aula 01 - conceito e evolução de qualidade

25
Sistemas Integrados de Gestão

Upload: julianodelima

Post on 04-Dec-2015

11 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Sistemas Integrados de Gestão

Page 2: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

PLANO DISCIPLINAR – 40 HORAS

Qualidade: Conceitos, Princípios e Evolução;

Ferramentas da Qualidade;

Sistemas de qualidade;

Modelos de gestão para melhoria.

Page 3: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

QUALIDADE

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há

sucesso no que não se gerencia.

Willian Deming

Page 4: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

QUALIDADE

De 1780 a 1860 ocorreu a primeiraREVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ourevolução do carvão e do ferro,caracterizada pela mecanização daindústria e da agricultura,aplicação da força motriz àindústria, desenvolvimento dosistema fabril e espetacularaceleramento dos transportes ecomunicações.

Mas quando foi que começamos a desenvolver mecanismos de gerenciamento de qualidade?

Page 5: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

QUALIDADE

De 1860 a 1914 ocorreu aSEGUNDA REVOLUÇÃOINDUSTRIAL, ou a revolução doaço e da eletricidadecaracterizada pela substituição doferro pelo aço e do vapor pelaeletricidade, desenvolvimento demáquinas automáticas,especialização do operário,crescente domínio da indústriapela ciência, transformações nostransportes e comunicações eexpansão da industrialização.

Page 6: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

QUALIDADE

Assim surgiu o contexto industrial, tecnológico, social, político eeconômico que permitiu o surgimento e aplicação das primeirasteorias administrativas (surgidas pela interferência da Igreja e dasOrganizações Militares), respaldados nos avanços tecnológicos dosprocessos de produção, da construção e utilização de máquinas e dacrescente legislação para defesa do trabalhador.

As revoluções propiciaram o surgimento das grandes fábricas, comaglomerados de funcionários, onde o cenário exigia melhorcompreensão da força produtiva e melhores métodos degerenciamento do todo.

ESSE CENÁRIO TROUXE ENTÃO A PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE

Page 7: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

QUALIDADE

“Qualidade é um conjunto de características de desempenho de um produto, processo ou serviço que, em conformidade com as especificações, atende e, por

vezes, supera as expectativas e anseios do cliente”.

Os sistemas de qualidade proporcionam os instrumentos necessários para assegurar que os requisitos e atividades especificados sejam acompanhados e verificados de

uma maneira planejada, sistemática e documentada.

Deste modo, estabelecer um sistema de qualidade significa aumentar ou reduzir a certeza de que os requisitos e atividades especificados sejam cumpridos.

Page 8: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade
Page 9: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 10: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Centrada no artesão – Oartesão em contato direto como cliente tinha uma total visãodos desejos do mesmo, etambém se ocupava de todasas tarefas. A principalcaracterística de produção erabaixa produtividade e altopadrão de qualidade.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 11: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Centrada na supervisão – Coma instalação do sistema fabril ea multidivisão das tarefas, ocontrole da qualidade passouàs mãos do mestre industrial,que exercia a supervisão e eraresponsável por toda aqualidade do processo. Nessemomento já existia apadronização dos produtose acontecia a Inspeção total daprodução.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 12: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Centrada no inspetor – Com adivisão do trabalho nasfábricas, o supervisordesacumulou aresponsabilidade daqualidade e surgiu a figura doinspetor da qualidade. Assimsurgiu o conceito de que aqualidade é responsabilidadedo departamento de controlede qualidade.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 13: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Controle estatístico – Os métodos estatísticos eliminaram a inspeção 100% evoltaram-se para técnicas de inspeção por amostragem. A cada lote de Npeças, eram inspecionadas uma pequena amostra percentual.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 14: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade
Page 15: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

A partir do controle estatístico surgiu então ométodo CEP, cuja diferença é na forma de abordagem.Enquanto todos as outras formas anteriores focavamem procurar o erro ao final do processo, o CEP começoua agir de forma preventiva.

A partir desse conceito, desenvolveram-se todosos outros sistemas de qualidade. A abordagemPREVENTIVA tornou a qualidade uma preocupação detodos os envolvidos no processo.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 16: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Controle de Qualidade Total (TQC) - Até a década de 50 apreocupação com a qualidade tinha enfoque exclusivo na conformidadeàs especificações. No CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL a qualidadepassa a ser pensada de maneira mais ampla, abrangendo desde onascimento do produto até sua entrega ao cliente, e envolvendo todosos departamentos da organização.

Basicamente o TQC consistia em:

Abordar a Qualidade desde a fase do Projeto de desenvolvimento doproduto, incluindo os aspectos funcionais e atributos dedesempenho;

Envolver todos os funcionários, de todos os níveis hierárquicos,assim como fornecedores e clientes, nos processos de melhoria daQualidade, e buscando o comprometimento e confiança recíproca.;

Manter e aperfeiçoar as técnicas clássicas da qualidade existentes.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 17: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

O TQC requer que todos os funcionários (aí incluído atémesmo o presidente da empresa), os fornecedores, os clientes e aprópria comunidade participem das atividades de melhoria daqualidade.

Segundo Feigenbaum:

“O principio em que se assenta esta visão da qualidade total(...) é que, para se conseguir uma verdadeira eficácia o controleprecisa começar pelo Projeto do produto e só terminar quando oproduto tiver chegado às mãos de um cliente que fique satisfeito(...) o primeiro principio a ser reconhecido é o de que Qualidade éum trabalho de todos”.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 18: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Garantia da qualidade – A Garantia da Qualidade é focada emestabelecer processos; determinar programas de medida paraavaliar processos; identificar fraquezas e em um processo e osaperfeiçoar. É uma responsabilidade de gerenciamento e estárelacionada com todos os produtos que serão gerados por umprocesso avaliando se o controle de qualidade estáfuncionando.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 19: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Gestão da Qualidade – É basicamente o desenvolvimento deum sistema gerencial objetivando a qualidade em todos osaspectos. Nessa abordagem a preocupação vai além dosportões da fábrica e começa-se a tratar de pós venda, vida útildo produto, atendimento ao cliente e etc. Enquanto a garantiada qualidade está focada no PROCESSO os sistemas de Gestãoda Qualidade preocupam-se com o PRODUTO.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 20: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

NORMALIZAÇÃO - A evolução dos conceitos da qualidade trouxeconsigo a necessidade de utilização de um tipo especial dedocumentos: os documentos normativos. Os documentosnormativos são documentos tais como regulamentos,especificações, relatórios e normas técnicas.

Norma é um documento estabelecido por consenso e aprovadopor um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum erepetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ouseus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo deordenação em um dado contexto.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 21: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

As normas podem ser internacionais (normas ISO), regionais (porexemplo, Mercosul), nacionais (por exemplo, ABNT, DIN) etc.

Além das normas, existem outros documentos normativosutilizados, como os relatórios técnicos (TR na ISO) e asespecificações técnicas (TS na ISO).

Em virtude da particularidade das normas em cada região, foicriado o em 1947 o International Organization forStandardization, um fórum internacional de normalização. Essaorganização não governamental tem sede em Genebra na Suíça,e em 2005 contava com 151 países.

O prefixo ISO utilizado em todas as normas deriva do prefixogrego isos, que significa mesmo, igual.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 22: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Os princípios utilizados pelo instituto para normalizaçãointernacional são:

Igualdade de direitos dos membros - Cada país tem direito a umvoto, independente do tamanho e da riqueza de sua economia.

Normas voluntárias - As empresas e nações apenas adotam asnormas desenvolvidas pela ISO se o desejarem.

Direcionamento ao mercado - A ISO só desenvolve normasquando há interesse do mercado.

Consenso - As normas ISO são desenvolvidas a partir do consensodas partes envolvidas, o que lhes dá, apesar do caráter voluntário,uma enorme penetração no mercado mundial.

Embasamento - As normas ISO constituem-se em um acordotécnico que dá a base para uma tecnologia compatívelinternacionalmente.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 23: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

IEC e ISO - A International Electrotechnical Commission (IEC) e aISO juntas formam os dois principais fóruns de normalizaçãointernacional. As normas internacionais são reconhecidas pelaOrganização Mundial do Comércio (OMC) como a base para ocomércio internacional, e o seu cumprimento significa contarcom as melhores condições para ultrapassar eventuais barreirastécnicas.

A ABNT é a maior organização de regulamentação técnica doBrasil. Foi fundada em 1940, “para fornecer a base necessária aodesenvolvimento tecnológico brasileiro” (ABNT, 1998, p.18). Seuprincipal objetivo é a elaboração e o incentivo do uso de normastécnicas, mantendo-as sempre atualizadas.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 24: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

Normas Brasileiras de Regulamentação - NR’s - São decumprimento obrigatório por todas as empresas brasileiras,regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentosobrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.São elaboradas e modificadas por comissões tripartitesespecíficas compostas por representantes do governo,empregadores e empregados.

INMETRO - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização eQualidade Industrial, é uma autarquia federal, vinculada aoMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

Page 25: Aula 01 - Conceito e Evolução de Qualidade

1 – Qual foi o impacto da revolução industrial na preocupaçãocom a qualidade?

2 – Quais as grandes modificações que o CEP trouxe àqualidade?

3 – Explique o que é normalização e porque ela surgiu.

4 – Descubra quais os sistemas de qualidade utilizados no seulocal de trabalho.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO