atos de gestão - tjmg.jus.br · o banco de sentenças implantado pelo tjmg está disponível no...

11

Click here to load reader

Upload: nguyenque

Post on 30-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 1

Objetivo estratégico : Agilizar a prestação jurisdicional da 1ª e 2ª instâncias com qualidade e eficiência.Ano: 2009

Mês: Janeiro• Instalação da Vara da Fazenda Pública e de Precatórias Cíveis e Criminais na comarca de

Coronel Fabriciano.• O Tribunal de Justiça facilita o recolheimento da Taxa de Fiscalização Judiciária: A taxa será

recolhida em estabelecimento bancário por meio do Documento de Arrecadação Estadual(DAE). A guia pode ser emitida por meio de aplicativo disponível no endereço eletrônicowww.fazenda.mg.gov.br. Para emissão do DAE a serventia deve informar o número do CNPJ.A Declaração de Apuração e Informação da Taxa de Fiscalização Judiciária (DAP/TFJ) seráemitida pelo notário e pelo registrador, devendo ser entregue em meio magnético, até o dia 05do mês subseqüente ao da prática dos atos.

Mês: Fevereiro

• A atuação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Minas Gerais (Ceja/MG), no anode 2008, foi muito positiva, segundo dados da própria comissão. Foram 77 casais habilitadospara adoção internacional e 34 crianças adotadas, em 17 sessões plenárias. Esses índicessuperam os de 2007, quando 27 crianças foram entregues para adoção. O número de menoresem estágio de convivência, em 2008, é de 24, em 15/01/2009.

• Disponibilizados aos magistrados e servidores interessados nos Sumários online, serviço quereúne os artigos jurídicos publicados nas principais revistas incorporadas ao acervo da bibliotecado TJMG.

• Implantação do Projeto "Tô Legal" - Mutirão em Prol da Cidadania Juvenil, idealizado pela Varade Atos Infracionais de Belo Horizonte, que retoma e amplia suas atividades em todo o anode 2009. Tem por objetivo propiciar gratuitamente o registro civil de nascimento, Cadastro dePessoa Física (CPF), carteiras de Identidade, de Trabalho e Previdência Social, bem como títulode eleitor aos adolescentes em conflito com a lei, especialmente para aqueles que cumpremmedida socioeducativa de internação. Outra inovação trazida pelo Projeto em 2009 consistena ampliação do número de adolescentes atendidos, já que cidades da região metropolitana, aexemplo de Justinópolis, poderão receber os serviços oferecidos.

• Implantação, em caráter experimental, na comarca de Belo Horizonte, do sistema de estenotipiainformatizada para o registro fonográfico das audiências, que amplia a capacidade de realizaçãode audiência.

• Inauguração da reforma realizada no fórum de Ouro Preto, em consonância com o programa deobras anunciado.

Mês: Março

• Iniciado o 11º Curso de aperfeiçoamento/Vitaliciamente de Juízes substitutos, previsto para operíodo de 02 de março/2009 a 07 de maio de 2010.

• Instalação da nova vara de Execuções Criminais, Execuções Fiscais e Cartas PrecatóriasCriminais na comarca de Patrocínio.

• Realização do Encontro Jurídico Regional, realizado na Comarca de Varginha, com a presençados juízes de 23 comarcas próximas de Varginha.

• Três novos sistemas eletrônicos foram disponibilizados via web, para uso de magistradose servidores credenciados: Renajud-Veículos, Infojud-Receita Federal e Rede Infoseg. Ossistemas conveniados possibilitam ao Poder Judiciário efetivar o lançamento das ordens judiciaisem tempo real, bem como realizar pesquisas em bases de dados nacionais, otimizando aprestação jurisdicional, conferindo-lhe maior celeridade e eficiência.

Mês: Abril

Page 2: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 2

• Disponibilizada a ferramenta de consultas das decisões de 1ª Instância, incluídas as dosJuizados Especiais. O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site doTJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

• Implantação da Central de Apoio a Magistrados na Corregedoria-Geral de Justiça. A central,diretamente subordinada ao corregedor-geral, tem o objetivo de possibilitar a mais rápidae eficaz ação nas comunicações versando sobre arrombamento de fóruns, furto ou roubode armas, munições e outros objetos de crime, escolta de presos, rebeliões e ameaças àintegridade física dos juízes de direito ou de seus familiares.

• Implantação da Tabela Unificada para Assuntos e Classes processuais em 31 comarcas.A implantação gradativa dessas tabelas nas demais comarcas deve terminar no mês dejunho/2009. Concluída essa fase, as Tabelas de Movimentação Processual (TMO) serãoimplantadas em todas as comarcas de uma só vez.

• Implantação do alvará de soltura eletrônico na comarca de Uberaba e Uberlândia, que permitemaior agilização e segurança no processo de soltura de presos, em 27/04/2009.

• Implantação do Projeto Pai Presente, que estabelece procedimentos e rotinas para a coleta dematerial genético em audiências de investigação de paternidade em comarcas do Estado. Naprimeira fase, serão atendidas as demandas represadas por mais de 8.000 (oito mil) pedidosde DNA, atendendo, dessa forma, as requisições judiciais que datam desde maio de 2008.Solucionada a demanda reprimida, terá início a segunda etapa do projeto, a fim de agilizar acoleta do material genético e evitar futuro represamento.

• Instalação da Vara de Execuções Penais, de Execuções Fiscais, de Acidentes do Trabalho e deCartas Precatórias da Comarca de Curvelo.

• Instalação de 14 cargos de juízes de direito para o Sistema dos Juizados Especiais. A audiênciade instalação aconteceu no gabinete do desembargador Sérgio Resende, presidente Tribunal deJustiça de Minas Gerais, em 23/04/2009.

Mês: Maio

• Instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais na comarca de Nova Serrana. Aantiga vara única da comarca passa agora a ter a denominação e competência de 1ª Vara Cível,Criminal e da Infância e da Juventude, em 08/05/2009.

Mês: Junho

• Instalação da Segunda Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Cíveis, aquinta vara implantada na comarca de Lavras, localizada no sul do estado, em 05/06.

• Instalação da 2ª vara Cível, Criminal e de Execuções Penais na Comarca de Abre Campo, nazona da mata, em 22/06/2009.

• Instalação da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude na comarca de Itaúna, no centro-oeste do Estado, em 26/06/2009 .

• Instalação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica eFamiliar (CIM) para a efetivação da Lei nº 11.340/06 (Maria da Penha).

• Realização do o II Encontro Jurídico Regional (Enjur) na , nos dias 19 e 20 de junho. O eventoteve como objetivo ampliar os conhecimentos dos magistrados da região sobre questõesjurídicas mais recentes, sobretudo em face de mudanças na legislação brasileira. O encontroaconteceu no Fórum Wellington Brandão e foi transmitido para a comarca de Juiz de Fora pormeio de videoconferência.

Mês: Julho

• Instalação da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais na Comarca de Alfenas, sul de Minas, em03 de julho.

• Instalação da 3ª Vara na Comarca de Frutal. No triângulo Mineiro, com competência para julgarprocessos criminais e da Infância e da Juventude, em 17 /07/2009, que além de atender o

Page 3: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 3

próprio município, atende também. Os municípios, Comendador Gomes, Fronteira e Planura epelos distritos de Santo Antônio do Rio Grande e Aparecida de Minas.

• Tribunal de Justiça altera o seu planejamento estratégico para atendimento da Meta 2, quediz respeito em agilizar os julgamentos. Até dezembro de 2009, todos os processos queentraram na Justiça até 2005 devem ser identificados e julgados. Estima-se que ainda estejamtramitando sem sentença na Justiça comum de 1ª Instância cerca de 180 mil processos, oque representa cerca de 5,6% do acervo de 3,24 milhões de feitos ativos no Estado. A Meta2 alinha-se ao primeiro objetivo institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG):a agilização da prestação jurisdicional com qualidade e eficiência. Dentro de sua estratégiade ações para o cumprimento da meta foi publicada no Diário do Judiciário de 24 de julho, aPortaria-Conjunta 152/2009, que regula os procedimentos para o cumprimento da Meta 2 na 1ªInstância mineira.Seguindo nessa estratégia, o Tribunal de Justiça disponibilizou no seu portala listagem dos processos ativos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.Em cada vara, osjuízes designarão um ou mais servidores para exercer a função de subgestor da Meta 2. Elesserão responsáveis por identificar e separar os processos, atualizar o sistema informatizado,selecionar os casos em que for verificada a viabilidade de conciliação, movimentar e diligenciaros processos de forma a deixá-los conclusos para o magistrado. Ao longo do segundo semestre,os juízes deverão dar prioridade ao julgamento dos processos da Meta 2. Porém, as medidase iniciativas implementadas para o cumprimento da meta não deverão afetar o processamentoregular das ações e medidas consideradas urgentes e com prioridade legal, como as queenvolvem idosos e réus presos.

Mês: Agosto

• Inaugurado, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, umtelecentro comunitário que promoverá capacitação profissional e formação cidadã para jovensem situação de risco social ou em conflito com a lei, encaminhados pela Vara Infracional daInfância e da Juventude de Belo Horizonte. O telecentro, com 10 computadores, abrigaráatividades do Programa Oportunidade Legal (Olé), uma parceria do Tribunal de Justiça de MinasGerais (TJMG) com vários órgãos e entidades. O papel do Judiciário será o de encaminharao telecentro comunitário, adolescentes em situação de risco social ou em conflito com a lei,jovens que ainda não estão envolvidos potencialmente com a criminalidade. A Vara Infracionalda Infância e da Juventude vai encaminhar 20 adolescentes, a cada três meses, para participardas atividades no telecentro e o desempenho dos jovens será avaliado por relatórios. O objetivodo projeto é o de criar oportunidades para adolescente e retirá-los do caminho da criminalidadecombatendo as causas dessa criminalidade. Os jovens que forem encaminhados pela VaraInfracional participaraão dos cursos na área de informática, assim como de outras atividadesdo CMRR, incentivando assim a inclusão social e inserindo esses adolescentes nas ações deredução, reuso e reciclagem de resíduos.

• Instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais na comarca de Brasília de Minas,no Norte de Minas, em 28 de agosto de 2009. Até então, a comarca era de 1ª Entrância,contando com vara judicial única, em que tramitavam todos os processos. A atual varaúnica passa a ter denominação e competência de 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e daJuventude, e a capacidade de julgamento da comarca, agora de 2ª Entrância, será duplicada,agilizando a prestação jurisdicional na região. Criada em 1948, a comarca de Brasília de Minasé formada pela sede e por mais cinco municípios: Campo Azul, Japonvar, Luislândia, PontoChique e Ubaí, além dos distritos de Angicos de Minas, Fernão Dias, Retiro de Santo Antônio,Vargem Grande do Bom Jesus, Vila de Fátima, Nova Minda e Bentópolis de Minas. Em 2007,a população atendida somava 65,5 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE. Mensalmente,são distribuídos na comarca mais de 320 processos, sendo julgados quase 180. Encontramem andamento mais de 7,6 mil ações. Esses dados incluem também os Juizados Especiais e

Page 4: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 4

foram consolidados pelo Centro de Informações da Secretaria da Secretaria de Planejamento doTribunal.

• Instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penal, na Comarca de Manga, elevando-a para a categoria de 2ª Entrância, duplicando a capacidade de julgamento da comarca, em27/08/2009. A comarca investe ainda na conciliação como forma de resolução dos conflitos. Naprimeira e na terceira semanas de agosto, foram realizados dois mutirões de conciliação, comcerca de 700 audiências e índice de acordo em torno de 60%. Em setembro ou outubro, seráfeito um mutirão voltado para o Juizado Especial Criminal, e em dezembro a comarca irá aderirà Semana Nacional da Conciliação. A comarca é formada pelos municípios de Jaíba, Manga(sede), Matias Cardoso, Miravânia e São João das Missões, além dos distritos de Nhandutibae Rio Verde de Minas. De acordo com dados do IBGE, em 2007 os municípios integrantes dacomarca somavam 77 mil pessoas. Aproximadamente, 12,5 mil processos estão em andamentoem Manga, incluindo as ações dos Juizados Especiais. Mensalmente, dão entrada quase 530processos novos, sendo julgados cerca de 280.

Mês: Setembro

• A comarca de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a instalação daVara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais, namanhã de hoje, 10 de setembro. Com a nova vara, Igarapé passa a integrar o rol das comarcasde 2ª Entrância. Segundo as estatísticas de janeiro a junho deste ano, foram distribuídos, naComarca de Igarapé, 376 novos processos mensalmente, tendo sido julgados 125 a cada mês.Nos Juizados Especiais, foram distribuídas outras 155 ações e julgadas 98 por mês. Encontram-se em andamento em Igarapé quase 12 mil processos.

• De 10 a 13 de setembro, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) promoveu oSeminário ítalo-brasileiro sobre adoção de crianças e adolescentes. O evento tem o objetivo defavorecer o intercâmbio de experiências entre autoridade italianas e mineiras no que se refere àspolíticas de adoção e à formação de profissionais habilitados para lidar com esse procedimentolegal. A iniciativa congrega magistrados, técnicos e servidores de ambos os países, além derepresentantes de entidades italianas ligadas à adoção.

• Representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público se reuniram noTribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para definir a atuação da Força Nacional daDefensoria Pública em Execução Penal, com o objetivo de solucionar o problema da execuçãopenal na comarca de Ribeirão das Neves, primeira a ser beneficiada. Ribeirão das Neves contahoje com cinco estabelecimentos prisionais e mais de 5 mil presos. Atualmente, há cerca de 5,5mil processos ativos e mais de 11 mil guias de execução.

• Tribunal de Justiça divulga resultados obtidos na semana da conciliação . O valor dos acordoshomologados no primeiro dia da Semana da Conciliação Especial - Meta 2 em Minas ficouem torno de R$ 262 mil. Foram realizadas 548 audiências, envolvendo a Justiça Comum, asCentrais de Conciliação e os Juizados Especiais. O total de acordos homologados foi de 115,sendo 77 na Justiça Comum, 13 nas Centrais de Conciliação e 25 nos Juizados Especiais. Já opercentual de acordo geral registrado foi de 20,99%. Das cinco audiências criminais realizadasna Justiça Comum, uma resultou em transação penal. Esses dados foram apurados até às 18hde ontem, 14 de setembro, pelo Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) doTribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Comarcas participantes: Entre as comarcas queaderiram, total ou parcialmente, à Semana da Conciliação Especial estão Andrelândia, Araxá,Belo Horizonte, Betim, Bocaiúva, Bom Despacho, Brasília de Minas, Camanducaia, CampinaVerde, Capinópolis, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro, Coração de Jesus, Divinópolis, Doresdo Indaiá, Ferros, Formiga, Governador Valadares, Jacuí, Jequitinhonha, João Pinheiro, Lagoada Prata, Leopoldina, Mantena, Matias Barbosa, Montes Claros, Morada Nova de Minas, NovaResende, Ouro Fino, Pará de Minas, Patos de Minas, Perdizes, Pitangui, Piumhi, Pouso Alegre,

Page 5: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 5

Prata, Presidente Olegário, Rio Pardo de Minas, Sabinópolis, Salinas, São Gonçalo, Timóteo,Tombos, Tupacigura e Uberlândia.

Mês: Outubro

• A Comarca de Capelinha recebeu a instalação da, da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infânciae da Juventude. A justificativa para a instalação das vara econtra-se respaldada pelo dadosestatísticos levantados que indicam no período de janeiro a agosto deste ano a distribuição demais de 4,1 mil processos, tendo sido julgados quase 2,5 mil. Encontram-se em andamento maisde 9,3 mil ações.

Mês: Novembro

• Conciliadores, secretários e conciliadores-orientadores que atuam nos 75 Juizados deConciliação de Belo Horizonte estiveram reunidos no dia 25 de novembro, no Tribunal deJustiça de Minas Gerais (TJMG), para um encontro preparatório para a Semana Nacional daConciliação 2009, que será realizada de 7 a 11 de dezembro. O objetivo do evento foi nãosó tirar as dúvidas mais frequentes dos voluntários que atuam na conciliação em diversascomunidades da capital, como também promover a troca de experiências entre os participantes.Uma das metas do encontro - que reuniu cerca de 160 dos 400 conciliadores de Belo Horizonte- foi também reconhecer o trabalho dos voluntários, fundamental para a resolução dos conflitos.Outro objetivo é o de sensibilizar os conciliadores para a importância de prestar o melhoratendimento frente à fragilidade das pessoas envolvidas em uma situação de conflito.

• Encerrado os cursos de "Direitos Humanos na Prática Judicial e Ética e CulturaContemporânea", que, desde o mês de setembro, vêm sendo oferecidos aos magistrados.A última aula foi ministrada no dia 17 de novembro e abordou o tema "Direito Constitucionale Direitos Humanos". Credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamentode Magistrados (Enfam) e organizados em parceria com a Faculdade Jesuita de Filosofia eTeologia (Faje), esses cursos, alem de corresponderem a um dos objetivos preconizados pelaEjef, ou seja, a busca constante de aprimoramento para a prestação de um serviço públicoeficiente e de qualidade, atendem às orientações da Enfam. Transmitido por videoconferênciapara as comarcas de Montes Claros, Uberlândia, Governador Valadares e Passos, os cursosforam distribuídos em dois módulos, cada um com dez aulas. No curso de "Direitos Humanos naPrática Judicial", o Módulo I abordou a "Situação dos direitos humanos na sociedade brasileira"e o Módulo II, os "Direitos humanos e sua fundamentação filosófico-histórica". Já os módulosdo curso "Ética e Cultura Contemporânea" focalizaram as "Dimensões da problemática éticacontemporânea e Raízes da crise ética contemporânea".

• Foi instalada no dia 6 de novembro, a Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarcade Ibirité, a 21km de Belo Horizonte. O acervo é de cerca de 14 mil ações em andamento e acomarca apresenta alto índice de crescimento. Com a instalação da Vara Criminal e da Infânciae da Juventude, as duas varas cíveis, criminais e de execuções criminais da comarca de Ibiritépassarão a atuar apenas com competência cível. Os processos criminais e os feitos relativos àinfância e à juventude, bem como as cartas precatórias criminais, em andamento na comarca,serão redistribuídos a partir de agora, passando a tramitar na nova vara. Além das três varas daJustiça comum, a comarca de Ibirité tem também um Juizado Especial.

• Tribunal de Justiça de Minas Gerais assina convênio para implantação da Associação deProteção aos Condenados (Apac) em Ituiutaba, no dia 12 de novembro. Na qualidade deparceiros, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o Serviço Nacional deAprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), empenhados em ofereceralternativas para transformar apenados em indivíduos livres. A verba da SEDS, no valor de R$360 mil reais, tem a finalidade de custear gastos de manutenção como as contas de água, luze telefone, despesas com alimentação e a estrutura necessária para as instalações de estudoe trabalho (mesas, cadeiras, material escolar, ferramentas e outras). Com isso, até o final do

Page 6: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 6

mês, a unidade deverá atender a 50 recuperandos com autonomia financeira. Quanto ao termode cooperação técnica com o Sistema Senai/Sesi, vai ser implantado o processo de formaçãoeducacional e capacitação profissional na Apac de Ituiutaba, qualificando-os para atenderàs necessidades das empresas que vão contratá-los. O Sesi vai desenvolver o ProgramaEducação de Jovens e Adultos, com cursos de ensino fundamental e médio, e o Programade Educação Continuada, com cursos de curta duração para aperfeiçoamento de habilidadese qualificações, além de formações que promovam geração de renda. Já o Senai fornecerácursos profissionalizantes, definidos de acordo com a vocação das regiões em que vão trabalharegressos e recuperandos. Outra colaboradora será a Construtora Realiza, mediante a validaçãode um Pacto de Intenções cuja proposta é dar oportunidade de emprego ao recuperando daApac de Ituiutaba.

Objetivo estratégico : Fomentar ações e Projetos de responsabilidade social e socioambiental.

Ano: 2008Mês: Dezembro

• Instituição do Programa Sustentabilidade Legal, com o objetivo de implementar, no âmbito dojudiciário do Estado de Minas Gerais, ações que visem à preservação e recuperação do meioambiente.

Ano: 2009

Mês: Março• Redução na tiragem do TJMG informativo, passando de 20 mil para 3 mil exemplares,

proporcionando uma economia de 204 mil folhas impressas mês. O informativo passa a ficardisponível no Portal www.tjmg.jus.br.

Mês: Outubro

• O contracheque em papel será substituído pela versão eletrônica, conforme diretrizes do"Programa de Sustentabilidade Legal". A Diretoria de Recursos Humanos e de Informáticapublicam, a partir deste mês, o contracheque por meio eletrônico, com um novo formato esistema de validação da autenticidade. A nova versão pode ser acessada pela intranet nomenu Pessoal >> Pagamento >> Contracheque Eletrônico. A validação da autenticidade docontracheque poderá ser realizada pelas instituições que receberem do magistrado ou doservidor o contracheque, no portal através do menu Serviços >> Autenticação Contracheque

Objetivo estratégico : Otimizar a gestão administrativa e economia financeira do Tribunal de Justiça doEstado de Minas Gerais.

Ano: 2008Mês: Novembro

• Alteração por intermédio da Portaria 2238, do vale-lanche e o vale-refeição, reajustados para ovalor unitário de R$14,50 (quatorze reais e cinqüenta centavos).

Mês: Dezembro

• Considerando a necessidade atualizar os valores a serem adiantados aos órgãos da Secretariado Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeiro Grau, imprescindíveis para realizar despesasdiversas cujo atraso possa acarretar prejuízo ao bom andamento dos serviços, foi publicada aportaria 2.269/2008 que altera os arts. 3º, 22, 23 e 42 da Portaria nº 1.745, de 24 de maio de2005.

• Divulgação do Programa de instalação de Varas e Comarca, sendo contempladas as varas nascomarcas de Abre Campo, Alfenas, Arcos, Brasília de Minas, Capelinha, Coronel Fabriciano,Curvelo, Frutal, Igarapé, Ipatinga, Itaúna, Lavras, Manga, Muriaé, Nova Serrana e Patrocínio e ainstalação da comarca de São João do Paraíso, no norte de Minas.

Page 7: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 7

Ano: 2009

Mês: Janeiro• A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou , no dia 07

de janeiro de 2009, a primeira sessão de julgamento na Unidade Raja Gabaglia. Havia 80julgamentos em pauta. A nova unidade do TJMG está localizada na avenida Raja Gabaglia,1.753, bairro Luxemburgo. O prédio abriga toda a estrutura administrativa e judiciária que antesfuncionava na avenida Francisco Sales, além de setores instalados em outros prédios do TJMG.O telefone para contato é 3344-7702.

• Abertura da Promoção Vertical prevista para o período de 7 de janeiro a 13 de fevereiro para osservidores de 1ª e 2ª Instâncias.

• Ampliação do Sistema de telefonia "VoIP", que possibilita realização de ligações telefônicaspor meio da internet e reduz os custos de operação. A sigla VoIP significa Voice over IP - emPortuguês, Voz sobre IP, Protocolo de Internet. IP é o protocolo utilizado na rede mundial paraque os equipamentos de informática possam "conversar" - é uma "linguagem" que possibilita acomunicação entre os computadores. Essa tecnologia faz com que a voz, um sinal analógico,seja convertida em sinal digital, o qual é transmitido via protocolo IP pela rede de dados. Atecnologia VoIP traz consigo uma mudança de costume no uso dos serviços de telefonia, mas éde fácil utilização. O sistema funciona com um servidor central de comunicação, que é similar àantiga central telefônica. O sistema já foi instalado na Coordenação de Controle do PatrimônioMobiliário (Copat), seguida pelo Juizado da Infância e da Juventude, a Diretoria-Executiva daGestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep) e a Corregedoria-Geral de Justiça. Atualmente,o VoIP está em processo de implantação no Fórum Lafayette. A partir da primeira semanade fevereiro, a tecnologia será instalada no Centro Operacional (Ceop). O cronograma deimplantação do projeto prevê que, até o fim de abril/2009, o VoIP já esteja presente em todosos setores do Edifício Mirafiori, dos Anexos I e II da Unidade Goiás, no Palácio da Justiça e naUnidade Raja Gabaglia. São nove unidades envolvidas, num total aproximado de três mil ramais.Está sendo preparado um manual de utilização que em breve será divulgado. As comarcas dointerior também estão no cronograma, porém somente para as chamadas DDD, o que reduzirásignificativamente as despesas com essas ligações.

• Apresentação do Planejamento Estratégcio do TJMG para o período 2009 a 2013, destacandoa conclusão das obras de reformas e construções de prédios em 28 comarcas, instalaçãode uma comarca, além de outras 16 varas. Foram apresentados os objetivos institucionaisque são agilizar a prestação jurisdicional da 1ª e 2ª instância, otimizar a gestão administrativae econômico-financeira do TJMG e fomentar ações e projetos de responsabilidade social esocioambiental.

• I Encontro Administrativo de Ipatinga Juízes e funcionários sobre objetivos e metas do PoderJudiciário. Foram abordados temas como orçamento, economia nos gastos, padronização euniformização de ações que visam a racionalizar práticas na 1ª instância. Estiveram presentesrepresentantes das comarcas de Açucena, Alvinópolis, Caratinga, Coronel Fabriciano, Ferros,Guanhães, Inhapim, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Mesquita, Nova Era, Rio Piracicaba, SãoDomingos do Prata e Timóteo.

• Publicada no "Minas Gerais", Diário do Executivo, em 10/01/2009, a lei 18025 que reajusta osvencimentos dos servidores do TJMG. O valor do padrão PJ-01 passa a ser de R$ 691,37, apartir de 1º de janeiro deste ano e de R$ 738,51, a partir de julho.

• Renovação do convênio firmado com o Governo do Estado, com interveniência da Auditoria-Geral do Estado, que tem como objeto o estabelecimento de condições de cooperação mútua,visando a maior efetividade e melhoria na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Mês: Fevereiro

Page 8: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 8

• Realização do Programa Servidor Integrado (Serin) para cinquenta e oito servidores da 1ªInstância. O evento reuniu nesta edição servidores que ingressaram no Tribunal de Justiça deMinas Gerais (TJMG) entre junho de 2006 e agosto de 2008. Todos estão em estágio probatório,mas não tinham participado ainda do treinamento.

• Realização do Serin - Programa Servidor Integrado, para 66 servidores convocados da 1ªInstância, lotados na comarca de Belo Horizonte. O Serin visa promover a integração dosservidores e apresentar normas internas e temas considerados importantes para o exercício daprofissão.

• Realizado o 2º Encontro Nacional do Judiciário com o CNJ, quando foram definidas as metasnacionais para o ano de 2009, tendo como objetivo minimizar as diferenças entre os segmentosda Justiça. Metas apresentadas: 1- desenvolver e alinhavar o planejamento plurianual, comprazo mínimo de cinco anos, aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário; 2- identificar ejulgar todos os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005, em todas asinstâncias; 3- Informatizar todas as unidades judiciárias, interligando-as ao respectivo tribunale à internet e automatizar a distribuição de todos os processos e recursos foi outra metadestacada; 4- implantação de um sistema de gestão eletrônica de execução penal e a criaçãode um mecanismo de acompanhamento eletrônico das prisões provisórias; 5- capacitação doadministrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalhopara imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas; 6- torrnar acessíveisas informações processuais nos portais da rede mundial de computadores, com andamentoatualizado e conteúdo das decisões de todos os processos, respeitado o segredo de justiça;7-cadastrar todos os magistrados nos sistemas eletrônicos de acesso a informações sobrepessoas e bens e de comunicação de ordens judiciais como o Sistema on line de RestriçãoJudicial de Veículos (Renajud), o sistema de penhora on line (Bancenjud) e o Sistema deInformações ao Judiciário (Infojud); 8- implantar núcleo de controle interno e a ampliação oprocesso eletrônico em todas as unidades do Poder Judiciário.

• Treinamento sobre Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário para 36 comarcas.As tabelas foram criadas para unificar a nomenclatura das classes, assuntos e andamentosprocessuais, de forma a facilitar a extração de dados estatísticos e melhorar a administraçãoda Justiça. Os servidores da comarca de Belo Horizonte participaram do treinamento em 2008e já estão adotando as tabelas unificadas. A previsão é de que, até o final do 1º semestre de2009, as tabelas processuais unificadas (classes e assuntos) já estejam implantadas em todo oEstado.

Mês: Março

• Ciclo de Palestras na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes: "Impacto Econômicoe Social das Decisões Judiciais";"Reformas Processuais do Tribunal do Júri# (O Novo Júri);#Fixação da Pena#, # Lei Maria da Penha#; #Intersetorialidade e sustentabilidade#; #DireitosFundamentais e Interpretação Constitucional#; #Aspectos Legais da Gestão Arquivística#

• II Encontro Administrativo de Patos de Minas para informar a Juízes e funcionários sobreobjetivos e metas do Poder Judiciário. Foram abordados temas como orçamento, economianos gastos, padronização e uniformização de ações que visam a racionalizar práticas na 1ªinstância. Foram aproximadamente 40 juízes e mais de 80 servidores das comarcas de Araguari,Araxá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Coromandel,Estrela do Sul, Ibiá, João Pinheiro, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patos de Minas, Paracatu,Patrocínio, Perdizes, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gotardo, Tiros, Três Marias, Unaíe Vazante.

• III Encontro Administrativo de Muriaé com a participação das comarcas de Abre Campo,Carangola, Cataguases, Divino, Ervália, Espera Feliz, Eugenópolis, Guarani, Jequeri,Leopoldina, Manhuaçú, Manhumirim, Miradouro, Mirai, Palma, Piranga, Pirapetinga, Ponte Nova,

Page 9: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 9

Raul Soares, Rio Casca, Senador Firmino, Teixeiras, Tombos, Ubá, Viçosa, Visconde do RioBranco.

• Lançamento do concurso Ideia brilhante, que visa promover a participação de magistrados eservidores na administração do Tribunal, apresentando ideias ou práticas inovadoras, a serjulgada por comissão designada para tal mister.

Mês: Maio

• Foi inaugurada em maio/2009, a obra de reforma e ampliação do Fórum DesembargadorEustáquio Peixoto, em Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri. A reforma teve duração de360 dias corridos e foi terminada em 27 de março de 2009. Houve economia de R$ 24 mil naexecução da obra, cujo valor estimado era de R$ 400 mil.

• Reunião do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, entre os dias 14 e 16de maio de 2009, que tratou de assuntos pertinentes às Justiças Estaduais, com as seguintesconclusões: Carta de Araxá#-I) Reafirmar a importância de se fazer respeitar o princípio daautonomia administrativa dos Tribunais de Justiça, requisito indispensável ao Poder Judiciário nosistema federativo; II) Incentivar os Tribunais de Justiça a adotarem planejamentos estratégicos,a fim de promover soluções para a crescente demanda com respostas eficazes aos reclamossociais; III) Reiterar a absoluta necessidade de reformulação do processo de execuçõespenais, estabelecendo métodos efetivos para a recuperação dos apenados; IV) Proclamara necessidade da adoção de sistema padronizado de Processo Judicial Eletrônico, sob aresponsabilidade do Conselho Nacional de Justiça; V) Sugerir ao Conselho Nacional de Justiçaa consolidação de suas resoluções e atos normativos, bem como a simplificação dos formuláriosde coleta de dados.

Mês: Junho

• A cidade de Lavras, no sul de Minas, foi sede, nos dias 5 e 6 de junho, do V EncontroAdministrativo Regional promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O eventodeu sequência a uma série de encontros que reúnem magistrados e servidores das comarcas doentorno da região, com o objetivo de debater temas ligados à gestão do Poder Judiciário, desdea organização da atividade forense até questões como o consumo de energia elétrica, águae papel. Além da comarca de Lavras, estiveram presentes ao encontro os juízes e servidoresdas comarcas de Baependi, Boa Esperança, Bom Sucesso, Bomfim, Cambuquira, CampoBelo, Candeias, Carmo de Minas, Carmópolis de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde,Cruzília, Entre Rios de Minas, Itaguara, Itamonte, Itanhandu, Itumirim, Lambari, Nepomuceno,Oliveira, Passa Quatro, Passa Tempo, Perdões, Prados, Resende Costa, São João Del Rei, SãoLourenço, Três Corações e Três Pontas.

• Realização do curso de capacitação no Sistema CNJ de processo judicial eletrônico, tambémconhecido como Projudi. O curso é promovido pela Escola Judicial Desembargador EdésioFernandes (Ejef), em parceria com o Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiaisde Minas Gerais. O objetivo do curso é capacitar magistrados e servidores dos JuizadosEspeciais Cíveis da capital mineira # unidades UFMG, Gutierrez, Relações de Consumoe Barreiro #, preparando-os para operar adequadamente o sistema que reproduz todo oprocedimento de um andamento processual em meio eletrônico, substituindo o registro dosatos processuais no papel por armazenamento e manipulação digital. Os resultados alcançadoscom a implantação do processo eletrônico nos Juizados Especiais da capital mineira podemser traduzidos por uma economia de cerca de 60 mil capas, 120 mil grampos e três milhões defolhas de papel.

• VI Encontro Administrativo em Divinópolis, nos dia 26 e 27, quando foram tratadas as questõesligadas ao planejamento e metas, na região Centro-Oeste do Estado. Participaram do encontrorepresentantes de setores considerados estratégicos da instituição, para tratar de temas comoorçamento, economia de gastos, padronização e uniformização de ações que têm como objetivo

Page 10: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 10

racionalizar práticas na 1ª Instância. Foram convocados juízes e servidores das comarcas deAbaeté, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis,Dores do Indaiá, Formiga, Guapé, Iguatama, Itapecerica, Itaúna, Lagoa da Prata, Luz, MartinhoCampos, Mateus Leme, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Pará de Minas, Pitangui, Piumhi,Pompéu, Santo Antônio do Monte e São Roque de Minas.

Mês: Agosto

• A cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi palco do VII Encontro Administrativoque reuniu juízes e servidores de 51 comarcas da região e diretores de diversas áreas daadministração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG, nos dias 14 e 15 de agosto.

• Modificação do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para possibilitar acoincidência dos mandatos dos ocupantes dos cinco cargos de direção do Tribunal, ou seja,presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, corregedor-geral deJustiça. Hoje, o início dos mandatos está relacionado com a data de vacância do cargo. Com aalteração, aprovada pela Corte Superior, os mandatos dos cargos de direção do TJMG devemcomeçar sempre no dia 1º de julho dos anos pares, para mandato de dois anos. A sistemáticacomeça a vigorar a partir das próximas eleições para esses cargos. Haverá uma regra detransição, de forma a permitir que os mandatos desses eleitos terminem em 30 de junho de2012. A alteração é de cunho prático e operacional possibilitando a adoção de um planejamentoadministrativo uniforme, elaborado em conjunto pelo presidente, pelos vice-presidentes e pelocorregedor-geral de Justiça, providência que aprimora a gestão institucional.

• O gestor da Meta 2 junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou as estratégiaspara identificar e julgar os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. Cada vara teráum servidor subgestor da Meta 2, que será responsável por #depurar# os dados tabeladospelo setor de informática, separando os processos que demandam sentença daqueles queestão parados por dependerem de ação das partes ou que já deviam estar arquivados. Depoisdesse filtro, esses processos terão preferência, sem afetar as medidas urgentes e prioridadeslegais. Para facilitar o trabalho, os magistrados devem abastecer o Banco de Sentenças daEscola Judicial Edésio Fernandes (Ejef) com as decisões de processos da Meta 2, de forma aagilizar o andamento de processos repetitivos. Além dessas ações, está marcada uma semanade conciliação entre os dias 14 e 18 de setembro com ênfase nos processos mais antigos. Asdemais palestras abordaram questões administrativas e orçamentárias. A região terá uma metade redução de 7,17% do Custo da Infraestrutura Básica (CIB). Participaram do encontro juízes eservidores das comarcas de Alfenas, Alpinópolis, Andradas, Areado, Borda da Mata, Botelhos,Brazópolis, Bueno Brandão, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Caldas, Camanducaia, Cambuí,Campanha, Campestre, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro Cássia, Cristina, Elói Mendes,Extrema, Guapé, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itajubá, Itamoji, Jacuí, Jacutinga, Machado,Monte Belo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Muzambinho, Natércia, Nova Resende,Ouro Fino, Paraguaçu, Paraisópolis, Passos, Pedralva, Poço Fundo, Poços de Caldas, PousoAlegre, Pratápolis, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, SãoSebastião do Paraíso, Silvianópolis e Varginha.

Mês: Setembro

• Tribunal de justiça disciplina a aquisição, locação e uso de veículos oficiais pertencentes àfrota do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, matéria regulamentada pela Portaria2.352/2009.

Mês: Outubro

• A primeira palestra do evento divulgou o Planejamento Estratégico e os objetivos institucionaisdo Tribunal de Justiça, as metas de nivelamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)e o cenário orçamentário do TJMG, seguida das palestras sobre a meta, 2, engenharia,

Page 11: Atos de Gestão - tjmg.jus.br · O Banco de Sentenças implantado pelo TJMG está disponível no site do TJMG na página da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)

Atos de Gestão

Data última atualização: 31/12/2015Fonte: Transparência - Sistema de cadastros para a transparência do TJMG

Página 11

Padronização na área judiciária, sustentabilidade, seguida de debates para o esclarecimento dedúvidas.

• A realização de encontros administrativos regionais em comarcas do interior de Minas configuraparte do cumprimento da meta prioritária da administração do Tribunal de Justiça de MinasGerais (TJMG), que foi anunciada no discurso de posse do atual presidente, com a divulgaçãodo apoio à Justiça de 1ª Instância. Nos dias 2 e 3 de outubro, foi realizado na Comarca deMontes Claros, o VIII Encontro Administrativo Regional. A reunião aconteceu com a presençade juízes e servidores de 32 comarcas da região. Ao abrir o Encontro, o presidente ressaltou:#Nossa presença, na companhia dos diretores da Secretaria do Tribunal, é uma demonstraçãoclara do interesse de maior aproximação com aqueles que conduzem o dia a dia do Judiciário.Incentivamos, assim, a participação, a criatividade e as soluções inovadoras para um serviçomelhor da Justiça, com foco na sustentabilidade socioambiental e em projetos que nosaproximem dos jurisdicionados, aos quais devemos uma atuação à altura de suas legítimasexpectativas#.

• Com o iniciativa o projeto #Conhecendo o Judiciário#, que visa estabelecer uma maioraproximação entre judiciário e sociedade, realizou em Uberlândia, para cerca de 20 alunos docurso de direito do Centro Universitário do Triângulo (Unitri).

• Trinta e cinco servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participam, entre 27a 30 de outubro, do Módulo Técnico-Operacional para oficiais de justiça do Programa ServidorIntegrado (Serin) 1ª Instância. O treinamento reúne servidores da capital e do interior queingressaram no TJ ente 2007 e 2009, mas ainda não tinham participado do programa. Com oobjetivo de apresentar a instituição, capacitar e orientar os servidores que estão em fase inicialda carreira, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), responsável pelo Serin,oferece aos servidores treinamento e palestras sobre temas variados.

Mês: Novembro

• Foi realizado o Encontro Regional de Juiz de Fora, último realizado no interior. Participaramdesse encontro 60 magistrados e 100 servidores. Nesse encontro foi abordado a necessidadedo Tribunal ter seu planejamento estratégico aprovado pela Corte Superior, de maneira agarantir a continuidade administrativa. Ainda em sua apresentação, falou de medidas tomadaspela instituição para reduzir despesas, das restrições impostas pela Lei de ResponsabilidadeFiscal e de projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelo TJ. Sobre osresultados dos encontros, já podem ser sentidos na redução das despesas de custeio.

• Publicada a Portaria-Conjunta nº163/2009, que institui o Manual do Gestor, instrumento deconsulta virtual direcionado aos gestores da Secretaria do TJMG e da Justiça de PrimeiraInstância, para apoio no exercício da função. As áreas devem zelar pela permanenteatualização das informações, encaminhando as modificações necessárias para o [email protected]. O Manual está disponível na intranet.

• Segundo ao que proposto pelo Presidente do Tribunal, foi realizado o IX Encontro administrativode Uberlândia, nos dia 13 e 14 de novembro. A aproximação com as comarcas do interior éum dos objetivos dos encontros regionais e configura meta prioritária da atual administraçãodo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Participaram do evento juízes e servidoresdas comarcas de Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Conceição das Alagoas, Conquista,Frutal, Itapajipe, Ituiutaba, Iturama, Monte Alegre de Minas, Prata, Sacramento, Santa Vitória,Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia. Nos dois dias do evento, representantes do TJMG,responsáveis pelas áreas administrativa e técnica, expuseram e esclareceram a atuação decada setor, colocando-se à disposição dos participantes para melhor andamento do trabalho epara maior integração entre as duas instâncias.