direito civil i semana 6 aula 11. os bens - continuaÇÃo semana 6 aula 11

19
DIREITO CIVIL I SEMANA 6 AULA 11

Upload: paula-avila-faria

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIREITO CIVIL I

SEMANA 6 AULA 11

OS BENS - CONTINUAÇÃO

SEMANA 6 AULA 11

2 – OS BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS

2.1 Bens móveis e imóveis. 2.2 Bens fungíveis e não fungíveis (ou infungíveis) 2.3 Bens consumíveis e não consumímeis. 2.4 Bens divisíveis e indivisíveis. 2.5 Bens singulares e bens coletivos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SEMANA 6 AULA 11

NOSSOS OBJETIVOS

• Reconhecer a classificação dos bens considerados em si mesmos.

• Compreender a noção jurídica de fungibilidade dos bens.

• Perceber a distinção entre bens móveis e imóveis.

SEMANA 6 AULA 11

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS

OS BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS

SEMANA 6 AULA 11

BENS CORPÓREOS E INCORPÓREOS.

É inquestionável a possibilidade de as coisas físicas serem objeto de relações jurídicas.

Assim, na propriedade de uma coisa qualquer (um carro, um relógio), o objeto será a própria coisa.

Os incorpóreos são os que não têm existência tangível e são relativos aos direitos que as pessoas físicas ou jurídicas têm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou com outra pessoa, apresentando valor econômico, tais como os direitos reais, obrigacionais e autorais.

SEMANA 6 AULA 11

CLASSIFICAÇÃO DOS BENSO Código Civil armou a estrutura normativa do instituto dos bens, com a arrumação que comporta o seguinte esquema de classificação, observando-se três grupos:

1)os bens considerados em si mesmos (móveis e imóveis; fungíveis e infungíveis; consumíveis e inconsumíveis; divisíveis e indivisíveis; singulares e coletivos);

2) os bens reciprocamente considerados (principais e acessórios); e

3) os bens conforme a natureza das pessoas de seus titulares (públicos e privados, disponíveis ou indisponíveis).

SEMANA 6 AULA 11

CERTAS COISAS INCORPÓREAS COMO OBJETO DE RELAÇÕES JURÍDICAS

São aquelas que não tem existência tangível e são relativos aos direitos que as pessoas físicas ou jurídicas têm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou contra outra pessoa, apresentando valor econômico, tais como: direitos reais, obrigacionais, autorais. Referimo-nos também aos chamados bens de personalidade: CF-88, art 5 º, incisos IV, VI, IX, X,XIII e aos bens imateriais (Lei do Direito Autoral)

SEMANA 6 AULA 11

Situada na aprazível cidade de Castro, região da zona rural do Paraná, a fazenda adquirida por Leonor Sigfrid Pandorf possui uma plantação de pinheiros que cobre a maior parte da área de 40.000 m², utilizada para a produção de celulose. Ocorre que Leonor resolve mudar de ramo e recebe autorização especial do IBAMA para transformar tudo em lenha.

CASO CONCRETO

a) Com base na classificação dos bens em móveis e imóveis, estabeleça a natureza jurídica das árvores da fazenda e da lenha conseguida pelo seu corte:b) Qual a importância desta distinção?

SEMANA 6 AULA 11

BENS IMÓVEISO Código Civil encarregou-se de definir os bens imóveis, com base em três critérios:a) natural; b) artificial; e c) ficcional ou legal.

Estabelece o Código Civil que são bens imóveis o solo e tudo quanto lhe incorporar natural ou artificialmente, numa combinação de dois critérios: o natural e o artificial.

SEMANA 6 AULA 11

Sob o critério legal ou ficcional , o Código Civil considerou, ainda, bens imóveis:

a)os direitos reais sobre imóveis e as ações que o asseguram; e

a) b) o direito à sucessão aberta.

SEMANA 6 AULA 11

Não perdem o caráter de bens imóveis: a) as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local; e b) os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.

Permite-se deduzir que:1) Não é pela propriedade ou característica de transferibilidade ou removibilidade que se define um bem imóvel.2) Não será sua natureza corpórea, porque é possível que o direito à sucessão aberta, considerado para os efeitos legais, um bem imóvel, não se apresente com os predicativos próprios das coisas que têm corpo.

SEMANA 6 AULA 11

Você sabia?Desta distinção resultam os importantes efeitos jurídicos abaixo, entre outros:

1- A propriedade dos bens móveis se transfere com a tradição (1267 CC), enquanto que a transferência da propriedade dos imóveis se faz por escritura pública (1245 CC);

2- Os bens móveis podem ser alienados livremente, enquanto que os imóveis, ressalvado o regime de separação absoluta de bens, nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis (1647 CC).

SEMANA 6 AULA 11

BENS MÓVEISSão caracterizados como os que têm movimento próprio (semolventes), como animais; ou as removíveis por força alheia, tais como objetos, mercadorias, utensílios, moeda, títulos da dívida pública etc. (art 82 CC), sem alteração da substância ou da destinação econômico-social,

bem como as que são móveis por força de lei, como a energia elétrica, os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações etc (art 83 do CC).

SEMANA 6 AULA 11

Também são considerados, para os efeitos legais, bens móveis : a) as energias que tenham valor econômico; b) os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes; e c) os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.

Percebe-se que o Código Civil, na definição de bem móvel, calcou-se em dois critérios: a) natural; e b) ficcional ou legal.

SEMANA 6 AULA 11

Na classe dos bens móveis, pelo critério natural, existem os:

a) os bens suscetíveis de movimento próprio ;b) os bens suscetíveis de remoção por força alheia. Para a lei, acomoda-se indiferente a natureza da força física ou jurídica mediante a qual o bem se movimenta, situação que lhe confere o atributo de bem móvel.

O importante, porém, é que, para a movimentação própria ou remoção por força alheia, exige-se a disposição e a intervenção do homem.

SEMANA 6 AULA 11

- A energia que se considera bem móvel é aquela que o homem, aproveitando-se dos recursos naturais e científicos, produz, transmite e distribui, com agregação de valor econômico, sua utilidade e necessidade.

Na classe dos bens móveis, pelo critério ficcional ou legal, foram incluídas as energias que tenham valor econômico e os direitos pessoais de caráter patrimonial e as respectivas ações , como bens móveis.

SEMANA 6 AULA 11

Os direitos reais sobre objetos móveis, com as ações correspondentes, foram considerados bens móveis, para os efeitos meramente legais.

SEMANA 6 AULA 11

NÃO ESQUEÇA DE LER

O CONTEÚDO PARA A PRÓXIMA AULA

E FAÇA OS EXERCÍCIOS NA WEBAULA!

Até lá!!!!

SEMANA 6 AULA 11