aula trabalho idh 17-09-2014

27

Upload: antonio-pessoa

Post on 24-May-2015

142 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Aula sobre Condições de Trabalho e IDH no Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Trabalho IDH 17-09-2014
Page 2: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

Condições de trabalhoCondições de trabalho Alfabetização e desempregoAlfabetização e desemprego Trabalho infantilTrabalho infantil Trabalho escravoTrabalho escravo As relações de trabalho no campoAs relações de trabalho no campo Índice de Desenvolvimento HumanoÍndice de Desenvolvimento Humano

Page 3: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Uma maneira possível de se detectar a territorialidade de uma população, as intrínsecas Uma maneira possível de se detectar a territorialidade de uma população, as intrínsecas relações existentes entre as pessoas e seus lugares de origem ou de residência, é identificar relações existentes entre as pessoas e seus lugares de origem ou de residência, é identificar suas condições de trabalho.suas condições de trabalho.

• Mais da metade da população brasileira encontra-se em idade legal de trabalho, Mais da metade da população brasileira encontra-se em idade legal de trabalho, constituindo a chamada “População Economicamente Ativa” (PEA).constituindo a chamada “População Economicamente Ativa” (PEA).

• O PEA indica uma possibilidade de crescimento econômico ao país.O PEA indica uma possibilidade de crescimento econômico ao país.

• Nós temos um número maior de pessoas disponíveis para produzir.Nós temos um número maior de pessoas disponíveis para produzir.

• Porém, em plena situação de desenvolvimento econômico, o Brasil ainda encontra Porém, em plena situação de desenvolvimento econômico, o Brasil ainda encontra dificuldades para abrir espaços que incorporem todos ao mercado de trabalho, dificuldades para abrir espaços que incorporem todos ao mercado de trabalho, proporcionando uma existência mais digna à população.proporcionando uma existência mais digna à população.

População e trabalho População e trabalho (em 6 regiões metropolitanas: S.Paulo, Rio, BH, P.Alegre, Salvador, Recife) Maio de 2012(em 6 regiões metropolitanas: S.Paulo, Rio, BH, P.Alegre, Salvador, Recife) Maio de 2012

Pessoas em idade de trabalho (PIA) + de 10 anos de idadePessoas em idade de trabalho (PIA) + de 10 anos de idade 42.383.00042.383.000

População Economicamente Ativa (PEA)População Economicamente Ativa (PEA) 24.398.10024.398.100

Pessoas Desempregadas/DesocupadasPessoas Desempregadas/Desocupadas 1.414.0001.414.000

Taxa de desemprego (em relação à PEA)Taxa de desemprego (em relação à PEA) 5,79% da PEA5,79% da PEA

Page 4: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Analisando globalmente (abordando todas as faixas etárias) o mercado de trabalho por Analisando globalmente (abordando todas as faixas etárias) o mercado de trabalho por região homogênea do IBGE, vemos que o Sudeste tem os maiores percentuais:região homogênea do IBGE, vemos que o Sudeste tem os maiores percentuais: - de pessoas entre 10 e 65 anos consideradas em idade ativa de trabalho (PIA) - de pessoas entre 10 e 65 anos consideradas em idade ativa de trabalho (PIA) - de PEA, pessoas economicamente ativas, que trabalham ou buscam trabalho. - de PEA, pessoas economicamente ativas, que trabalham ou buscam trabalho.

• A taxa de desocupação é um pouco maior nas capitais do Nordeste, conforme podemos A taxa de desocupação é um pouco maior nas capitais do Nordeste, conforme podemos observar na tabela abaixo:observar na tabela abaixo:

Taxa de desocupação entre pessoas com idade ativa (PIA) em Maio de 2012Taxa de desocupação entre pessoas com idade ativa (PIA) em Maio de 2012

Região MetropolitanaRegião Metropolitana Taxa de desocupaçãoTaxa de desocupação

RecifeRecife 6,6 %6,6 %

SalvadorSalvador 8,3 %8,3 %

Belo HorizonteBelo Horizonte 4,9 %4,9 %

Rio de JaneiroRio de Janeiro 6,2 %6,2 %

São PauloSão Paulo 5,1 %5,1 %

Porto AlegrePorto Alegre 6,0 %6,0 %

Page 5: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• O número de trabalhadores agrícolas vem diminuindo no Brasil.O número de trabalhadores agrícolas vem diminuindo no Brasil.

• Veja na tabela a seguir, que demonstra a distribuição da população economicamente ativa Veja na tabela a seguir, que demonstra a distribuição da população economicamente ativa (PEA) por setor de atividade(PEA) por setor de atividade

• Observando a tabela, percebemos que 79,4 % da população exerce atividades ligadas aos Observando a tabela, percebemos que 79,4 % da população exerce atividades ligadas aos setores secundário (industrial) e terciário (comercial e de serviços), concentrados nas áreas setores secundário (industrial) e terciário (comercial e de serviços), concentrados nas áreas urbanas.urbanas.

• Estas áreas apresentam, também, elevadas taxas de desemprego.Estas áreas apresentam, também, elevadas taxas de desemprego.

Ocupados por setor de atividade econômica – 2001Ocupados por setor de atividade econômica – 2001

SETOR DE ATIVIDADESETOR DE ATIVIDADE EM %EM %

Primário / AgrícolaPrimário / Agrícola 20,6 %20,6 %

Secundário / IndustrialSecundário / Industrial 20,0 %20,0 %

Terciário / ComercialTerciário / Comercial 14,3 %14,3 %

Terciário / ServiçosTerciário / Serviços 45,1 %45,1 %

TOTALTOTAL 100 %100 %

Page 6: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Importante lembrete:Importante lembrete:

A tradicional divisão dos setores da economia em A tradicional divisão dos setores da economia em primário, secundário e terciário está sendo cada primário, secundário e terciário está sendo cada vez mais relativizada em função do deslocamento vez mais relativizada em função do deslocamento de indústrias para áreas rurais.de indústrias para áreas rurais.

Lá, as chamadas “Agroindústrias” realizam, Lá, as chamadas “Agroindústrias” realizam, numa mesma propriedade, funções do setor numa mesma propriedade, funções do setor primário (matéria-prima), secundário primário (matéria-prima), secundário (transformação) e terciário (comércio e serviços), (transformação) e terciário (comércio e serviços), ou seja...ou seja...

...produzem a matéria-prima (por exemplo, a ...produzem a matéria-prima (por exemplo, a cana-de-açúcar), transformam (em etanol) e cana-de-açúcar), transformam (em etanol) e comercializam.comercializam.

Page 7: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Historicamente as migrações em direção ao Sudeste foram fundamentais para concentrar Historicamente as migrações em direção ao Sudeste foram fundamentais para concentrar nessa região as maiores e mais populosas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro nessa região as maiores e mais populosas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.e Belo Horizonte.

• Essas cidades concentram a maioria das indústrias, dos serviços e do comércio, o que Essas cidades concentram a maioria das indústrias, dos serviços e do comércio, o que significa oportunidades de emprego.significa oportunidades de emprego.

• Atualmente, com grande concentração populacional, cresce a disputa por empregos, que Atualmente, com grande concentração populacional, cresce a disputa por empregos, que diminuem à medida que as empresas vão modernizando suas máquinas e seu processo de diminuem à medida que as empresas vão modernizando suas máquinas e seu processo de trabalho.trabalho.

• Com o desenvolvimento de outras regiões (Centro-Oeste e Nordeste), muitas empresas Com o desenvolvimento de outras regiões (Centro-Oeste e Nordeste), muitas empresas estão migrando para elas, o que faz com que venha a aumentar o desemprego nas grandes estão migrando para elas, o que faz com que venha a aumentar o desemprego nas grandes cidades do Sudeste.cidades do Sudeste.

Page 8: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Outro fator, que merece destaque Outro fator, que merece destaque especial, é a relação entre alfabetização e especial, é a relação entre alfabetização e desemprego.desemprego.

• O mapa ao lado mostra, regionalmente, O mapa ao lado mostra, regionalmente, as taxas de analfabetismo entre as as taxas de analfabetismo entre as pessoas com mais de 15 anos.pessoas com mais de 15 anos.

Page 9: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Comparando as listas com os 10 estados Comparando as listas com os 10 estados com menor analfabetismo, percebemos com menor analfabetismo, percebemos que todos se inserem na metade sul do que todos se inserem na metade sul do país, regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.país, regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Page 10: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Já dentre os 10 Estados com maior Já dentre os 10 Estados com maior índice de analfabetismo, 9 deles são os índice de analfabetismo, 9 deles são os estados da região Nordeste, mais o Acre estados da região Nordeste, mais o Acre na região Norte.na região Norte.

Page 11: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Ao longo das últimas décadas, as Ao longo das últimas décadas, as maiores oportunidades de empregos se maiores oportunidades de empregos se concentram na região centro-sul do país concentram na região centro-sul do país (Sul, Sudeste e Centro-Oeste).(Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

• Há menores índices de analfabetismo Há menores índices de analfabetismo nessas regiões.nessas regiões.

• O desemprego também pode ser um O desemprego também pode ser um pouco menor no centro-sul, porém atinge pouco menor no centro-sul, porém atinge em cheio justamente a faixa populacional em cheio justamente a faixa populacional não-alfabetizada, pois os trabalhos não-alfabetizada, pois os trabalhos demandam algum nível de qualificação.demandam algum nível de qualificação.

Page 12: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Há 1.900.000 pessoas entre 10 e 14 anos trabalhando. São 2,6% dos trabalhadores Há 1.900.000 pessoas entre 10 e 14 anos trabalhando. São 2,6% dos trabalhadores brasileiros.brasileiros.

• Além das outras 300 mil crianças trabalhadoras entre 5 e 9 anos.Além das outras 300 mil crianças trabalhadoras entre 5 e 9 anos.

• Dessas crianças trabalhadoras, 60% encontram-se em áreas rurais e 40% em áreas Dessas crianças trabalhadoras, 60% encontram-se em áreas rurais e 40% em áreas urbanas.urbanas.

• Na região Nordeste é onde mais se encontra o trabalho infantil: 51,4 % do total.Na região Nordeste é onde mais se encontra o trabalho infantil: 51,4 % do total.

• A taxa de trabalho infantil no Brasil ainda é bastante elevada.A taxa de trabalho infantil no Brasil ainda é bastante elevada.

• O Brasil tem o compromisso assinado junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho) O Brasil tem o compromisso assinado junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho) de erradicar o trabalho infantil até 2016. Alguns especialistas já duvidam que o país possa de erradicar o trabalho infantil até 2016. Alguns especialistas já duvidam que o país possa conseguir cumprir a meta.conseguir cumprir a meta.

Page 13: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Quando se fala em trabalho escravo no Brasil, nos remetemos logo ao período da Quando se fala em trabalho escravo no Brasil, nos remetemos logo ao período da escravidão, que terminou oficialmente em 1888, no final do século XIX, há 124 anos.escravidão, que terminou oficialmente em 1888, no final do século XIX, há 124 anos.

• Contudo, ainda hoje encontramos trabalho escravo no país.Contudo, ainda hoje encontramos trabalho escravo no país.

• Atualmente a escravidão ocorre predominantemente nas áreas rurais e concentra-se em Atualmente a escravidão ocorre predominantemente nas áreas rurais e concentra-se em alguns estados, entre os quais:alguns estados, entre os quais: - Pará - Pará - Tocantins - Tocantins - Maranhão - Maranhão - Mato Grosso - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Rondônia - Rondônia

• Muitas vezes os trabalhadores são oriundos de outros estados brasileiros.Muitas vezes os trabalhadores são oriundos de outros estados brasileiros.

• A “Comissão Pastoral da Terra”, ligada à Igreja Católica, encontrou cerca de 3.200 A “Comissão Pastoral da Terra”, ligada à Igreja Católica, encontrou cerca de 3.200 escravos apenas no Pará.escravos apenas no Pará.

• O Ministério da Justiça alega que libertou 4.581 escravos no Brasil entre 1995 e 2002.O Ministério da Justiça alega que libertou 4.581 escravos no Brasil entre 1995 e 2002.

• Entre 2005 e 2010 o número de trabalhadores resgatados subiu para 17.000, segundo o Entre 2005 e 2010 o número de trabalhadores resgatados subiu para 17.000, segundo o Ministério Público do Trabalho.Ministério Público do Trabalho.

Page 14: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• No mapa ao lado, No mapa ao lado, podemos observar as podemos observar as principais rotas de trabalho principais rotas de trabalho escravo no Brasil.escravo no Brasil.

• Muitos trabalhadores saem Muitos trabalhadores saem dos estados nordestinos, de dos estados nordestinos, de Minas Gerais e do Paraná Minas Gerais e do Paraná para trabalharem em grande para trabalharem em grande parte nos estados do Pará e parte nos estados do Pará e Mato Grosso, com a ilusão Mato Grosso, com a ilusão de prosperidade, mas de prosperidade, mas acabam sem recursos acabam sem recursos financeiros e dependentes financeiros e dependentes do empregador.do empregador.

• O que motiva os O que motiva os empregadores a explorarem empregadores a explorarem os trabalhadores inclui os trabalhadores inclui vários motivos, desde a vários motivos, desde a ganância por lucros fáceis, ganância por lucros fáceis, como a competitividade como a competitividade econômica global.econômica global.

Page 15: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• No campo brasileiro convivem diferentes formas de organização do trabalho:No campo brasileiro convivem diferentes formas de organização do trabalho: - 1. Parcerias, ou arrendamentos - 1. Parcerias, ou arrendamentos - 2. Trabalho assalariado - 2. Trabalho assalariado - 3. Capitalistas agrários - 3. Capitalistas agrários - 4. Trabalho para pagamento de dívidas - 4. Trabalho para pagamento de dívidas - 5. Posseiro - 5. Posseiro - 6. Grilagem - 6. Grilagem

• Vamos ver em mais detalhes cada uma delas.Vamos ver em mais detalhes cada uma delas.

Page 16: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 1. PARCERIAS OU ARRENDAMENTOS1. PARCERIAS OU ARRENDAMENTOS

• São formas de “aluguel” da terra que os trabalhadores acertam com os proprietários.São formas de “aluguel” da terra que os trabalhadores acertam com os proprietários.

• Quando o pagamento é feito em dinheiro, fica Quando o pagamento é feito em dinheiro, fica caracterizado o “arrendamento”.caracterizado o “arrendamento”.

• Quando o pagamento é feito com uma parcela Quando o pagamento é feito com uma parcela da produção, dá-se a “parceria”.da produção, dá-se a “parceria”.

• Neste último caso, o “preço” pode ser:Neste último caso, o “preço” pode ser: - a metade da produção, sendo o trabalhador chamado de “meeiro” - a metade da produção, sendo o trabalhador chamado de “meeiro” - um terço da produção, constituem-se os “terceiros” - um terço da produção, constituem-se os “terceiros”

• Esta é uma forma típica de “trabalho familiar” em pequenas e médias propriedades que Esta é uma forma típica de “trabalho familiar” em pequenas e médias propriedades que muitas vezes se situam ao redor de grandes áreas urbanas, compondo os chamados muitas vezes se situam ao redor de grandes áreas urbanas, compondo os chamados “cinturões verdes”.“cinturões verdes”.

• “ “Cinturões verdes” são áreas que circundam as grandes cidades, fornecendo-lhes Cinturões verdes” são áreas que circundam as grandes cidades, fornecendo-lhes diariamente produtos agrícolas perecíveis, basicamente hortifrutigranjeiros aos centros de diariamente produtos agrícolas perecíveis, basicamente hortifrutigranjeiros aos centros de distribuição (exemplo: CEASA), aos supermercados e aos restaurantes.distribuição (exemplo: CEASA), aos supermercados e aos restaurantes.

Page 17: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 2. TRABALHO ASSALARIADO2. TRABALHO ASSALARIADO

• Com a chegada do capitalismo ao campo, houve o consequente assalariamento das Com a chegada do capitalismo ao campo, houve o consequente assalariamento das relações de trabalho.relações de trabalho.

• Isso acelerou o processo de expropriação, fomentando a migração para regiões em que Isso acelerou o processo de expropriação, fomentando a migração para regiões em que houvesse chance de trabalho remunerado.houvesse chance de trabalho remunerado.

• Surgiu, então, o “trabalho temporário”, caso dos trabalhadores:Surgiu, então, o “trabalho temporário”, caso dos trabalhadores: - “bóias-frias” (designação utilizada no Sudeste e Sul do país) - “bóias-frias” (designação utilizada no Sudeste e Sul do país) - “corumbás” (designação no Nordeste e Centro-Oeste) - “corumbás” (designação no Nordeste e Centro-Oeste) - “peões” (designação na região Norte) - “peões” (designação na região Norte)

• Eles constituem a mão-de-obra barata das grandes fazendas, Eles constituem a mão-de-obra barata das grandes fazendas, principalmente, das agroindústrias, recebendo por dia trabalhado.principalmente, das agroindústrias, recebendo por dia trabalhado.

• Como só trabalham nas plantações e colheitas, têm emprego sazonal, e não estão Como só trabalham nas plantações e colheitas, têm emprego sazonal, e não estão protegidos por direitos trabalhistas.protegidos por direitos trabalhistas.

• Apenas 10% dos trabalhadores rurais tem registro em carteira e outros direitos, como Apenas 10% dos trabalhadores rurais tem registro em carteira e outros direitos, como assistência hospitalar, férias, etcassistência hospitalar, férias, etc

Page 18: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 2. TRABALHO ASSALARIADO2. TRABALHO ASSALARIADO

• Os bóia-frias podem ser:Os bóia-frias podem ser: - Fixos, os que tem pequenas propriedades e voltam para casa, para trabalhar em suas - Fixos, os que tem pequenas propriedades e voltam para casa, para trabalhar em suas roçasroças - Volantes, sem residência fixa, ficam nas mãos dos “gatos”, verdadeiros atravessadores - Volantes, sem residência fixa, ficam nas mãos dos “gatos”, verdadeiros atravessadores que os contratam para os serviços braçaisque os contratam para os serviços braçais

Page 19: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 3. CAPITALISTAS AGRÁRIOS3. CAPITALISTAS AGRÁRIOS

• Empresários nacionais e internacionais, geralmente oriundos das cidades, que Empresários nacionais e internacionais, geralmente oriundos das cidades, que diversificam seus investimentos aplicando na produção rural.diversificam seus investimentos aplicando na produção rural.

• São grandes agentes da modernização e do São grandes agentes da modernização e do aprofundamento das relações capitalistas no aprofundamento das relações capitalistas no campo.campo.

• As empresas dos capitalistas agrários As empresas dos capitalistas agrários representam cerca de 10% dos estabelecimentos representam cerca de 10% dos estabelecimentos rurais e ocupam aproximadamente 35% da área rurais e ocupam aproximadamente 35% da área agrícola brasileira.agrícola brasileira.

• Em muitas vezes os donos apenas entram com Em muitas vezes os donos apenas entram com o investimento, tratam a fazenda como negócio, o investimento, tratam a fazenda como negócio, e delegam a administração para profissionais e delegam a administração para profissionais especializados em assuntos do campo.especializados em assuntos do campo.

• A fazenda funciona como um instrumento na qual o dono joga para ganhar dinheiro, e ter A fazenda funciona como um instrumento na qual o dono joga para ganhar dinheiro, e ter retorno do investimento.retorno do investimento.

Page 20: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 4. TRABALHO PARA PAGAMENTO DE DÍVIDAS4. TRABALHO PARA PAGAMENTO DE DÍVIDAS

• Chamada de “nova escravidão” ou “escravidão por dívida”.Chamada de “nova escravidão” ou “escravidão por dívida”.

• Muitos trabalhadores tornam-se “escravos” das fazendas, sendo forçados a trabalhar para Muitos trabalhadores tornam-se “escravos” das fazendas, sendo forçados a trabalhar para pagar dívidas com os proprietários da terra.pagar dívidas com os proprietários da terra.

• Atraídos por falsas promessas de condições de Atraídos por falsas promessas de condições de trabalho, são chamados a arcar com as despesas de trabalho, são chamados a arcar com as despesas de seu deslocamento.seu deslocamento.

• Além disso, pagam pelo que consomem Além disso, pagam pelo que consomem necessariamente na própria fazenda.necessariamente na própria fazenda.

• Como o salário é muito baixo, vão sendo obrigados Como o salário é muito baixo, vão sendo obrigados a trabalhar de graça.a trabalhar de graça.

• Essa é, ainda, uma ocorrência comum no Brasil.Essa é, ainda, uma ocorrência comum no Brasil.

• Dessa forma específica de organização do trabalho se deriva a imensa maioria do trabalho Dessa forma específica de organização do trabalho se deriva a imensa maioria do trabalho escravo no Brasil, na qual agentes dos ministérios da Justiça e Trabalho, em parceria com o escravo no Brasil, na qual agentes dos ministérios da Justiça e Trabalho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, buscam libertar.Ministério Público do Trabalho, buscam libertar.

Page 21: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 5. POSSEIRO5. POSSEIRO

• Posseiro é o nome dado ao trabalhador que ocupa e declara a posse da terra.Posseiro é o nome dado ao trabalhador que ocupa e declara a posse da terra.

• Atualmente muitos são organizados em fortes movimentos sociais rurais, como o MST Atualmente muitos são organizados em fortes movimentos sociais rurais, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).

• Já outros, são aventureiros que ocupam uma Já outros, são aventureiros que ocupam uma terra abandonada e lá se instalam, se apossando terra abandonada e lá se instalam, se apossando do local.do local.

Page 22: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• 6. GRILAGEM6. GRILAGEM

• A grilagem de terra é uma prática comum no campo brasileiro. Trata-se de uma forma A grilagem de terra é uma prática comum no campo brasileiro. Trata-se de uma forma criminosa de regularizar posses indevidas.criminosa de regularizar posses indevidas.

• Documentos falsos de propriedades rurais são produzidos e regularizados em cartório.Documentos falsos de propriedades rurais são produzidos e regularizados em cartório.

• O termo “grileiro” tem origem no fato de golpistas O termo “grileiro” tem origem no fato de golpistas guardarem os documentos falsos em caixas nas guardarem os documentos falsos em caixas nas quais colocam grilos, pois esses insetos expelem quais colocam grilos, pois esses insetos expelem uma substância que impregna os documentos, uma substância que impregna os documentos, dando-lhes ares de antiguidade.dando-lhes ares de antiguidade.

• Como se não bastasse, os grilos comem as bordas Como se não bastasse, os grilos comem as bordas dos papéis, o que corrobora a impressão de dos papéis, o que corrobora a impressão de documento guardado há muito tempo.documento guardado há muito tempo.

Page 23: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Em 2010, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estabeleceu Em 2010, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estabeleceu uma nova metodologia para medir o índice de desenvolvimento humano (IDH) de cada país.uma nova metodologia para medir o índice de desenvolvimento humano (IDH) de cada país.

• Assim, espera comparar melhor o grau de desenvolvimento dos países.Assim, espera comparar melhor o grau de desenvolvimento dos países.

• Cinco variáveis são levadas em consideração:Cinco variáveis são levadas em consideração: - 1. Expectativa de vida ao nascer (indicador de saúde) - 1. Expectativa de vida ao nascer (indicador de saúde) - 2. Índice de educação - 2. Índice de educação - 3. Índice de anos médios de estudo - 3. Índice de anos médios de estudo - 4. Índice de anos esperados de escolaridade - 4. Índice de anos esperados de escolaridade - 5. Índice de renda (PIB per capita, indicador econômico) - 5. Índice de renda (PIB per capita, indicador econômico)

• O IDH oscila entre 0 e 1.O IDH oscila entre 0 e 1.

• Quanto mais próximo de 1, melhor.Quanto mais próximo de 1, melhor.

• Mesmo sendo a sexta economia do planeta, de acordo com os dados de 2011, o IDH Mesmo sendo a sexta economia do planeta, de acordo com os dados de 2011, o IDH brasileiro é de 0,718, o que lhe confere a 84ª colocação num total de 187 países.brasileiro é de 0,718, o que lhe confere a 84ª colocação num total de 187 países.

• Isso porque...Isso porque... ... 21,4% da população está abaixo da linha da pobreza. ... 21,4% da população está abaixo da linha da pobreza. ... A expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 72,4 anos ... A expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 72,4 anos ... Nossa taxa de analfabetismo entre os adultos (mais de 15 anos) é de 9,02% ... Nossa taxa de analfabetismo entre os adultos (mais de 15 anos) é de 9,02%

Page 24: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Vejamos a lista dos Estados com Vejamos a lista dos Estados com melhores e piores IDH do Brasil:melhores e piores IDH do Brasil:

Page 25: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Vejamos a lista dos Estados com Vejamos a lista dos Estados com melhores e piores IDH do Brasil:melhores e piores IDH do Brasil:

Page 26: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• Se considerarmos o IDH de cada Se considerarmos o IDH de cada unidade da federação, constatamos unidade da federação, constatamos uma intensa desigualdade territorial.uma intensa desigualdade territorial.

• Para além das variáveis do IDH, para Para além das variáveis do IDH, para melhorarmos nosso índices de melhorarmos nosso índices de desenvolvimento humano, há que desenvolvimento humano, há que melhorar as condições de vida da melhorar as condições de vida da população globalmente.população globalmente.

• Nos aspectos sociais, permitir o Nos aspectos sociais, permitir o acesso à educação e à saúde.acesso à educação e à saúde.

• Quanto à economia, desconcentrar a Quanto à economia, desconcentrar a posse de terras e de renda, posse de terras e de renda, proporcionando uma distribuição justa.proporcionando uma distribuição justa.

• Vale citar que:Vale citar que: - 1% da renda total do país se - 1% da renda total do país se concentram nas mãos dos 10% mais concentram nas mãos dos 10% mais pobres.pobres. - Os 10% mais ricos concentram 46,1% - Os 10% mais ricos concentram 46,1% da renda total brasileira.da renda total brasileira.

Page 27: Aula Trabalho IDH 17-09-2014

• De 1999 para 2001, a redução do rendimento médio real de trabalho foi de 0,7% em média De 1999 para 2001, a redução do rendimento médio real de trabalho foi de 0,7% em média ao ano.ao ano.

• A perda real do rendimento médio de trabalho da população ocupada, de 1996 para 2001, A perda real do rendimento médio de trabalho da população ocupada, de 1996 para 2001, foi de 10,3%, passando de R$ 663,00 em média, em 1996, para R$ 595,00 em 2001.foi de 10,3%, passando de R$ 663,00 em média, em 1996, para R$ 595,00 em 2001.

• Em relação a 1992 o ganho real foi de 28,8%.Em relação a 1992 o ganho real foi de 28,8%.

• Entre os 10% com as menores remunerações de trabalho, a perda real anual foi de 1,6% e, Entre os 10% com as menores remunerações de trabalho, a perda real anual foi de 1,6% e, no outro extremo, entre os 10% com os maiores rendimentos, a perda real anual foi de 0,3%.no outro extremo, entre os 10% com os maiores rendimentos, a perda real anual foi de 0,3%.

• Entretanto, no segmento em que mais se concentravam as pessoas ocupadas Entretanto, no segmento em que mais se concentravam as pessoas ocupadas remuneradas com o salário mínimo (terceira faixa inferior da distribuição), o ganho real foi remuneradas com o salário mínimo (terceira faixa inferior da distribuição), o ganho real foi de 4,7% em média, por ano.de 4,7% em média, por ano.

• Fonte: PNAD 2001Fonte: PNAD 2001

136136