atividades 04a8 de abril

Upload: polliane-rocha

Post on 07-Jul-2018

254 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    1/10

    ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

    COLÉGIO MÁXIMOALUNO(A)-

    ANO  – 

    DATA-

    PRÓ

    Perguntas referentes aos episódios dofilme Tom da Caatinga

    Comentários dos a respeito dos episódios do filme“Tons Da Caatinga” 

    1) Qual é a aproximação da música AsaBranca, de composição de LuizGonzaga e Humberto Teixeira, com obioma da Caatinga?

    2) Qual é o maior drama do sertanejoque vive no semi-árido brasileiro?

    3) Como o narrador e músico TarginoGondim descreve a Caatinga?

    4) Qual a importância do conhecimentoproduzido pelos habitantes da Caatingaem seu cotidiano?

    5) Explique a frase de Targino Gondimno filme: "Não só de seca vive o

    sertão".

    6) Qual a origem da palavra Caatinga equal é o seu significado?

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    2/10

     

    7) Quanto tempo dura o período deseca na Caatinga?

    8) Explique qual é o Clima naCaatinga?

    9) A Caatinga possui cerca de800.000km2 de extensão. Quais são osestados brasileiros que tem comovegetação a Caatinga?

    10) Explique a frase: "A Caatinga é aúnica vegetação totalmente brasileira".

    11) Qual a grande contribuição docantor e compositor Luiz Gonzaga parao reconhecimento do bioma Caatingano Brasil?

    12) Como o sertanejo conseguesobreviver no sertão da Caatinga?13) Por que a Floresta Nacional do

     Araripe foi a primeira reserva florestalcriada no Brasil?14) Qual foi à definição de áreasustentável, de acordo com osertanejo? Você concorda com essavisão?15) Como os produtores rurais devemproceder no campo para evitar adestruição da Caatinga?16) A sertaneja do filme afirmou que amaior riqueza do mundo é a água. Vocêconcorda com essa afirmação?Explique.

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    3/10

     

    Sobradinho

    O homem chega e já desfaz a natureza

    Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar

    O São Francisco lá prá cima da Bahia

    Diz que dia menos dia vai subir bem devagar

    E passo a passo vai cumprindo a profecia

    Do beato que dizia que o sertão ia alagar

    O sertão vai virar mar

    Dá no coração

    O medo que algum dia

    O mar também vire sertão

    Vai virar mar

    Dá no coração

    O medo que algum dia

    O mar também vire sertão Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé

     Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir

    Debaixo d'água lá se vai a vida inteira

    Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir

    Vai ter barragem no salto do Sobradinho

    E o povo vai se embora com medo de se afogar

    O sertão vai virar marDá no coração

    O medo que algum dia

    O mar também vire sertão

    Vai virar mar

    Dá no coração

    O medo que algum dia

    O mar também vire sertão Sá e Guarabyra 

    COLÉGIO MÁXIMOALUNO(A)-

    ANO  – 

    DATA-

    PRÓ

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    4/10

    1-Sobre a música responda:a) A que o texto/a letra da música se refere?

     ___________________________________________________________________________b) Em que região os autores se inspiraram para compor a música?

     _____________________________________________________________________________c) Qual o rio citado na música?

     ___________________________________________________________________________d) Você pode imaginar por que os autores da música dizem sentir medo da possibilidade de,“o mar tem bem vire sertão”? 

     ____________________________________________________________________________e) O que foi a causa de alagamento das cidades citada na música?

     ____________________________________________________________________________f) As cidades citadas na música pertencem a qual Estado?

     ____________________________________________________________________________g) Você conhece alguma cidade ou município de outro Estado que também tenhadesaparecido por causa de alguma modificação da paisagem por humanos?

     ____________________________________________________________________________h) Que outros exemplos de alagamento de cidades são apresentados nos meios decomunicação?

    1- Reflita sobre as informações a seguir:

    TEXTO 1

    Barragem de Sobradinho é orgulho para engenharia brasileira

     A barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia, foi construída na década de 70 para produzirparte da energia elétrica utilizada no Nordeste. Mas a represa trouxe também outros benefíciospara a região. A água armazenada no maior lago artificial do país passou a garantir o sustento deagricultores, como mostra a última reportagem da série Açudes e barragens do Nordeste.Na região, plantar cebola e manga, por exemplo, só é possível graças ao canal de distribuição de

    água. "Aqui só se criava bode, gado... Não tinha plantio de jeito nenhum", conta o agricultorUbanildo Eliseu Torres. A água que irriga as plantações vem da barragem de Sobradinho, localizada a 46 km de Juazeiro,no Norte da Bahia. Antes da barragem, segundo o agricultor Josafá Dias, "não existiapraticamente nada aqui". Uma aldeia indígena se instalou no local, de olho nas águas do rio SãoFrancisco represadas na barragem. São 32 famílias da tribo Trucá. "Pra nós essa água é umabênção, é fonte de vida", comemora a cacique Rita da Silva.Orgulho da engenharia brasileira, a barragem, foi construída em dez anos e forma o maior lagoartificial do país, com 4200 km2 de área e capacidade para armazenar 34 bilhões de metroscúbicos. Atualmente, 80% da capacidade é também usada para gerar energia, na Usina deSobradinho, que produz cerca de 500 megawatts de potência - produção responsável por 7% daenergia diária consumida no Nordeste.

    TEXTO 2

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    5/10

    Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica,a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem pararefúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação... E isso fora o impacto social:milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zeronum outro lugar. No Brasil, 33 mil desabrigados estão nessa situação, e criaram até umaorganização, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).Lago das usinas altera o clima e toda a biodiversidade aquática

    Agora responda:

    TEXTO 1 TEXTO 2

    TEMA CENTRAL

    PRINCIPAIS

    INFORMAÇÕES

    DIFERENÇAS

    O QUE MAIS LHECHAMOU ATENÇÃO

    2- Com base nas informações, faça uma lista de benefícios e prejuízo trazidos juntos com aconstrução da barragem de Sobradinho Norte da Bahia.

    RIO SOFREDORO nível do reservatório das hidrelétricas precisa ser mantido em um patamar constante. Para isso, os técnicosabrem e fecham as comportas dependendo do regime de chuvas. Quem perde com isso é o rio que recebe a águado lago: a alteração do volume d’água desordena toda a vida aquática - sobretudo nas margens, que enfrentamperíodos de seca e inundaçãoCAOS CLIMÁTICOO que antes era uma floresta vira, de uma hora para outra, um lago. Essa mudança aumenta a quantidade de águaque evapora e, por conseqüência, mexe em outros três fatores climáticos: o total de chuvas, a umidade e atemperatura, que sofre variações de até 3 ºC. Com essa bagunça, as plantações que sobreviveram à inundaçãopodem ser prejudicadasSALVAMENTO IMPROVISADOParte da fauna que ocupava a região do lago fica ilhada com a inundação. Quando o lago da barragem de

    sobradinho foi formado, por exemplo, 30 mil animais foram resgatados e levados a áreas de reserva. Algunsmorreram por não se adaptar ao novo hábitat. O salvamento continua até hoje: quando as turbinas param paramanutenção, os peixes que entram nos dutos são retiradosCOMEÇAR DE NOVONo alagamento para a formação da barragem, muitas espécies vegetais ficam submersas, reduzindo abiodiversidade. Para diminuir o problema, as construtoras de hidrelétricas têm programas de reflorestamento emsuas margens.PESCARIA ALTERADA A formação de um lago muda os hábitos da vida aquática, fazendo algumas espécies de peixe sumirem e outras semultiplicarem.BOLHAS PERIGOSASSubmersas no lago por vários anos, árvores e plantas apodrecem e liberam bolhas de gás metano, um poluente quecorrói turbinas, impede a reprodução de alguns peixes e permite a proliferação de algas, causando desequilíbrio

    aquático. Algumas bolhas de metano são tão grandes que chegam a virar um barco pequeno de alumínio!

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    6/10

    Benefícios Prejuízo

    3-  Analisando o quando acima e comparando as vantagens e o prejuízo, você acha que aconstrução da uma barragem valeu à pena?Lembre-se não só da população, mas tambémdo Rio São Francisco para elaborar sua resposta. Argumente defendendo sua opinião.

     ______________________________________________________________________________  ______________________________________________________________________________  ______________________________________________________________________________  ______________________________________________________________________________  _________________________________________________________________________

    5: Você é o escritor!

    O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental naintegração e desenvolvimento do Brasil. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país aomesmo tempo em que trouxe, também, sérios prejuízos ambientais.

    Sabendo da importância do Rio São Francisco, através da análise da música, dos textostrabalhados e dos seus conhecimentos produza um texto argumentativo com o seguinte tema: RioSão Francisco, por que preservá-lo? Siga as instruções!

    INTRODUÇÃO

    Mostre a opinião.Pode ser feita umapergunta. Use MAS,PORQUE ou POIS. 

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    7/10

     

    Ficha de auto-avaliação 

    Escolhi um titulo adequado ao assunto? Sim Não

    Coloquei uma idéia principal? 

    Escrevi detalhes, explicações e exemplos sobreo a idéia principal?

    Segui uma seqüência lógica na exposição doassunto? 

    Usei a pontuação corretamente?

    Usei linguagem adequada a um texto? 

    Usei a pontuação correta? 

    Fiz uma releitura para corrigir errosortográficos?

    Minha letra está legível?

    DESENVOLVIMENTOMostre os argumentos,ou seja, o que te fazpensar assim. Use asexpressões: UNSDIZEM QUE; OUTROS

    DIZEM QUE; DE ACORDO COMPESQUISAS; PODE-SE OBSERVAR QUE; eoutras 

    CONCLUSÃOÉ uma resposta à

    introdução, umaproposta de solução doproblema. Deve-seiniciar com PORTANTOou POR ISSO. 

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    8/10

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    9/10

    02. Na Expressão “Convidou você para dormir na casa dele,..” a palavra destacada se refere a quem?

    Justifique com um trecho do texto. _______________________________________________________________________________________  _______________________________________________________________________________________

    03. O que podemos entender que a pessoa expressa em: “Eu sei que ele  gosta de mim. Mas eu não souobrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou”?

    (A) Que o fato de não querer ir dormir na casa de seu amigo não significava dizer que ele não gostava de seuamigo.(B) Que ele não queria ir dormir na casa de seu amigo porque não gostava dele.(C) Que seu amigo gostava tanto dele que só continuaria a amizade se ele aceitasse o seu convite de irdormir na casa dele.(D) Que, apesar de gostar da amizade de Jorge, ela seria destruída se o convite fosse recusado.

    04. Você acha que o título da crônica está adequado ao assunto tratado no texto? Por quê? _______________________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________________

    05. Podemos concluir que a pessoa narrada no texto:

    (A) é uma criança, porque seu amigo Jorge queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez.(B) é uma criança, porque percebe-se a linguagem infantil de sua mãe com ele.(C) é um adulto, porque o próprio texto relata sua idade de que faria 50 anos(D) é uma adolescente, porque sua mãe falou “o Jorge tem uma irmã, você sabe. E a irmã do Jorge gosta

    muito de você”.

    06. Por que só iremos entender, no final do texto, que a personagem central não é uma criança e sim umadulto?

     _______________________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________________07. O texto que você acabou de ler é Crônica. Lendo o texto, podemos dizer que(A) esta crônica teve o objetivo de narrar um acontecimento cotidiano, no caso, dormir fora.(B) esta crônica teve como objetivo informar o leitor sobre alguma desculpas usadas para não dormir na casade alguém.(C) contar uma história encantada leva o leitor ao mundo imaginário.(D) dar uma noticia sobre alguém que não queria dormir fora de casa.

    08. De onde essa crônica foi tirada, ou qual sua fonte?

     _______________________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________________

    09. 0nde podemos encontrar crônicas? Converse com seu professor e os colegas a respeito.

     _______________________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________________

    Você é o escritor.

    Agora é sua vez de contar uma experiência que passou ao dormir fora de casa. Tome como exemplo acrônica que você leu, tentando seguir a mesma estrutura. Não esqueça de dar um título ao se texto.

  • 8/18/2019 Atividades 04a8 de Abril

    10/10

     

    Ficha de auto-avaliação Escolhi um titulo adequado ao assunto? Sim Não

    Coloquei uma idéia principal? Escrevi detalhes, explicações e exemplos sobre o a idéia principal?Segui uma seqüência lógica na exposição do assunto? Usei a pontuação corretamente?Usei linguagem adequada a um texto?

     

    Usei a pontuação correta? Fiz uma releitura para corrigir erros ortográficos?

    Minha letra está legível?