atitudes de conquista

12
Tema: Atitudes da Conquista! Texto:Nm.13:25- 14:9

Upload: joel-manhaes

Post on 25-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Reflexão sobre as diferenças dos pontos de vistas entre os que confiam no Senhor e aqueles que ainda não descobriram o poder de Deus!

TRANSCRIPT

Page 1: Atitudes de Conquista

Tema: Atitudes da Conquista!

Texto:Nm.13:25-14:9

Page 2: Atitudes de Conquista

Introdução

Esse é um dos relatos mais maravilhosos dentro do contexto da conquista do povo Hebreu em relação à terra prometida por Deus a Abraão e a sua descendência. Depois de realizar milagres maravilhosos e libertar o povo da escravidão do Egito, Deus coloca diante do povo a luta pela conquista e realização da promessa. Há algo muito interessante na maneira de Deus trabalhar com o Povo de Israel. Deus sempre foi Fiel e concedeu vitórias ao seu povo obediente, mas Ele nunca retirou as responsabilidades deste mesmo povo para com a Sua Lei, e a cada ordenança e direcionamento, Deus sempre esperou a postura do povo para que Ele operasse em favor deles.

Page 3: Atitudes de Conquista

Estamos diante da terra prometida e Moisés enviou espias, observadores da terra, para confirmar o quanto essa terra era realmente boa. Os relatos dos espias confirmaram a maravilha da terra, porém, dez dos doze espias observaram também os impedimentos para a conquista da terra.

Inicialmente temos que entender que eles fizeram o correto. Observaram as coisas boas e também os problemas e dificuldades da terra. Não estamos errados quando nos programamos, nos organizamos diante de cada novo desafio, de cada novo projeto que Deus nos concede. Mas o que nós vamos trabalhar nesta noite festiva é a maneira que devemos nos portar diante de cada desafio.

Page 4: Atitudes de Conquista

Deus sempre terá novos desafios e conquistas para o Seu Povo aqui na Terra. Nós somos o Povo adquirido por Deus. Somos propriedade exclusiva do Senhor. E como Povo de Deus precisamos aprender, pela Sua Palavra, o que fazer diante dos desafios da vida cristã.

Page 5: Atitudes de Conquista

Algumas verdades envolvem os desafios da vida cristã. Em primeiro lugar nós precisamos aprender que os desafios da vida cristã não são fáceis de se superar. Existem desafios que poderão perdurar por mais tempo que o imaginado. Em segundo lugar nós precisamos também aprender que todo desafio tem uma face, tem um lado desanimador. Sempre vamos encontra pedras, muralhas, gigantes a serem vencidos nos desafios. E ainda mais, a cada desafio podemos encontrar resistências e opiniões contrárias entre as pessoas que deveriam enxergar o desafio pela lente da vitória. Nem sempre teremos a aprovação de todos e a participação de todos.

Mas, por fim, todos os desafios trazidos por Deus as nossas vidas constituem uma grande oportunidade de crescermos diante dos homens e de Deus e assim glorificarmos o Santo e Soberano Nome do Senhor.

Page 6: Atitudes de Conquista

Qual é hoje o desafio que Deus coloca diante de você?

Diante desse desafio, veremos, com base nos relatos dos espias, quais as atitudes que Deus espera de nós:

Page 7: Atitudes de Conquista

1ª Atitude – Organização (V.25) “Ao fim de quarenta dias...”.

Não podemos cair no erro de pensarmos que Deus opera de forma irresponsável e imatura.

Todos os atos do Poderoso são perfeitamente elaborados. Diante de tantas possibilidades na vida de bilhões de pessoas, Deus consegue prever cada resposta e reação das pessoas a cada agir Seu.

Quando vamos realizar algo para o Reino precisamos nos organizar primeiro. É bem certo que imprevistos acontecem e que Deus nos ajuda em cima da hora, mas como Igreja do Senhor, independente de cada ministério ou departamento, nós precisamos adquirir o hábito de observarmos primeiro a terra prometida.

Page 8: Atitudes de Conquista

2ª Atitude – Convicção (V.30) “Subamos animosamente, e possuamo-la em herança,...”.

O que realmente faz o seu coração arder diante dos desafios? Veja que Calebe estava com os demais observadores da terra e viu igualmente o que eles viram, mas a sua postura foi diferente da maioria deles. Enquanto muitos reclamavam da impossibilidade de conquistar a terra, ele estava convicto da vitória!Qual era a fonte de tanta convicção? Veja Nm.14:8,9. a convicção dele vinha de sua fé no Seu Deus. Diante de muitos desafios onde não encontraremos apoio da maioria, encontraremos obstáculos realmente difíceis o segredo para se ter uma convicção capaz de te levar a vitória é a sua fé no seu Deus!Josué e Calebe acreditavam piamente que Deus poderia lhes conceder a vitória!Você acredita que o Deus que você serve é poderoso para fazer infinitamente mais além do que pedimos ou pensamos? Então avance com fé para a conquista da sua vida!

Page 9: Atitudes de Conquista

3ª Atitude – Coragem (14:5-7) “A terra pelo meio da qual passamos é terra muito boa.”.

Observe que no contexto toda a congregação, todo o povo levantou a voz e chorou em alta voz. Havia muito medo, decepção, incredulidade, revolta etc. A tal ponto que houve murmuração contra os líderes, Moisés e Arão, para voltarem para a escravidão do Egito. Muitas serão as vezes que Deus precisará levantar valentes para levar vidas ao sucesso e a vitória. Deus não se alegra e se relaciona com covardes! Aos covardes, está reservado o inferno!Pois eles não herdarão o Reino dos Céus!Mas os valentes de Deus são usados poderosamente!Josué e Calebe tomam a responsabilidade para si e levantam a voz encorajadora ao Povo de Deus e conseguem animar os corações desanimados. Eles conseguem colocar nos olhos do povo o fruto da terra conquistada!

Como é bom encontrarmos pessoas entre o povo que não se acovardam nem desistem daquilo que Deus prometeu. Não siga a voz dos covardes e não volte para o Egito!Você esta livre da escravidão e pronto para conquistar as promessas de Deus!

Page 10: Atitudes de Conquista

4ª Atitude – Total Dependência (14:8,9) “Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar

nessa terra, e no-la dará”Mesmo com toda organização, convicção e

coragem que são vistos na vida de Josué e Calebe, em nenhum momento eles confiaram em métodos ou nas suas próprias forças. A certeza deles na conquista da terra estava na sua dependência ao Senhor. Deus esta se agradando da sua vida? Da maneira como você reage diante das adversidades? Da forma como você se prepara para conquistar o que Deus te prometeu? Da vida cristã que você apresenta diante dos homens, dos demônios e do próprio Deus? Se agradarmos a Deus com nossas vidas veremos as maravilhas do Seu Infinito Poder!Dependa de Deus! Ainda que você seja forte, inteligente, estrategista, ou um “expert”, nada é mais eficiente nos desafios da vida cristã do que a total dependência do Senhor!

Page 11: Atitudes de Conquista

“Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que ninguém se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo,...”. 1Co.1:27-30

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” 2Co.4:7

Page 12: Atitudes de Conquista

Conclusão

Quando cumprimos o que Deus espera de nós e realizamos o que é correto diante dos homens recebemos a recompensa: Conquistamos a vitória prometida!

“Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais, salvo Calebe, filho de Jefoné. Ele a verá, e a terra que pisou darei a ele a seus filhos, porque perseverou em seguir ao Senhor. Josué, filho de Num, que está em pé diante de ti, ele ali entrará. Encoraja-o, porque é ele quem fará que Israel a receba por herança.”. Dt.1:35-38