as037 preview

16
Ano II Edição 37 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014 PREFEITO TUCA decreta drástica limitação de gastos e auxílios para equilibrar contas

Upload: josue-cardoso

Post on 02-Apr-2016

259 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 9 de agosto de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As037 preview

1Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014 Ano II Edição 37 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

PREFEITO TUCA decreta drástica limitação de gastos e auxílios para equilibrar contas

Page 2: As037 preview

2 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Char

ge

TrombadinhasO Tribunal de Contas da União decidiu condenar os

diretores envolvidos na compra da Refinaria de Pasadena, que custou quase um bilhão de dólares, quando na ver-dade estima-se que ela não valeria mais de 150 milhões de dólares. A condenação total ficou em 792 milhões de dólares, e deveria a princípio ser paga pelos próprios di-retores que não tiveram diligência com o dinheiro público.

No entanto, a Petrobras anunciou que este pagamento, a ser feito ao Tesouro Nacional, será custeado por um seguro de 250 milhões de dólares, e complementado pela própria Petrobras. Na prática, nenhuma pessoa física será responsabilizada por esse prejuízo. Pessoas físicas essas que foram colocadas nos postos de direção da Petrobras pelo próprio Governo.

Ironia das ironias, essa multa de 792 milhões de dóla-res entrará no caixa do Tesouro Nacional, entrando como receita extraordinária, e vai servir para que o Governo possa disfarçar o déficit operacional das contas públi-cas, dentro do que a imprensa apelidou jocosamente de “contabilidade criativa”, mas que na verdade apenas serve para driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em suma, dos limões que tinha na mão, o Governo conseguiu fazer uma limonada. Diante do escândalo de Pasadena, conseguiu fraudar uma CPI, fez com que a Petrobras bancasse a multa de todos os “diretores--companheiros” e ainda adicionou quase dois bilhões de reais aos cofres públicos saídos do próprio cofre da subsidiária, disfarçando a péssima gestão fiscal.

Ponzi e Madoff são trombadinhas perto de certos homens públicos brasileiros.

OLHAR CRÍTICO

A negligência de pais é tema recor-rente em jornais e noticiários. Porém, um caso específico chocou o país na última semana. Um menino de 11 anos foi atacado por um tigre no zoológico de Cascavel, no Paraná, e teve o braço direito dilacerado.

A primeira impressão que uma notí-cia dessas nos traz é de que devia haver pouca segurança no local. Nada disso. O zoológico segue rigorosamente todas as regras de segurança. A negligência e incompetência do pai do garoto, Marcos do Carmo Rocha, é que deve ser chamada a atenção.

Como é que um pai permite que o filho pule a cerca de proteção, se aproxi-me de um tigre e deixe o menino correr de um lado para o outro na frente da jaula provocando o animal? Há algo de lógico e cabível nisso tudo? É mais do que inadmissível!

Para piorar a situação, em entrevista ao Fantástico no último domingo (03), Marcos do Carmo relata a história como

se ser atacado por um selvagem como esse seja o acontecimento mais normal do mundo.

Durante as primeiras notícias que saíram sobre o caso do garoto atacado, chegou-se a comentar que o tigre poderia ser sacrificado por conta do incidente. Ou seja, sacrificado por agir instintiva-mente. Quanto absurdo em uma mesma história! Por mais que às vezes passamos despercebidos, nós humanos seguimos nosso instinto praticamente 24 horas por dia. Será que com um tigre é diferente? Claro. É muito mais do que isso!

Por mais que o animal seja consi-derado dócil por ter sido criado desde o nascimento em cativeiro e ter tido relações próximas com humanos em toda a sua vida, um tigre sempre será um tigre e jamais perderá seus instintos.

Nessa história toda, o mais sensato é Valmor Passos, médico veterinário do zoológico de Cascavel. “Para uma atitude impensada e imprudente não há normas técnicas que resistam”, concluiu

ao Fantástico. Que essa afirmação sirva não só para esse caso horrendo, mas também para tanta imprudência que se vê nesse Brasil todo.

Falta de proteção como desculpa o tempo todo? Que nada. Só mais uma falta de cabimento e vergonha na cara.

O menino atacado pelo tigre: negligência e imprudência

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunicação

Social - Jornalismo – Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As037 preview

3Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

TROCAS DE SECRETÁRIOS PODEM CONTINUAR

Nos bastidores da política papanduvense, há quem aposte em novas mudanças no secretariado. Após a troca na Secretaria de Infraestrutura, onde o PMDB conseguiu ainda mais espaço, o partido está trabalhando para indicar um novo secretário de saúde. Fortes rumores apontam que a cúpula partidária busca um novo secretário em outro município. O descontentamento aumenta ainda mais entre aqueles que ajudaram a dupla Humberto e Tuca a chegar ao Paço Municipal, pois ainda estavam esperançosos em ocupar um posto na administração.

CÂMARA RETOMA TRABALHOS APÓS RECESSO REGIMENTAL

A Câmara de Vereadores de Papanduva voltou a de-senvolver suas atividades normalmente desde a última terça-feira, 05. As sessões acontecem todas as terças-feiras e nas duas últimas quintas-feiras de cada mês, às 19 horas. A primeira sessão do segundo semestre teve boa presença de público, e os vereadores mostraram que mesmo durante a pausa não pararam de trabalhar.

SINDICATO DOS SERVIDORES COMEMORA DERRUBADA DE PROJETO

Os vereadores reprovaram logo na primeira sessão do segundo semestre um projeto de lei enviado pelo prefeito que pretendia alterar regras do Estatuto dos Servidores Municipais. O projeto havia sido antecipado pela coluna Radar, logo após a derrota da chapa governista ao comando do Sindicato da categoria.

O prefeito pretendia, além de regras para afastamento por tratamento de saúde, mudar regras da licença-prêmio, período de afastamento que os servidores têm direito após cinco anos de exercício no serviço público. A justificativa do prefeito é que muitos servidores não tinham tempo para ir até o prédio da prefeitura requerer a licença e então tinha que alterar regras da concessão. O tempo para requerer é de 6 meses.

Ocorre que haviam outras mudanças que a justificativa sequer mencionava e, segundo alguns vereadores, mais uma vez tentaram beneficiar os comissionados políticos em prejuízo do servidor comum e do município. Os sin-dicalistas e demais presentes e aplaudiram o resultado.

CEZINHA CRÍTICA SETORES GOVERNISTAS

Também na sessão do dia 5, mais uma vez o governo de Tuca (PSDB) e Humberto (PMDB) foi muito criticado. Segundo o vereador Cezar Santos (PP), a Prefeitura está

sem crédito na praça até mesmo para comprar um prego sequer. Cezinha relatou ainda que esteve no SUS e uma senhora lhe disse que a prefeitura não tinha Omeprazol para fornecê-la, e a previsão para ter esse simples remédio seria apenas em setembro.

O vereador foi direto ao ponto e perguntou aos defen-sores do governo: “quanto vocês estão roubando agora?!” Não custa lembrar que recentemente houve licitação milionária para compra de medicamentos.

DJANA MATIOSKI PEDE MELHORIAS E DETONA ATITUDE ANTIDEMOCRÁTICA DURANTE POSSE DO SINDICATO DOS SERVIDORES

A vereadora Djana Matioski (PDT) se pronunciou in-dignada com a atitude da ex-presidente do Sindicato dos Servidores, que gerou até uma moção oficial de repúdio dos vereadores (leia nesta edição). Segundo ela, qual o problema dos representantes do povo estarem presentes a uma prestação de contas?

Djana aproveitou para pedir que o prefeito tape os buracos existentes na entrada da cidade. Os buracos na pista prejudicam a imagem da cidade, pois o portal é considerado cartão postal de Papanduva. Outros pe-didos feitos pela vereadora foram a liberação do FGTS para os atingidos pela enchente e reparos na estrada do São Tomáz.

BRANCO INDAGA PREFEITO SOBRE TRANSFERÊNCIA E COBRA REMÉDIOS PARA POPULAÇÃO

O vereador Valdecir Vaneski, o Branco (PSB), comentou a perseguição política que está sofrendo. O vereador, que há muitos anos prestava serviços aos pacientes papanduven-ses como motorista, foi tirado de seu posto sem qualquer explicação. Segundo ele, o seu erro seria estar cobrando os desmandos da atual administração. Branco disse que queria que o prefeito lhe desse o motivo da remoção.

O apoio ao vereador no caso, junto com a indignação, é um sentimento que vem crescendo nas ruas. Diversas pessoas afirmam que o mesmo sempre foi um funcionário exemplar. Por fim, comentou ainda que toda a sua expe-riência adquirida através de cursos de especializações, como para direção de ambulância, por exemplo, foram pagos pelo povo e agora está sendo deixada de lado.

O vereador, que tem se mostrado um ferrenho defen-sor da saúde, aproveitou e também lembrou a licitação milionária de medicamentos feita há aproximadamente dois meses. Mesmo assim ainda se vê falta constante de medicamentos.

MOREIRA PEDE MELHORIAS AO EXECUTIVO

O vereador Girseliano Moreira (PSD) pediu providên-cias para que sejam reparadas as lâmpadas públicas da Rua Sergio Glevinski, em frente a prefeitura. Segundo ele, há mais de dez dias a rua está no escuro e trata-se de um questão de segurança. Ele aproveitou ainda para solicitar melhorias na Floresta, pois tem estrada que, se não for consertada, logo ficará intransponível.

CONQUISTA DE AMBULÂNCIA RENDEM PONTOS POSITIVOS AOS VEREADORES

O trabalho dos vereadores Moreira e Branco, ao con-seguirem trazer uma ambulância para o município, está sendo devidamente reconhecido nas rodas de chimarrão. Prova de que o trabalho rende frutos e os louros estão sendo colhidos. A decepção é que Branco agora não po-derá dirigi-la.

ALOIS PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DE VERBAS PÚBLICAS

O vereador Alois Mikalovicz (PP) discursou a favor da transparência na administração. O vereador tem cobrado insistentemente que a prefeitura preste contas de onde está gastando o dinheiro público. Ele informou que desde abril a prefeitura não presta contas à Câmara de onde está gastando nosso dinheiro.

Ele aproveitou e pediu explicações ao prefeito e sua irmã, Elicir Schicovski, que é responsável pelas finanças de Papanduva, referente aos repasses à Associação de Desenvolvimento da Microbacia de Rio Floresta, bem como a presidente da entidade Rosane Rauen Ribas. Alois justificou que a associação, por receber recursos públicos, tem a obrigação de prestar contas quando solicitados à Câmara Municipal de Vereadores.

FOGUEIRA EM PROL DO HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO TEM APOIO DO VEREADOR NEGO HUMENHUKA

O vereador Adeniz Humenhuka (PT) novamente está empenhado em ajudar o Hospital São Sebastião, realizando uma tradicional fogueira. O evento se rea-liza neste sábado, 09, na sua propriedade. O vereador usou a palavra livre na sessão do dia 5 para convidar todos os presentes a participar. Desejamos sucesso e que o objetivo seja alcançado, já que se trata de um motivo nobre!

Page 4: As037 preview

4 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Geral

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Nesta última terça-feira (5) Aldomir Roskamp, Prefeito de Monte Castelo e presidente da Associação dos Muni-cípios do Planalto Norte Catarinense - AMPLANORTE, acompanhado de Sisi Blind, Prefeita de São Cristóvão do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado – AMURC e Vânio Forster, prefeito de Cor-reia Pinto representando a Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES reuniram-se com a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília.

Os representantes das entidades entregaram docu-mentos solicitando a elaboração de projetos de obras complementares no trecho catarinense da BR 116 e aproveitaram a oportunidade para solicitar a inclusão das obras de duplicação da rodovia no PAC III. Representan-tes da concessionária que administra a BR 116 também participaram do encontro.

Comissão tripartiteO Planalto Norte tem se mobilizado em defesa dos

municípios lindeiros da BR 116 com diversas reuniões realizadas entre os representantes das regiões, ANTT e Autopista Planalto Sul. Em março deste ano foi for-mado um grupo paritário de trabalho, uma Comissão Tripartite que reúne representantes da sociedade civil, da concessionária e dos usuários da BR 116 num fórum permanente que trata das demandas da sociedade frente à administração da rodovia. Esta Comissão deve discutir e fiscalizar o andamento das negociações de inclusão de

pleitos no contrato da Autopista, estudo de viabilidade e orçamento de obras, buscar verba para a realização, entre outros assuntos.

Este movimento das entidades deve servir de referência para todo o país, visto que a ANTT e a Autopista Planalto Sul instituíram esta Comissão dando voz às regiões.

As negociações junto à ANTT formalizaram a apresen-tação de estudos preliminares elaborados pela Comissão Tripartite. As demandas de novos investimentos não previstos no contrato de concessão foram levantadas pelas Associações e agora serão objeto de análise da ANTT. Posteriormente serão transformadas em projetos de engenharia pela Concessionária Arteris.

Investimentos na ordem de R$ 100 milhões

Estima-se que investimentos superiores a R$ 100 mi-lhões serão necessários no leito catarinense da rodovia.

Aldomir Roskamp ressalta que "são investimentos que beneficiarão as cidades, por intermédio de passarelas, passagens seguras, vias laterais à pista de rolagem, tre-vos de acesso, enfim, obras que garantam a mobilidade e a livre circulação das pessoas. Estas obras nunca foram previstas em contrato e agora coube aos prefeitos da região assumirem esta tarefa de defesa das pessoas e do desenvolvimento econômico dos municípios".

A mobilização da região contribuiu para a inclusão da duplicação da BR 116 no trecho catarinense no PAC III.

Sisi Blind declarou que se percebe que não se trata apenas de resolver problemas pontuais. “Constatamos que a rodovia se torna uma causa comum e precisa ser transformada em estratégia que una o planalto catari-nense na construção de um projeto de desenvolvimento e integração. É por isso que estamos apresentando os primeiros estudos e demonstrando ao governo federal que a duplicação da BR 116 precisa entrar em pauta".

Já Vânio Forster enfatizou que “as associações de mu-nicípios se uniram para defender as pessoas e as empresas instaladas ao longo da rodovia. Queremos uma rodovia de boa qualidade, mas acima de tudo, queremos transformar a BR 116 numa estratégia de desenvolvimento para to-dos. A 116 precisa trazer mais progresso, mais emprego, mais qualidade de vida para a nossa população. Por isso queremos mais investimentos, mais obras de segurança e mobilidade"

Fonte: Imprensa AMPLANORTE

Prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp, pede inclusão da duplicação da BR 116 no PAC III

Page 5: As037 preview

5Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Geral

No dia 24 de junho, o prefeito Dário Schikovski (PSDB), oTuca, decretou uma drástica limitação de gastos referentes aos serviços e rotinas da pre-feitura. O decreto, também assinado por Fábio Padilha (PMDB), secretário de ad-ministração, versa sobre as medidas tomadas a partir de 24 de julho, pois segundo os mandatários, há uma “costumeira queda de arrecadação” neste período do ano.

Dentre as medidas que diretamente podem impac-tar o povo papanduvenses, está a do inciso VIIIdo parágrafo 2 ° do decreto: a “redução de auxílios em geral, exceto na área da saúde em casos de estado de vulnerabilidade social comprovada”. O decreto não especifica quais seriam estes auxílios cortados, se os da saúde, habitação, ou quaisquer que sejam, dando margem para um interpretação e aplicação do decreto que pode reduzir drasticamente os auxílios prestados ao povo em geral.

Outros pontos preocu-pantes são os incisos I do parágrafo 2°– “redução e/ou eliminação de investi-mentos programados”; e III – “proibição de realização de serviços extraordinários, exceto serviços essenciais”. Como o decreto não especi-fica quais seriam os investi-mentos (obras) eliminados ou reduzidos, e nem o que seriam “serviços extraor-dinários”, os governantes

teriam uma margem muito grande para decidir o que ou quem serão atendidos, e quem não será.

Os servidores muni-cipais também terão difi-culdades se pretenderem receber as férias ou licença--prêmio a que por ventura tenham direito. No incisoVI do segundo parágrafo do decreto foi estabelecido a“suspensão do pagamen-to em pecúnia de férias e licença-prêmio”. Ou seja, poderão tirar as férias, mas não poderão receber o pagamento em dinheiro que a lei obriga se quiserem “vende-las”.

Confira os artigos do decreto:

Art. 1º. Fica expressa-mente proibido contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do exercício financeiro de 2014, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja su-ficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

Art. 2º. Para a recon-dução da dívida aos seus limites, ficam determinadas as seguintes medidas, de efeitos imediatos:

I – redução e/ou eli-minação de investimentos programados;

II – redução de 50% dos gastos com combustíveis para a frota dos veículos públicos, exceto para os serviços essenciais;

III – proibição de rea-lização de serviços extra-ordinários, exceto serviços

essenciais;IV – proibição da realiza-

ção de diárias, exceto para serviços essenciais;

V – proibição da realiza-ção de cursos que tenham custos para o ente;

VI – suspensão do paga-mento em pecúnia de férias e licença-prêmio;

VII – Suspensão de aqui-sição de material perma-nente, exceto casos de extrema necessidade, devi-damente justificadas;

VIII – Redução de au-xílios em geral, exceto na área da saúde em casos de estado de vulnerabilidade social comprovada;

IX – Redução de ligações telefônicas, com a concen-tração de ligações telefôni-

cas através da central no edifício da municipalidade; e emissão de ficha controle de todas as ligações telefô-nicas em outros departa-mentos, devendo constar o n° de destino, o solicitante e a data;

X – Redução de despesas com telefone móvel, poden-do ser limitado o consumo de algumas linhas; e

XI – Redução das des-pesas com material de expediente.

§ 1°. Em caso de ne-cessidade de locomoção, a bem do serviço público, seja a trabalho ou para realização de cursos, devi-damente autorizados pelo Chefe do Poder Executivo e analisados pela Secretaria

da Fazenda ou Secretaria da Administração, os ser-vidores receberão apenas reembolso de despesas, nos seguintes limites:

I) Despesas com al-moço: Valor máximo R$ 30,00.

II) Despesas com jan-tar: Valor máximo R$ 30,00.

III) Hospedagem: R$ 100,00

§ 2°. A folha de paga-mento do pessoal poderá dar prioridade aos servido-res efetivos e admitidos em caráter temporário e, após, ao pessoal comissionado e agentes políticos.

Art. 3°. A transgressão de qualquer das limitações previstas neste Decreto, serão de responsabilidade

dos Secretários Municipais e/ou Servidores Munici-pais, no âmbito de cada pasta, ficando os mesmos responsáveis pelo paga-mento de despesas não au-torizadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

Art. 4°. Os Secretários de cada pasta deverão no prazo de 05(cinco) dias úteis, apresentar ao Chefe do Poder Executivo um cronograma de metas de redução de gastos.

Art. 5°. Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 6º. Ficam revo-gadas as disposições em contrário.

Município de Papandu-va, 24 de julho de 2014.

Prefeito Tuca decreta drástica limitação de gastos e auxílios para equilibrar contas

Page 6: As037 preview

6 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Geral

Dicas Automotivas

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

Vereadores aprovam Moção de Repúdio a ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

EMBREAGEM: Hábitos incorretos ao dirigir que prejudicam a embreagem

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Papanduva, o plenário aprovou uma Moção de Repúdio para a candidata derrotada na eleição do sindicato dos servidores, a ex-presidente ErliWuns-cheBacellar. A nota diz res-peito ao comportamento da ex-presidente durante a reunião que marcou a posse da nova diretoria, que a derrotou nas últimas eleições.

Na ocasião, Erli barrou a entrada dos familiares dos eleitos, vereadores, repre-sentantes da imprensa e de-mais convidados da chapa vencedora, afirmando que estas pessoas não poderiam participar do evento. Após alguns desentendimentos, os barrados entraram de qualquer maneira, passan-do por cima das ordens da então presidente no seu último dia de comando. Ou-tra pessoa ligada à adminis-

tração e a chapa derrotada teria inclusive exigido que um diretor da prefeitura se retirasse do local e não prestigiasse os eleitos.

A nota aprovada conde-na veementemente oauto-ritarismo da ex-presidente e outras pessoas ligadas à administração municipal, que decidiram transfor-mar o congraçamento dos eleitos em uma mancha na história do Sindicato.

A nota aponta ainda

que o destempero gerou versões fantasiosas na ca-beça de alguns jornalistas ligados à administração municipal, que sequer es-tavam presentes no dia. O devaneio, ou má-fé, dava conta de que o ex-prefeito Luiz Henrique Saliba (PP) havia sido barrado pela ex-presidente, o que foi desmentido por todos os que estavam presente.

Inclusive, durante ses-são da câmara, tal expedien-

te sofreu violentos ataques por parte dos vereadores e dos eleitos que estavam presentes, que acusaram os colunistas de comprados

e pertencentes à imprensa “marrom”. A nota afirma ainda que é dever dos re-presentantes do povo com-bater esse tipo de atitude.

► Existem diferentes causas que ori-ginam problemas na embreagem, devido, particularmente, a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.

► Utilize o pedal da embreagem so-mente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.

► Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo.

► Evite sempre ultrapassar a capaci-

dade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma. Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor.

► Nunca saia com o veículo em se-gunda marcha.

§ Embreagem pesada, trepidando, baixa, muito alta, são indícios de embre-agem ruim.

► Caso perceba alguns desses proble-mas, leve em uma oficina de confiança para evitar danos maiores.

Auto Center Romaniocuidando bem do seu carro.

47 36532403

Page 7: As037 preview

7Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Rua Pedro Povaluk, 601

Page 8: As037 preview

8 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Fabiane [email protected] Espaço Mulher

Olá Meninas!!! O assunto dessa semana é a Calça Jeans. Peça fundamental no nosso guarda roupas e que nunca sai de moda.

O jeans faz parte da história da humanidade há séculos e foram os homens os primeiros a usá-los para o trabalho em fábricas ou no campo, com o passar do tempo o jeans foi adequando-se para outras ocasiões e caiu no gosto das mulheres.

Nos dias de hoje a moda jeans faz parte da vida de qualquer mulher, sendo uma moda indispensável no guarda roupa feminino. Podemos encontrar uma variedade enorme de modelos criados especialmente para as mulheres, sendo a combinação perfeita tanto para eventos formais quanto para os informais.

Para saber qual modelo combina mais com seu tipo físico, confira algumas dicas dessa peça que nunca sai de moda.

Jeans para mulheres altas

Antigamente mulheres altas encontravam dificuldades em encontrar calças jeans que fossem compridas o suficiente para a sua estatura, atualmente isso deixou de ser um problema, pois al-guns estilistas estão investindo na moda jeans especialmente para mulheres altas, inovando seus modelos tanto em comprimento quanto em largura, pois a maioria das mulheres altas e magras tem as pernas finas, o que para muitas é um problema, para essas a dica é investir no modelo flare, que é semelhante à antiga moda da calça boca de sino, a diferença que a flare não possui barras exageradas, ela desce mais justa até a altura do joelho e abre suavemente na barra, dando a impressão de pernas mais grossas.

Mulheres altas e magras podem usar e abusar de praticamen-te todos os tipos e modelos de calça jeans, porém devem saber escolher as peças, os modelos mais justos são os mais indicados, assim como calças com a barra dobrada que disfarçam as pernas longas. As magras e altas também podem apostar nos modelos capri que valorizam as pernas, assim como a moda boyfriend e modelos de corte reto.

Jeans para mulheres gordinhas

No caso das mulheres que se encontram acima do peso ou possuem os quadris mais largos o jeans deve ter o corte mais reto e com cintura alta. Outro detalhe importante que deve ser observado é a cor, a escolha ideal para esse perfil são os tons mais escuros que irão alongar a silhueta dando a impressão que você é mais magra.

Evite peças de jeans que contenham detalhes exagerados, bolsos nas laterais, aplicações ou faixas multicores. Dê preferên-cia às calças com zíper, pois os modelos com botões destacam o abdômen fazendo com que a barriga pareça maior. Já a mulheres com o bumbum avantajado não devem usar modelos que tragam estampas e bordados ou mesmo bolsos pequenos, pois esses de-talhes costumam chamar atenção para o que você deseja disfarçar.

Jeans para mulheres gestantes

O mercado disponibiliza vários modelos em jeans especial-mente criados para as gestantes, é a moda para gestante e por causa da sofisticação de alguns modelos é possível à reutilização da peça mesmo após a gravidez. Além de proporcionar conforto, a calça jeans para mulheres grávidas são elegantes e vestem bem durante todo o período gestacional. A moda do jeans skinny com o cós de elástico é uma boa opção devido à praticidade e a sensação de segurança que a peça proporciona.

Jeans para mulheres baixinhas

As mulheres baixinhas muitas vezes podem se sentir desfavorecidas com o uso de algumas roupas, como acontece com os jeans, uma vez que a escolha da calça errada resulta num encurtamento ainda mais acentuado da estatura. O ideal para essas mulheres é optar por cortes que valorizem as formas naturais do corpo, proporcionando a impres-são de alongamento das pernas. As mulheres pequenas devem evitar o uso de jeans que cobre o pé inteiro, porque isso transmite e sensação de encurtamento do corpo. O mais indicado é apostar em barras com comprimento médio, sem ser muito curta. É preciso prestar atenção na cintura da calça, que não deve ser extremamente baixa e nem alta, porque também encurta a silhueta. O recomendado é usar cintura baixa ou média. As calças que seguem a linha skinny são as preferidas por grande parcela das mulheres, mas é preciso compreender que elas não ficam bem em todo mundo. As baixinhas que optam por modelos colados demais ao corpo podem parecer menores do que realmente são. O recomendado é investir em modelos mais retos e não totalmente colados nas pernas.

CALÇA JEANS. NUNCA SAI DE MODA!

Page 9: As037 preview

9Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

PROMOÇÃO DE CALÇAS FEMININAS NA LOJA KALVEST

E, já que o assunto é calça jeans, o Espaço Mu-lher trás uma super dica para você que quer andar na moda, se vestindo bem

e gastando muito pouco.A Loja Kalvest está com

uma super promoção em toda a linha de calças femini-nas, cigarretes, flare, jegging

(legging em jeans), skinny e cortes de alfaiataria, das melhores marcas: Pitt, SKS, Kabalak e Max Denin.

A Loja Kalvest lembra

ainda que as calças da mar-ca Lado Avesso estão com descontos de até 70%!!! Corra e aproveite! O jeans é uma peça unissex que pode

ser usado por todas as pes-soas em qualquer idade, por isso escolha bem o seu jeans optando por peças que valo-rizem as proporções do seu

corpo e que te deixe o mais confortável possível.

Confira algumas ima-gens das calças disponíveis na Loja Kalvest:

Page 10: As037 preview

10 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Social

Ronaldo César FilhoDia 06 de agosto Ronaldo completou mais um ano de vida. Que Deus continue te abençoando infinitamente e que você continue prosperando a cada amanhecer. São os votos de seus pais Ronaldo e Nilza e sua irmã Ingrid.

Feliz Dia dos PaisTodo o amor que tenho por você, pai, neste dia posso te mostrar. Você sempre foi meu companheiro e meu herói. Você sabe que eu sempre estarei com você em todos os momentos, porque só nós sabemos o quão maravilhosa é nossa amizade. E eu quero te dizer que você é o alicerce da minha vida, a minha direção e meu guia. Você é a luz do meu caminho, pai! Que Deus possa te abençoar em todos os dias, não só no dia dos pais. Você merece tudo isso e muito mais. Te amo! Homenagem de sua filha Maryana.

JANETE GLONEKComemorou aniversario dia 07 de agosto nossa amiga Janete Glonek. Parabéns por este dia tão especial, muita paz, alegria e harmonia. Que todos seus desejos se realizem. Felicidades. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

DHUGO PARTALADia 04 de agosto DhugoPartala comemorou idade nova. Que sua vida seja uma soma de bênçãos e de vitórias. Que a felicidade te persiga sempre. Parabéns. Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

LIARA KRISTINE VALENTE12 de agosto, Liara essa linda menina completa mais um aninho. Você foi presenteada com esse dom pre-cioso que é viver. Neste instante de muitos presentes e de muitos sorrisos, receba de seus pais Alvacir e Elisete e sua irmã Karin Lavínia Valente, os votos de muitas felicidades.

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. Sibelly e Tobi fizeram pose para sair no Social Pet. Olhem que fofa essa risadinha do Tobi. Um amor. Quer aparecer nesse espaço? Envie-nos uma foto para [email protected]

SOCIAL PET

04/08-Marcos Mikalovicz, Sabrina Medeiros, DhugoPartala e Willian Corrêa.05/08–Maria PopadiukVatraz, Ester Ramos,Flavia Romanio, Jessé Tavares da Luz e Monique FranciniJastrombeck.06/08- Tania Beje Largura, João Marco Krieck07/08- Edina Silvia Martins, Janete Glonek, Marcos Paulo Hirth,

Arnaldo Humenhuka, Edina Silvia Martins, Leandro Souza08/08-Carliza S. de Oliveira Glonek, AracelyGrein de Oliveira e Adriana MeisterWerka.09/08–AracelyGrein de Oliveira, Roberto Carlos Johann, Leopoldo Whol Neto, GorettiSchadeck, Robson Soares.10/08- Messias Meireles, Emerson Antunes

Aniversariantes [AS]

Page 11: As037 preview

11Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Esporte Luane [email protected]

#JOGAPRAMIM10 MOTIVOS PARA VOCÊ ASSITIR AO MUNDIAL SUB 20 FEMININO

Muita gente mal sabe da existência desse torneio, mas o que não faltam são bons motivos para assisti-lo. Acredite. Entre todos esses, você encontrará ao menos um que te deixe interessado:

1)Você é um saudosista e ainda não superou o fim da Copa?

Pois então aproveite, porque até o final de agosto ainda veremos muitos gringos nos ensinando a torcer nos estádios, muitos uniformes criativos pra admirar e discutir, e mais uma desculpa pra tomar uma cervejinha.

2) Você odeia o Galvão e não tem TV por assinatura?Opa! Tranquilo! O torneio será transmitido pela BAND. A

emissora tem um longo histórico de apoio ao futebol feminino e também transmitirá a Copa do Mundo feminina de 2015. Só o horário que ainda não é dos melhores.

3) Você não suporta mais esses atletas que ganham milhões e não honram a camisa?

Essa é a sua chance de torcer por uma seleção de jogadoras que, certamente, não jogam pelo marketing e nem recebem salários que não merecem; pelo contrário: treinam tanto quanto os homens e mal possuem um plano de previdência;

4) Você é uma criança e nunca viu o Brasil ser campeão?Esperanças renovadas, garotada! Das 21 jogadoras

listadas, 14 foram campeãs invictas do Sul-Americano do Uruguai em janeiro deste ano. “Ei, meninas! #JogaPraMim”

5) Você é do tipo sabichão e quer ter um assunto diferente e inusitado pra se gabar por aí?

Então aproveite porque, além disso, você ainda vai chegar na Olimpíada sabendo mais do que a maioria, já que muitas dessas jogadoras também estarão no Rio em 2016.

6) Você é realmente apaixonado pela emoção por trás do futebol?

Então prepare o seu coração, pois o Brasil caiu no Grupo da Morte e vai ter que suar muito pra se classificar na frente de Alemanha, EUA e China.

7) Suas camisas de seleções vindas da China também só chegaram depois da Copa?

Então sorria e aproveite que você ainda terá o gostinho de vesti-las antes, durante e depois dos jogos;

8) Você é uma boleira/peladeira? Ta aí uma bela chance de aprender jogadas ainda mais

próximas da sua realidade e conhecer mulheres que, assim como você, enfrentam todo e qualquer preconceito pra fazer o que amam.

9) E que tal uma revanche da Alemanha? Vai que rola um 7×1 pra nós dessa vez, hãn?!

Se existe alguma chance, com certeza no masculino é que ela não está. As duas seleções já se enfrentam na primeira fase, no dia 12 de agosto, em Montreal.

10) Já sei! O brasileirão mal voltou e você já lembrou, de quão chata é essa maldita disputa por pontos corridos?

Vem ni mim, mata-mata! Lembrem-se gente, é Copa! Cada jogo vale muito, cada jogo é uma decisão!

E sim, tem um site da FIFA em português pra você acompanhar tudo sobre essa Copa: http://pt.fifa.com/u20womensworldcup/index.html

Fonte: Torcedores.com

Campeonato Intermunicipal de Vôlei 2014

Começou embalado...Ótimos jogos e acima de tudo vontade

e prazer na prática esportiva presente em cada atleta. Com a participação de atletas de toda a região o intermunicipal de vôlei 2014 promete proporcionar a todos que prestigiam a modalidade, jogos de boa qualidade.

A equipe masculina de Papanduva entrou com o gás todo. Com uma equipe que vem a tempos, forte e unida treinan-do juntos, podem se considerar uma das favoritas.

Na categoria feminina, duas equipes da nossa cidade se inscreveram, a equipe Co-nexão e a equipe Papanduva. Conexão que está começando agora, não foi muito feliz nos jogos realizados e saíram perdendo. Já a equipe que leva o nome da cidade, Pa-panduva, que já tem um histórico jogando juntas, entrou motivada e com vontade de ganhar. Dito, feito!

Confira os resultados:DATA: 02/08/2014 – SÁBADO (1ª RODADA)14:15 Estrelinhas do Vôlei/Mafra 00 X 02 Papanduva FEM B15:45 Rio Negrinho 02 X 00 São João do triunfo FEM B17:00 Papanduva 02 X 00 Vôlei UnC Mafra MASC A18:30 Rio Negrinho 02 X 00 Papanduva FEM B

DATA: 03/08/2014 – DOMINGO (2ª RODADA)09:15 Conexão.C. Visual/Papanduva 00 X 02 Souza Cruz/ Rio Negro FEM A10:30 São Matheus do Sul 00 X 02 Canoinhas MASC B14:00 SME Rio Negro 02 X 00 Conexão.C. Visual/Papanduva FEM A15:30 Papanduva 02 X 00 São Joâo do Triunfo FEM B17:00 SME Rio Negro 02 X 01 São Matheus do Sul MASC B

COPA DO MUNDO FEMININA SUB 20

Nessa última terça-feira, 5 de agosto, Alemanha e Esta-dos Unidos deram o pontapé

inicial para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Canadá 2014, na cidade de Edmonton.

A seleção brasileira, cam-peã invicta do Sul-America-no deste ano, chega como

uma das favoritas e briga pelo seu primeiro título mundial.

Page 12: As037 preview

12 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Classificados

Imóveis- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados,

banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo mura-do, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 55.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu

Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 100.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 125.000,00- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou refloresta-

mento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São

Tomaz. Valor R$ 220.000,00- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria, paiol

em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.

- Casa em alvenaria 100 m², sala,cozinha,3 quartos,2 banheiros,área de serviço, toda murada.Rua Getúlio Vargas,961--Centro-Papanduva, próximo ao Romanio. Valor R$ 185 mil.Aceita-se proposta

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aproximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00

- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00

- Terreno urbano com 800m², todo murado, com uma casa

mista contendo 5 quartos, 2 salas, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, dispensa e garagem. Localizado no bairro Lagoa Seca, em frente a oficina João Bilik. Valor R$ 155,000,00

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de conservação.

Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires. Pagamento

à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas esportivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

MUNDO ANIMAL

O vírus da imunodeficiência felina (FIV) pertence ao gênero do lentivirus, o mesmo da Aids humana. Por este motivo o problema é conhecido como Aids felina. A doença é grave e normalmente detectada em estágio avançado. Os únicos atingidos são os felinos, não havendo transmissão para o homem ou animais de outras espécies.

A transmissão acontece pela saliva do gato e de mãe para filhote, durante a gestação ou na amamentação. É comum os animais se infectarem em brigas, por conta de arranhões e mordidas. Os gatos também podem adquirir a doença no contato com potes de comida e água, já que o vírus está presente na saliva. A transmissão intra-uterina pode acarretar em aborto ou no nascimento de filhotes portadores do vírus.

Assim como acontece com o homem, os bichanos podem ser portadores do vírus e nunca apresentarem

sintomas. Estes serão apenas transmissores da doença. A destruição das células de defesa do organismo pode acon-tecer durante anos até atingir a imunodepres-são, que é a última fase da FIV. A castração é um dos poucos recursos que podem ajudar a evi-tar a disseminação do problema, pois impede a procriação de filhotes soropositivos e deixa os machos mais calmos e caseiros, minimizando as brigas.

Os gatos costumam apresentar sintomas de enfermida-des tardiamente. Os indícios da Aids felina costumam ser os mesmos de problemas corriqueiros, a diferença está na dificuldade de eliminá-los. Letargia, perda de peso, falta de apetite, febre, infecções na pele, conjuntivite, gengivite severa e alterações neurológicas tornam-se freqüentes, o que é um sinal da presença da síndrome da imunodefici-ência adquirida.

Geralmente o diagnóstico também é tardio, pois ne-nhum proprietário faz inúmeros exames em um animal aparentemente saudável. Na maioria dos casos, pelo fato da doença já estar em estágio avançado, os gatos não respondem ao tratamento e pioram rapidamente.

A comprovação do problema é feita através do exame de sangue específico. Ainda não há vacina disponível no

Brasil, portanto o tratamento é sintomático, ou seja, re-alizado através do combate aos sintomas apresentados. A FIV é uma doença grave e provavelmente vai levar o animal ao óbito. Quando identificada no início, o que é muito improvável, o tempo de vida ainda pode ser maior, acrescentando que em alguns casos a eutanásia pode ser necessária por conta do grande sofrimento.

O dia-a-dia do gato contaminado não precisa ser muito modificado. Não é necessário isolá-lo, caso ele conviva com outros da casa, pois como a doença demora a se manifestar, muito provavelmente todos já estarão com o vírus. Se for separado ele pode até entrar em depressão.

AIDS FELINA

Iverson Alberto EufrasioMédico

VeterinárioCRMV/SC 3476

Ela demora a se manifestar e só é transmitida de felino para felino. Não há cura e o tratamento é baseado nos sintomas.

Page 13: As037 preview

13Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Carlos Vinicius [email protected]

OAB/SC 30.535-BRua Ten. Ary Rauen, 1113.

Papanduva/SC

Os jornais noticiaram esta semana a aprovação pela comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal o projeto de Lei que regulamenta a atividade dos paralegais. Esclarecendo, os paralegais seriam bacharéis em direito, ainda não aprovados no exame da Ordem dos Advo-gados do Brasil.

É fato que o exame de ordem, assim como qualquer outro "provão" não é capaz de avaliar o conhecimento jurídico de um candidato ou a sua habilidade profissional. Estes exames, quando compostos de várias fases como os concursos para Magistratura e para membros do Ministério Público ainda se aproximam de uma avaliação razoável, na medida em que nas diversas fases o conhecimento jurídico acaba sendo "afu-nilado" e conhecimentos bem específicos são exigidos.

O exame da OAB não. Observe que a primeira fase prova é composta de 80 questões, todas cujas matérias integraram o curriculum acadêmico do candidato, sendo necessário que o candidato acerte metade destas questões. Sim, METADE. Em linhas gerais, podemos concluir que é necessário que o bacharel que se submete à prova da OAB, precisa conhecer METADE de toda a matéria da faculdade. Sem quaisquer concorrência. O candidato compete com ele mesmo.

É óbvio que se tem que considerar o fato de que existem questões mal elaboradas e as famosas pegadinhas, o que faz com que "vença" aquele que faz os cursinhos e aprende a fazer a prova. Ou seja, não existe conhecimento em jogo. O objetivo é saber fazer a prova - assim como nos vestibulares.

Pensando nisso, ocorreu uma bola de neve absolutamente danosa no ensino ju-rídico. Hoje, as faculdades, que deveriam ser um local onde o estudante vivesse uma realidade de academia, filosofia e ciência, tornou-se um cursinho extensivo (de 5 anos) para a OAB. Não se preocupam mais com fundamentos do direito, com uma Intro-dução ao Estudo do Direito bem ensinada, com filosofia.

Hoje, infelizmente, os acadêmicos de direito estão deixando os bancos das fa-

culdades sendo técnicos jurídicos. Apenas operadores de códigos (e olhe lá). Não se pensa o direito, não se sabe discutir direi-to e o pior, não se sabe discutir filosofia, democracia.

Antes o curso de direito ainda formavam cidadãos críticos, responsáveis pelas mu-danças sociais. Hoje, infelizmente, depende do aluno e não há incentivo das faculdades.

Entre mortos e feridos, pós implantação do exame de Ordem a queda na qualidade da educação e a abertura de diversas facul-dades de direito, fez com que o Exame seja o mínimo necessário. Ainda que ele não seja um instrumento de avaliação coerente e seja, na minha opinião, uma prova cuja dificuldade está para aqueles que não se dedicaram o necessário durante a gradua-ção, sendo responsabilidade própria ou da sua instituição de ensino.

É necessário, portanto, que haja uma conscientização institucionalizada de faculdades, universidades, advogados, representantes da nossa classe e da classe estudandil, para que se cobre uma melhoria sistematizada no ensino do Direito. Para que chegue o tempo em que não seja necessário prova nenhuma para o ingresso de qualquer carreira. Para que as faculdades e univer-sidades garantam a formação concreta de juristas e não de operadores de códigos, como se tem hoje.

Espaço JurídicoA Irresponsável decisão sobre o exame da ordem

SaúdePILATES: Por que praticar?POR QUE PRATICAR PI-LATES NA INFÂNCIA?

Porque adquiri uma pos-tura mais simétrica, estimula a respiração adequada, desen-volve a consciência corporal, equilíbrio e ritmo, estimula o aprendizado do respeito aos próprios limites e na am-pliação das possibilidades do próprio corpo e ajuda o corpo a funcionar melhor garantindo a saúde de músculos, ossos e articulações.

Os adolescentes também podem se beneficiar com o mé-todo porque com o crescimento acelerado, uso do computador, horas sentado estudando, criam vícios posturais que se não forem eliminados nessa fase podem se tornar estruturais e muitos mais difíceis de corrigir posteriormente.

POR QUE PRATICAR PILATES NA “MELHOR IDADE”?

Ajuda no alinhamento pos-tural, melhora o equilíbrio e evi-ta quedas, ameniza o estresse, a ansiedade e a depressão, ajuda a elevar a autoestima, aumenta a flexibilidade, previne e ajuda no tratamento de patologias como a osteoporose e degene-rações articulares e estimula o fortalecimento muscular.

PILATES E OBESIDADE O método é um gran-

de aliado no processo de emagrecimento, porém não deve ser utilizado como única estratégia para perda de peso, é necessário associar uma ativi-dade aeróbia com alto índice de queima calórica, por exemplo, corrida, natação, bicicleta, entre outras. A ansiedade, uma das principais vilãs da obesidade, também pode ser controlada com o pilates, por meio de um trabalho de concentração, precisão, fluidez e respiração.

GESTAÇÃO E PILATES Também é indicado

para gestantes a partir do 4°mês de gestação porque trabalha a respiração ajudando a aliviar aquela sensação de cansaço, fortalece toda a musculatura do abdome, que se distende ao lon-

go da gravidez e é responsável pelos desequilíbrios; melhora a circulação sanguínea, preve-nindo cãimbras e inchaços nas pernas; melhora sua capacida-de de relaxar durante o parto, já que a sessões fortalecem o assoalho pélvico; não provoca sobrecarga nas articulações, pois é um método que reúne exercícios de baixo impacto, por ser uma atividade física que trabalha corpo e mente, traz mais qualidade de vida para a futura mamãe.

Depois do parto a volta para a prática de atividade física va-ria de 40 dias após parto normal e 60 dias após o parto cesariana.

PILATES E PESSOAS PORTA-DORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

As pessoas com ne-cessidades especiais também podem se beneficiar com a prática para obter mais qua-lidade de vida, é importante que o paciente tenha o mínimo de controle do tronco para frequentar as aulas, um exem-plo pacientes portadores de lesão medular, onde o pilates oferece diferenciais biome-cânicos – como alongamento axial, respiração, estabilização do tronco. O aluno cadeirante, os braços também devem ser trabalhados, uma vez que essa musculatura é sobrecarregada.

PILATES E FIBROMIALGIA A fibromialgia é uma sín-

drome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em ou-tros tecidos moles. Os exercícios de pilates devem começar com alongamentos e relaxamentos, de acordo com a resposta do

aluno acrescentar pouco a pouco, exercícios de fortaleci-mento, com a prática moderada de exercícios, a frequência e a intensidade a dor diminui, melhorando a qualidade de vida das pessoas que sofrem de fibromialgia.

REDUZA AS DORES NAS COSTAS COM PILATES!

Horas na frente do compu-tador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo. Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor lombar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.

Para combater a dor, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O pilates é apropriado para com-bater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a muscu-latura abdominal e das costas.

Drª Cassandra Tatsch de Jesus Sulczewski

FisioterapeutaCrefito 10 n° 53561

Page 14: As037 preview

14 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

AgriculturaProprietários rurais de SC estão desobrigados a fazer a averbação de reserva legal junto aos cartórios de imóveis

Os proprietários de imó-veis rurais de Santa Catarina que apresentarem comprova-ção de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) estão desobrigados a fazer a averba-ção da reserva legal junto aos cartórios de registro de imó-veis. A decisão foi comunicada pela Corregedoria Geral de Jus-tiça de Santa Catarina a todos os cartórios do estado nesta segunda-feira (4). A partir de agora, para alterações nas ma-trículas dos imóveis rurais, os proprietários rurais deverão apresentar o comprovante de inscrição no CAR.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que a desobrigação da averbação da reserva legal em cartório decorre da comprovação de efetiva implantação do Ca-dastro Ambiental Rural em Santa Catarina. "O Código Flo-restal Brasileiro, os decretos e instruções normativas dos Governos Federal e Estadual, que normatizam o processo de cadastramento, criaram condi-ções para que o proprietário rural consiga se inscrever no CAR", destaca.

A decisão da Corregedoria Geral da Justiça de Santa Ca-tarina era aguardada com ex-pectativa pelos proprietários de imóveis rurais do estado. O secretário Spies lembra que a desobrigação estava pre-

vista no Artigo 18 do Código Florestal Brasileiro, que em substituição estabelece o re-gistro de reserva legal por meio do Cadastro Ambiental Rural. "O que estava pendente era a efetiva implantação do CAR, que em Santa Catarina acaba de ser consolidado, a partir de 03 de junho de 2014, com a publicação do Decreto Esta-dual nº2.219 e o treinamento dos profissionais, que já estão à disposição em todo território catarinense para apoiar os agricultores na elaboração do Cadastro", ressalta.

Segundo Spies, a medida beneficia os produtores rurais já que reduz os custos e sim-plifica os procedimentos de regularização ambiental, pois ao fazer o CAR o proprietário rural já estará regularizando a exigência de reserva legal sem outros ônus. "A existência

da reserva legal para todos os imóveis rurais continua, porém sem a obrigação de sua averbação na matricula do imóvel. O que garante que o meio ambiente e os recur-sos naturais continuarão a ser protegidos em beneficio de toda sociedade", afirma o secretário.

Apesar de o Cadastro Am-biental Rural ser de responsa-bilidade de cada proprietário rural, o Governo do Estado estabeleceu ferramentas para auxiliar os agricultores no processo, como a capacitação de mais de 1.400 pessoas para operar o sistema, que atuarão como multiplicadores. “O nosso desejo é estabelecer o maior número de portas que o agricultor possa encontrar para ter acesso ao CAR. Com a integração entre a Agricultura e Desenvolvimento Econômico

Sustentável, incluindo Epagri, Fatma e entidades representa-tivas, nós conseguimos colocar à disposição dos proprietá-rios rurais catarinenses de forma gratuita, todo o apoio necessário para a realização do cadastro”, ressaltou Spies.

O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela lei federal 12.651 de 25 de maio de 2012 e regulamentado pelo decreto nº7.830 de 17 de outubro de 2012, que instituiu ainda o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). O CAR facilitará a vida do proprietário rural na obtenção de licenças ambientais, pois a regulari-dade da propriedade será comprovada com a aprovação do cadastro. O sistema pode ser acessado em www.car.gov.br.

Para dar início ao processo de cadastramento das proprie-dades rurais era necessária a publicação de um decreto da presidente Dilma Rousseff e de uma instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente, o que ocorreu nos dias 5 e 6 de maio deste ano, respectivamen-te. A partir dessa data, os pro-prietários rurais de todo o país terão um ano para se adequar ao CAR. O Governo de Santa Catarina também já publicou decreto e a instrução normativa para orientar os proprietários rurais catarinenses. Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de

Estado da Agricultura e da Pesca

Tecnologia baseada em feromônios é nova opção contra percevejos da soja

Uma patente concedida em outubro de 2013 à Em-brapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – vai auxiliar os produtores de soja brasileiros no controle das piores pragas da cultura de soja no país: os percevejos. São três as espécies principais de percevejos-praga da soja: o verde (Nezaraviridula), o pe-queno (Piezodorusguildinii) e o marrom (Euschistusheros). Um quarto percevejo, de menor im-portância na soja, mas que nos últimos anos, com a safrinha de milho, adquiriu importância nesta cultura, é o barriga-verde (Dichelopsfurcatus).

A patente é resultado de mais de 15 anos de pesquisas desenvolvidas pelas equipes da Embrapa, sob o comando do pesquisador Miguel Borges, e tem foco no controle biológico dos percevejos com base em feromônios – substâncias químicas utilizadas na comu-nicação entre seres vivos da mesma espécie na natureza. Os feromônios são utilizados pelos insetos para vários fins, como alimentação, demarca-ção de território, presença de predadores, reprodução, entre outros.

Quando se alimentam, os percevejos atingem direta-mente os grãos em formação e, por isso, representam um perigo na reta final do cultivo, quando se definem o rendimen-to e a qualidade da semente. Os feromônios isolados em laboratório são colocados em armadilhas que, por sua vez, são distribuídas pelas lavouras

em várias regiões produtoras de soja no Brasil com o objetivo de monitorar e controlar as po-pulações dos percevejos-praga e, consequentemente, reduzir os danos às plantações.

No Brasil, o mercado de semioquímicos (substâncias dentre as quais os feromô-nios se enquadram) está em franca expansão, com mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro, o que demonstra que há grande interesse de empresas priva-das na tecnologia de controle e monitoramento de pragas.

Controle biológico de pra-gas da soja é prioridade no Brasil

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de soja, participando com 23,8% da produção mundial e 19% do total exportado. A produção nacional é de cerca de 68 milhões de toneladas, envolvendo 16 estados e uma área superior a 23 milhões de hectares. O mercado de inseticidas para a cultura da soja no País gira em torno de US$112,70 milhões.

Atualmente, são utilizados mais de 4,5 milhões de litros de inseticidas químicos por safra para o controle de percevejos--praga, ao custo aproximado de R$ 20,00 por hectare.

Por isso, investir em tecno-logias de controle biológico de pragas da soja é uma priorida-de para o Brasil hoje, explica o pesquisador da Embrapa Miguel Borges.

Fonte: Embrapa

Page 15: As037 preview

15Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Geral

Na última sexta-feira (01) foi realizado o lançamento da campanha à reeleição do candidato a deputado estadual Silvio Dreveck, pelo Partido Progressista. O evento acon-teceu em São Bento do Sul e teve a presença confirmada dos candidatos da majoritária da coligação “Muda Brasil, Muda Santa Catarina”.

Dreveck está concorrendo ao terceiro mandato a deputado estadual. Na carreira política, Silvio foi vere-ador de São Bento do Sul de 1989 a 1996, assumindo a Secretaria Municipal de Saúde em 1993. Em 1997 foi eleito prefeito, conseguindo a reeleição para a gestão 2001/2004. Seu trabalho foi reconhecido por diversos setores. Uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, em 11/07/2004, destacou a administração de Silvio como uma das melhores e mais eficientes do país.

Fonte: Setor de comunicação social – Gabinete da liderança do PP

Deputado Estadual Sílvio Dreveck realizou o lançamento de sua campanha à reeleição

Page 16: As037 preview

16 Papanduva (SC), 9 de agosto de 2014

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403