atividade em sala 2

2
 Letras  _________________________________________________ Tema: Literatura Portuguesa I Prof.(a): Anderson Teixeira Rolim ATIVIDADE EM SALA I  Analise o poema de Antero de Quental em questão e aponte as característic as individuais do poeta bem como sua relação com o estilo de época. Ignotus (A Salomão Sáragga) Onde te escondes? Eis que em vão clamamos, Suspirando e erguendo as mãos em vão! Já a voz enrouquece e o coração Está cansado — e já desesperamos... Por céu, por mar e terras procuramos O Espírito que enche a solidão, E só a própria voz na imensidão Fatigada nos volve... e não te achamos! Céus e terra, clamai, aonde? aonde? — Mas o Espírito antigo só responde, Em tom de grande tédio e de pesar: — Não vos queixeis, ó filhos da ansiedade, Que eu mesmo, desde toda a eternidade, Também me busco a mim... sem me encontrar! ATIVIDADE EM SALA II  Analise o poema de Antero de Quental em questão e aponte as característic as individuais do poeta bem como sua relação com o estilo de época. Num bairro moderno Dez horas da manhã; os transparentes Matizam uma casa apalaçada; Pelos jardins estacam-se as nascentes, E fere a vista, com brancuras quentes,  A larga rua macadamizada. Rez-de-chaussée  repousam sossegados,

Upload: herman-schmitz

Post on 04-Nov-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Atividade de Letras

TRANSCRIPT

  • Letras _________________________________________________

    Tema: Literatura Portuguesa I Prof.(a): Anderson Teixeira Rolim

    ATIVIDADE EM SALA I Analise o poema de Antero de Quental em questo e aponte as caractersticas individuais do poeta bem como sua relao com o estilo de poca.

    Ignotus (A Salomo Sragga)

    Onde te escondes? Eis que em vo clamamos,

    Suspirando e erguendo as mos em vo! J a voz enrouquece e o corao

    Est cansado e j desesperamos...

    Por cu, por mar e terras procuramos O Esprito que enche a solido, E s a prpria voz na imensido

    Fatigada nos volve... e no te achamos!

    Cus e terra, clamai, aonde? aonde? Mas o Esprito antigo s responde, Em tom de grande tdio e de pesar:

    No vos queixeis, filhos da ansiedade, Que eu mesmo, desde toda a eternidade,

    Tambm me busco a mim... sem me encontrar!

    ATIVIDADE EM SALA II

    Analise o poema de Antero de Quental em questo e aponte as caractersticas

    individuais do poeta bem como sua relao com o estilo de poca.

    Num bairro moderno

    Dez horas da manh; os transparentes Matizam uma casa apalaada; Pelos jardins estacam-se as nascentes, E fere a vista, com brancuras quentes, A larga rua macadamizada.

    Rez-de-chausse repousam sossegados,

  • Abriram-se, nalguns, as persianas, E dum ou doutro, em quartos estucados, Ou entre a rama dos papis pintados, Reluzem, num almoo, as porcelanas.

    Como saudvel ter o seu aconchego, E a sua vida fcil! Eu descia, Sem muita pressa, para o meu emprego, Aonde eu agora quase sempre chego Com as tonturas duma apoplexia.

    E rota, pequenina, azafamada, Notei de costas uma rapariga, Que no xadrez marmreo duma escada, Como um retalho de horta aglomerada, Pousara, ajoelhando, a sua giga.

    E eu, apesar do sol, examinei-a: Ps-se de p; ressoam-lhe os tamancos; E abre-se-lhe o algodo azul da meia, Se ela se curva, esguedelhada, feia, E pendurando os seus bracinhos brancos. [...]

    Tenham um bom trabalho...

    Prof. Anderson Teixeira Rolim