aula - sociedade em nome coletivo

3
AULA LEGISLAÇÃO COMERCIAL – FANAP 1 – SOCIEDADE EM NOME COLETIVO 1.1. – BREVES CONSIDERAÇÕES: - Também chamadas Solidárias. - Origina-se da COMPAGNIA (cum panis), isto é, sociedade entre aqueles que compartilham o alimento cotidiano. Portanto, Sociedade Familiar. 1.2. – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: - responsabilidade solidária dos sócios pelas obrigações sociais, subsidiariamente ao patrimônio social e de forma ilimitada. - Possibilidade, de acordo com o Novo Código Civil, de os sócios limitarem, nos atos constitutivos, a responsabilidade de cada um. Situação que, entretanto, só vale entre eles, não repercutindo para o 1

Upload: flaviana

Post on 05-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nome do arquivo:AULA - Sociedade em Nome Coletivo.doc

TRANSCRIPT

Page 1: AULA - Sociedade Em Nome Coletivo

AULA LEGISLAÇÃO COMERCIAL – FANAP

1 – SOCIEDADE EM NOME COLETIVO

1.1. – BREVES CONSIDERAÇÕES:

- Também chamadas Solidárias.

- Origina-se da COMPAGNIA (cum panis), isto é, sociedade entre aqueles que compartilham o alimento cotidiano. Portanto, Sociedade Familiar.

1.2. – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

- responsabilidade solidária dos sócios pelas obrigações sociais, subsidiariamente ao patrimônio social e de forma ilimitada.

- Possibilidade, de acordo com o Novo Código Civil, de os sócios limitarem, nos atos constitutivos, a responsabilidade de cada um. Situação que, entretanto, só vale entre eles, não repercutindo para o CREDOR que, em caso de esgotados os bens da sociedade, pode acionar todos, um ou alguns dos sócios.

- Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade, por previsão do novo Código Civil.

1.3. – PREVISÃO LEGAL:

Novo Código Civil (artigos 1.039 a 1.044).

1

Page 2: AULA - Sociedade Em Nome Coletivo

1.4. - NOME EMPRESARIAL:

FIRMA SOCIAL. Isto é, formado a partir de pelo menos um dos nomes dos sócios, acrescido(s) da expressão “e companhia”, por extenso ou abreviadamente.

OBSERVAÇÃO: Caso todos os nomes dos sócios venham a ser usados na designação da empresa, não há que se falar em acrescê-los da expressão “e companhia”.

1.5. - ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE:

Cabe tão-só à pessoa física que, como sócio, estiver designada, para tanto, no Contrato Social.

É possível, entretanto, outorgar mandato a terceiros em situações específicas, sem, jamais, conferir a condição de órgão gerencial.

Não havendo menção no contrato, todos os sócios a exercem.

2