as006 view

12
Ano I Edição 6 20 de dezembro de 2013 Médicas Cubanas visitam o Jornal A Semana Espaço Mulher: Dicas para o alcançar seus objetivos no ano novo e dicas para se vestir no ano novo >pág. 3 >págs. 6 e 7 Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Monte Castelo

Upload: josue-cardoso

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana de Papanduva, edição de Natal dia 20 de dezembro de 2014

TRANSCRIPT

120 de dezembro de 2013

Ano I Edição 6 20 de dezembro de 2013

Médicas Cubanas visitam o Jornal A Semana

Espaço Mulher: Dicas para o alcançar seus objetivos no ano novo e dicas para se vestir no ano novo

►>pág. 3

>págs. 6 e 7

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Monte Castelo

2 20 de dezembro de 2013Opinião

2014... E aí?

Daqui a poucos dias, o ano de 2014 bate à nossa porta. Ire-mos nos felicitar, congratular, beber e dançar. Iremos abraçar, beijar e felicitar todos aqueles que gostamos. Iremos planejar. Que o ano de 2014 seja diferente! Mas... é o ano que deve ser diferente? Convenhamos que tudo o que foi escrito aqui é um clichê. Planejar um novo ano é um clichê. Festejar o Ano Novo... Existe algo mais clichê?

Um ano é um amontoado de 365 dias, organizados em semanas e meses, que sozinhos, servem apenas para organizar o trabalho humano. Aí está a chave do novo ano! O trabalho, aquele mesmo que enobrece o homem, é a marreta e o talho que esculpem o ano. E não apenas o trabalho para sobrevivência financeira. O trabalho também é o tempo que reservamos para a caridade cristã, o tempo que empenhamos em nosso aprimoramento intelectual, o tempo que doamos para fazer um mundo melhor. Ou você já viu algo melhorar sem uma boa dose de trabalho?

Você tem doado seu tempo – e trabalho – para melhorar a sua vida pessoal? Tem doado seu tempo para ouvir a palavra de Deus, e meditar sobre ela? Tem doado seu tempo para o seu próprio aprimoramento intelectual, que pode te fazer alcançar aquele cargo por concurso que você sempre sonhou? Tem trabalhado realmente com afinco, para levar a cabo aquele empreendimento que você iniciou? Tem doado seu trabalho para aliviar o sofrimento dos doentes e famintos? Um sábio certa vez disse: Os homens são mortais e finitos, mas seus gestos ecoam pela eternidade.

Reconheço que, pelo menos para mim, a resposta para várias daquelas indagações no parágrafo anterior é NÃO. Em muitos aspectos, eu deixei escapar várias das 365 oportunidades de trabalho deste ano de 2013. É por isso que se é para pedir algo para 2014, essa é a oração que farei na virada de ano: Que Deus me dê força para o trabalho, paciência para o estudo, tempo para a caridade, e a eternidade para servi-lo! Amém! Que Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, renasça em todo Seu Esplendor, Poder e Glória, no coração de cada um de vocês neste Natal e em cada dia daqui à eternidade. E que em 2014 todos nós tenhamos muito TRABALHO pela frente!

Luiz Henrique Saliba Filho e toda a equipe do Jornal A Semana

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho

Diretora comercial: Angela Kohler

Diagramação: JC Publicidades | 47 96561211

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação:

Papanduva

Hoje, não é possível contribuir para o bem do Brasil sem que haja uma sólida aliança política entre os católicos e os pro-testantes, embora existam muitas pessoas trabalhando contra isto.

Antes de explicar por que esta aliança é importante, urge que se explique o que é política. O Papa Francisco, durante sua visita ao Brasil, disse: "O futuro exige hoje o trabalho de reabilitar a política (...), que é uma das formas mais altas da carida-de"01. Esta frase tem sido recorrente nos discursos do Santo Padre: a política é uma elevada forma de caridade. Trata-se de um esforço, um trabalho sistemático em prol do bem comum. E justamente por isto ela é uma forma de caridade: para buscar o bem comum, é preciso renunciar a algo que nos é próprio.

Encontramo-nos na seguinte situação: uma ideologia internacional, bem financia-da e determinada, está cooptando milhares de pessoas para trabalhar pela destruição do patrimônio moral multissecular do Ocidente. Um antro de criminosos pôs na cabeça que precisa acabar não só com a mo-ralidade judaico-cristã, mas com a própria família. Como eles têm consciência de que a população como um todo é contrária aos seus anseios, eles manipulam a linguagem para destruir essas instituições sem que ninguém perceba. "Mudar o significado e o conteúdo das palavras é uma artimanha para que a reengenharia social seja aceita por todos sem protestos"02.

Para combater esta investida perversa contra os próprios fundamentos da civili-zação, é necessária uma coalizão conser-vadora de católicos, protestantes, espíritas, judeus e todos os homens de boa vontade que querem verdadeiramente conservar o patrimônio espiritual, moral e jurídico que forjou o Ocidente.

É evidente que, na prática religiosa do dia a dia, todo bom católico continuará aco-lhendo o chamado à missão e procurando

a conversão dos outros. A mesma coisa acontecerá do lado dos protestantes. Ou seja, para um bom católico, o protestante continuará sendo um herege e, para um protestante convicto, um católico perma-necerá sendo um idólatra. Onde há liber-dade religiosa, é normal que as pessoas empreendam o diálogo entre si, tentando convencer as outras.

Não é preciso, pois, revirar o passado para procurar alguma forma de desunir os cristãos. Os católicos e os evangélicos estão perfeitamente de acordo que, no plano religioso, não há acordo nenhum. É em outro campo que se quer firmar um acordo: o campo político. Para firmar este acordo, é preciso deixar de lado as diferenças para trabalhar juntos. Nesta coalizão, é preciso travar uma luta para salvar a família, a moralidade e a própria civilização, que estão sendo atacadas por uma horda de bárbaros.

Esses "novos bárbaros" não vêm com a guerra, cruzando os limites geográficos de nossos territórios; mas vêm com uma ideologia, como serpentes, com a língua bifurcada: com as palavras, dizem uma coisa; mas, no fundo, querem insinuar outra. Encapam seus propósitos sórdidos com termos sofisticados, como "discrimi-nação" e "identidade de gênero"; mas, na verdade, desejam destruir os papéis fami-liares de pai, mãe, esposo, esposa e filhos, e implantar suas estratégias nos currículos escolares de nossas crianças. Aplicam-se a eles as palavras do salmista: "Enquanto eles bendizem com os lábios, no coração, bem lá do fundo, amaldiçoam"03.

Ninguém discute que é preciso respeitar as minorias, mas não se pode tolerar que as nossas escolas se tornem fábricas de destruição do patrimônio moral judaico--cristão. Por isso, católicos e evangélicos devem deixar de lado as suas diferenças para trabalhar juntos pelo bem comum e pelas nossas famílias, antes que seja tarde demais.

Aliança política entre católicos e evangélicos

320 de dezembro de 2013

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Médicas Cubanas visitam o Jornal A Semana

No último dia 19/12 recebemos as profissionais Elvira Zulueta Flores e Roser Marell Borges Meriño, médicas Cubanas ,que vieram através do programa do Governo Federal Mais Médicos à nossa cidade. Sejam bem vindas a Papanduva!

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Monte Castelo

A Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apre-ensão visando coibir o tráfico de entorpecentes e outros crimes na cidade de Monte Castelo, durante a manhã desta quinta-feira (12).

Na operação os policiais apreenderam porções de “maconha”, fato que culminou com a prisão em flagrante de Charles Granza e Jonata Henrique Estácio dos Santos pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Com Jonata também foi encontrada uma munição calibre .38.

Um adolescente foi apreendido em flagrante também por tráfico de entorpecentes. Participaram da ação policiais civis e militares de Papanduva e Monte Castelo, além de policiais civis de Mafra. Os presos serão encaminhados ao Presídio Regional de Mafra, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Eleição para Presidente da Câmara de Monte Castelo é adiada em meio a protestos

A eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Monte Castelo, marcada para a última segunda-feira, acabou em muita polêmica e discussão. Na sessão do dia 09 de dezembro, o presidente da Casa, vereador Roberto Carlos Barankievicz, fez um pedido ao plenário para que a eleição ocorresse no dia 16 último, onde todos os verea-dores concordaram. Surpreendentemente, no dia marcado para a eleição, o vereador Gilvani Carneiro apresentou um requerimento para que a eleição fosse realizada no dia 1º de janeiro do próximo ano. A revolta entre os vereadores e os populares que assistiam à sessão se deu quando o presidente acatou o requerimento sem levar à votação do plenário.

O vereador Bruno Jubasnki, candidato à presidência na chapa contrária a chapa de Gilvani Carneiro e Beto Barankievicz, se exaltou cobrando a postura do presi-dente, que não teria cumprido com a sua palavra e teria desrespeitado a deliberação de todos os vereadores, já que a data foi marcada e aprovada por todos os representantes do povo. O grupo que apoia Bruno também se manifestou veementemente contra o que estava ocorrendo. A partir daí o presidente, sob o coro dos populares de “vergonha”, encerrou a sessão rapidamente. A eleição segue marcada para o primeiro dia do próximo ano, e deve gerar ainda mais polêmica na cidade vizinha.

Randolfe Rodrigues descobre a roda

O presidente João Goulart foi espionado enquanto estava no exílio. E quem o espionou foram os governos de outros países sul-americanos controlados por ditaduras militares. Essa foi a grande “descoberta” do Candidato do PSOL a presidente da República, o senador Randolfe Rodri-gues (AP). Com total ignorância dos relatos da Operação Condor, o senador, do mesmo partido que o infame Jean Willys, que pretende se apresentar como opção “mais à esquerda” no pleito de 2014 anunciou no congresso com retumbância a descoberta mais redundante dos últimos 40 anos. Se na eleição o senador apresentar uma proposta que não seja imitação do desastre populista do Sr. João Gou-lart, que jogou o Brasil no colo dos Militares para não ser jogado no colo dos Soviéticos, já será um bom começo para o ilustre - porém comicamente desatualizado - senador.

Aécio perde marqueteiroO presidenciável do

PSDB, Aécio Neves, tem um desafio urgente: encontrar uma nova equipe de marketing. Renato Pereira, que res-pondia pela propaganda do candidato, deixou o posto no último dia 5. O afastamento entre Aécio e Pereira remonta a outubro. O marqueteiro discorda da estratégia de Aécio, Incentivado por seus correligionários, Aécio concentrou suas apostas em estratégias tradicionais da política e se focou na sedução de eventuais aliados. Pereira defendia que o candidato ficasse menos em Brasília e se apresentasse como opção de renovação. Em novembro, conversaram pela primeira vez sobre o desligamento, concretizado há onze dias.

Após mais de 18 anos de enrolação, Força Aérea escolhe seu novo avião caça

O Governo Brasileiro anunciou a escolha do avião sueco Gripen NG para a sua Força Aérea. A oferta apresentada ao Governo Brasileiro pela SAAB inclui o Gripen NG, os subsistemas para o Gripen NG, um pacote extenso de transferência de tecnologia, pacote de financiamento e um acordo bilateral de colaboração entre os governos do Brasil e da Suécia. A definição da escolha interrompe um hiato de 18 anos, dês do início do programa de modernização da Força Aérea Brasileira chamado FX-2. O contrato engloba o fornecimento de 36 aeronaves, e os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões. O acordo também abrange transferência de tecnologia para o Brasil, o que foi pri-mordial para a escolha do avião, segundo especialistas.

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Anuncie Aqui

3653.2725

4 20 de dezembro de 2013

Anuncie: 47 3653.2725

520 de dezembro de 2013

Que a paz e a harmonia festejadas no Natal estejam presentes em todos os dias do seu ano novo!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

SILVIO DREVECKDEPUTADO ESTADUAL (PP)

6 20 de dezembro de 2013

Espaço MulherFabiane Vatraz

10 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS EM 2014

Veja como se planejar para realizar todos os projetos no próximo ano

2014 chegando. Que mulher nunca parou para refletir o que deu errado no ano que esta terminando, e pensou em uma estratégia para melhorar no ano que virá? Sonhar é um dos primeiros passos para conquistar os objetivos, mas de nada adianta se algumas atitudes não forem tomadas.

Todas as pessoas têm capacidade de realizar os sonhos. E com a proximidade do novo ano, é hora de traçar um planejamento listando tudo o que se deseja concretizar: objetivos amorosos, profissionais e materiais.

Seja no amor, na carreira ou nas relações familiares, nós mulheres temos que estar sempre abertas para viver novas experiências, respeitando as diferenças de cada um e contribuindo para quem está ao seu redor. A seguir confiram as dicas para obter sucesso em 2014:

1 - SONHE: Veja, ouça e sinta como se já estivesse realizando, essa é a criação de um poderoso mecanismo de realização. Os seus sentidos precisam experimentar primeiro o que você deseja. Tudo, antes de se realizar, passou por esse importante estágio; e lembre-se: tudo está ligado, por isso precisamos comunicar o que desejamos.

2 - REFLITA: Pense sobre o que te impede de conquistar o que deseja e quais são as possibilidades de realização. Aquele pensamento negativo, pessimista ou uma sensação desagradável que aparece em qualquer momento de sua trajetória, são sinais de impedimento interno e são seus maiores sabotadores.

3 - QUESTIONE-SE: Pergunte-se: “Por que eu quero isto? O que isso me proporciona de importante que me fará caminhar todos os passos necessários para essa realização”? Isso é importante, é o seu combustível, é o

que te motiva. Questione seu desconforto e negatividade, reconheça de onde vem isso, e se pergunte como pode pensar e sentir o que favoreça sua realização.

4 - TENHA FOCO: Mantenha constantemente lembre-tes visuais. Escreva, agende as ações necessárias para a realização junto com as demais responsabilidades do dia, volte sempre a atenção para seu desejo, realize atividades diárias que estimulem as suas qualidades e talentos que contribuirão profundamente com a realização de sua meta.

5 - TENHA DETERMINAÇÃO: Não deixe para depois! Coloque em ação o que está na sua cabeça e tenha atitu-des determinantes para que as interferências externas, naturais da vida, sejam neutralizadas.

6 - PLANEJE-SE: O poder da realização está também na capacidade de prever as etapas, seus desafios e se preparar adequadamente para a realização e suas contingências naturais. Isso permite não sofrer com a ansiedade e as incertezas. Propicia estar inteiro e confiante no momento presente, percebendo os efeitos de cada ação e o acesso a recursos e às atitudes que sustentam o caminhar forte até a realização.

7 - APROVEITE OS FEEDBACKS: Analise cuidadosa-mente as observações das outras pessoas, assim como um passo que te levou a um resultado diferente daquele que você esperava. Não interessa quem tem mais razão e sim o quanto se pode fazer o que é preciso para realizar o que se quer. Seja humilde, inteligente e flexível, e aprenda de tudo.

8 - ESTEJA NO BEM: Reconheça e cultive o bem em você e seja grato por tudo isso. Pense positivamente e faça o bem onde quer que você esteja. As vibrações positivas em uma pessoa são capazes de promover a cura de doen-

ças, assim como favorecer as realizações. Estas vibrações atraem as oportunidades, facilitam os processos e o acesso às melhores capacidades para a realização.

9 - VALORIZE-SE: Pense quais são as boas caracterís-ticas que você possui e aproveite seus talentos para usar como ferramentas de realizações. Seja flexível e veja o quanto é possível melhorar os pontos fracos.

10 - PASSADO E FUTURO: Avalie sinceramente o pas-sado, aprenda com ele e construa um futuro muito mais feliz. Verifique como foram as realizações de cada área de sua vida no ano que passou, dando notas de 0 à 10 para elas: saúde, carreira, família, afetividade, espiritualidade, lazer, finanças e contribuição, por exemplo. Caso você não tenha realizado tanto quanto gostaria, invista nas áreas mais deficitárias, pois o equilíbrio gera fluidez na vida e também auxilia na sua melhor energia.

720 de dezembro de 2013

Espaço MulherFabiane Vatraz

QUAIS AS MELHORES CORES DE ROUPA PARA USARMOS NO REVEILLON?

Cada cor tem seu simbolismo e transmite uma intenção, neste ano novo escolha a cor certa e seja muito feliz.Uma das superstições mais co-

muns em todo o mundo é a roupa que você deve vestir na passagem do ano.

Já que um novo ano está nascendo com mil e uma coisas para serem feitas e descobertas, nada mais natural que o clima de renovação se reflita também em suas roupas que devem ser novas. Se o dinheiro estiver curto, roupas íntimas já dão conta do recado.

No Brasil, a cor mais usada é a bran-ca, devido à forte influência da cultura e da religião africana, que acredita que esta cor traz boas vibrações.

Outra cor muito usada por aqui é a rosa, que também significa paz e amor. Calcinhas cor-de-rosa são as mais cotadas entre as solteiras que estão à procura de um par.

Confira o significado de cada cor no Revellion:

BRANCOVista-se de branco para ter um ano repleto de paz,

verdade, sabedoria e calma. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.

AMARELO

Utilize esta cor para ter dinheiro, riqueza e sabedoria durante todo o ano. Esta cor ajuda também a estimular a intuição.

ROSA

O rosa é o resultado da mistura do vermelho e do branco. Da mesma maneira é seu significado. Para obter felicidade no amor, pureza e beleza durante 2014, vista-se desta cor que ajuda também a afastar as energias negativas.

VERMELHO

Para ter 12 meses de muita paixão, força e energia, ao

menos pinte as unhas com esta cor. Isso já vai garantir um ótimo resultado.

AZUL

A cor do céu e do mar traz paz de espírito e segurança. Tranquilidade, harmonia e saúde, também são provenien-tes desta cor.

VERDE

O verde é a cor mais harmoniosa de todas. Representa as energias da natureza, esperança, equilíbrio e recomeço. Renova as energias trazendo vida nova junto ao novo ano.

LARANJA

Atrai sucesso monetário. Ajuda nas conquistas pessoais e profissionais. Se você está aguardando aquela promo-ção, ou mesmo está procurando um emprego, encontrou a cor certa.

VIOLETA

A cor violeta traz junto com o novo ano, inspiração, imaginação e estabilidade. Esta cor também eleva a autoestima e ajuda a manter o foco de um objetivo.

Queridas leitoras! Espero que tenham gostado de mais esta edição do Espaço Mu-lher, que trouxe muitas dicas interessantes para refletirmos e buscarmos melhorias e superações em nós mesmas constantemente. Estamos encerrando 2013 e iniciando 2014 com as melhores vibrações possíveis! Que as festas deste fim de ano tenham um significado especial em suas vidas e na de seus familiares. Desejo a vocês leitoras um abençoado Natal e um iluminado Ano Novo!

RECEITA PARA UM FELIZ NATAL E FELIZ

ANO NOVOPegue 12 meses inteiros. Limpe-os bem, tirando

toda a amargura, ódio e inveja. Deixe-os tão limpos quanto possível. Depois corte cada mês em 28, 30 ou 31 partes diferentes, mas não pegue todas de uma vez só. Prepare-as pouco a pouco, atento aos ingre-dientes. Misture bem em cada dia uma porção de fé, uma porção de paciência, uma porção de coragem e uma porção de trabalho. Adicione uma parte de esperança, lealdade, generosidade, meditação e boa vontade. Tempere tudo com pitadas de espirituali-dade, diversão, um pouco de brincadeiras e um copo cheio de bom humor. Despeje tudo isso numa tigela de amor. Cozinhe bem, com muita alegria, e enfeite com um sorriso. Depois sirva tranquila, desapegada e carinhosamente. Assim você está destinado a ter muitas Felicidades! =D

8 20 de dezembro de 2013

'Deu no Face'

Anuncie: 47 3653.2725

BOAS NOVAS. O clima natalino definitivamente contagiou os internau-

tas papanduvenses que passaram boa parte do ano num clima quente, principalmente entre debates democráticos e civilizados entre situação e oposição. Porém nos últimos dias as postagens predominantes são de acontecimentos menos polêmicos tais como, nascimentos de bebês, gravi-dez desejada, formaturas, aprovação em concurso, fotos de viagens e de receitas de família que estarão presentes na ceia de natal. E não é que entre presentes de Papai Noel, ainda há aqueles que lembram que no Natal comemora--se o aniversário do nascimento de Jesus que é e deve ser sempre o protagonista das festas das famílias cristãs.

RESÍDUOS.

Nesta semana ocorreu em Papanduva, uma excelente iniciativa por parte do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e da rádio Super FM, ao fazer uma campanha de coleta de resíduos tecnológicos, que mereceu aplausos virtuais por parte dos internautas papanduvenses. Esses resíduos que alguns insistem em chamar de lixo são muitas vezes altamente tóxicos e que contém metais pesados, que se descartados inadequadamente podem contaminar não somente o solo como também o lençol freático. Como estes resíduos além de contaminantes também trazem o incômodo de trancar os cantos da casa, aproveitei e juntei algumas tranqueiras (pilhas, baterias, celulares velhos, carregadores etc.) e levei para a coleta, para assim fazer a minha parte. Parabéns aos organizadores pela iniciativa.

OUTRO BOLETO. A terceirização da coleta de resíduos residenciais

iniciada pela atual gestão municipal tem causado certa inquietação para não dizer preocupação por parte da po-pulação papanduvense, pois muitas dúvidas são lançadas no “facebook”, porém como a cobrança será iniciada em janeiro, até o momento não há respostas concretas sobre o assunto. Pelas informações que foram repassadas pelos porta-vozes extra-oficiais do governo, a cobrança da taxa de coleta será mensal, diferentemente do que ocorre até este ano em que é cobrada juntamente com o IPTU. As-sim em 2014, mais um boleto o cidadão terá que pagar mensalmente, além das faturas de luz e água. Da mesma forma, dizem os mais otimistas que o valor será até menor do que é cobrado hoje, pois, segundo eles, pessoas que até o momento não pagam a tarifa terão que passar a pagar. Então, é esperar para ver o valor tanto da taxa de coleta, tanto do IPTU, pois pagando anualmente ou mensalmente, o que o cidadão espera é que seus resíduos residenciais sejam recolhidos com freqüência (sem os blecautes que ocorrem com os serviços de água e luz) e também que sejam destinados a um local adequado para não comprometer a natureza e se possível com a reciclagem dos materiais.

SUBIU. C o m o

já havia co-m e n t a d o na semana p a s s a d a , ocorreu no campeona-to brasileiro a chamada “virada de mesa”, favo-recendo assim o Fluminense, time esse que já havia caído duas vezes para a serie B e uma para a serie C, mas que nunca havia subido para a serie A por méritos dentro de campo, prejudicando assim a Portuguesa. Naturalmente os torcedores do time, assim como os homens de toga que fazem “justiça” no STJD não encaram como virada de mesa o caso, pois esses alegam que cumpriram a “LEI” em um julgamento extremamente técnico. Neste ponto eles têm razão, mas o que é estranho é aplicar o rigor da lei para assim beneficiar um time que por várias vezes descumpriu os regulamentos. Será que os artigos valem mais que os princípios, haja vista que o princípio da in-significância poderia ser aplicado, pois o time paulista em nada se beneficiou pela escalação do jogador irregular. Com o resultado sacramentado e com pouca chance de ser revertido, torcedores de diversos times escolheram a gozação por meio da internet como forma de expressar a indignação, tornando a revolta em piadas, o que acabou movimentando e divertindo o facebook de muita gente.

DEFINIDO. Muitas pessoas, principalmente as que recebem os

benefícios do INSS me perguntavam há tempo sobre o valor do novo salário mínimo. O valor que vigorará a partir de janeiro é de R$ 724,00, observando a regra já definida que contempla a reposição da inflação mais o crescimento do PIB. Logicamente que ainda é pouco, mas pela cotação atual esse valor é correspondente à 310,00 dólares e quem é mais antigo lembra que na década de 90 até o início dos anos 2000 os trabalhadores e centrais sindicais em geral pautavam sua luta por um salário correspondente à 100 dólares, ou seja, o salário ainda é baixo, mas antes era irrisório. Para quem ganha mais de um salário o INSS faz a reposição da inflação, ou seja, não perde valor, mas também não ganha.

CIÚMES.

Apesar do clima natalino, parece que há um ar pesa-do entre os pombinhos que se acasalaram há menos de um ano no tal prédio verde papanduvense. A “turminha” ligada ao pássaro bicudo anda cobrando mais fidelidade por parte da “família” que tem os pés vermelhos, que por sua vez acusam os pássaros de ingratidão ao terem alojado espécies exóticas ao ninho. Como isso vai acabar? Não sei, mas os antigos já diziam: “Roupa suja se lava em casa”, mas se eles insistem em expor suas intimidades no facebook, a gente comenta, porém com a sensação de já ter visto este filme antes.

ATENTOS. Ao iniciar este novo projeto de escrever para uma colu-

na de um jornal, ao qual nunca sonhei fazer, afinal minha formação acadêmica é na área das exatas, não esperava que o resultado fosse tão gratificante, pois tenho ouvido nas ruas que as pessoas lêem, comentam, discutem e até mesmo chegam a me corrigir quando alguns lapsos de escrita são deixados escapar. Ao ter esse tipo de retorno me sinto na obrigação de agradecer a atenção dos leito-res e firmar o compromisso de cada vez mais melhorar a qualidade do trabalho, sempre me pautando pela ética e a verdade. Obrigado, um abraço e um Feliz Natal a Todos.

Até a próxima A Semana.

Por Altanir Dominiak

920 de dezembro de 2013

Espaço Jurídico EmpreendedorismoProjeto Ano Novo!

Amigos, estamos encerrando mais um ano, já podemos avaliar os resultados de muito trabalho e dedicação. Agora é hora de comemorar as conquistas ou revisar as estratégias para atingir melhores resultados. Este é o momento de iniciar um novo ciclo, seja na sua vida pessoal ou na sua profissão/empresa.

Não reclame se algo deixou de acontecer como você esperava, aproveite para aprender e avaliar novos caminhos! Não fique in-timidado pelos erros, lembrem-se eles são passageiros e existem somente até que haja o acerto! Acredite no seu potencial e projete o melhor ano da sua vida.

Você provavelmente já deve ter se perguntado: “Como devo fazer meu projeto”?

Eu lhe garanto, é simples! Basta seguir alguns passos:Primeiro passo: programe um dia qualquer para focar em si.

Escolha um dia em que você possa ter alguns minutos de tranqui-lidade, que possa conversar consigo mesmo.

Segundo passo: escreva em uma folha tudo o que você dese-ja conquistar no próximo ano. Coloque no papel tudo que vem na sua mente, não se preocupe em montar uma sequencia dos acontecimentos, apenas escreva. Esta é uma técnica chamada de “brainstorming” (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias.

Terceiro passo: organize suas ideias, estabelecendo um grau de importância e prioridades. De todas as ideias que você escreveu no passo anterior, reescreva-as em outra folha, agora com uma ordem de acontecimento. Dando prioridade aos seus desejos para transforma-los em objetivos.

Quarto passo: escolha algumas de suas ideias e as transforme em objetivos. Por exemplo: “Comprar um carro novo até dezembro de 2014”. Lembre-se estabelecer objetivos é à base do sucesso, ninguém conquista aquilo que não sabe o que quer conquistar. Seja realista!

Quinto passo: desenvolva uma estratégia para atingir seu ob-jetivo. Faça perguntas a si mesmo. “Como farei para comprar meu carro novo”? E responda para você mesmo. “Vou fazer uma reserva financeira, depois vou fazer isto.....e aquilo”.

Sexto passo: Realize! Não tenha medo, você já sabe aonde quer chegar e sabe como chegar. Então parta para a ação, não fique parado!

Sétimo passo: COMEMORE! O melhor de tudo! Festeje as suas conquistas, faça um brinde a si mesmo.

Repita estes passos e acrescente outros sempre que desejar. Organize seus projetos. Crie o hábito de planejar suas ações. Os resultados virão e com grande satisfação.

Desejo a todos um Natal iluminado e de muita fé!

E que o ANO DE 2014 SEJA O MELHOR ANO DE TODOS.

SUCE$$O E MUITO TRABALHO!

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especia-lista em Marketing Empre-sarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Co-aching pela Comece a Vi-ver®. Empresário, Consul-tor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

Carlos Vinicius JavorskiJurista e eterno estu-dante de Direito. Hoje

está [email protected]

Prezados colegas,

não faz muito tempo deixei os bancos da Fa-culdade de Direito de Curitiba para incorporar ao mercado de trabalho como advogado. Profis-são que jamais imaginei seguir, uma vez que o Ministério Público foi a minha primeira paixão. Entretanto, motivos pessoais, entre eles o calor dos amigos papanduvenses, fizeram-me optar pela advocacia. Com uma singela experiência profissional e, mais singela ainda de vida, quero convidar-lhes a pensar.

Talvez alguns de vocês, acadêmicos de Direi-to, já se encontrem frustrados. Outros tantos, embriagadamente apaixonados por este cur-so, como quem descobre o amor da sua vida. Eu sempre afirmei que a carreira de jurista (pouco importando a profissão) é uma escolha de devotamento, fé e foco e que, mesmo após a "ressaca-pós-formatura" sempre seremos eternos estudantes de Direito. E sendo assim, o amor ao direito e a fé na justiça são imperativos indispensáveis para que possamos nos devotar àquilo que o direito busca na sua essência.

Mais do que isso, sem medo ao exagero, ouso afirmar que não estamos juristas, somos juristas. Podemos estar advogados, juízes ou desempenhando qualquer uma das profissões jurídicas, mas somos sempre juristas. Todos os dias da semana, todas as horas do dia. Inclusive no happy hour. É o que muitos, de outros for-mações, reclamam quanto aos estudantes de Direito: "Como que pode? Vocês sempre acabam falando de direito...". E assim mesmo é devemos ser, porque o direito "se mete" em tudo. Perce-bam um noticiário, todas as notícias podem ser direta ou indiretamente relacionadas ao direito.

É claro que cada carreira jurídica possui dificuldades inerentes. Prazos, metas, clientes, jurisdicionados mas o foco é um só: o bem estar de todos. Seja no direito penal, no de família, no do trabalho e em qualquer das profissões jurídi-cas, o foco em buscar soluções para os problemas deve anteceder qualquer outra pretensão.

Desta modo, o cerne da questão situa-se na responsabilidade de quem é estudante de direito. Graduado ou não. Devemos ter ciência de que somos cidadãos e que somos quem conhece os instrumentos de mudança social, conhecedores dos instrumentos de cidadania. Devemos ter consciência plena da responsabi-lidade e, por isso, focar-nos na eterna busca do conhecimento para podermos buscar melhor forma de cidadania.

O direito não pode ser visto como uma muleta para anseios profissionais, deve ser visto como razão de vida - e friso novamente: independente da profissão. A burocracia processual, as injusti-ças e a rotina esgotante das profissão não podem ser óbices ao devotamento, à fé e ao foco.

Por mais utópico que pareça, eu lhes digo com a certeza de que não estou fantasiando: foi assim nos tempos em que os acadêmicos de Direito dominavam as manifestações em prol de direitos e exerciam a cidadania da forma mais pura. Hoje, tomados pelo mesmo espírito que antecede a entrada nas faculdades, a maioria pensa unicamente na prova da Ordem ou em concursos públicos, como se o curso de Direito fosse um "cursinho", onde se aprende a ler códi-gos, pesquisar jurisprudência e elaborar peças. Esqueceu-se das doutrinas, dos fundamentos, dos institutos, da cidadania e, infelizmente, esqueceu-se da verdadeira luta pelo direito, pela justiça e pela busca de uma sociedade melhor.

Amigos, o direito precisa correr nas veias. Lutar pela justiça é mais do que ter uma cartei-rinha rosa, ser chamado de Doutor ou ostentar qualquer titulação. A nossa responsabilidade é muito maior. E o peso disso está em estudar, discutir, conhecer e, especialmente, viver o di-reito - o direito das pessoas, porque essa deve ser a nossa razão de ser. Devemos superar as imposições do mercado de trabalho e da rotina de trabalho, olhando além. Por isso, digo-lhes: estejam cientes da responsabilidade, amem o direito, acreditem na justiça e vivam a justiça em seu conceito mais amplo. Só depende de cada um de nós.

Um abraço.

Carta aos Estudantes de Direito

10 20 de dezembro de 2013

Dicas CulturaisPor Angela Kohler

Dica do Leitor: Série de Televisão

Cinema:

Locadora:

Livro:

Talentos de nossa Terra

The Walking Dead

Última Viagem a VegasBilly (Michael Douglas), Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan

Freeman) e Sam (Kevin Kline) são amigos desde a infância e hoje são senhores de idade. Quando Billy, o solteirão do grupo, decide enfim pedir em casamento sua namorada de trinta e poucos anos, ele e os amigos resolvem viajar até Las Vegas para reviver a juven-tude e curtir uma tremenda despedida de solteiro. O que eles não imaginavam é que a Las Vegas atual seria bem diferente da cidade que eles conheceram décadas atrás.

Sempre ao Seu Lado Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário

que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

As Aventuras do Caça-feitiço

O talentos de nossa terra desta semana traz um jovem persistente e vencedor que com muito carisma , dedicação, talento e fé, nos faz como diz ele numa publicação em seu facebook “crer no incrível, ver o invisível e viver o impossível”. Sim é esse o sentimento quando se ouve Guilherme Kovalski cantando. Ele tem tanto amor naquilo que faz que consegue transmitir isso as outras pessoas.

A historia dele começas assim: Luiz Guilherme Kovalski, 21 anos, nascido e residente na cidade de Papanduva. Filho de Sérgio Ko-valski e Elizabete Kovalski tem 2 irmãos . Cresceu no meio da música, aonde nas reuniões de família, o “karaokê” era o entre-tenimento de todos, pois várias pessoas na família tinha ligação com a música. Guilherme Kovall-ski, como gosta de ser chamado, se interessou pela música desde muito cedo, cantarolava por onde passava, inclusive no banheiro, mas por um certo tempo, enterrou o desejo de cantar.

Com 15 anos, Guilherme, como todo adolescente, passava por problemas comportamentais, e junto com seus pais, buscaram ajuda de uma psicóloga. Logo após, se converteu a religião Evangélica, aonde se encontrou novamente com a música. Na igreja Assembleia de Deus aonde congrega, seu pastor lhe presen-teou com um cd, Guilherme en-saiou cansadamente para gravar a letra em sua mente, pois cantaria com playback, quando cantou na igreja, todos comentaram o seu grande potencial vocal, não bas-tasse isso, recebeu o dom divino de tocar o coração das pessoas com os seus louvores.

Na igreja, aprendeu suas próprias técnicas e com o tempo sua voz foi se transformando e junto com seus amigos, montaram uma banda gospel, ali Guilherme

se entregou de coração e mostrou o que realmente havia recebido de Deus, e desde então Guilherme é convidado para vários eventos em igrejas na sua região.

Em 2007, junto com uma amiga, cantou no “Festival da Canção” a música Conquistando o Impossível da interprete Jamily, se classificando em 1º lugar, mas alguém lhe disse que a colocação era merecida somente a sua ami-ga, pois ele não cantava nada.

Em 2012, Guilherme participou novamente e dessa vez cantando sozinho, chegou 3ª colocação em sua categoria. Diante de tantas afrontas, até pensou em parar de participar do festival, mais em 2013, seus amigos e admiradores lhe deram muitas mensagens de apoio e motivação até Guilherme ir par-ticipar, conquistou a 1ª colocação na sua chave e também conquis-tou o Campeão Geral, onde os três primeiros lugares cantam novamente e o melhor conquista a melhor colocação.

Em seu facebook, Guilherme tem vários vídeos cantando, e quando chegou para fazer facul-dade na Universidade do Contes-tado – UNC foi descoberto pela direção e funcionários, e assim, foi convocado para se apresentar para os alunos no “Intervalo com Arte”, onde aproximadamente 10 mil alunos o escutaram. Guilher-me já foi convidado para partici-par em três grandes eventos da Universidade e já está agendado para eventos em 2014.

Esse é um pequeno resumo da vida deste grande talento de nossa terra. Quer conhecer um pouco mais sobre Guilherme acesse sua página no facebook www.facebook.com/guikovallski Instragran: Gui_kovallski

Se você quiser abrilhantar ainda mais seu evento entre em contato com ele pelo Celular: (47) 9157-1200.

“Crer no incrível, ver o invisível e viver o

impossível”.

Um Apocalipse provoca uma infestação de zumbis na cidade de Cynthiana, em Kentucky, nos Estados Unidos, e o oficial de polícia Rick Gri-

mes (Andrew Lincoln) descobre que os mortos-vivos estão se propagando progressivamente. Ele decide unir-se aos homens e mulheres sobreviventes

para que tenham mais força para combater o fenômeno que os atinge. O grupo percorre diferentes lugares em busca de soluções para o problema.

É uma série de livros infanto-juvenis de aventura, suspense e fantasia escrita pelo britânico Joseph De-laney. A série é sobre Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que pode ver criaturas das trevas e outras coisas que os outros não podem. Ele está sendo ensinado para ser um "Caça-feitiço", e aprenderá a lidar com as trevas. Dez livros da série foram escritos até o momento: O Aprendiz, A Maldição, O Segredo, A Batalha, O Erro, O Sacrifício, O Pesadelo, O Destino, Eu Sou Grimalkin e O Sangue, sendo que no Brasil apenas os sete primeiros foram lançados

1120 de dezembro de 2013

12 20 de dezembro de 2013