aula 22 - eleições

17
DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS 1. ELEIÇÕES 2. INDICAÇÃO DE ADVOGADOS E DE MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 3. PROVIMENTO DOS CARGOS NA MAGISTRATURA DE CARREIRA 4. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR RELATIVO A MAGISTRADOS 5. VERIFICAÇÃO DE INVALIDEZ 6. COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO

Upload: iasminesu

Post on 04-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aula 22 - Eleições

TRANSCRIPT

DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS1. ELEIÇÕES2. INDICAÇÃO DE ADVOGADOS E DE MEMBROS DO

MINISTÉRIO PÚBLICO3. PROVIMENTO DOS CARGOS NA MAGISTRATURA DE

CARREIRA4. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR RELATIVO A

MAGISTRADOS5. VERIFICAÇÃO DE INVALIDEZ6. COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO

PROBATÓRIO

ELEIÇÕES

# O Presidente do Tribunal, o Primeiro Vice-Presidente, oSegundo Vice-Presidente e o Corregedor da Justiça são eleitospelo Tribunal Pleno entre os seus membros.# Até que se esgotem todos os nomes, não figurará entre oselegíveis, para qualquer outro cargo, o desembargador quehouver sido Presidente, salvo se estiver completandomandato por período inferior a um ano.# Não poderá ser eleito quem já houver sido Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente e Corregedor da Justiçapor um período total de quatro anos.# Não é permitida a reeleição para o mesmo cargo.

# As eleições para os cargos de direção do Tribunal deJustiça serão realizadas pelo Tribunal Pleno no mês defevereiro do ano em que findar o mandato dosantecessores, mediante convocação do Presidente.# Ao se verificar, no curso do mandato, vacância de algumdos cargos de Direção do Tribunal e se for caso de seproceder a nova eleição, o Presidente a convocará paraum dos quinze dias seguintes.# Ao surgir vaga correspondente a algum dos cargos dedireção do Tribunal em virtude de aposentadoriacompulsória do respectivo titular, a eleição será realizadadentro dos vinte dias que antecederem sua ocorrência.

# A eleição do Presidente do Tribunal, do Primeiro Vice-Presidente, do Segundo Vice-Presidente e do Corregedorda Justiça recairá nos três desembargadores mais antigosque não estejam impedidos de ocupar esses cargos.

# Antes de se proceder à votação, o Presidente consultaráos desembargadores elegíveis sobre a aquiescência deeventual indicação.

# O Tribunal poderá não aceitar a recusa pelo voto damaioria absoluta de seus membros.

# Em nenhum caso, a recusa será aceita após a eleição.

# Se ocorrer vacância dos cargos de Presidente doTribunal, de Primeiro Vice-Presidente, de SegundoVice-Presidente ou de Corregedor da Justiça,realizar-se-á nova eleição, salvo se faltarem menosde seis meses para o término do mandato, caso emque a Presidência do Tribunal será exercida peloPrimeiro Vice-Presidente; e a Primeira Vice-Presidência, a Segunda Vice-Presidência ou aCorregedoria da Justiça, pelos demais membros,observada a ordem decrescente de antiguidade.

# Nas eleições dos cargos de direção do Tribunal oquorum mínimo de deliberação do Tribunal Pleno éde 2/3 dos desembargadores e será consideradoeleito quem obtiver pelo menos metade mais umdos votos.

# Se todos os cargos de direção estiverem vagos,eleger-se-á primeiro o Presidente do Tribunal e, emseguida, o Primeiro Vice-Presidente, o SegundoVice-Presidente e o Corregedor da Justiça.

# O Presidente, o Primeiro Vice-Presidente, oSegundo Vice-Presidente e o Corregedor daJustiça, ao concluírem os respectivos mandatos,retornarão às Turmas, observado o seguinte:

Permuta simples – o Presidente, o Primeiro Vice-Presidente, o Segundo Vice-Presidente e o Corregedor da Justiça integrarão, respectivamente, a Turma de que saírem os novos Presidente, Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente e Corregedor da Justiça;

Permuta triangular – se o novo Presidente for oPrimeiro Vice-Presidente, o Segundo Vice-Presidente ou o Corregedor da Justiça, oPresidente que deixar o cargo comporá a Turmada qual provier o novo Vice-Presidente ou onovo Corregedor da Justiça;

# Até que se esgotem todos os nomes, nãofigurará entre os elegíveis, para qualquer outrocargo, o desembargador que houver sidoPresidente, salvo se estiver completandomandato por período inferior a um ano.

– se o novo Primeiro Vice-Presidente for oSegundo Vice-Presidente ou o Corregedor daJustiça, o Primeiro Vice-Presidente que deixar ocargo comporá a Turma da qual provier o novoSegundo Vice-Presidente ou o novo Corregedorda Justiça;

– se o novo Segundo Vice-Presidente for oPrimeiro Vice-Presidente ou o Corregedor daJustiça, o Segundo Vice-Presidente que deixar ocargo comporá a Turma da qual provier o novoPrimeiro Vice-Presidente ou o novo Corregedorda Justiça;

– se o novo Corregedor da Justiça for o PrimeiroVice-Presidente ou o Segundo Vice-Presidente, oCorregedor da Justiça que deixar o cargocomporá a Turma da qual provier o novoPrimeiro Vice-Presidente ou o novo SegundoVice-Presidente.

ELEIÇÕES PARA O TRE# A eleição de desembargador ou de juiz para compor oTribunal Regional Eleitoral será realizada nos quinze diasposteriores ao recebimento do ofício que comunique otérmino do mandato.# Não poderão ser eleitos o Presidente do Tribunal deJustiça, o Primeiro Vice-Presidente, o Segundo Vice-Presidente e o Corregedor da Justiça.# Entre os juízes, serão elegíveis os integrantes daprimeira quinta parte da lista de antiguidade.# O quorum mínimo de deliberação do Tribunal Pleno éde dois terços dos desembargadores.

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO ESPECIAL

# O Conselho Especial, constituído de dezessetedesembargadores, respeitada a representação deadvogados e de membros do Ministério Público, epresidido pelo Presidente do Tribunal, é integrado:

I – pelos nove desembargadores mais antigos (4Diretores do Tribunal);

II – por oito desembargadores eleitos pelo TribunalPleno.

# As vagas por antiguidade serão providas pelos membrosmais antigos do Pleno, nas respectivas classes, medianteato do Presidente do Tribunal.# Será eleito o desembargador que obtiver maioriasimples dos votos dos membros integrantes do TribunalPleno. No caso de empate, prevalecerá o desembargadormais antigo no Tribunal.# Serão considerados suplentes, na ordem decrescente davotação, os membros não eleitos; na falta destes,observar-se-á a antiguidade.# O mandato dos membros eleitos será de dois anos,admitida uma recondução.

# O membro que exercer função por quatro anos sópoderá ser candidato se esgotados todos os nomes doselegíveis, salvo no caso de convocação por período igualou inferior a seis meses.# Em caso de impedimento do Presidente em relação aprocesso que será anunciado para julgamento, acondução dos trabalhos será transmitida ao PrimeiroVice-Presidente ou, na impossibilidade deste, ao SegundoVice-Presidente. Na impossibilidade de ambos, acondução dos trabalhos será transmitida ao membromais antigo que lhes suceder na ordem decrescente deantiguidade. (não convocar o Corregedor).