aula materialismo, espiritualismo e espiritismo

2
Tema: Materialismo, Espiritualismo e Espiritismo. Objetivo: Mostrar as características da doutrina Materialista e da doutrina Espiritualista, reforçando que o Espiritismo traz o conhecimento do mundo espiritual, através do bom senso e da razão. Incentivação Inicial: Mostrar a figura do homem e a lista de palavras relacionadas a esta figura. Em seguida pedir aos evangelizandos que eles sublinhem com uma caneta vermelha o que é imaterial e com uma caneta azul o que é material. Desenvolvimento: Allan Kardec era antes de mais nada um cientista, estudioso da lógica e da razão, se surpreendeu com os fenômenos que vinham ocorrendo na época. Quando trouxeram-lhe a notícia das mesas girantes, ele disse que só acreditaria quando visse e quando provassem que uma mesa tivesse cérebro para pensar e nervos para sentir, e respeitosamente dizia que enquanto não lhe provassem o contrario, para ele, aqueles fenômenos não passariam de contos da carochinha. Doutrina materialista: “FUTURO DO HOMEM NO ALÉM-TÚMULO = O NADA !!” A FORMAÇÃO DO UNIVERSO É OBRA DO ACASO... O materialismo nega por completo qualquer coisa que esteja além da matéria, ou que os olhos não possam ver e as mãos não possam tocar. A existência de um ser supremo e a continuidade da vida após a morte do corpo físico não são aceitas, tirando as perspectivas e a verdadeira razão da vida. Mas isso não quer dizer que essas pessoas sejam más, muitas delas praticam o bem mesmo sem acreditar na evolução espiritual. Doutrina espiritualista: Espiritualista é todo aquele que crê que o homem é algo a mais que o corpo físico = contrário ao materialista. Os espiritualistas acreditam na existência de Deus, e na continuidade do espirito após a morte. No entanto ser apenas espiritualista não é o suficiente, pois nenhum acontecimento esta fora das leis naturais, e por isso tudo tem uma explicação, ainda que seja desconhecida para nós. Algumas pessoas se entregam demasiadamente a fé, agarrando-se a crenças desnecessárias e ritualismos, esquecendo-se de por em prática o bem. Isso comprova a inexistência dos milagres, uma vez que tudo tem uma explicação. Doutrina espírita: O avanço cientifico muitas vezes é dado através de pessoas materialistas, no entanto a ciência encontra barreiras as quais não conseguem ultrapassar, e muitos desses fatos inexplicáveis à ciência, são explicados pelo Espiritismo. “CONSERVAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE E PREEXISTÊNCIA DO ESPÍRITO = PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS, QUE INDEPENDE DA

Upload: hospital-estadual-vila-alpina

Post on 17-Feb-2017

299 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula materialismo, espiritualismo e espiritismo

Tema: Materialismo, Espiritualismo e Espiritismo.

Objetivo: Mostrar as características da doutrina Materialista e da doutrina Espiritualista, reforçando que o Espiritismo traz o conhecimento do mundo espiritual, através do bom senso e da razão.

Incentivação Inicial: Mostrar a figura do homem e a lista de palavras relacionadas a esta figura. Em seguida pedir aos evangelizandos que eles sublinhem com uma caneta vermelha o que é imaterial e com uma caneta azul o que é material. Desenvolvimento: Allan Kardec era antes de mais nada um cientista, estudioso da lógica e da razão, se surpreendeu com os

fenômenos que vinham ocorrendo na época. Quando trouxeram-lhe a notícia das mesas girantes, ele disse que só acreditaria quando visse e quando provassem que uma mesa tivesse cérebro para pensar e nervos para sentir, e respeitosamente dizia que enquanto não lhe provassem o contrario, para ele, aqueles fenômenos não passariam de contos da carochinha.

Doutrina materialista: “FUTURO DO HOMEM NO ALÉM-TÚMULO = O NADA !!”A FORMAÇÃO DO UNIVERSO É OBRA DO ACASO... O materialismo nega por completo qualquer coisa que esteja além da matéria, ou que os olhos não possam ver e as mãos não possam tocar. A existência de um ser supremo e a continuidade da vida após a morte do corpo físico não são aceitas, tirando as perspectivas e a verdadeira razão da vida. Mas isso não quer dizer que essas pessoas sejam más, muitas delas praticam o bem mesmo sem acreditar na evolução espiritual.

Doutrina espiritualista: Espiritualista é todo aquele que crê que o homem é algo a mais que o corpo físico = contrário ao materialista. Os espiritualistas acreditam na existência de Deus, e na continuidade do espirito após a morte. No entanto ser apenas espiritualista não é o suficiente, pois nenhum acontecimento esta fora das leis naturais, e por isso tudo tem uma explicação, ainda que seja desconhecida para nós. Algumas pessoas se entregam demasiadamente a fé, agarrando-se a crenças desnecessárias e ritualismos, esquecendo-se de por em prática o bem. Isso comprova a inexistência dos milagres, uma vez que tudo tem uma explicação.

Doutrina espírita: O avanço cientifico muitas vezes é dado através de pessoas materialistas, no entanto a ciência encontra barreiras as quais não conseguem ultrapassar, e muitos desses fatos inexplicáveis à ciência, são explicados pelo Espiritismo. “CONSERVAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE E PREEXISTÊNCIA DO ESPÍRITO = PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS, QUE INDEPENDE DA MATÉRIA, SUJEIÇÃO AO PROGRESSO INFINITO, NÃO HÁ PRIVILÉGIOS = HÁ JUSTIÇA NAS AFLIÇÕES, OS ESPÍRITOS PODEM SE COMUNICAR COM OS ENCARNADOS”. TODO ESPÍRITA É ESPIRITUALISTA, MAS NEM TODO ESPIRITUALISTA É ESPÍRITA. O espirita baseia-se em três aspectos principais:

A filosofia: “De onde viemos, para onde vamos e por que estamos aqui?” A ciência: “O Espiritismo é a ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de

suas relações com o mundo corpóreo” A religião: “A fé raciocinada = que se apoia nos fatos e na lógica e não deixa nenhuma

obscuridade: crê-se porque se tem a certeza e só se está certo quando se compreendeu”

Fixação: Dividir a classe em três grupos, um grupo de materialistas, outro grupo de espiritualistas dogmáticos, e um ultimo de espíritas. Os três grupos deverão bolar uma encenação sobre um debate entre duas pessoas do grupo, com o tema “Jesus e suas curas”, explicando de acordo com as idéias de cada doutrina.

Material: Figura de um homem, papéis com palavras escritas de coisas materiais e imateriais, caneta azul e caneta vermelha.