aula 9 semana

16
Sistemas Operacionais Jorge Ávila

Upload: jorge-avila-miranda

Post on 26-Jul-2015

23 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Sistemas OperacionaisJorge Ávila

MÁQUINAS VIRTUAISDentro de uma mesma máquina física o

sistema operacional possa criar outros “computadores” dentro do mesmo.

Como se fosse um clone da máquina original dentro dela mesmo.

Desta forma, os usuários podem instalar vários Sistemas Operacionais dentro de um só, então, pode-se instalar um Windows Server 2012, um Suse Linux e um outro sistema qualquer dentro de um Windows 7 instalado no computador

MÁQUINAS VIRTUAISOs programas de virtualização (Hipervisor, Virtual

Box, Microsoft Virtual PC e outros) compartilham os recursos de hardware (memória RAM, Disco Rígido, Placa de vídeo, processador e outros) a fim de permitir que a Máquina Virtual (MV) seja praticamente uma máquina dentro de outra permitindo executar qualquer aplicação diferente da máquina real.

Evidente que como a máquina virtual compartilha os recursos do hardware, o desempenho da máquina real irá diminuir a medida que as MV são ligadas.

MÁQUINAS VIRTUAISCada vez mais empresas estão buscando formas de

reduzir os custos e complexidade com o ambiente de TI, a virtualização se tornou um componente chave para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na busca destes objetivos.

Dentre os desafios enfrentados nos datacenters podemos destacar:datacenters atingiram a capacidade máxima;servidores subutilizados;gerenciamento e Segurança complexa dos servidores;hardware e sistemas legados;problemas de compatibilidade de aplicações.

Computação nas NuvensComputação em nuvem

(em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Computação nas NuvensO armazenamento de

dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem

Computação nas Nuvensvídeo

Computação nas NuvensO Gmail, por exemplo,

traz uma porção de funções para organizar não só as mensagens, mas também os arquivos recebidos com elas. Ele também conta filtros de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, chamado Google Talk.

Computação nas Nuvenso Google Docs, que tem

uma porção de ferramentas no estilo Office, com as quais você pode acessar um ótimo processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.

Computação nas NuvensA prova de que a

Google é uma das grandes partidárias da computação em nuvens é o Chrome OS, o sistema operacional desenvolvido pela gigante que tem o intuito de funcionar exclusivamente com aplicativos web, o que exige muito menos capacidade de processamento de uma máquina.