balanço patrimonial: entenda sua dinâmica e como utilizá-lo para gestão

10
1 Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br 1 Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo para Gestão Checklist de Auditoria >>Fique por dentro dos assuntos relacionados exclusivamente à Auditoria << Acesse: www.cheklistdeauditoria.com.br Curta: www.facebook.com/checklistdeaudit oria Siga: www.twitter.com/checkaud

Upload: sport-club-internacional

Post on 06-Jun-2015

180 views

Category:

Business


11 download

DESCRIPTION

- Como posso começar um assunto tão complexo e importante como este? - O que é um Balanço Patrimonial? Para que serve, quem o elabora, para quem é feito…

TRANSCRIPT

Page 1: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

1Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

1

Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo para Gestão

Checklist de Auditoria

>>Fique por dentro dos assuntos relacionados exclusivamente à

Auditoria <<Acesse:

www.cheklistdeauditoria.com.brCurta:

www.facebook.com/checklistdeauditoria

Siga: www.twitter.com/checkaud

Page 2: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

2Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

2

 

Como posso começar um assunto tão complexo e importante como este?

Bem, não sei quem você é e qual sua necessidade ao ler esse artigo, pode ser que está em busca de informações para fazer um trabalho, quer tirar alguma dúvida ou qualquer outro motivo. Isso torna meu desafio maior ainda, porque tenho que explicar um assunto tão importante e às vezes tão difícil de compreender, com uma linguagem universal.

“Como assim universal?”

Sim, preciso achar alguma maneira de tratar sobre o Balanço Patrimonial de uma forma que você compreenda sem maiores dificuldades, seja um expert em ciência contábeis ou um cara que nunca ouviu falar em ativo e passivo. Entende meu dilema?Mas vamos lá…

Vou imaginar que você é uma pessoa totalmente leiga no assunto e está visitando nosso site por puro interesse no assunto.

Checklist de Auditoria

Page 3: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

3Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

3

Ok! Não tenho a pretensão de esgotar todo o conhecimento acerca do Balanço Patrimonial, mas quero explicar de uma maneira que possa compreender sem problemas todo o funcionamento desta demonstração de grande importância para os negócios de uma empresa. O que é um Balanço Patrimonial? Para que serve, quem o elabora, para quem é feito… Dê uma olhada nessa figura abaixo:

Parabéns! Acaba de conhecer um Balanço Patrimonial…

Não se assuste, é claro que se trata de uma brincadeira! Isto não é um Balanço Patrimonial, mas é o formato que possui.

E o que significa cada uma das figuras ali representadas?Vou pedir para você que guarde em sua memória essa representação porque nós daremos uma pausa e depois voltaremos a ela, ok?

Em primeiro lugar precisamos trazer um pouco do conceito técnico acerca do balanço para podermos entender sua dinâmica e utilidade.

Em linhas gerais o Balanço Patrimonial é uma demonstração que tem como objetivo principal mostrar a posição financeira e patrimonial de uma empresa em

Checklist de Auditoria

Page 4: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

4Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

4

determinada data. Digamos que o Balanço é uma “foto” da empresa em determinado período.

Todas as operações, fatos, mutações ou transações que ocorrem em uma empresa em determinado período, e que impactam o seu patrimônio, serão demonstrados através do balanço patrimonial.

O Balanço é divido em três distintos grupos:

o Ativo;o Passivo; eo Patrimônio Líquido.

 Se lembra de nossa representação do balanço lá no começo do artigo? Voltemos a ela:

Ativo Passivo

Patrimônio Líquido

É assim que ele é dividido através dos grupos que mencionamos. E o que significam cada um dos grupos?

Ativo: Este grupo representa todos os BENS e DIREITOS que a empresa possui na data do balanço. (Por exemplo: dinheiro em caixa e bancos, aplicações financeiras, estoques, investimentos, etc.);

Passivo: Este grupo representa todas as OBRIGAÇÕES que a empresa possui na data do balanço. (Por exemplo: contas a pagar, empréstimos, financiamentos, etc.); e

Patrimônio Líquido: Este grupo representa o CAPITAL SOCIAL (investimento dos sócios ao fundarem a empresa) e o LUCRO OU PREJUÍZO (resultado das

Checklist de Auditoria

Page 5: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

5Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

5

operações da empresa no período). O Patrimônio Líquido sempre será a diferença entre Ativo e Passivo.

Nada melhor que uma visualização para entender melhor e fixar conceitos, então vamos ver como fica nossa representação do balanço após esses conceitos (bens, direitos e obrigações): 

Estamos começando a compreender melhor a estrutura, certo? Então já podemos evoluir para o próximo entendimento que é o conceito de LIQUIDEZ.

Liquidez é quando um ativo da empresa (veículo, estoque, investimentos, etc.) pode se tornar caixa disponível para uso por parte da mesma. O que quer dizer isso exatamente?

Imaginemos uma empresa que possui contas correntes e mantém valores financeiros transitando por estas contas. No momento que a empresa necessitar pode fazer uso desses valores transformando-os em caixa certo? Estes ativos possuem liquidez, concorda?

O mesmo caso ocorre com outros ativos da empresa como estoques (pode ser vendido e gerar caixa), veículos (também podem ser vendidos), etc., que podem possuir um grau maior o menor de Liquidez.

E o que determina se um ativo tem maior ou menor liquidez? Qual ativo você acha que possui liquidez mais

Checklist de Auditoria

Page 6: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

6Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

6

rápida: os valores em bancos ou os seus imóveis? Qual é mais rápido e fácil de transformar em caixa?

Outro ponto importante que devemos saber quanto à liquidez dos ativos é que o balanço é estruturado de forma que as contas estejam relacionadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, dos ativos com maior rapidez e facilidade de serem convertidos em caixa para os ativos com essa menor agilidade.

Então, no Balanço Patrimonial os itens que compõem o ativo e o passivo são relacionados por ordem de liquidez sendo subdivididos em dois grupos principais:

o CIRCULANTE e NÃO CIRCULANTE

No Circulante serão relacionados todos os ativos que se espera que sejam realizados, ou mantidos para venda, negociação e consumo dentro dos 12 meses referentes imediatamente após a data do balanço;

No Não Circulante serão relacionados todos os ativos (direitos) que serão realizados, após os 12 meses depois da data do balanço;Voltemos ao quadro para ver como fica: 

 

Checklist de Auditoria

Page 7: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

7Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

7

Percebe como as coisas vão se encaixando perfeitamente e as informações são estruturadas para o melhor entendimento possível por parte de quem “lê” um balanço?

Agora vamos “complicar” um pouco mais. Ainda existem dentro do subgrupo “Não Circulante” os seguintes subitens:

⇒ Ativo     » Circulante     » Não Circulante              √ Realizável a longo Prazo              √Permanente                          o    Investimentos                          o    Imobilizado                          o    Diferido                          o    Intangível⇒ Passivo     » Circulante     » Não Circulante             √ Exigível a Longo Prazo             √ Resultado de Exercícios Futuros

Onde:- Realizável a Longo Prazo: Estes são os direitos que a empresa possui para se realizarem após o término do exercício seguinte a data do balanço. Ex: Data do balanço 31.12.2014; Exercício seguinte 01.01.2015 à 31.12.2015; Longo Prazo: 01.01.2016 em diante (Contas e receber de clientes);

-  Permanente : São os bens ou direitos “permanentes”, ou seja, que contribuam para a manutenção das atividades da empresa (Participações em outras empresas, veículos, edifícios, obras de arte, etc.);- Exigível a Longo Prazo: Idem ao realizável, são obrigações a se cumprirem após o término do exercício seguinte. (Fornecedores ou contas a pagar a longo prazo);

Checklist de Auditoria

Page 8: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

8Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

8

- Resultado de Exercícios Futuros: São as receitas recebidas antecipadamente e que se referem a exercícios à frente, criando assim uma obrigação da empresa para com quem originou essa receita (cliente).

Veja como fica nossa representação do Balanço Patrimonial com todos os seus grupos, subgrupos, subitens e contas geralmente utilizadas:

BALANÇO PATRIMONIAL EMPRESA XYZ – 31.12.XX

Este é apenas um exemplo simplificado da estrutura do Balanço Patrimonial de uma empresa. Podemos notar todos os conceitos que estudamos sendo evidenciados por essa demonstração?  

É claro que a Ciência contábil envolve conceitos muito mais amplos do que este formato simplificado do balanço, mas não é nossa pretensão aqui exaurir todo o

Checklist de Auditoria

Page 9: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

9Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

9

processo envolvido, até porque teríamos que nos deter em detalhes como escrituração contábil, demais demonstrações contábeis como DRE, DMPL, Diário, Razão, etc…e muito mais.

Somente pretendemos proporcionar a você leitor uma forma simples e clara de aprender sobre essa ferramenta tão importante para a Contabilidade Gerencial das empresas. E também pretendemos que tenha um outro olhar a partir de agora para os balanços de empresas que encontrar por aí (Publicados em Jornais, Sites, etc).

RESUMINDO…

o O Balanço Patrimonial é uma demonstração da situação patrimonial e financeira de uma empresa em determinada data;

o É dividido em 3 grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido;

o O Ativo representa todos os Bens e Direitos enquanto o Passivo representa as Obrigações;

o As contas demonstradas no balanço seguem uma ordem decrescente de Liquidez, que quer dizer o quão rápido e fácil podem ser convertidos em caixa;

Checklist de Auditoria

Page 10: Balanço Patrimonial: Entenda Sua Dinâmica e Como Utilizá-lo Para Gestão

10Acesse: www.checklistdeauditoria.com.br

10

o Os grupos Ativo e Passivo são subdivididos em Circulante e Não Circulante que significam que os ativos serão realizados dentro ou após os 12 meses que vem em sequencia da data do balanço;

o O Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. 

Convido você a passar por um desafio bem fácil: visualizar um Balanço Real! clique aqui. Tenho certeza que conseguirá entender muito mais coisas do que antes…

Se você se interessou pelo assunto referente ao Balanço Patrimonial e gostaria de aprofundar-se no tema, sugerimos que acesse as Normas Brasileiras de Contabilidade  (NBC TG – Normas Técnicas Gerais)   , onde poderá encontrar todas as informações técnicas e conceituais acerca da elaboração de Balanços Patrimoniais. Fonte: www.cosif.com.br - Portal da Contabilidade

Marlon Luiz de Freitas SilvaChecklist de Auditoria ©

Checklist de Auditoria