcionários

visualizações

visitas por dia

fãs

seguidores

visualizações

visualizações

8988

Page 45: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

9190

Hospitais parceiros Grupos e Artistas participantes da edição 2012 - Plateias Hospitalares Rio de Janeiro

Programa de Palhaços Besteirologistas

São Paulo

Hospital da Criança (Nossa Senhora de Lourdes) *até março - 2012

Hospital do Mandaqui

Hospital Santa Marcelina

Instituto da Criança

Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Hospital das Clínicas)

Hospital do Campo Limpo

Hospital Geral do Grajaú

Hospital Universitário – USP

Recife

Hospital da Restauração

Hospital Barão de Lucena

Hospital Oswaldo Cruz

IMIP – Instituto Materno Infatil Professor Fernando Figueira

Belo Horizonte - até dezembro - 2012

Santa Casa de Belo Horizonte

Hospital das Clínicas da UFMG

Hospital da Baleia

Bando de Palhaços - Ana Sauwen, Anna Terra, Camila Nhary,Filipe Codeço, Mariana Fausto, Matheus Lima, Pablo Aguilar e Tiago Quites Cia Sacatatruca - Guilherme Sarraf e Hernan Cruz

Circo da Silva - Juliana Coutinho e Paula Preiss

Circo Dux - Lucas Moreira e Fabrício Dorneles

Companhia de Teatro Íntimo - Augusto Garcia, Bellatrix, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Gabriela Haviaras, Jorge Luís Cardoso, Letícia Cannavale, Rafael Sieg, Renato Farias e Thiago Mendonça

Companhia Flor no Peito - Fabiano Freitas, Martin Lima, Norma Nogueira e Ricardo Gadelha

Companhia Troupp Pas D´Argent - Carolina Garcês, Jorge Florêncio, Lilían Meireles, Marcela Rodrigues e Natalle Rodrigues

Da Personna Produções - Afonso Drumond e Fabrício Polido

Grupo Milongas - Adriano Pellegrini e Matheus Calado

Ilana Progrebinschi

José Mauro Brant e Fábio Nin

O Pequeno Teatro de Retalhos - Mariana Fausto e Henrique Escobar

Os Intrusos - Carol Barros, Diogo Cavalcanti e Rômulo Vidal

Os Tapetes Contadores de Histórias - Carlos Eduardo Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart

Rebeca Queiroz

(projeto em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – SES)Plateias Hospitalares

São Paulo - projeto piloto - 2012

Instituto da Criança

Hospital Auxiliar de Suzano (FMUSP)

Hospital do Mandaqui

Hospital Geral de Pedreira

Hospital Municipal Cidade Tiradentes

Rio de Janeiro

Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Emergência – Duque de Caxias

Hospital Estadual Alberto Torres – Emergência – São Gonçalo

Hospital Estadual Azevedo Lima – Emergência – Niterói

Hospital Estadual Eduardo Rabello – Geriatria – Rio de Janeiro

Hospital Estadual Rocha Faria – Emergência – Rio de Janeiro

Hospital Estadual Santa Maria – Tuberculose – Rio de Janeiro

Hospital Estadual Tavares Macedo – Hanseníase – Itaboraí

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

9190

Page 46: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

9392

NOSSOS PATROCINADORES

Page 47: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

9594

Informações de Outubro de 2011 a Novembro de 2012

NOSSOS PATROCINADORES NOSSOS PATROCINADORES

Patrocinadores risada

Parceiros narigada

Apoio Institucional

Patrocinador gargalhada

Parceiros

Parceiros sorriso

Drogaria AraújoValeoSchottReckitt BenckiserCorrecta

Governo Federal

Ministério da Cultura

PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo

FUMCAD - Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

SES - Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Funcultura - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura

Prefeitura do Recife

FCCR - Fundação de Cultura Cidade do Recife

GalzeranoAtlasCentroviasCredit SuisseIharabrás

MetisaSolutiaEternitMontana

Nossos patrocinadorese apoiadores

Page 48: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

9796

Marketing relacionado à causa

Campanhas pontuiais Santander Capitalização

HSBC Corretora

Pizzaria Bráz

Quintal do Bráz

Lanchonete da Cidade

Shopping Recife

Campanhas regulares Atacadão

Flores Online

Lista Perfeita

Programas de milhagem Sempre Presente Itaucard

American Express Membership Rewards

Superbônus Santander

Diners Club Rewards

Netquest

A.Gente, Accor Meeting Rewards e Fidélité Corporate

Rewards – Accor

Nota fiscal paulista Shopping JK Iguatemi

Sites/crowdfunding Think & Love – Repense Comunicação

Direito autoral Panda Books

Apoio técnicoApoios regularesSão Paulo

ZipcodeCertisignLocawebMicrosoftRede GloboRádio EldoradoGrupo Meio & MensagemOficina Brasileira de ClippingMaiorino ComunicaçãoTramaBandUP!Cultura InglesaCompanhia AthleticaFast Club - Fast ShopUM%Pizzatto’sGusmão & LabrunieR$EmuneraQuantum AssessmentAcalântis Plenus RhTuca

SBCTransAmbienteTAM

Recife

Cultura InglesaLog Resolve

Transportadora Asa de Prata

Apoios pontuaisSão Paulo

American AirlinesBlue Tree PremiumDanoneCafé PeléPizzaria 1900ZeffiroLa PastinaMcKinsey & Company AshokaPhoenix InstrumentosD’lippi PrintMalu Losso

Recife Bloco do Miolo Mole 2012Cantor Ed Carlos Cantor Cezinha do AcordeonCantora Nena QueirogaCantora Gerlane LopsFotógrafo Thiago FrançaFotógrafa Lana Pinho

Sócios da AlegriaRecursos próprios Pessoa física Doação regular

Adherbal da Costa Moreira NetoAdib Miguel EidAdir de Oliveira GraneroAdriana da Silva Armelin GodinhoAdriana Haddad Soldano CamarottoAdriana Iacona Catelli TokuAdriana Lima de CamposAdriana Nicomedes Lopes GonçalvesAdriana Priscila da SilvaAdriana Savioli FerrariAdriana UezatoAdriana Veiga CapoaniAdriano Ferreira NunesAdriano Pegoraro CayeAfonso RosaAlan Mark StollAlberto Correa LombardiAlcione Reis BeneciotoAlessandra Aparecida Silva TavaresAlessandra Christina Ferreira OliveiraAlessandra Cristina SylvestreAlessandra Meschini ManziniAlex Prall QueridoAlexandre Baldez de BarrosAlexandre Ferreira GuerraAlexandre SakagutiAlexandre SilvestreAlexandre Zanetti de AlmeidaAline Barino Pires MaranhãoAline Mascaro CorreaAlvaro Ancona de Faria

Alyson Jaydan Bezerra da SilvaAlzira Rosa da SilvaAmerico Regatieri NetoAmigos da CetesbAna Carolina Campos de MesquitaAna Carolina Dias HiguerasAna Cristina Silvestre da CruzAna Lucia NaldisAna Lucia PintoAna Luiza Araez Requena SanchesAna Luiza Morandin TonetoAna Paula Anacleto VirgolinoAna Paula MuroAna Paula Queiroz CunhaAna Paula Ramos MouradAnderson Bocchi de MoraesAndré CarrielloAndré Lopes G CardoneAndré Luis Cerqueira GilAndré LupuAndré Micaldas CorreaAndré Rodrigues MendesAndrea Aparecida SoaresAndrea de Lima E SyosAndrea de V PenaAndres Zamaro FatoretoAngela Maria CalcagnottoAngelina RoccoAnilson Donizette de Freitas CapelloAnne Milene da Silva SouzaAntonia Pousada DaruizAntonio José de Oliveira SilvaAntonio Manuel Teixeira MendesAntonio OzelinAparecida da Silva StelletAparecido Monteiro do Nascimento

Augusto FonsecaAziz Calil FilhoBarbara Carla da Mata EwersBeatriz BachBeatriz BergBeatriz Clark Vicentini OtaniBeatriz SeitasBernardo Telles LeiteBianca Amorim SantanaBruno H. da SilvaBruno Taglieri dos SantosBruno Viveiros MartinsCaio Ribeiro de AndradeCaique Prall SitchinCamila Asato OhouanCamila Cardoso FredericoCamila Colapietro RodriguesCamila ContattoCandida C M B LessaCarla BrunelliCarla Cristina BemCarla MarcelinoCarla Mendes AlpendreCarla Pieri Vellosa DutraCarla R PascualCarla Rocha D AngeloCarlos Alberto Camargo de BurgosCarlos Alberto TrematoreCarlos Aparecido TestaCarlos Augusto da SilvaCarlos Otavio WatanabeCarlos Paparelli PrimoCarlos Wanderley JrCarolina Aires MuccilloCarolina Pereira de JesusCarolina Ramos Troeira

Informações de Outubro de 2011 a Novembro de 2012

SÓCIOS DA ALEGRIANOSSOS PATROCINADORES

Page 49: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

9998

Caroline Moreira TossiniCassiano PelinsonCatia Cristina KreogerCecilia de Souza FreitasCecilia Ferreira da RosaCelia KanashiroCelso Rab LageCelso Vieira de MoraisCelso Zavatti JrCharles SouzaChristopher MontenegroCintia Costa Barreto MachadoCintia Yamaguishi YassudaClarissa DamasoClarisse AbujamraClaudia Cristina RodriguesClaudia Gugliel MinoClaudia Maria Soares BugarinClaudinei GianiniClea Ribeiro Costa de MirandaCleide FigueiredoCleydson Gonçalves de OliveiraCristiane Mendes MaiaCristina Soreanu PecequiloDaiana de Barros ValadaresDaniel Silva PereiraDaniela Florentino Matarucco PachecoDaniela Grube BasileDaniela Salzano Hungria HoffbauerDaniela Villas BoasDaniella Munari Ungar OnishiDanielle Maria RamosDanilo Edson de SouzaDanilo Kluyber de SouzaDaphne Assis CordeiroDavid Arthur BrandaoDayse Maciel de AraujoDeise de Oliveira GomesDeneval CarvalhoDenise CibilsDenise CrinittiDenise Elisabete dos Santos

Denise KraemerDerlei José FerreiraDiogo de Oliveira CostaDomingos Baganha Enes RuaDominique de Castro OliveiraDra. Lucila Barbosa (Biopsico)Dulcineia Ap. Hoffmann RibeiroEdna Ribeiro BaanEdson Rodrigues SimõesEduardo Alves dos RamosEduardo BaumelEduardo Berel ZatzEduardo El KobbiEduardo Maron da Costa MaiaEduardo Pereira de AlmeidaEduardo SoaresElbert E N MacauElcio EspindolaEleide GonçalvesElenira Beserra GomesEliana GonçalvesEliana Mieko SatoEliana Tarzia IasiEliane Genovez de PaulaEliane Ramiro dos SantosEliane Silvestre da CostaEliane Vieira NunesElias Rosa Lima JrElisabete DuranElisabeth CardosoElizabeth Fouad AzarElizeu de Andrade SamahaEmanuela Ramos MacedoEnauriá FrancoEneas Alessandro da Silva MeloErika Mangili AndreErika MerlinErika Sá da SilvaErnani Alves PavanatoErnesto Gomes Maranhão NetoFabiana AbrantesFabiana Klinger

Fabiana MachadoFabiane Rojo PimentelFabio CasagrandeFabio Marcos BahrFabio SeabraFabio Silva de SantanaFabiola Rangel de Carvalho SilvaFelipe Marques de OliveiraFelipe Ocanha CarneiroFelipe Ramos CarvalhoFelippe Beling Dias CorreiaFernanda BertoFernanda Mara TanelliFernanda Rossi de Siqueira CamposFernanda Sampaio Sant AnnaFernando Camargo AranhaFernando Luiz Nicolaci BizzarroFernando Mendonça Nunes da Rocha JrFernando Sergio Vasconcelos de CarvalhoFirenze PereiraFlavia Porcaro Filgueiras SalleFlavia Rocco PesceFlavia Rocha SouzaFlavia Vogel de GusmãoFlavio BulgarãoFlavio da Costa LiraFlavio Ebert de AraujoFrancisco Carlos NevesFrancisco Maria BaptistaFrancisco Pires de AlbuquerqueGiane Paula Duarte Dal PonteGina Dayllana Alvarado GonzalesGiovani Balen MeneghelGislene D’avila Ferreira CardosoGlauce Rodrigues da Cunha LimaGlaucio Lamarca RochaGlaura Cesar PedrosoGraciete Carreira PavãoGraziela Aparecida ArtoniGraziela BorzaniGuaracy de Carvalho SilvaGuido Gallo

Gustavo de Aguiar FernandezGustavo Mesquita NunesHarue KamiaHeinz-Peter ElstrodtHelana BonaniHelen Catarina Guedes da SilvaHelena Cristina Teixeira RondonHelenita Marques TorresHelio BebianoHeloisa Cristina Martins de OliveiraHeloisa Helena CostaHeloisa Torres de Toledo Bueno de SouzaHerbert de Almeida CamiloHerman dos Anjos MenegonHuilton Luiz Silva LisboaHumberto Faleiros SallesIcleia Ferreira de CarvalhoIeda Aparecida LimaIeda FariaIgor Farias de SousaIldemar Timoteo FilhoIlson Nunes RubimInes Fagundes MenesesInes Maria B. P. de PaulaInst Brasil Engenharia de CustosIranice M OliveiraIsis de Aguiar Vallim LerosaIsnaldo Francisco da Silva JrItalo Sergio Di SierviItamar Raimundo Ribeiro JrIvan Valle PaschoarelliIvy Sene CostaIzabel ZaniJanaina AvilaJeannette Marie de Almeida AzevedoJefferson LuizJefferson Nascimento AmaralJessica AkagiJoão Batista PereiraJoão Carlos GrandiJoão Gonçalves NetoJoão Luis Garcia

João Paulo Moreno CardosoJoão Pedro RoncheJoice Aparecida da Silva MartinJorge Ahicart PerlasJorge Antonio de MenezesJorge GonçalvesJorge SantanaJosé Carlos Pimenta de MoraesJosé Flavio Franco Tavares PaesJosé Gonçalves do AmaralJosé Henrique Cordeiro HossriJosé Luis Garcia NavarroJosé Paulino Gomes PereiraJosé Willians de MendonçaJoséli Nogueira da Silva HonoratoJoséph ReinerJoyce Helena NagamuraJulia Claudia Rodrigues da Cunha MotaJulia Takako HidaniJuliana A.P Santa MariaJuliana Maia TorresJulio Cesar SalgonJustiniana de Andrade SimãoKarina PrallKatia Cristina Machado VidalKatia Ishara BentoKely Cristina FerreiraLaercio Kitosato de Souza LessaLea CristovLeticia Ielo derobioLeticia Kelly Nunes M da SilvaLia Maria Carlotti ZarpelonLicia Maria AlencarLidiane Imenes de Campos BuenoLigia Alves dos Santos SouzaLigia FolcoLilia K Moritz SchwarczLilian Regina de AvilaLiliane Paes MansoLis Angela Maria da CunhaLiselott CohenLoide de Souza Menezes

Lucas Ribeiro Alves CunhaLucia Helena F. EstradaLucia Helena FernandesLucia Mara MandelLuciano AndradeLucidia Meinhardt dos SantosLucienne DonniLucilia Ondina Galli Manso CabralLucio Gomes Prestes da SilveiraLuis Eduardo de Oliveira LimaLuís Fernando de SouzaLuis Gustavo Henrique Maia BragaLuis Jorge Lira NetoLuis Otávio Moraes MonteiroLuiz Eduardo de Miranda MatiasLuiz Guilherme Rodrigues MolckLuiz Otavio Soranco BuzelinLuiz Paulo Meinberg SacchettoLygia Gonçalves Pereira de MeloMagda Luzimar de AbreuMaíra RothenbergMarcel Ricardo de OliveiraMarcela Castel CamargoMarcelina Fernandes de ArkaMarcello ToldiMarcelo CalligarisMarcelo de Campos RicciMarcelo Sacenco AsquinoMarcia Carvalho BalestraMarcia CoronaMarcia LemeMarcia Maria SignoriniMarcia Shimae Tokashima NishiyeMarcia Wyler de OliveiraMarcio Henrique Abreu AlvesMarcio Lapolla de PaulaMarcio Santos MirandaMarco Antonio Leite RestumMarco Antonio MoreiraMarcos Aurelio do Amaral de MenezesMarcos de MartiniMarcos Kotait

SÓCIOS DA ALEGRIA SÓCIOS DA ALEGRIA

Page 50: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

101100

Maria Angela da SilvaMaria Antonia Fontes da CunhaMaria Augusta Rondas SpellerMaria Cristina da Costa Rego LimaMaria Cristina Martins CanedoMaria de Fatima PontesMaria Dirce de Vasconcellos Von UslarMaria do Rosario Nunes Serpa VianaMaria Eugênia Pereira Monteiro dos ReisMaria Fatima Gonçalves NaslaniecMaria Helena FigueiredoMaria Helena Pugliesi LopesMaria Ines Villa MelloMaria Izabel AmadeuMaria Letícia Santos CruzMaria Lucia da SilvaMaria Luisa Araujo SilvaMaria Luiza Costa NeryMaria Luiza Scaglione Pereira de SouzaMaria Paula BarbosaMaria Silvia Leme de SouzaMaria Thereza Bessa de AlmeidaMaria Vitoria Assumpção MourãoMariana de Alencastro Nascimento SilvaMariana O Lorenzon SagezMariana Resende MesquitaMaricy Vieira ClarkMarilia MarcheziMarina Ribeiro KarlMarina Roitman Rothschild BaumelMario Rui Alexandre BertaoMarise Batista da SilvaMarlene Maria da SilvaMarli Mainardi Tortorelli CarneiroMary Lourdes de Souza BastosMarya Fernanda Morais RabeloMassanori TakakiMatheus Henrique Reino MartinsMauro Ant MoreiraMauro Casati PetinatiMelissa Garcia Blacitz de Abreu e SilvaMichael Hafran Filardi

Michele CatachMichelle Cristine da Silva PaixãoMiguel Braido GomesMikaely Reinoso Rodrigues DamacenaMilene Molinari FasanellaMiriam Vasquez TavaresMonica Azana Rezende SoaresMonica BezerraMonica Cenci Antunes HMonica Pinheiro SalmasoMonica Rizzo LopesMoyses LemeMyria de Queiroz RegoMyrtes Melo Samico de OliveiraNadia MartinsNathasha B. CamizottiNilza Resem da SilveiraNiria LourençoNívea Ferreira MonteiroNoemy MortariNora Nei da SilvaNorma Cortes Gouveia de MeloOdir Martinazzi Teles JrOlga Guerra NunesOlivia Paganini MartinsOrlando Nastri NetoOsvaldo GimenesPalmira V C S dos AnjosPaloma Midori Aragaki SallesPatricia BiasoliPatricia BortonePatricia Cavedon Cardoso GarciaPatricia de Almeida PradoPatrícia de Assumpção MoraesPatricia Helena Gonsalves de AndradePatricia PortelaPatricia SaraivaPaul da Silva MessnerPaula CroccePaula Francinete de Santana TavaresPaula Peixoto MonteiroPaula Saad Bonito

Paulo Cesar AuricchioPaulo Negrais Carneiro SeabraPaulo Rakauskas JrPaulo Roberto MuroPaulo Roberto Vilela DiasPaulo Sergio Ribeiro CostaPaulo Thiago Lotario RosaPedro LynchPedro Paulo Leite BalbiPedro Xavier de M.B.AzevedoPhilippe Claude Albert Yves RoquesPierangela CangelosiPotyra Dias de CarvalhoPriscila Alves da SilvaPriscila CaltranPriscila de Faria GasparPriscila Kikuchi CampanaroRafael LeloRaísa Ferreira de MarinsRamiro ToledoRamon SobralRaquel Borges CasaroRebeca BurchteinRegiane Bueno TeixeiraRegina Helena Nogueira SantosRegina Porazza DiasReginaldo de Araujo JrReginaldo de Lima BarrosReinaldo Egidio PinheiroRenata CatelliRenata Fortes ItagybaRenata Lucia Beraldi RangelReynor Carlini BonilhaRicardo Cavalcante QueirogaRicardo da Cruz BarretoRicardo dos Santos GomesRicardo SaitoRicardo Wagner FantoneRichard Moreton TreacherRoberta Macedo Martins GuaragnaRoberta PagettiRoberto de Jesus Barbosa

Roberto de ToledoRoberto GomigRoberto José RodriguesRoberto SaccaroRoberto Soares PuglieseRobespierre Foureaux AlvesRobson Baumgratz de SouzaRobson Cleber de JesusRocco MontanoRodrigo Alvares CarneiroRodrigo de Andrade Mattos GenerosoRodrigo de Paula Mascarenhas VazRodrigo Martin TeresiRodrigo Tim dos SantosRogerio BiondiRogério de Almeida MartinsRogerio Tadeu da SilvaRonaldo Alves Mangueira ZaniRonaldo Co FariaRosa Maria Paciulo DinoRosana CasagrandeRosana Procopio Barreto de OlievirsRosana Rosses PetroRoseli dos Santos OliveiraRoseli MaldonadoRosely ArradiRosimeire ArtusoSalvador Manuel Marinho Vieira de CamposSamuel GabanyiSandra Cristina Coelho LopesSandra Lidia KillnerSerena Gonzaga Dias de MoraesSergio Lopes de SantanaSergio Porto de OliveiraSheyla Pereira do AmaralShirley ChatzoglouSidney S. RamosSilvana GalanteSilvana Ricardo de AmorinSilvia dos Santos MendesSilvia Maria Espindola Va da Silva

Silvia R RobinSilvinha Silvia Neves MedranoSilvio Barone LopesSimone LamosaSimone T AlvesSinesio ZamperliniSolange Mandeli da CunhaSolange SouzaSonia Ielo DeróbioSonia Mara Primo MoreiraSonia StruzaniSoraia Vasconcelos LimaSoraya HelalSoraya Jorge SantanaStefano RettoreSuany Leite de LimaSuely MassarentiSuely NelitoSuzane Helena Smolarek de BarrosSylvia Regina Janzini SilvaTais de Freitas CastroTalita DomingosTania Vieira Mello MachadoTarliane MeloTatiana Aparecida Figueiredo SouzaTatiana Miyashiro KumayamaTatiana Spadaro Tarifa CarneiroTatiane Andrade AfonsoTatiane de Barros LimaTeresa Cristina Botelho BracherThais Aparecida de SouzaThamara Lanciano ZanardiThiago Alves de OliveiraThiago Romantini CollisTiago Afonso RafaelTomaz Ferrez Collett SolbergUdson FonsecaValdir Ferreira TeixeiraValeria Cristina Paiva de SouzaValter Police JrVanessa de Oliveira JoaquimVania Cristina Elias Cardoso

Vera Lucia AmaralVera Lucia Dias SudattiVeronica de Souza Bomfim PinheiroVilma Terra Garcia SartoriVinadeth ScarpelVivian Cristina Braga dos SantosViviane ZachanoVivien Regina RivettiWalter Toledo SilvaWelington TsubouchiWellington CalijorneWilliam Lima EmboavaWilson CoutinhoYara Zaninoto DominguesYeiby Roxana Santander PizarroYvelise Pereira VallimZeli Santos Severo de LimaZelia Maria F. Wahmann

Adjair Amadeu Correa MartinsAlex Volpato MartinsAlexandre de A MachadoAmauri Cerqueira AraujoAna Carolina Cancoro KammererAna Claudia RohloffAna Paula CalixtoAnada Tostes IsoniAnamaria PateAndré Elias de Leles VilaçaAndré WagnerAndréa Cristina MoraesAngela SantosBernardo SantangeloBrunno RosiqueCamila Sousa deOliveiraCarlos José Fadiga de Souza FilhoCaroline Portela Toradin RibeiroCassio Dreyfuss

Recursos próprios Pessoa física Doação esporádica

SÓCIOS DA ALEGRIA SÓCIOS DA ALEGRIA

Page 51: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

103102

Cecilia Maria VieiraCelso Vieira deMoraisCésar Eduardo Abranches Cavalcante ForastieroClarindo CorazzaClaudete Cocca SocialeClaudio Augusto DomingosCleber Martins PereiraCristiane Santos de LimaCristiano Andaló TenutaCristina Soreanu PecequiloDafne Pasquarelli FreitasDaiane Rubinato FernandesDaniela Cabral Soares GasparriDaniela SayuriDanilo Boschi MeloDanilo de Brito OliveiraDavid Renan MendonçaDeiwes Aparecido RubiraDenis KraiserDenise Pereira deMoraesDione Carina deAraujo RaposoDora Nuzzi GilDulcineia Rossini MilanEduardo Berel ZatzElizabeth Jaskow Mac NicolEmanoel CruzEmanoel Cruz SilvaEmily C. M. EvangelistaFabio Chagas BarnabeFatima Farias MontenegroFelipe Fonseca RibeiroFernanda Cabral SoaresFernando Alves MeirellesFernando Ervedeira LourdesFernando Toloza CarvalhalGabriela P. CostaGil Ricardo de Oliveira CastroGiselle MarangonGleide de Soua Mateu PeresGuilherme Adriano FolegoHeitor Soares MeleroHenrique Penteado Carra

Hugo Aguiar MartinezInes Fagundes MenesesIsvi Santos da RosaJessica Fagundes da CruzJoão Goes Bizarro da NaveJohnny Carlos SilvaJosé Carlos ScudellerJosé Divaci da SilvaJosé Renato Hilst IzarJulia Lima do AmaralJuliana Marques RossiJuliana Muniz SobrinhoJuliana SardinhaJulieta BossoisKaroline Genova Aparecida SantosKleber JanasiKurt KaninskiLarissa Ribeiro MurakamiLeandro de Lima MerencianoLeandro Eduardo RibeiroLeide Oliveira da SilvaLeonardo Quintan LopesLeticia TorresLigia Alves dos Santos SouzaLiliane Lima PortelaLucas Rossi OchiniLucas Tadeu Pereira Soares GomesLucia Stella Kopp PasquiniMaira Rosa da SilvaMaiyumi Mendes TsukimotoMarcelo Alvares GimenesMarcelo BonfáMarcelo de Brito DornelasMarcelo ValiceliMarco Ronaldo Bohn SpechtMargareth KoizumiMaria Amelia José de Souza LimaMaria Cristina Antunes BragaMaria de Lourdes FujishimaMaria Terezinha Fernandes BezerraMariana Akemi MatsuyMarielia Cajueiro de SouzaMarina Elena de Agostino

Marise C de AndradeMathias FuldaMauricio Yoshikasu SumitaMonize Castilho de SouzaNatalia Cabral CardosoNathalia Peters ArdizzoneNeyde Moreno da Silva OliveiraOdete Aparecida BarrosoPablo Martin Balerio LucchiPaula A RibeiroPaulo Henrique de OliveiraPaulo Leonardo LombardiPaulo Victor Gama Gross de SouzaRaisa Araujo AgabitiRaul Antonio Martins FigueiredoRebecca Benatti SebastianiRegina BittencourtReinaldo ClementinoRenan Cerqueira deLimaRenato MangolinRenato V SantosRicardo Luiz UngerRicardo Millen de MagalhãesRita dos Santos SilvaRobert Lee Carr ContiRodolfo VidotteRodolfo Xavier LimaRodrigo José VieiraRodrigo Mazzarone Gomes de SáRubens Adriano Pinto CorreaRuth Blaud PomarSabrina Rafaela Vivekananda dos SantosSalvador Manuel Marinho Vieira de CamposSergio Antonio dos SantosSilton José Silva FilhoSilvio F C JrSirlene da SilvaSonia Pinho GomesSoraya Jorge SantanaStefano RettoreThainan do Carmo FerrazTom Bojarczuk

4.Quattro Logística e Distribuição do Brasil LtdaAbsurdo Bazar e Fantasias LtdaAcademia Poliesportiva Triathlon LtdaAcl Assessoria e Org Contábil LtdaAgrototal Comercial LtdaAlpgrem Administração de Condomínios LtdaAsh Comércio e Locações Ltda MeAutologus Laboratório Sc LtdaAutoparque do Brasil Empreend Sc LtdaBabbo Luigi Pizzaria LtdaBeethoven Music Center Sc LtdaBeladonna Pharmacia de ManipulaçãoBrin Qi Brinquedos Educativos LtdaBuffet Infantil L S LtdaCaixa da AlegriaCasa das Guias Comércio AtacadistaCasa de Livros Comércio LtdaCelso Sussumu Kadouaki MeCentro Educacional Hora de AprenderChic Dog Alimentos e Acessórios P/ Cães e Gatos LtdaCirar Instrumental Cirurgico Ltda

Tricia Camargo de OliveiraUziel Nunes SilvaValeria Brito de SousaValter Mario ApolinarioVanderli Santana Cruz da SilvaVandete Ribeiro deMenezes AristidesVanessa Gomes OliveiraVictor Lamim GirardiWagner CarlottiWalter KarlWander Vidal BragaWanessa HuberWeilla Joyce Pinto Saraiva de SáYahnnis Monteiro Mourão

Cirurgica Trevo LtdaCms-Comércio de Molas Sertaozinho LtdaContemp Indústria e Comércio Serviços LtdaCortez Editora e Livraria LtdaCosta Lion LtdaCuca Toys Comércio de Brinquedos e Art PapelariaEndoplus Diagnósticos Sc LtdaEndoplus Diagnósticos Sc Ltda 3Engemac Eng Ind e Com LtdaEscola de Educação Básica Nova EraEscola de Educação Infantil Floresta Azul Sc LtdaEscola de Educação Infantil Tick e Titos Sc LtdaEscola Espaco Livre Ltda MeFarmácia de Manipulação Saint GermainFavale e Associados Engenharia e Arquitetura LtdaFrançois Marc Philippe PeetersFundamento Comunicação Empresarial Sc LtdaGina Lia Rocha Marques - MeHasten Ind e Com de Especialidades Quimicas LtdaHomeopatia Arte Terapeutica LtdaImune Consultório Especializado em Vacinações LtdaJabaquara Colchões LtdaLanchonete Aritana MeLibreria Editora LtdaLivraria Cultura S/ALua Nova Produções ArtísticasMarbella Cozinha Japoneza LtdaMarca Bar e Lanches LtdaMarcia Feroldi Baakilini EppMedcor Centro Medico Cardiológico de Osasco Sc LtdaMercado LondonMhb Studios de Produções Gráficas Ltda MeModernsign Design Inovacão LtdaMosteiro São Geraldo de São PauloNuato Comunicacao Total S/C LtdaOptima Corretora de Seguros Ltda

Recursos próprios Pessoa jurídica Doação regular

Oralface Institute LtdaPalacio das Bicicletas Scatt LtdaPanificadora Marengo LtdaPet Conquest Comercial e Serviços LtdaPijamah Emporio LtdaPueri Domus Escola Experimental LtdaRa Gomes Pacheco LtdaRestaurante Dinho’s PlaceRestaurante República dos Camarões Ltda MeSeas das Irmãs Franciscanas da Providencia de DeusSociedade Nossa Senhora do CarmoSS Empreendimentos e Participações LtdaTeatro Escola Celia Helena Prod Artísticas Sc LtdaTec Lab Analises Clínicas Sc LtdaTermogel Produtos de Estética LtdaTotal Hits Com Fonográfico LtdaTotal Systems Informática e Consultoria LtdaTriana Educação Infantil S C LtdaUbiratan Simões MeUm Dois Feijão Com Arroz Promoções Artísticas LtdaUnidata Serviços de Processamento de Dados LtdaUnit-Ind. Comércio Importação e Exportação LtdaVacciclin Clínica de Imunizações LtdaVenanpecas LtdaVetor Editora Psico Pedagógica LtdaVis Ótica Ltda MeViva Festa Cassia Decorações Sc Ltda MeWi Ind e Com Textil LtdaZpg Participações Ltda

SÓCIOS DA ALEGRIA SÓCIOS DA ALEGRIA

Page 52: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

105104

Hospital Universitário Oswaldo Cruz,Recife Thiago França

Recursos próprios Pessoa jurídica Doação esporádicaBoehringer Ingelheim do Brasil Quimica e FarmacêuticaCarta Editoral LtdaFundamento Comunicação Empresarial Sc LtdaHospital Nossa Senhora de LourdesInst Brasil Engenharia de CustosMd Luque Produções Artísticas LtdaOg Comunicação Empresarial LtdaOmnion Produtos e Sistemas de AutomaçãoSilvercklein AssessoriaStore Mix Utilidades em Geral Ltda MeTre Entretenimento Ltda Me

Lei de incentivo Pessoa física Doação esporádicaAdilson Martins de SouzaAilson de Sousa MendesAlberto Miguel PecciAmerico Simões Baltazar JuniorAntonio Pedro LinharesArnaldo Abreu BernardiBruno Lintz dosSantosBruno Ricardo Garofalo Domingues da SilvaCarlos Eduardo Castello BrancoCelso Luiz FranzinEduardo Berel ZatzEduardo Zurlo PiresFabio José Cação KonoFlavio SuchekGilda de Britto GaneHernandes Ramiro de Souza AguiarHugo Motta Bacêllo MóscaIsrael SancovskiJoão Miguel Bassa

José Eduardo MendesJosé Francisco de Melo Cavalcanti NetoJosé Roberto dos SantosJulio Cesar de Barros AssisLuiz Andre de Lima MeloLuiz Fernando Cialdini BastosMarcello Portes da Silveira LoboMarcelo Mangili AndreMarcelo VieiraMarcia Lins LemgruberMaria Aparecida de Lima ClaroMaria Cristina Meirelles FerreiraMariana Ferreira Rodrigues VieiraMarta Metello JacobMateus Praxedes SouzaMathieu François Marie BouhelierOsmar LazaniPatrick Amaral JanguttaPaula Rita Cherin de NóbregaRobespierre Foureaux AlvesRubens FerianceSandra Maria de Oliveira LimaSonia EymardSônia Regina MiddletonSoraya Maria Trindade de CarvalhoSuzana Reiter CarvalhoTamiris Pazin Cola AntonioViviane de Almeida Santos

Lei de incentivo Pessoa jurídica Doação esporádicaBrtüv Avaliações da Qualidade SA

SÓCIOS DA ALEGRIA

Page 53: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

107106

Conselho diretorCarmem Lucia Rittner Presidente

Nicolas Schaeffter Tesoureiro

Iêda Alcantara Secretária

Conselho fiscalMônica de Roure

Aidê Mitiê Kudo

Lala Deheinzelin

Conselho consultivoAntônio Carlos Carletto

Carlos Farinha

Carlos Valentim

Celso Frateschi

Cláudia Martinez

Mariá Giuliese

Osvaldo Alvarenga

Paulo Roberto Pereira

Roberto Martinelli

Roberto Mônaco

Sandra Turchi

Silvio Hotimsky

Grupo executivo Wellington Nogueira Coordenador Unidade de Negócios

Luis Alberto Vieira da Rocha Diretor executivo

Marketing e Mobilização de recursosEliana Junqueira Coordenadora

Juliana Schlima Analista

Fernando Meirelles Analista de Informações

Mariana Nazima Assistente

ComunicaçãoCristina Cardoso Coordenadora

Gabriela Caseff Analista

Administrativo FinanceiroSimone Ribeiro Coordenadora

Paulo Mazzarello Supervisor

Thays Dias Assistente

Tecnologia da informação Odete Peixoto Coordenadora

Planejamento e Jurídico Daiane Carina Coordenadora

Fernanda Mendonça Tessitore (até dezembro) Estagiária

Unidade de NegóciosWellington Nogueira Coordenador Unidade de Negócios

Angelo Brandini Coordenador de Criações Artísticas

Formação e pesquisaSoraya Saide Coordenadora de Formação

Thais FerraraArtista Formadora

Morgana MasettiCoordenadora de Pesquisa

Raul Figueiredo

Tutor do Programa Palhaços em Rede

Heraldo FirminoCoordenador do Programade Formação de Palhaço para Jovens

Programa de formação de palhaço para jovensIngrid Gehre (até novembro) Assistente

Melina Marchetti Assistente

FormadoresArilson Lopes

Dagoberto Feliz

Daiane Carina

Enne Marx

Fábio Caio

Heraldo Firmino

Layla Roiz

Luciana Viacava

Luciano Pontes

Márcio Douglas

Marcelo Marcon

Morgana Masetti

Nereu Afonso

Raul Figueiredo

Roberta Calza

Ronaldo Aguiar

Soraya Saide

Thais Ferrara

Wellington Nogueira

Unidade São PauloDaniela Oliveira Assistente da Coordenação Geral

Renato de Abreu Assistente de Produção

Edgard Tenório Maurer Assistente da Escola

Geane Soares da Silva Recepcionista Célia de Souza Santos Serviços Gerais

Maria Aparecida Sobrinho Lima Serviços Gerais

Unidade RecifeEnne Marx Coordenadora

Nice Vasconcelos Analista Administrativo-Financeiro

Unidade Belo HorizonteElen Regina Silva Auxiliar Administrativo-Financeiro

Unidade Rio de JaneiroFernando Escrich Coordenador Artístico

Silvia Contar Produção Executiva

Tiago Quites Assistente de Produção

Elisa Taemi (até agosto) Produção Executiva

Assessoria em produçãoMarcella Castilho

Assessoria pedagógicaLourdes Atiê

Assessoria em tecnologia da informaçãoWalter Karl

Carlos Sadao Eto

Rodrigo Fernandes de Almeida

Equipe técnica

EQUIPE TÉCNICA EQUIPE TÉCNICA

Page 54: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

109108

CoordenaçãoCristina Cardoso

Edição/redaçãoGabriela Caseff

RevisãoAna Maria Barbosa

ColaboraçãoLuis Vieira da Rocha, Wellington Nogueira, Angelo Brandini, Daiane Carina, Daniela Oliveira, Edgard Tenório

Maurer, Elen Silva, Eliana Junqueira, Eliseu Custódio, Enne Marx, Fernando Escrich, Heraldo Firmino, Juliana Schlima, Marcella Castilho, Mariana Nazima, Morgana Masetti, Nice Vasconcelos, Raul Figueiredo,

Simone Pimentel, Silvia Contar, Soraya Saide, Thiago Quites.

Agradecemos pelos depoimentos prestados aos Doutores da Alegria:Sérgio Mamberti, Dr. Yassuhiko Okay, Stephanie Cristina Ferreira, Amanda Avellar, Dra. Maria Aparecida

Basile, Kleber Brianez, Pedro Francisco, Eliseu Pereira, Michael Christensen, Lourdes Atié.

Projeto gráfico e diagramaçãoEduardo Foresti

RevisãoVivian Miwa Matsushita

ImpressãoD’Lippi Print

Fechamento desta publicaçãoNovembro de 2012

Expediente Balanço 2012

Hospital Santa Marcelina, São PauloLuciana Serra

EXPEDIENTE

Page 55: Balanço 2012 - Doutores Da Alegria · 2018. 6. 1. · Balanço 2012. 4 5 Instituto da Criança, São Paulo Nina Jacobi. 6 7 INTRODUÇÃO Wellington Nogueira 10 Luis Vieira da Rocha

São PauloRua Alves Guimarães 73 - Pinheiros

05410-000 - São Paulo - SP (11) 3061-5523

Recife

Rua Bispo Cardoso Ayres 335 - 2º Andar - Boa Vista 50050-100 - Recife - PE

(81) 3466-2373 - 3463-0866

Rio de JaneiroRua Senador Dantas, 80 sala 1807 - Centro

20031-922 - Rio de Janeiro - RJ (21) 2532-1453

www.doutoresdaalegria.org.br

Apoio Institucional