ttributo a heitor villa-lobosributo a heitor villa-lobos · villa-lobos, neste ano em que se...

8

Upload: others

Post on 24-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • EX

    PE

    DIE

    NT

    E

    Tributo a Heitor Villa-LobosTributo a Heitor Villa-LobosSim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha

    música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na

    exuberância tropical de nossas fl orestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente

    para tudo que escrevo.

    Heitor Villa-Lobos

    ssas palavras de Villa-Lobos ilus-tram a sua obra inovadora, que traz a marca viva e forte de legítima

    brasilidade.

    Desde cedo, o pequeno Tuhu, ape-lido familiar de Villa-Lobos, manifestou interesse pelo folclore nacional. Depois da morte do pai, grande incentivador da sua vocação musical, empreendeu várias viagens pelo Brasil, tendo-se encantado principalmente pela Amazônia. O canto dos pássaros, os sons e ruídos das fl ores-tas tropicais ressoariam mais tarde em suas canções.

    Além das composições musicais de raízes folclóricas, outra vertente de sua obra é a infl uência que sobre ele exerce-ram grandes mestres da música erudita,

    como Puccini, Wagner e, de modo espe-cial, Bach, em cuja homenagem escreveu as nove Bachianas Brasileiras.

    Mas não só. Vale registrar também as impressões musicais causadas pelas modas caipiras e pelo tocador de viola, que refl etiram mais tarde em belas can-ções populares. Acrescentem-se, a essas diferentes linguagens, os choros ou cho-rinhos, um gênero de música brasileira, de estilo leve e malicioso, que ganhou as ruas do Rio de Janeiro nos anos 20.

    Essas múltiplas faces da obra do gran-de maestro e compositor mostram como a música foi importante em toda sua vida, desde a mais tenra idade, quando participava com a família de verdadeiros concertos domésticos. Autodidata, criou

    ritmos e sonoridades surpreendentes em suas composições, que falam das coisas e do povo brasileiro.

    Preocupou-se também com a educa-ção musical, principalmente das crianças e adolescentes, empenhando-se em in-troduzir o ensino da Música e Canto Coral nas escolas. Realizou um grande trabalho nesse programa educacional, mas con-tinuou, ao mesmo tempo, compondo e regendo muito.

    A música foi sua grande paixão. Es-creveu peças para piano, violão, poe-mas sinfônicos, canções, óperas e muito mais. Esse é o legado de Villa-Lobos, que conquistou o mundo em “sete notas mu-sicias”, unindo o folclore, o popular e o erudito.

    vras dsssssssssssssss aaasaaaaaa palalalalallalala ava obra trammmmmmmm aa aaaaaaa suaviva ea aaa aaa aa marca v

    brasilllllllllidddddddddade.

    , o peDeeeeeeeeessde cedo,lido familiar de Villa-lid f ili dinteresse pelo folclor

    O violoncelo, o trenzinho, o Uirapuru, sua infância e a audição de algumas obras. Esses foram elementos apresentados aos alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fun-damental durante as aulas de Artes. Eles serviram de inspiração para que os estu-dantes produzissem uma ilustração sobre Villa-Lobos, neste ano em que se comple-tam 50 anos de sua morte. Compositor “bem brasileiro”, como ele mesmo dizia, inspirou-se muito no nosso folclore.

    Assim, ao desenvolver este projeto, acredito que o contato com a vida e obras do compositor pode promover aos alunos não só o conhecimento, mas, embutido nele, o respeito, a compreen-são e, principalmente, a valorização da nossa cultura.

    Villa-Lobos pelo olhar Villa-Lobos pelo olhar dos estudantesdos estudantes

    Andréa Lopes Dall´AntôniaProfessora de Artes do Liceu Santista

    Gabriel Fernandes (7º ano EF)

    Órgão Informativo do Liceu Santista, publicado sob responsabilidade da Co-ordenadoria de Comunicação do Com-plexo Educacional São Leopoldo.Diretora: Profa. Cláudia Cristina T. M. Santiago - Conselho Editorial: Profa. Maria Aparecida Esteves Martiwns e Ro-berta Barbosa de Araújo - Editor: Prof. Antonio Fernando C. Santos - Texto: Roberta Barbosa de Araújo - Jorna-lista Responsável: Roberta Barbosa de Araújo - Mtb 27.352 - Fotografi a: Roberta Barbosa de Araújo e Jerônimo P. Feitosa. Arte e Editoração: Matiz Comunicação.Liceu Santista Av. Francisco Glicério, 642 Santos/SPTel.: (13) 3205-1010www.liceusantista.com.br [email protected]ção Gratuita

    EM NOTÍCIAS

  • coroação de Nossa Senhora, rea-lizada na última sexta-feira de maio, fechou um mês de home-

    nagens a Maria Santíssima. Centenas de crianças da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participa-ram desse momento de louvor.

    A celebração contou com a partici-pação do Coral Canta Mais do Liceu San-tista, sob a regência do professor Adrian Colicigno, e da funcionária Denise Busca Gonçalves, que entoou a canção Ave Ma-ria, de Bach - Gounod.

    Durante todo o mês, a Pastoral do Liceu Santista promoveu uma série de atividades envolvendo pais, alunos, pro-fessores e funcionários. Além da visita diária da imagem de Nos-sa Senhora às clas-ses - quando recebeu pedidos e orações dos estudantes -, um momento de refl exão aconteceu todas as tardes com os pais, no horário de saída das crianças.

    coroação de lizada na últmaio, fechou

    nagens a Maria Santcrianças da Educaçã5º ano do Ensino Funram desse momento

    Coroação de Coroação de Nossa SenhoraNossa Senhora

    Festa Festa Junina

    om muitas comidas típicas, brin-cadeiras e quadrilhas que envol-veram alunos desde a Educação

    Infantil até os Ensinos Fundamental e Médio, o Arraiá do Liceu Santista foi uma animação só. Muita gente se divertiu com a pescaria, boca do palhaço, bola na lata e deliciou-se com bolo de fubá, cocada, paçoca, canjica, pé-de-moleque e cachorro quente.

    FamíliasComo em todos os anos, muitas famí-

    lias cadastraram-se para receber a ima-gem de Nossa Senhora em suas casas, prestando-Lhe reverências.

    O coordenador da Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, dedicou um mo-mento especial com os alunos do Ensino Fundamental para fazer a entrega dessas imagens e explicar às crianças os diferen-tes nomes que Nossa Senhora recebe, de acordo com as suas aparições.

    om muitas cocaddeiiras e quveram alunos

    Infantil até os EnsinMédio, o Arraiá do Licanimação só. Muitacom a pescaria, bocna lata e deliciou-se

  • Encontro de ex-alunosEncontro de ex-alunosCom o intuito de manter os vínculos

    com os estudantes que se formaram no Ensino Médio, o Liceu Santista realizou o Encontro de ex-alunos. Nesse evento, fo-ram convidados os que se formaram em 2008. A idéia é que, no ano que vem, os formandos 2009 também possam voltar à escola e compartilhar suas experiências como universitários.

    O coordenador de Pastoral, Sérgio Pe-reira Nogueira Júnior, proporcionou aos liceístas um momento de refl exão sobre o atual momento vivido por eles. Com o auxílio de um trecho do fi lme “Planeta do Tesouro” (Disney, 2002), cuja música-tema “Estou aqui” fala de sonhos e desa-fi os, ele ressaltou a importância do perío-do que cada um deles passou na escola e reiterou que ela continua aberta para recebê-los em qualquer ocasião.

    Alunos dão início ao projeto Alunos dão início ao projeto

    M omentos de alegira foram com-partilhados pelos alunos do Liceu Santista que integram os grupos Fase (Falando Sério) e JA (Jovens em Ação) e pelas crianças da Creche Mundo da Criança, em São Vicente, e do Instituto São José, na Zona Noroeste de Santos. Os liceístas deram início ao projeto Era uma vez..., desenvolvido sob orientação dos Serviços de Pastoral e de Psicologia Escolar, cujo intuito é contar histórias infantis para as crianças daque-las instituições.

    As visitas, que foram feitas em dias diferentes para cada um dos grupos, objetivam despertar nos estudantes a importância da solidariedade e do amor ao próximo.

    omomomommenene tototototpapapaaartrtrtrtr iliiillhahahaddLiLiLiLiLLiLiLicecceu u u SaSa

    grgrgrggrg upupupuppuupuppposososososss FF F Fasase e (F(F(F(Falalalalananemeemememe AAAAA A çãççççççççç o) e pele aMuMuMuuuuM ndndooo o da Crianannançççdodoododdd I Insnsnstititututuuutuuuuuuutotototottotototoo SSS SSSS SSãooãoãooãoãoãoãoãoããã JJJJ J JJJJJJd l

    Era uma vez...Era uma vez...

  • M ais uma vez, os professores do Ensino Bilíngue utilizam recur-sos lúdicos para o desenvolvi-mento de habilidades com alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Intitula-das Airport (Aeroporto) e Part of a movie (Trecho de um fi lme), as duas atividades tiveram o objetivo de estimular a fl u-ência oral e ampliar o vocabulário, por meio da contextualização de situações que simulam a realidade onde o aluno está inserido.

    Com Airport, os alunos puderam vi-venciar todo o processo de embarque e voo, interagindo entre eles, com papéis previamente estabelecidos.

    Com objetivos pedagógicos similares, em Part of a movie os alunos escolheram trechos de um fi lme de sua preferência (drama, comédia, suspense, ação e fi cção científi ca), com diálogos em inglês para apresentação em sala de aula.

    Cooking classTuna Fish Sandwich (sanduíche de

    atum) e Fruit Shake (shake de frutas) fo-ram as receitas elaboradas por alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental para que pudessem aprender, de maneira contextualizada, vocabulário específi co de ações na cozinha, como misturar, cor-tar e picar.

    Bilíngue

    Olimpíada Brasileira Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáuticade Astronomia e Astronáutica

    ais uma Ensino Bsos lúdic

    mento de habilidEnsinos Fundamedas Airport (Aeropt(Trecho de um fi lm

    O rientados pelo professor Ro-berto Alfeu Innocenti, que ministra a disciplina de Matemática, um grupo de alunos do 9º ano do En-sino Fundamental está participan-do da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astro-náutica. Conhecido como OBA, o evento envolve escolas de todo o país, com o objetivo de ampliar o interesse dos jovens por essas áreas e incentivar o aprofunda-mento no estudo de outras ciên-cias relacionadas.

    A prova, realizada em maio, abordou conhecimentos de Física, Geo-grafi a, História, além de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, no con-texto da astronomia e da astronáutica. Quanto às habilidades específi cas, foram trabalhados conteúdos como visão espa-

    cial, leitura e interpretação de dados e de texto, pensamento lógico, compreensão e raciocínio conceitual.

    A sugestão de incluir o Liceu Santista no evento partiu do aluno Ícaro Bruno

    Qual a diferença entre um alimento cozido, assado e frito? Mais do que apenas ouvir a ex-plicação, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental parti-ciparam de uma aula de culinária (Cooking Class) com a nutricio-nista Carina Schena, que contextualizou os três procedimentos utilizando batatas e cenouras.

    Felinto Brito, do 2º ano do Ensino Médio, que também acompanhou a preparação das turmas.

    Os alunos com as melhores no-tas do país serão congratulados com medalhas e certifi cados. Para 2010, a intenção é inserir o Ensino Médio na Olimpíada. Para a coordenadora Alcielle dos Santos, permitir a parti-cipação dos concluintes do Ensino Fundamental em eventos desse por-te é um incentivo ao estudo. “Mo-vimentar os alunos do 9º ano com olimpíadas de conhecimento cria

    condições para que eles percebam um pouco mais a rotina acadêmica do Ensi-no Médio, em que existe gran-de aprofundamento científi co, principalmente pela proximi-dade com o ensino superior”.

  • om inúmeros projetos na área ambiental, a Católica UniSantos investe em ações para que os

    seus alunos, professores e funcionários possam refl etir e tomar atitudes voltadas para a preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade. Neste ano, para marcar a Semana do Meio Ambiente, a Universidade realizou a ação Um Dia pelo Meio Ambiente, nos dias 3 e 4 de junho, e mobilizou cerca de 6 mil alu-nos em torno de questionamentos, pedindo sugestões de temas e projetos para serem integrados no Plano de Meio Ambiente da instituição.

    participam de ações ambientaisparticipam de ações ambientais

    TrabalhosEntre os trabalhos mais recentes de-

    senvolvidos pela UniSantos, voltados para a sustentabilidade e desenvolvi-mento na região, estão a construção da Agenda Ambiental para o Porto de San-tos, trabalho inédito no País, organiza-do pelo Grupo de Pesquisas em Gestão Ambiental na Costa; Porto e Sustenta-bilidade, do Programa de Mestrado em Gestão de Negócios; o gerenciamento de implementação de 277 projetos con-templados na Agenda 21 de Cubatão, projeto que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do mu-nicípio, incluindo as questões sociais, econômicas e ambientais; e a parceria com a Petrobras e entidades ambienta-listas para a implantação do Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustenta-bilidade e do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável. O convênio busca desenvolver uma série de ações para a construção de uma vi-são sobre o Projeto Mexilhão, na Bacia de Santos.

    omom i inúnúmemerramambibienentatall, a aininveveststee emem

    seus allunos, proffespossam refl etir e topara a preservação ee dada s susustetentntababililididaamamarcrcarar a a S Sememananaa

    Alunos da UniSantosAlunos da UniSantos

    Em todos os períodos le-tivos, os alunos assistiram a um vídeo que apresentava as ações que a UniSantos desen-volve e a sua preocupação com o Meio Ambiente, tanto que este assunto faz parte do plano estratégico, ou seja, deve ser trabalhado por todas as disciplinas.

    Os alunos também pude-ram participar da campanha Desenvolvimento Sustentável no Ambiente Acadêmico, desenvolvida pelo curso de Relações Públicas. Ela incentiva o descarte de pilhas e baterias usadas e de garrafas pets, que são encaminhadas para entidades assistenciais para a fabricação de vassouras.

    Reunidos em grupos, em salas de aula e auditórios, os alunos apresentaram de-zenas de sugestões, como a utilização de energia solar; laboratórios de produtos recicláveis; atividades complementares na área ambiental; palestras sobre sus-tentabilidade; captação de água da chu-va para utilização na limpeza; incentivo para o uso de bicicleta; campanha para

    incentivar o uso de ram-pas e escadas; reutiliza-ção do papel; priorizar a utilização da luz natural; coleta seletiva e ofi cina de reciclagem.

  • Um grande público prestigiou a 14ª edi-ção da Feira Comunitária de Habilidades do Liceu Santista, que este ano reuniu cerca de 60 expositores, entre pais, alunos, profes-sores e funcionários. O evento aconteceu simultaneamente à festa do Dia das Mães e expôs aos seus visitantes uma variedade de produtos e serviços.

    Entre 20 países participantes, o Brasil sagrou-se Campeão Mundial de Robótica Educacional. Duas equipes, Terradróide (a vencedora) e Mandrack Reborn, representa-ram o país no campeonato, que aconteceu em maio na Dinamarca. O professor de ro-bótica do Liceu Santista, Luis Fernando Bue-no Mauá, participou do torneio como trei-nador da Mandrack e foi o primeiro docente do Complexo Educacional São Leopoldo a estar num mundial dessa modalidade.

    O coordenador de Pastoral do Liceu Santista, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, participou do I Encopas - En-contro de Coordenadores de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas. O evento, que aconteceu em Brasília (DF) no mês de abril, discutiu o tema “Ressignifi car a Pastoral Escolar da RSE”. Cerca de 130 educadores de todo o Bra-sil, compreendendo os diversos polos da RSE, estiveram reunidos nos trabalhos de refl exão pastoral.

    A comemoração do Dia das Mães deste ano no Liceu Santista foi especial. Alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental trabalharam as Sete Maravi-lhas Modernas, eleitas em 2007 em concur-so informal promovido pela New Open World Foundation. Na festa, as mães receberam o título de oitava maravilha e também muitas demonstrações de carinho.

    Robótica educacionalRobótica educacional na Dinamarca na Dinamarca

    Festa das MãesFesta das Mães

    I EncopasI Encopas

    Feira deFeira deHabilidadesHabilidades

  • lunos do Ensino Fundamental e Médio participaram de diferentes estudos do meio como forma de

    contextualizar os conteúdos aprendidos em sala de aula. As classes do 3º ano do Ensino Fundamental percorreram de jar-dineira diversos bairros de Santos, conhe-cendo sua história, localização geográfi ca, origem do nome entre outras curiosida-des. No roteiro, além dos bairros, os jardins da praia,o emissário submarino, os monu-mentos, os canais, a ciclovia, os pontos turísticos e históricos. O estudo do meio terminou no Jardim Botânico de Santos.

    Poucas cidades no Brasil têm o privi-légio de conhecer o local exato de sua fundação. Santos é uma delas. O Outei-ro de Santa Catarina, que em 1540 deu início à Vila de Santos, integra o roteiro histórico pelo centro da cidade, de que

    lulunon s do EMédio partiesestutudodoss dod

    contextualizar os cem sala de aula. AsEnsino Fundamentdineira diversos b baiaicendo sua história,

    conhecimentoconhecimento

    os alunos do 4º ano do Ensino Fun-damental tiveram a oportunidade de participar. Com o auxílio de monitoria, outros pontos também mereceram destaque durante a visita: Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela da Ordem Terceira, Pantheon dos Andra-das, o Palácio José Bonifácio (Prefeitu-ra), o prédio dos Correios e, fi nalizando o estudo, o Monte Serrat.

    Desvendar o mistério da editora perdida na Cidade do Livro e participar de experimentos que explicam os con-ceitos de ciências no Show de Física na USP foram atividades que enriqueceram os projetos desenvolvidos com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Na Ci-dade do Livro, um espaço cenográfi co e interativo “transportou” as crianças para dentro da história. Por meio de esquetes

    teatrais interativas, os alunos foram incentivados à leitura a partir de pistas e solução de enigmas.

    O Show da Física é uma apresentação divertida e envolvente de experimentos que abordam princípios científi cos com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pelos fenômenos exibidos e pelos respectivos “porquês”.

    Da Vinci - O gênio do futuroLeonardo da Vinci é mais conhecido

    como o pintor da enigmática Mona Lisa. No entanto, o artista não se expressou apenas na pintura e na escultura. Sua genialidade também se revelou na mate-mática, na mecânica, na física, na arqui-tetura, na música e na anatomia. Foi com o objetivo de ilustrar essa faceta menos conhecida do mestre que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio visitaram a exposição

    Leonardo da Vinci - O gênio do futuro, na Unimonte.

    Os alunos do 8º ano do Ensino Fun-damental foram ao Jornal da Orla, em Santos, para vivenciar o cotidiano de uma redação, desde a reunião de pauta e produção das matérias até a impressão e distribuição do jornal. Os liceístas conver-saram com o editor Marco Santana e com outros jornalistas do periódico.

    Alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um pas-seio por toda a extensão do cais a bordo de uma escuna. Os estudantes observa-ram todo o entorno do porto, dos arma-zéns e navios atracados até áreas de man-guezais e residências do tipo palafi tas.

    Alunos do 2º ano do Ensino Médio visitaram e interagiram com muitas atra-ções oferecidas pelo Catavento Cultural e Educacional. Instalado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, o mais novo espaço de conhecimento funciona como um museu e laboratório, possibilitando aos seus visitantes a participação em ex-perimentos científi cos de forma lúdica e envolvente.

    Visitas ao Visitas ao EM NOTÍCIAS