aula 1 - evolução do pensamento ambiental

34
Práticas em Educação Práticas em Educação Ambiental Ambiental (GEO 601) (GEO 601) prof. Jackson Bitencourt

Upload: jackson-bitencourt

Post on 06-Dec-2014

117 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Práticas em Educação AmbientalPráticas em Educação Ambiental (GEO 601)(GEO 601)

prof. Jackson Bitencourt

Page 2: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

□Política Nacional do Meio Ambiente; □Desenvolvimento sustentável; □Temas estratégicos.

Aula 1Aula 1

Page 3: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

10. Avaliação (critérios, ponderação e recuperação):

Em consonância com a Resolução Nº 01/2012 que regulamenta a avaliação de desempenho acadêmico dos alunos da Faculdade Projeção, serão aplicadas 2 (duas) avaliações, de acordo com o cronograma de atividades anexo. As duas (duas) avaliações terão notas de 0 a 10, com graduação de meio ponto, e a média final será a média das notas obtidas nas duas avaliações aplicadas, com seus respectivos pesos, da seguinte forma:

MF= (1ª avaliação = 10) + (2ª avaliação = 10) 2 As avaliações serão do seguinte tipo:1ª avaliação: prova individual (8,0), fichamentos de textos (2,0). 2ª avaliação: prova individual (4,0), fichamentos de textos (2,0) e seminários (4,0)

Page 4: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Meio Ambiente Meio Ambiente

□Rio de JaneiroRio de Janeiro (13 e 22 de junho de 2012)

□Objetivo:Objetivo: discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

Page 5: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conceitos de Meio Ambiente e termos Conceitos de Meio Ambiente e termos correlatos correlatos

Page 6: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conceitos de Impacto AmbientalConceitos de Impacto Ambiental

Considera-se impacto ambientalimpacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: (Resolução CONAMA 01/86)(Resolução CONAMA 01/86)

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

II - as atividades sociais e econômicas;

IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

V - a qualidade dos recursos ambientais.

III - a biota;

Page 7: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conceitos de Qualidade AmbientalConceitos de Qualidade Ambiental

“A qualidade ambiental deve ser descrita com a ajuda de indicadores objetivosindicadores objetivos e apreendida no plano de sua percepção pelos diferentes atores sociais” (Sachs, 1974)

Page 8: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conceitos de Degradação AmbientalConceitos de Degradação Ambiental

“Alteração adversaadversa das características do meio ambiente” Política Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938/81, art. 3°)

Page 9: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conceitos de Recuperação AmbientalConceitos de Recuperação Ambiental

“Aplicação de técnicas de manejo visando tornar um ambiente degradado aptoapto para um novo uso novo uso produtivoprodutivo” (Sánches, 2006)(Sánches, 2006)

Page 10: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conceitos de Avaliação de Impacto Conceitos de Avaliação de Impacto AmbientalAmbiental

“[...] é o instrumento de política ambiental que toma a forma geral de um processo concebido para assegurar que se faça uma tentativa sistemática e conscienciosa de avaliar as consequências ambientais da escolha entre várias opções que se podem apresentar aos responsáveis pela tomada de decisão.” (Wandesforde-Smith, 1980)(Wandesforde-Smith, 1980)

Page 11: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) O sistema de gestão ambiental é definido como um conjunto de procedimentos auxiliares da organização, que tem a finalidade de entender, controlar e diminuir os impactos ambientais

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) Para a finalidade de licenciamento ambiental, a Resolução CONAMA n.º 1/1986 estabelece que o estudo de impacto ambiental (EIA) deverá conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto avaliado, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.

Page 12: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1960Década de 1960

Qual era o contexto político mundial?

ONU:ONU: organismo internacional passou a coordenar a maior parte das iniciativas que resultaram na ordem ambiental internacional.

Page 13: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1960Década de 1960

ONU:ONU: organismo internacional passou a coordenarcoordenar a maior parte das iniciativas que resultaram na ordem ambiental internacional.

Conferência da Biosfera (Paris/1968):Conferência da Biosfera (Paris/1968): 64 países, 14 organizações intergovernamentais e 13 ONGs.

Discurso cientificistaDiscurso cientificista → a ciência e a técnica podem trazer a redenção para os problemas humanos → temas sociais e políticos ficaram em segundo plano.Reconhecimento da interdependênciainterdependência entre sociedade humana e sistemas naturais.

Page 14: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1960Década de 1960

Clube de Roma (1968):Clube de Roma (1968): grupo de pessoas ilustres que se reúnem para debater temas relacionados a política, economia internacional e meio ambiente.

““Os Limites do Crescimento” (1972)Os Limites do Crescimento” (1972) elaborado por uma equipe do MIT → População versus Recursos Naturais?

Page 15: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1970Década de 1970

Conservacionismo:Conservacionismo: uso racional dos elementos dos ambientes naturais da Terra, apropriação humana cautelosa, respeito à capacidade de reprodução e reposição das fontes dos recursos.

Preservacionistas:Preservacionistas: intocabilidade dos sistemas naturais. Terrorismo ecológico (anos 90) → destruição de plantações de OGMs, destruição de ícones da sociedade de consumo, formação de comunidades alternativas impulsionadas pelo movimento da contracultura.

Formulação de legislações e de órgãos ambientais.

Page 16: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conferência das Nações Unidas sobre Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente - 1972Meio Ambiente - 1972

Reuniu 113 países, 19 órgãos governamentais e 400 outras organizações intra-governamentais → apenas dois chefes de Estado compareceram à reunião (Suécia e Índia).

Duas teses capitanearam as discussões na reunião de Estocolmo: a do crescimento zerocrescimento zero e a desenvolvimentistadesenvolvimentista.Países da periferia insurgiram-se → pedindo o desenvolvimento, ainda que com poluição.

“Venham [as indústrias] para o Brasil. Nós ainda não temos poluição”. (Ministro Costa Cavalcanti)(Ministro Costa Cavalcanti)

Page 17: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1970Década de 1970

Qual era o contexto político brasileiro?

Posição desenvolvimentistadesenvolvimentista venceu → propagação de subsidiárias poluidoras de empresas transnacionais em países cuja legislação ambiental não impunha restrições.

Page 18: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conferência das Nações Unidas sobre Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente - 1972Meio Ambiente - 1972

PNUMAPNUMA (Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente).

Condenação das armas nucleares.

EcodesenvolvimentoEcodesenvolvimento (Maurice Strong): busca de desenvolvimento econômico passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento ambiental.

Cientistas, Estados e sociedade civil: três pilarestrês pilares para o avanço dos debates sobre meio ambiente.

Page 19: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1980Década de 1980

1985:1985: Convenção de Viena sobre a camada de ozônio → preceitos vagos e genéricos.

1987:1987: Protocolo de MontrealProtocolo de Montreal (complementar à Convenção de Viena → banimento gradual do CFC).

1987:1987: relatório “Nosso futuro comum” (Gro Bruntland) → todostodos somos responsáveis; surge o conceito de desenvolvimento sustentáveldesenvolvimento sustentável (compromisso com gerações futuras).

Page 20: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) Com a adesão do Brasil à Convenção de Viena e ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, por meio do Decreto n.° 99.280/1990, o controle ambiental federal continuado de importações de hidroclorofluorcarbonos (HCFC) passou a ser orientado, visando definir cronograma de eliminação da produção e consumo dessas substâncias nocivas à camada de ozônio.

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) No âmbito das diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, as atividades de sumidouro que removem gás de efeito estufa, aerosol ou precursor de gás de efeito estufa devem ser apoiadas e fomentadas, como também devem ser utilizados instrumentos financeiros e econômicos para promover ações de mitigação com esse fim.

Page 21: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1980Década de 1980

Qual era o contexto político mundial?

Incremento na ordem ambiental internacionalordem ambiental internacional, aumento do conhecimento científico (em especial sobre a camada de ozônio), ação mais contundente das ONGs, organização de eventos importantes.

Page 22: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1980Década de 1980

Qual era o contexto político brasileiro?

Brasil apresentou-se como candidato à sede da Conferência de Meio Ambiente da ONU → rearranjo da temática ambiental, mobilização de lideranças políticas, participação das ONGs.

Page 23: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Década de 1980Década de 1980

Resolução CONAMA 01/86:Resolução CONAMA 01/86: Estudo Prévio de Impacto Ambiental - EPIA antes da instalação de obras, atividades ou serviços que causarem ou sejam potenciais causadores de degradação ambiental.

Constituição/1988:Constituição/1988: Pela primeira vez uma constituição brasileira dedicou um capítulo exclusivamente ao Meio Ambiente, o que é uma raridade no mundo.

Page 24: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conferência das Nações Unidas para o Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1992Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1992

178 países, dos quais 114 chegaram a ser representados respectivos Chefes de Estado (EUA, França e Inglaterra).

Buscava-se a conciliação do binômio “conservação ambiental e desenvolvimento” → o conceito de segurança ambiental global também foi destacado.

Page 25: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Conferência das Nações Unidas para o Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1992Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1992

Documentos não vinculantes:Documentos não vinculantes: Agenda 21; Declaração do Rio; Declaração sobre Princípios Florestais

Documentos vinculantes:Documentos vinculantes: Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas; Convenção-Quadro sobre Biodiversidade. Realização de conferências-quadros anuais; EUA recusam-se a aceitar qualquer compromisso mais efetivo, não há metas ou prazos.

Page 26: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) A Agenda 21 — importante documento de referência para planos diretores e orçamentos municipais — não serve de base para comunidades rurais, bairros nem para áreas protegidas.

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) O conceito de desenvolvimento sustentável foi cunhado inicialmente no relatório da Brundtland Commission, em 1987, intitulado Nosso Futuro Comum. Nesse relatório, produto da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, abordou-se o desenvolvimento sustentável como aquele que utiliza os recursos naturais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades.

Page 27: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

COP III (Protocolo de Kyoto/1997)COP III (Protocolo de Kyoto/1997)

Complementa a Convenção-Quadro da Rio 92.

Reduzir em 5,2% a emissão de GEE, entre 2008 e 2012, com base nos níveis de 1990 (meta global).

As metas individuais de emissão de GEE incidem apenas sobre os países do Anexo I.Anexo I.

Entrada em vigor: ratificação por Estados que representassem no mínimo 55% das emissões globais → Rússia ratifica ao final de 2004, protocolo entra em vigor em fevereiro/2005.fevereiro/2005.

Page 28: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Protocolo de Kyoto - 1997Protocolo de Kyoto - 1997

MDL (Brasil → FDL) os projetos de MDL geram créditos de carbonocréditos de carbono → ≈ US$ 10 por tonelada de carbono → China, Índia e Brasil.

Page 29: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável - 2002Sustentável - 2002

Johanesburgo (RSA): Johanesburgo (RSA): discutir soluções propostas na Agenda 21.Agenda 21.

Energia:Energia: limitação das reservas de combustíveis fósseis → energias renováveis seguem fora do alcance de muitos países emergentes.

Reduzir à metademetade (até 2015), a proporção de pessoas cuja renda seja inferior a US$ 1 por dia, a de pessoas que sofrem de fome e a de pessoas que não tenham aceso a água potável.

Page 30: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) A alocação de investimentos públicos no cenário urbano para áreas tradicionalmente negligenciadas, espaços residenciais normalmente da população mais pobre, bem como a regularização fundiária de favelas e loteamentos irregulares são fatores que tendem a acelerar, eficazmente, a concentração de renda nas cidades.

(Analista Ambiental/IBAMA/2012) (Analista Ambiental/IBAMA/2012) A pobreza urbana, no Brasil, reveste-se de peculiaridades que dizem respeito a expressões espaciais e ambientais, bem como a mudanças demográficas oriundas do desenvolvimento da indústria, que induziram a transferência de populações do campo para as cidades.

Page 31: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

COP XV (Copenhagen/2009)COP XV (Copenhagen/2009)

Resultados tímidos, falta de um acordo vinculante e nem mesmo houve um acordo consensual.

BASICBASIC é decisivo para o acordo final (Brasil, África do Sul, Índia e China).

Contexto de crise internacional:crise internacional: compromisso com a criação de fundos de curtofundos de curto e de longo prazolongo prazo.Brasil → reduzir em 80%80% o desmatamento da Amazônia até 2020; reduzir entre 36,1% e 38,9%36,1% e 38,9% a emissão de GEE sobre o que seria emitido em 2020. EUA → reduzir em 17%17% a emissão de GEE até 2020, com base em níveis de 2005.

Page 32: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

COP XVI (Cancun/2010)COP XVI (Cancun/2010)

Menos expectativas, menos cobranças, mais resultados → decisões operacionais

Criação do Fundo Verde e de Comissão de Financiamentos/agentes fiduciário provisório é o Banco Mundial;

Proposta de Brasil e de Reino Unido para prorrogaçãoprorrogação do protocolo de Kyoto (caducaria em 2012) → Japão, Rússia e Austrália fazem oposição;

Compromisso com o teto de 2ºC para a elevação da temperatura média no planeta

Page 33: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

COP XVII (Durban/2011)COP XVII (Durban/2011)

Roteiro proposto pela UE para elaborar até 2015 uma ação contra a mudança climática.

InícioInício das atividades do Fundo Verde para o Clima - estipulado na COP XVI.

Crise elevou o conservadorismo dos países.

Reduções nas emissões de GEE ficaram para a próxima COP.

Page 34: Aula 1 - Evolução do pensamento ambiental

COP XVIII (Doha/2012)COP XVIII (Doha/2012)

ExtensãoExtensão do Protocolo de Kyoto → único plano que gera obrigações legais para enfrentar o aquecimento global → apenas para nações desenvolvidas (15% das emissões de GEE).

Compromisso Compromisso em negociar um novo acordo vinculante.

Hot Air:Hot Air: países que ultrapassaram o limite para a emissão de GEE podem adquirir créditos daqueles que não ultrapassaram → aprofundamento do tema.