atividade 3

5
ATIVIDADE 3 Neste artigo, o autor tece comentários sobre o Lean construction ou construção enxuta, uma adaptação do modelo Lean production, que, desde meados da década de 90, vem substituindo os modelos da Gestão de Qualidade Total (TQM), que já não correspondiam as expectativas da indústria de construção cívil. Com uma abordagem comparativa e pouco imparcial, o autor cita, em tópicos, as vantagens do Lean construction por meio de exemplos práticos além do uso de imagens que contextualizam, de forma objetiva, o conteúdo proposto. Estas informações, que são reproduzidas de forma integral, foram retiradas de uma publicação anterior de co- autoria do autor deste artigo. No item 2, onde são descritas as bases conceituais do Lean construction, o autor é claro e explica de forma suscinta, dividindo em ítens e subítens o conteúdo e faz uso de figuras bem elaboradas. No ítem 3, o trabalho se desevolve novamente, através de uma base conceitual seguida de exemplos práticos e figuras. No entanto, no ítem 3.4.3 em que o autor se refere a redução do tempo de ciclos de uma obra, a figura 5, onde são demonstradas estratégias para a execução de um empreendimento hipotético, existe uma falta de clareza no conteúdo teórico em relação a figura em si, o que acaba dificultando o entendimento. Com exceção dos ítens supracitados o artigo é completo e de fácil entendimento. O autor poderia ter

Upload: ricardoreichelt

Post on 23-Nov-2015

15 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

ATIVIDADE 3

Neste artigo, o autor tece comentrios sobre o Lean construction ou construo enxuta, uma adaptao do modelo Lean production, que, desde meados da dcada de 90, vem substituindo os modelos da Gesto de Qualidade Total (TQM), que j no correspondiam as expectativas da indstria de construo cvil. Com uma abordagem comparativa e pouco imparcial, o autor cita, em tpicos, as vantagens do Lean construction por meio de exemplos prticos alm do uso de imagens que contextualizam, de forma objetiva, o contedo proposto. Estas informaes, que so reproduzidas de forma integral, foram retiradas de uma publicao anterior de co-autoria do autor deste artigo.No item 2, onde so descritas as bases conceituais do Lean construction, o autor claro e explica de forma suscinta, dividindo em tens e subtens o contedo e faz uso de figuras bem elaboradas.No tem 3, o trabalho se desevolve novamente, atravs de uma base conceitual seguida de exemplos prticos e figuras. No entanto, no tem 3.4.3 em que o autor se refere a reduo do tempo de ciclos de uma obra, a figura 5, onde so demonstradas estratgias para a execuo de um empreendimento hipottico, existe uma falta de clareza no contedo terico em relao a figura em si, o que acaba dificultando o entendimento.Com exceo dos tens supracitados o artigo completo e de fcil entendimento. O autor poderia ter utilizado outras fontes bibliogrficas para enriquecer ainda mais o artigo, tendo em vista que apenas 3 outros trabalhos so citados como referncias.

ATIVIDADE 4a) Bioconcreto Ainda visto como uma promessa para um futuro prximo, o bioconcreto obtido atravs de adio de bactrias e nutrientes argamassa. Essas bactrias produzem calcite, que, por sua vez, preenchem quaisquer orifcios ou fissuras, previnindo a penetrao de agentes oxidantes capazes de degradar o ao das armaduras ou o prprio concreto. Fosfogesso O fosfogesso um subproduto da indstria de fertilizantes e descartado em aterros especficos, o que demanda um grande gasto com a gesto dos resduos. utilizado na construo principalmente em acabamento e decoraes. Tijolos de l Desenvolvidos por pesquisadores escoceses e espanhis com o objetivo de usar materiais locais abundantes e com maior resistncia mecnica, so exatamente o que o nome sugere: simplesmente adicionando l e um polmero natural em algas para argila do tijolo, o torna 37% mais resistente que outros tijolos. Bambu Leve, renovvel e de crescimento rpido, o bambu tido como substituto da madeira nas construes modernas no sculo XXI. Resinas ecolgicas possuem pouco odor e quantidades muito menores de compostos orgnicos volteis em relao aos materiais tradicionais. Espumas de poliuretano tecnologia inovadora de isolamento trmico, pode ser usada tanto em telhados como em fachadas da casa. Gesto de resduos - O gerenciamento dos resduos oriundos da construo e demolio no deve ter ao corretiva, mas sim uma ao educativa, criando condies para que as empresas envolvidas na cadeia produtiva possam exercer suas responsabilidades sem produzir impactos socialmente negativos. Telha tetra-tubo Feitas a partir de tubos de creme dental, as telhas ecolgicas so, alm de sustentveis, mais resistentes que as telhas convencionais. Lmpada de LED a lmpada de LED consome menos energia, produzindo a mesma luminosidade, excelente opo nas obras de construo civil representando altos ndices de economia nos circuitos de iluminao. Pisos drenantes auxiliam na vazo de gua em grandes centros urbanos onde h intensa impermeabilizao do solo e insuficincia no escoamento das guas torrenciais. Alm disso, possvel acoplar a um sistema de filtros para reaproveitamento da gua na limpeza de caladas e jardins.

b) BiodigestoresNeste sistema de tratamento biolgico, o material orgnico presente na gua convertido pela ao bioqumica dos microorganismos. O resultado a produo de biogs metano, que pode ser utilizado como combustvel.

As principais vantagens desta concepo de sistema de tratamento esto baixo consumo de energia possibilidade de recuperao e utilizao de metano como gs combustvel possibilidade de funcionar mesmo aps longos perodos de interrupo.

As desvantagens em relao ao modelo tradicional so: Longo perodo de partida do sistema se no h disponibilidade de inoculao adequada dos microorganismos Sensibilidade do processo a mudana das condies ambientais Possvel emisso de odores, provenientes do gs metano.

ATIVIDADE 5A indstria da construo civil, nos dias atuais, se diferencia das demais por possuir caractersticas prprias quanto elaborao de seus produtos. Essa elaborao seleciona e qualifica um mercado o qual h pouco tempo atrs no evolua por falta da implementao de uma gesto que ousasse quebrar as regras tradicionais metodolgicas at ento sempre empregadas nesse setor. O diagnstico correto das informaes e de todo esse estudo e planejamento, permite e conduz o gestor de projetos a aperfeioar o melhor desenvolvimento do prprio projeto, otimizando os recursos na atividade de forma a proporcionar melhor desempenho e ganhos para a prpria empresa.O gestor de projetos tem como objetivo principal administrar problemas e conflitos usando de muita responsabilidade, moderao, competncia e principalmente demonstrando uma capacidade de planejamento nica. Vale ressaltar que quando tratamos de obra, o planejamento tem que ser infinitamente mais preciso e rpido j que a execuo da mesma dever acontecer em um prazo mnimo. Em caso de algum descuido conclusivo, por parte do gestor, poder ocasionar uma onerao exacerbada de custos que, automaticamente, ocasionar em um dimensionamento quantitativo errneo dos recursos necessrios para a execuo da construo.