as026 preview

16
Ano II Edição 26 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014 CERCA DE 80 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM A FESTA DO TROPEIRO EM MONTE CASTELO

Upload: josue-cardoso

Post on 10-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, 24 de maio de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: As026 preview

1Papanduva (SC), 24 de maio de 2014 Ano II Edição 26 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

CERCA DE 80 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM A FESTA DO TROPEIRO EM MONTE CASTELO

Page 2: As026 preview

2 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Charge

A valorização do professor é fator decisivo para uma educação de qualidade

Estamos em ano eleitoral. Muitas questões são levadas à tona nessa época, principalmente no que se refere à educação. A discrepância do salário pago aos professores em todo o país mostra a complexidade e a urgência de enfrentar a questão da remuneração docente, apontada há décadas como um dos pilares para a melhoria da qualidade da educação no país.

Na educação básica, apesar das dificuldades vividas no cotidiano escolar, há professores que persistem desafiando seus alunos. Ensinam mantendo esperança e expectativas de um mundo melhor, mais humano. Em sala de aula vão além da transmissão de conteúdos programáticos. Assumem a prá-tica pedagógica comprometida com a formação do cidadão. Cultivam valores. Auto desafiam-se e desafiam. Nem sempre conseguem atingir suas metas, mas persistem. Na verdade, o grande número de alunos por turma, a falta de infraestrutura, de orientação, de segurança, os baixos salários, entre outras questões vivenciadas na escola pública, poderão levá-los à desistência. Mas isso não foi o que aconteceu em nosso muni-cípio. A opção por esse tema neste espaço não foi por acaso. O Jornal A Semana tem o prazer de parabenizar o Colégio Estadual Maria Avelina de Oliveira Furtado e especialmente os professores: Ana Roseli Knop Beje, Adair Folmer e Simone de Fátima W. Boeira de Oliveira que não mediram esforços, e com amor à profissão fizeram com que mais uma vez seus alunos de destacassem no cenário estadual.

O Jornal a Semana tem certeza de que toda a população está orgulhosa por ter uma escola pública com professores tão competentes e especiais como vocês! Parabéns a todos pelo belíssimo trabalho realizado!

OLHAR CRÍTICO

Quase um ano depois que a discus-são sobre melhorias na saúde ganhou força já é possível tentar fazer um parâmetro dos benefícios e malefícios que o programa Mais Médicos adotado pelo Governo Federal trouxe ao Brasil. E sinceramente? Nem malefício e mui-to menos benefício, apenas mais um dinheiro indo para o destino errado.

Eu fazia parte da minoria que no início era a favor da importação de médicos. Já que o problema não pode ser resolvido em um curto prazo, que importem profissionais para ao menos amenizar o caos. A solução da saúde no Brasil como um todo precisa de um planejamento, e isso, em meio às manifestações fervorosas, certamente não haveria.

Trouxeram mais de 14 mil médicos de fora – entre eles, mais de 10 mil vin-dos de Cuba. Atualmente, os bolsistas do programa recebem um salário de R$10 mil, já os cubanos apenas R$2,9 mil. E não houve melhora alguma. Continuamos vendo filas gigantescas

em hospitais e fotos de corredores sem macas o suficiente com pacientes sendo atendidos no chão. Afinal, nosso problema maior não é a quantidade, mas sim a qualidade e a estrutura.

O programa Mais Médicos deveria se chamar Mais SUS. O projeto para melhorar a qualidade da saúde no nosso país tomou o rumo errado. É o mesmo que importar cozinheiros para tentar acabar com a fome, sem ter o que cozinhar. Nós não temos estrutura alguma. Falta o básico como remédios, seringas e macas. Não há profissional algum no mundo que faça milagre com um sistema falho como esse.

O investimento deveria estar sendo destinado à infraestrutura, a condições aceitáveis de trabalho para profissionais se fixarem em regiões carentes e principalmente a recursos para exercerem a profissão com dig-nidade e eficácia.

Já o projeto de importação de médicos, segundo declaração do ministro da Saúde Arthur Chioro no

último dia 19, deverá ser prorrogado até 2019. O ministro alega que o País precisará de mais tempo para formar novos médicos que possam atuar nas regiões supridas pelo programa. Ou seja, pelo menos nos próximos 5 anos, nada mudará.

Mais Médicos ou Mais SUS?

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunica-ção Social - Jornalismo –

Universidade Positivo

Page 3: As026 preview

3Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

MUDANÇAS A VISTACausou alvoroço a possível troca de secretários do governo

Tuca e Humberto. Muita gente aposta que é difícil haver troca nesse momento e outros dizem que seria uma boa saída para o governo. Muita água ainda passará por debaixo da ponte...

FOI LIGEIROPor outro lado, teve secretário que se mexeu rápido para

saber notícias das possíveis trocas, talvez por estar com receio de estar ameaçado. Ficou mais tranquilo depois de ouvir boas novas do prefeito.

MUDANÇA RADICALHá também fontes que afirmam que as mudanças serão mais

profundas no governo, e não estariam restritas ao secretariado. Pode ser verdade, como pode ser um toque àqueles que ainda estão fazendo corpo mole dentro do governo.

HARMONIATeve gente comentando a coluna da semana passada, sobre a

paz que reina entre Prefeito e Vice em Papanduva, com divulgação de ações conjuntas na mídia. O povão espera que assim seja até o final, afinal foram eleitos juntos e devem trabalhar juntos até o fim do mandato, sem vaidades ou intrigas pequeninas.

BATEU FORTE IO vereador Branco (PSB) fez

várias críticas durante a sessão da última terça-feira (20). Segundo o vereador, que é motorista da saúde, ele teve de fazer aproxi-madamente 200km para manejar profissionais da saúde entre Nova Cultura e Pinhal. Segundo ele, dessa forma não há sistema que aguente. Afinal, o combustível não é um dos itens mais baratos no nosso Brasil.

BATEU FORTE IIO vereador também criticou a qualidade dos óleos que estão

sendo utilizados agora para os motores da frota municipal. Segundo ele diversos motores foram fundidos com aproximadamente 120 mil km rodados ou um pouco mais. Seriam motores para rodar até 400 mil km, e o óleo de má qualidade seria uma das causas.

BATEU FORTE IIIEle ainda denunciou que há quase um ano um ônibus está

parado em frente a uma oficina na cidade, com o motor dani-ficado. O vereador foi categórico: se não podem arrumar, pelo menos recolham. Seria mais “bonito”.

FESTA DO TROPEIROJá o vereador Cezinha (PP)

apresentou moção de parabeniza-ção aos organizadores da Festa do Tropeiro, na vizinha-irmã Monte Castelo. Segundo ele a festa está a cada dia melhor. Os muitos papanduvenses que foram até lá puderam conferir de perto as diversas atrações, quem não foi, fica pro próximo ano. Mas se qui-ser conferir dá uma olhadinha na matéria desta edição do A Semana.

REMÉDIOS CONTROLADOS Outra denúncia, agora feita pelo vereador Cezinha, é que

os remédios controlados que são fornecidos pelo Estado de Santa Catarina só estão disponíveis agora para retirada pelos pacientes duas vezes na semana, meio dia cada vez. Os pacientes necessitados são prioridade e realmente têm que ser tratados com mais dignidade e respeito. A Secretaria de Saúde funciona todos os dias e o vereador não vê motivos para que o paciente tenha que se sujeitar a essa regra.

NOVA CASAA presidente da Câmara de Vereadores, Jacinta Mikalovicz

(PMDB), comemorou a aprovação de uma medida orçamentária que possibilitará a construção da nova sede da Casa Legislativa. Após a construção, os vereadores terão novo espaço para discutir os problemas da cidade.

HOMENAGEM AO SEXAGENÁRIO PAULO MATIOSKI

Paul Tioski, como é conhecido pelos antigos amigos de festa, completa no próximo dia 25, 60 anos de vida. Sua simplicidade e seu estilo próprio são marcas registradas que fazem deste advogado um ser cativo e cheio de amizades. Vindo de família comerciante, teve a ausência de seu pai ausente desde muito cedo, que faleceu com apenas 49 anos. Altivo, foi desbravar a capital paranaense, onde trabalhou de sol a sol como servente de pedreiro. Com grande dedicação, conseguiu formar-se na renomada Universidade de Direito de Curitiba. Assim acabou por vir morar em Papanduva, sua terra natal. Casou-se com Dagmar e, fruto deste amor, vieram quatro meninas: Djana, Dânia, Dayara e Diége. Logo virou o dedicado avô de Pauliko e Dauana. Na área da advocacia, foi o primeiro profissional em nosso município e até hoje possui um número considerável de clientes e admiradores, que sempre quando podem chegam até seu escritório tomar um bom chimarrão e desfrutar de histórias e conversas irônicas e estimuladoras. Bem, ao filho, pai, vô, sogro e amigo fica registrado o nosso parabéns e votos de muita paz, saúde e felicidades! Esta é a homenagem da sua filha, vereadora Djana Paula Matioski, família e equipe do Jornal A Semana!

Page 4: As026 preview

4 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Anuncie: 47 3653.2725

MUNDO ANIMAL SEGURANÇA

Rua Governador Pedro Ivo Campos, 1314 - São Cristóvão - Papanduva

O ouriço é um roedor de 1 a 5 kg se alimenta de folhas e troncos de árvores, por isto normalmente é ar-bóreo e se movimenta mais no crepúsculo, possuem en-tre a pelagem, alguns pelos modificados em espinho forte e muito pontiagudo.

O ouriço é inofensivo e lerdo, mas quando atacado procura encolher-se espe-tando quem quer que tenha a ingenuidade de atacá-lo. Normalmente cães jovens que se vêem atraídos por sua pelagem.

Como as pontas dos es-pinhos são pretas e o corpo do espinho é amarelo, o movimento do ouriço provo-ca ondulações na pelagem que parecem um acender e apagar de uma luz amarela (hora aparecendo o corpo do espinho, hora somente a cobertura ou ponta do espinho que fica para cima). A ponta do espinho como um arpão possui escamas voltadas para a base do espinho, que ao penetrar na pele tende a se aprofundar

e torna difícil sua extração. Como se pode imaginar o cão normalmente sofre o acidente na boca, e apre-senta dor local, tentando com suas patas anteriores se ver livre destes espinhos, esforço em vão.

Para retirá-los se faz necessárias a sedação e anestesia do cão, desta forma o veterinário pode pacientemente extrair espi-nho por espinho cuidadosa-

mente para não rompê-lo, e palpando suavemente toda a região extrair mesmo aqueles que estão comple-tamente por baixo da pele.

Normalmente, exceto pela dor provocada pelos espinhos o acidente não traz maiores conseqüên-cias e depois de os extraído o cão não apresenta qual-quer seqüela. Apesar de, como citei anteriormente, os espinhos tenderem a penetrar na pele devido a sua estrutura, ele não vai até o coração causan-do a morte do cão como popularmente é dito, ele permanece enclausurado na região atingida, ou seja, a região da cabeça e patas anteriores.

A melhor maneira de evitar ou amenizar o pro-blema seria prender o cão nas horas de crepúsculo e a noite em canis longe de árvores, arbustos e afins ou em local fechado como canil com teto e proteção de telas ou em garagens.

ACIDENTES COM OURIÇOS

Iverson Alberto EufrasioMédico Veterinário

CRMV/SC 3476

A cada dia a escalada da violência tem aumentado. A criminalidade cresce assus-tadoramente, o delinquente a todo instante busca uma nova maneira de agir. As-saltos em condomínios, sequestros relâmpago, rou-bos a residências, assalto em caixa eletrônicos, os golpistas/estelionatários aplicando os diversos gol-pes, criminosos on-line, a cada dia uma nova moda-lidade de crime.

Em meio a evolução da criminalidade o que você tem feito? Você tem procurado aumentar sua segurança, de sua família e do seu patrimônio? tem reduzido os riscos de ser uma vitima dos crimino-sos? Tem tornado uma atitude preventiva?

E pensando nisso que urge a necessidade de despertar e ter uma cons-cientização da segurança. "Vitimas e crimes sempre existirão. Daí a importân-cia de você ter consigo com a família e seu patrimônio esses cuidados que visam reduzir as possibilidade de ser uma vitima de cri-minosos".

Se realizarmos um le-vantamento (estatísitica) das ocorrências regis-tradas relacionadas com pedestres, motoristas e proprietários de estabele-

cimento, muitas poderiam ser evitadas com medidas simples e preventivas, como cuidado com bolsa, dinheiro, celulares, etc. A grande maioria da popula-ção não possui uma men-talidade preventiva em se tratando de segurança, por este motivo acaba se tor-nando alvo dos agressores da sociedade que infestam nossas cidades.

O criminoso age em sua ações com o fator sur-presa, procurando vitimas desatentas e distraídas, quando ele percebe que a suposta vitima esta atenta ele desiste e procura outro vitima. Temos que chamar a atenção da população para o problema da crimi-nalidade, a importância dos cuidados, a adoção do comportamento preventi-

vo e adquirir procedimen-tos seguros no cotidiano. São fatores que diminuem as possibilidades de você e seus familiares ou seu patrimônio tornar-se alvo dos criminosos. As infor-mações aqui apresentadas são dicas que, se seguidas à risca, diminuirão as chances de você ser mais uma vítima dos criminosos. Com medidas e técnicas simples e eficientes que fará com que o leitor tenha consciência dos riscos no seu cotidiano, é claro que 100% segurança não existe, mas agindo desta maneira o leitor estará con-tribuindo para redução da criminalidade e exercendo sua cidadania.

Fonte: Siderley Andrade de Lima,

consultor de segurança pessoal.

Conscientização de segurança preventiva

Page 5: As026 preview

5Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Polícia

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Bem-Vindos

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

O Jornal A Semana preocupado com a onda de crimes que têm assustado os moradores Papanduvenses, conforme relatado na edição anterior deste semanário, entrevistou o Sub Tenente da PM, o Sr Alyre Marx Bacellar, que orientou a população sobre diversas situações. Confira:

[as] Qual a maior preocupação neste momento da Policia Militar de Papanduva em relação ao aumento da violência em nosso município?

Bacellar: Primeiramente devemos esclarecer que o au-mento da violência não é um fato que ocorre somente em Papanduva, mas sim, em todo o país. Em nosso município podemos relacionar duas situações que hoje vivenciamos na questão da criminalidade: O crime organizado, ou seja, aqueles praticados por quadrilhas que hoje se deslocam dos grandes centros para municípios menores onde o aparato policial é menor facilitando a prática de crimes como explosão à caixas eletrônicos, roubo de cargas, roubo a residência ou fazendas. Outra situação são os crimes e delitos praticados por pessoas do próprio município, muitos dos quais praticados por menores de idade e como um dos fatores o vício das drogas e do álcool. O usuário de drogas na maioria das vezes comete crimes de furtos, arrombamentos a residência e assaltos, pois necessi-ta de dinheiro para adquirir a droga, geralmente tornam-se reincidentes. O usuário de álcool comete crimes contra a vida, ou seja, lesão corporal, tentativa de homicídio, homicídio e também a agressão á mulheres (Lei Maria da Penha) o qual ocorre frequentemente em nosso município.

[as] Qual a realidade da policia militar hoje em nosso mu-nicípio, em relação ao numero do efetivo, viaturas e estrutura?

Bacellar: Atualmente o efetivo é de 11 policiais e 03 Via-turas operacionais instalado em Quartel próprio. No mesmo, está em fase de conclusão uma sala onde será instalado o sistema de videomonitoramento de 10 câmeras de segurança que serão instaladas em pontos já estabelecidos pela PM com prazo de início de operação até o final de 2014. Esse projeto será realizado com recursos oriundos de convênio entre a Prefeitura Municipal de Papanduva e a Secretaria de Estado de Segurança Publica de SC. Atualmente contamos com 01 Policial Militar para cada 1.678 habitantes. A ONU prevê 01 Policial para cada 250 habitantes.

[as] Que orientações sobre segurança o Senhor Co-mandante da Policia Militar de Papanduva, passa a nossa população?

Bacellar: As orientações que seguem reduzem bastante a probabilidade de que aconteçam crimes. No entanto é im-portante lembrar que elas não devem ser únicas, mas devem compor uma cultura de prevenção. A partir do momento em que toda a comunidade participa na solução dos problemas de segurança, as ações da polícia passam a ser complemen-tares e não exclusivas para ter a paz e a tranqüilidade que todos queremos:

• EM VEÍCULOS - Estacionar em lugar movimentado e iluminado; usar sistema de alarme, chave geral e correntes na direção; evitar armas e documentos no porta luvas; ao estacionar ou parar em cruzamentos principalmente à noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades; som, rodas e certos acessórios despertam a atenção de marginais; evite deixar objetos de valor no interior do seu carro; em caso de assalto, não reaja.

• NA RESIDÊNCIA – Um sistema de alarme é sempre eficaz;

não deixar luz acessa durante o dia; um bom cão de guarda; atender a porta após identificação prévia; manter a porta da garagem sempre fechada; aguardar o fechamento dos portões de comando eletrônico; não aceitar a entrada de técnicos não solicitados; ao sair ou retornar à sua residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre; à noite, deixe pelo menos uma lâmpada acessa na área de maior risco da residência, manter escadas e ferramentas em lugar seguro; na perda de chaves troque os segredos das fechaduras; ao viajar avise parentes ou vizinhos de confiança para que esporadicamente verifiquem a residência e façam a coleta de correspondências, oriente familiares e empregados para que não comentem com estranhos sobre os bens que a família possui tanto como seus hábitos, não dê informações por telefone para pessoas desconhecidas.

• NO DIA DO PAGAMENTO - Lembre-se: um alvo fácil é sempre mais procurado; não comente sobre seu salário com pessoas de pouco convívio; evite a conversa com pessoas estranhas dentro ou fora do banco; nos dias de pagamento, adote medidas de segurança mais severas; observe se alguém está seguindo-o, se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho, peça a companhia de parentes ou amigos.

• EM CAIXAS ELETRÔNICOS - Não revele sua senha para terceiros; em caso de dificuldade, comunique-se com funcio-nários do banco; observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local; evite horários e locais de maior risco; evite realizar saque de grandes quantias.

• SEQUESTRO RELÂMPAGO - Não reaja em nenhuma cir-cunstância; procure obedecer todas as exigências do bandido; tente observar as características físicas, cicatrizes e marcas; peça auxilio à policia assim que for libertado.

• EM DESLOCAMENTOS - Ao notar que está sendo seguido, procure mudar várias vezes o lado da calçada; não carregue objetos de valor, grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade; evite lugares sem ilumi-nação e com pouco movimento.

• NA ESCOLA - Trate seu filho como amigo, demonstrando seu afeto e preocupação pelo seu desenvolvimento; conheça os amigos de seu filho; ensine as crianças a pedirem auxilio à policia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas co-nhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas; não aceitar balas, doces, presentes ou brinquedos de pessoas desconhecidas; oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo; evitar transitar usando jóias, tênis ou roupas caras; oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.

Entrevista com o Sub Tenente da Polícia Militar Alyre Marx Bacellar

[as] Em caso de assalto ou qualquer outro tipo de vio-lência qual procedimento padrão?

Bacellar: Por mais que a situação não permita, tente ficar (ou parecer) calmo;

• Não reaja e nem tente fugir; • Não tente enrolar o ladrão, pois ele pode ficar nervoso; • Não faça movimentos bruscos. Sendo necessário

fazer algum movimento, peça autorização e avise. Caso con-trário o ladrão pode pensar que se trata de uma reação;

• Portar arma não resolve, pois você não terá tempo ou oportunidade de usá-la;

• Após o assalto nunca persiga o ladrão. Não entre em pânico. Ligue o mais rápido possível para a Polícia e dê todas as informações necessárias. Em seguida encaminhe-se para a delegacia mais próxima ao fato para fazer a ocorrência;

[as] Qual a importância de se entrar em contato com a polícia o mais rápido possível, assim que sofrer qualquer tipo de violência?

Bacellar: Muitas vezes as pessoas deixam de comunicar a polícia ou de fazer o Boletim de Ocorrência (BO) e desta forma os fatos do crime não chegam ao conhecimento da Policia passando uma sensação de que tudo está funcionando dentro de uma normalidade. Muitas vezes a polícia já tem indícios da autoria de determinados crimes, mas, necessita de informa-ções complementares que podem ser produzidas através dos Boletins de ocorrências registrados. Através deles, a Polícia poderá desencadear uma serie de ações visando a prevenção e repressão do crime bem como direcionar a investigação e o policiamento para determinado local onde esteja ocorrendo com mais freqüência o mesmo tipo de crime.

Sub Tenente PM Alyre Marx Bacellar

Page 6: As026 preview

6 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Geral

EmpreendedorismoTodos nós somos capazes

de obter sucesso em qualquer tarefa. Basta acreditar no po-tencial próprio e não ter medo de arriscar. Já dizia o velho ditado “quem não arrisca não petisca”, o medo ou temor faz parte da nossa condição humana, mas é este medo do desconhecido que nos leva a descobrir novos caminhos e formas de solucionar nossos problemas.

O grande pensador da verdade Mahatma Gandhi dis-se: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”. O desejo de vencer é a força que impulsiona ao sucesso. Nada na vida acontece de maneira fácil, as melhores conquistas despendem de esforços, aliás, se não fosse desta forma não teria a menor graça.

A arte de Vencer esta den-tro de você e muitas vezes é percebida após uma derrota. A

Derrota é o oposto da vitória, mas ao meu ponto de vista, é o complemento, por que a vitória se ergue da superação. Aprenda sempre as coisas boas que surgem das dificul-dades e enraíze no seu ser a sua capacidade de vencer para conquistar a confiança diante de qualquer obstáculo.

Nunca diga “eu não con-sigo” ou “eu não posso fazer”, pois seu cérebro registra todas as suas palavras e as reflete em ações no instante em que é dito e se prolonga em outras circunstâncias. Cuide com a palavra “NÃO”, muitas vezes ela é a maior distância entre você e a vitória. O “não” em alguns momentos pode ser comparado a um vírus mental que infecta todo o cérebro e contamina todo o organismo.

O primeiro passo para vencer é sair do congelamento que o medo causa em nós. Não seja água de poço, parada, seja

água de rio, que corre por muitos obstáculos até chegar ao seu destino. Estar em ação é o segredo para realizar, modificar, conquistar e poder comemorar.

O segundo passo é acredi-tar para conquistar. Mergulhe para dentro de si, instale no

seu cérebro a sua capacidade de fazer e fazer bem feito. Vá a luta e não tenha receio dos erros que possam ocorrer, tente até conseguir!

SUCE$$O E MUITO TRABALHO

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especia-lista em Marketing Empre-sarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Co-aching pela Comece a Vi-ver®. Empresário, Consul-tor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

A Arte de Vencer!

(47) 9251-0129(47)9740-1883

O Planalto Norte Catarinense vivenciou no último final de semana uma festa que ficará marcada como uma das maiores já realizadas no Planalto Norte. Nos dias 16,17 e 18 de maio o município de Monte Castelo realizou a 4ª Festa do Tropeiro, em comemoração aos 52 anos de emancipação política e administrativa.

As festividades se iniciaram dia 01 de maio, com várias atrações, entre elas: Encontro Regional da Melhor Idade, Noite Gospel, Festival de Dança das Escolas, Cavalgadas, Rodeio Crioulo Nacional, Bailes, Voo Panorâmico, Parque Infantil, Escolha da Rainha, entre tantas outras atrações que resultaram no grande sucesso que foi a Festa do Tropeiro.

O evento ocorreu no Parque Municipal Ivo Moreira que recebeu os visitantes com total infraestrutura e de-coração típica para a festa, muito bem elaborada pelos organizadores que mostraram total atenção ao público visitante que lotou o parque de eventos. Estima-se que aproximadamente 80 mil pessoas participaram da festa.

Além dos Montecastelenses a festa recebeu visitantes de várias cidades do estado do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, elevando a Festa do Tropeiro do município de Monte Castelo como uma das maiores festas do Estado.

A equipe do Jornal A Semana esteve presente nos eventos e através deste semanário parabeniza o povo Montecastelense, o Prefeito Aldomir Roskamp e toda sua valorosa equipe que não mediu esforços para a realização deste grande evento. Parabéns a todos!

Cerca de 80 mil pessoas prestigiaram a Festa do Tropeiro em Monte castelo

Page 7: As026 preview

7Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Geral

Rua Pedro Povaluk, 601

Na última segunda-feira, dia 19 de maio aconteceu o evento de inauguração do Consultório de Psicologia localizado na Rua Jair Damaso da Silveira, nº 349, no centro de Papanduva.

Dezenas de pessoas estiveram presentes no coquetel, prestigiando a psicóloga Laís Caroline Fuck, formada em Psicologia pela Universidade do Contestado – Campus Mafra, e está concluindo sua formação em Terapia Relacional Sistê-mica (TRS) pelo Instituto Relacional Sistêmico de Curitiba/PR, ministrada pela renomada Psicóloga Solange Maria Rosset, colunista da Revista Caras e autora dos livros Izabel Augusta: a família como caminho; Pais e Filhos: uma relação delicada; Terapia Relacional Sistêmica: família, casais, indivíduos e grupos; 123 Técnicas de psicoterapia relacional Sistêmica; O Casal nosso de cada dia; e relações de casal.

A atuação de Laís Caroline Fuck, psicoterapeuta, abrange Terapia Individual, Terapia de Casal, Familiar e Orientação Profissional. Atendimento com hora marcada pelo telefone: (47) 9158-0060

O Jornal A Semana deseja boas vindas e muito sucesso para a Psicóloga Laís Caroline Fuck.

Papanduva ganha uma nova Psicóloga: Laís Caroline Fuck

Page 8: As026 preview

8 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Espaço MulherFabiane [email protected]

MAQUIAGEM DE Olá Meninas!!! O assunto dessa semana do Espaço

Mulher é MAQUIAGEM DE LONGA DURAÇÃO!Acordar maquiada é um sonho para muitas mulheres.

Principalmente, para aquelas que não têm tempo para fazer uma pausa diante do espelho e dar aquela ajeitada na sobrancelha para disfarçar as falhas, salientar seus olhos com um lindo traçado ou contornar os lábios real-çando a beleza.

Porém, com a técnica da micropigmentação esse sonho vem se tornando realidade. Com o objetivo de valorizar os traços da face e proporcionar uma expressão marcante ao ros-to, a micropigmentação está conquistando seu espaço entre as opções de tratamentos estéticos existentes no mercado.

O Espaço Mulher entrevistou a amiga Sabrina Mendes, que é Fisioterapeuta, Maquiadora e Micropigmentadora, especialista na composição e leitura das linhas faciais, em sobrancelhas, delineado em olhos e contorno de lá-bios. Sabrina fez curso de maquiagem de Longa Duração (micropigmentação) na empresa Lu Make Up, uma das melhores do Brasil.

[as] O que é maquiagem de longa duração?Sabrina: A Maquiagem de longa duração é o que

chamamos da evolução da maquiagem definitiva. É uma técnica mais sofisticada e praticamente indolor, que si-mulam fios na sobrancelha. Diferente da “definitiva”, com o passar do tempo o pigmento não sofrerá alteração da cor e não deixará sua sobrancelha azulada, esverdeada ou avermelhada.

[as] Como Funciona?Sabrina: As sobrancelhas são a moldura do rosto, de-

finindo as expressões faciais. Para chegar a um resultado

harmônico e equilibrado, é realizado uma leitura facial, analisando a estrutura e as medidas do rosto de cada pessoa. A micropigmenta-ção consiste em um depósi-to de pigmentos na camada subepidérmica da pele com o auxílio de um dermógrafo. A pigmentação é aplicada de acordo com a cor natural das sobrancelhas, alcançan-do um resultado natural e perfeito.

[as]Qualquer pessoa pode fazer maquiagem de longa duração?

Sabrina: Sim. Não existe um tipo de pele mais apro-priada do que outra. [as] A maquiagem de longa duração tem uma duração de quanto tempo? É necessário realizar o procedimento novamente?

Sabrina: As células do nosso corpo se renovam o tempo todo. A micropigmentação é temporária e não definitiva. Isso porque a profundidade de implante dos pigmentos se realiza na zona subepidérmica da pele. A duração é de aproximadamente 1 ano, dependendo das atividades e do dia-a-dia da pessoa, bem como do clima da região onde vive, uma vez que o sol é um fator que facilita o clareamento dos pigmentos. É recomendado realizar o procedimento a cada 1 ano para manter a pigmentação no tom correto.

Page 9: As026 preview

9Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Fabiane [email protected]ço Mulher

LONGA DURAÇÃO!

Reparem como a maquiagem de longa dura-ção realça a beleza dos olhos da mulher, dando a eles uma expressão muito mais marcante! O espaço Mulher e o Jornal A Semana recomen-dam o trabalho maravilhoso da Sabrina. Quem já fez maquiagem com a Sabrina sabe como ela é talentosa. Agende agora mesmo sua Avaliação Gratuita!

Locais de Atendimento:

PAPANDUVASABRINA.

(47) 9989-2134

ITAIÓPOLISSALÃO VISUAL DA SUSI

Rua Nereu Ramos, 39(47) 3653-2485(47) 9989-2134

MAFRASALÃO VF HAIR – VILMAR FRITSCHY

Rua Tenente Ary Rauen, 15(47) 3642- 7194(47) 9989-2134

Em breve em Canoinhas, Piçarras e Balneário Camboriú.

Confira algumas imagens dos trabalhos já realizados pela Sabrina. Um espetáculo!!!

Fisioterapeuta, Maquiadora e Micropigmentadora, especialista na composição e leitura das linhas faciais, em sobrancelhas, delineado em olhos e contorno de lábios.

Page 10: As026 preview

10 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Social

Aniversariantes AS19/05- Gabriela Clair20/05- Leticia Lisboa Dias de Oliveira, Fernanda Karpen,

Tatiane Pituaka, Mario Célio Correia, Josiane Bilick, Gislaine Simões da Silva e Gilson Simões da Silva.

21/05-José Kubchen.22/05- Tereza Maidanchem Eger.23/05- Fabiane Gmach.24/05- Silvana P.Screpec.25/05- Aline Sphair, Larissa Toretti, Rosimeri Jastrombeck

Popovicz, Dirce Canall e Lenir Ferreira Bueno.

Leticia Lisboa Dias de Oliveira Dia 20 de maio comemorou aniversario a linda Leti-cia Lisboa Dias de Oliveira. “Que a luz do pai ilumine sua vida, guie seus passos e alegre seu caminho em toda sua existência. Não só hoje, mas sempre”. Dese-jos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Valdemar NarlochDia 21 de maio foi aniversario do Senhor Valdemar Narloch. Que sua vida seja sempre marcada por ótimos momentos. Parabéns! Desejos de sua família, amigos e jornal A Semana.

Maria Luiza Zabrocki GranzaMaria Luiza Zabrocki Granza comemorou idade nova dia 20 de maio. Feliz aniversário e que este dia e todos os outros sejam sempre mágicos e cheios de surpresas. Muita saúde e felicidades .Desejos de seus pais Fabio e Sheila, avós, equipe da Papelaria União e Jornal A Semana.

Silvana e Marcelo FerentzO casal Silvana e Marcelo Ferentz, e seu filho Vitor Hugo de 3 anos, aguardam ansiosos a chegada da mais nova integrante da família Vitoria. Que Deus abençoe esta família, com muita saúde e felicidades.

Felipe Jollembeck TonialDia 18 de Maio Felipe Jollembeck Tonial fez aniver-sario, e o presentão ele recebeu um dia antes com a visita em sua casa do grande narrador de rodeios Cesar Paraná. Este dia vai ficar na memoria de Felipe, já que recebeu um carinho muito grande deste artista que soube reconhecer e dar o devido valor a este fã mirim. Sua família, Professora Maria Sueli, amigos e Jornal A Semana, desejam que seus sonhos continuem se realizando. Parabéns!

SOCIAL PET

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. Anna Paula Atanasio e sua cachorrinha Bolinha abrilhantam o Social Pet desta semana. Quer aparecer neste espaço com seu animal de estimação? Envie-nos uma foto no email: [email protected]

Page 11: As026 preview

11Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Esporte Luane [email protected]

Confira os próximos jogos e prestigie o futsal de nossa região.

DATA: 10/05/14 – SABADO (14ª RODADA)18:15 A.P.KASTELLY/F.VIDA/ZOO LOT. 04 X 04 S.E. UNIDOS P. COPO P C19:15 BOLA NA REDE / A.P ZENF 01 X 05 VILA REAL P F20:15 REAL MADRID 05 X 01 CELTIC P B21:15 SAMUCA FUTSAL 05 X 06 GREMIO SÃO JOAO P A

DATA: 12/05/14 – SEGUNDA FEIRA (15ª RODADA)19:15 FERRUGEM 05 X 08 CENTRE COLLOR V B20:15 CENTER C./M.JUV./COEIO L.CAR 08 X 02 RODEIOZINHO P D21:15 AMIGOS DO XV 09 X 03 D.Q CHUTO/AVENA/F.SIM P C

DATA: 14/05/14 – QUARTA FEIRA (16ª RODADA) 19:15 CONEXÃO 07 X 11 RODEIOZINHO P D20:15 VIDRAÇARIA FURTADO 04 X 03 PLANETA COURO V B21:15 SANTA CECILIA 08 X 05 B.REDE/ BRENO MAD. V A

DATA: 16/05/14 –SEXTA FEIRA(17ª RODADA) 19:15 TECNOART/ELLO SOM 03 X 04 AMIGÃO TERRAPLANAGEM P B20:15 CENTER C./M.JUV./COEIO L.CAR 06 X 01 ITAIOPOLIS P D21:15 LOJAS SIM 08 X 04 POUSADA/PRATINHA P E

DATA: 17/05/14 – SABADO (18ª RODADA) 18:15 AMIGOS DO XV 06 X 05 S.E UNIDOS P. COPO P C19:15 VIDRAÇARIA FURTADO 02 X 01 CASTELENSE V B20:15 AGRICOL/ A. DA QUARTA 10 X 00 COLORADO/MS MEC. V A21:15 SQUADRA /ALFA 01 X 00 SAMUCA FUTSAL P A

INICIO DA 2ª FASEVETERANOS E PRINCIPALDATA: 21/05/14 - QUARTA FEIRA (19ª RODADA) 19:15 POUSADA /PRATINHA X LOJÃO ECONOMIA/GREIM P M/M JG-0120:15 CVP/TECNOART X CENTER COLLOR V M/M JG-0221:15 SQUADRA/ALFA X LOJAS SIM P M/M JG-03

DATA: 23/05/14 - SEXTA FEIRA (20ª RODADA) 19:15 VILA REAL – MAFRA X CENTER C./M.JUV./COEIO L.CAR P M/M JG-0420:15 PEGA FOGO/P.COURO X TECNOART/ELLO SOM P M/M JG-0521:15 SANTOS CAMPO ALEGRE X REAL MADRID/ MAFRA P M/M JG-06

DATA: 24/05/14 - SABADO (21ª RODADA)19:15 AGRICOL /A.QUARTA X CASTELENSE V M/M JG 0720:15 A.P.KASTELLY/F.VIDA/ZOO LOT. X SHAKHTAR P M/M JG 0821:15 AMIGÃO TERRAPLANAGEM X S.E.UNIDOS COPO P M/M JG 09

DATA: 26/05/14 - SEGUNDA FEIRA (22ª RODADA) 19:15 COLORADO X VIDRAÇ. FURTADO V M/M JG 1020:15 AMIGOS DO XV X RODEIOZINHO P M/M JG 1121:15 SANTA CECILIA X PLANETA COURO V M/M JG 12

A seleção brasileira de vôlei fará sua estréia na Liga Mundial na cidade catarinense de Jaraguá

do Sul, no próximo dia 24 de maio de 2014 contra a

seleção da Itália.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEI MASCULINO

28 DE MAIODIA DO DESAFIOCom o tema: Você se mexe e o mundo mexe junto

O DIA DO DESAFIO é um pro-jeto do SESC, que visa mobilizar a população mundial para a prática de atividade física.

Nosso município é um dos muitos inscritos nesse projeto, portanto, no dia 28 de maio todos estão sendo convidados a partici-par. Nosso município irá competir com a cidade de Mendes- Rio de Janeiro, como todas as cidades que fazem parte desse projeto iram competir com outras do Brasil todo. Porém, o foco do projeto não é uma cidade ganhar da outra e sim, incentivar a população a praticar atividade física.

A competição seria, a cidade que conseguir mobilizar a maior quantidade de pessoas a fazer uma atividade física durante 15 minutos, no mínimo. Somente na data de 28 de Maio. Essa mobilização é um modo com que a população comece a pratica da atividade física e goste.

Atividade Física faz bem não apenas para o corpo, mas também para a mente. Pratique!

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL 2014 “PAPANDUVA 60 ANOS”

Campeonato inter-municipal termina sua primeira fase com super jogos e entra em sua fase mata- mata com

a p ro p o s t a d e j o g o s mais eletrizantes ain-da. Equipes em que antes eram ditas como favoritas nesta edição

não estão tão bem, pe-dalaram pra passar para essa nova fase.

A cada partida fica mais difícil de escolher

algum favori to , pois , todos os times estão sur-preendendo, tanto na ca-tegoria principal quanto na categoria veteranos.

CAMPEONATO SUIÇO DO INTERIORConfira os resultados e próximos jogos.

DATA:17/05/2014 (1ª RODADA) – LOCAL PANCADÃO13:00 S.E.PINHAL 00 X 02 V.Q.T.PEGO - GUARANI A14:00 PRATINHA 01 X 03 SÃO TOMAZ B15:00 QUEIMADOS 01 X 02 RODEIOZINHO B16:00 PASSO RUIM 01 X 02 SÃO JOSE - GUARANI A

DATA:17/05/2014 (1ª RODADA) – LOCAL NOVA CULTURA13:00 SÃO JOSE – STA TER. 01 X 01 SALTO IRAPUTÃ D14:00 AJAX – PRATINHA 02 X 00 RIO DAS PEDRAS C15:00 GREMIO SÃO JOÃO 02 X 00 LAGEADO D16:00 GRAMADOS 02 X 02 NOVA CULTURA C

DATA:24/05/2014 (2ª RODADA) – LOCAL PRATINHA13:00 SÃO JOSE - GUARANI X S.E.PINHAL A14:00 V.Q.T.PEGO - GUARANI X PASSO RUIM A15:00 SÃO TOMAZ X QUEIMADOS B16:00 PRATINHA X RODEIOZINHO B DATA: 24/05/2014 (2ª RODADA) LOCAL: GRAMADOS 13:00 LAGEADO X SALTO IRAPUTÃ D14:00 NOVA CULTURA X AJAX C15:00 SÃO JOSE – STA TER X GREMIO SÃOJOAO D16:00 GRAMADOS RIO DAS PEDRAS C

DATA:31/05/2014 (3ª RODADA) LOCAL RODEIOZINHO13:00 V.Q.T. PEGO-GUARANI X SÃO JOSE- GUARANI A14:00 PASSO RUIM X S.E.PINHAL A15:00 PRATINHA X QUEIMADOS B16:00 SÃO TOMAZ X RODEIOZINHO B

DATA: 31/05/2014 (3ª RODADA) – LOCAL SÃO JOÃO DO MIRADOR13:00 SÃO JOSE – STA TER X LAGEADO D14:00 NOVA CULTURA RIO DAS PEDRAS C15:00 AJAX X GRAMADOS C16:00 GREMIO SÃO JOAO X SALTO IRAPUTÃ D

Page 12: As026 preview

12 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Talentos de nossa Terra Por Angela Kohler

O Talentos da Nossa Terra é uma forma de levar ao conhecimento dos nossos leitores a história de nossos artistas. Por isso este espaço é tão especial, pois acabamos conhecendo pessoas de talentos maravilhosos, culturas, habilidades e pensamentos.

Conhecemos histórias lindas de grande sonhos que caminham para a realidade. O Talentos da Nossa Terra desta semana é uma guerreira que vai conquistar seu espaço e realizar todos seus sonhos, um deles gravar um CD. Raquel de Souza Amorim de 14 anos, filha de José de Jesus Amorim e Rosane de Souza Amorim. Ela é evangélica e começou a cantar na Igreja Assembléia de Deus aos 3 anos. Cantou em várias cidades como Mafra, Canoinhas, Rio Negro e Rio Negrinho. Participou do Festival de Ta-

lentos da Escola Alinor Vieira Corte em 2009 onde ficou em 3º lugar. Em 2010 fez uma apresentação nesta mesma escola onde ganhou uma medalha. Depois disso ficou um tempo sem cantar. Mas gora voltou com muita vontade e talento e fez sua segunda participação em festivais no Canta Papanduva deste ano, no qual recebeu troféu de participação.

Raquel também é compositora, já gravou 16 hinos adulto e infantil. Ela tem um sonho de gravar um CD, que com toda certeza se realizará pois sua fé em Deus lhe dá forças para continuar em busca de seus ideais. Hoje a alegria de sua voz invade nossos corações com hinos de louvor a Deus. E quem quiser contratar esta linda voz para abrilhantar seu evento, entre em contato pelos telefones (47) 9106 0663 ou (47) 3653 1939 com Rosane.

Ungido de Deus“Se você esta sozinho, seu caminho tem espinhos. Não tem ninguém pra te ajudar.O teu dia é só chorar.Meu irmão não fique chorando desanimado, só fique

orando que a vitória Deus te dará.Creia que a promessa Deus cumprirá. E a tua vitória

irmão já vai chegar.Olhe para frente e veja sua vitória chegando aqui,

não fique desanimado, angustiado, humilhado olhe para sua frente e veja o ungido de Deus.”

(Raquel de Souza Amorim)

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha,

01 sala, 01 banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comer-cial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa mista com 01 suíte, 01 quarto, sala e cozinha con-jugados, 01 sala de tv, 01 banheiro, lavanderia, 01 edícula em alvenaria com 01 quarto, sala e cozinha conjugados e banheiro, terreno com 625m2, com 3 lados murados, sito à Rua Paulino F. de Melo, 67, bairro São Cristóvão. Valor R$ 120.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de

Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugê-nio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugê-nio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 600 m2, sito à Rua: Paulino F. de Melo, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 90.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 55.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 105.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 97.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 409m2, sito à Rua Nereu Ramos Esquina com Rua: Alfredo Lopes, frente para o asfalto. Valor R$ 120.000,00.

- Terreno urbano medindo 549m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor 85.000,00

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo

Lopes, Centro. Valor R$ 85.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo

Lopes, Centro. Valor R$ 85.000,00- Terreno Rural com 23 alqueires, com reserva legal,

reflorestado com pinus taeda e heliot, eucaliptos dun-nes, grands e saligno, sito na Colônia Becker. Valor R$ 800.000,00.

-Terreno Rural com 05 alqueires, sendo bom para criação de gado ou reflorestamento, na Estrada São Tomaz à Guarani. Valor R$ 110.000,00.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom es-

tado de conservação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.

► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires. Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

VENDIDOVENDIDO

VENDIDO

Page 13: As026 preview

13Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Rodrigo Acordi Borges.

OAB/SC 343532.

Poliane Lisboa.Bacharel em

Direito.

Espaço Jurídico

Indiferença seria a palavra adequada para definir as relações entre os seres hu-manos atualmente, pois os bons costumes e os apropriados exemplos deixados pelos antepassados estão desaparecendo (como o respeito, gratidão, fraternidade, com-paixão, etc.), principalmente, pelo avanço rápido da tecnologia e, por conseguinte, do pouco tempo disponível.

Logo, onde foi que um gesto tão singelo como um desejo de bom dia a uma pessoa conhecida ou desconhecida, se perdeu ou ainda, em que momento a boa conversa de pai para filho foi extinta?

Creio que a busca sagas pela tão sonha-da realização pessoal é uma das principais causas, pois faz com que certos indivíduos optem em trocar os bons costumes e va-lores fundamentais (que ajudam no bom convívio social), pelo poder e/ou pelo "dinheiro fácil”.

Felizmente, a grande parte da sociedade abomina a conduta destes indivíduos e muito mais, quando praticado por supostos “profissionais altamente qualificados”; que usam de meios como a extorsão e o engodo (mentira), para arrancar vantagens do cidadão de boa fé.

Logo, em nossa área de atuação profis-sional, queira ou não, existem advogados que fazem mau uso do direito, com intuito de ludibriar e obter vantagens em desfavor do cidadão (que desconhece o sistema normativo brasileiro).

Portanto, informamos vocês leitores, que nós, advogados e operadores do direito, quando da nossa formação, juramos sob a lei maior, ou seja, a Constituição da Repú-blica Federativa do Brasil do ano de 1988, proteger o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna.

Juramos ainda, respeitar e atuar de acordo com o Estatuto da Advocacia, bem como, o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

E com base nestes fundamentos, é desprezível e lamentável a ação de alguns advogados, que fazem da profissão um negócio mercantil, quando na verdade,

sabemos que ela não é. Deste modo, a CAPTAÇÃO de clientes

pelo advogado corrupto, com a promessa de ação ganha ou de outro benefício, é con-siderada crime contra economia popular, infração disciplinar e concorrência desleal e prontamente, tem como sanções a censu-ra, a suspensão, a exclusão dos registros da OAB e/ou multa, conforme prevê o artigo 34, IV da Lei 8.906/94.

Destarte, duvide do (a) Advogado (a) que lhe envia cartas pelo correio, que faz ligações telefônicas ou que vai pessoal-mente à sua casa para “tirar dúvidas”; sem que você tenha requisitado os serviços advocatícios deste profissional.

A cidade de Papanduva está passando por um momento importante, onde grande parte da população clama por justiça e por melhores condições de segurança pública e dentro deste contexto, afirmo que muitos dos problemas sociais são resolvidos pelo poder judiciário e o (a) juiz (a) de direito, promotor (a) de justiça, cartorários (as), serventuários (as), estagiários (as) e advo-gados (as), são peças chaves para o pleno cumprimento do princípio constitucional da busca da verdade real e para a concre-tização da verdadeira justiça.

Cidadão, fiscalizar a conduta dos pro-fissionais da advocacia é importante para o seu direito e para o direito da coletividade, portanto, denuncie para a OAB de sua co-marca, o advogado que capta ilegalmente clientes. O combate contra a corrupção está nos pequenos atos; “Não Fechem os Olhos”.

CAPTAÇÃO ILEGAL DE CLIENTES. DENUNCIE! e Empregado Acidentado

Saúde

NUTRICIONISTA Edieiny Maier

CRN 4772

DIETAS DA MODAAtualmente a maior

parte da população mun-dial está com sobrepeso, ou obesidade. Em um levantamento realizado no Brasil, no ano de 2013, pelo Ministério da saúde, revelou-se que cerca de 50% da população brasi-leira está acima do peso. O aumento atinge tanto a po-pulação masculina quanto a feminina. Apesar de a obesidade estar relaciona-da a fatores genéticos, há importante influência sig-nificativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros.

Juntamente com esses dados da população, cres-cem também o número de pessoas, principalmente do sexo feminino, que aderem a métodos rápidos para o emagrecimento. Exemplos não faltam, e todos eles com um algo em comum: a promessa de corpo perfeito em pouco tempo com o mí-nimo esforço. Entretanto, tanta facilidade levanta uma questão inevitável: as dietas da moda, como ficaram conhecidas, são realmente eficazes?

Estas dietas até con-seguem promover um emagrecimento rápido, mas em pouco tempo a pessoa acaba engordando novamente. E com isso acaba entrando em cena a sensação de fracasso, e a baixa autoestima, piorando toda a situação. Além disso, esses regimes alimentares, geralmente trazem o emagrecimento prometido, porém em um curto período de tempo, e ainda podem gerar graves consequências para a saú-de do indivíduo.

Elas insistem em elimi-nar o consumo de deter-

minado grupo alimentar, exagerando na ingestão de outros. Este desequi-líbrio, além de perigoso, quase sempre resulta em alguns quilinhos extras após o término do período de dieta.

O nosso organismo necessita de muitos nu-trientes essenciais para manter-se saudável e mes-mo quando se quer ema-grecer (ou principalmente por isso), é necessário que se respeite as necessida-des do corpo. A variedade de alimentos nas devidas proporções ajuda a acele-rar o processo de perda

de peso. É fato que todas essas dietas milagrosas não possuem qualquer comprovação científica e, ao contrário do que pro-metem, podem acarretar problemas de saúde. É ne-cessária a conscientização de que o emagrecimento acontece com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento e que somente com uma avalia-ção nutricional completa e um acompanhamento por um profissional especiali-zado, o processo de ema-grecer e principalmente manter-se magro será saudável e terá sucesso.

Page 14: As026 preview

14 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Agricultura

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Cai poder de compra do pecuarista de Santa Catarina

Cebola argentina vai abastecer Brasil em maio e junho

Relação de troca na reposição piorou com des-valorização do boi gordo

A oferta de animais mais erados no estado não está abundante, no entanto, o baixo volume de negócios tem mantido os preços mais próximos da estabilidade do que para as demais categorias.

Em curto prazo, a de-manda por este tipo de animal deve ficar mais aquecida devido à for-

mação das pastagens de inverno.

O bezerro de seis arro-bas subiu 8,4% em trinta dias. O animal está cotado em R$950 no estado. A maior procura por esta categoria tem gerado altas. Na média de todas as categorias, houve alta de 4% em relação a abril.

O boi gordo, no entan-to, caiu 0,7% no mesmo período, prejudicando o poder de reposição do

pecuarista. A relação de troca está abaixo da média anual.

A queda mais expressi-va ocorreu para os animais de desmama. Atualmente é possível adquirir 2,18 bezerros desmamados com a venda de um boi gordo (16,5 arrobas) em Santa Catarina. Em abril, a relação era de 2,38.

Fonte Globorural

Peso argentino desva-lorizado ante o Real e Copa do Mundo no Brasil po-derão manter as compras externas mais aquecidas em 2014

Com o fim da safra do Sul do Brasil, a importação de cebola da Argentina, que iniciou aos poucos em março, deve ganhar fôlego em maio. Segundo relató-rio do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a im-

portação argentina deve ser a principal origem de abastecimento de bulbos ao mercado doméstico em maio e junho. Apesar da previsão de algumas regi-ões produtoras brasileiras anteciparem a colheita do segundo semestre, o peso argentino desvalorizado ante o Real e Copa do Mundo no Brasil pode-rão manter as compras externas mais aquecidas neste ano.

Produtores de Ituporanga, em Santa Catarina, encerraram a colheita da safra 2013/2014 no início de maio, com renta-bilidade positiva. As cotações estiveram acima dos custos de produção durante toda tem-porada. Já os cebolicultores de São José do Norte, no Rio Grande do Sul, não tiveram um resultado tão bom. Além desconcentrarem a colheita entre o início da safra, em novembro, até o meio da

temporada, entre janeiro e fevereiro, quando os preços não estavam em patamares tão elevados, o descarte chegou a 40% de bulbos de baixa qualidade. Com isso, a expectativa para a próxima temporada é de recuo de área na praça gaúcha. Já em Santa Catarina, os produtores estão mais animados, com expecta-tiva de um ligeiro aumento na área de cultivo.

Fonte Ruralbr/CEPEA

COLHEITA NO BRASIL

Repor o rebanho está mais caro para o pecuarista catarinense (Foto: Acervo/Ed. Globo)

Page 15: As026 preview

15Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

Geral

Duas escolas da rede pública de Santa Catarina destacaram-se no Projeto Vestindo a Educação do Grupo RBS. A Escola Maria Avelina de Oliveira Furtado de Papanduva conseguiu o segundo lugar, ficando so-

mente atrás da escola Aloy-sius Back de Forquilhinha.

Os professores: Ana Roseli Knop Beje, Adair Folmer e Simone de Fátima W. Boeira de Oliveira da EEB Maria Avelina de Oliveira Furtado desenvolveram

o projeto HISTÓRIA EM QUADRINHOS participando da campanha VESTINDO A EDUCAÇÃO da RBS, com o objetivo de incentivar e envolver as famílias na participação da educação.

Foram mais de 225

concorrentes entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. E destes, 9 projetos foram classificados, e a escola Maria Avelina ficou em segundo lugar com 21.328 votos. Cada escola receberá R$ 2 mil para in-

vestir em seu projeto, valor arrecadado com a venda das camisetas dos Monstrinhos da RBS, comercializados nos dois estados.

Uma grande conquista na educação de nosso muni-cípio. A comunidade Papan-

duvense aguarda ansiosa a edição em quadrinhos da Escola Maria Avelina. O Jornal A Semana parabeniza a Direção, os Professores envolvidos neste projeto e os alunos, que mais uma vez são destaque no Estado.

ESCOLA MARIA AVELINA DE PAPANDUVA VENCE CONCURSO PROMOVIDO PELA RBS

Page 16: As026 preview

16 Papanduva (SC), 24 de maio de 2014

No mês de maio a OLZ Informática está comemorando 2 anos de sucesso. “São 2 anos de muita dedicação e pro-fissionalismo. Nós da OlZ Informática agradecemos aos clientes e amigos pela confiança em nosso trabalho,” comentou Marco Aurélio - proprietário da OLZ. Na OLZ Informática você conta com assistência técnica especializada em notebook, venda e manutenção de computadores, impressoras, celulares, tablets, jogos, atualização de GPS, au-tomação comercial e muito mais. A OLZ Informática conta ainda com uma equipe especializada para melhor atender seus clientes. OLZ Informática está situada na Rua José Zadorosny, nº 625, no centro de Papanduva. Telefone (47) 3653 1334. Email: [email protected].

OLZ Informática comemora 2 anos de sucesso