atividades pedagÓgicas de fortalecimento da...

4
PROFESSOR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM CIÊNCIAS HUMANAS - 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2º BIMESTRE - CICLO II - 2018 PROFESSOR CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA Professor (a), as avidades de fortalecimento da aprendizagem foram elaboradas com intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem suas habilidades nos descritores DG18 e DG30, cujos resultados na ADA – Ciclo – II foram considerados os mais baixos, ou seja, respecvamente 42,5% e 10,6%. Descritor DG18 – Analisar as diferentes regionalizações do espaço geográfico. DG30 – Relacionar os processos migratórios as transformações socioespaciais. ITEM 1 DA ADA Mapa 1 Disponível em: <hp://blog.educahelp.com/exercicios-de- Regionalização/>. Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado). Analise os mapas e, a seguir, responda o item 1. Mapa 2 Idenfique nos mapas 1 e 2, a diferença quanto ao critério de regionalização adotado. (A) O mapa 1 não respeita os limites polícos- administravos dos Estados, enquanto o mapa 2 considera os limites polícos dos Estados. (B) Os mapas 1 e 2, respeitam os limites polícos- administravos e o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada Estados. (C) O mapa 1 respeita os limites polícos- administravos dos estados, enquanto o mapa 2 não considera os limites polícos dos estados, e sim as caracteríscas econômicas. (D) O mapa 1 respeita a distribuição proporcional de estados em cada região, enquanto o mapa 2 não considera os limites polícos dos estados, e sim as caracteríscas econômicas. (E) O mapa 1 respeita os limites polícos- administravos dos Estados, enquanto o mapa 2 considera o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada região. Disponível em: <hp://blog.educahelp.com/exercicios-de- regionalizacao/>. Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado).

Upload: others

Post on 15-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA …jucienebertoldo.com/wp-content/uploads/2019/08/AFA... · ocorre um deslocamento populacional para outra cidade, estado ou país em

PROFESSOR

ATIVIDADES PEDAGÓGICASDE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM

CIÊNCIAS HUMANAS - 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2º BIMESTRE - CICLO II - 2018

PROFESSOR

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

Professor (a), as atividades de fortalecimento da aprendizagem foram elaboradas com intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem suas habilidades nos descritores DG18 e DG30, cujos resultados na ADA – Ciclo – II foram considerados os mais baixos, ou seja, respectivamente 42,5% e 10,6%.

Descritor DG18 – Analisar as diferentes regionalizações do espaço geográfico.DG30 – Relacionar os processos migratórios as transformações socioespaciais.

ITEM 1 DA ADA

Mapa 1

Disponível em: <http://blog.educahelp.com/exercicios-de-Regionalização/>. Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado).

Analise os mapas e, a seguir, responda o item 1.

Mapa 2

Identifique nos mapas 1 e 2, a diferença quanto ao critério de regionalização adotado.

(A) O mapa 1 não respeita os limites políticos-administrativos dos Estados, enquanto o mapa 2 considera os limites políticos dos Estados.

(B) Os mapas 1 e 2, respeitam os limites políticos-administrativos e o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada Estados.

(C) O mapa 1 respeita os limites políticos-administrativos dos estados, enquanto o mapa 2 não considera os limites políticos dos estados, e sim as características econômicas.

(D) O mapa 1 respeita a distribuição proporcional de estados em cada região, enquanto o mapa 2 não considera os limites políticos dos estados, e sim as características econômicas.

(E) O mapa 1 respeita os limites políticos-administrativos dos Estados, enquanto o mapa 2 considera o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada região.

Disponível em: <http://blog.educahelp.com/exercicios-de-regionalizacao/>. Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado).

Page 2: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA …jucienebertoldo.com/wp-content/uploads/2019/08/AFA... · ocorre um deslocamento populacional para outra cidade, estado ou país em

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEMATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM

Atividades relacionadas ao item 1

2. Responda.

a. Qual o tipo de regionalização apresentada no mapa?

b. Qual o critério adotado para a regionalização representada no mapa?

Observe os mapas para responder a atividade 3.

Sugestão de respostaO mapa apresenta a regionalização em três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os estados que integram essas regiões apresentam várias características em comum, no entanto, é necessário ressaltar que não há homogeneidade, sendo que cada unidade apresenta peculiaridades socioeconômicas.

Os critérios de regionalização apresentados no mapa consideram os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil.

Observe o mapa e responda a atividade 2.

Observe o mapa e responda a atividade 1.

1. Responda.

a. Qual o tipo de regionalização apresentada no mapa?

b. Qual o critério adotado para a regionalização representada no mapa?

A divisão apresentada no mapa foi estabelecida no ano de 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) composta por cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

Os critérios utilizados para a regionalização do IBGE em cinco regiões são as semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos.

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm>. Acesso em: 29 jun. 2018 (adaptado).

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm>. Acesso em: 29 jun. 2018 (adaptado).

Gabarito: CDG18 - Analisar as diferentes regionalizações do espaço geográfico.Expectativa de aprendizagemReconhecer e analisar as principais regionalizações do espaço brasileiro, perceber os critérios utilizados em cada uma e diferenciar as regiões.Comentário do itemO mapa 1 apresenta a divisão segundo o IBGE, que divide o Brasil em cinco macrorregiões, e os critérios adotados respeitam os limites político-administrativos dos Estados. O mapa 2 apresenta a divisão proposta pelo geógrafo Pedro Geiger em regiões geoeconômicas, cujo os critérios ao contrário do mapa 1, não consideram os limites territoriais dos Estados, mas as características econômicas.

Disponível em: <http://blog.educahelp.com/exercicios-de-regionalizacao/>. Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado).

Disponível em: <http://blog.educahelp.com/exercicios-de-regionalizacao/>. Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado).

Mapa 1

Disp

onív

el e

m: <

http:

//bl

og.e

duca

help

.com

/ex

erci

cios

-de-

regi

onal

izaca

o/>.

Ac

esso

em

: 21

mar

. 201

8 (a

dapt

ado)

.

Page 3: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA …jucienebertoldo.com/wp-content/uploads/2019/08/AFA... · ocorre um deslocamento populacional para outra cidade, estado ou país em

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEMATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM

Disponível em: <http://blog.educahelp.com/exercicios-de-regionalizacao/>.

Acesso em: 21 mar. 2018 (adaptado).

Mapa 2 (A) Diáspora.(B) Pendular.(C) Êxodo Rural.(D) Nomadismo.(E) Transumância.

3. Qual a diferença quanto ao critério de regionalização adotado no mapa 1 e 2.

ITEM 2 DA ADAAtividades relacionadas ao item 2

1. Acerca da transumância, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

(A) É um movimento sazonal que é determinado pelas estações do ano.

(B) No Brasil, esse deslocamento é comum entre o Sertão Nordestino e a Zona da Mata.

(C) Nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país permanentemente.

(D) O deslocamento, em geral, dura alguns meses, mas o migrante continua tendo como referência de moradia o local de origem.

(E) É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.

Identifique o tipo de migração representado no trecho: “No ano que vem não tem o pequi, a gente tem que viajar para São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás”.

Leia o texto e, a seguir, responda o item 2.

Pequi é responsável pelo sustento de famílias na Chapada do Araripe

Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios /globo -rural/noticia/2018/04/pequi-e-responsavel-pelo-sustento-de

-familias-na-chapada-do-araripe.html>. Acesso em: 02 maio 2018 (adaptado).

Disponível em: <https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-tipos-migracao.htm#resposta-4072>.

Acesso em: 29 jun. 2018 (adaptado).

[...] A Chapada do Araripe, no Ceará, é um lugar em que as tradições culturais ainda dependem, e muito, da natureza. Lá, de janeiro a abril, a principal fonte de renda para as famílias do campo é o pequi. O fruto nativo é colhido no chão da mata: uma atividade extrativista que se confunde com a história da região. [...] E é dele que muitas famílias tiram o sustento nos primeiros meses do ano.

[...] O pouco que se consegue com a cata do pequi é muitas vezes mais do que se tira com as roças tradicionais. Se o pequi dá renda, não é preciso buscar trabalho em outro estado. “No ano que vem não tem o pequi, a gente tem que viajar para São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás”, diz José Joaquim dos Santos, extrativista.

É possível comparar os mapas 1 e 2, para identificar a diferença quanto ao critério de regionalização adotado, onde no mapa 1 são respeitados os limites territoriais dos Estados, e no mapa 2 esses limites não são considerados, pois o seu critério considera as características econômicas.

Gabarito: EDG30 - Relacionar os processos migratórios às transformações socioespaciais.Expectativa de aprendizagemIdentificar os sentidos e motivações dos fluxos migratórios no espaço brasileiro e as transformações ocorridas no Espaço Geográfico decorrente desse processo.Comentário do itemA transumância é um tipo de migração, onde ocorre um deslocamento populacional para outra cidade, estado ou país em determinados períodos do ano, que dura alguns meses, mas permanece como referência de moradia o local de origem. Com a oportunidade de trabalho na cata do pequi, a população não necessita migrar para outros estados em busca de trabalho, configurando uma nova estruturação de trabalho local, auxiliando na renda familiar.

Gabarito: CComentárioA transumância é um movimento periódico que se repete anualmente. Os migrantes deslocam-se para locais em que possam trabalhar por um determinado período e retornam para suas moradias quando as condições naturais que os expulsaram amenizam-se.

Page 4: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA …jucienebertoldo.com/wp-content/uploads/2019/08/AFA... · ocorre um deslocamento populacional para outra cidade, estado ou país em

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEMATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM

2. Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos. Explique as características de cada tipo de migração.

É um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. É caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.

Sugestão de resposta As pessoas migram pelos mais distintos motivos, desde guerras, perseguição religiosa, conflitos étnicos, perseguição política e ideológica ou simplesmente porque buscam condições melhores de vida em outra localidade. Essas condições podem estar relacionadas com trabalho, estudo, saúde, bem-estar, entre outros fatores, e são os maiores motivadores para as migrações na atualidade.Podemos exemplificar a transumância, como o movimento migratório de pessoas que buscam rendas para garantir melhores condições de vida para suas famílias, onde trabalhadores rurais vão para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, e após o período da colheita, retornam para seus estados de origem.

Nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem. É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.

É o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da mecanização do trabalho no campo.

É mais raro de acontecer, mas é o oposto do êxodo rural. Acontece quando pessoas que vivem na zona urbana (cidades) mudam para a zona rural (campo).

Apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente. As pessoas nômades mudam de lugar periodicamente e não estabelecem moradia fixa em nenhum lugar.

É a rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Em geral, essa migração é involuntária ou forçada. Temos como exemplos mais expressivos a diáspora africana (ocorrida por força da escravidão colonial) e a diáspora judaica (expulsão dos judeus da Palestina pelo Império Romano).

a. Migração pendular.

3. Cite três situações que motivam os fluxos migratórios. Descreva um motivo que caracteriza a transumância.

b. Transumância.

c. Êxodo Rural.

d. Êxodo urbano.

e. Nomadismo.

f. Diáspora.

Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm>. Acesso em: 29 jun. 2018 (adaptado).

Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm>. Acesso em: 29 jun. 2018 (adaptado).