bairro inicia festejo do ii centenário - jorbras.com.br · a festividade marca o início do...

8
Ano XXVII - nº 287 - 1ª e 2ª quinzenas de janeiro de 2016 Ano XXVIII - nº 317 - 2ª quinzena de abril de 2017 Bairro inicia festejo do II Centenário D ia 11 de junho o Brás estará comemo- rando 199 anos de fundação com Cer- tidão de Nascimento assinada por Dom João VI em 8/6/1818 na Igreja Bom Jesus. A festividade marca o início do roteiro cul- Rua 21 de Abril lembra as odisseias do Brás F amosa e histórica rua do Brás, a 21 de Abril foi berço de expressivas perso- nalidades e tribuna de literatos, a exemplo de Monteiro Lobato. Na foto o todo esbelto Castelinho na esquina com a Bresser. Página 6 Chá do Brás leva aromas ao Juventus A gora para adoçar a Mooca sua eter- na namorada, o Brás está preparan- do as 16 xícaras dos gostosos aro- mas em pleno Clube Juventus. E vai ser exatamente no 11º aniversário do evento dia 30 de maio, com início às 13 horas. A entrada é grátis, com doação de 2 quilos de alimento para destinação à Abrapec. Detalhes na Página 7 API se agiganta em Fórum de Segurança Pulo do Gato tem fôlego de 44 anos 5 ,30 da manhã, todo dia - 2ª a sábado 90,9 FM - 840 AM. É o progra- ma O Pulo do Gato, no co- mando do Baluarte Zé Paulo de Andrade, festejando dia 2 de abril, 44 Anos no Ar. Com os Parabéns do povão, mi- lhões de ouvintes ligados na maior audiência matutina do Brasil. M arcante e his- tórico aconte- cimento foi a tônica da data 7 de Abril - Dia Nacional do Jornalis- ta, em plena Associação Paulista de Imprensa. Durante pelo menos 5 horas, o tema único foi Segurança Pública, com pronunciamento de ex- pressivas autoridades. Página 3 tural do II Centenário do buliçoso Bairro Ber- ço de São Paulo, cujas engrenagens foram acionadas em meio aos 300 anos de estagna- ção da cidade. Adesões ao evento: Redação Jornal do Brás Faça um anúncio de 15 em 15 dias Com propaganda se vende mais Jornal do Brás www.jorbras.com.br [email protected] Fones: 2692-6694 E, Bons Negócios Próxima edição 1º de maio

Upload: nguyentu

Post on 15-Dec-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano XXVII - nº 287 - 1ª e 2ª quinzenas de janeiro de 2016Ano XXVIII - nº 317 - 2ª quinzena de abril de 2017

Bairro inicia festejo do II Centenário

Dia 11 de junho o Brás estará comemo-rando 199 anos de fundação com Cer-tidão de Nascimento assinada por Dom

João VI em 8/6/1818 na Igreja Bom Jesus.A festividade marca o início do roteiro cul-

Rua 21 de Abril lembraas odisseias do Brás

Famosa e histórica rua do Brás, a 21 deAbril foi berço de expressivas perso-nalidades e tribuna de literatos, a

exemplo de Monteiro Lobato. Na foto o todoesbelto Castelinho na esquina com a Bresser.

Página 6

Chá do Brás levaaromas ao Juventus

Agora para adoçar a Mooca sua eter-na namorada, o Brás está preparan-do as 16 xícaras dos gostosos aro-

mas em pleno Clube Juventus.E vai ser exatamente no 11º aniversário

do evento dia 30 de maio, com início às 13horas. A entrada é grátis, com doação de 2quilos de alimento para destinação à Abrapec.Detalhes na Página 7

API se agiganta emFórum de Segurança

Pulo do Gato temfôlego de 44 anos

5,30 da manhã, todo dia- 2ª a sábado 90,9 FM- 840 AM. É o progra-

ma O Pulo do Gato, no co-mando do Baluarte Zé Paulode Andrade, festejando dia 2de abril, 44 Anos no Ar. Comos Parabéns do povão, mi-lhões de ouvintes ligados namaior audiência matutina doBrasil.

Marcante e his-tórico aconte-cimento foi a

tônica da data 7 de Abril -Dia Nacional do Jornalis-ta, em plena AssociaçãoPaulista de Imprensa.

Durante pelo menos 5horas, o tema único foiSegurança Pública, compronunciamento de ex-pressivas autoridades.

Página 3

tural do II Centenário do buliçoso Bairro Ber-ço de São Paulo, cujas engrenagens foramacionadas em meio aos 300 anos de estagna-ção da cidade.

Adesões ao evento: Redação Jornal do Brás

Faça um anúnciode 15 em 15 dias

Com propagandase vende mais

Jornal do Brás

[email protected]

Fones: 2692-6694

E, Bons Negócios

Próximaedição

1º de maio

22ª quinzena de abril de 2017

Ferwal Artes - Tel: 99561-4558

Dr. José Moura, Dr. Sérgio Redó

Assinatura até abril de 2018

Edição de 15 em 15 dias na sua casa.Taxa única de R$ 100,00

Banco Itaú: Agência 0187 • Conta Corrente 36.677-8

Envie o comprovante para nossa redação, com seu nome, endereço e telefone.

JORNAL DO BRÁS

Gráfica LTJ - Fone: 2063-4836

2292-8080 99812-3862Contato:

A15ª etapa do programa SP Cidade Linda fez, dia 8 deabril último, diferentes ações de zeladoria e limpeza nos6,5 quilômetros da avenida Celso Garcia, que interliga

os bairros do Brás e da Penha. Para atender aos pedidos dosmoradores da região, um dos principais serviços realizados pelaação foi a recuperação do asfalto da via. O serviço de tapa-buraco fresou 567 metros quadrados e tapou 43 buracos. Tam-bém foram recolhidas 126,3 toneladas de lixo de toda a avenida.

O programa também fez uma semana de campanha deconscientização ambiental, com informações sobre o descartecorreto de resíduos. A avenida recebeu dez lixeiras do modeloespecial, feitas de ferro galvanizado. Toda a via passou porlimpeza mecanizada com uma varredeira de grande porte e 5aspiradores de resíduos urbanos.

Para melhorar a drenagem da avenida, 19 bocas de lobo e

Cidade Linda dá nova vida na Celso GarciaPara atender aos pedidos dos moradores da região, um dos principais serviços realizados pela ação foi a recuperação do asfalto da via

Fotos: Luiz Guadanoli/SECOM

5 poços de visitas foram limpos e 255 metros de galerias,desobstruídas. Foram trocadas 22 tampas de bocas de lobo, 11guias chapéu e 4 grelhas.

Houve reforço na segurança do trânsito com a renovaçãode 158 placas e de 2.370 metros quadrados de sinalização ho-rizontal, além de manutenção semafórica. A Companhia deEngenharia de Tráfego (CET) estudou ações de proteção aopedestre na via, como realocação de faixas de pedestre e depontos de ônibus. No total, a companhia participou da opera-ção com 45 agentes, 20 viaturas, um guincho e 4 motos.

Mais serviçosPara melhorar as condições aos pedestres que transitam

pela avenida, houve a conservação de 22 metros quadrados decalçadas, 24 metros de guias e 84 metros de sarjetas. A via

ainda recebeu reparos e reformas das suas rampas com aces-sibilidade.

Todos os 62 pontos de ônibus passaram por manutençãocompleta, com lavagem, retirada de propagandas irregulares eaplicação de novos adesivos com informações sobre linhas eitinerários.

As equipes do Departamento de Iluminação Pública (Ilume)fizeram rondas de fiscalização, manutenção e limpeza e detectarama necessidade de manutenção em 25 das 226 luminárias da região.

Devido à proximidade com a fiação elétrica, a concessio-nária AES Eletropaulo foi responsável pela poda de 122 árvo-res. Toda ação foi acompanhada pelos agentes da SecretariaMunicipal de Desenvolvimento e Assistência Social, com umaequipe de nove pessoas. No total, o programa utilizou o traba-lho de 765 pessoas e 127 veículos e equipamentos.

NEGATIVOS DA REGIÃO

No início da rua 21 de Abril e na esquina com a Brigadeiro Machado, há pontosviciados de lixo e vários buracos, assim como em outras ruas do eixo Brás/Pari.

Lixo e buracos na 21 de Abril

Anova administração da Prefeitura Re-gional Sé completa 100 dias, dandoênfase aos serviços de zeladoria. Des-

de o início do ano, já foram realizadas cincooperações Cidade Linda em nossa região: av.9 de Julho; av. Paulista; av. Tiradentes; Praçada República; e no Centro Histórico. Essasações visam revitalizar os locais com açõesconcentradas de manutenção e limpeza.

Manter a cidade limpa não é tarefa fácil.Além das equipes de varrição, que vemos dia-riamente nas ruas, há ainda as equipes querealizam a limpeza das bocas de lobo. Nestes100 dias foram realizadas 21.978 limpezas debocas de lobo, com a remoção de mais de 190

Prefeitura Regional Sé completa 100 dias

Glicério Praça da República

Prefeito Regional Sé Eduardo Odloakem recente entrevista ao Jornal do Brás

Fotos: Guilherme Lara Campos/PR-Sé

Atividade do Comércio avança 0,6% em março

De acordo com o Indicador SerasaExperian de Atividade do Comércio,o movimento dos consumidores nas lo-

jas de todo o país cresceu 0,6% em março/17,já efetuados os devidos ajustes sazonais. Emrelação ao mesmo mês do ano passado (março/16), o recuo da atividade varejista foi de 1,9%.

De acordo com os economistas da SerasaExperian, a queda da inflação, o recuo dastaxas de juros e uma melhora dos níveis deconfiança do consumidor estão começando aprovocar efeitos positivos, na margem, da ati-vidade varejista do país, ainda que tal movi-mento se dê de forma não generalizada.

A maior alta observada no varejo em mar-ço/17 foi o crescimento de 1,7% do setor decombustíveis e lubrificantes, seguida peloavanço de 0,8% do segmento de supermer-

Foi o segundo mês consecutivo de altacados, hipermercados, alimentos e bebidas.Na direção negativa, o mês de março regis-trou queda de 3,3% no setor de veículos, mo-tos e peças, retração de 1,6% em móveis,eletroeletrônicos e informática, recuo de 2,8%em segmento de tecidos, vestuário, calçadose acessórios, e queda de 2,2% no segmentode material de construção.

Na comparação com o primeiro trimestrede 2016, todos os segmentos varejistas recu-aram nestes primeiros dois meses de 2017, asaber: supermercados, hipermercados, ali-mentos e bebidas (-5,2%); móveis,eletroeletrônicos e informática (-11,8%); com-bustíveis e lubrificantes (-2,5%); veículos,motos e peças (-10,2%); tecidos, vestuário,calçados e acessórios (-10,9%); e material deconstrução (-12,9%).

toneladas de detritos. "Foram dias intensos, quemostram o ritmo de como serão os quatro anosda gestão", disse o prefeito regional da Sé,Eduardo Odloak, que afirmou ainda que serãorealizadas muitas benfeitorias para a região.

Anderson Siqueira da empresaConsense visitou nossa redação diadesses e contou um pouco do tra-

balho desenvolvido na empresa, de consultoriaempresarial e promoção de cursos eworkshops - http://www.consense.com.br/.

VISITA À REDAÇÃO

2ª quinzena de abril de 2017

3

11 9 6788-1010 / 11 9 7269-342711 3129-8551

E-mail: [email protected] 7 de Abril, 111 - loja 14 - Centro - São Paulo - SP

Moedas e Cédulasnacionais e estrangeiras

Selos, Brinquedose Antiguidades

Eder

Rua do Gasômetro, 540/560Televendas (11) 3328-6180

www.casadasserras.com.br

MÁQUINAS E FERRAMENTAS

Desde 1982

Fórum Segurança tem impacto na API

No Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril último, a Asso-ciação Paulista de Imprensa realizou com brilho, o "IFórum de Debates sobre a Segurança Pública no Esta-

do de São Paulo". Também foram comemorados no evento os84 anos da API, fundada em 1º de maio de 1933, por Guilher-me de Almeida, José Maria Lisboa, Monteiro Lobato e outrostantos expoentes da imprensa brasileira.

A API, por meio de uma comissão, irá entregar uma CartaAberta sobre a situação da Segurança Pública, ao presidenteda República Michel Temer.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá fez a abertura doFórum dizendo que a Segurança Pública é extremamente

importante em virtude da crise pela qual ela passa. "Temosque discutir saídas e encontrar alternativas, somar todos os

esforços de todos aqui presentes", comentou ele, lamentandoque durante a proposta inicial da reforma da Previdência, o

Governo Federal se negou a permitir a continuidade daschamadas aposentadorias diferenciadas dos policiais

API cobra posturadas autoridades

Ato contínuo, o presidente da API, Dr Sérgio Redó destacouque "a API alerta para o estado de quase guerra-civil que

todos nós nos encontramos ante o avanço da criminalidadeem todo território nacional", justificando o saldo trágico de

60.000 homicídios e 48.000 mortes em acidentes de trânsitopor ano no Brasil. "É preciso cobrar postura firme do poder

público no combate ao crime que ameaça a democracia,a economia, a família e principalmente o cidadão de bem.

Não há País que sobreviva afogado na criminalidade"

Falta de policiais civis no Estado

Em seguida, a presidente do Sindicato dos Delegados dePolícia do Estado de SP - Sindpesp, Dra Raquel Kobashi disse

que o sucateamento da Polícia Civil parece ter atingido seuápice. Ela informou que o déficit de policiais gira em torno de

aproximadamente 9.000, que há delegacias em péssimascondições em diversos municípios do Estado e para piorar,

faltam delegados em 256 cidades do Estado, e 40% dosmunicípios não têm sequer delegacias.

Segundo a Dra Raquel, a instituição de 2011 para cá,perdeu 7.187 policiais em razão de morte, exoneração ouaposentadoria e o governo do Estado contratou menos

da metade das baixas que a Polícia Civil sofreu

Participação da sociedade

O secretário municipal de Justiça, Anderson Pomini disse queo Estado é absolutamente incapaz de enfrentar o problema da

crise na segurança pública sozinho, sem a participação dasociedade. "O governo municipal ao enfrentar as dificuldades

de burocracia impostas pelas leis e normas tem procuradooutras saídas para apresentar soluções aos cidadãos que

clamam por uma política 2.0, renovada, inspirada em outrospaíses". Pomini destacou o programa de combate aospichadores, cuja participação do cidadão lhe renderá

incentivo fiscal e até premiações

Imprensa e a sensaçãode segurança

Em seguida, o secretário municipal de Segurança Urbana,José Roberto de Oliveira, disse que a Imprensa tem papelfundamental na Segurança Pública. "A notícia correta e

responsável leva a questões que podem favorecer asensação de segurança". Ele lembrou o projeto City Câmeras

que abrange milhares de câmeras de vigilância espalhadaspela cidade que ajudarão na zeladoria e criarão dificuldades

para a prática do crime, explicou o secretário

O ex-presidente da API de 2006 a 2009, JB Oliveira ao explicaro significado das três bandeiras, Município, Estado e País, disse

que a Segurança Pública é um dever e direito do Estado eresponsabilidade de todos. "Não há progresso sem ordem.

Quando a ordem foi jogada ao caos, não tivemos o progresso,regredimos em todos os aspectos. A situação que vivemosagora é de falta de respeito, descalabro e falta de dignidade.

Nós temos que resolver esse problema"

Deputado aponta problemas

O deputado federal Major Olimpio em vibrante discurso,disse que a PEC da Previdência está tirando a condição deatividade de risco das Polícias Federal, Rodoviária Federal,

Civil, Militar e das Guardas Municipais. "Peço apoio àemenda 54 que mantém a atividade de risco".

Ele, que fez parte da CPI dos presídios, informou que há 620.000presos no sistema prisional onde há diversos problemas, como a

chegada de armas e falta de controle nas fronteiras. Sobrerecursos do fundo penitenciário, há R$ 5,3 bilhões contingenciados,ou seja, não usados. Disse ainda que um policial é executado

a cada 16 horas no País, sendo 490 policiais assassinadosem 2016, a maioria militares. "Precisamos de instrumentos,

de mais efetivo e mais recursos na segurança pública"

"Deve-se cumprir as leis", diz o Major OlimpioAo Jornal do Brás, o deputado federal Major Olimpio disse quea solução para a Segurança Pública é o cumprimento das leis.

"O criminoso se organiza, mata, estupra, rouba e nadaacontece com ele. Temos que botar a Justiça, a Polícia e o

sistema prisional em condições de enfrentar a criminalidade".Sobre o Exército voltar a reforçar a Política Brasileira, Major

Olimpio não vê necessidade, embora haja motivaçõescom uma possível Intervenção Militar, disse ele.

Finalizando, o Major Olimpio asseverou que outros segmentosda sociedade devem ter a mesma iniciativa da API.

"A Imprensa tem uma força muito grande para que asinstituições possam mudar seu comportamento"

O chefe do Centro de Comunicação Social da PM, cel AdilsonLuiz Franco Nazário, representando o cmt geral coronel Nivaldo

Restivo, destacou a integração, motivação, criatividade edivulgação séria de fatos jornalísticos para o fortalecimentoda Segurança Pública. "Precisamos de mudanças legais que

penalizem com maior rigor agressões contra policiais",completou ele, explicando ainda que 99% das ocorrências

policiais não chegam ao conhecimento da populaçãoTambém presente no fórum da API, o diretor institucionalda ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar, coronelFlamarion Ruiz disse: "A administração do Estado Brasileiro

é pecaminosa em relação à distribuição dos recursos queinteressam à área de segurança de todo cidadão". Ele

mostrou um levantamento sobre o Orçamento da União de2015, onde apenas 0,34% foi destinado à Segurança Pública

0,34% para a Segurança

O presidente da Rádio Difusora de Osasco e "eterno prefeitode Osasco" Francisco Rossi lembrou que foi um dos relatores na Assembleia Nacional Constituinte em 1988. "Houve uma

época aqui no Brasil em que as coisas aconteceram emdefesa da nossa democracia com respaldo total da população

e hoje há um acovardamento das pessoas, que se retraem.Chegamos a este ponto de ignorar um momento muito

importante da nossa história, quando as Forças Armadasdefenderam o processo democrático com respaldo total

da sociedade (31/3/1964)" - disse Chico Rossi

Falência do SistemaPenitenciário

Outra importante autoridade presente no Fórum da API foi ocoronel Edson Ferrarini, ex-cmt da Rota. Ao fazer uso da palavra,

lembrou a morosidade do Sistema Judiciário, a falência doSistema Penitenciário e que a Polícia Militar faz o que pode,

sendo a melhor do Brasil, equiparada às melhores do mundo Coronel Eduardo Grübel - 2ª Divisão do Exército

42ª quinzena de abril de 2017

Rua Emídio Piedade, 106

����� 2693-2858

Alta Qualidade em Alimentação

O mais completo selfda Região Brás

Cartões de visita, Banner,

Adesivos, Panfletos,

Agendas, Etiquetas, Tag.

Mohamad Abu Alzahab

Rua Mendes Junior, 747 APari - Tel 3938-5552 Graficaunimar

www.grafica-unimar.com.brE-mail: [email protected]

HOSPITAL DAS CLÍNICASpede

Fraldas Geriátricas

Ligue: 3205-1406 • 94267-7751

Quem puder doar entre emcontato com a AssociaçãoBeneficente do Hospital,

falar com Dona Rutinha Costa

R. Teodoro Sampaio, 282 - 4º andarPinheiros - SP

Alzira Jorri de Tomei

Uma boa dose de desânimode parte considerável da

população urbana, especialmen-te comerciantes e empresáriosdo Brás, bairro de onde me or-gulho de ser descendente, as-sim como os que lidam com ser-viços públicos - educação, saú-de, transporte, segurança - debaixa qualidade tem demonstra-do não sentir esperança, vislum-brando o "fim do túnel". Fatoque aceita argumento.

Bairro com momentos his-tóricos fortes, cuja tradiçãomarcou com nobreza um frag-mento de um Brasil de portasabertas, sofre a desesperançadessa complexa crise queestamos vivendo. Estamos as-sistindo a ascensão de lideran-

Brás inicia comemoração do II Centenáriobairro na segunda década do século XXI

ças comprometidas com a éti-ca, o exercício pleno da cida-dania e o Estado Democráticoe de Direito, na política, nojudiciário, na educação, naeconomia. Lideranças cons-truídas nos caminhos abertospelo Ensino Superior e noâmbito das famílias conscien-tes de sua responsabilidade nasociedade brasileira.

Os momentos de crises,como os que estamos viven-do, são propícios ao exercí-cio da criatividade, da inova-ção e do empreendedorismo,cuja garra e determinação sem-pre delinearam o perfil e perso-nalidade do povo brasense. Osreflexos na sociedade e na eco-

nomia entre os negociantesdeste nosso bairro precisamser fortalecidos pelo senti-mento nativista. Iniciativas in-dividuais ou coletivas, vindasdos agentes públicos ou da li-vre iniciativa, demoram, mas,progressivamente, vão abrin-do caminhos com soluções,às vezes simples, mas dura-douras, que deverão influen-ciar positivamente na retoma-da do crescimento econômi-co. Sem tirar o "olho do fu-racão", nossos fortes líderesdo comércio devem tomaratitudes e passar a fazer o quenão fazem em tempos nor-mais: unir-se para alavancaro progresso de um ano letivo

que, já em andamento, sente-se acamado pela descrença.

As crises, geralmente,abrem oportunidades para mu-danças pessoais, profissionais,políticas, institucionais. Sãomomentos para reflexões, alte-rações de rumo, de planejamen-to estratégico, para o desenvol-vimento de talentos hibernados,com o despertar da criatividade,da inovação e do dom de em-preender, se não pela nação,mas pela própria família. Aresiliência, entendida como acapacidade de se adaptar fa-cilmente às mudanças, estásempre presente nas açõesdos principais atores dastransformações, em qualquer

setor da vida, assim como nasações da livre iniciativa.

Não estamos alheios aos ris-cos por que passa a nossa na-ção, mas entendemos que otodo pode ser bem mais queapenas a soma de suas partes,como afirma categoricamenteo zoólogo Konrad Lorenz, prê-mio Nobel em 1973, em seu li-vro Fundamentos de etologia.

O todo e as partes - cadaum de nós, descendentes des-se bairro formado por guer-reiros, conscientes de nossaresponsabilidade como cida-dãos e profissionais - teremosque aprender a gerar própri-os mecanismos políticos, eco-nômicos e sociais destinados

a nos reconduzir com um des-tino maior, rumo ao desenvol-vimento pleno e integral denossa comunidade.

Se o governo não nos dásubsídios e se a luz do "fimdo túnel" não nos prometeacender, num futuro próximo,sejamos nós mesmos o nos-so governo, porque de algu-ma forma devemos respirar;de algum modo devemos darsentido à vida, ainda que nãoseja por nós, mas para nossapróxima geração.

Profª Espª Alzira Jorri deTomei, brasense. Formaçãoem Letras, Direito, Psico-pedagogia.

Tirar um galho da planta da vidaE outras vidas serem protegidas,É ter certeza que a existência,No plano de Deus está inserida.

Partilhar o que com cansaço e suor pode conquistar,É incluir entre as árvores bem podadasQue fortalecem o tronco da bondade.

A planta que dá abrigoÉ resultado de esforço concentradoEnraizados na herança de quem viveuE do serviço foi amigo.

As plantas viçosasConstruídas pelos serviços voluntários,Dão mudas sem seus galhos,Aumentando o filtro,Facilitando o suspiro,Afastando vidas da zona de perigo.

PlantaPadre Enivaldo Santos do Vale

Ouçam o Padre Enivaldo naRádio Nove de Julho

AM 1600 kHz, domingos às 21h

A muda da planta pode não pegar,Mas o gesto não pode apagar.Transplantar riqueza,Ser voluntárioMentes e caminhos vão iluminar.

Ouçam o Padre Enivaldo na Rádio Novede Julho AM 1600 kHz, domingos às 21h

D ias 7 e 8 de maio das 9h às18h será realizado Bazar So-

lidário em benefício do pequenoJonatas, que sofre de uma síndro-me rara e degenerativa chamadaAME - Atrofia Muscular Espinhal,do tipo 1, a mais severa. Jonatasprecisa fazer um tratamento queainda não está disponível no Brasile que custa R$ 3 milhões.

O bazar ocorrerá no Salãoda cabeleireira Tiana, à rua San-ta Rita, 282 - Pari, e ofereceroupas novas e semi-novas, sa-patos, acessórios, brinquedos emuito mais.

Jonatas precisa da sua ajuda

Por volta das 00h54 de 4 deabril último a equipe da 3ª

Cia composta pelo sargentoSypriano, soldado Bruno, sol-dado Araújo e soldado SilvaBorges, após o Copom irradiar

PMs fazem parto no Brás

ocorrência de apoio a parturi-ente na rua Benjamin de Olivei-ra no Brás, se deslocaram aolocal e realizaram o trabalho departo com procedimentos deprimeiros socorros vindo a nas-

cer a pequena Emanuelle.Mãe e filha foram condu-

zidas à Maternidade LeonorMendes de Barros onde rece-beram os cuidados médicos epassam bem.

Parabéns ao Paparazzo

Dia 9 de abril último a jornalista MicheleSiqueira visitou nossa redação para dar os Para-béns ao Hakim Hamra - Paparazzo do Brás pelosseus 68 anos de vida. Como lembrete, Michelefoi a redatora do Jornal da Gasômetro que existiahá 10 anos na região madeireira do Brás.

O charme femininono Tribunal de Justiça

Ela atende otelefone comvoz suave no

Tribunal deJustiça de São

Paulo. É adescendente de

alemães EricaBovenschen,cabo da PM

atuante no TJ,neste flash do

nossoPaparazzo doBrás - Hakim

Hamra.

2ª quinzena de abril de 2017

5

PRECISA-SE DE MOTORISTA,CARGA E DESCARGA

DE MERCADORIAS,COM EXPERIÊNCIA

Para entregas em empresasFiorino

Fone: 2866-3978 - Sra. AliceCurriculum para

[email protected]

Doutor festeja 58 outonos entre AmigosEm almoço no Restaurante Carlinhos dia

7 de abril último, o delegado titular do

12º DP, Dr Eder Pereira e Silva,

comemorou seu 58º aniversário com amigos

e amigas, cuja convivência se alastra há

7 anos no bairro que lhe tributa Estima.

Veja alguns flashes do alegre encontro:

Pimba na Gorduchinha! E o Osmar Santos marcou presença

Dr Eder, Freitas da Textil Abril e Milton da Fenomenal

Gilberto e esposa, Solange e esposo

O evento contou também com a presençado Cônsul Geral da China

Amigos da Seccional Centro com o Chefe Alonsoe Dr Eder

Neste clic, os amigos Bily, Eder e o comandante Cattan

Equipe do 12º DP

Paschoal da Tintas Astral veio com o neto prestigiaro Amigo Eder

João, Belal e Miled da Sawary Jeans

Freitas, Jô do Bar e Eder

Amigos e Amigas de todos os cantos vieram abraçaro Dr Eder

M. Marcelo, delegado daPolícia Federal

Dr Fernando, José da Costa e Rafik da Nicoboco

Então Sub Mooca,Evando Reis também

trouxe seu abraço

Roberto MKT da Faculdade Cantareira, presente

62ª quinzena de abril de 2017

O Minarete e a vida intelectual na rua 21 de Abril

O Minarete foi residência de Monteiro Lobato que ali morou 4 anos em companhia doescritor Ricardo Gonçalves (nome de rua no Brás)

Eduardo Martellotta

Um edifício passou para a história da lite-ratura nacional, era o chalezinho amarelo

do Minarete, com seu portão de ferro no cen-tro, então localizado na rua 21 de Abril, noBelenzinho, esquina com a rua Cesário Alvim.

O bairro foi escolhido pelo escritorMonteiro Lobato e tantos outros intelectuaispor ter ar puro e devido à sua altitude médiade 750 metros e vastos arvoredos.

Monteiro Lobato morou por lá de 1900 a1904 quando dividia a República do Minaretecom Ricardo Gonçalves e Godofredo Rangel,entre outros colegas do curso de Direito daFaculdade do Largo São Francisco. José Re-nato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abrilde 1882, na cidade de Taubaté e faleceu em 4de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Pode-se dizer que Monteiro Lobato foi o precursorda literatura infantil no Brasil. Seus persona-gens ficaram imortalizados: a boneca de panoEmília, Narizinho, Dona Benta, o meninoPedrinho, o Visconde de Sabugosa - a sábia

O Dr Marcos da Costa nasceu na rua 21 de Abril em 24 de junho(Dia de São João) de 1964. Ele recebeu em dezembro de 2013 o título

Cidadão do Brás no Jantar Anual promovido pelo Jornal do Brás

Presidente da OAB nasceuna 21 de Abril

O cantor Carlos Mendes, compositor dasfamosas músicas "Segura na Mão deDeus", "Marcha da Cueca" e "Água deCoco", mora na rua 21 de Abril, nº 664

Começo da rua 21 de Abril na esquina com aDr Almeida Lima

Escola Faustino Sarmiento

Resimapi, tradição na 21 de Abril, 1.235

Empresa ABECOM está há 54 anos no logradouroFinal da 21 de Abril, esquina com a São Leopoldo

espiga de milho com atitudes de adulto, a Cuca- vilã que aterroriza a todos no sítio, o SaciPererê e outros da famosa obra Sítio doPicapau Amarelo.

Rua ainda conservaresidências

A 21 de Abril ainda ostenta muitas residên-cias, misturadas à fábrica de rolamentos e pro-dutos de borracha ABECOM (desde 1963 nonúmero 1.181), loja Resimapi de produtos quí-micos, prédios comerciais, mercados, padaria,hotel, gráfica, Escola Estadual FaustinoSarmiento e outros estabelecimentos.

Um dos mais belos edifícios localizadosna 21 de Abril é o Castelinho na esquina coma rua Bresser, hoje ocupado por galeria co-mercial.

O logradouro tem início no cruzamentocom a Dr Almeida Lima, no Brás e términona esquina com rua São Leopoldo no Beléme foi oficializado pelo Ato 972 de 24 de agos-to de 1916.

2ª quinzena de abril de 2017

7

Insulfilme, Alarmes,Travas, Som,

94234-9472R. Cachoeira, 1.647

2506-2747

TRANCABRÁS

3315-87493315-0827�

Manequins, Expositores paraVitrines e Reformas em GeralRua São Caetano, 719

FÁBRICAPAULISTA DEMANEQUINS

Milhares de Sabores / Ofertas de Inauguração

2081-3885

As Melhores Marcas

Av. Celso Garcia, 235Agora também na Rua Bresser, 1620

www.donbras.com.br

A principal função da lágrima é lubrifi-car e proteger os olhos, por isso suaprodução é contínua e distribuída na

superfície ocular, sendo drenada por um siste-ma de canalículos chamados Vias Lacrimais.Gatilhos emocionais, como forte impacto di-ante de uma situação muito feliz ou muito tris-te, fazem as lágrimas saltarem dos olhos. Masvocê pode "chorar" sem estar sob nenhumaemoção. "Se o sistema de drenagem for com-prometido, ocorre o acúmulo de lágrima, quedenominamos epífora. Isso é diferente dolacrimejamento, que é um aumento da produ-ção da lágrima. Mas tanto em uma situaçãocomo na outra, a pessoa vai se queixar de

Cema avança técnica na função das lágrimasObstrução das Vias Lacrimais: Nova técnica de cirurgia endonasal interrompe o lacrimejamento contínuo, com melhor eficácia e recuperação. E sem cicatriz.

lacrimejamento excessivo, como se estivessechorando o tempo todo", explica a oftalmolo-gista do Hospital CEMA, Rita de Cássia LimaObeid, especialista em plástica ocular e viaslacrimais, em especial vias lacrimais endonasal.

Os fatores que podem obstruir as vias la-crimais ainda não são totalmente conhecidos,segundo a médica, e por isso são classificadoscomo idiopáticos, ou seja, surgem espontane-amente ou têm origem incerta. Mas o fenô-meno é mais comum em pacientes com histó-ria familiar, no pós-operatório de cirurgiasotorrinolaringológicas, pós-traumas faciais e empacientes com alterações de tireoide e, por-tanto, submetidos à iodoterapia. E o problemanão faz distinção entre suas vítimas: adultos,jovens, crianças e até bebês podem sofrer coma epífora. "Nos casos de crianças, o pediatramuitas vezes demora em fazer o encaminha-mento para o especialista, retardando o iníciodo tratamento. É importante que os pais, emcaso de lacrimejamento excessivo, busquem aajuda de um oftalmologista especialista em vias

lacrimais, responsável pelo diagnóstico. "Ge-ralmente, a epífora apresenta os primeiros si-nais a partir da décima semana de vida do bebê",alerta a médica.

Além de provocar o lacrimejamento con-tínuo, a doença causa aumento da secreçãonos olhos, conjuntivites de repetição que nun-ca melhoram, abcessos no canto medial daface e, em alguns casos mais graves, celulitefacial (infecção bacteriana que causa inchaçoe vermelhidão ao redor dos olhos e nas bo-chechas). Além do enorme desconforto eimpacto social, o lacrimejamento contínuopode provocar embaçamento da visão e oacúmulo de bactérias, pela dificuldade de dre-

nagem, aumentando o risco de complicações,especialmente em pacientes que se preparampara algum tipo de cirurgia ocular, segundo aDra. Rita Lima Obeid.

Até recentemente, o tratamento em adul-tos era feito por meio de uma cirurgia quedeixava pequenas cicatrizes no rosto dos pa-cientes. Agora, a técnica já realizada pelamédica há 10 anos, mas ainda assim moder-na, permite a reconstituição da via lacrimalpor via endonasal. Essa técnica constrói umanova via de acesso para a drenagem da lágri-ma, sem cortes externos, eliminando as cica-trizes e proporcionando melhor recuperação.Além disso, se a obstrução for bilateral, estatécnica pode ser aplicada nos dois olhos nomesmo procedimento cirúrgico. O importan-te neste procedimento é que ele seja feito porum oftalmologista especializado em vias la-crimais com conhecimento em cirugiaendonasal, garantindo assim melhor resulta-do estético e funcional.

Fonte: Ecco Press Comunicação

Chá do Brás vai adoçar o Juventus

Em plena comemoração de seus 11anos, a Tarde de Chá será realizadadia 30 de maio próximo no Salão Boate

do Clube Atlético Juventus, no prédio sede - ruaComendador Roberto Ugolini, 20, 2º andar.

O evento tem entrada grátis, com arreca-

Esaqueu Castilho vem de Belo Horizontepara abrilhantar a Tarde de Chá,

trazendo o sucesso "Mais que Amigos" A presença feminina é marcante nos eventos Jornal do Brás

Gian Gabriehl vai chegar com seunovo CD mesclado de raiz sertaneja

e os modernos clássicos

Nossa coordenadora Luza Correia recebeu o Troféu Diamante no Jantar MulheresNotáveis. Em uma cadeira de rodas em virtude de recente cirurgia,Luza subiu ao placo e emocionada cantou Amigos para Sempre

Betty Max sempre agrada em cheionas nossas festas. Aí foi no Jantar

Diamante. Agora é nossa convidadapara esse lindo sorriso no Chá

Matheus Guerra está vindo pelaprimeira vez, para conhecer a tãofamosa plateia da Tarde de Chá

dação de alimentos para a Abrapec - Asso-ciação Brasileira de Assistência a Pessoascom Câncer.

Show Mais ChiqueNovo clima, novo em tudo, o consagrado

evento será enriquecido com brilhante showartístico.

A propósito, destacamos aqui flashesdo Jantar Mulheres Notáveis e os As-tros e Estrelas que estarão no Chá deMaio:

82ª quinzena de abril de 2017

Ao entrar na Vila MariaZélia, localizada no Be-

lenzinho, Zona Leste de SãoPaulo, parece que voltamosno tempo. Datada de 1917,foi a primeira vila operária doBrasil e ainda conserva par-te de sua arquitetura origi-nal. É na vila, tombada peloPatrimônio Histórico em1992, que o Grupo XIX deTeatro desenvolve seu tra-balho de residência artísticadesde 2004, num intenso pro-cesso de pesquisa, difusão eformação graças ao trabalhocontínuo do grupo em cola-boração com a comunidade.

Como parte das comemo-rações pelos 100 Anos da VilaMaria Zélia, o grupo apresen-ta o espetáculo Teorema 21,nos dias 22 e 29 de abril, sá-bados, às 16h. Os ingressossão gratuitos.

Com direção de Luiz Fer-nando Marques e Janaina

Maria Zélia faz 100 anos e exalta grupo teatral

Leite e dramaturgia de Ale-xandre Dal Farra, o espetá-culo foi livremente inspiradona obra Teorema, do italianoPier Paolo Pasolini (1922-1975). Cineasta, escritor epoeta, Pasolini é consideradoum artista visionário e faziaduras críticas ao consumismo.Teorema 21 está indicado aoPrêmio Governador do Esta-

do 2017, na categoria Teatro.Na trama, uma família

retorna ao seu antigo lar. Aobuscar encontrar novas pos-sibilidades de existência nes-se ambiente antigo, recriam assuas relações e experimentamnovas formas de contato. Onúcleo familiar é constituídopor um patriarca, a mãe, o fi-lho e a filha. Vive na casa, ain-

da, a criada Emília. Tudo pa-rece estável. Mais do que isso,estagnado. A chegada de umestrangeiro ameaça transfor-mar a estrutura dessa família.A ação acontece na casa ondea família morou há alguns anose agora volta sem nenhummotivo aparente.

A peça é encenada aoentardecer na antiga escola de

meninas, hoje desativada, lo-calizada dentro da Vila MariaZélia, um lugar quase sem teto,com as paredes em ruinas, emmeio aos escombros. Ao en-trar no espaço e ocupar ascadeiras giratórias dispostasaleatoriamente, o público é in-serido no interior da sala deestar e pode girar as cadei-ras para escolher o melhor

ângulo para cada cena.Vila Maria Zélia - rua Má-

rio Costa 13 (Entre as ruas Ca-choeira e dos Prazeres) -Belém. Telefone - 2081-4647.Acesso para deficientes físicos.Informações, de terça a sexta-feira das 14 às 18h ou pelo [email protected]: gratuito.

Fonte: Adriana Balsanelli

Toda terça-feira 9 da noite. É o encontro deamigos na casa do Paulo Salomão na Vila

Maria Zélia. Dia 18 de abril foi um sabo-rosíssimo caldo verde regado a vinho para ale-gria da moçada aí na foto.

Jantar do Paulinho volta reunir amigos

Estavam presentes inclusive o Palha-ço Chumbrega (Athos Miranda) e o filhoPanqueca (Marlon) do Circo Stankowich,que daremos destaque na edição dia 1º demaio.

O lançamento e sessão deautógrafos da obra "Vamosfalar do Belenzinho?" pelaEditora Matarazzo estãomarcados para o próximo dia6 de maio às 14h na Assoc.Cultural Vila Maria Zélia - ruaMario Costa, 13.

A história do Belenzinhono livro contará com duasmatérias publicadas no Jor-nal do Brás sobre o bairro,de autoria de nosso editorEduardo Martellotta.

N o dia 14 de abril de 1895, na Várzea doCarmo (proximidades da rua do Gasôme-

tro), era realizada a primeira partida entre osfuncionários da Companhia de Gás de São Pau-lo e da São Paulo Railway. O placar, pouco im-porta (4 a 2 para a São Paulo Railway), o mais

Futebol brasileiro completa 122 anos14 de Abril lembra primeiro jogo no Brás.

Responsável pela façanha foi o brasense Charles Miller

importante é que o filho de ingleses nascido narua Monsenhor Andrade, nº 24, Brás, CharlesMiller, introduzia nesta data, o futebol no País,trazendo da Inglaterra um livro de regras, bolas euniformes. Por esta façanha, Charles Miller éconsiderado o Pai do Futebol Brasileiro.

OMuseu Catavento na Praça CívicaUlysses Guimarães recebeu um novo per-

sonagem. Na semana da Páscoa, de 13 a 15de abril, o artista plástico Erick Wilson pintouuma baleia Jubarte, em 3D, em um mural de10 metros de comprimento por 4 metros delargura, localizado no piso térreo da institui-ção. Os visitantes puderam acompanhar a pin-tura do mural e participar de palestras sobre aimportância da vida marinha com o artista.

A intervenção artística de Erick, que tam-bém é surfista e mergulhador, faz parte do pro-jeto Gigantes do Mar - 80 Murais pelo Mundo,idealizada por ele para conscientização da pre-servação dos oceanos. Conhecido como Ar-tista do Oceano por pintar ondas gigantes eanimais marinhos, já realizou 10 murais peloBrasil (Bahia, Rio Grande do Norte e São Pau-lo) e 1 internacional (em Nazaré, Portugal). Omural do Museu Catavento é o de número 12e o primeiro em 3D. "Precisamos agir rapida-mente para salvar o planeta e a arte é um po-deroso instrumento de mudança", ressaltou.

O Gigantes do Mar foi desenvolvido emparceria com a Cultura Livre Produções e pa-trocinado pela Suvinil. Em São Paulo, os mu-rais também podem ser vistos nas estaçõesBrás e Cidade Jardim da Companhia Paulistade Trens Metropolitanos (CPTM).

Catavento ganha mural 3D de baleia JubarteProjeto Gigantes do Mar conscientiza população

sobre importância da preservação marinha

No mural 12, Erick contou com a ajuda doartista plástico Carlos Pedrosa.

Fonte: BDW Comunica

Belenzinho

ganha

livro de

sua história