auditoria da previc aponta consistência na política de [email protected] silva - (82) 98876.5959...

4
$ $ $ $ ANO XIX • EDIÇÃO 69 • OUT A DEZ • 2017 Auditoria da Previc aponta consistência na política de investimentos e de governança da Faceal

Upload: phungdang

Post on 09-Aug-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

$

$

$

$

$

$

$

$

ANO XIX • EDIÇÃO 69 • OUT A DEZ • 2017

Auditoria da Previc aponta consistência na política de investimentos e de governança da Faceal

FACEA

Lnotícias

2

PALAVRA DO PRESIDENTE

Time Crescendo Rede Social

Missão cumprida: 2017 foi positivo para a Fundação

Mais um ano chega ao fim e, com ele, o sentimento do dever cum-prido. Atingimos as metas defini-

das, asseguramos a rentabilidade dos in-vestimentos e passamos por cima de todas as dificuldades que atravessaram o nosso caminho. Apesar de alguns percalços, 2017 foi um ano positivo para a Fundação.

Foram vários fatos marcantes, dignos de comemoração em 2017: o patrocinador quitou o débito do contrato do Serviço Passado; as rentabilidades dos Planos BD e CD ultrapassaram as metas estabeleci-das para o exercício; recebemos o Cer-tificado de Adesão ao Código de Princí-pios Éticos e de Condutas para o Regime Fechado de Previdência Complementar; e demos um grande passo para realizar nossa adesão ao Código de Autorregula-ção em Governança de Investimentos da Abrapp/Sindapp/ICSS.

Apesar de todos os fatos marcantes do ano, o mais importante é que a Faceal permanece cumprindo sua missão: pagar benefícios previdenciários. E ao longo de 2017 foram pagos aproximadamente R$ 24.100.000,00 (vinte e quatro milhões e cem mil reais) em benefícios previden-ciários.

Nesta edição do Faceal Notícias, des-tacamos a Auditoria realizada pela Previc (Superintendência Nacional de Previ-dência Complementar), cujos resultados expostos no Relatório de Encerramento

apontam que a Fundação vem manten-do consistência na sua política de inves-timentos e na sua governança. Ao final, apenas poucas determinações e algumas recomendações de aperfeiçoamento e melhoria dos controles dos processos in-ternos da Fundação. Vale ressaltar que a Auditoria da Previc sempre é relevante para todos os gestores, empregados, parti-cipantes ativos e assistidos, beneficiários e patrocinadores, simplesmente pelo fato de poder atestar que os caminhos de gestão percorridos foram escolhidos acertada-mente e com o olhar para um futuro.

Contamos, ainda, um pouco da histó-ria do nosso colaborador Antunes Costa, o qual é responsável pelos controles internos da Faceal. Um jovem que tem uma vonta-

de enorme de estar sempre aprendendo e que vê na Faceal a grande oportunidade de realizar seus sonhos e por em prática todos os seus conhecimentos.

Vocês vão conhecer também a histó-ria do seu Waldemar e de sua filha Sônia. Os dois são participantes assistidos da Fa-ceal. Se vocês também tiverem uma boa história com a Fundação pra contar, entre em contato conosco, pois ela poderá estar estampada na próxima edição do Faceal Notícias.

A todos, um ano novo de paz, saúde, prosperidade e felicidade.

Feliz 2018! Um forte abraço!

Ricardo Cesar Araújo MeloDiretor Presidente da Faceal

FUNDAÇÃO CEAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA - FACEAL

Av. Fernandes Lima, 3565, Gruta de Lourdes, Maceió-AL ,

CEP: 57052-405 - Fone: (082) 3218.1676

Diretoria ExecutivaRicardo Cesar Araújo Melo

Diretor PresidentePaulo Roberto Lopes Japiassú

Diretor de SeguridadeJosé Cândido da Silva Filho

Diretor Administrativo Financeiro

Conselho DeliberativoEdson Silva de Lima - Presidente

Almir Pereira Menezes Ari Lins Pedrosa

Carlos Eduardo Costa Lima João Rocha de Souza Leão

Josenal Pereira Fragoso

Conselho FiscalEronildes Almeida Marinho - Presidente

Ailton José de Oliveira José Alex Tenório da Costa Roberval Cassiano da Silva

Jornalista ResponsávelAndrezza Tavares - MTE/AL 1136

Projeto GráficoDaniel Silva - (82) 98876.5959

EXPEDIENTE

A cada ano, a Faceal ganha novos participantes. Somente em 2017, foram 107 pessoas que se juntaram a Entidade. Isso é o reflexo do trabalho ético e trans-parente que a Fundação vem de-senvolvendo ao longo dos seus 43 anos de existência, prezando sempre pela boa administração dos planos de benefícios previ-denciários e visando à satisfação dos seus participantes, assisti-dos e patrocinadores. Com isso, a Fundação fecha 2017 com um total de 1878 participantes. Sejam bem vindos!

Nos últimos meses, a Fundação laçou o projeto FACEAL DE PORTAS ABERTAS no Facebook, com o objetivo de apresentar aos seus participantes, todas as pessoas que fazem parte da Entidade como diretores, colaboradores, conselheiros, membros do Comitê de Investimentos e prestadores de serviço. Se você ainda não curtiu a nossa Fan Page, corre lá no Facebook, siga a nossa página (Faceal) e fique por dentro de tudo que acontece na Fundação.

FAC

EALnotícias

3

CONTROLES INTERNOS

Em relação à estrutura gerencial da Faceal, a Previc “constata que a Entidade dispõe de uma organização bem defi nida, com as atividades da área atuarial e de be-nefícios claramente atribuídas”, concluiu o relatório referindo-se a parte que trata dos Controles Internos de Previdência e Atuária.

AUDITORIA DO PATROCINADOR

Além da Previc, a Faceal também prestou informações de suas atividades administrativas e dos investimentos ao Patrocinador Eletrobras Distribuição Alagoas, que por sua vez estava sendo auditado pela Controladoria Geral da União (CGU) e necessitava responder as questões referentes à avaliação das ativi-dades desempenhadas pela Eletrobras na qualidade de patrocinadora em relação a Faceal, na qualidade de gestora dos pla-nos de benefícios.

Para tal, foi selecionado o macropro-cesso que trata da gestão dos recursos repassados pela Eletrobras na qualidade de patrocinadora da Faceal, abrangendo os controles internos e os mecanismos de governança atinentes ao repasse de recursos fi nanceiros, assim como a ges-tão dos recursos garantidores e a trans-parência dos atos da Faceal na gestão dos planos de benefícios.

Todas as solicitações do Patrocinador foram devidamente atendidas, sem apon-tamentos de inconsistências relacionadas à Faceal, o que somente comprova o com-promisso da Entidade com seus objetivo.

Interatividade

Festa !

Atenção participante! O que você gostaria de ler no nosso próximo jornalzinho? Envie suas sugestões para o email: [email protected]. Participe!

FISCALIZAÇÃO

Fundação tem resultado positivo em Auditoria da Previc

A Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência sempre pre-zou pela ética e transparência na

administração do patrimônio dos seus participantes. E, em recente auditoria realizada pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), em agosto deste ano, fi cou demonstrado pelos resultados do Relatório de Encerra-mento, que a Faceal vem mantendo con-sistência na sua política de investimentos e na sua governança.

No relatório fi nal, apenas poucas de-terminações e algumas recomendações de aperfeiçoamento e melhoria dos con-troles dos processos internos da Funda-ção, que serão integralmente atendidas. Nenhuma infração foi constatada e ne-nhuma sanção foi aplicada.

A Auditoria da Previc sempre é rele-vante para todos: gestores, empregados, participantes, assistidos e patrocinador, simplesmente pelo fato de poder atestar que os caminhos de gestão percorridos foram escolhidos acertadamente e com o olhar para um futuro.

No recente processo de fi scalização na Faceal, o objetivo foi a verifi cação da consistência nos controles internos, na atuação da governança e na transparên-cia nos processos decisórios e na relação da Entidade com os seus participantes e assistidos. Além disso, também foi observado como se dá a comunicação interna e externa; a disponibilização de informações no Portal Institucional, o funcionamento dos órgãos estatutários; e a condição de regularidade dos membros dos órgãos estatutários, considerando as certifi cações e habilitações.

Vale ressaltar que o Processo de Au-ditoria, é uma rotina na agenda do órgão fi scalizador. A última vez em que a Faceal recebeu a Auditoria da Previc foi em 2012.

COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Em seu relatório, a Previc destacou o Portal Institucional da Faceal como um canal de comunicação efi ciente entre a Fundação e seus participantes, onde por meio dele, é possível ter acesso a diversas informações e documentos. Constatou ainda que existe no site, uma área exclusi-va, de acesso restrito a informações e da-dos pelos participantes e assistidos, além do atendimento presencial.

Outro ponto ressaltado pela Previc é que os participantes da Faceal têm acesso às informações da gestão de investimen-tos por meio do site ofi cial da Fundação que disponibiliza informações e docu-mentos como as atas de reuniões do Co-mitê de Investimentos.

PORTALINSTITUCIONALNSTITUCI

PTUI N L

PNU

RPTT NO

PNS

RCI AAU AL

OOPUUI

O LC LT AOU AT CAOT

AAU

LT LANAAAAN

LRTR LTARR LO

ÁREA EXCLUSIVAPARA PARTICIPANTEARAP ARTICA

APE A

T

AR

AAPA

IVI

AAR

RERR X

C ENR NTE

ÁÁR SEARR

SP

ETIPT ANIRTU

CLU

T NU

NAN ENTA

ÁÁ SC SÁ CRR X S

No próximo dia 26 de janeiro será realizada a nossa tradicional Festa dos

Aposentados. Será um dia de muita alegria, grandes encontros, diversão,

homenagens e sorteio de brindes. Esperamos vocês, participem!

FACEA

Lnotícias

4

Ao longo do tempo, a Fundação acu-mulou boas histórias que merecem ser retratadas em nosso jornalzinho

trimestral, o Faceal Notícias. Uma delas é a história do seu Waldemar Barros e da Sônia Guedes, pai e filha, que, coincidência ou não, trabalharam na mesma empresa e fazem parte da Faceal desde que entraram na antiga Ceal, hoje Eletrobras Distribuição Alagoas.

Participante do Plano BD, seu Walde-mar se aposentou em 1993, após 20 anos trabalhando como motorista. Sônia decidiu que era a hora de parar em 2013, após 33 anos de labuta na Eletrobrás, onde foi secre-tária e assistente da Diretoria.

Ela, participante do Plano CD, contou que o encontro dos dois na mesma empresa não foi planejado e que o pai nem sabia que ela estava fazendo os testes para entrar na Eletrobras, já que ele trabalhava no interior e ela na capital.

No auge dos seus 90 anos, seu Walde-mar diz que sente saudades da época, dos amigos que fez, mas disse que fazer corte de energia era uma das coisas mais difíceis

por causa das ameaças que recebia, junto com o eletricista. Hoje, ele passa o tempo jogando dominó, indo à praia e viajando para Joaquim Gomes, onde construiu sua carreira política.

Depois de aposentada, Sônia intensifi-cou as viagens aproveitando para conhecer outros países e novas culturas. Hoje dedica seu tempo aos cursos de História da Arte e ao trabalho voluntário na Cruz Vermelha Alagoas, além de ajudar no dia a dia dos pais idosos.

Além da aposentadoria do INSS e do aluguel de casas, seu Waldemar conta com o recurso da previdência complementar da Faceal, pequeno, mas com previsão de me-lhoria quando a Fundação conseguir auto-rização para distribuir o superávit do Pla-no BD. Seu Waldemar é da época em que a contribuição do funcionário era o único aporte que a Fundação recebia, diferente do Plano CD, onde a Patrocinadora também faz o aporte de 100 % do valor que o par-ticipante contribui para a sua previdência complementar, como é o caso da sua filha, Sônia.

“Houve a mudança de plano, nós passa-mos a contribuir mais e a empresa também passou a contribuir. Na época do papai, eles contribuíam menos e a empresa não contri-buía nada, por isso o complemento dele é pouco”, explicou a filha, acrescentando que se ela não tivesse a Faceal, o seu padrão de vida hoje seria menor.

Ser contratado para trabalhar como agente administrativo da área de Seguridade e poucos meses depois

assumir o setor de Controles Internos da Faceal foi uma grata surpresa na vida profissional do colaborador Antunes Eu-clides de Lima Costa, de apenas 26 anos de idade. Ainda na Faculdade de Admi-nistração, ele descobriu seu gosto pelo Mercado da Previdência Complementar.

Curioso, Antunes sempre quis enten-der e conhecer um pouco mais da Fun-dação Ceal de Assistência Social e Pre-vidência, mas quando foi contratado em meados de 2014, sua perspectiva era ape-nas a de executar a sua função com qua-lidade. “Não vislumbrava que cinco me-ses depois eu seria convidado a fazer um treinamento e no ano seguinte assumir a parte de Controles Internos, porém, como profissional, independente do trabalho, eu continuava me preparando para as opor-tunidades”, declarou o colaborador acre-ditando que tanto o trabalho de agente administrativo na Seguridade como o de Controles Internos iria extrair o máximo que ele poderia dar. “Mas como Controles Internos o desafio e a responsabilidades são maiores”, afirmou.

O trabalho na Faceal faz com que An-tunes Costa se sinta valorizado, reconhe-cido, satisfeito e desafiado. “Não me vejo como um profissional estagnado, a gente tem uma rotina muito complexa, que de-manda muito da gente e eu me vejo desa-fiado buscando constantemente resultado que satisfaça a todos: a diretoria, aos con-selhos e aos participantes”, ressaltou.

Para Antunes Costa, a Fundação é mais do que uma possibilidade de cres-cimento, é um caminho de realização pessoal e profissional. “Pessoal por que a gente consegue materializar aquilo que passou a vida toda construindo, há sem-pre aquela cobrança de ser ‘alguém na vida’ e a Faceal materializa essa questão de ser alguém na vida que traz resultados pra outras vidas que são os nossos parti-cipantes”, enfatizou.

O colaborador explicou que seu tra-balho na Fundação é exclusivamente, apresentar e trazer resultados positi-vos aos participan-tes, e esses resul-tados podem ser financeiros através de rentabilidade positiva, ou pode ser social através de um bom atendi-mento, uma infor-mação daquilo que os participantes precisam.

“A Fundação é a materialização de um resultado pessoal de fato de ser alguém na vida, e profissional porque me permite praticar aquilo que eu venho estudan-do há anos, uma

vez que a minha formação é na área de Previdência Privada, assim como a minha especialização e o meu MBA que tam-bém são específicos, o que torna prático um sonho pessoal de dar resultado para a sociedade através dos participantes, e profissional de ter reconhecido aquilo que eu passei anos me preparando”, reforçou Antunes Costa, acrescentando que se a Fundação não existisse na sua vida, ele não coseguiria tornar prático aquilo que aprendeu ao longo dos seus 26 anos.

HISTÓRIAS

Pai e filha são participantes da Fundação

Faceal é a realização de um sonho, diz colaborador