atualidades do direito internacional - arraes editores · do direito internacional, contando com a...

18
ATUALIDADES DO DIREITO INTERNACIONAL Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães

Upload: haliem

Post on 07-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

AtuAlidAdes do direito internAcionAl

Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães

ANA CARLA VASTAG RIBEIRO DE OLIVEIRACAROLINA IWANCOW FERREIRA

ROSANA BASTOS ALARCON(Coordenadoras)

Belo Horizonte2016

AtuAlidAdes do direito internAcionAl

Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães

341.026 Atualidades do direito internacional: estudos em homenagem aoA886 Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães2016 Ana Carla Vastag Ribeiro de Oliveira, Carolina Iwancow Ferreira, Rosana Bastos Alarcon (coord.). Belo Horizonte: Arraes Editores, 2016. 386p.

ISBN: 978-85-8238-227-1

1. Direito internacional. 2. Direito internacional contemporâneo. 3. Direito internacional – Atualidades. I. Oliveira, Ana Carla Vastag Ribeiro de (coord.). II. Ferreira, Carolina Iwancow (coord.). III. Alarcon, Rosana Bastos (coord.). IV. Guimarães, Antônio Márcio da Cunha. V. Título.

CDD(23.ed.) – 341.026 CDU – 341.1

Belo Horizonte2016

CONSELHO EDITORIAL

Elaborada por: Fátima Falci CRB/6-700

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio eletrônico,inclusive por processos reprográficos, sem autorização expressa da editora.

Impresso no Brasil | Printed in Brazil

Arraes Editores Ltda., 2016.

Coordenação Editorial: Produção Editorial e Capa:

Imagem de Capa:

Revisão:

Fabiana CarvalhoDanilo Jorge da Silva“Mundo Complexo” da artista Isabella MarcheseResponsabilidade do Autor

MAtriz

Rua do Ouro, 603 – Bairro Serra Belo Horizonte/MG - CEP 30210-590

Tel: (31) 3031-2330

FiliAl

Rua Senador Feijó, 154/cj 64 – Bairro Sé São Paulo/SP - CEP 01006-000

Tel: (11) 3105-6370

www.arraeseditores.com.br [email protected]

Álvaro Ricardo de Souza CruzAndré Cordeiro Leal

André Lipp Pinto Basto LupiAntônio Márcio da Cunha Guimarães

Bernardo G. B. NogueiraCarlos Augusto Canedo G. da Silva

Carlos Bruno Ferreira da SilvaCarlos Henrique SoaresClaudia Rosane Roesler

Clèmerson Merlin ClèveDavid França Ribeiro de Carvalho

Dhenis Cruz MadeiraDircêo Torrecillas Ramos

Emerson GarciaFelipe Chiarello de Souza Pinto

Florisbal de Souza Del’OlmoFrederico Barbosa Gomes

Gilberto BercoviciGregório Assagra de Almeida

Gustavo CorgosinhoJamile Bergamaschine Mata Diz

Janaína Rigo SantinJean Carlos Fernandes

Jorge Bacelar Gouveia – PortugalJorge M. LasmarJose Antonio Moreno Molina – EspanhaJosé Luiz Quadros de MagalhãesKiwonghi BizawuLeandro Eustáquio de Matos MonteiroLuciano Stoller de FariaLuiz Manoel Gomes JúniorLuiz MoreiraMárcio Luís de OliveiraMaria de Fátima Freire SáMário Lúcio Quintão SoaresMartonio Mont’Alverne Barreto LimaNelson RosenvaldRenato CaramRoberto Correia da Silva Gomes CaldasRodolfo Viana PereiraRodrigo Almeida MagalhãesRogério Filippetto de OliveiraRubens BeçakVladmir Oliveira da SilveiraWagner MenezesWilliam Eduardo Freire

V

AgrAdeciMentos

A Deus, autor do universoAo Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães

À Editora Arraes e seu diretor Renato Caram Ao Professor Doutor Pedro Paulo Teixeira Manus

Ao Professor Doutor Ives Gandra MartinsAos autores desta obra

Ao Professor Mestre Miguel Ângelo MarquesÀ Isabella Marchese

VI

notA dAs coordenAdorAs

“Ensinar é compartilhar de sua própria existência, é acreditar que é possível contribuir para a formação de um caráter. Ser mestre não é apenas lecionar. É ser humano e amigo, guia e companheiro. É ser exemplo de dedicação, doação, dignidade e amor”. (Ana Carla Vastag Ribeiro de Oliveira).

Desde 1984, o então aluno Antônio Márcio da Cunha Guimarães já ensaiava os primeiros passos do magistério, atuando como monitor na Faculdade de Di-reito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde tornou-se assistente voluntario em 1986.

Em 1991, trilhando o mesmo caminho de seu pai e mestre, Professor Doutor Geraldo José Guimarães da Silva, Antônio Márcio da Cunha Guimarães iniciava sua exitosa trajetória de professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universi-dade Católica de São Paulo.

Neste ano de 2016 em que o Professor Guimarães - assim carinhosamente chamado por seus alunos, colegas e orientandos - completou 25 anos de magisté-rio, nós, suas eternas alunas, decidimos render-lhe esta singela homenagem como forma de agradecimento, reunindo nesta obra, estudos de aclamados juristas, pro-fessores, membros do Poder Judiciário, do Exército Brasileiro e advogados, muitos dos quais integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional e Globa-lização Econômica do Núcleo de Pesquisa em Direito das Relações Econômicas Internacionais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo1.

Professor e amigo Antônio Márcio da Cunha Guimarães, agora somos frutos de seus conhecimentos, estes que foram passados ao longo de intermináveis perío-dos, árduos, mas proveitosos.

1 Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1902113811748477#linhaPesquisa>. Acesso em: 15/04/2016.

VII

Não se trata somente de conhecimentos técnicos, e, sim, também de sabedo-rias humanas.

Diríamos que o mais sábio dos homens não é aquele que retém o conheci-mento, mas, aquele que forma discípulos capazes de, um dia, superarem seu mestre.

Rendemos todos os nossos agradecimentos por ter compartilhado mais do que livros, opiniões, teses, emoções e sentimentos que tornaram e tornam a expe-riência da academia inesquecível.

Agradecemos em nome de todos os seus alunos e orientandos, ao longo destes 25 anos de ensino, por ter nos tratado com valor, transformando-nos em profissio-nais dignos, capazes de enfrentar qualquer dificuldade profissional honestamente e através deste livro receba todas as nossas homenagens.

Carregaremos na bagagem da vida o teu ensinamento eterno. Pode ter certeza de que és grande e nobre, pois os seus ensinamentos lapidaram e continuam a lapi-dar nossos conhecimentos em cada momento de nossas vidas.

Poucas foram as oportunidades que tivemos para agradecer-lhe por tão gran-dioso trabalho e por tanta generosidade por nós dispensada, contribuindo para nosso desempenho didático.

Amigos não se ganham, reconhecem-se e a você nossos agradecimentos serão sempre parciais, pois sempre haverá mais que um motivo.

Enfim, ensinou-nos nosso grande mestre a sonhar, pois “matar o so-nho é matarmo-nos; é mutilar a nossa alma; o sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso” (Fernando Pessoa).

ANA CARLA VASTAG RIBEIRO DE OLIVEIRACAROLINA IWANCOW FERREIRA

ROSANA BASTOS ALARCON

VIII

grupo de pesquisA eM direito internAcionAl e globAlizAção econôMicA

O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional e Globalização Econômica, liderado pelo Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães, é um grupo oficial do Núcleo de Pesquisa em Direito das Relações Econômicas Internacionais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cadastrado na plataforma do Centro Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecnológico - CNPq e que, desde 2014, vem representando a pesquisa dos alunos da pós graduação - mestrado e doutorado - da PUC-SP, muitos deles autores deste livro, auxiliados por professores e pesquisadores, não somente da própria instituição, como também de outras importantes universidades deste país, como USP, Mackenzie, FGV, UNICAMP, UNESP e UFRJ.

Trata-se de um trabalho científico criterioso e exaustivo de estudo do Direito Internacional, da importância da globalização econômica na vida moderna e das relações internacionais entre os Estados, assim como das relações interpessoais de indivíduos localizados em diferentes Estados ao redor do mundo, englobando ain-da, questões relativas à proteção internacional dos direitos humanos.

O grupo promove a realização de eventos para debater assuntos de relevância do Direito Internacional, contando com a participação de seus integrantes em seminários e congressos, organizando palestras com autoridades Diplomáticas e representantes de Missão de Paz da ONU, simulando reuniões do Conselho de Segurança da ONU, dentre outros, e com isso envolvendo todos os seus integrantes em discussões de temas atuais, complexos e relevantes para o mundo moderno.

O reflexo dessa união e dessa cooperação entre novos pesquisadores que ini-ciam na área científica e professores pesquisadores experientes resulta na produção de pesquisa séria, profunda e de suma importância, como poucas existentes em nosso país.

IX

suMário

PreFÁCIo ................................................................................................................. XIV

aPresenTaÇÃo .................................................................................................... XVI

CaPíTulo 1A ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E A NÃO DISCRIMINAÇÃO AO TRABALHO DA MULHER Adalberto Martins .................................................................................................... 1

CaPíTulo 2JURISDICTIONAL CONFLICTS BETWEEN EU AND NON-EU STATES: PRACTICAL PROBLEMAdriano Stagni Guimarães .................................................................................... 15

CaPíTulo 3POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS - UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIAAna Carla Vastag Ribeiro de Oliveira e Everson Tobaruela........................ 22

CaPíTulo 4A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS: AVANÇOS NA JURISPRUDÊNCIA INTERAMERICANA APÓS 21 ANOS DA EDIÇÃO DA CONVENÇÃO DE BELÉM DO PARÁAna Cláudia Ruy Cardia ...................................................................................... 29

CaPíTulo 5ASPECTOS LEGAIS DAS OPERAÇÕES DE PAZ DA ONUAriovaldo dos Santos Obregon .............................................................................. 41

CaPíTulo 6OS DESERDADOS DA GLOBALIZAÇÃO E O DIREITO INTERNACIONALCarlos Roberto Husek .............................................................................................. 55

X

CaPíTulo 7DRONES: A INSEGURANÇA NACIONALCarolina Iwancow Ferreira e Frederico Lages da Mota ................................ 60

CaPíTulo 8SOB O SIGNO DO TERRORClarisse Laupman Ferraz Lima ............................................................................ 71

CaPíTulo 9REFÚGIO X TERROR: UMA QUESTÃO GLOBALCláudia Villagra da Silva Marques ................................................................... 80

CaPíTulo 10ANTI-HUMANISMO? UMA INDAGAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DESENCONTRADA DA CIDADANIACláudio Ganda .......................................................................................................... 91

CaPíTulo 11OS ÓRGÃOS DE APLICAÇÃO DA LEI ANTITRUSTE NA ARGENTINA: UMA NOVA PERSPECTIVA E CONTRIBUIÇÃO PARA O DIREITO ANTITRUSTE NO ÂMBITO DO MERCOSULClayton Vinicius Pegoraro de Araujo ................................................................. 101

CaPíTulo 12CONVERGÊNCIA REGULATÓRIA E A OMCCynthia Kramer ........................................................................................................ 107

CaPíTulo 13OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS NOS CONTRATOS INTERNACIONAIS: UMA OPÇÃO À ARBITRAGEM?Daniel Bushatsky ...................................................................................................... 113

CaPíTulo 14O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO: BREVE ANÁLISE SOBRE O PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICAEduardo Arruda Alvim, Angélica Arruda Alvim e Eduardo Aranha Alves Ferreira ........................................................................... 124

CaPíTulo 15A OMC FRACASSOU EM DESEMPENHAR O SEU PAPEL NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL?Erica Aoki .................................................................................................................. 135

XI

CaPíTulo 16TRABALHADORES EXPATRIADOS – EMPREGADOS, TÉCNICOS E EXECUTIVOS ESTRANGEIROS TRABALHANDO NO BRASIL – UMA VISÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS SOBRE TAIS CONTRATOS DE TRABALHOFabíola Marques e Suely Ester Gitelman .......................................................... 140

CaPíTulo 17APONTAMENTOS PARA A HARMONIZAÇÃO REGIONAL DO PROCESSO PENALFauzi Hassan Choukr ............................................................................................. 152

CaPíTulo 18MECANISMOS INTERNACIONAIS FRENTE AOS DESAFIOS DECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO NO DIREITO CONCORRENCIAL INTERNACIONALFernando de Oliveira Marques e Monica Yumi Shida Oizumi .................... 160

CaPíTulo 19A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL PARA A EFETIVIDADE DO ACESSO À JUSTIÇAGilberto Figueiredo Vassole e Mariana Knudsen Vassole ............................ 168

CaPíTulo 20O LLOYD’S COMO AGENTE FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO MERCADO INTERNACIONAL DE SEGUROS E RESSEGUROSGustavo Amado León e Guilherme Alvarenga de Magalhães ...................... 178

CaPíTulo 21DIREITO INTERNACIONAL E GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICAIves Gandra da Silva Martins .............................................................................. 184

CaPíTulo 22DO DESAFIO INTERNACIONAL NA BUSCA DE DIRETRIZES JURÍDICAS PARA O COMBATE AO TERRORISMO INTERNACIONALJosycler Arana ........................................................................................................... 195

CaPíTulo 23MÉTODOS DE GESTÃO DE CONFLITOS A PARTIR DO DIREITO FUNDAMENTAL CONSTITUCIONAL FRATERNALLafayette Pozzoli e Paulo Cezar Dias ................................................................. 203

XII

CaPíTulo 24ELEMENTOS DE CONEXÃOLuiz Gonzaga Modesto de Paula ......................................................................... 215

CaPíTulo 25O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS E O PRINCÍPIO DA IGUALDADE ENTRE OS ESTADOSLuiz Mauricio Rocha Pedro ................................................................................... 225

CaPíTulo 26REFLEXÕES SOBRE O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONUMarcel Brasil de Souza Moura ............................................................................. 231

CaPíTulo 27JURISDIÇÃO INTERNACIONAL E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVILMárcia Conceição Alves Dinamarco ................................................................... 245

CaPíTulo 28INCORPORAÇÃO DO TRATADO PELO ORDENAMENTO JURÍDICO INTERNOMarcus Elidius Michelli de Almeida .................................................................. 255

CaPíTulo 29MECANISMOS PRIVADOS DE COMBATE AO DUMPING SOCIALMiguel Ângelo Marques ......................................................................................... 266

CaPíTulo 30O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O SISTEMA DE COTAS – EFETIVAÇÃO DA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHOMiguel Horvath Júnior .......................................................................................... 277

CaPíTulo 31MULTICULTURALISMO E O CASO DA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININAMonica Yumi Shida Oizumi .................................................................................. 288

CaPíTulo 32OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRORicardo Rodrigo Marino Tozo .............................................................................. 301

XIII

CaPíTulo 33A NECESSIDADE DE UMA SOBERANIA COMPARTILHADA PARA A CONSTITUIÇÃO DE MERCADOS DE BLOCORogério Dourado Furtado ...................................................................................... 315

CaPíTulo 34A LIBERAÇÃO DE VISTO DURANTE A OLIMPÍADA NO BRASIL E A PREVENÇÃO AO TERRORISMORosana Bastos Alarcon ........................................................................................... 319

CaPíTulo 35PRINCIPAIS ASPECTOS DO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONALSandra Thomaz ......................................................................................................... 332

CaPíTulo 36A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS E O PROTOCOLO DE SÃO LUIZVladmir Oliveira da Silveira e Ana Carolina Souza Fernandes ................. 339

CaPíTulo 37O FENÔMENO AGREGACIONISTA, SEUS REFLEXOS NA ORDEM INTERNACIONAL E A CONSTATAÇÃO DE UM ESTADO COMUNITÁRIO EUROPEUVolney Zamenhof de Oliveira Silva .................................................................... 354

CaPíTulo 38O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE DAS LEIS BRASILEIRAS COMO UM MECANISMO DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POSITIVADOS INFRACONSTITUCIONALMENTEYvete Flavio da Costa e Deborah Aline Antonucci Moretti ......................... 360

XIV

preFácio

A aproximação entre os países é uma realidade, impulsionada principalmente pelo desenvolvimento tecnológico, fato este que se manifesta cada dia com maior inten-sidade. Tal circunstância possibilita o acesso a um impressionante volume de informa-ções sobre as diversas realidades e enfrentamento de problemas por parte de cada nação.

Esta situação demonstra que, guardadas as peculiaridades de cada país, há sensível proximidade entre eles, quer na constatação das questões a decidir, quer nos caminhos escolhidos para solucionar as referidas questões.

O Direito Internacional constitui importante instrumento de aproximação entre os Estados na identificação e na equação dos problemas que surgem. Isso porque possibilita a compreensão das diversas realidades jurídicas dos países, bem como porque o próprio Direito Internacional constitui importante ferramenta para a convivência saudável entre as várias nações. Trata-se de recurso valioso por-que viabiliza as ações conjuntas dos vários governos e os robustece no enfrenta-mento das grandes questões.

É nesta perspectiva que enxergamos a relevância do estudo do Direito In-ternacional, em seus variados aspectos, quer porque possibilita o contato com as variadas realidades, quer porque se coloca como uma forma de prevenir conflitos e solucionar aqueles já instaurados e que estão a reclamar solução.

Eis a importância do livro Atualidades do Direito Internacional – estudos em homenagem ao Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães, obra co-letiva, sob a coordenação das ilustres professoras doutoras Rosana Bastos Alarcon, Carolina Iwancow Ferreira e Ana Carla Vastag Ribeiro de Oliveira, do Programa de Pós Graduação em Direito da PUC-SP.

A obra estuda o Direito Internacional sob seus vários ângulos de abrangência, a saber, o Direito Internacional do Trabalho, o Direito do Comércio Internacio-nal, o Direito Internacional Privado, o Direito Internacional Público e os Direitos Humanos, constituindo importante repositório de informações sobre este campo do Direito em pleno desenvolvimento.

São ao todo trinta e oito artigos dos vários temas, produzidos por quarenta e oito autores, especialistas na área, a maioria professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mas integram o corpo de autores igualmente professores Universidade Mackenzie de São Paulo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dentre outras renomadas instituições de ensino.

XV

O livro contém artigos que cuidam da própria estrutura da Organização das Nações Unidas e suas ações institucionais, bem como artigos que se voltam à Or-ganização Internacional do Trabalho e a questão da não discriminação, hoje objeto da maior atenção em todo o mundo. No mesmo sentido o tema da não violência contra a mulher ocupa importante espaço na obra, assim como a questão da glo-balização e a necessária atenção às populações menos favorecidas.

Tema da maior relevância nos dias de hoje, que é a questão da segurança no mundo, igualmente é objeto de capítulo, inclusive as questões relacionadas à ciber-segurança, do mesmo modo que as relações comerciais na perspectiva mundial me-recem detido estudo no livro, abordando-se a sadia convivência entre os mercados e a prevenção a ações nocivas como o dumping social.

Encontramos ainda o estudo da questão do multiculturalismo e as agressões à intimidade das mulheres em determinadas nações, como tema que merece cuidado e proteção, na perspectiva do respeito à dignidade da pessoa humana.

Vê-se, portanto, que se trata de obra completa, que fornece excelente panora-ma das relações jurídicas internacionais, cuidando dos mais importantes aspectos contemporâneos e que é resultado dos trabalhos do Grupo de Estudos em Direito Internacional e Globalização Econômica, do Programa de Pós-Graduação em Di-reito da PUC-SP, liderado pelo Professor Homenageado e integrado pelas Profes-soras Coordenadoras.

O Professor Antônio Márcio da Cunha Guimarães é Mestre em Direito Internacional (2000), na área do Direito Internacional Privado, e doutor em Direito Internacional (2004), na área do Direito Internacional Público, pela PUC-SP. Atualmente, é professor da PUC/SP na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e na graduação, ministrando as disciplinas Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Direito Comercial. Professor Avaliador do Ministério da Educação e também da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo. Advogado atuante desde 1986. Foi Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Direito do Comércio Internacional na ESA – Escola Superior da Advocacia da OAB/SP. É autor de várias obras jurídicas, destacando-se por sua atuação no campo das relações internacionais e comerciais, sendo a presen-te homenagem o resultado de sua atuação profissional e acadêmica, bem como seu relacionamento fraternal com os alunos e colegas

A Arraes Editores, as coordenadoras e os autores merecem elogios pela ini-ciativa de homenagear o Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães e pela obra que trazem a público, de excelente qualidade, que trata de tema atual, recebendo merecido aplauso pela valiosa contribuição às letras jurídicas.

PEDRO PAULO TEIXEIRA MANUSProfessor Titular de Direito do Trabalho da PUC-SP

Diretor da Faculdade de Direito da PUC-SPMinistro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho

XVI

ApresentAção

Não me deterei, nesta breve apresentação, em enunciar os inúmeros títulos acadêmicos, as incontáveis obras, a extensa carreira universitária do Professor Dr. Antônio Márcio da Cunha Guimarães, pois seu currículo linear e imenso, encon-tra-se ao final deste livro.

Raros são os professores universitários, juristas ou doutrinadores que podem ostentar tão admirável obra, assim como exercício profissional e de magistério tão brilhantes, no Brasil e no exterior.

Deter-me-ei, embora sucintamente, no seu perfil de advogado, cidadão atuan-te e amigo, mencionando, de forma perfunctória, o sumário de seu currículo.

Doutor em Direito Internacional (Público) pela Pontifícia Universidade Católi-ca de São Paulo (2004), Mestrado em Direito Internacional (Privado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Professor da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - disci-plina Direito do Comércio Internacional, professor Assistente-Doutor (regente) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando no bacharelado as dis-ciplinas de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Direito Comercial. Advogado atuante desde 1986, com inscrição na OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil) sob nº: 82.984, membro efetivo de diversas Comissões, entre elas (atualmente) - Direito Internacional, Comissão para Reforma Política, Comissão para Reforma do Código Comercial. Foi ainda, Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Direito do Comércio Internacional na ESA - Escola Superior da Advocacia da OAB/SP. É Membro da UJUCASP - União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo. Professor Visitante da Faculdade de Direito em Londres - King´s College of London e também em Milão (Università Degli Studi di Milano). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, dedicando--se principalmente às seguintes áreas: direito internacional, empresarial, seguros e Direitos Humanos. Palestrante. Autor de obras jurídicas.

Temos, os dois juntos, atuado em diversas atividades acadêmicas e cívicas, na busca de um país melhor. É membro da Comissão de Reforma Política da OAB--São Paulo, a qual presido. Sua contribuição tem sido esplêndida. Tal Comissão é constituída por grandes nomes do direito, como Nelson Jobim, José Gregori,

XVII

Almino Affonso, Dalmo Dallari, Alexandre de Moraes, José Afonso da Silva e outros expressivos mestres. Somos 12. Este ano, dedicar-nos-emos ao estudo do Parlamentarismo, como forma mais moderna de governo, nos diversos perfis dos países que a adotaram.

Temos também trabalhado na ADESG de São Paulo, da qual sou conferen-cista, desde 1983, além de professor emérito da Escola Superior de Guerra. Foi-me possível comprovar na entidade a qualidade de sua atuação.

Esta convivência acadêmica e de defesa dos valores nacionais, na luta contra os maus costumes vigentes no Brasil, sempre marcou nossa agenda conjunta, que poderíamos chamar de agenda “Brasil Potência do Futuro”.

Tal companheirismo e seus ideais de um professor realmente envolvido na busca de um país mais justo e de uma cidadania voltada ao próximo é que nos aproximou, razão pela qual é com particular alegria que escrevo estas breves linhas sobre este mestre universitário de valor, doutrinador de mérito e cidadão exemplar de que o Brasil tanto necessita nos dias de hoje.

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIF-MU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Ma-gistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e da PUC-Paraná e do Rio Grande do Sul, e Catedrático da Uni-versidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO - SP; Fundador e Presidente Honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU-Escola de Direito/Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS.