astral news nº 96

8
NEWS BOLETIM INFORMATIVO ANO XII Nº 96 | 2012 | SET/OUT u Em setembro a Astral irá realizar sua convenção anual, reunindo todas as suas franquias espalhadas pelo país. O evento contará com uma grade de renomados palestrantes . u Além das duas participações importantes no conteúdo da Rio+20, a Astral também participou do evento fazendo aquilo que é a sua especialidade: controle de pragas e vetores urbanos. u No dia 2 de agosto a Astral inaugurou sua mais nova unidade em território nacional. A nova unidade fica localizada em Arapiraca (AL) e é a segunda franquia da Astral no Estado de Alagoas. AS CIDADES E OS POMBOS: UMA RELAÇÃO PERIGOSA

Upload: grupo-astral

Post on 29-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo originalmente impresso focado em informações técnicas sobre entomologia, pragas urbanas e divulgação das principais notícias sobre trabalho da Astral Saúde Ambiental.

TRANSCRIPT

Page 1: Astral News nº 96

NEWSBOLETIM INFORMATIVO

ANO XII Nº 96 | 2012 | SET/OUT

u Em setembro a Astral irá realizar sua convenção anual, reunindo todas as suas franquias espalhadas pelo país. O evento contará com uma grade de renomados palestrantes .

u Além das duas participações importantes no conteúdo da Rio+20, a Astral também participou do evento fazendo aquilo que é a sua especialidade: controle de pragas e vetores urbanos.

u No dia 2 de agosto a Astral inaugurou sua mais nova unidade em território nacional. A nova unidade fica localizada em Arapiraca (AL) e é a segunda franquia da Astral no Estado de Alagoas.

AS CIDADES E OS POMBOS: UMA RELAÇÃO PERIGOSA

Page 2: Astral News nº 96

2 uuSet/Out

NEWSNEWS

A Astral foi a empresa que garantiu a realização da Conferência das Nações unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) livre da indesejável e perigosa presença de pragas urbanas. O controle de pragas foi realizado pela Astral nos complexos HSBC Arena e Riocentro utilizando um equipamento inovador que permite acesso às áreas inacessíveis pelos veículos tradicionais, o motofog. Conheça maiores detalhes desse trabalho nessa edição do Astral News.A Astral acaba de inaugurar mais uma unidade franqueada. A nova unidade fica estrategicamente sediada em Arapiraca (AL), uma região que vem crescendo economicamente em ritmo acelerado. O evento de inauguração contou com uma palestra do presidente Beto Filho sobre o impacto das pragas na sociedade.A Convenção Nacional Astral 2012 será realizada de 5 a 8 de setembro, reunindo a equipe da franqueadora e franqueados de todo o Brasil, além de diversos especialistas do setor, para troca de informações, experiências e confraternização entre os membros da Família Astral. Saiba mais sobre a Convenção 2012 nessa edição do Astral News.A convivência das pessoas com os pombos nos centros urbanos é tolerável? Em uma matéria exclusiva desta edição, você saberá porquê, apesar de ganharem a simpatia de algumas pessoas, esses animais trazem inúmeros riscos à saúde da população.Outros assuntos abordados nessa edição são: A liberação da licença, pela prefeitura do Rio de Janeiro, para a construção do mais novo empreendimento do Grupo Astral, o Eco Hotel Alto Astral; e a comemoração em grande estilo do aniversário de 17 anos da primeira franquia da Astral, a Astral Brasília.

Os Editores

EDITORIAL Astral garante Rio+20 livre de pragas

Além das duas participações importantes no con-teúdo da Rio+20 (com a exposição do Ecomóvel e uma palestra do presidente Beto Filho, confor-me divulgado na edição anterior do Astral News), a Astral também participou do evento fazendo aquilo que é a sua especialidade: controle de pra-gas e vetores urbanos.

A Astral realizou o serviço de controle espacial de mosquitos nos complexos HSBC Arena e Riocen-tro, que foram os principais centros de atividades da Rio+20. Foi utilizado o inovador equipamen-to Motofog (para saber mais, visite: http://www.fumajet.com.br/), que permite acesso à areas que não seriam acessíveis pelos meios mais tradicio-nais de controle de pragas. Dessa forma, a Astral conseguiu maximizar os resultados e, assim, ga-rantir a realização do evento sem a presença inde-sejável e perigosa dos mosquitos.

Assumindo a responsabilidade pelo controle de pragas em um evento internacional desse porte e evidenciando seus excelentes resultados, a Astral mostra as razões de ser líder do seu segmento na América Latina.

Controle de pragas foi realizado utilizando equipamento inovador

Page 3: Astral News nº 96

Set/Out tt 3

Uma Convenção para entrar para a históriaEvento anual ocorre em setembro, contando com renomados especialistas do setor

Em setembro a Astral irá realizar sua convenção anu-al, reunindo todas as suas franquias espalhadas pelo país. O evento será realizado no Hotel Fazenda do Ce-dro, próximo à Itaipava (no Estado do Rio de Janeiro), e contará com uma grade de renomados palestrantes que irão disponibilizar técnicas, estudos e informações para que o padrão de excelência Astral se mantenha como referência no Brasil e na America Latina.

Os maiores especialistas PHD`s em Controle de Pragas, Meio Ambiente, Marketing, Gestão e Processos irão transmitir o que há de mais moderno e inovador para

aplicação na Rede Astral. Será um evento imperdível!

O Deputado Federal Laercio Oliveira, que entregou projeto de Lei desenvolvido pela Astral visando regu-lamentar o setor de controle de pragas, é franqueado Astral da unidade de Sergipe e também estará presen-te no evento.

A Astral é a maior referência nacional em controle de pragas, e isso se dá pelo seu foco extremamente téc-nico em resolver os problemas pertinentes ao setor e às pragas.

A prefeitura do município do Rio de Janeiro liberou a li-cença para construção do mais novo empreendimento do Grupo Astral, o Ecotel Alto Astral. As obras devem ini-ciar no prazo de 90 dias, e o empreendimento hoteleiro deverá ficar pronto antes da copa de 2014.

O Eco-hotel está estrategicamente localizado na Barra da Tijuca, área de maior crescimento imobiliário do Brasil, es-pecificamente na Estrada dos Bandeirantes em frente ao Riocentro, o maior centro de convenções da America lati-

Eco Hotel Alto Astral recebe licença da prefeitura do Rio

Mais novo empreendimento do Grupo Astral funcionará como centro de treinamento

na. Além disso, o Eco Hotel fica próximo ao centro de pro-duções da TV Globo (PROJAC), ao centro de produções da TV Record, 12 laboratórios internacionais e 19 shoppings da região.

O Eco Hotel Alto Astral será mais um centro vivencial para os franqueados da Rede Astral, que poderão realizar trei-namentos operacionais em situações práticas reais no co-tidiano do Eco Hotel.

Page 4: Astral News nº 96

4 uuSet/Out

NEWS

Astral inagura franquia em Arapiraca (AL)Evento de inauguração contou com palestra do presidente Beto Filho

No dia 2 de agosto a Astral inaugurou sua mais nova uni-dade em território nacional. A nova unidade fica localiza-da em Arapiraca (AL) e é a segunda franquia da Astral no Estado de Alagoas.

O evento de inauguração contou com uma palestra do Diretor Presidente do Grupo Astral, Beto Filho, que apre-sentou a empresa e falou sobre o impacto das pragas na sociedade.

O diretor da unidade, Claudio Monteiro, falou à franque-adora sobre seus objetivos e expectativas com inaugu-ração: “A abertura de nossa franquia é parte integrante de meu plano de vida, com a oportunidade de explorar meu espírito empreendedor com base em minha expe-riência profissional. Buscava um seguimento de produto ou serviço que atendesse as expectativas e demandas das populações dos grandes centros e, com a escolha do

controle de pragas, tive a grata surpresa de conhecer a família ASTRAL e me surpreender com a estrutura e apoio fornecido pelos mesmos.

A cidade Arapiraca passa por um crescimento frenético acima da média estatística de qualquer cidade de nosso país, contribuindo diretamente com a demanda latente de nosso campo de atuação.” – completa.

“A cidade Arapiraca passa por um crescimento frenético acima da mé-dia estatística de qualquer cidade de nosso país, contribuindo direta-mente com a demanda latente de nosso campo de atuação.”

uu Representantes da unidade Arapiraca e o presidente Beto Filho no evento de inauguração. Da esquerda para a direita: Larissa Caldas, Claudio Monteiro, Irlane Caldas e Beto Filho.

Page 5: Astral News nº 96

Set/Out tt 5

Visão Cliente em processo de finalizaçãoFerramenta do Sistema Astral permite ao cliente acessar online diversos documentos

Redução da impressão de documentos, agilidade na dis-ponibilização de documentos atualizados, estreitamento do relacionamento com o cliente. Esses são alguns bene-fícios da nova ferramenta de acesso restrito aos clientes da Astral Saúde Ambiental, a Visão Cliente.

A Visão Cliente é uma ferramenta do Sistema Astral que fi-cará disponível pelo nosso site (www.astralsaudeambien-tal.com.br). Por meio de um login e senha, cada cliente da Astral poderá acessar online uma série de documentos importantes específicos do seu contrato, como manuais,

relatórios, IPS, entre outros.

A ferramenta tem como objetivo dinamizar a relação en-tre a Astral e seus clientes, automatizando todos os pro-cessos documentais que fazem parte dos contratos.

A implementação da Visão Cliente está em processo de finalização e, em breve, poderá ser acessada pelo site da Astral. O recurso já está disponível para a unidade piloto, a Astral Jundiaí.

Treinamento de Rede para novos franqueadosEm agosto a Astral realizou seu último treinamento de rede antes da Convenção 2012

Do dia 13 a 17 de agosto a Astral realizou o seu último treinamento de rede antes da Convenção anual (que ocorre em setembro) para novos franqueados. O treina-mento ocorreu na Unidade Modelo da Astral, no Rio de Janeiro (RJ).

O treinamento teve um forte foco técnico, com informa-ções detalhadas sobre a biologia, comportamento, riscos e prejuízos oferecidos pelas principais pragas urbanas. As palestras técnicas foram ministradas pelo Diretor Técnico de Franquia, o engenheiro agrônomo pós graduado em segurança do trabalho e Diretor Administrativo da ABCVP (Associação Brasileira de Controle de vetores e Pragas), Rogério Catharinho Fernandez, e pela Assistente Técnica Valessa dos Santos.

Além disso, a equipe da Astral ministrou palestras sobre Comunicação em Rede, Marketing no Controle de Pragas, Vendas e Orçamentos.

uu Representantes da unidade Feira de Santana no Treinamento de Rede.

Page 6: Astral News nº 96

6 uuSet/Out

NEWS

“O projeto de lei tem o objetivo de regulamentar a prestação de serviços por empresas especilizadas do setor visando a eficácia e segurança do combate às pragas, a minimização dos seus impactos ambientais e a redução dos prejuízos econômicos causados pelas pragas.”

As cidades e os pombos: Uma relação perigosaApesar da simpatia de alguns, animais trazem inúmeros riscos à população

Pertencente à ordem Columbiformes e originada da es-pécie selvagem conhecida como “pombo das rochas”, a Columba livia é a principal espécie de ocorrência no Brasil, e está cada vez mais presente nas cidades e grandes cen-tros urbanos.

Seu ciclo reprodutivo é regulado pela disponibilidade de alimento. Em centros urbanos a reprodução destas aves ocorre durante o ano todo, exceto na época de muda das penas, que ocorre antes do inverno. Esse boom no cres-cimento do número de indivíduos de pombos que ob-servamos nas cidade se deve, também, ao crescimento e ocupação desordenada da população, deixando uma grande variedade de fontes de alimento disponível para eles.

Apesar de ganharem a simpatia de algumas pessoas, na sua maioria idosos que os alimentam e crianças que, quando os vêem, correm para espantá-los (quem nunca fez isso quando tinha mais ou menos uns seis, sete anos de idade?) e terem a fama de símbolo da paz, os pombos causam muitos danos na cidade e na saúde da popula-ção. O acúmulo de dejetos, ninhos e penas entopem ca-lhas, bueiros e apodrecem madeiras. Suas fezes sujam os bancos das praças, os carros e quem estiver passando na hora, além de danificarem pinturas, superfícies metálicas, monumentos e fachadas, causando grandes transtornos para a população. Em armazéns, mercados ou depósi-tos, os pombos podem contaminar alimentos devido ao transporte de bactérias em seus pés. Além disso, em lo-cais onde há concentração dessas aves, freqüentemente também há proliferação de ratos, baratas e moscas, pois sua presença está diretamente ligada à disponibilidade de alimentos no ambiente.

No que diz respeito à saúde, os pombos também podem causar algumas doenças como salmonelose, dermati-tes, alergias, criptococose, ornitose e histoplasmose. Eles transmitem doenças causadas por fungos presentes nas fezes secas e por bactérias que são transmitidas por água

e alimentos contaminados. Tais doenças podem causar a morte, muitas vezes de forma silenciosa.

Uma outra grande preocupação é a presença destes ani-

Page 7: Astral News nº 96

Set/Out tt 7

As cidades e os pombos: Uma relação perigosaApesar da simpatia de alguns, animais trazem inúmeros riscos à população

mais nas praias. A todo o momento, pessoas vão às praias e acabam deixando para trás o lixo que produzem. Esse lixo é uma grande oferta de alimento para os pombos, sendo comum hoje em dia nos depararmos com vários pombos na orla, perto de quiosques, circulando entre os banhistas e procurando por comida. O pombo é um dos principais responsáveis pela contaminação da areia das praias com a bactéria Escherichia coli. A presença dessa bactéria indica que o local está com alta concentração de fezes, podendo causar infecções e doenças de pele.

Portanto, é muito importante a população se conscienti-zar, não deixando nas praias lixos e restos de alimentos. Os donos de quiosques devem ter o cuidado de tampar as latas de lixo e as pessoas não devem alimentar esses animais para que, assim, a população de pombos dimi-nua devido à diminuição da oferta de alimento, já que esses animais são protegidos por lei, impossibilitando o controle com a eliminação de indivíduos.

Esta lei que protege os pombos é a. Lei de Crimes Am-bientais (LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998) que, em um dos seus artigos, diz que qualquer espécie que viva naturalmente fora do seu cativeiro, constituindo a fauna silvestre, é de propriedade do Estado, sendo proibi-da a destruição, caça ou apanha. Os pombos se encaixam nesta situação, pois apesar de não serem espécies nativas do Brasil, são consideradas partes integrantes da fauna silvestre do país, sendo então amparados por essa lei.

Com isso, o controle desse animal só pode ser feito por empresas especializadas e de acordo com a Instrução Normativa IBAMA nº 109, de 03/08/2006. Só quando se esgotam todas as medidas de controle (que são várias), impedindo o acesso aos abrigos e eliminando todas as fontes de alimento, e ainda sim persistir a infestação, é que poderá ser feita a eliminação direta desses animais. Sendo assim, qualquer empresa que for constatado não estar seguindo esta lei, sua ação será considerada crime e será passível de penas previstas na lei em questão.

Page 8: Astral News nº 96

8 uuSet/Out

NEWS

Conselho Editorial: Diretor-presidenteBeto Filho (Jornalista/Marketing) [email protected] Administrativo/Financeiro Eduardo Passos (Economista, Bacharel em Direito)[email protected] Técnico de FranquiaRogério Catharino Fernandez (Engenheiro Agrônomo)[email protected] TécnicaValessa Santos (Bióloga)Diretor ComercialSandro Fontes (Administrador de Empresas)[email protected]

Departamento de Comunicação:

Analista de ComunicaçãoRafael Swoboda de Castro (Jornalista) JP33084RJ [email protected]

EstagiárioBruno Rodrigues - [email protected]

Planejamento gráfico

Agência Multi - [email protected]

DiagramaçãoRafael Swoboda de Castro (Jornalista) JP33084RJ

Atendimento ao leitor:Telefone: 21 2442 [email protected]

Correspondência:Estrada dos Bandeirantes, 8598Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJCEP: [email protected]ção interna e gratuita. Conceitos e opiniões em artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos, desde que citadas as fontes.

Conheça mais a Astral no site:www.grupoastral.com.br

A Astral Brasília está em festa! No mês de julho a unidade completou 17 anos de atividades no controle de pragas urbanas na Capital da Repú-blica. A primeira franquia do grupo Astral, co-mandada pelo Coronel Serafim, começou o mês comemorando seu aniversário em grande estilo. O grupo se reuniu para um café da manhã no au-ditório da administração do Lago Sul, bairro onde está a sede da empresa.

O evento contou com a participação da doutora em Ciência da Informação, Sely Maria, e do pro-fessor da Universidade de Brasília, Sérgio de Ma-cau, que pronunciaram palavras encorajadoras, enriquecedoras e desafiadoras. O grupo ainda teve a oportunidade de um almoço de confrater-

Astral Brasília comemora 17 anosUma caminhada de sucesso

nização para estreitar ainda mais os relaciona-mentos, que é uma das preocupações do Coronel Serafim.

“A nossa busca é pelo crescimento, desenvolvi-mento e fortalecimento da nossa equipe, porque com isso conseguimos um trabalho de qualidade” - afirmou o Coronel.

Nesses 17 anos de caminhada, a Astral Brasília já enfrentou muitos desafios, momentos muitos difíceis, mas também muitas vitórias e momentos felizes. Obstáculos existem para serem superados, e é isso que a unidade Brasília, junto ao grupo Astral, vem fazendo com excelência em toda a sua caminhada.

uu Equipe da Astral Brasília é comandada pelo Coronel Serafim (de terno).