atd1 -metodologia e prática do ensino da sociologia ii

2
Questão 1 Relacione as ideias de FREIRE contidas na Carta Aberta aos Professores com a Sociologia Crítica de Florestan FERNANDES e o conceito de Intelectual Orgânico de GRAMSCI e argumente como deve ser a prática do professor quando se orienta a partir desses conceitos. Paulo Freire, Florestan Fernandes e Antönio Gramsci , esses três contribuíram de forma primordial para uma ação pedagógica voltada pela transformação da realidade social. Gramsci traz, em seus escritos, a importância dos aspectos políticos e culturais para a transformação social, destaca a conquista da cidadania como uma dos principais objetivos da escola . Paulo Freire fala da libertação, que, segundo ele, é proporcionar o desvelamento da própria realidade, que só tem sentido se o objetivo for transformá-lo. Para ele, ensinar exige compreender que a educação ë uma forma de intervenção no mundo... Florestan funda a sociologia critica com o objetivo de refletir e questionar a realidade social e coletiva de diversos temas... Dentro da linha de pensamento desses três pensadores, a lição que podemos tirar e de que a nossa pratica deve sempre estar voltada para a reflexão e transformação social. A busca de alternativas e propostas devem ser uma constante em nosso dia a dia, no sentido de resgatar o homem dentro de sua totalidade. Ao escolhermos Sociologia critica ,segundo Florestan ,devemos pensar em nossa ação pedagógica de forma complexa e não como uma ação pontual que reflete no espaço e tempo escolar e com o grupo de alunos que ele está interagindo naquele momento. Não podemos mais aceitar o discurso da neutralidade, da imparcialidade, do descompromisso, do conformismo, a ausência de historicidade. Ao ensinar Sociologia, o currículo não deve reproduzir o velho padrão enciclopédico do ensino brasileiro, de coleção de ideias, teorias e nomes

Upload: josiane-santos

Post on 17-Feb-2016

16 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Unimes virtual

TRANSCRIPT

Page 1: ATD1 -Metodologia e Prática Do Ensino Da Sociologia II

Questão 1

Relacione as ideias de FREIRE contidas na Carta Aberta aos Professores com a Sociologia Crítica de Florestan FERNANDES e o conceito de Intelectual Orgânico de GRAMSCI e argumente como deve ser a prática do professor quando se orienta a partir desses conceitos.

Paulo Freire, Florestan Fernandes e Antönio Gramsci , esses três contribuíram de forma primordial para uma ação pedagógica voltada pela transformação da realidade social.

Gramsci traz, em seus escritos, a importância dos aspectos políticos e culturais para a transformação social, destaca a conquista da cidadania como uma dos principais objetivos da escola . Paulo Freire fala da libertação, que, segundo ele, é proporcionar o desvelamento da própria realidade, que só tem sentido se o objetivo for transformá-lo. Para ele, ensinar exige compreender que a educação ë uma forma de intervenção no mundo... Florestan funda a sociologia critica com o objetivo de refletir e questionar a realidade social e coletiva de diversos temas... Dentro da linha de pensamento desses três pensadores, a lição que podemos tirar e de que a nossa pratica deve sempre estar voltada para a reflexão e transformação social. A busca de alternativas e propostas devem ser uma constante em nosso dia a dia, no sentido de resgatar o homem dentro de sua totalidade. Ao escolhermos Sociologia critica ,segundo Florestan ,devemos pensar em nossa ação pedagógica de forma complexa e não como uma ação pontual que reflete no espaço e tempo escolar e com o grupo de alunos que ele está interagindo naquele momento. Não podemos mais aceitar o discurso da neutralidade, da imparcialidade, do descompromisso, do conformismo, a ausência de historicidade. Ao ensinar Sociologia, o currículo não deve reproduzir o velho padrão enciclopédico do ensino brasileiro, de coleção de ideias, teorias e nomes importantes, mas se voltar para o uso da reflexão sociológica na abordagem de temas que desafiam a compreensão de nossa formação histórica e social a exemplo das raízes das nossas desigualdades de classe, raça e gênero.

Em resumo , devemos buscar reconstruir ,com o aluno, os conhecimentos de que ele já dispõe, de maneira que alcance um nível de compreensão mais elaborado em relação às determinações históricas nas quais se encontra e, mais que isso, que ele adquira a capacidade de intervir e transformar as práticas sociais cristalizadas.

Questão 2

Construa um breve texto, com suas próprias palavras, analisando e comentando o trecho de FREIRE a seguir. É possível a partir dessa perspectiva afirmar, por exemplo, que o professor “transmite” e que o aluno “absorve” conhecimentos?

Page 2: ATD1 -Metodologia e Prática Do Ensino Da Sociologia II

O professor “transmite” e o aluno “absorve” conhecimentos ,eis uma forma de conduzir a aprendizagem totalmente inversa da que propõe Paulo Freire em sua proposta de educação libertadora. O ensino tradicional foi uma forma de ensinar duramente criticado por Freire , sendo classificada ,por ele, como educação bancaria , ou seja, aquela em que o professor transmite o conhecimento e o aluno recebe passivamente ,sem questionar... Como bem coloca o pensador, seria uma transferência mecânica que resulta numa memorização maquinal. Sendo assim, não e possível afirmar que o professor “transmite” e que o aluno “absorve” conhecimentos dentro da perspectiva do trecho analisado , pois este remete ao que propõe Paulo Freire dentro da educação libertadora, uma forma critica de ensinar , que resulta em um ensino igualmente critico.