auxiliar em assuntos educacionais...assinale a alternativa com as opções que comple-tam,...

12
• A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta) questões, que deverão ser respondidas no período máximo de quatro horas. • O tempo de duração das provas abrange a assinatura da Folha de Respostas e a transcri- ção das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas. • Não será permitido ao candidato ausentar- se em definitivo da sala de provas antes de decorrida 1 (uma) hora do início das provas. • O candidato somente poderá levar o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva e deixar em definitivo a sala de realização das provas nos últimos 120 (cento e vinte) minu- tos que antecederem ao término das provas. • Depois de identificado e instalado, o can- didato somente poderá deixar a sala median- te consentimento prévio, acompanhado de um fiscal, ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de provas. • Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, telefone celular, relógios, pa- gers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, tablets, notebook, palmtop, grava- dor, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamen- to eletrônico. A organização deste Concurso Público não se responsabilizará pela guarda destes e de outros equipamentos trazidos pe- los candidatos. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can- didatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, ma- nuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitido também o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou simi- lares, sendo o candidato comunicado a res- peito e solicitada a retirada do objeto. • Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar as folhas de resposta da prova, devidamente preenchidas e assinadas, ao Fiscal de Sala. • O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, dani- ficar sua Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impos- sibilidade de sua correção. Não haverá subs- tituição da Folha de Respostas por erro do candidato. • Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas, use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha toda a área reserva- da à letra correspondente à resposta solici- tada em cada questão (conforme exemplo a seguir); assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO IFSP - EDITAL N. 864/2015 PROVA OBJETIVA Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÕES A B C D 01

Upload: others

Post on 26-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

•A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta)questões, que deverão ser respondidas noperíodomáximodequatrohoras.

•OtempodeduraçãodasprovasabrangeaassinaturadaFolhadeRespostaseatranscri-çãodasrespostasdoCadernodeQuestõesdaProvaObjetivaparaaFolhadeRespostas.

•Nãoserápermitidoaocandidatoausentar-seemdefinitivodasaladeprovasantesdedecorrida1(uma)horadoiníciodasprovas.

•O candidato somente poderá levar o seuCaderno de Questões da Prova Objetiva edeixaremdefinitivoasaladerealizaçãodasprovasnosúltimos120(centoevinte)minu-tosqueantecederemaotérminodasprovas.

•Depoisdeidentificadoeinstalado,ocan-didatosomentepoderádeixarasalamedian-te consentimento prévio, acompanhado deumfiscal,ousobafiscalizaçãodaequipedeaplicaçãodeprovas.

•Será proibido, durante a realização dasprovas, fazer uso ou portar, mesmo quedesligados, telefone celular, relógios, pa-gers, beep, agenda eletrônica, calculadora,walkman,tablets,notebook,palmtop,grava-dor, transmissor/receptor de mensagens dequalquertipoouqualqueroutroequipamen-toeletrônico.AorganizaçãodesteConcursoPúbliconãoseresponsabilizarápelaguardadestesedeoutrosequipamentostrazidospe-loscandidatos.

•Duranteoperíododerealizaçãodaspro-vas, não será permitida qualquer espécie

deconsultaoucomunicaçãoentreoscan-didatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,ma-nuais, impressos, anotações ou quaisqueroutrosmeios.

•Duranteoperíodode realizaçãodaspro-vas, não será permitido também o uso deóculosescuros,boné,chapéu,gorroousimi-lares,sendoocandidatocomunicadoares-peitoesolicitadaaretiradadoobjeto.

•Findo o horário limite para a realizaçãodas provas, o candidato deverá entregar asfolhas de resposta da prova, devidamentepreenchidaseassinadas,aoFiscaldeSala.

•Ocandidatonãopoderáamassar,molhar,dobrar, rasgarou,dequalquermodo,dani-ficar sua Folha de Respostas, sob pena dearcarcomosprejuízosadvindosda impos-sibilidadedesuacorreção.Nãohaverásubs-tituiçãodaFolhadeRespostaspor errodocandidato.

•AotransferirasrespostasparaaFolhadeRespostas, use apenas caneta esferográficaazuloupreta;preenchatodaaáreareserva-daà letracorrespondenteà resposta solici-tada em cada questão (conforme exemploaseguir);assinalesomenteumaalternativaem cada questão. Sua resposta NÃO serácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasouquestõesrasuradas.

ConCurso PúbliCo de Provas Para Provimento de Cargos téCniCo-

administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015

Prova obJetiva

Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

ORIENTAÇÕES

a b C d01

Page 2: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

2 Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital n. 864/2015

1 Nãoconcordocomnemuma sequerde suaspropostas.Fiqueiperplexoquandoasli,poiselasvão_______________tudooqueacredito,tudoojálhehaviarelatado_____________.

Assinaleaalternativacomasopçõesquecomple-tam,respectivamente,aslacunasacima,deacordocomanorma-padrãodaLínguaPortuguesa.(A) deencontroa/hácercadeummês(B) aoencontrode/hámuitotempo(C) aoencontrode/acercadaquestão(D) deencontroa/háummêsatrás

2 Indiquequalalternativaapresentaosparesdepalavrasacentuadospelosmesmosmotivos.(A) Pôdeetêm(B) Cipóerefém(C) AfáveleMéxico(D) Contrárioepontapé

3 Asistematizaçãodoconhecimento,muitasve-zes,exigeautilizaçãodeterminologiatécnicaeadefinição de conceitos. Em relação a “encontrosvocálicos”e“encontrosconsonantais”,assinaleaalternativaCORREtA:(A) Hiato é o nome dado à ocorrência de duas

vogaisoudeumavogaleumasemivogalnamesmasílaba.

(B) Define-se encontro consonantal como: agru-pamentodeconsoantes, semvogais interme-diárias,emumamesmasílaba.

(C) Dígrafo:doisfonemasrepresentadosporumaúnica letra, que pode ser uma consoante ouumavogal.

(D) Encontrosvocálicossãoagrupamentosdevo-gaisedesemivogais,semconsoantesinterme-diárias.

OQuEÉ,OQuEÉ?Gonzaguinha

EuficoComapureza

DarespostadascriançasÉavida,ébonitaEébonita...

Viver!Enãoteravergonha

Deserfeliz

CantarecantarecantarAbelezadeser

umeternoaprendiz...

AhmeuDeus!Eusei,eusei

QueavidadeviaserBemmelhoreseráMasissonãoimpede

QueeurepitaÉbonita,ébonitaEébonita...

Eavida!Eavidaoqueé?Digalá,meuirmão

ElaéabatidaDeumcoração

ElaéumadoceilusãoHê!Hô!...[...]

(https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/463845/)

4 Considerandooestudodeformaçãodaspala-vras,aspalavras“pureza”e“beleza”,nasprimei-rasestrofesdopoema:(A) são duas palavras que apresentam o mesmo

radical.(B) sãoduaspalavrasformadasporsufixação.(C) sãoduaspalavrasformadasporderivaçãore-

gressiva.(D) sãoduaspalavrasformadasporparassíntese.

5 DeacordocomanormacultadaLínguaPor-tuguesa,assinaleaalternativaCORREtAemrela-çãoàconcordâncianominal:(A) Nãoconsigoencontrarmeuóculos.(B) Aalunaestavameiaconfusacomaexplicação

daprofessora.(C) Aequiperecebeubastantesoportunidadesde

reverterseumaudesempenhonocampeonato.(D) No próximo ano, espero tirar menas notas

baixas.

6 “Vádesculpandoaletra,eomalalinhado,esteseuvelhoamigoéumpobrediabo,cansado,quemal dáde si algumacousapouca, desalinhada etorta.”

ASSIS, Machado de. In: MORAES, Marcos Antonio de Moraes. Epistolografia machadiana. Estudos avançados,

24. 2010. p. 417.

Page 3: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pela linguagemeomodode interaçãopresentesnotrecho,otextofazpartedogênero:(A) Conto(B) Poema(C) Propaganda(D) Cartapessoal

COMOOMuNDOCOMEçOu

1 DonaBentaeraumasenhorademuitalei-tura;alémdeterumabibliotecadeváriascen-tenasdevolumes,aindarecebia,dumlivreirodacapital,asnovidadesmaisinteressantesdomundo.

2 uma tardeocorreio trouxe-lheaHistóriadomundoparacrianças,deV.M.Hillyer,dire-tordaCalvert School,deBaltimore.

3 DonaBentaleuolivrocomcaradequemestavagostando;depoisfolheouereleuváriosvolumes da sua biblioteca que tratavam deassuntos semelhantes e disse consigo: “Belaideia!A história do mundo é um verdadeiroromancequepodemuitobem ser contado àscrianças.MeninosassimdaidadedoPedrinhoeNarizinhoestoucertadequehãodegostareaproveitarbastante”.

4 E,voltandoparaacriançada:5 Olhem,vamosternovidadesamanhã.uma

história nova que vou contar, muito compri-da…

6 De urso que vira príncipe? - quis saber aEmilia.

7 Não.Ahistóriaquevoucontaréahistóriadomundo,ouuniversal.

8 Às sete horas em ponto, no dia seguinte, es-tavam todos reunidos na sala de jantar. Todos, menos três: Rabicó, que não queria aprender coisa nenhuma; o rinoceronte que era muito grande para caber lá dentro; e o Doutor Li-vingstone, que já estava outro (com esse sábio, tinha acontecido um fenômeno maravilhoso: começara a mudar de aspecto, a transformar-se em outra pessoa, até que um dia amanheceu de novo virado no velho Visconde de Sabugo-sa!). E foi diante do bandinho quase completo que Dona Benta começou.

9 Há muito, muito tempo – disse ela – há mi-lhões e milhões de anos, não existia gente nes-ta Terra e, portanto não existiam casas, nem nenhuma das coisas que só existem onde há gente, como cidades, estradas de ferro, pontes,

automóveis e tudo mais que se vê no mundo de hoje.

10 Que é que havia então? – perguntaram to-dos. – Animais selvagens. Ursos e lobos, pás-saros e borboletas, rãs e cobras, tartarugas e peixes. Mas milhões de anos antes, nem isso havia no mundo. Apenas havia plantas.

11 Emaisantesaindanãohavianemplantas,aposto!–gritouPedrinhoerguendoodedo.

12 Issomesmo–confirmouDonaBenta.Maisantes ainda, não havia nomundonemgente,nemanimais,nemplantas.Sóhavia rochaseáguas.Pedraeágua–só,só,só.Oquenãoeraáguaerapedra,eoquenãoerapedraeraágua.

13 Eantesdessetempo,vovó?14 Antes,muitoantesdessetempo,nãohavia

nada,porquenãohaviamundo–onossomun-do.Havia,entretanto,estrelasnoespaço, istoé,enormesmassasdefogo–enormesbolasdemetaisderretidas,refervendo.Osol,estenossosoldetodososdias,eraumadastaisestrelas.

15 Masnaqueletempoosolnãoseapresenta-va tãosossegadocomoovemoshoje.Estavaaindanumperíodode tremenda fervura,comexplosõesdetalviolênciaqueporváriasvezesenormesespirrosdasuamassadefogosedes-pregavam, eram arremessadas a grandes dis-tânciaseficavamnoespaço,girandosozinhos,comosefossemoutrostantosastrosnovos.[...]

(LOBATO, Monteiro. História do Mundo Para as Crianças: fragmento de Como o nosso mundo começou.

6.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994).

7 MonteiroLobato,emSítio do Pica-pau Ama-relo, suaobramaisdivulgada,narrava,namaiorparte das vezes, as aventuras dosnetos deDonaBenta:PedrinhoeNarizinho.Essasaventuras,oueramvividasemummundofantásticocriadopelascrianças, ou eram desencadeadas pelas históriascontadasporDonaBentanocomeçodanoite.

Notexto,otrechoquemelhorjustificaaatitudedeDonaBentaaocontarahistóriadomundoparaosnetosé:(A) “Olhem, vamos ter novidades amanhã.uma

história nova que vou contar,muito compri-da…”(§5)

(B) “Belaideia!”(§3)(C) “MeninosassimdaidadedoPedrinhoeNari-

zinhoestoucertadequehãodegostareapro-veitarbastante.”(§3)

(D) “Ahistóriaquevoucontaréahistóriadomun-do,ouuniversal.”(§7)

Page 4: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

4 Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital n. 864/2015

C1écolocadaaseguinteexpressão=A2-A1.QualoresultadoseráapresentadonacélulaC1?(A) 30(B) 31(C) -30(D) -31

12 Énecessáriorealizaroenviodeumarquivoúnicodevídeocomtamanhode5GB.Dentreasopçõesabaixo:I-Gravaremumpendrive ouhd-externoeenviarpeloserviçodeCorreiosaodestinatário;II-Enviarcomoanexoúnicoemume-mailparaodestinatário;III-Realizarouploaddoarquivoemumanuvemdedadosecompartilharcomodestinatário.

Podemosafirmarquesãofuncionaisapenas:(A) IeII,apenas(B) IIeIII,apenas(C) IeIII,apenas(D) I,IIeIII

13 Analise as afirmações a seguir e indiqueaquelaqueéINCORREtA:(A) Mozilla Firefoxéumnavegadorweb popular-

menteconhecido,desoftwarelivreepodeserexecutadonativamenteemsistemasoperacio-naisWindowseLinux.

(B) Google Chrome éumnavegadorweb desen-volvidopeloGoogleepodeserinstaladoape-nas em sistemas operacionaisWindows, nãohavendodistribuiçõesparasistemasoperacio-naisLinux.

(C) Internet Exploreréumnavegadorwebdesen-volvido pelaMicrosoft e possui versões quepodem ser instaladas em sistemas operacio-nais Linux sob uma aplicação virtualizadoracomooWine.

(D) Mozilla Thunderbird é um gerenciador dee-mailsenotíciasepodeserutilizadoemsis-temasoperacionaisLinuxeWindows.

14 Seucolegafoinomeadoparaumnovocar-godenível superior no InstitutoFederal.EstavamuitoempolgadoporquetinhaacabadoderecebertambémseuprimeiroComprovantedeRendimen-tos.Comoestariaconcluindoomestrado,aoen-tregarodiplomaparaoDepartamentodeRecursosHumanos, teriadireito conformeatabelade In-

8 Noterceiroparágrafo,em“Dona Benta leu o livro com cara de quem estava gostando”,pode-sedizerque:(A) Opronomerelativo“o”foiutilizadopararefe-

rir-seatermojácitadoanteriormente.(B) Oartigo“o”foiutilizadoparasubstituioter-

mocomoqualserelaciona.(C) Opronomedemonstrativo“o”substituioter-

mocomoqualserelaciona.(D) Oartigo“o”foiutilizadoparadeterminarogêne-

roeonúmerodapalavracomaqualserelacio-na,particularizandoosubstantivoqueosucede.

9 ArespeitodaediçãodetextoscomoMicrosoft Word,indiqueaalternativaINCORREtA.(A) Quebras de página podem ser obtidas a par-

tirdaguiaInserir>QuebradePáginaoupeloacionamentodoatalhodetecladoCTRL+Re-turn.

(B) Épossíveltrabalharcomfórmulascalculadasau-tomaticamentedentrodetabelas.Paraisto,bas-talocalizarocomandoFórmula,dentrodaguiaLayout,aoeditarumatabeladoMicrosoftWord.

(C) Versaleteéumefeitoquepodeseraplicadoàfonte.

(D) Não é possível formatar como tachado umtexto Sobrescrito, pois ambos os efeitos sãoincompatíveis.

10 Arespeitodeaplicativoseprocedimentosdeinterneteintranet,julgueositensaseguircom(V)verdadeiroou(F)falso.()OFtPéumprotocoloutilizadoparatransfe-rênciadearquivos.() Cookiessãoumtipodeameaçapararoubarinformações pessoais armazenadas na memóriavolátildocomputador.()Download éonomedadoaoprocedimentoparacópialocaldeumarquivolocalizadoemumcomputadoroudispositivoremoto.Assinaleaseguirasalternativasqueindicam,res-pectivamente,ositensjulgados(A) V,V,F(B) F,F,V(C) V,F,V(D) F,V,V

11 Considere uma planilha doMicrosoftExcelemqueosvalores10-out-2015e10-nov-2015este-jamnascélulasA1eA2,respectivamente.Nacélula

Page 5: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

5Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

(B) Mensagens eletrônicas enviadas através doe-mailinstitucionalpodemserenviadas,mes-moqueocolaboradorestejaemsuaresidênciaouemviagemforadopaís.

(C) MensagenseletrônicasenviadasatravésdesuacontadoGmailpodemsertambémconsideradasinstitucionais, se estas estiverem assinadas porumservidoremexercíciodentrodoInstituto.

(D) OprogramadoImpostodeRendadePessoaFísica (IRPF) poderia ser utilizado sem ne-nhum problema em um computador dentrodo Instituto, pois o programa seria instaladoe desinstalado pelo próprio servidor, funcio-nandoapenasduranteoperíododadeclaraçãodoIRPF.

16 Carlosdiz:“Seeutivessetrêsanosamenos,otriplodessenúmeroseria72”.QualaidadedeCarlos?(A) 24(B) 25(C) 26(D) 27

17 umprodutoquecustaxreaisteveumdes-contode15%.Qualovalorpagopeloproduto?(A) 0,15x(B) 15x(C) 0,85x(D) 85x

18 Sabe-se que “todos os irmãos de Ernestosão ruivos”.Assinale a alternativa que contenhaumaconclusãoCORREtA:(A) SeJaironãoéruivo,entãoelenãoéirmãode

Ernesto.(B) Ernestoéruivo.(C) SeMauricioéruivo,entãoeleéirmãodeEr-

nesto.(D) SethiagonãoéirmãodeErnesto,entãothia-

gonãoéruivo.

19 Apartirde2015,ascontasdeenergiapassa-ramatrazerumanovidade:osistemadeBandeirastarifárias.Osistemapossui trêsbandeiras:verde,amarelaevermelha-asmesmascoresdossemáfo-ros–eindicamseaenergiacustamaisoumenos,emfunçãodascondiçõesdegeraçãodeeletricidade:

centivoàQualificação,aumaumentode52%doseusaláriobase.SeriatambémaprimeiravezqueteriadireitoaoIncentivoàQualificação,poisnãotinharealizadooutrocursodepós-graduaçãoantesdomestrado.Seucolegaqueria terumaprevisãorealdequalseriaovaloramaisareceber.Decidiu-separaissoutilizarumaferramentadepla-nilha eletrônica, sendo que na coluna “A” foramdigitados os rótulos dessas referidas informações,umaabaixodaoutra,apartirdacélula“A1”,res-pectivamente:VencimentosBásicos, PorcentagemdeIncentivoàQualificação,Valoramaisareceber.

EscolhaaalternativaCORREtAparaapresentarainformaçãosolicitada:(A) IncluirnacélulaB1ovaloratualreferenteaos

Vencimentos Básicos.Na célula abaixo,B2,digitariaovalor52%.Nacélulaabaixo,B3,afórmula=B1+B2.

(B) IncluirnacélulaB1ovaloratualreferenteaosVencimentos Básicos.Na célula abaixo,B2,digitariaovalor0,52.Nacélulaabaixo,B3,afórmula=B1xB2.

(C) IncluirnacélulaB1ovaloratualreferenteaosVencimentos Básicos.Na célula abaixo,B2,digitariaovalor0,52.Nacélulaabaixo,B3,afórmula=B1*B2.

(D) IncluirnacélulaB1ovaloratualreferenteaosVencimentos Básicos.Na célula abaixo,B2,digitariaovalor52%.Nacélulaabaixo,B3,afórmula=B1xB2.

15 FoiaprovadaanovaPolíticadeSegurançadaInformação(PSI)emumInstitutoFederal.to-dososservidoresprecisariamassinarumtermodeciênciaparaconhecimentosobreessapolítica.Seu colega recém-nomeado tinha grifado os trêspontosprincipaisdestapolíticaparaquenãopu-desseseesquecer:I–Nenhumarquivoinstitucionalpodeestararma-zenado,emhipótesealguma,foradeumservidordopróprioInstituto;II–Nenhumaplicativopodeserinstaladosemau-torizaçãodaáreadetI;III–Mensagenseletrônicassomentepoderãoserenviadasatravésdacontainstitucional.

Escolha a alternativa CORREtA, na qual a PSInãoestejasendoafrontada:(A) O Backup de alguns arquivos institucionais

poderiaser realizadosemnenhumproblema,sejanoGoogle Drive,comotambémemumapastadoDropbox.

Page 6: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

6 Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital n. 864/2015

22 umapiscina retangular tem10mde com-primento, 4m de largura e 160 cm de altura.Acapacidadedessapiscinaemm3é:(A) 6,4(B) 64(C) 6400(D) 640

23 A Lei n. 11.892/2008, em seu art. 8º, queregulamentaosobjetivosdos InstitutosFederais,traztextualmente:

”No desenvolvimento da sua ação acadêmica, oInstituto Federal, em cada exercício, deverá ga-rantir o mínimo de 50% (cinquenta por cento)desuasvagasparaatenderaosobjetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei,eomínimode20%(vinteporcento)desuasvagasparaaten-deraoprevistonaalíneabdoincisoVIdocaputdocitadoart.7º”.

Asexpressõesdestacadasdizemrespeitoaoprin-cipalobjetivoacadêmicodos InstitutosFederais,destacadonamaiorofertadevagas,queé(A) MinistraremníveldeEducaçãoSuperiorcur-

sossuperioresdetecnologiavisandoàforma-çãodeprofissionaisparaosdiferentessetoresdaeconomia.

(B) Ministrar Educação Profissional técnica deNível Médio, prioritariamente na forma decursosintegrados,paraosconcluintesdoEn-sinoFundamentaleparaopúblicodaEduca-çãodeJovenseAdultos.

(C) Ministrar cursosdeFormação Inicial eCon-tinuadadetrabalhadores,objetivandoacapa-citação, o aperfeiçoamento, a especializaçãoeaatualizaçãodeprofissionais, em todososníveisdeescolaridade,nasáreasdaEducaçãoProfissionaletecnológica.

(D) MinistraremníveldeEducaçãoSuperiorcur-sosdelicenciatura,bemcomoprogramases-peciaisdeformaçãopedagógica.

24 Assinale a alternativa que NÃO apresentaobjetivosdosInstitutosFederais,segundoaLein.11.892,de2008:(A) Estimular e apoiar processos educativos que

levemàgeraçãodetrabalhoerendaeàeman-cipaçãodocidadãonaperspectivadodesen-volvimentosocioeconômicolocaleregional.

(B) Realizar pesquisas aplicadas, estimulando odesenvolvimento de soluções técnicas e tec-

Bandeira verde:condiçõesfavoráveisdegeraçãodeenergia.Atarifanãosofrenenhumacréscimo;Bandeira amarela: condições de geraçãomenosfavoráveis.A tarifa sofreacréscimodeR$0,015paracadaquilowatt-hora(kWh)consumidos;Bandeira vermelha - Patamar 1: condiçõesmaiscustosasdegeração.AtarifasofreacréscimodeR$0,030paracadaquilowatt-hora(kWh)consumido.Bandeira vermelha - Patamar 2:condiçõesaindamaiscustosasdegeração.AtarifasofreacréscimodeR$0,045paracadaquilowatt-hora(kWh)con-sumido.

(fonte: Aneel - http://www.aneel.gov.br – consultado em março de 2016)

Seumafamíliaconsumiu200kWhemdetermina-domês,emqueestejavigenteabandeiraamarelaesabendoquecadaquilowatt-horacustaR$0,70,qualseráovalordacontadeenergiadestafamílianestemês?(A) R$140,00(B) R$143,00(C) R$146,00(D) R$149,00

20 Observeasequência:

Qual figura completa ADEQuADAMENtE se-quência?

(A)

(B)

(C)

(D)

21 Sejama,becnúmerosreaiscomc>0.Combasenessasinformações,analiseositensabaixo:I:Sea >b,entãoac >bc II:Sea >b,entãoa+c>b +c III:Sea >b,entãoac >bc

Está(ão)CORREtO(S):(A) SomenteoitemI(B) SomenteositensIeII(C) SomenteositensIeIII(D) todosositens

Page 7: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

7Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

foi nomeado pormeio de portaria doMagníficoReitorparaocuparfunçãodedireçãodePró-Rei-tordeEnsino,aserexercidanasededaReitoriaemSãoPaulo,ondeNevespassaráamorar.Consi-derandoalegislaçãocitadaeosdadosinformados,indique a alternativa que apresenta as vantagensquepoderiamserpagasaNevesemrazãodasuanomeaçãoparaassumiroreferidocargo:(A) Ajuda de Custo, Diárias, Auxílio-Moradia,

Retribuiçãopeloexercíciodefunçãodedire-ção-chefiaeassessoramento.

(B) GratificaçãoporEncargodeCursoouConcur-so,Retribuiçãopeloexercíciodefunçãodedire-ção-chefiaeassessoramento,Auxílio-Moradia.

(C) Retribuiçãopeloexercíciodefunçãodedire-ção-chefiaeassessoramento,diárias,Auxílio-Moradia.

(D) Auxílio-Moradia, Retribuição pelo exercíciodefunçãodedireção,chefiaeassessoramento,AjudadeCusto.

28 OCódigodeÉticadoServidorPúblico(De-creton.1.171/94)estabelece,queamoralidadedaAdministração Pública não se limita à distinçãoentreobemeomal,devendoseracrescidadaideiadequeofimésempre:(A) Obemcomum(B) Obemparticular(C) Aconsciênciadoservidor(D) Vontadepolítica

29 Acercadaspenalidadesaplicáveisaoservi-dor,dispõeaLein.8.112,de11dedezembrode1990,que:(A) Oatodeimposiçãodapenalidademencionará

sempreofundamentolegaleacausadasan-çãodisciplinar.

(B) Ocancelamentodapenalidadesurtiráefeitosretroativos.

(C) São penalidades disciplinares a advertência, asuspensãoeacassaçãodefunçãocomissionada.

(D) Serápunidocomadvertênciaoservidorque,injustificadamente,recusar-seasersubmetidoàinspeçãomédicadeterminadapelaautorida-decompetente,cessandoosefeitosdapenali-dadeumavezcumpridaadeterminação.

30 EmatençãoaoquedispõeoDecreton.5.825,de29dejunhode2006,épossívelafirmarqueoPlanodeDesenvolvimentodosIntegrantesdoPla-

nológicas, estendendo seus benefícios à co-munidade.

(C) MinistrarEducaçãoProfissionaltécnicadení-velmédio,prioritariamentena formadecur-sossubsequentes,paraosconcluintesdoEnsi-noFundamentaleparaopúblicodaEducaçãodeJovenseAdultos.

(D) DesenvolveratividadesdeExtensãodeacordocom os princípios e finalidades da EducaçãoProfissionaletecnológica,emarticulaçãocomomundodotrabalhoeossegmentossociais,ecomênfasenaprodução,desenvolvimentoedifusãodeconhecimentoscientíficosetecnológicos.

25 São penalidades disciplinares previstas naLein.8.112/1990:Regimejurídicodosservidorespúblicoscivisdaunião,ExCEtO:(A) Suspensão(B) Prestaçãodeserviçocompulsórioàcomunidade(C) Cassaçãodeaposentadoriaoudisponibilidade(D) Advertência

26 Oart.7odoDecreton.5.825,de29dejunhode2006,tratadoProgramadeCapacitaçãoeAper-feiçoamentodosservidoresqueteráporobjetivo:I.Contribuirparaodesenvolvimentodoservidor,comoprofissionalecidadão.II.Colaborarparaoqueoservidortorneumalide-rança,tendocondiçõesdeocuparcargosdechefia.III.Capacitaro servidorparaodesenvolvimentodeaçõesdegestãopública.IV.Capacitaroservidorparaoexercíciodeativi-dadesdeformaarticuladacomafunçãosocialdaInstituiçãoFederaldeEnsino-IFE.

EstãoCORREtAS:(A) ApenasasafirmativasIeIV(B) ApenasasafirmativasI,IIIeIV(C) ApenasasafirmativasI,IIeIII(D) ApenasasafirmativasII,IIIeIV

27 ALein.8.112,de11dedezembrode1990,noCapítuloIIdasVantagens,indicaquealémdovencimento,poderãoserpagasaoservidorasse-guintes vantagens: Indenizações, Gratificações eAdicionais.NevesquemoraemPresidenteBernar-des-SP,éservidorpúblicoefetivoocupantedocar-godeProfessoremexercícionoInstitutoFederaldeSãoPaulo,CampusPresidenteEpitácio.Após20 anos de excelentes serviços prestados,Neves

Page 8: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

8 Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital n. 864/2015

33 SobreasFinalidades,ObjetivoseOrganiza-ção dos Institutos Federais de Educação, consti-tuem-seobjetivosdosInstitutosFederais:I - Ministrar Educação Profissional técnica deNívelMédio,prioritariamentenaformadecursosintegrados,paraosconcluintesdoEnsinoFunda-mentaleparaopúblicodaEducaçãodeJovenseAdultos;II-MinistraremníveldeEducaçãoSuperior,ex-ceto em cursos de engenharia e pós-graduaçãostricto sensu;III - Ministrar cursos de licenciatura, bem comoprogramasespeciaisdeformaçãopedagógica,comvistasnaformaçãodeprofessoresparaaEducaçãoSuperior,sobretudonasáreasdeciênciasemate-mática,eparaaEducaçãoProfissional;IV -Realizarpesquisasaplicadas, estimulandoodesenvolvimento de soluções técnicas e tecnoló-gicas,estendendoseusbenefíciosàcomunidade;V-Nodesenvolvimentodasuaaçãoacadêmica,oInstitutoFederal,emcadaexercício,deverágaran-tiromínimode50%(cinquentaporcento)desuasvagasparaministrarcursosdeFormaçãoInicialeContinuadadetrabalhadores,eomínimode20%(vinteporcento)desuasvagasparaministrarEdu-caçãoProfissionaltécnicadeNívelMédio.

Sãocorretasasalternativas,ExCEtO:(A) II(B) I,IV(C) I,III,IV,V(D) II,III,V

34 OPlanoNacionaldeAssistênciaEstudantil(Pnaes),Decreton.7234/10,apoiaapermanênciadeestudantesdebaixarendaeasaçõesdeassis-tênciaestudantildevemser executadaspor insti-tuições federais de Ensino Superior, abrangen-doos InstitutosFederaisdeEducação,Ciênciaetecnologia,considerandosuasespecificidades,asáreasestratégicasdeensino,pesquisaeExtensãoeaquelasqueatendamàsnecessidadesidentificadasporseucorpodiscente.

EmrelaçãoaoPNAESéCORREtOafirmarque:(A) As ações de Assistência Estudantil devem

considerarapenasanecessidadedeviabilizaraigualdadedeoportunidades,nassituaçõesderetençãoeevasãodecorrentesdainsuficiênciadecondiçõesfinanceiras.

(B) AsaçõesdeAssistênciaEstudantildevemcon-sideraranecessidadedeviabilizaraigualdadederendafamiliar,contribuirparaamelhoriado

no deCarreira dosCargostécnico-Administrati-vosemEducaçãoserádefinidovisandoagarantir:(A) Areflexãoacríticadosocupantesda carreira

acercadeseudesempenhoemrelaçãoaosob-jetivosinstitucionais.

(B) Anítidaseparaçãoentreambientesorganiza-cionaiseasdiferentesáreasdoconhecimento.

(C) Aapropriaçãodoprocessode trabalhopelosocupantesdacarreira, inserindo-oscomosu-jeitosnoplanejamentoinstitucional.

(D) A construção individual de soluções para asquestõesinstitucionais.

31 OPlanoNacionaldeEducaçãoestabeleceoSistemaNacionaldeAvaliaçãodaEducaçãoBási-caqueseconstituiemfontedeinformaçãoparaaavaliaçãodaqualidadedaEducaçãoBásicaeparaorientaçãodaspolíticaspúblicasdesseníveldeen-sino.Sobreosobjetivosdosistemadeavaliaçãoaquesereferealei,todosestãocorretos,ExCEtO:(A) Produzir indicadores de rendimento escolar,

referentesaodesempenhodos(as)estudantesapuradosemexamesnacionaisdeavaliação.

(B) Indicarpormeiodeavaliaçãoinstitucionalca-racterísticas do perfil do alunado e do corpodosprofissionaisdaeducação.

(C) Contarcomaparticipaçãodepelomenos75%dos(as)alunos(as)decadaanoescolarperio-dicamenteavaliadosemcadaescola.

(D) Relacionar dimensões entre corpo docente,corpotécnicoecorpodiscentecominfraestru-turadaescola,recursospedagógicosdisponí-veiseprocessosdegestão.

32 Desenvolver no IFSP atividades de inte-graçãoentreEnsino,PesquisaeExtensãoatendediretamenteaosseguintesprincípiosdaeducaçãobrasileira:I-Liberdadedeaprender,ensinar,pesquisaredi-vulgaracultura,opensamento,aarteeosaber;II-Coexistênciadeinstituiçõespúblicasepriva-dasdeensino;III-Garantiadepadrãodequalidade;IV-Valorizaçãodaexperiênciaextraescolar;V-Vinculaçãoentreaeducaçãoescolar,otraba-lhoeaspráticassociais.

EstãoCORREtOSositens:(A) I,III,IV,V(B) I,II,IV,V(C) I,II,III,V(D) todositensestãocorretos

Page 9: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

9Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

(A) Integrado,vistoquerealizaasduasformaçõesnamesmainstituição.

(B) Subsequente, uma vez que realiza o cursotécniconoperíodovespertino,ouseja,subse-quenteaoturnodesuaescolarizaçãobásica.

(C) Irregular,poisalegislaçãonãoprevêestetipode adequação, visto ser impossível atribuirdoisnúmerosdematrículaaumamesmapes-soadentrodamesmainstituição.

(D) Concomitante, visto que apesar de estar namesma instituição possuimatrículas diferen-tesnosdoiscursosnosquaisestámatriculada.

37 ConsiderandooDecreton.5.825,de29dejunhode2006,analiseasafirmativaseassinaleaalternativaCORREtA.I-OProgramadeCapacitaçãoeAperfeiçoamen-toteráporobjetivocontribuirparaodesenvolvi-mento do servidor, como profissional e cidadão;capacitar o servidor para o desenvolvimento deaçõesdegestãopública;ecapacitaroservidorparaoexercíciodeatividadesdeformaarticuladacomafunçãosocialdaIFE.II-OPlanodeDesenvolvimentodosIntegrantesdoPlanodeCarreiradosCargostécnico-Admi-nistrativos em Educação será definido, visandogarantir,entreoutras,aadministraçãodepessoalcomoumaatividadeaserrealizadapeloórgãodegestãodepessoaseasdemaisunidadesdaadmi-nistraçãodasIFE.III-Odimensionamentodasnecessidadesinstitu-cionaisdepessoal,objetivandoestabeleceramatrizdealocaçãodecargosedefiniroscritériosdedistri-buiçãodevagas,dar-se-ámediante,entreoutras,aanálisedaestruturaorganizacionaldaIFE,nãole-vandoemconsideraçãoassuascompetências.

(A) SomenteaafirmativaIéfalsa(B) SomenteaafirmativaIIIéfalsa(C) SomenteaafirmativaIIéfalsa(D) Nenhumadasalternativasanteriores

38 tendoporbaseaLein.8.429,de2dejunhode1992,primeiramentecoloqueVparaverdadei-ro,Fparafalsoedepoisassinaleaalternativacor-respondente:( ) Receber, para si ou para outrem, dinheiro,bemmóvel ou imóvel, ou qualquer outra vanta-gemeconômica,diretaouindireta,atítulodeco-missão,percentagem,gratificaçãooupresentedequemtenhainteresse,diretoouindireto,quepossa

desempenhoacadêmicoeagir,preventivamen-te,nassituaçõesderetençãoeevasãodecorren-tesdainsuficiênciadecondiçõesmateriais.

(C) AsaçõesdeAssistênciaEstudantildevemcon-sideraranecessidadedeviabilizaraigualdadede oportunidades, contribuir para amelhoriado desempenho acadêmico e agir, preventi-vamente, nas situações de retenção e evasãodecorrentesdafaltadeinteressedoestudante.

(D) AsaçõesdeAssistênciaEstudantildevemcon-sideraranecessidadedeviabilizaraigualdadede oportunidades, contribuir para amelhoriado desempenho acadêmico e agir, preventi-vamente, nas situações de retenção e evasãodecorrentes da insuficiência de condições fi-nanceiras.

35 PorfinalidadesecaracterísticasdosInstitu-tosFederais,segundoaLein.11.892/2008,podemserdescritosositensabaixo,ExCEtO:(A) Ministrar Educação Profissional técnica de

Nível Médio, prioritariamente na forma decursosintegradosparaosconcluintesdoEnsi-noFundamentaleparaopúblicodaEducaçãodeJovenseAdultos.

(B) OfertarEducaçãoProfissionaletecnológica,em todos os seus níveis emodalidades, for-mandoequalificandocidadãoscomvistasnaatuação profissional nos diversos setores daeconomia, com ênfase no desenvolvimentosocioeconômicolocal,regionalenacional.

(C) Promover a integração e a verticalização daEducação Básica à Educação Profissional eEducaçãoSuperiorotimizandoainfraestrutu-rafísica,osquadrosdepessoaleosrecursosdegestão.

(D) Promoveraprodução,odesenvolvimentoeatransferência de tecnologias sociais, notada-menteasvoltadasàpreservaçãodomeioam-biente.

36 Marcelanuncasabeoqueresponderquandolheperguntamonúmerodesuamatrícula.Issopor-queelarealizaoEnsinoMédioduranteoperíodomatutinoeocursotécniconoperíodovespertino,muitoemboraapesardetratar-sedamesmaesco-la,possuirmatrículasdiferentesparacadacurso.Sendoassime,considerandooqueaLDBtrazpormodalidadesdeofertaparaaEducaçãoProfissio-naldeNívelMédiopode-sedizerqueMarcelaestáinscritaemcurso:

Page 10: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

10 Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital n. 864/2015

(C) IIeI(D) todosositens

41 tantoaConstituiçãoFederalde1988comoaLeideDiretrizeseBasesdaEducaçãoNacional(1996) indicam a gestão democrática do ensinopúblico como um dos princípios norteadores daeducação e da formaçãopara a cidadania.Sobreesteaspectoassinaleositensemconsonânciacomalegislaçãovigente:I-OssistemasdeensinoassegurarãoàsunidadesescolarespúblicasdeEducaçãoBásicaqueosinte-gramprogressivosgrausdeautonomiapedagógicaeadministrativaedegestãofinanceira,observadasasnormasgeraisdedireitofinanceiropúblico;II-ParticipaçãodosprofissionaisdaeducaçãonaelaboraçãodoProjetoPedagógicodaEscola;III-AsunidadesfederativasdefinirãoasnormasdagestãodemocráticadoensinopúbliconaEducaçãoBásica,deacordocomassuaspeculiaridades;IV-Participaçãodascomunidadesescolarelocalemconselhosescolaresouequivalentes.

EstãoCORREtAS:(A) I,IIeIII(B) II,IIIeIV(C) I,IIeIV(D) todasestãocorretas

42 DeacordocomEliezerPacheco(2012)a ideia de formação integrada sugere superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do tra-balho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar. Sobre este aspecto, assinale aalternativaINCORREtAreferenteaosobjetivosdeformaçãoprofissionaldosInstitutosFederais:(A) Garantiraoadolescente,aojovemeaoadulto

trabalhadorodireitoaumaformaçãocomple-ta para a leitura domundo e para a atuaçãocomocidadãopertencenteaumpaís,integra-dodignamenteasuasociedadepolítica.

(B) Objetiva a integraçãode todas as dimensõesdavidanoprocessoeducativo,visandoàfor-maçãounilateraldossujeitos,pormeiodotra-balho,ciênciaecultura.

(C) Fomentarotrabalhocomoumprincípioedu-cativopormeiodeumaformaçãoprofissionalqueensineafazerehabiliteosjovensparaomercadodetrabalho.

(D) Incorporaradimensãointelectualaotrabalhoprodutivo e formar trabalhadores capazes deatuarcomodirigentesecidadãos.

seratingidoouamparadoporaçãoouomissãode-corrente das atribuições do agente público é umatodeimprobidadeadministrativa.( )Aposseeoexercíciodeagentepúbliconãoficamcondicionadosàapresentaçãodedeclaraçãodosbensevaloresquecompõemoseupatrimônioprivado,afimdeserarquivadanoserviçodepes-soalcompetente.()Aperdadafunçãopúblicaeasuspensãodosdireitospolíticossóseefetivamcomotrânsitoemjulgadodasentençacondenatória.()Paraapurarqualquerilícitoprevistonestalei,oMinistérioPúblico,ficaimpedidoderequisitarainstauraçãodeinquéritopolicialouprocedimentoadministrativo.

(A) F,F,F,F(B) V,F,V,F(C) V,V,V,V(D) F,V,F,V

39 Assinale a alternativa que completa COR-REtAMENtEalacuna.

Oartigo25,daLein.11.091,de12dejaneirode2005, estabelece que oMinistério da Educação,noprazode____________,acontardapublicaçãodesta, promoverá avaliação e exame da políticarelativa a contratos de prestação de serviços e àcriaçãoeextinçãodecargosnoâmbitodoSistemaFederaldeEnsino.

(A) 24(vinteequatro)meses(B) 6(seis)meses(C) 12(doze)meses(D) 18(dezoito)meses

40 Segundo oArt. 2o, daLei n. 11.892, de 29 dedezembrode2008,osInstitutosFederaissão:I-InstituiçõesdeEducaçãoSuperior,básicaepro-fissional;II–Instituiçõespluricurricularesemulticampi;III–InstituiçõesespecializadosnaofertadeEdu-cação Profissional e tecnológica nas diferentesmodalidadesde ensino, combasena conjugaçãodeconhecimentostécnicosetecnológicoscomassuaspráticaspedagógicas.

EstãoINCORREtOS:(A) Nenhumdositens(B) IIIeII

Page 11: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

11Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

(B) Promover a integração, excetuando-se a ver-ticalização, da Educação Básica à EducaçãoProfissionaleEducaçãoSuperior,otimizandoainfraestruturafísica,osquadrosdepessoaleosrecursosdegestão.

(C) OfertarEducaçãoProfissionaletecnológica,em todos os seus níveis emodalidades, for-mandoequalificandocidadãoscomvistasnaatuação profissional nos diversos setores daeconomia, com ênfase no desenvolvimentosocioeconômicolocal,regionalenacional.

(D) OrientarsuaofertaformativaembenefíciodaconsolidaçãoefortalecimentodomercadodetrabalhonoâmbitodeatuaçãodoInstitutoFe-deral.

46 JoãodaSilvaéalunodo9ºanodoEnsinoFundamentaldeumaescolamunicipaldoEstadodeSãoPaulo.ÉdesejodoreferidoalunoestudarnoInstitutoFederaldeSãoPaulo(IFSP).Levandoemconsideraçãoasformaspossíveisdeorganiza-ção da Educação Profissional e tecnológica, deacordocomaLeideDiretrizeseBasesdaEduca-çãoNacional,assinaleumaopçãodecursosparaJoãodaSilvanoIFSP:(A) tendo concluído oEnsinoFundamental, po-

derácursar,emmatrículaúnicanoIFSP,ocur-sotécnicoConcomitanteemMecânica.

(B) tendo concluído oEnsinoFundamental, po-derácursar,emmatrículaúnicanoIFSP,ocur-sotécnicoIntegradoemEletrotécnica.

(C) tendo concluído oEnsinoFundamental, po-derácursar,emmatrículaúnicanoIFSP,ocur-sotécnicoConcomitanteemAgroecologia.

(D) tendo concluído oEnsinoFundamental, po-derácursar,noIFSP,ocursotécnicoSubse-quenteemAdministração.

47 umcâmpusdoIFSPestáemviasdeiniciara construção do seu Projeto Político-Pedagógico(PPP).Sobreessatemática,assinaleaalternativaINCORREtA:(A) AconstruçãodoPPPdeve tercomocaracte-

rísticaacentralidadededecisões,nãohavendonecessidadedeumdiálogoentretodaacomu-nidade escolar, afinal, PPP é um documentoparafinsburocráticos.

(B) A construção do PPP num campus do IFSPdevesedardeformacoletiva,tendoapartici-paçãodetodosossegmentos,comooDocen-te,técnico-AdministrativoeEstudantes.

43 Sobre a elaboração doProjetoPolíticoPe-dagógicoeagestãodemocrática,podemosafirmarque:(A) Representaumespaçoparaoexercíciodaci-

dadania pormeio da centralização das deci-sõesemâmbitolocaleregional.

(B) Éumprocessodecisóriocoletivonoqualto-dososenvolvidosparticipamdadefiniçãodosrumosqueaunidadedeensinodeveseguir.

(C) Promoveaparticipaçãoativaeconscientedosgestoresdeensinoresponsáveispor transfor-maromeionoqualestãoinseridos.

(D) Abrangeaspectospedagógicosdeensino,me-todologia e avaliação excluindo a gestão fi-nanceira.

44 OProgramaNacionaldeAcessoaoEnsinotécnicoeaoEmprego(PRONAtEC)éumaim-portantepolíticapúblicavigentenotocanteàEdu-caçãoProfissionaletecnológica.Dentreasopçõesaseguir,assinaleaalternativaINCORREtAsobreosobjetivosdessapolíticapública:(A) EstimularaarticulaçãoentreapolíticadeEdu-

caçãoProfissionaletecnológicaeaspolíticasdegeraçãodetrabalho,empregoerenda.

(B) FomentareapoiaraexpansãodaredefísicadeatendimentodaEducaçãoProfissionaletec-nológica.

(C) Contribuir para a melhoria da qualidade doEnsinoMédiopúblico,pormeiodaarticula-çãocomaEducaçãoProfissional.

(D) Expandir, interiorizaredemocratizaraofertade cursos de Educação Profissional técnicadeNívelMédiopresencialedecursosepro-gramasdeFormaçãoInicialeContinuadaouqualificação profissional. Excetua-se dessaofertaaeducaçãoadistância,vistoquehádi-ficuldadesdeexecuçãodecursostécnicosnamodalidadenãopresencial.

45 ALein.11.892,de29dedezembrode2008criaosInstitutosFederaisdeEducação,Ciênciaetecnologia.SobreessapolíticapúblicadeEduca-çãoProfissionaletecnológica,assinaleaalterna-tivaCORREtAemrelaçãoàsfinalidadesecarac-terísticasdosInstitutosFederais:(A) Constituir-seemcentrodeexcelêncianaoferta

doensinodeciênciaselinguagens,emgeral,edeciênciasaplicadas,emparticular,estimu-lando o desenvolvimento de espírito crítico,voltadoàinvestigaçãoempírica.

Page 12: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS...Assinale a alternativa com as opções que comple-tam, respectivamente, as lacunas acima, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. (A)

12 Cargo: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital n. 864/2015

(quatro)aos17(dezessete)anosdeidade,or-ganizadadaseguinteforma:a)Pré-Escola;b)EnsinoFundamental;c)EnsinoMédio.

50 Oartigo35daLeideDiretrizeseBasesdaEducaçãoNacional (Lein.9394/1996)apresentaasfinalidadesdoEnsinoMédio.Leiaasafirmati-vasaseguir:I–OEnsinoMédiotemcomoobjetivoaprepara-çãobásicaparaotrabalhoeacidadaniadoeducan-do,paracontinuaraprendendo,demodoasercapazdeseadaptarcomflexibilidadeanovascondiçõesdeocupaçãoouaperfeiçoamentoposteriores;II-OEnsinoMédiotemcomoobjetivoaconsoli-daçãoeoaprofundamentodosconhecimentosad-quiridosnoEnsinoFundamental,possibilitandooprosseguimentodeestudos;III -OEnsinoMédio temcomoobjetivoacom-preensãodosfundamentoscientífico-tecnológicosdos processos produtivos, relacionando a teoriacomaprática,noensinodecadadisciplina;IV - O EnsinoMédio tem como objetivo o de-senvolvimento da capacidade de aprender, tendocomomeiosbásicosoplenodomíniodaleitura,daescritaedocálculo.

EstãoCORREtASasafirmativas:(A) I,IIeIV(B) I,IIIeIV(C) I,II,III(D) II,IIIeIV

(C) OAssistente deAlunos e oAuxiliar emAs-suntos Educacionais, enquanto partícipes dapráticapedagógicadoIFSP,podemcolaborarnaconstruçãodoPPP.

(D) umadasdiscussõesqueenvolvemoPPPéaavaliação da aprendizagem, quais os instru-mentoseformaderegistrodessasavaliações.

48 OEstatutodaCriançaedoAdolescente–Lein.8.069/1990–prevêemseuartigo53quetodasascriançaseadolescentestêmdireitoaeducaçãovisandoaoplenodesenvolvimentodesuapessoa,preparoparaoexercíciodacidadaniaequalifica-çãoparaotrabalho.Paraissosãoasseguradasal-gumascondiçõesedireitos.Leiaasafirmativasaseguireverifiquequal(is)é(são)verdadeira(s)e/ouqual(is)é(são)falsa(s):()Igualdadedecondiçõesparaoacessoeper-manêncianaescola.()Direitodeserrespeitadoporseuseducadores;()AcessoàescolapúblicaouprivadadeacordocomasorientaçõesdaSecretariaEstadualouMu-nicipaldeEducação.NocasodoDistritoFederaldaSecretariadeEducaçãodoDF.()Direitodecontestarcritériosavaliativos,po-dendorecorreràsinstânciasescolaressuperiores.

(A) Verdadeira;verdadeira;falsa;verdadeira(B) Verdadeira;verdadeira;verdadeira;verdadeira(C) Verdadeira,verdadeira,verdadeira,falsa(D) Verdadeira;verdadeira;falsa;falsa

49 A Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional(LDB–9394/1996)determinaemseu4ºartigoqueoEstadotemalgumasobrigaçõescomaeducaçãoescolarpública.AssinaleaalternativaquecontempledemaneiraCORREtAaorganiza-çãodaEducaçãoBásicaobrigatória:(A) EducaçãoBásicaobrigatóriaegratuitados4

(quatro)aos14(quatorze)anosde idade,or-ganizadadaseguinteforma:a)Pré-Escola;b)EnsinoFundamental.

(B) EducaçãoBásicaobrigatóriaegratuitados6(anos)aos17(dezessete)anosdeidade,orga-nizada da seguinte forma: a) Ensino Funda-mental;b)EnsinoMédio.

(C) EducaçãoBásicaobrigatóriaegratuitados6(seis)aos14(quatorze)anosdeidade,organi-zadadaseguinteforma:a)Pré-Escola;b)En-sinoFundamental.

(D) EducaçãoBásicaobrigatóriaegratuitados4