b o l e t i m - bibliotecas de arganil...na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem...

8
distribuição gratuita / a biblioteca on- line: www.bibliotecas.cm- arganil.pt OUTUBRO 2014 ANO XVIII NÚMERO 7 B B O O L L E E T T I I M M Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Upload: others

Post on 24-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

distribuição gratuita / a biblioteca on-line: www.bibliotecas.cm-arganil.pt

OUTUBRO 2014 ANO XVIII NÚMERO 7

BB OO LL EE TT II MM BBiibblliiootteeccaa MMuunniicciippaall ddee AArrggaanniill -- MMiigguueell TToorrggaa

BBiibblliiootteeccaa AAllbbeerrttoo MMaarrttiinnss ddee CCaarrvvaallhhoo

Page 2: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

“O CONDADO DE ARGANIL E A MITRA DE COIMBRA – Percurso Histórico”

Neste ano em que o tema Forais tem estado presente através de um programa intenso de eventos que a Câmara Municipal de Arganil tem promovido, a conferência que o Prof. Diogo Teixeira Dias proferiu na Biblioteca Municipal de Arganil vem ilustrar mais uma vez o interesse que a temática representa para todos aqueles que gostam de saber mais sobre a história do Concelho.

Serviu de pretexto a comemoração da data, 25 de Setembro de 1472, em que Afonso V e o príncipe D. João assinam um decreto a favor do Bispo de Coimbra, D. João Galvão, tornando-o conde do seu senhorio de Arganil. A partir dessa data, todos os bispos de Coimbra foram conhecidos como Bispos-Condes até ao séc. XX. Num estilo informal, mas cientificamente profundo, o Prof. Diogo Teixeira falou do passado de Arganil, da sua história e da importância que esta ligação ao Bispado de Coimbra teve na vida dos seus habitantes.

No átrio da Biblioteca está patente uma exposição, da autoria da artista plástica Sara Pinto que retrata em aguarela as armas dos vários Bispos-Condes até ao século XX, tendo sido o Bispo Ernesto Sena de Oliveira o último a usar este título.

A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis, agradeceu a disponibilidade do Conferencista para nos falar de tão interessante acontecimento que certamente despertou o interesse de todos os que estiveram presentes.

COMEMORAÇÕES DOS FORAIS DE COJA

No âmbito das comemorações dos 500 anos dos Forais de Arganil e Coja, decorreu na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja uma palestra proferida pela Dra. Maria Manuela Saraiva Rodrigues subordinada ao tema “Forais de Coja entre os anos de 1260 e 1514”.

Perante uma numerosa e atenta assistência a Dra. Manuela Saraiva falou dos Forais de Coja começando pelo Foral de 1260 atribuído a Côja pelo Bispo D. Egas Fafes. Referiu a importância de que se revestiu este primeiro foral para a organização e repovoamento de Coja, enquadrando este acontecimento numa perspetiva mais alargada do contexto histórico que se vivia na altura, num cenário de conquista do território que hoje é Portugal, aos mouros. Enumerou as muitas disposições que o foral consagra nas obrigações que o povo tinha para com o seu senhorio, o Bispo de Coimbra, mas também os benefícios que a atribuição do foral trouxe aos habitantes de Côja, protegendo-os das arbitrariedades e dando-lhes regras para a vida comunitária. Comparou depois este primeiro Foral com o dado por D. Manuel em 1514 e concluiu-se que este é muito semelhante ao primeiro, com as atualizações que os três séculos que os separam tornaram inevitáveis. O Dr. Nuno Mata interveio como moderador inquirindo a palestrante sobre questões interessantes, que abriu um espaço para perguntas da assistência.

A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis, que abriu e encerrou a sessão, congratulou-se por mais este evento que veio enriquecer as comemorações dos Forais do concelho de Arganil que a Câmara de Arganil tem organizado desde o início do ano. No átrio da Biblioteca estava patente uma exposição sobre os vários Forais do Concelho, num percurso até à atualidade. Os visitantes puderam também apreciar uma mostra de livros administrativos dos antigos concelhos e também os autênticos Forais de Côja e Arganil.

No seguimento desta palestra e dando continuidade a um ano de Comemorações de Foral em Coja, teve lugar na Igreja Matriz de Coja, um concerto pelo Orfeon Maestro Alves Coelho, que entre diversificados estilos trouxe até ao público peças de carácter distinto, a capella e com acompanhamento de órgão.

1

Page 3: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

DIA MUNDIAL DA MÚSICA 1 de outubro de 1975 Este dia foi instituído em 1975, pelo Internacional Music Council, organização fundada pela UNESCO, sob proposta do grande músico e violinista Yehudi Menuhin. Nesta data enaltece-se o valor da música e destaca-se o seu papel na promoção da paz e da amizade. (in http://leituras-cruzadas.blogspot.pt/) A Biblioteca Municipal associa-se a estas comemorações lembrando um distinto Arganilense.

João Rodrigues Alves Coelho, filho de João Rodrigues Alves (natural da povoação de cabeçadas) e D. Libânia Pereira Coelho, nasceu em Arganil no dia 27 de Janeiro de 1882. Alves Coelho estreou-se no teatro ligeiro em 1902, com a música de uma opereta chamada Visões de Rabi, de autoria de Raimundo Alves. “Esta peça foi apresentada ao público em Lisboa numa academia de recreio da Travessa do Despacho, a Santa Marta, e, como tivesse agradado bastante, foi mais tarde exibida várias vezes no antigo Teatro da Rua de S. Bento. Isto passava-se em 1902. Era a sua estreia de compositor no teatro musicado.”1 Muitos foram os seus êxitos musicais. Lembramos aqui a revista O 31, em 2 atos e 8 quadros, teve a nível de texto parceria de Luís D’Aquino, Pereira Coelho e Alberto Barbosa, e na música Alves Coelho e Tomás Del Negro e esteve em cena

durante 10 anos, passando por palcos de Lisboa, do Porto e de várias cidades brasileiras. Boa parte do espetáculo era dedicada à crítica situação sociopolítica que o País atravessava, situação a que de resto começava por aludir o próprio título.

2

1 Amândio Galvão In Figuras Notáveis de Arganil

Page 4: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Neste ano letivo que agora se inicia o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Concelho de Arganil oferece aos alunos e professores do Agrupamento de Escolas um programa de atividades de promoção da leitura que vem no seguimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos com o pré-escolar e 1º ciclo e que neste ano letivo se estende aos alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade.

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA

Objetivo: Mostrar as Bibliotecas Públicas a todas as crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas de Arganil e Creches, para que vejam as diferenças e percebam que as Bibliotecas Escolares são as bibliotecas que frequentam durante o percurso escolar, mas a Biblioteca Pública é aquela que os acompanha durante toda a vida.

Metodologia As crianças deslocam-se em turma às Bibliotecas Públicas segundo um calendário previamente definido. As Bibliotecas Públicas preparam atividades baseadas em vários suportes de leitura que vão desde o clássico livro, às novas tecnologias de comunicação e informação, com experiências diferentes que proporcionarão às crianças novas formas de perspetivar as Bibliotecas, com novas experiências de leitura fora do ambiente escolar.

• Público-alvo: Crianças integradas em turmas do 1º ciclo e Pré-escolar • Periodicidade: uma vez por período

PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA

Objetivo: Esta atividade tem como objetivo desenvolver hábitos de leitura em família, proporcionando aos pais e filhos o contacto com os diversos materiais de leitura; criar laços de afetividade com os livros e as histórias, autores e ilustradores; aproximar os pais do espaço biblioteca: serviços, setores, projetos e atividades; divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

Inscrição no projeto: Às crianças que ainda não frequentam o projeto será distribuído um questionário para os pais. Este questionário pretende recolher informação acerca dos hábitos de leitura dos pais, gostos, preferências, sugestões e comentários e também um convite para aderir ao projeto. Este projeto é integrado no trabalho desenvolvido pelo SABE nas Bibliotecas Escolares (de acordo com o calendário pré estabelecido). A partir do questionário a Biblioteca Municipal através de um serviço de referência personalizado prepara livros que vão ao encontro dos gostos e interesses da família.

Descrição da atividade: Após a atividade de animação da leitura, os alunos dedicam sempre alguns minutos à exploração de livros nas estantes e à escolha dos livros para requisição em empréstimo domiciliário. No ato do empréstimo domiciliário, as crianças levam o saco de leitura para casa que contem livros para os pais (que corresponda aos seus interesses e motivações) e o livro escolhido pela criança. No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e os Pais. Através deste bloco os pais podem mandar mensagens indicando os títulos ou que tipos de livro gostariam que lhes fosse enviado no saco. Podem também dar sugestões para o projeto ou o que entenderem partilhar.

Público-alvo: Crianças que frequentam o Pré-escolar e o 1º ano do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas de Arganil Periodicidade: de quinze em quinze dias.

LER E PARTILHAR, VIVER E APRENDER!

Objetivo: Despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e histórias ouvidas e contadas na Biblioteca Escolar. Dar a conhecer a vida e obra de escritores de literatura infantil e juvenil; Incentivar o empréstimo domiciliário

Descrição da atividade: Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro

preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno frequenta e procedem à apresentação da vida e obra do autor(a) com o objetivo de aumentar a curiosidade sobre o percurso biobibliográfico de escritores bem como a partilha de informação sobre o tema das suas obras. Em seguida, convidam os alunos a escolher e requisitar um livro que queiram levar para casa.

3

Page 5: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

Na 2ª sessão e seguintes as crianças são convidadas a falar do livro que levaram para casa, partilham com os colegas as sensações que a leitura do livro lhes transmitiu e leem excertos de que mais gostaram. No final, requisitam o livro que querem levar para casa e sobre o qual irão falar na sessão seguinte. Esta atividade contemplará também livros sugeridos pelos professores que considerem interessantes para trabalhar em leitura recreativa e para posterior exploração em sala de aula.

Público-alvo: Crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil Periodicidade: de quinze em quinze dias.

CONHECE A BIBLIOTECA DA TUA ESCOLA: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Objetivo: Familiarizar as crianças com os diversos serviços e setores que a Biblioteca Escolar disponibiliza; fornecer instrumentos e técnicas de orientação individual com o intuito de se tornar utilizador autónomo e versátil; conhecer as diversas ferramentas de pesquisa virtual no portal das bibliotecas do concelho de Arganil. Descrição da atividade: Esta atividade será desenvolvida em 4 sessões lúdicas/pedagógicas com atividades teórico-práticas de formação de utilizadores: conhecer (e rever) o regulamento da BE; conhecer melhor a

organização das estantes através da classificação decimal universal e identificar a sinalética nela afixada; exploração virtual da Biblioteca e conhecer as ferramentas da Web 2.0 disponíveis no Portal em http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt/. Estas sessões incluem jogos de descoberta, perícia e entretenimento.

Duração da atividade: Composta por 4 sessões 1ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA - Visita guiada à Biblioteca Escolar; - Conhecer o regulamento da biblioteca escolar: normas e regras, inscrição e empréstimo. 2ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA (continuação) - Contextualizar e disponibilizar informação acerca da organização das estantes (classificação decimal universal) e de pesquisa de informação, patente no fundo documental da Biblioteca Escolar e no catálogo informático. 3ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO VIRTUAL DA BIBLIOTECA - Apresentação do Portal das Bibliotecas do concelho de Arganil: como aceder, pesquisar e reservar documentos; 4ª SESSÃO: JOGO PRÁTICO - Jogo prático acerca da biblioteca fundo documental e pesquisa de informação. Público-alvo: Crianças que frequentam o 1º, 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil Periodicidade: de quinze em quinze dias.

CLUBE DE LEITURA

Objetivo: Dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas B.E. do 1º ciclo pelo SABE, na construção de hábitos de leitura. Partilhar leituras e transformar leitores em promotores de leitura. Introduzir experiências de leitura digital.

Metodologia As sessões, por turma, decorrem durante a aula de Apoio ao Estudo e realizam-se na Biblioteca Escolar das Escolas do 2º e 3º Ciclos. Nestas sessões as crianças conversam informalmente sobre os livros que leram ou gostavam de ler. Durante a sessão as crianças escolhem nas prateleiras ou

no catálogo on-line os livros que querem levar em empréstimo domiciliário. Nestas sessões pretendemos introduzir novas práticas de leitura em ambiente digital, através da leitura de e-books.

Público-alvo: Crianças que frequentam o 5º ano de escolaridade Periodicidade: de quinze em quinze dias.

4

Page 6: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

5

As Brumas de Avalon é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder.

TEMPO PARA A POESIA:

Intermezzo

Não se esgotaram os sons do mundo assonâncias, consonâncias, dissonâncias sons agudos e sons graves arrancados aos instrumentos musicais e os demais quase sempre imitados da Natureza gritos de Homem e de animais, corais sinfonias, harmonias, adágios melancólicos cantos de alegria e de morte, melodias em todos os tons e em todas as escalas sons harmonizados na noite clara ou escura sons captados através dos ruídos da cidade harmonia das esferas, música celestial? Haverá canto e música, sons adaptados à plenitude do Ser, na visão de Deus? Tons, sons, palavras, cânticos, ruídos intervalos de silêncio percutidos pela voz sonora, musical, de mil e um instrumentos inventados, adaptados pela mão do homem Donde a raiz da harmonia e a intenção clara da cacofonia, do distúrbio, da turvação? Donde a raiz da plenitude dos allegros e a agonia de tantos adágios? Haverá canto e música, sons adaptados à plenitude do Ser, na visão de Deus?

Maria de Lourdes Belchior in gramática do mundo

PARA DESCONTRAIR : COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou critica, ou ainda colaborar com textos literários da tua autoria, podes fazê-lo através do Fórum Espaço Jovem, em http://www.bib-arganil.org ou através do nosso endereço de correio electrónico: [email protected]

De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública deve fornecer as condições básicas

para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e

dos grupos sociais.

Através da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura

voluntária! Ler e aprender por prazer!

Um espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos!

TEMA EM DESTAQUE:

NNOOIITTEE DDEE HHAALLLLOOWWEEEENN

O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, teve origem nos povos celtas que festejavam o Samhain, data em que se celebrava as boas colheitas agrícolas do Verão. O Dia das Bruxas é a designação utilizada nos países de língua oficial portuguesa, e é celebrado na noite de 31 de outubro para 1 de novembro.

As teorias sobre a origem do nome Halloween não são unânimes: uns defendem que teve origem na palavra hallowinas nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia), e outros defendem que o nome é uma versão encurtada de “All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).

A tradição das pessoas se fantasiarem na noite de Halloween está ligada à crença de que no dia 31 de outubro as pessoas que haviam morrido no ano anterior voltavam para atormentar os vivos.

BBRRUUXXAASS,, FFEEIITTIICCEEIIRROOSS,, FFAANNTTAASSMMAASS EE MMUUIITTOO MMAAIISS

Este mês e para que possas viver o espírito do Halloween com antecedência propomos-te algumas leituras que te transportarão para um mundo de fantasia e magia… onde tudo ou quase tudo é possível!

O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir…

Relato de um homem com o dom da imortalidade, que viveu durante duzentos anos como um vampiro.

Page 7: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

1 – No dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Música. - Verdadeiro - Falso

2 – O Dia Mundial da Alimentação comemora-se no dia 16 de outubro com o objetivo de consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo. Desde que ano?

-1979 - 1981

ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA [email protected] E TERÁS UMA SURPRESA!

ESPAÇO INFANTIL Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

SUGESTÕES DE LEITURA

No dia 1 deste mês comemora-se o Dia mundial da Música e por isso apresentamos algumas curiosidades relacionadas com o tema.

“O que é o som? Todos os sons começam quando alguma coisa se agita muito depressa. Estas pequenas agitações rápidas chamam-se vibrações. Quando um objeto vibrante agita o ar, este desloca-se em ondas. Quando as ondas chegam aos nossos ouvidos, escutamo-las sob a forma de som. Os instrumentos musicais emitem sons quando os arranhamos, dedilhamos, ou percutimos ou sopramos para dentro deles.

Um som faz vibrar o ar à sua volta. As ondas sonoras propagam-se em todas as direções. Não podemos ver os sons enquanto se propagam pelo ar. Se o pudéssemos fazer, as ondas sonoras teriam o aspeto de ondulações num lago, provocadas pelo arremesso de uma

pedra.

Sons agudos e graves: Quando as ondas sonoras estão próximas e há uma distância pequena entre os picos, ouvimos um som agudo.

Quando a distancia entre as ondas sonoras é maior e os picos estão mais afastados, ouvimos um som grave.

Timbre: podemos tocar a mesma nota num violino e num piano mas elas soam de maneira diferente. A qualidade de um som chama-se timbre.”

Fonte: “Artes e música”. Tradução de Cristina Soeiro Editado pela Marus Editores em 1997.

CURIOSIDADES – SABIAS QUE…

- Um dos primeiros instrumentos de cordas foi a lira. Na antiga Suméria, os músicos dedilhavam as suas cordas, muito antes de ter sido inventado o violino.

- Numa orquestra há quatro instrumentos que se tocam com um arco. São os seguintes, do mais pequeno para o maior: violino, violeta, violoncelo e contrabaixo. O arco é feito de pau e de 200 pelos da cauda de um cavalo. Os pelos ásperos fazem esticar as cordas do violino.

- As flautas existem desde cerca do século XII. São mais fáceis de tocar e de transportar que a maioria dos instrumentos de sopro, razão pela qual elas são frequentemente usadas por crianças que começam a aprender a tocar um instrumento.

- Antes de ser inventado o piano havia vários instrumentos de cordas muito populares. O saltério foi usado pela primeira vez na Europa do século XV. O músico batia nas suas cordas com dois martelos de madeira.

- O clavicórdio foi um dos favoritos desde o século XV até cerca do século XVIII. Possui um teclado e martelos de madeira que batem nas cordas.

- O cravo, inventado no século XVI, possui uma tecla para cada uma das suas cordas. Quando se carrega numa tecla, a sua corda é tangida e não percutida como um martelo, como no caso do piano.

- Por volta do século XIX, o cravo tinha popularidade porque não produzia bem notas altas e baixas. Os pianos tomaram a forma dos modernos pianos de cauda.

Fonte: “Artes e música”. Tradução de Cristina Soeiro Editado pela Marus Editores em 1997.

VÊ LÁ SE SABES – PASSATEMPOS

6

Page 8: B O L E T I M - Bibliotecas de Arganil...Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno

EBOOKS: UM NOVO SUPORTE DE LEITURA DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA Os suportes de leitura têm-se alterado ao longo dos séculos: pedra, barro, madeira, papiro, pergaminho, papel… e formato digital: ebook. Pois os primeiros Tablet, leitores de Ebook, acabam de chegar às Bibliotecas Públicas do Concelho. A leitura fica mais dinâmica nestes novos suportes, pois para além do livro propriamente dito, as imagens, o som e a interatividade fazem parte desta nova forma de ler. Se desejar fazê-lo nas salas da Biblioteca pode requisitá-lo e desfrutar das suas funcionalidades.

DESTAQUES

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO nas Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

16 de outubro

Biblioteca Municipal de Arganil Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

AMIGOS DE LER 13 de outubro de 2014 Biblioteca Municipal de Arganil 21:00h

O tema é precisamente OUTUBRO. Que palavras nos lembra esta palavra? Encontramo-la na literatura? Gostarão os poetas da palavra outubro? Que sensações nos transmite?

No próximo serão saberemos. Até lá!

COMPANHEIROS DE LEITURA 11 e 25 de outubro

Biblioteca Municipal de Arganil 11:00h

Esta atividade faz parte do projeto “Leituras à Solta em Arganil”, que os Voluntários da Leitura estão a desenvolver no Concelho.

Traga os seus filhos ou netos e divirta-se com os livros e as leituras.

BIBLIOTECAS COM A TERCEIRA IDADE

BMA em outubro BAMC em outubro Dia 7, Centro Social P. do Sarzedo Dia 3, Centro Dia de Barril do Alva Dia 8, Santa Casa da Misericórdia Dia 10, Centro de Dia da Benfeita Dia 9, Assistência Folquense Dia 17, Centro dia da Cerdeira/M. Serra Dia 15, Centro Social de Cepos Dia 24, Lar e Centro de Dia de Coja Dia 30, Centro Dia Vila Cova de Alva

SERVIÇOS NA BMMT e BAMC CONTACTOS: FICHA TÉCNICA fotocópias; Biblioteca Municipal Miguel Torga EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil acesso gratuito à internet; Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil DIRECTOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves utilização de computadores para trabalhos; Tel.: 235200135 Fax: 235200136 COORDENAÇÃO: Margarida Fróis impressão de documentos; www.bibliotecas.cm-arganil.pt TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita Cunha ECDL - Centro de competências; [email protected] e Anabela Borges centro virtual de informação nacional e europeia. Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h30 DESIGN: Alexandra Novais Acesso gratuito à Internet sem fios Sábados: 09h30 – 13h00 IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil digitalizações gratuitas Biblioteca Alberto Martins de Carvalho R. Comendador Eduardo Francisco Filipe

3305-124 Coja Telefone: 235 729 489 [email protected] Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h00