auditor do tesouro municipal prova 3 - concursos públicos · escola de administração fazendária...

22
Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DO RECIFE - 2003 Auditor do Tesouro Municipal Prova 3 INSTRUÇÕES Nome: N o Inscrição: 1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - DURAÇÃO DA PROVA: 5 horas, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 3 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções (res- postas), precedidas das letras a , b , c , d e e . 4 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso. 5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha , sem ultrapassar seus limites. 6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer reclama- ção sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, pode- rão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 4.3.12 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; a não - observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 12 - Este caderno de prova está assim constituído: Disciplinas Questões Peso Legislação Tributária do Recife 01 a 25 Contabilidade Geral 26 a 50 Auditoria Contábil Fiscal 51 a 60 2 Boa Prova

Upload: truongngoc

Post on 20-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Escola de Administração Fazendária

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DO RECIFE - 2003

Auditor do Tesouro Municipal Prova 3INSTRUÇÕES

Nome: No Inscrição:

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - DURAÇÃO DA PROVA: 5 horas, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 3 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções (res-

postas), precedidas das letras a, b, c, d e e. 4 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso. 5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha,

FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites.

6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de

uma opção. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer reclama-

ção sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos,

tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, pode-

rão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 4.3.12 do edital.

11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; a não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

12 - Este caderno de prova está assim constituído:

Disciplinas Questões Peso

Legislação Tributária do Recife 01 a 25 Contabilidade Geral 26 a 50 Auditoria Contábil Fiscal 51 a 60

2

Boa Prova

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

2

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO RECIFE

01- Assinale a única opção que representa uma pro-posição totalmente verdadeira.

a) O reconhecimento e a cassação da imunida-de referente ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) são de competência do Secretário de Finanças.

b) Constitui fato gerador da Contribuição de Melhoria a realização de obra pública.

c) É vedado ao Município do Recife instituir impostos sobre o patrimônio e os serviços das instituições de educação.

d) As entidades cujo patrimônio e serviços este-jam alcançados pela imunidade estão deso-brigadas de manter escrituração.

e) As decisões do Conselho de Recursos Fis-cais constituem norma complementar, inte-grante de legislação tributária municipal.

02- Assinale a opção que completa corretamente a proposição a seguir:

A competência tributária do Município do Recife compreende a instituição de

a) contribuição de melhoria e taxa de licença

incidente sobre a localização de estabeleci-mento no seu território.

b) imposto sobre a propriedade predial e territo-rial urbana e imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis.

c) imposto sobre a propriedade territorial rural e contribuição de melhoria.

d) taxa de licença incidente sobre o exercício de atividade ambulante e imposto sobre a trans-missão de quaisquer bens.

e) imposto sobre doações de bens imóveis e taxa de iluminação pública.

03- Assinale a única das proposições a seguir que é verdadeira.

a) Os tributos não pagos no vencimento sujei-tam-se à multa moratória, que será de no mínimo 10%, e no máximo 20%.

b) O crédito tributário não recolhido no prazo legal é acrescido de juros moratórios de 1% ao mês a partir do primeiro dia do mês sub-seqüente ao do vencimento.

c) São penalidades aplicáveis às infrações à legislação tributária, previstas no Código Tributário Municipal, entre outras, a interdi-ção de estabelecimento, a perda de mercado-rias e a apreensão de documentos.

d) Em caso de ação ou omissão apurada por auto de infração, o valor do tributo não reco-lhido será acrescido de multa por infração e juros de mora.

e) Em caso de infração à legislação tributária punida com interdição do estabelecimento infrator, serão dispensados os juros e a atua-lização monetária incidentes sobre os tributos devidos durante o prazo que durar a interdi-ção.

04- O proprietário de um terreno plano com área de 6.000 m2, situado na zona urbana, obteve licença e de acordo com ela edificou, no terreno, imóvel residencial com 500 m2 de área construída total, concluído em julho de 2002. Foram observadas as condições de ocupação do terreno definidas na legislação que disciplina o uso e ocupação do so-lo. O imóvel encontra-se ocupado desde agosto de 2002, embora ainda não tenha sido concedido "habite-se". Considerando as normas relativas à incidência do Imposto sobre a Propriedade Predi-al e Territorial Urbana, é correto afirmar que:

a) A partir de 01/01/2003, sobre a propriedade do imóvel descrito (terreno e construção) incide o IPTU calculado à alíquota relativa a imóvel edificado.

b) O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, calculado à alíquota relati-va a imóvel edificado, só passará a incidir a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente à data da concessão do "habite-se".

c) A partir de 01/01/2003, o IPTU será calculado à alíquota para imóvel não edificado sobre 3.000 m2 e à alíquota de imóvel edificado sobre os restantes 3.000 m2.

d) O IPTU será calculado à alíquota para imóvel não edificado sobre 3.000 m2 e à alíquota de imóvel edificado sobre os restantes 3.000 m2

apenas a partir de 1º de janeiro do ano sub-seqüente à data da concessão do "habite-se".

e) A partir de 01/01/2003, o IPTU será calculado à alíquota para imóvel não edificado sobre 3.500 m2 e à alíquota para imóvel edificado sobre os restantes 2.500 m2.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

3

05- Assinale a única das proposições abaixo que é inteiramente verdadeira.

a) É isento do pagamento do imposto predial e territorial urbano o imóvel de propriedade do funcionário público municipal, que nele reside, cadastrado com valor venal de R$ 15.000,00.

b) Quando mais de uma pessoa detém a posse do imóvel, no lançamento do imposto predial e territorial urbano não poderá ser considera-do responsável apenas um dos possuidores, respondendo todos, individualmente, pela parcela correspondente à divisão do valor do imposto pelo número de possuidores.

c) O contribuinte beneficiado com isenção parci-al do imposto predial e territorial urbano que atrasa o pagamento de alguma parcela do imposto perde a isenção em relação à parcela em atraso.

d) Será concedida isenção total do pagamento do imposto predial e territorial urbano, pelo prazo de 3 (três) anos, ao proprietário que realizar obras de restauração em imóvel loca-lizado em zona de preservação rigorosa, nos termos da lei aplicável.

e) É isento do IPTU o proprietário do imóvel que o ceda gratuitamente para funcionamento de estabelecimento de ensino legalizado.

06- Considerando as disposições relativas ao Impos-to sobre a Propriedade Predial e Territorial Urba-na (IPTU), assinale as proposições abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indi-que a opção que contém a seqüência correta.

( ) Não são passíveis de serem objeto do IPTU imóveis localizados em área cujos únicos melhoramentos existentes, construídos ou mantidos pelo Poder Público, são abasteci-mento de água e rede de iluminação pública sem posteamento.

( ) Os oficiais dos Cartórios de Ofício de Notas e dos Cartórios de Registro Geral de Imóveis que lavrarem, autenticarem ou registrarem atos e termos sem a prova da inexistência de débito referente ao IPTU incidente sobre o imóvel sujeitam-se a pagar o imposto devido.

( ) Tendo o contribuinte, por dois anos seguidos, cometido a mesma infração punível com a multa de 100% do imposto devido, e estando ele discutindo na esfera administrativa a primeira multa quando foi lavrado o auto de infração em relação à segunda, esta será punida com multa em dobro (200%).

a) F, V, F b) F, V, V c) V, F, V d) F, F, V e) V, V, V

07- Considerando que, de acordo com a Planta Gené-rica de Valores de Terreno, o valor unitário do me-tro linear da testada fictícia para o local é de R$ 500,00, indique qual o valor do IPTU de terre-no nele localizado que tenha 60 m de testada principal e 50 m de profundidade. Sabe-se que o logradouro é provido de meio-fio, o terreno não possui muro ou calçada e que não há impedimen-to para a construção de muro e/ou calçada.

a) R$ 900,00 b) R$ 1.500,00 c) R$ 1.125,00 d) R$ 1.875,00 e) R$ 1.250,00

08- Felisberto dos Santos subscreveu capital da empre-sa ALFA, cujo objeto social inclui a compra e venda de imóveis, integralizando o capital subscrito medi-ante incorporação, ao patrimônio da pessoa jurídica, de imóvel de sua propriedade. A receita operacional da empresa ALFA nos dois anos anteriores e nos dois anos subseqüentes à operação foi de R$ 9.000.000,00, sendo R$ 5.000.000,00 referentes à compra e venda de imóveis. Três anos após ter in-tegralizado o capital, Felisberto dos Santos retirou-se da empresa, recebendo por suas quotas o mes-mo bem que dera em integralização do capital. Considerando a situação descrita e as normas rela-tivas ao Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI), assinale a opção que contém uma proposição verdadeira.

a) Não incide o ITBI em nenhuma das duas transmissões.

b) Incide o ITBI em ambas as transmissões, sendo contribuinte na primeira a empresa ALFA e na segunda Felisberto dos Santos.

c) Incide o ITBI na primeira transmissão, sendo contribuinte a empresa ALFA.

d) Incide o ITBI na primeira transmissão, sendo contribuinte Felisberto dos Santos.

e) Incide o ITBI na segunda transmissão, sendo contribuinte Felisberto dos Santos.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

4

09- Considerando as disposições relativas ao Impos-to sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imó-veis e de direitos a eles relativos (ITBI), assinale as proposições abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que con-tém a seqüência correta.

( ) Não incide o ITBI sobre a transmissão de imóveis integrantes do patrimônio de uma empresa, que os vende em conjunto com a totalidade de seu patrimônio, a outra pessoa jurídica cuja única atividade é a compra e venda de imóveis.

( ) Constitui fato gerador do ITBI o compromisso de compra e venda de imóveis, sem cláusula de arrependimento, inscrito no Registro de Imóveis.

( ) Em caso do permuta de imóveis situados no Município do Recife, cada um dos permutan-tes é contribuinte do ITBI.

a) F, F, V b) F, V, V c) V, F, V d) F, V, F e) V, V, V

10- Tendo falecido na cidade em que residia, São Paulo, SP, Júlio Moraes Barros deixou para seu fi-lho Pedro um imóvel em São Paulo e para seu fi-lho João um imóvel na cidade do Recife. De pos-se do formal de partilha extraído dos autos do in-ventário que se processou em São Paulo, João levou-o a registro no Registro de Imóveis compe-tente, no Recife. Considerando a situação descri-ta, e tendo em vista a legislação relativa ao im-posto de transmissão de bens e direitos a ele re-lativos de competência do Município (ITBI), assi-nale a opção correta.

a) O recolhimento do ITBI ao Município do Reci-fe deverá ser feito no prazo de até 10 dias contados da expedição do formal de partilha.

b) João tem 30 dias para pagar ao Município do Recife o ITBI pelo valor do lançamento, findos os quais somente poderá pagá-lo após a atualização monetária correspondente.

c) Se João pagar o ITBI ao Município do Recife no prazo de 10 (dez) dias contados da avalia-ção terá direito a um desconto de 10%.

d) João não é contribuinte do ITBI para o Muni-cípio do Recife por ser residente em São Paulo.

e) O Cartório de Registro de Imóveis competen-te do Recife não deverá exigir a comprovação da quitação do ITBI quando for levado a registro o formal de partilha.

11- José de Arimatéia faleceu no Recife, deixando para seus dois únicos filhos e herdeiros, Pedro e Paulo, seu patrimônio, que era composto de 6 imóveis, cu-jos valores, segundo avaliação das Fazendas Públi-cas, não contestada, eram os seguintes:

Imóvel A R$ 300.000,00 Imóvel B R$ 250.000,00 Imóvel C R$ 280.000,00 Imóvel D R$ 300.000,00 Imóvel E R$ 400.000,00 Imóvel F R$ 120.000,00

Na partilha, os imóveis C, E e F couberam a Pe-dro. Considerando a situação descrita, assinale a opção correta.

a) Paulo deve pagar o ITBI sobre R$ 50.000,00. b) Pedro deve pagar ITBI sobre R$ 800.000,00 e

Paulo sobre R$ 850.000,00. c) Não ficou caracterizado fato gerador do ITBI. d) O ITBI total a ser pago é de R$ 33.000,00,

sendo contribuintes Paulo e Pedro, na pro-porção de 50% para cada um.

e) Apenas Pedro é contribuinte do ITBI.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

5

12- João, devendo R$ 300.000,00 a José e não tendo como quitar a dívida, vendeu-lhe sua casa por R$ 500.000,00, reservando-se, por cláusula cons-tante do contrato, o direito de recobrá-la no prazo de 2 anos, restituindo o preço mais as despesas feitas por José. O valor da avaliação fiscal do imóvel foi de R$ 600.000,00. Ao final de 1 ano, João exerceu o di-reito, previsto no contrato, de recobrar a casa. Con-siderando a situação descrita, assinale as proposi-ções abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüên-cia correta.

( ) Na transmissão do imóvel de João para José incide o ITBI, cujo valor é de R$ 12.000,00, sendo contribuinte José.

( ) Na volta do imóvel de José para João incide o ITBI, cujo valor é de R$ 10.000,00.

( ) Ao retornar o bem para João, José tem direito à restituição do ITBI que pagou quando ad-quiriu o imóvel.

a) V, V, F b) F, F, V c) V, F, F d) V, V, V e) V, F, V

13- Determinado contribuinte obteve isenção do ITBI em 4 operações realizadas, tendo instruído o pedido de isenção com documentos falsos. Apurados os ilíci-tos, foram lavrados quatro autos de infração. Os va-lores de ITBI que deixaram de ser pagos em razão da isenção foram de, respectivamente, R$ 10.000,00 (operação A), R$ 120.000,00 (operação B), R$ 5.000,00 (operação C) e R$ 50.000,00 (operação D). Ciente dos autos de infração, o autuado, no prazo da defesa, recolheu o crédito relativo à operação C e impugnou os demais autos de infração, que foram todos mantidos (julgadas improcedentes as impugna-ções) pela primeira instância julgadora. O contribuinte pagou o crédito relativo à operação A 20 dias após cientificado da decisão de primeira instância. Quanto aos dois outros autos de infração, não apresentou re-curso e, 50 dias após a decisão de primeira instância e antes da inscrição na dívida ativa, pagou integral-mente o relativo à operação D e iniciou o pagamento parcelado do relativo à operação B. O valor total da multa que acabou por onerar as operações foi de:

a) R$ 136.000,00 b) R$ 157.500,00 c) R$ 148.000,00 d) R$ 92.500,00 e) R$ 78.750,00

14- Assinale as proposições abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) Tendo em vista a imunidade tributária, não se sujeitam à Taxa de Limpeza Pública os tem-plos de qualquer culto.

( ) Está isento da Taxa de Limpeza Pública o contribuinte possuidor de um único imóvel, com área construída de até 50 metros qua-drados, que nele resida.

( ) Aos contribuintes da Taxa de Limpeza Públi-ca que tiverem pago seus débitos até 10 de novembro de cada exercício será concedida redução do tributo no exercício subseqüente, caso o pagamento seja efetuado até a data do vencimento.

a) F, V, F b) F, F, V c) V, V, V d) V, F, V e) F, F, F

15- Assinale as assertivas abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) Sempre que o Município realizar a construção de pontes e viadutos nasce, para os proprie-tários dos imóveis que se situam nas áreas vizinhas, a obrigação de pagar contribuição de melhoria.

( ) O valor da contribuição de melhoria, para cada sujeito passivo, será o obtido mediante divisão do custo total da obra pelo número de imóveis atingidos.

( ) O lançamento da contribuição de melhoria deverá ser feito quando executada total ou parcialmente a obra pública que justifica sua cobrança.

a) F, F, F b) V, F, V c) F, V, V d) V, F, F e) V, V, F

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

6

16- Considerando as disposições relativas ao Impos-to Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de competência do Município, assinale as proposi-ções abaixo com F para falsa e V para verdadei-ra e, a seguir, indique a opção que contém a se-qüência correta.

( ) O ISS não incide sobre serviços de transpor-te.

( ) O ISS não incide na prestação de serviços sob vínculo empregatício.

( ) A base de cálculo do ISS é o preço do serviço efetivamente recebido pelo prestador.

a) F, F, V b) V, F, V c) F, V, F d) V, V, F e) V, V, V

17- A empresa ABC foi contratada para a execução, por empreitada, de obras de construção civil. O pre-ço do serviço contratado foi de R$1.000.000,00, a ser pago até 30 dias contados da aceitação final da obra, estabelecendo o contrato que se o pagamento ocorresse no prazo de 10 dias contados da aceita-ção final da obra o preço seria reduzido em 10%. ABC subempreitou parte do serviço de execução à empresa DEF, estabelecida no Município do Recife, pelo preço de R$ 300.000,00. Os serviços executa-dos por DEF não demandaram emprego de materi-al. Na execução dos serviços não subempreitados, ABC empregou materiais adquiridos de terceiros e que se incorporaram à obra, no valor de R$ 300.000,00. DEF pagou o ISS sobre os serviços que prestou. A obra foi concluída no prazo e o pa-gamento se deu 3 dias após a aceitação final da obra. No caso, o valor do ISS devido por ABC é:

a) R$ 50.000,00 b) R$ 20.000,00 c) R$ 35.000,00 d) R$ 45.000,00 e) R$ 15.000,00

18- Considerando as disposições relativas ao impos-to, de competência do Município, incidente sobre serviços de qualquer natureza (ISS), assinale as assertivas abaixo com F para falsa e V para ver-dadeira, e, a seguir, assinale a opção que contém a seqüência correta.

( ) Em caso de atividade exercida em caráter provisório, o valor do imposto pode ser fixado pela autoridade fiscal por estimativa.

( ) São isentos do ISS os profissionais autôno-mos que aufiram, no exercício de suas ativi-dades, receita anual inferior ao limite fixado na lei.

( ) As sociedades de economia mista federais são responsáveis pelo imposto em relação aos serviços que lhes forem prestados.

( ) A responsabilidade do tomador de serviço remunerado, pelo pagamento do imposto devido ao Município do Recife, quando ocorre na forma da lei, é solidária.

a) F, F, F, V b) V, V, F, F c) F, V, F, V d) V, F, V, V e) V, F, V, F

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

7

19- A sociedade ABC é constituída por três advoga-dos tributaristas e dois contabilistas, prestando planejamento tributário. A sociedade DEF é cons-tituída por sete contabilistas, prestando serviços de assessoria contábil-fiscal. João é arquiteto, prestando serviços sem estar vinculado a nenhu-ma sociedade. Pedro é sapateiro, prestando ser-viços na qualidade de pessoa física. Consideran-do as proposições, assinale as assertivas abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, assinale a opção que contém a seqüência correta.

( ) ABC e DEF devem recolher o ISS mensal-mente, com base no preço dos serviços pres-tados no período, registrados nos seus livros e documentos.

( ) ABC e DEF devem recolher o ISS mensal-mente, calculando-o em função do número de profissionais habilitados que prestam os ser-viços.

( ) DEF deve recolher o ISS mensalmente, com base no preço dos serviços prestados no período, registrados nos seus livros e docu-mentos.

( ) João e Pedro pagam o ISS semestralmente. ( ) João paga o ISS semestralmente.

a) F, F, V, V, V b) F, F, F, F, V c) V, F, V, F, F d) F, V, V, F, F e) V, F, F, F, V

20- Ao ser submetido à primeira fiscalização após a inscrição do seu estabelecimento, o sujeito passi-vo, regularmente intimado, deixou de exibir à fis-calização os elementos necessários à comprova-ção do valor dos serviços prestados, alegando não possuí-los. Diante disso, a autoridade fiscal lavrou auto de infração para exigência do ISS mediante arbitramento da base de cálculo. Para tanto, somou os valores, devidamente corrigidos, de determinadas despesas do período anterior (matérias-primas, combustíveis e outros materiais consumidos ou aplicados; folha de salários, hono-rários, “pró-labore” de diretores, retiradas de pro-prietário, sócios ou gerentes com os encargos trabalhistas e fiscais incidentes, aluguel de bens; aquisição de bens de uso ou consumo e manu-tenção de bens que compõem o ativo imobilizado; consumo de água, luz, telefone, telex e fax, com os encargos obrigatórios do contribuinte), adicio-nando à soma 30% do respectivo valor. No auto de infração foi devidamente indicada a penalida-de aplicável, com citação dos dispositivos legais respectivos.

Nessas circunstâncias, a atitude da autoridade fiscal:

a) Foi errada, pois o arbitramento deveria ter

sido feito com base na receita tributável mé-dia do exercício anterior.

b) Foi errada, pois quando o parâmetro de arbi-tramento são as despesas, devem ser toma-das por referência as do próprio exercício.

c) Foi errada, porque, em se tratando da primei-ra fiscalização após a inscrição do estabele-cimento, não poderia ter sido lavrado o auto de infração.

d) Foi correta. e) Foi errada, pois o arbitramento obsta a comi-

nação de penalidades.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

8

21- Considerando as disposições da legislação acer-ca do imposto de competência do Município, inci-dente sobre serviços de qualquer natureza (ISS), assinale a opção que contém uma proposição to-talmente verdadeira.

a) Os contribuintes do ISS devem emitir Nota Fiscal de Serviços em, no mínimo, três vias, sendo as demais vias, excetuada a primeira, preenchidas por decalque a carbono.

b) No caso de prestação de serviços por partes, a emissão da Nota Fiscal de Serviços pode ocorrer apenas quando da prestação da últi-ma etapa.

c) Não estão obrigados a emitir Nota Fiscal de Serviços os profissionais autônomos.

d) Para a prestação de serviços de balcão, não será emitida Nota Fiscal de Serviços, ficando os contribuintes obrigados à utilização de Cupom Fiscal emitido por máquina registrado-ra.

e) Quando as Notas Fiscais de Serviço não forem impressas pelo estabelecimento gráfico do próprio usuário, somente poderão ser impressas mediante prévia autorização do Departamento de Tributos Mercantis.

22- Assinale as proposições abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) Não estão sujeitas à fiscalização relativa aos tributos municipais as pessoas jurídicas que gozam de imunidade.

( ) É dever dos servidores encarregados da fiscalização, quando solicitados, orientar os sujeitos passivos sobre a correta aplicação da legislação tributária.

( ) É vedada a repetição do exame de livros e documentos fiscais e/ou contábeis, em rela-ção a um mesmo fato ou período de tempo, salvo autorização formal e específica do Se-cretário de Finanças.

a) F, F, F b) F, V, F c) V, V, F d) V, V, V e) F, V, V

23- Assinale as proposições abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) O sujeito passivo que houver recolhido ISS maior que o devido, e desde que não decaído o direito à restituição, pode compensar o imposto recolhido a maior com imposto a recolher em período posterior, ficando o ajus-te sujeito a ulterior homologação da autorida-de fiscal.

( ) A autoridade fiscal que, no curso da ação fiscal, constatar a falta de recolhimento total ou parcial do ISS de determinado período e o recolhimento de ISS a maior em outros perío-dos anteriores, pode proceder ao ajuste, con-forme estabelecido pelo Poder Executivo.

( ) Mediante procedimento fiscal, podem ser apreendidos os documentos que constituam prova de infração à legislação tributária, os quais deverão ser devolvidos quando do tér-mino da ação fiscal.

a) F, F, V b) V, V, V c) V, F, V d) V, V, F e) F, V, V

24- Assinale as proposições abaixo com F para falsa e V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) A autoridade fiscal, ao intimar o contribuinte para exibição de documentário fiscal e contá-bil, deve conferir-lhe um prazo de, no mínimo, três dias para fazê-lo, sob pena da ulterior decretação de nulidade do procedimento por preterição do direito de defesa.

( ) Mesmo após encaminhada a certidão da dívida ativa para cobrança judicial, pode a Secretaria de Finanças promover a cobrança administrativa do débito, comunicando o fato à Procuradoria.

( ) Não se tomará conhecimento de petições de iniciativa do contribuinte dirigidas a órgão ou autoridade incompetente.

( ) O Termo de Apreensão de Bens e Documen-tos dá início à ação fiscal.

a) F, F, F, V b) F, F, V, V c) V, F, V, F d) V, V, F, F e) F, V, V, F

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

9

25- Considerando as disposições do Código Tributário Municipal, assinale a opção que contém uma as-sertiva correta.

a) Constituem dívida ativa de natureza tributária da Fazenda Municipal os créditos relativos a tributos, multas, juros, foros e laudêmios, exigí-veis pelo transcurso do prazo de pagamento, regularmente inscritos na repartição administra-tiva competente.

b) O procedimento fiscal administrativo é sempre instaurado de ofício, e deve ser apreciado por, no mínimo, duas instâncias administrativas.

c) A restituição de tributos indevidamente pagos será feita com atualização monetária e juros não capitalizáveis, ambos contados a partir do mês do recolhimento indevido.

d) Implica cancelamento automático do parcela-mento do débito tributário o não pagamento de 3 (três) parcelas sucessivas ou 5 (cinco) não sucessivas.

e) Findo o prazo para defesa do auto de infração sem que esta tenha sido apresentada, bem como não quitado o débito nem pedido parce-lamento, o processo respectivo deve ser enca-minhado para julgamento.

CONTABILIDADE GERAL

26- Com relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, assinale a opção incorreta.

a) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que a avaliação dos com-ponentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes.

b) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que, uma vez integrados no patrimônio, os bens, direitos ou obrigações não poderão ter alterados seus valores intrín-secos, admitindo-se, tão-somente, sua de-composição em elementos e/ou sua agrega-ção, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais.

c) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que o valor original será mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste.

d) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que o uso da moeda do País na tradução do valor dos componentes patrimoniais constitui imperativo de homoge-neização quantitativa dos mesmos.

e) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que é inadequada a utiliza-ção de qualquer tipo de CORREÇÃO ou ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA.

27- Com relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, assinale a opção incorreta.

a) O Princípio da ENTIDADE reconhece o Pa-trimônio como objeto da Contabilidade e afir-ma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.

b) O Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL preconiza que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valo-res originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moe-da do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclu-sive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE.

c) O Princípio da CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.

d) O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à inte-gridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, inde-pendentemente das causas que as origina-ram.

e) O Princípio da PRUDÊNCIA indica que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

10

28- A empresa “Z” Ltda., no encerramento do exercí-cio de 2002, obteve as seguintes informações:

Valores em R$Adiantamento a Fornecedores 500,00Adiantamento de Clientes 1.000,00Ativo Imobilizado Bruto 20.000,00Capital Social 26.500,00Contas a Pagar 40.000,00Depreciação Acumulada 2.000,00Disponibilidades 1.000,00Duplicatas a Receber 50.000,00Reserva Legal 2.000,00 Considerando somente estas informações, assi-nale a única opção correta, correspondente ao va-lor do Ativo.

a) R$ 69.000,00 b) R$ 69.500,00 c) R$ 72.000,00 d) R$ 73.000,00 e) R$ 74.500,00

29- Com base somente nas informações abaixo, em 31 de dezembro de 2002, com todas as contas do balanço presentes na listagem, indique o Lucro Líquido do Exercício da empresa.

Contas Valores em R$Caixa 70.000,00Capital Social 125.000,00Depreciação Acumulada 55.000,00Duplicatas a Receber 150.000,00Estoque Final 470.000,00Fornecedores 520.000,00Móveis e Utensílios – Valor Bruto 160.000,00

a) R$ 120.000,00 b) R$ 130.000,00 c) R$ 140.000,00 d) R$ 150.000,00 e) R$ 160.000,00

30- A empresa “W” Ltda., no encerramento do exercí-cio de 2002, apurou as seguintes informações:

Valores em R$Lucro Bruto 9.000,00Lucro Operacional 7.000,00Participação dos empregados 700,00Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido 1.300,00

Assinale a opção que contém o valor correto da Reserva Legal que deverá ser constituída. a) R$ 150,00 b) R$ 185,00 c) R$ 250,00 d) R$ 285,00 e) R$ 350,00

31- A empresa “X” S/A., no encerramento do exercício de 2002, apurou as seguintes informações, exce-to a de Capital Social:

Valores em R$Adiantamento a Fornecedores 2.000,00Ativo Imobilizado 13.000,00Contas a Pagar 3.500,00Disponibilidades 2.500,00Duplicatas a Receber 12.000,00Empréstimos 5.800,00Estoques 5.300,00Lucros Acumulados 4.500,00Reserva Legal 400,00

Na elaboração do Balanço Patrimonial da empre-sa, os valores do Patrimônio Líquido e do Capital Social Integralizado serão:

Patrimônio Líquido Capital Social Integra-lizado

a) R$ 20.400,00 R$ 20.400,00 b) R$ 24.900,00 R$ 20.200,00 c) R$ 24.900,00 R$ 20.600,00 d) R$ 25.500,00 R$ 20.600,00 e) R$ 25.500,00 R$ 20.200,00

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

11

32- A empresa “XYZ” apresenta o seguinte Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2002 (valores em R$):

ATIVO 31.12.2002 31.12.2001Ativo Circulante 50,00 20,00 Disponibilidades 50,00 20,00 Caixa e Bancos 50,00 20,00Ativo Permanente 90,00 100,00 Imobilizado 100,00 100,00 Depreciação Acumu-lada

-10,00 0,00

Total do Ativo 140,00 120,00PASSIVO Patrimônio Líquido 140,00 120,00 Capital Social 120,00 120,00 Reserva Legal 1,00 0,00 Lucros Acumulados 19,00 0,00Total do Passivo 140,00 120,00 Considere que a empresa foi constituída em 31.12.2001, não possui estoques, todas as com-pras foram para cobrir pedidos de clientes; todas as compras e vendas foram pagas e recebidas a vista; não houve incidência de impostos e todo o Lucro Líquido do Exercício foi reinvestido na ativi-dade. Levando-se em conta tais informações, as-sinale a proposição correta a respeito do Balanço Patrimonial apresentado. a) A empresa, em 2002, adquiriu novos equipa-

mentos, para aumentar as suas instalações, no valor de R$ 100,00.

b) O Lucro Líquido do Exercício, em 2002, foi de R$ 30,00, conforme pode-se observar pela variação da conta Caixa e Bancos.

c) A depreciação lançada, em 2002, no valor de R$ 10,00, representa um fundo que fica no Patrimônio Líquido, na conta de Lucros Acu-mulados.

d) A variação da conta Caixa e Bancos, no valor de R$ 30,00, em 2002, é formada pelo Lucro Líquido do Exercício no valor de R$ 20,00 adicionado pelo valor da depreciação, no período, que foi de R$ 10,00.

e) A empresa aumentou o seu Capital Social, em 2002, no valor de R$ 120,00, para finan-ciar o seu crescimento.

Rascunho

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

12

33- O grupo de contas Realizável a Curto Prazo, entre outras, é composto de:

a) Caixa, Contas a Receber e Estoques. b) Contas a Receber, Estoques e Empréstimos

a Sócios. c) Contas a Receber, Estoques e Adiantamento

a Empregados. d) Estoques, Máquinas e Equipamentos e Dupli-

catas a Receber. e) Contas a Receber, Estoques e Fornecedores.

34- A empresa Filinto Ltda., no encerramento do exercício, em 31 de dezembro de 2002, em seu balancete de verificação, apurou as seguintes informações:

Valores em R$ Lucro Antes do Imposto de Renda 100.000,00Imposto de Renda de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido 25.000,00Lucro Líquido do Exercício 75.000,00Patrimônio Líquido(*) 200.000,00Capital Social(*) 160.000,00Reservas de Capital(*) 10.000,00Reserva Legal(*) 30.000,00(*) antes da distribuição do resultado do exercício. Indique o valor da Reserva Legal que deverá ser constituída.

a) R$ 2.000,00 b) R$ 2.250,00 c) R$ 2.750,00 d) R$ 3.250,00 e) R$ 3.750,00

35- A empresa “Y” Ltda., no encerramento do exercí-cio de 2002, obteve as seguintes informações:

Valores em R$Capital Social 50.000,00Financiamentos 30.000,00Lucro Antes do Imposto de Renda 100.000,00Prejuízos Acumulados 20.000,00Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido 25.000,00 Estatutariamente, as participações no resultado são: a) empregados 10%; b) administradores 10%. Indique a opção que contém os valores corretos das participações dos Empregados e Administra-dores e do Lucro Líquido do Exercício.

Empregados Administradores Lucro Líquido

do Exercícioa) R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 55.000,00

b) R$ 7.500,00 R$ 7.500,00 R$ 60.000,00

c) R$ 7.500,00 R$ 6.750,00 R$ 60.750,00

d) R$ 5.500,00 R$ 5.500,00 R$ 64.000,00

e) R$ 5.500,00 R$ 4.950,00 R$ 64.550,00

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

13

36- A empresa Comercial Lâmina Ltda. descontou uma duplicata em 02.01.03, pelo prazo de 15 dias, no valor de R$ 100,00. O Banco deduziu do valor a importância de R$ 5,00, referente a Des-pesas Financeiras. O registro contábil da opera-ção está correto em uma única opção. Assinale-a.

Valores em R$ Contas Débito Crédito

Diversos a Duplicatas Descontadas 100,00Bancos Conta Movimento 95,00

a)

Despesas Financeiras 5,00 Diversos a Duplicatas a Receber 100,00Bancos Conta Movimento 95,00

b)

Despesas Financeiras 5,00 Duplicatas a Receber 100,00 a Diversos a Bancos Conta Movimento 95,00

c)

a Despesas Financeiras 5,00Duplicatas Descontadas 100,00 a Diversos a Bancos Conta Movimento 95,00

d)

a Despesas Financeiras 5,00Bancos Conta Movimento 100,00 a Diversos a Duplicatas a Receber 95,00

e)

a Despesas Financeiras 5,00

Rascunho

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

14

37- Com relação a lançamentos contábeis, assinale a opção incorreta.

a) Em qualquer das formas de retificação de lançamento contábil o histórico do lançamen-to deverá precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de ori-gem.

b) O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o total-mente.

c) Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevida-mente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada.

d) Lançamento de complementação é aquele que vem, posteriormente, complementando o histórico original, sem, contudo, aumentar ou reduzir o valor anteriormente registrado.

e) Os lançamentos realizados fora da época devida deverão consignar, nos seus históri-cos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.

38- A empresa Participações S/A. adquiriu 60% do capital da empresa Contrata Ltda., tomando o seu controle com intenção de permanência, pelo valor de R$ 30.000,00, em 02/01/2003:

Contrata Ltda. Balanço de 30 de novembro de 2002

Valores em R$ Capital Social 40.000,00Reserva de Capital 1.000,00Reserva Legal 2.000,00Lucro Líquido do Exercício (janeiro a novembro de 2002) 5.000,00 Com base nos dados da empresa Contrata Ltda., acima, assinale o lançamento que corresponde a este fato contábil.

Valores em R$ Contas Débito Crédito

Carteira de Ações (Realizável LP) 30.000,00 a) a Bancos Conta Movimento 30.000,00

Diversos a Bancos Conta Movimento 30.000,00Investimentos Avaliados pelo PL - Contrata Ltda. 28.800,00

b)

Investimentos - Ágio - Contrata Ltda. 1.200,00

Diversos a Bancos Conta Movimento 30.000,00Investimentos Avaliados pelo PL - Contrata Ltda. 24.000,00

c)

Investimentos - Ágio - Contrata Ltda. 6.000,00

Investimento em Ações 30.000,00 d)

a Bancos Conta Movimento 30.000,00

e) Bancos Conta Movimento 30.000,00a Diversos a Investimentos Avaliados pelo

PL - Contrata Ltda. 24.000,00

a Investimentos - Ágio - Contrata Ltda. 6.000,00

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

15

39- A empresa “Ω” Ltda. realizou uma operação de recebimento de duplicata no valor de R$ 100,00, em dinheiro. Essa operação gerou um registro contábil de débito à conta CAIXA e crédito à conta Duplicatas a Receber. Assinale o tipo de fato con-tábil presente na única opção correta.

a) Aumentativo b) Diminutivo c) Misto d) Modificativo e) Permutativo

40- Considerando o Método das Partidas Dobradas, assinale a única opção correta.

a) Para cada fato contábil, teremos um registro indicando que, para cada débito, haverá um ou mais créditos de igual valor, ou ainda, para cada aplicação, haverá uma ou mais origens de igual valor.

b) O Método garante o equilíbrio entre as recei-tas e as despesas, em respeito ao princípio da continuidade da Entidade, no tempo, con-siderando que o mais importante é que a empresa continue funcionando.

c) Representa uma duplicidade de lançamentos, pois um valor contábil deve ser dividido por dois para localizar o valor correto. Esta é a razão de ser muito pouco utilizado.

d) É um método de cálculo relacionado com as definições de Fatura e Duplicata, quando da emissão das notas fiscais pela venda de mer-cadorias, ou seja, emite-se a fatura e a dupli-cata será cobrada.

e) Esse método só foi aplicado pelos mercado-res de Veneza no século XIV. Atualmente ele só faz parte da história da evolução contábil, porque o método utilizado atualmente é o direto.

41- Em cada círculo está inscrito o nome de uma em-presa. A seta indica a participação no capital da outra empresa. No retângulo, está o percentual dessa participação.

Assinale a opção correta. a) A empresa Alfa controla indiretamente a em-

presa Lâmina. b) A empresa Beta controla a empresa Lâmina. c) A empresa Gama controla a empresa Lâmina.d) A empresa Gama controla a empresa Beta. e) A empresa Alfa controla a empresa Beta.

42- Com relação às peças que compõem as Demons-trações Financeiras, assinale a opção correta.

a) A Demonstração do Resultado do Exercício evidencia a modificação ocorrida no caixa da empresa.

b) A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos tem a função de apurar o resultado não operacional da empresa.

c) A demonstração de lucros ou prejuízos acu-mulados deverá indicar o montante do divi-dendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

d) O Balanço Patrimonial revela de forma dinâ-mica o fluxo econômico da empresa.

e) O Fluxo de Caixa tornou-se peça obrigatória das Demonstrações Financeiras, com a pro-mulgação da Lei 10.303/01.

Alfa

Beta Gama

Lâmina

80% 90%

10%10%

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

16

43- Referindo-se aos métodos de avaliação de esto-ques, considere as seguintes informações:

O preço de mercado tende a diminuir, ou seja, o preço dos produtos repostos tem sido sem-pre menor que o dos produtos adquiridos an-teriormente; O estoque inicial apresentava um valor de

R$ 300,00, correspondente a 100 unidades do seu único produto para venda; No mês foram adquiridas mais 200 unidades

ao preço de R$ 2,00 cada; e Foram vendidas 250 unidades.

Indique o saldo final do estoque, se avaliarmos corretamente este item do Ativo e o valor do Cus-to das Mercadorias Vendidas. Valores em R$ Estoques Custo das Mercadorias

Vendidas a) 100,00 600,00 b) 110,00 590,00 c) 120,00 580,00 d) 130,00 570,00 e) 150,00 550,00

44- A empresa Estrela Ltda. calculou custos e lucros com base nas seguintes informações:

Os estoques iniciais totalizavam R$ 240,00, lí-quidos de ICMS; As compras totalizaram, no período, R$ 500,00,

com ICMS; As vendas brutas somaram R$ 600,00; O estoque atual possui o valor de R$ 300,00,

líquido de ICMS; A alíquota de ICMS é de 17%, e incide sobre as

compras e vendas; As alíquotas do PIS e COFINS somadas totali-

zam 4%; A soma das alíquotas do ICMS, do PIS e da

COFINS, é de 21% (tais alíquotas incidem so-bre as Vendas Brutas).

Considerando somente estes fatos, na elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício, a Receita Líquida de Vendas e o Lucro Bruto terão os seguintes valores: Valores em R$

Receita Líquida de Vendas

Lucro Bruto

a) 559,00 119,00

b) 474,00 119,00

c) 474,00 34,00

d) 519,00 34,00

e) 519,00 119,00

45- A empresa Multimáquinas Ltda. adquiriu um equi-pamento pelo valor de R$ 25.000,00, no dia 02/01/1995; vendeu-o em 02/01/2003, por R$ 8.000,00. Inicialmente estimou-se a vida útil de 10 anos, sem valor residual. Assinale a opção que contém o resultado da operação de venda do bem.

a) R$ 500,00 b) R$ 1.500,00 c) R$ 3.000,00 d) R$ 5.500,00 e) R$ 8.000,00

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

17

46- A empresa Ômega Ltda. determinou ao Banco do Brasil que protestasse um título, que estava em seu poder para cobrança, no valor de R$ 20,00; não suficiente, envidou esforços judiciais sem su-cesso. A venda que originou o título havia aconte-cido no exercício anterior. Ao final do exercício anterior, a empresa possuía o seguinte Balanço Patrimonial:

Valores em R$ ATIVO Ativo Circulante 130,00 Disponibilidades 10,00 Caixa e Bancos 10,00 Realizável a Curto Prazo 120,00 Duplicatas a Receber 100,00 Devedores Duvidosos -30,00 Estoques 50,00Ativo Permanente 80,00 Imobilizado 100,00 Depreciação acumulada -20,00Ativo Total 210,00PASSIVO Passivo Circulante 80,00 Fornecedores 80,00Patrimônio Líquido 130,00 Capital Social 80,00 Reserva Legal 10,00 Lucros Acumulados 40,00Total do Passivo 210,00

O registro contábil da operação, de baixa do títu-lo, está presente na única opção correta. Assina-le-a.

Valores em R$ Contas Débito Crédito

a) Despesas com Títulos Incobrá-veis a Duplicatas Descontadas

20,0020,00

b) Devedores Duvidosos a Duplicatas a Receber

20,0020,00

c) Despesas com Títulos Incobrá-veis a Duplicatas a Receber

20,0020,00

d) Ajuste de Exercícios Anteriores a Duplicatas a Receber

20,0020,00

e) Despesas com Títulos Incobrá-veis a Bancos Conta Movimento

20,0020,00

Rascunho

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

18

47- A empresa “Alfa Beta” S/A. contraiu um empréstimo para capital de giro, em 1º de dezembro de 2002, com vencimento para 31 de janeiro de 2003. As despesas financeiras somaram R$ 50,00, para todo o período, e foram pagas antecipadamente. Em 31 de dezembro de 2002, na ocasião do encerramento do exercício, qual será o valor que estará presente na conta de juros antecipados, considerando juros de 5% ao mês?

Valores em R$ a) Entre 25,00 e 28,00 b) Entre 29,00 e 32,00 c) Entre 33,00 e 36,00 d) Entre 37,00 e 40,00 e) Entre 41,00 e 43,00

48- A empresa Comercial Com Ltda. fez o levanta-mento de seu inventário e constatou as seguintes informações:

Todos os valores presentes no estoque já so-freram os ajustes provenientes do ICMS; Os dados referem-se ao seu único produto de

venda, o KLK; Saldo inicial = 100 unidades a R$ 2,00, totali-

zando R$ 200,00; Operações do mês de janeiro de 2003; Compras = 200 unidades a R$ 2,60, totali-

zando R$ 520,00; Vendas = 250 unidades.

Indique o saldo do estoque final, apurado de acordo com cada método de avaliação dos esto-ques. PEPS – primeiro a entrar, primeiro a sair; UEPS – último a entrar, primeiro a sair; PMP – preço médio ponderado – também conhe-cido como variável. PEPS UEPS PMP a) 100,00 70,00 90,00 b) 110,00 80,00 100,00 c) 120,00 90,00 110,00 d) 130,00 100,00 120,00 e) 140,00 110,00 130,00

49- A empresa Ipso Fato Ltda., no primeiro trimestre de 2003, realizou as seguintes operações:

Venda Bruta = R$ 600,00; As operações aconteceram de forma linear,

ou seja, valores iguais a cada mês; Estas são as primeiras operações da empre-

sa, considerando que ela iniciou suas ativida-des em 02 de janeiro de 2003; O prazo médio de recebimento de vendas é

de 30 dias.

Com base somente nos dados acima, indique qual foi o ingresso de caixa, proveniente da recei-ta bruta e qual é o saldo da conta Contas a Rece-ber.

Valores em R$ Ingresso de

Caixa Saldo da conta Contas a

Receber a) 200,00 400,00 b) 300,00 300,00 c) 400,00 200,00 d) 500,00 100,00 e) 600,00 0,00

50- A empresa Grandeza Ltda., ao providenciar a conciliação bancária, constatou os seguintes fa-tos:

O saldo da conta do Banco do Brasil, no ex-trato, era de R$ 255,00; Cheques emitidos pela empresa e não apre-

sentados ao Banco, no valor de R$ 200,00; Cheques depositados pela empresa e não

consignados em conta pelo Banco, no valor de R$ 150,00; Despesas apropriadas pelo Banco e não in-

formadas em tempo hábil para contabilização, no valor de R$ 10,00.

Considerando as informações acima, o valor do saldo contábil na escrituração da empresa era de: a) R$ 95,00 b) R$ 215,00 c) R$ 295,00 d) R$ 315,00 e) R$ 595,00

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

19

Rascunho

AUDITORIA CONTÁBIL FISCAL

51- Entre as habilidades e competências profissionais que o auditor deve possuir, estão:

a) capacidade para aplicação das normas, pro-cedimentos e técnicas na execução das audi-torias.

b) capacidade de supor e imaginar quando não conseguir evidenciar, em seus procedimentos de auditoria, confirmação dos fatos analisa-dos.

c) conhecimentos de fundamentos de economia, direito comercial, impostos, finanças, entre outros.

d) capacidade na área de princípios, conven-ções, postulados e técnicas contábeis.

e) conhecimentos dos princípios de administra-ção, para reconhecer e avaliar a relevância e o significado dos eventuais desvios em rela-ção às boas práticas empresariais.

52- A opção que representa o objetivo da auditoria externa é:

a) A elaboração das normas e procedimentos econômicos, financeiros e de auditoria da empresa auditada.

b) Expressar um palpite sobre a posição patri-monial e financeira da empresa sem assegu-rar que elas representem adequadamente as operações da empresa.

c) Assegurar que as demonstrações financeiras irrelevantes representem a situação contábil-financeira da empresa de forma fidedigna.

d) O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstrações financeiras represen-tam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa.

e) Garantir que todos os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente nos livros da empresa.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

20

53- As indicações de que a continuidade da entidade em regime operacional esteja em risco podem vir das demonstrações contábeis ou de outras fon-tes. De acordo com a interpretação técnica dada pelo Conselho Federal de Contabilidade, indique qual das opções a seguir não representa uma in-dicação financeira.

a) Perda de mercado importante, fornecedor essencial ou financiador estratégico.

b) Passivo a Descoberto ou Patrimônio Líquido Negativo.

c) Posição negativa de Capital Circulante ou Capital Circulante Negativo.

d) Falta de capacidade financeira dos clientes para saldar seus compromissos.

e) Prejuízos operacionais substanciais de forma continuada.

54- Um dos instrumentos complementares da audito-ria para auxiliar a revisão analítica é a utilização de índices econômicos e financeiros. Para avalia-ção da capacidade de pagamentos ou liquidação do total dos compromissos, indique qual índice deve ser utilizado.

a) Índice de Rentabilidade do Ativo b) Índice de Liquidez Geral c) Índice de Contas a Receber d) Índice de Giro do Ativo e) Índice de Imobilizações

55- A existência de controles internos eficientes previ-ne contra a fraude e minimiza os riscos de erros e irregularidades nos registros e nos processos con-tábeis. Com base nesta afirmação, indique qual das afirmativas a seguir não representa um pro-cedimento de controle interno.

a) Segregação de funções da pessoa que executa a escrituração contábil da que elabora os relató-rios contábeis.

b) Sistema de autorização e aprovação de com-pras, com limites de alçada e níveis de autori-zação.

c) Elaboração de inventários periódicos para con-firmação da existência física dos estoques per-tencentes à empresa.

d) Controles da entrada e saída de bens do Ativo Permanente Imobilizado.

e) Acordo entre os funcionários do processo de compras para direcionar a compra para a em-presa Beta.

56- A auditoria estabelece como "escopo" do trabalho o período das demonstrações financeiras. Indique qual das normas abaixo não se refere ao período objeto da auditoria.

a) Transações com partes relacionadas. b) Carta de responsabilidade da administração. c) Amostragem estatística. d) Eventos subseqüentes. e) Estimativas contábeis.

57- Entre os procedimentos e técnicas de Auditoria, tem-se o Exame Físico que deve conter as se-guintes características:

a) Identificação, Existência Contábil, Valor, Exis-tência Física, Amostragem.

b) Existência Contábil, Autenticidade, Qualidade, Quantidade, Tamanho.

c) Identificação, Existência Física, Autenticidade, Quantidade e Qualidade.

d) Existência Contábil, Existência Física, Autentici-dade, Valor, Quantidade.

e) Identificação, Tamanho, Volume, Valor, Amos-tragem, Existência Física.

58- Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar a seguinte conclusão:

a) existência b) ocorrência c) avaliação d) abrangência e) totalidade

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

21

59- Em uma situação na qual a empresa está contes-tando judicialmente, certas incorreções no cálculo do imposto de renda, apontadas por auditoria rea-lizada pela Secretaria da Receita Federal, que ar-bitrou para o ano das demonstrações financeiras objeto da auditoria, um valor expressivo e relevante. Por ser matéria passível de questionamento jurídico, e tratar-se de matéria conflitante, questionável e difícil de quantificar, sendo assim, a empresa não constituiu provisão para esse passivo contingente. De acordo com estas informações, indique qual tipo de parecer que o auditor deve emitir.

a) com ressalva b) sem ressalva c) parcial d) com abstenção de opinião e) adverso

60- Entre os relatórios emitidos pelo auditor, existe a carta de conforto, que tem como objetivo asses-sorar:

a) a empresa para que possa fazer a revisão das normas e procedimentos contábeis.

b) o contador/auditor interno na avaliação das demonstrações financeiras da empresa.

c) o subscritor e outros agentes envolvidos na emissão dos títulos.

d) o auditor na limitação de sua responsabilida-de perante os trabalhos de auditoria.

e) a empresa para ter a garantia de que o audi-tor executará a auditoria de forma correta.

Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife - 2003 Prova 3

24

ESAF