auditoria 2

2
O mercado de trabalho na área da contabilidade é muito amplo, tanto no setor público quanto no setor privado, pois toda empresa sendo ela de micro, pequena, média ou grande porte necessita de um profissional contábil para o auxilio na administração da empresa e na tomada de decisões. Um exemplo de um no campo de atuação na contabilidade é a Auditoria. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade ela é definida como: A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica. http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t11.htm Portanto, a Auditoria é uma avaliação dos registros das operações contábeis realizadas pelo contador na elaboração das demonstrações contábeis, a fim de comprovar que todos os registros estão de acordo com os fatos ocorridos na empresa. O conselho Federal de Contabilidade na NCB TA ( Normas de Contabilidade Brasilleira de Auditoria Independente diz que: O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/ NBC_TA_AUDITORIA.pdf

Upload: juliana-rodrigues

Post on 09-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Definição de auditoria

TRANSCRIPT

Page 1: Auditoria 2

O mercado de trabalho na área da contabilidade é muito amplo, tanto no setor público quanto no setor privado, pois toda empresa sendo ela de micro, pequena, média ou grande porte necessita de um profissional contábil para o auxilio na administração da empresa e na tomada de decisões.

Um exemplo de um no campo de atuação na contabilidade é a Auditoria.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade ela é definida como:

A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t11.htm

Portanto, a Auditoria é uma avaliação dos registros das operações contábeis realizadas pelo contador na elaboração das demonstrações contábeis, a fim de comprovar que todos os registros estão de acordo com os fatos ocorridos na empresa.

O conselho Federal de Contabilidade na NCB TA ( Normas de Contabilidade Brasilleira de Auditoria Independente diz que:

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/NBC_TA_AUDITORIA.pdf

Além da avaliação os Auditores têm que elaborar um relatório dando a opinião deles sobre as demonstrações contábeis.

Tipos de auditoria

Interna - Realizada por um profissional da própria empresaExterna ou Independente – Realizada por uma profissional que não tem vinculo com a empresa.

Onde o Auditor pode atuar

O Auditor pode atuar em empresas de pequenas, médias ou grande porte ou também em empresas de capital aberto.

Page 2: Auditoria 2

Formação Necessária para se tornar um Auditor

Para ser um Auditor é necessário possuir formação no curso de graduação em Ciências Contábeis e ter registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). E para trabalhar em S.A (Sociedades Anônimas) é necessário ter registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quando fazer Auditoria

As empresas de Capital aberto e de grande porte são obrigadas a fazer auditoria por lei. Já as Instituições financeiras por determinação do Banco Central e as demais empresas por controle.