aula 39: igreja de jerusalem

12
1

Upload: link-church

Post on 28-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 39: Igreja de Jerusalem

1    

Page 2: Aula 39: Igreja de Jerusalem

2    

Nas nossas 03 primeiras aulas comentamos a respeito da Igreja como “Corpo de CRISTO”, isto se fez necessário porque alguns equivocadamente defendem a ideia que a Igreja foi criação dos homens, vimos que sua formação foi uma orientação de CRISTO.

Hoje estudaremos a primeira Igreja Evangélica formada na face da Terra: A Igreja de Jerusalém, veremos seus Acertos e Erros, é bom lembrarmos que toda Igreja Visível tem 02 rol de membros, um VISIVEL, que é este que fazemos parte e um rol INVISÍVEL que só DEUS conhece. Infelizmente alguns “crentes” têm duvidas se fazem parte de rol INVISIVEL, veja bem o que eu disse: é a pessoa que não tem certeza, a nós não nos foi dado o direito de incluir ou excluir pessoas do rol da Igreja INVISIVEL, a nós compete exclusivamente opinar a nosso respeito. Todo Crente verdadeiro tem que ter certeza que faz parte da do rol da Igreja INVISIVEL, ou seja, dos Crentes que serão Arrebatadas. Para entendermos o por que de tantos problemas nas Igrejas, temos que ter em mente estes dois rol de membros. Por mais consagrada que seja uma Igreja, ela esta sujeita a cometer erros, nunca nos esqueçamos de que carregamos o pecado original e que a perfeição plena só alcançaremos na GLORIA. Amem Irmãos?.

O inimigo numero 1 da Igreja sabe que uma porta que DEUS abre ninguém fecha, mas ele tenta arrebanhar o máximo possível de membros da Igreja para sí. Em nossa ultima aula vimos que a Igreja não é uma instituição dividida, mas sim diversificada, ou seja, o que existe é uma variedade de ideias em torno de um mesmo assunto, diante de tantas diversidades a nova arma que o inimigo esta usando contra a Igreja é o distanciamento da Bíblia, porque ele sabe que um “crente” longe da Bíblia é como a onda do mar, impelido a bater contra a rocha ou morrer na praia, As Igrejas históricas que sempre zelaram pelos estudos das Doutrinas Bíblicas em suas Escolas Dominicais estão negligenciando estes estudos e estão dedicando mais tempo no estudo de temas atuais como aborto, pena de morte, redução da maior idade, homofobia etc....., não que isto não seja importante, o crente alicerçado na Palavra de DEUS já tem um posição coerente a respeito destes assuntos, reforça-los é bom, mas deixar os estudos Bíblicos de lado, NAO.

Page 3: Aula 39: Igreja de Jerusalem

3    

Um grande teólogo português do Sec. XVI disse uma frase que vale a pena ser lembrada e memorizada.

“...que vão os homens pelo caminho do inferno desgraça é, mas não é maravilhoso; porem, ir ao inferno pelo caminho do céu é a maior de todas as misérias” – (Padre Vieira) – Ir ao inferno com a Bíblia na mão! Terrível e trágica realidade.

Infelizmente é isto que estamos percebendo, “crentes” indo pro inferno com a Bíblia de baixo dos braços porque estão forcando a “Palavra de DEUS” dizer o que ela não esta dizendo.

Igreja de Jerusalém:

Podemos chamar a Igreja de Jerusalém como a Igreja Mãe de todas as Igrejas Cristã, poderíamos também dizer que foi a partir dela que a mensagem de CRISTO ganhou o mundo, lembrem-se que logo após a crucificação de CRISTO uma perseguição aconteceu contra os convertidos, por conta disto se refugiavam de Jerusalém, não podemos também se esquecer do grande fluxo de viajantes e peregrinos judeus que visitavam a cidade e que ao retornarem para suas cidades também levavam as noticias da crucificação, de uma ressureição e do novo movimento que estava surgindo em Jerusalém. Toda historia da formação da Igreja estão registradas nos Livro de Atos dos Apóstolos, nas Cartas de Paulo e demais Cartas, é indiscutível a liderança que a Igreja de Jerusalém teve sobre as demais Igrejas na era apostólica:

At.8.

v.14 Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Os Apóstolos saiam de Jerusalém para alguma Missão e retornavam.

v.25: Tendo testemunhado e proclamado a palavra do Senhor, Pedro e João voltaram a Jerusalém, pregando o evangelho em muitos povoados samaritanos.

Além de anunciarem as Boas-novas, eles também tinham uma preocupação de como as Boas-Novas estavam sendo anunciadas fora de Jerusalém.

At. 11.1-4:

Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus. Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo:

Page 4: Aula 39: Igreja de Jerusalem

4    

"Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles". Pedro, então, começou a explicar-lhes exatamente como tudo havia acontecido:

v.22,23:

Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia. Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Poderíamos também dizer que as Igrejas formadas em outras cidades também viam a Igreja de Jerusalém como a Igreja “mãe”

At.15.2:

Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.

Este encontro foi primeiro Concilio da Igreja Cristã.

O Apostolo Paulo também reconhecia a liderança da Igreja de Jerusalém sobre as demais:

At. 21.17,18:

Quando chegamos em Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes. Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério.

Muitos outros textos nós mostra esta liderança, mas uma pergunta eu fiz: Será que toda esta liderança é exclusivamente por conta dos Apóstolos estarem residindo em Jerusalém? E a resposta veio: Os motivos foram muitos e não único. Á estes motivos eu vou chama-los de:

PONTOS POSITIVOS:

At.1.3-5:

Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.

Page 5: Aula 39: Igreja de Jerusalem

5    

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". (grifo é meu)

Só neste texto podemos notar 02 Pontos Positivos:

1ª –CRISTO deu uma ordem: “não saiam de Jerusalém” Eles permaneceram unidos meditando em tudo que acontecera e orando, aproveitarão o tempo e incluíram ao grupo Matias em substituição a Judas, foram 10 dias de espera entre ascensão e a Festa de Pentecostes e o grupo não se restringia apenas aos 12, mas sim em muito mais: 120 pessoas mais as mulheres (At.1.14,15). OBEDIENCIA é o 1ª Ponto positivo do então grupo formado em Jerusalém.

2ª ponto: O grupo tinha tudo para abandonar a Missão e voltar aos seus afazeres particulares, afinal o Mestre tinha sido crucificado, mas não, eles mesmos sem ter ainda ação do ESPIRITO SANTO eles acreditaram nas aparições de CRISTO após sua crucificação, acreditaram e obedeceram. Fé e OBEDIENCIA são os primeiros pontos positivo da Igreja em Jerusalém. 2ª ponto é: ACREDITARAM no Mestre.

E o dia de Pentecostes chegou.

At.2.1-4

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Quando a Igreja em Jerusalém recebeu o ESPIRITO SANTO, mais pontos positivos podem ser notados:

At.8.1:

... Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria. Com esta perseguição podemos notar mais um Ponto Positivo. Mesmo com a morte de Estevão e as prisões, a Igreja não se amedrontou. Quando lemos em At.9.31, onde Lucas relata que a Igreja tinha Paz, ele esta se referindo a uma “Paz interior” e não exterior, as perseguições e os martírios continuavam, basta lermos At.12.1,2 e veremos mais mortes.

3ª ponto: NÃO SE AMENDRONTARAM.

4ª ponto:

Page 6: Aula 39: Igreja de Jerusalem

6    

At.8.25,26:

Tendo testemunhado e proclamado a palavra do Senhor, Pedro e João voltaram a Jerusalém, pregando o evangelho em muitos povoados samaritanos. Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza".

- PROCLAMACAO DA MENSAGEM DE CRISTO

O Apostolo Pedro após receber o ESPIRITO SANTO faz um Sermão e muitos foram tocados (+ de 3000) e procuram a Igreja e ai veio a orientação:

5ª e 6ª Ponto:

At. 2.38,39:

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar".

É interessante notarmos que o sermão de Pedro vem recheado com a mensagem de Joao Batista, de CRISTO e uma orientação que DEUS dera a Abraão (Gn.17.9), primeiro ele fala de ARREPENDIMENTO e MUDANCA de POSTURA (J Batista), depois FÉ (Cristo) e Pedro acrescentou as duas mensagens mais um elemento: BATISMO, portanto o ser CRENTE é: ARREPENDIMENTO, MUDANCA DE POSTURO, FÉ e COMPROMISSO publico, que é o BATISMO.

Como sempre fazemos vamos abrir um parêntese e explicar resumidamente algo sobre a SALVAÇÃO, mas antes quero dizer que a sua Salvação independe de você entender ou não este assunto, a nossa Salvação esta vinculada exclusivamente em termos CRISTO como nosso único e suficiente Salvador. Entendermos esta sequencia é importante, mas não é fatal para nossa Salvação.

Existem duas linhas teológicas a respeito da Salvação:

1) linha de pensamento: (Arminianos) Os Arminianos defendem que para haver Salvação 1ª a pessoa tem que se ARREPENDER e ter FÉ, em seguida ela e REGENERADA pelo Espirito Santo e depois JUSTIFICADA por DEUS. 2) linha de pensamento: (Calvinistas) Já os Calvinistas discordam e dizem que primeiro DEUS (ESPIRITO SANTO) REGENERA a pessoa, ou seja, toca naquele coração endurecido e o amolece, em seguida vem o ARREPENDIMENTO e a FÉ e por fim vem a JUSTIFICACAO.

Page 7: Aula 39: Igreja de Jerusalem

7    

Perceberam a diferença, esta apenas no inicio, os Arminianos defendem que a Salvação depende de uma atitude da pessoa, já os Calvinistas que defendem a Soberania absoluta de DEUS em tudo, dizem que é DEUS que chama a pessoa ao arrependimento.

Na sequencia dos versículos podemos notar mais Pontos Positivos:

7ª – v,42 “Eles se dedicavam ao ensino”

Numa outra tradução traz “perseveraram na DOUTRINA”: Todo pessoa tocada pelo ESPIRITO SANTO, tem sede de conhecer a Palavra de DEUS, a Igreja de Jerusalém tinha SEDE DE SABER, no v.46 vemos que eles perseveravam diariamente.

8ª – v.42 “perseveravam na comunhão” A comunhão aqui não significava unicamente o ficar juntos, ia muito além, inclui CRISTO.

9ª – v.42 “perseveravam na oração”. Era uma Igreja de ORAÇÃO, sem Oração não tem poder.

10ª – v.43: “Todos estavam cheios de temor”. Este temor tem um sentido de REVERENCIA a DEUS.

11ª – v.43: “e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.” PRODIGIOS e MILAGRES, Infelizmente as Igrejas de hoje estão mais voltadas aos “milagres” e se esquecem de que o maior milagre que acontece dentro de uma Igreja é a conversão de um pecador, a Igreja de Jerusalém era riquíssima neste tipo de Milagre.

12ª – v.44,45: AMOR FRATERNAL.

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

13ª – v.47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. SIMPATIA.

Quais foram os frutos que colheram?

13ª) “O Senhor, acrescentava dia a dia, mais gente”.

Todo membro de Igreja quer que “sua” Igreja cresça, normal, mas nunca podemos esquecer ou excluir o ESPIRITO SANTO neste crescimento, uma Igreja que cresce sem ter sido DEUS que tenha acrescentado, ela não cresceu, mas sim inchou. Não existe crescimento sem ação do ESPIRITO SANTO.

Page 8: Aula 39: Igreja de Jerusalem

8    

Como vimos a Igreja de Jerusalém tinha a Ação do ESPIRITO SANTO, mas nunca podemos esquecer que ela era composta de homens como você e eu me veio a pergunta:

Se ela foi compostas de homens como nós, então deveria ter problemas!

PONTOS NEGATIVOS.

1ª ponto negativo.

At.5.3

Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? “ MENTIRAS:

Este casal tinha todo direito de reter todo o dinheiro, o que eles não podiam fazer, e fizeram, foi mentir diante da congregação e consequentemente diante de DEUS, infelizmente vemos muito isto hoje, membros de Igrejas mentindo diante da congregação. Nunca nos esqueçamos dos nossos votos no momento do Batismo ou publica Profissão de Fé. E o nosso compromisso de educar e orar com nossos filhos. A Igreja de Jerusalém tinha também MENTIROSOS em seu rol de membros.

2ª ponto negativo.

At.6.1,2:

Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas

DISCRIMINACAO:

Quando lemos este texto ficamos apenas com a eleição dos Diáconos, no entanto, outros ensinamentos podemos tirar, um deles é a DISCRIMINACAO que existia no interior da Igreja, as viúvas que não falavam o hebraico estavam sendo DISCRIMINADAS no momento da distribuição dos alimentos. Será que também não descriminamos pessoa que não sabem bem falar o português?

3ª ponto negativo.

At.11.1-4

Page 9: Aula 39: Igreja de Jerusalem

9    

Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus. Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo: "Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles". Pedro, então, começou a explicar-lhes exatamente como tudo havia acontecido:

EXCLUSIVISTAS:

Alguns membros da Igreja de Jerusalém achavam que as Boas-novas era apenas aos Judeus, e este problema arrastou-se por muito tempo a ponto de surgir dentro da Igreja nascente, um grupo extremamente nocivo que ficou conhecido por judaizantes, este grupo não aceitavam os gentios (não judeus), depois de muita discussão passaram aceitar com a condição destes cumprirem os ritos da Lei de Moises. Este grupo foi uma “pedra” nos caminhos do Ap Paulo, mas Paulo não baixou a cabeça e bateu muito de frente com eles, lembre: os judaizantes eram cristãs. Será que também não temos a pretensão de sermos os únicos certos?

4ª ponto negativo.

Eu diria que a Igreja de Jerusalém era uma Igreja CONTRADITORIA.

Ao mesmo tempo em que foram obedientes em aguardar em Jerusalém pelo envio do ESPIRITO SANTO, poderíamos também dizer não obedecerem a uma ordem direta de CRISTO:

Marcos 16:14-15

Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto. E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

A Igreja de Jerusalém não saiu pelo mundo em MISSÃO, poderíamos dizer que o primeiro envio foi de Barnabé, e mesmo assim não com o intuito de MISSÃO, mas sim de espia. Todo ato Missionário da Igreja foi isolado e individual, poderíamos ate dizer que mais como curiosidade e não com o intuito de levar a MENSAGEM do MESTRE. Não foi uma Igreja MISSIONARIA, e sim fechada nas suas 04 paredes.

Como podemos perceber, mesmo com todos os Apóstolos fazendo parte da Igreja em Jerusalém e com a Ação visível do ESPIRITO SANTO, eles também tinham seus Pontos Negativos.

Considerações Finais:

Page 10: Aula 39: Igreja de Jerusalem

10    

Gostaria de propor uma avaliação, pode ser aplicada a Você ou a sua Igreja, não esqueça, você é parte da Igreja:

1. Você ou sua Igreja tem uma visão Missionaria? 2. A maioria dos membros está comprometida com o trabalho? 3. Você e os membros tem sede de saber? 4. Existe comunhão entre os Irmãos, qual é sua parte nisto? 5. Você é persevera na Oração? E sua Igreja? 6. Existe reverencia, respeito a DEUS? 7. DEUS tem suprido todas as necessidades da Igreja? 8. Você é um Crente simpático? 9. Você esta crescendo, “inchando” ou está raquítico na Fé? E sua Igreja o que

esta fazendo por isto? 10. Existem mentirosos na sua Igreja? 11. E a Discriminação como está? Recebemos bem os que nos visitam? 12. E a Exclusividade? A sua Igreja é a única que esta certa? 13. E o “Ide por todo o mundo”, como esta em sua Igreja?

Se você acha que tem algum ponto que deve ser trabalhado em sua Igreja, não se esqueça de que você faz parte deste “corpo”, inicie a reforma primeiro pedindo orientação ao ESPIRITO SANTO, somente ELE pode fazer a reforma certa, e se coloque a disposição para ser usado nesta importante obra. E que DEUS te abençoe e te oriente.

Diácono Pedro Eduardo Corona Igreja Batista Link Church – Londres

Maio de 2013 Se você caro Irmão leitor, tem alguma duvida, pergunta ou sugestão de tema, ou quer nos conhecer, entre em contato conosco usando nosso site:

www.linkchurch.net

Próxima aula: Igreja de Antioquia

Page 11: Aula 39: Igreja de Jerusalem

11    

Page 12: Aula 39: Igreja de Jerusalem

12