aula 4 integracao de novos f

5
INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS INTEGRAÇÃO DO FUNCIONÁRIO RECÉM-ADMITIDO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS: São programas intensivos de treinamento inicial destinados as novos membros da organização. Os programas procuram fazer com que o novo participante assimile de maneira intensiva e rápida a cultura, costumes, estrutura organizacional, principais produtos e serviços, missão, visão, objetivos organizacionais entre outras informações. Sua finalidade é fazer com que o novo empregado aprenda e incorpore valores, normas e padrões de comportamento que são considerados imprescindíveis e relevantes para um bom desempenho em seus quadros. Cada empresa desenvolve seu programa de integração de acordo com suas necessidades 1. OBJETIVOS - Formar no novo funcionário uma atitude positiva com relação à empresa e ao trabalho específico; - Fazer com que o novo funcionário se sinta parte integrante da empresa o mais rapidamente possível; - Fazer com que o novo funcionário se sinta à vontade, minimizar a tensão do primeiro contato com a empresa; - Fornecer informações sobre a empresa e sua estrutura. . 2- CONTEÚDO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO Um programa de integração poderá apresentar Temas Organizacionais como: Missão, Visão, objetivos da empresa, políticas, regulamentos internos, estrutura organizacional, etc. Direitos- Dia de pagamento, benefícios oferecidos pela organização. Deveres: tarefas do cargo, visão geral do cargo, responsabilidades).

Upload: jorgebuenosilva

Post on 12-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Aula 4 Integracao de Novos f

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 4 Integracao de Novos f

INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS

INTEGRAÇÃO DO FUNCIONÁRIO RECÉM-ADMITIDO

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS:

São programas intensivos de treinamento inicial destinados as novos membros da organização. Os programas procuram fazer com que o novo participante assimile de maneira intensiva e rápida a cultura, costumes, estrutura organizacional, principais produtos e serviços, missão, visão, objetivos organizacionais entre outras informações. Sua finalidade é fazer com que o novo empregado aprenda e incorpore valores, normas e padrões de comportamento que são considerados imprescindíveis e relevantes para um bom desempenho em seus quadros.

Cada empresa desenvolve seu programa de integração de acordo com suas necessidades

1. OBJETIVOS

- Formar no novo funcionário uma atitude positiva com relação à empresa e ao trabalho específico;

- Fazer com que o novo funcionário se sinta parte integrante da empresa o mais rapidamente possível;

- Fazer com que o novo funcionário se sinta à vontade, minimizar a tensão do primeiro contato com a empresa;

- Fornecer informações sobre a empresa e sua estrutura. .

2- CONTEÚDO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO

Um programa de integração poderá apresentar Temas Organizacionais como: Missão, Visão, objetivos da empresa,

políticas, regulamentos internos, estrutura organizacional, etc. Direitos- Dia de pagamento, benefícios oferecidos pela organização. Deveres: tarefas do cargo, visão geral do cargo, responsabilidades). Outros assuntos de acordo com a necessidade da empresa

Quando admitimos um novo funcionário devemos dedicar especial atenção a alguns aspectos de sua integração ao ambiente de trabalho. Dessa forma, destacamos alguns aspectos que julgamos importantes no que se refere à responsabilidade do empregador em promover essa integração:INTEGRAÇÃO DO FUNCIONÁRIO RECÉM ADMITIDO AO LOCAL DE TRABALHO

Programa de integração: São programas intensivos de treinamento inicial destinados aos novos membros da organização. Os programas procuram fazer com que o novo participante assimile de forma intensiva e rápida a cultura,

Page 2: Aula 4 Integracao de Novos f

costumes, estrutura organizacional, principais produtos e serviços, missão, visão, objetivos organizacionais entre outras informações. Sua finalidade é fazer com que o novo empregado aprenda e incorpore valores, normas e padrões de comportamento que são considerados imprescindíveis e relevantes para um bom desempenho em seus quadros.Cada empresa desenvolve seu programa de integração de acordo com suas necessidades.

1 – OBJETIVOS

Formar no novo funcionário uma atitude positiva com relação à empresa e ao trabalho específico;

Fazer com que o novo funcionário se sinta parte integrante da empresa o mais rapidamente possível;

Fazer com que o novo funcionário se sinta à vontade, minimizar a tensão do primeiro contato com a empresa;

Fornecer informações sobre a empresa e sua estrutura.

2- CONTEÚDO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO – Um programa de integração poderá apresentar:

Temas Organizacionais como: missão, visão, objetivos da empresa, políticas, regulamentos internos, estrutura organizacional, etc.

Direitos dias de pagamento, benefícios oferecidos pela organização etc. Deveres: tarefas do cargo, visão geral do cargo, responsabilidades Outros assuntos de acordo com a necessidade da empresa.

Quando admitimos um novo funcionário devemos dedicar especial atenção a alguns aspectos de sua integração ao ambiente de trabalho. Dessa forma, destacamos alguns aspectos que julgamos importantes no que se refere à responsabilidade do empregador em promover essa integração:

SOCIALIZAÇÃO

A Socialização Organizacional procura estabelecer junto ao novo participante as bases e premissas através das quais a empresa pretende funcionar e como o novo participante poderá colaborar nesse aspecto. Com a socialização o empregado concorda em obedecer a um horário de trabalho, a desempenhar determinada atividade, a seguir a orientação de seu superior, a atender a determinadas regras e regulamentos internos. Assim a organização busca induzir a adaptação do comportamento do indivíduo às suas necessidades. O novo participante por sua vez estará buscando influenciar a organização para criar uma situação de trabalho que seja satisfatória para si. Esse processo de socialização trata-se de um processo bidirecional, em que cada uma das partes procura influenciar e adaptar-se a outra.

MÉTODOS PARA PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO

Page 3: Aula 4 Integracao de Novos f

1- Planejamento do processo seletivo: Na entrevista de seleção já são passadas ao candidato informações sobre a empresa como sua cultura, atividades desenvolvidas, estilo de liderança, desafios, etc.

2- Conteúdo inicial da tarefa: O gerente pode dar ao novo funcionário tarefas desafiadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso, para depois entregar tarefas gradativamente mais complicadas.

3- Papel do gerente: Para o novo funcionário o gerente representa a imagem da organização. O gerente deve indicar alguém para acompanhar e orientar esse novo funcionário, essa pessoa faria o papel de tutor.

4- Grupos de trabalho: O gerente pode atribuir a integração do novo funcionário a um grupo de trabalho. A aceitação pelo grupo é fonte crucial de satisfação das necessidades sociais. O grupo tem forte influência sobre o comportamento das pessoas na organização.

SUGESTÕES

Toda pessoa merece receber informações, especialmente enquanto afeta seu trabalho. Prover a pessoa dessas informações favorecerá a sua adaptação ativa ao trabalho. Apresentamos a seguir algumas sugestões, que poderão ser seguidas e adaptadas à realidade de cada área:

Antes do início efetivo do novo funcionário, providencie móveis e equipamentos necessários à realização do trabalho (mesa, cadeira, calculadora, uniforme, equipamentos de proteção, etc.);

Apresente o novo funcionário aos colegas de trabalho e às pessoas de outras áreas com os quais terá mais contato;

Verifique o que o funcionário já sabe a respeito do trabalho; Apresente o trabalho. Execute, vagarosamente, uma fase de cada vez do

trabalho que está sendo ensinado, insistindo nos pontos-chave (cuidados a serem tomados);

Faça o funcionário executar o trabalho fazendo-lhe perguntas que o obriguem a demonstrar se realmente aprendeu;

Corrija os erros com calma e paciência; Acompanhe o trabalho do funcionário. Quando houver certeza de que sabe

executar todo trabalho, faça com que se responsabilize por sua execução, indicando-lhe ao mesmo tempo a quem procurar em caso de necessitar esclarecimentos;

Esclareça práticas gerais da área (uso do telefone, aspectos confidenciais, etc.).

Mencione os horários a serem cumpridos e qual o controle de freqüência vigente;

Peça a alguns colegas de trabalho que convide o novo funcionário para almoçar, para apresentar-lhe o local do restaurante, bem como o ambulatório médico, o W.C., o vestiário, etc.