as relações internacionais e os conflitos geopolíticos 05.07.2010

66
07/06/22 Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto Coelho RELAÇÕES RELAÇÕES INTERNACIONAIS INTERNACIONAIS Conflitos geopolíticos e Conflitos geopolíticos e estratégias do Brasil no estratégias do Brasil no comércio internacional comércio internacional entre as nações. entre as nações.

Upload: fernando-pinto-coelho

Post on 19-Dec-2014

382 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23

Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto Coelho

RELAÇÕES RELAÇÕES INTERNACIONAISINTERNACIONAIS

Conflitos geopolíticos e Conflitos geopolíticos e estratégias do Brasil no estratégias do Brasil no

comércio internacional entre comércio internacional entre as nações.as nações.

Page 2: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O ACORDO NUCLEAR O ACORDO NUCLEAR BRASIL - IRÃ - TURQUIABRASIL - IRÃ - TURQUIA

• O que prevê o acordo?O que prevê o acordo?• O Irã enviará 1,2 tonelada de urânio O Irã enviará 1,2 tonelada de urânio

com baixo grau de enriquecimento com baixo grau de enriquecimento (3,5%) para a Turquia em troca de 120 (3,5%) para a Turquia em troca de 120 kg de combustível enriquecido a 20%.kg de combustível enriquecido a 20%.

• A troca deverá ter o acompanhamento A troca deverá ter o acompanhamento da AIEA (Agência Internacional de da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU). Energia Atômica, órgão da ONU).

Page 3: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Para que o Irã quer o Para que o Irã quer o combustível?combustível?

•Para um pequeno reator de Para um pequeno reator de pesquisas médicas em Teerã, pesquisas médicas em Teerã, instalado pelos Estados instalado pelos Estados Unidos há muitos anos. Ele Unidos há muitos anos. Ele está sofrendo com a falta de está sofrendo com a falta de combustível, que antes era combustível, que antes era fornecido pelo exterior. fornecido pelo exterior.

Page 4: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Qual seria o problema de Qual seria o problema de permitir que o Irã permitir que o Irã

enriquecesse o próprio enriquecesse o próprio urânio? urânio? •Muitos países temem que o Muitos países temem que o

país possa evoluir nesse campo país possa evoluir nesse campo até ter condições de construir até ter condições de construir um dispositivo nuclear, que um dispositivo nuclear, que requer urânio com um alto requer urânio com um alto grau de enriquecimento, de grau de enriquecimento, de cerca de 90%.cerca de 90%.

Page 5: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Qual era a situação antes Qual era a situação antes do acordo? do acordo?

• No ano passado, os Estados Unidos, a Rússia e No ano passado, os Estados Unidos, a Rússia e a França propuseram retirar do Irã urânio a França propuseram retirar do Irã urânio com baixo grau de enriquecimento em troca com baixo grau de enriquecimento em troca de combustível com urânio enriquecido a 20%. de combustível com urânio enriquecido a 20%.

• Após meses de incerteza, o presidente do Irã, Após meses de incerteza, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, parecia aprovar a Mahmoud Ahmadinejad, parecia aprovar a idéia original em outubro, mas posteriormente idéia original em outubro, mas posteriormente voltou atrás e ordenou aos seus cientistas voltou atrás e ordenou aos seus cientistas nucleares que seguissem adiante com o nucleares que seguissem adiante com o enriquecimento de urânio no próprio país. enriquecimento de urânio no próprio país.

• O Irã dizia que, se recebesse de outro país o O Irã dizia que, se recebesse de outro país o urânio enriquecido a 20% para seu reator de urânio enriquecido a 20% para seu reator de pesquisas, não teria a necessidade de pesquisas, não teria a necessidade de enriquecer o urânio em seu próprio país. enriquecer o urânio em seu próprio país.

Page 6: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Por que o Conselho de Por que o Conselho de Segurança ordenou que o Irã Segurança ordenou que o Irã

interrompesse o interrompesse o enriquecimento? enriquecimento?

• Há receio de que o Irã esteja ao menos tentando Há receio de que o Irã esteja ao menos tentando adquirir a experiência necessária para que adquirir a experiência necessária para que possa, um dia, se quiser, fabricar uma bomba.possa, um dia, se quiser, fabricar uma bomba.

• O Irã escondeu seu programa de O Irã escondeu seu programa de enriquecimento por 18 anos, então, o Conselho enriquecimento por 18 anos, então, o Conselho de Segurança disse que, até que as intenções de Segurança disse que, até que as intenções pacíficas do programa nuclear do país fiquem pacíficas do programa nuclear do país fiquem comprovadas, o país deve interromper o comprovadas, o país deve interromper o enriquecimento e outras atividades nucleares. enriquecimento e outras atividades nucleares.

Page 7: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O que o Irã diz sobre a O que o Irã diz sobre a produção de armas produção de armas

nucleares? nucleares? • O país diz que não descumprirá suas O país diz que não descumprirá suas

obrigações estabelecidas pelo Tratado de Não obrigações estabelecidas pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear (NPT, na sigla em inglês) Proliferação Nuclear (NPT, na sigla em inglês) e não usará a tecnologia para fabricar uma e não usará a tecnologia para fabricar uma bomba nuclear. bomba nuclear.

• No dia 18 de setembro de 2009, o presidente No dia 18 de setembro de 2009, o presidente Ahmadinejad disse à rede de televisão NBC: Ahmadinejad disse à rede de televisão NBC: "Não precisamos de armas nucleares (...) isso "Não precisamos de armas nucleares (...) isso não é parte dos nossos programas e planos". não é parte dos nossos programas e planos".

• Pouco depois, o supremo líder religioso do Irã, Pouco depois, o supremo líder religioso do Irã, Ali Khamenei, que, segundo relatos, teria Ali Khamenei, que, segundo relatos, teria baixado um fatwa (decreto religioso islâmico) baixado um fatwa (decreto religioso islâmico) contra armas nucleares, disse: "Nós rejeitamos contra armas nucleares, disse: "Nós rejeitamos fundamentalmente as armas nucleares". fundamentalmente as armas nucleares".

Page 8: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Por que o Irã se recusa a Por que o Irã se recusa a obedecer as resoluções do obedecer as resoluções do Conselho de Segurança? Conselho de Segurança?

• Segundo o NPT, países signatários têm o direito Segundo o NPT, países signatários têm o direito de enriquecer urânio para ser usado como de enriquecer urânio para ser usado como combustível na geração de energia nuclear com combustível na geração de energia nuclear com fins civis. fins civis.

• Apenas os signatários que já tinham armas Apenas os signatários que já tinham armas nucleares quando o tratado foi criado, em 1968, nucleares quando o tratado foi criado, em 1968, têm permissão de enriquecer urânio até o nível têm permissão de enriquecer urânio até o nível mais alto, necessário para a obtenção de armas mais alto, necessário para a obtenção de armas nucleares. nucleares.

• O presidente Ahmadinejad disse várias vezes que O presidente Ahmadinejad disse várias vezes que seu país não vai ceder à pressão internacional: "A seu país não vai ceder à pressão internacional: "A nação iraniana não sucumbirá a intimidações, nação iraniana não sucumbirá a intimidações, invasões ou violações de seus direitos". invasões ou violações de seus direitos".

Page 9: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Que sanções já foram Que sanções já foram impostas contra o Irã? impostas contra o Irã?

• Em março de 2008, a ONU impôs uma última Em março de 2008, a ONU impôs uma última rodada de sanções, que incluem a proibição de rodada de sanções, que incluem a proibição de viagens internacionais para cinco autoridades viagens internacionais para cinco autoridades iranianas e o congelamento de ativos financeiros iranianas e o congelamento de ativos financeiros no exterior de 13 companhias e de 13 autoridades no exterior de 13 companhias e de 13 autoridades iranianas. iranianas.

• A resolução também impede a venda para o Irã dos A resolução também impede a venda para o Irã dos chamados itens de "uso duplo" - que podem ter chamados itens de "uso duplo" - que podem ter tanto objetivos pacíficos como militares (reatores, tanto objetivos pacíficos como militares (reatores, câmaras de resfriamento etc.) câmaras de resfriamento etc.)

• Treze dias depois, a União Européia concordou em Treze dias depois, a União Européia concordou em congelar bens do maior banco iraniano, o Banco congelar bens do maior banco iraniano, o Banco Melli, e estender a proibição de vistos para Melli, e estender a proibição de vistos para iranianos envolvidos no desenvolvimento do iranianos envolvidos no desenvolvimento do programa nuclear. programa nuclear.

Page 10: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Quais são as chances de um Quais são as chances de um ataque contra o Irã? ataque contra o Irã?

• O primeiro-ministro israelense, Binyamin O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, falou diversas vezes que Netanyahu, falou diversas vezes que acredita que o Irã é uma ameaça em acredita que o Irã é uma ameaça em potencial. Há relatos de que Israel tenha potencial. Há relatos de que Israel tenha realizado um grande exercício aéreo, realizado um grande exercício aéreo, considerado um teste para uma eventual considerado um teste para uma eventual ofensiva contra o território iraniano. ofensiva contra o território iraniano.

• O governo de Israel não acredita que os O governo de Israel não acredita que os meios diplomáticos forçarão o Irã a meios diplomáticos forçarão o Irã a suspender o enriquecimento de urânio e não suspender o enriquecimento de urânio e não quer Teerã sequer desenvolva capacidade quer Teerã sequer desenvolva capacidade técnica para produzir uma bomba nuclear. técnica para produzir uma bomba nuclear.

Page 11: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Afinal, o que, na prática, Afinal, o que, na prática, impede o Irã de fazer uma impede o Irã de fazer uma

bomba nuclear? bomba nuclear? •Especialistas acreditam que o Especialistas acreditam que o

Irã poderia enriquecer urânio Irã poderia enriquecer urânio suficiente para construir uma suficiente para construir uma bomba em alguns meses. bomba em alguns meses. Entretanto, o país Entretanto, o país aparentemente ainda não detém aparentemente ainda não detém o domínio da tecnologia para o domínio da tecnologia para criar uma criar uma ogiva nuclearogiva nuclear. .

Page 12: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Os países que já têm armas Os países que já têm armas nucleares e são signatários do nucleares e são signatários do tratado de Não-Proliferação tratado de Não-Proliferação

nuclear não se comprometeram a nuclear não se comprometeram a acabar com esses armamentos?acabar com esses armamentos?

• O artigo 6º do Tratado obriga os signatários O artigo 6º do Tratado obriga os signatários a "fazer negociações de boa-fé sobre a "fazer negociações de boa-fé sobre medidas que levem ao fim da corrida medidas que levem ao fim da corrida armamentista nuclear em uma data próxima armamentista nuclear em uma data próxima e ao desarmamento nuclear". As potências e ao desarmamento nuclear". As potências nucleares alegam que têm feito isso ao nucleares alegam que têm feito isso ao reduzir seus arsenais, mas críticos alegam reduzir seus arsenais, mas críticos alegam que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha violaram o tratado ao transferirem violaram o tratado ao transferirem tecnologia nuclear de um para o outro. tecnologia nuclear de um para o outro.

Page 13: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

E Israel, inimigo do Irã na E Israel, inimigo do Irã na esfera internacional, tem esfera internacional, tem

bombas nucleares?bombas nucleares? • Israel nunca confirmou isso. Contudo, como Israel Israel nunca confirmou isso. Contudo, como Israel

não é signatárionão é signatário do Tratado de Não-Proliferação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, então não é obrigado a obedecê-lo. Nuclear, então não é obrigado a obedecê-lo.

• O mesmo pode ser dito da O mesmo pode ser dito da ÍndiaÍndia ou do ou do PaquistãoPaquistão, , dois países que têm armamentos nucleares. A dois países que têm armamentos nucleares. A Coréia Coréia do Norte do Norte abandonou o tratado e anunciou que abandonou o tratado e anunciou que também tem a capacidade de ter bombas atômicas.também tem a capacidade de ter bombas atômicas.

• Em 18 de setembro de 2009, a AIEA pediu a adesão Em 18 de setembro de 2009, a AIEA pediu a adesão de Israel ao NPT ou que o país permita que suas de Israel ao NPT ou que o país permita que suas instalações nucleares sejam inspecionadas. instalações nucleares sejam inspecionadas.

• Israel se recusa Israel se recusa a aderir ao acordo ou permitir a a aderir ao acordo ou permitir a supervisão. Acredita-se que o país tenha até supervisão. Acredita-se que o país tenha até 400 400 ogivas nuclearesogivas nucleares, mas Israel se nega a confirmar , mas Israel se nega a confirmar isso. isso.

Page 14: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Qual o interesse do Brasil Qual o interesse do Brasil no acordo nuclear entre Irã no acordo nuclear entre Irã

e Turquia?e Turquia?

Celso Amorim, Mahmoud Ahmadinejad, Lula, Tayyip Erdogan e Ahmet Davutoglu comemoram o acordo fechado.

Foto: Morteza Nikoubazl/Reuters

Page 15: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Qual o interesse do Brasil Qual o interesse do Brasil no acordo nuclear entre Irã no acordo nuclear entre Irã

e Turquia?e Turquia?• O que sabemos até agora é que a troca do O que sabemos até agora é que a troca do

urânio será feita na Turquia, um país que não urânio será feita na Turquia, um país que não possui a tecnologia adequada. No entanto, ainda possui a tecnologia adequada. No entanto, ainda não ficou claro onde será enriquecido este não ficou claro onde será enriquecido este urânio, nem onde será transformado em urânio, nem onde será transformado em combustível. combustível.

• O Brasil teria as condições para providenciar as O Brasil teria as condições para providenciar as duas etapas. O urânio seria enriquecido e duas etapas. O urânio seria enriquecido e transformado em combustível no reator IEA-R1, transformado em combustível no reator IEA-R1, de São Paulo, similar ao reator de Teerã. de São Paulo, similar ao reator de Teerã.

• O Brasil é o único país O Brasil é o único país não dotado de armas não dotado de armas nucleares que já produziu, sob controle da AIEA, nucleares que já produziu, sob controle da AIEA, urânio a 20%. urânio a 20%.

Page 16: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Qual o interesse do Brasil Qual o interesse do Brasil no acordo nuclear entre Irã no acordo nuclear entre Irã

e Turquia?e Turquia?• A pretensão de fortalecimento da A pretensão de fortalecimento da

posição brasileira no cenário político posição brasileira no cenário político internacional, sintetizado no esforço do internacional, sintetizado no esforço do país em firmar-se como potência média, país em firmar-se como potência média, capaz de ocupar uma capaz de ocupar uma cadeira cadeira permanente no Conselho de permanente no Conselho de Segurança da ONUSegurança da ONU é, é, simultaneamente, razão e consequência simultaneamente, razão e consequência dessa política de mediar conflitos dessa política de mediar conflitos internacionais. internacionais.

Page 17: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

ABALO NAS RELAÇÕES ABALO NAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL E EUADIPLOMÁTICAS DO BRASIL E EUA

• O Brasil com esse episódio O Brasil com esse episódio enfraquece as relações diplomáticas enfraquece as relações diplomáticas com os EUA através dos protestos da com os EUA através dos protestos da secretária Hilary Clinton e, o secretária Hilary Clinton e, o presidente Obama não aceita o presidente Obama não aceita o convite para vir ao Brasil.convite para vir ao Brasil.

• A União Européia condena posição do A União Européia condena posição do Brasil no acordo nuclear entre Irã e Brasil no acordo nuclear entre Irã e Turquia.Turquia.

Page 18: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Principais jornais dos EUA Principais jornais dos EUA e União Européia criticam e União Européia criticam

postura do Brasilpostura do Brasil• THE WASHINGTON POSTTHE WASHINGTON POST

Golpe diplomático (manchete)Golpe diplomático (manchete)• Diz, em editorial, que o acordo Diz, em editorial, que o acordo

assinado pelo Irã na segunda-feira é assinado pelo Irã na segunda-feira é ruim e permite a Teerã dar um “golpe ruim e permite a Teerã dar um “golpe diplomático”. Para o jornal, o Irã diplomático”. Para o jornal, o Irã “explorou, com habilidade, a ânsia “explorou, com habilidade, a ânsia dos líderes brasileiro e turco de dos líderes brasileiro e turco de provar que são atores globais”.provar que são atores globais”.

Page 19: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Principais jornais dos EUA Principais jornais dos EUA e União Européia criticam e União Européia criticam

postura do Brasilpostura do Brasil• THE NEW YORK TIMESTHE NEW YORK TIMES

Consenso frágil (manchete)Consenso frágil (manchete)• Afirma que o entendimento pode ter Afirma que o entendimento pode ter

minado o frágil consenso sobre as minado o frágil consenso sobre as sanções contra o regime iraniano. sanções contra o regime iraniano. Ontem, abriu um fórum de leitores em Ontem, abriu um fórum de leitores em seu site sobre “o ceticismo a respeito seu site sobre “o ceticismo a respeito do acordo” negociado por Brasil, do acordo” negociado por Brasil, Turquia e Irã.Turquia e Irã.

Page 20: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Principais jornais dos EUA Principais jornais dos EUA e União Européia criticam e União Européia criticam

postura do Brasilpostura do Brasil• LE MONDELE MONDE

Vitória iraniana (manchete)Vitória iraniana (manchete)• Na capa, anuncia o acordo como uma Na capa, anuncia o acordo como uma

“vitória da diplomacia iraniana”. “vitória da diplomacia iraniana”. Também destaca que o Irã continuará Também destaca que o Irã continuará a desenvolver seu processo de a desenvolver seu processo de enriquecimento de urânio a 20% e o enriquecimento de urânio a 20% e o novo entendimento dificulta novas novo entendimento dificulta novas sanções contra o país persa.sanções contra o país persa.

Page 21: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Principais jornais dos EUA Principais jornais dos EUA e União Européia criticam e União Européia criticam

postura do Brasilpostura do Brasil• THE GUARDIANTHE GUARDIAN

Reação friaReação fria• Destaca a “fria reação” de líderes dos Destaca a “fria reação” de líderes dos

EUA e Europa. Diz que será difícil EUA e Europa. Diz que será difícil para tais líderes colocar-se contra o para tais líderes colocar-se contra o acordo, já que ele tem por base uma acordo, já que ele tem por base uma proposta da AIEA, mas destaca que o proposta da AIEA, mas destaca que o entendimento não barra o programa entendimento não barra o programa nuclear iraniano.nuclear iraniano.

Page 22: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Principais jornais dos EUA Principais jornais dos EUA e União Européia criticam e União Européia criticam

postura do Brasilpostura do Brasil• EL PAÍSEL PAÍS

Aposta arriscada (manchete)Aposta arriscada (manchete)• Qualifica o acordo como uma “aposta Qualifica o acordo como uma “aposta

arriscada” de Lula. Diz que se a arriscada” de Lula. Diz que se a estratégia tiver êxito, o Brasil terá estratégia tiver êxito, o Brasil terá “afiançado seu papel internacional”. “afiançado seu papel internacional”. Caso contrário, terá contribuído para Caso contrário, terá contribuído para piorar o problema e pode comprometer piorar o problema e pode comprometer suas relações com os EUA.suas relações com os EUA.

Page 23: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

RESULTADOS DO ACORDO RESULTADOS DO ACORDO NÃO INIBIRAM VETOS DA NÃO INIBIRAM VETOS DA

ONUONU• A resolução da ONU logo após o A resolução da ONU logo após o

acordo entre Brasil – Turquia e Irã, acordo entre Brasil – Turquia e Irã, proíbe o Irã de realizar "qualquer proíbe o Irã de realizar "qualquer atividade vinculada a mísseis atividade vinculada a mísseis balísticos capazes de transportar balísticos capazes de transportar armas nucleares e veda investimentos armas nucleares e veda investimentos em mineração de urânio, assim como em mineração de urânio, assim como a compra de helicópteros e mísseis de a compra de helicópteros e mísseis de ataque, entre outras armas pesadas".ataque, entre outras armas pesadas".

Page 24: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

BRASIL E PARAGUAI ASSINAM BRASIL E PARAGUAI ASSINAM ACORDO SOBRE ENERGIA DE ACORDO SOBRE ENERGIA DE

ITAIPUITAIPU• Depois de quase um ano de negociações, Depois de quase um ano de negociações,

o Brasil e o Paraguai definiram as bases o Brasil e o Paraguai definiram as bases de um acordo sobre a Hidrelétrica de um acordo sobre a Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Binacional de Itaipu.

• Em um documento chamado Em um documento chamado “Construindo uma Nova Etapa na Relação “Construindo uma Nova Etapa na Relação Bilateral”, o Brasil concorda em triplicar Bilateral”, o Brasil concorda em triplicar a taxa anual de US$ 120 milhões para a taxa anual de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões, que paga pela cessão US$ 360 milhões, que paga pela cessão da energia não utilizada pelo Paraguai. da energia não utilizada pelo Paraguai.

Page 25: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

BRASIL CEDE AS PRESSÕES DE BRASIL CEDE AS PRESSÕES DE FERNANDO LUGOFERNANDO LUGO

• O governo brasileiro também aceita O governo brasileiro também aceita que o vizinho e parceiro do Mercosul que o vizinho e parceiro do Mercosul venda energia diretamente no mercado venda energia diretamente no mercado brasileiro, sem passar pela Eletrobrás.brasileiro, sem passar pela Eletrobrás.

• Brasil cria um fundo de Brasil cria um fundo de desenvolvimento para projetos de desenvolvimento para projetos de integração industrial produtiva e de integração industrial produtiva e de facilitação de financiamento para facilitação de financiamento para obras de infra-instrutora no Paraguai. obras de infra-instrutora no Paraguai.

Page 26: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

Tarifas e contratos Tarifas e contratos internacionais entre Brasil internacionais entre Brasil

e Paraguaie Paraguai• Hoje, o país paga US$ 43,8 dólares o Hoje, o país paga US$ 43,8 dólares o

megawatt/hora mais US$ 3,17 pela cessão. megawatt/hora mais US$ 3,17 pela cessão. Essa taxa passará para US$ 9,51. Essa taxa passará para US$ 9,51.

• Também foi analisado a viabilidade de que Também foi analisado a viabilidade de que tanto o Brasil quanto o Paraguai possam tanto o Brasil quanto o Paraguai possam vender energia a terceiros países a partir de vender energia a terceiros países a partir de 2023.2023.

• O presidente LULA também reiterou a oferta O presidente LULA também reiterou a oferta de financiamento, “em termos favoráveis”, de financiamento, “em termos favoráveis”, para obras de infra-instrutora no Paraguai para obras de infra-instrutora no Paraguai com recursos do Banco Nacional de com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Financiamento às (BNDES) e do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Exportações (Proex).

Page 27: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

ÔNUS PARA O BRASIL ÔNUS PARA O BRASIL SERÁ PAGO COM JUROS SERÁ PAGO COM JUROS

DA DÍVIDADA DÍVIDA• O ministro Edison Lobão (Minas e O ministro Edison Lobão (Minas e

Energia) disse que o adicional que o Energia) disse que o adicional que o Brasil pagará pelo direito de compra da Brasil pagará pelo direito de compra da energia de Itaipu ao Paraguai será energia de Itaipu ao Paraguai será abatido dos juros cobrados da dívida do abatido dos juros cobrados da dívida do país vizinho com o governo brasileiro.país vizinho com o governo brasileiro.

• O Paraguai, por sua vez, informou ao O Paraguai, por sua vez, informou ao Brasil que sua Controladoria está Brasil que sua Controladoria está auditando a dívida que o país tem com a auditando a dívida que o país tem com a Eletrobrás e o Tesouro brasileiro pela Eletrobrás e o Tesouro brasileiro pela construção de Itaipu. construção de Itaipu.

Page 28: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O CASO BATTISTI QUE ABALOU AS O CASO BATTISTI QUE ABALOU AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ENTRE BRASIL E ITÁLIAENTRE BRASIL E ITÁLIA

• A polêmica envolvendo a concessão de A polêmica envolvendo a concessão de refúgio político ao italiano ex-ativista Cesare refúgio político ao italiano ex-ativista Cesare Battisti divide opiniões de especialistas e Battisti divide opiniões de especialistas e autoridades públicas no Brasil e no exterior. autoridades públicas no Brasil e no exterior.

• Para alguns, o ministro da Justiça, Tarso Para alguns, o ministro da Justiça, Tarso Genro, acertou ao contrariar o parecer do Genro, acertou ao contrariar o parecer do Comitê de Refugiados (Conare) - órgão Comitê de Refugiados (Conare) - órgão vinculado ao ministério - e concluir que, por vinculado ao ministério - e concluir que, por ter cometido crime político, Battisti tinha ter cometido crime político, Battisti tinha direito de permanecer no Brasil. direito de permanecer no Brasil.

Page 29: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

LEI DO REFÚGIO OU EXTRADIÇÃO LEI DO REFÚGIO OU EXTRADIÇÃO PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO

FEDERAL?FEDERAL?• Para outros, no entanto, o ministro errou, o Para outros, no entanto, o ministro errou, o

crime não teve caráter político e a solução do crime não teve caráter político e a solução do caso estaria agora nas mãos do Supremo caso estaria agora nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Tribunal Federal.

• A tese de que o refúgio foi fixado por lei, se A tese de que o refúgio foi fixado por lei, se opõe a competência do STF para julgar opõe a competência do STF para julgar extradições que está na Constituição, texto extradições que está na Constituição, texto superior hierarquicamente às leis.superior hierarquicamente às leis.

• Pela lei, a concessão do refúgio impede a Pela lei, a concessão do refúgio impede a extradição do preso. A tese da ala contrária a extradição do preso. A tese da ala contrária a Battisti é de que uma lei ordinária, como a lei Battisti é de que uma lei ordinária, como a lei do refúgio, não pode tirar a competência do do refúgio, não pode tirar a competência do STF de julgar extradição, prevista na STF de julgar extradição, prevista na Constituição Federal. Constituição Federal.

Page 30: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRIME POLÍTICO OU CRIME CRIME POLÍTICO OU CRIME COMUM?COMUM?

• O tribunal do STF terá de decidir se os crimes O tribunal do STF terá de decidir se os crimes foram políticos. Se forem políticos, o italiano foram políticos. Se forem políticos, o italiano não será extraditado. Mas, se o tribunal não será extraditado. Mas, se o tribunal concluir que foram atos de terrorismo, Battisti concluir que foram atos de terrorismo, Battisti deverá ser entregue ao governo italiano. deverá ser entregue ao governo italiano.

• O Parlamento europeu aprovou, em O Parlamento europeu aprovou, em Estrasburgo, na França, uma resolução Estrasburgo, na França, uma resolução convidando o Brasil "a levar em consideração convidando o Brasil "a levar em consideração a sentença italiana" que condenou o a sentença italiana" que condenou o extremista Cesare Battisti à prisão perpétua. extremista Cesare Battisti à prisão perpétua. "Battisti não foi apenas condenado pelos "Battisti não foi apenas condenado pelos tribunais italianos, mas também franceses. tribunais italianos, mas também franceses.

Page 31: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

TRADIÇÃO DIPLOMÁTICA BRASILEIRA TRADIÇÃO DIPLOMÁTICA BRASILEIRA DO ITAMARATY FOI MAIS UMA VEZ DO ITAMARATY FOI MAIS UMA VEZ

ATROPELADA PELO EXECUTIVOATROPELADA PELO EXECUTIVO

• Para o professor Roberto Romano da Para o professor Roberto Romano da Unicamp, a concessão do refúgio político a Unicamp, a concessão do refúgio político a Cesare Battisti foi ideológica e partidária. Cesare Battisti foi ideológica e partidária. " Neste episódio, como tem sido a norma " Neste episódio, como tem sido a norma no governo Lula, o Brasil abriu mão de sua no governo Lula, o Brasil abriu mão de sua tradição diplomática. tradição diplomática. O Itamaraty O Itamaraty sempre teve pauta independentesempre teve pauta independente do do presidente, sobretudo de sua ideologia. presidente, sobretudo de sua ideologia. Em vez de diplomacia, houve atuação Em vez de diplomacia, houve atuação partidária em escala internacional."partidária em escala internacional."

Page 32: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O Comitê Nacional de O Comitê Nacional de Refugiados nega Refugiados nega

perseguição política a perseguição política a BattistiBattisti• O Comitê Nacional de Refugiados - O Comitê Nacional de Refugiados -

CONARE rejeitou, por 3 votos a 2, o CONARE rejeitou, por 3 votos a 2, o pedido de asilo feito por Battisti. O pedido de asilo feito por Battisti. O argumento é de que não havia provas argumento é de que não havia provas suficientes de que o italiano sofria suficientes de que o italiano sofria perseguição política na Itália.perseguição política na Itália.

• O presidente italiano, Giorgio O presidente italiano, Giorgio Napolitano, enviou uma carta ao colega Napolitano, enviou uma carta ao colega Luiz Inácio Lula da Silva dizendo-se Luiz Inácio Lula da Silva dizendo-se "espantado e aflito" pela decisão "espantado e aflito" pela decisão brasileira de refugiar Battisti. brasileira de refugiar Battisti.

Page 33: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

PRESIDENTE DA ITÁLIA PRESSIONA PRESIDENTE DA ITÁLIA PRESSIONA BRASILBRASIL

• O texto chama a atenção do presidente O texto chama a atenção do presidente brasileiro para o ordenamento jurídico e brasileiro para o ordenamento jurídico e constitucional italiano e as garantias que constitucional italiano e as garantias que são concedidas mesmo às pessoas são concedidas mesmo às pessoas acusadas de crimes de terrorismo.acusadas de crimes de terrorismo.

• Novamente, o presidente italiano se diz Novamente, o presidente italiano se diz espantado pelo fato de o Brasil ter espantado pelo fato de o Brasil ter justificado o asilo político pelo temor de justificado o asilo político pelo temor de que Battisti possa ser "perseguido por que Battisti possa ser "perseguido por suas idéias políticas". suas idéias políticas".

Page 34: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

MINISTRO DA JUSTIÇA JUSTIFICA MINISTRO DA JUSTIÇA JUSTIFICA SUA DECISÃOSUA DECISÃO

• O ministro da Justiça Tarso Genro baseia O ministro da Justiça Tarso Genro baseia suas perspectivas em um julgamento suas perspectivas em um julgamento ocorrido em 2007, no qual o Supremo ocorrido em 2007, no qual o Supremo concluiu que é constitucional a lei que concluiu que é constitucional a lei que prevê o refúgio e que, concedido esse prevê o refúgio e que, concedido esse status, o processo de extradição contra o status, o processo de extradição contra o estrangeiro deve ser arquivado.estrangeiro deve ser arquivado.

• A decisão, tomada pelo ministro da Justiça, A decisão, tomada pelo ministro da Justiça, fez com que a Itália chamasse de volta o fez com que a Itália chamasse de volta o seu embaixador no Brasil para consultas. seu embaixador no Brasil para consultas.

Page 35: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRONOLOGIA DO CASOCRONOLOGIA DO CASO • 1978:1978: Sequestro e assassinato Sequestro e assassinato

(9/5/1978) do líder democrata-cristão (9/5/1978) do líder democrata-cristão Aldo Moro pelo grupo guerrilheiro Aldo Moro pelo grupo guerrilheiro Brigadas Vermelhas. Nesta época, Brigadas Vermelhas. Nesta época, Cesare Battisti integra o Proletários Cesare Battisti integra o Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC). Após o Armados Pelo Comunismo (PAC). Após o assassinato de Aldo Moro a opinião assassinato de Aldo Moro a opinião pública italiana volta-se em peso contra pública italiana volta-se em peso contra os grupos armados.os grupos armados.

• 19791979:  Cesare Battisti é preso em Milão :  Cesare Battisti é preso em Milão pela morte de um joalheiro.pela morte de um joalheiro.

Page 36: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRONOLOGIA DO CASOCRONOLOGIA DO CASO • 19811981:  Condenado na Itália a 12 anos e :  Condenado na Itália a 12 anos e

10 meses de prisão por "participação em 10 meses de prisão por "participação em bando armado" e "ocultação de armas". bando armado" e "ocultação de armas". No mesmo ano, ele foge para França. No mesmo ano, ele foge para França.

• 19911991: A França nega o pedido italiano de : A França nega o pedido italiano de extradição. extradição.

• 1993:1993: Battisti é condenado à prisão Battisti é condenado à prisão perpétua pela Justiça de Milão por quatro perpétua pela Justiça de Milão por quatro "homicídios hediondos", contra um guarda "homicídios hediondos", contra um guarda carcerário, um agente de polícia, um carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro.militante neofascista e um joalheiro.

Page 37: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRONOLOGIA DO CASOCRONOLOGIA DO CASO • 2001: 2001:  Battisti pede naturalização francesa. Battisti pede naturalização francesa.• 2002:2002: A Itália pede a extradição de Battisti A Itália pede a extradição de Battisti

ao governo francês. ao governo francês. • 2004:2004: A justiça francesa decide pela A justiça francesa decide pela

extradição, o que desencadeia protestos de extradição, o que desencadeia protestos de intelectuais, artistas e políticos franceses intelectuais, artistas e políticos franceses de esquerda. A sentença tem apoio do de esquerda. A sentença tem apoio do presidente Jacques Chirac. presidente Jacques Chirac.

• 2005:2005:  O Conselho de Estado da França dá   O Conselho de Estado da França dá sinal verde à extradição. No início de sinal verde à extradição. No início de agosto, os advogados dele recorrem à Corte agosto, os advogados dele recorrem à Corte Européia de Direitos Humanos.Européia de Direitos Humanos.

Page 38: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRONOLOGIA DO CASOCRONOLOGIA DO CASO • 20062006: A anulação feita em 2004 do pedido : A anulação feita em 2004 do pedido

de naturalização francesa, que havia de naturalização francesa, que havia recebido uma decisão favorável ainda em recebido uma decisão favorável ainda em 2003, é cancelada. 2003, é cancelada.

• Ao não se apresentar à polícia, Battisti cai Ao não se apresentar à polícia, Battisti cai na clandestinidade. Seu novo esconderijo na clandestinidade. Seu novo esconderijo será o Brasil. será o Brasil.

• 20072007: Battisti é preso no calçadão de : Battisti é preso no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.Copacabana, no Rio de Janeiro.

• 2008:2008:  Comitê Nacional para os Refugiados   Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) rejeita por 3 votos a 2 o pedido de (Conare) rejeita por 3 votos a 2 o pedido de refúgio de Battisti. A defesa do italiano refúgio de Battisti. A defesa do italiano recorre ao ministro da Justiça,recorre ao ministro da Justiça,

Page 39: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRONOLOGIA DO CASOCRONOLOGIA DO CASO • 2009 -2009 - Janeiro Janeiro• Dia 13Dia 13:: Tarso concede refúgio político a Tarso concede refúgio político a

Battisti. Autoridades italianas reagem Battisti. Autoridades italianas reagem com indignação.com indignação.

• Dia 16Dia 16:: Gilmar Mendes pede parecer ao Gilmar Mendes pede parecer ao procurador-geral sobre o caso.procurador-geral sobre o caso.

• Dia 17Dia 17:: Presidente da Itália, Giorgio Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, envia carta a Lula dizendo-se Napolitano, envia carta a Lula dizendo-se 'espantado‘.'espantado‘.

• Dia 22:Dia 22: Lula é alvo de protesto na Itália. Lula é alvo de protesto na Itália. "Bin Laden, peça asilo no Brasil", "Bin Laden, peça asilo no Brasil", dizia um dos cartazes.dizia um dos cartazes.

Page 40: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CRONOLOGIA DO CASOCRONOLOGIA DO CASO

•Dia 23Dia 23: Em carta, Lula diz ao : Em carta, Lula diz ao presidente italiano que decisão presidente italiano que decisão está amparada na Constituição.está amparada na Constituição.

•DIA 17/11/2009: DIA 17/11/2009: Supremo Supremo decide pela extradição de decide pela extradição de Batisti por 5 X 4, mas com Batisti por 5 X 4, mas com decisão final do presidente decisão final do presidente LULA.LULA.

Page 41: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

PROTESTOS NA ITÁLIAPROTESTOS NA ITÁLIA

GRITARIA NA ITÁLIA Manifestante se acorrentam diante da embaixada

brasileira em Roma, em protesto contra a decisão do governo de conceder status de refugiado ao ex-

terrorista.

Page 42: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

SOLUÇÕES SOLUÇÕES ESCABROSASESCABROSAS

Cesare Battisti é solto por entrar Cesare Battisti é solto por entrar ilegalmente no país sem ilegalmente no país sem

passaporte, talvez um artifício passaporte, talvez um artifício para aguardar a decisão da para aguardar a decisão da extradição para o próximo extradição para o próximo

presidente.presidente.

Page 43: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CONCLUSÃOCONCLUSÃO • A decisão tomada no final do ano passado pelo A decisão tomada no final do ano passado pelo

Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que o presidente Lula não é obrigado a seguir que o presidente Lula não é obrigado a seguir o entendimento dos ministros da Corte.o entendimento dos ministros da Corte.

• A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o pedido de extradição do ativista Silva sobre o pedido de extradição do ativista italiano Cesare Battisti só ocorrerá após o italiano Cesare Battisti só ocorrerá após o acórdão ser analisado pela Advocacia-Geral acórdão ser analisado pela Advocacia-Geral da União (AGU). da União (AGU).

• O acórdão com a decisão favorável à O acórdão com a decisão favorável à extradição de Battisti foi publicado nesta extradição de Battisti foi publicado nesta sexta-feira – 16 de abril de 2010, no sexta-feira – 16 de abril de 2010, no Diário da JustiçaDiário da Justiça. .

Page 44: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

A POLÊMICA VISITA A POLÊMICA VISITA DE LULA A CUBA DE LULA A CUBA

• Trata-se da quarta viagem que realiza à Trata-se da quarta viagem que realiza à ilha em seus oito anos na presidência.ilha em seus oito anos na presidência.

• A visita tem dois objetivos principais: A visita tem dois objetivos principais: afiançar sua aposta política na afiançar sua aposta política na revolução castrista, apoiar setores revolução castrista, apoiar setores estratégicos da economia cubana, como estratégicos da economia cubana, como as infraestruturas ou o petróleo, em as infraestruturas ou o petróleo, em momentos em que a falta de liquidez e a momentos em que a falta de liquidez e a crise asfixiam as autoridades da ilha. crise asfixiam as autoridades da ilha.

Page 45: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

REIVINDICAÇÃO DOS REIVINDICAÇÃO DOS DISSIDENTESDISSIDENTES

• Na agenda não há espaço para os Na agenda não há espaço para os dissidentes, o que não surpreendeu, dissidentes, o que não surpreendeu, pois Lula é um velho aliado de Fidel.pois Lula é um velho aliado de Fidel.

• Está igualmente comprometido com o Está igualmente comprometido com o símbolo da revolução cubana e símbolo da revolução cubana e sempre parece disposto a lhe dar uma sempre parece disposto a lhe dar uma mão. Durante anos, antes de ser eleito mão. Durante anos, antes de ser eleito presidente, Lula viajou a Havana em presidente, Lula viajou a Havana em numerosas ocasiões para se encontrar numerosas ocasiões para se encontrar com Fidel Castro e traçar estratégias. com Fidel Castro e traçar estratégias.

Page 46: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

VIAGEM DE NEGÓCIOSVIAGEM DE NEGÓCIOS

• Obras de ampliação e modernização Obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, a 50 km de do porto de Mariel, a 50 km de Havana.Havana.

• O projeto é transformar Mariel - O projeto é transformar Mariel - mundialmente famoso como o lugar mundialmente famoso como o lugar de onde partiu um êxodo de 125 mil de onde partiu um êxodo de 125 mil pessoas em 1980 - no principal porto pessoas em 1980 - no principal porto de mercadorias do país, desviando de mercadorias do país, desviando todo o tráfego de Havana. todo o tráfego de Havana.

Page 47: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

VIAGEM DE NEGÓCIOSVIAGEM DE NEGÓCIOS• O Brasil já aprovou créditos a Cuba no O Brasil já aprovou créditos a Cuba no

valor de valor de US$ 1 bilhãoUS$ 1 bilhão, dos quais US$ , dos quais US$ 350 milhões serão destinados à compra 350 milhões serão destinados à compra de alimentos e cerca de US$ 600 milhões de alimentos e cerca de US$ 600 milhões a iniciativas para a produção de arroz e a iniciativas para a produção de arroz e cana-de-açúcar, a construção de estradas cana-de-açúcar, a construção de estradas e o porto de Mariel. e o porto de Mariel.

• Durante essa visita foram firmados Durante essa visita foram firmados convênios para constituir duas empresas convênios para constituir duas empresas mistas, uma farmacêutica e outra para a mistas, uma farmacêutica e outra para a elaboração de vidros.elaboração de vidros.

Page 48: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

VIAGEM DE NEGÓCIOSVIAGEM DE NEGÓCIOS• Lula disse que também existiam projetos Lula disse que também existiam projetos

conjuntos para "recuperar a rede hoteleira e conjuntos para "recuperar a rede hoteleira e as estradas de Cuba" e indicou que a as estradas de Cuba" e indicou que a petroleira brasileira Petrobras também está petroleira brasileira Petrobras também está interessada em construir uma fábrica de interessada em construir uma fábrica de lubrificantes em Havana e continuar com os lubrificantes em Havana e continuar com os estudos de prospecção em águas profundas estudos de prospecção em águas profundas de Cuba, onde contrataram vários blocos. de Cuba, onde contrataram vários blocos.

• A Petrobras já inaugurou escritórios em A Petrobras já inaugurou escritórios em Havana e concluiu estudos sísmicos em águas Havana e concluiu estudos sísmicos em águas cubanas do golfo do México, onde a Repsol e cubanas do golfo do México, onde a Repsol e outras companhias trabalham há anos. outras companhias trabalham há anos.

Page 49: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

OS DIREITOS HUMANOS OS DIREITOS HUMANOS EM CUBA EM CUBA

• Politicamente, o apoio de Lula ao Politicamente, o apoio de Lula ao governo cubano é absoluto. Pelo governo cubano é absoluto. Pelo menos em público não existem menos em público não existem questionamentos sobre a situação questionamentos sobre a situação dos direitos humanos.dos direitos humanos.

• O pedido que lhe fizeram cerca de O pedido que lhe fizeram cerca de 500 presos políticos para que 500 presos políticos para que intercedesse por sua libertação, intercedesse por sua libertação, foi foi ignorado por LULAignorado por LULA. .

Page 50: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

PROTESTO DOS PROTESTO DOS DISSIDENTES É DISSIDENTES É

IGNORADO POR LULAIGNORADO POR LULA• O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da

Silva, pediu ontem respeito às determinações da Silva, pediu ontem respeito às determinações da Justiça cubana nos casos relacionados à Justiça cubana nos casos relacionados à detenção de opositores e detenção de opositores e comparou os presos comparou os presos políticos da ilha a criminosos comunspolíticos da ilha a criminosos comuns. .

• Um grupo de dissidentes do regime comunista Um grupo de dissidentes do regime comunista pediu a Lula que intercedesse pela libertação de pediu a Lula que intercedesse pela libertação de 20 presos políticos. Entre os dissidentes que 20 presos políticos. Entre os dissidentes que fizeram o apelo está o jornalista Guillermo fizeram o apelo está o jornalista Guillermo Fariñas, que escreveu uma carta ao presidente Fariñas, que escreveu uma carta ao presidente LULA pedindo pela volta da democracia e da LULA pedindo pela volta da democracia e da liberdade em Cuba. liberdade em Cuba.

• LULA ignorou os 13 dias em greve de fome LULA ignorou os 13 dias em greve de fome de Fariñas e disse que não recebeu a carta. de Fariñas e disse que não recebeu a carta. A carta foi recebida pela embaixada do Brasil. A carta foi recebida pela embaixada do Brasil.

Page 51: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

LULA SE DEFENDELULA SE DEFENDE

•"Gostaria que não houvesse (a "Gostaria que não houvesse (a detenção de presos políticos), detenção de presos políticos), mas não posso questionar as mas não posso questionar as razões pelas quais Cuba os razões pelas quais Cuba os deteve, como tampouco quero deteve, como tampouco quero que Cuba questione as razões que Cuba questione as razões pelas quais há pessoas presas pelas quais há pessoas presas no Brasil“.no Brasil“.

Page 52: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

LULA NEGA O DIREITO DE LULA NEGA O DIREITO DE GREVEGREVE

•LULA disse que é LULA disse que é contra contra greve de fomegreve de fome, se , se esquecendo que quando era esquecendo que quando era preso político na ditadura preso político na ditadura militar no Brasil ele era um militar no Brasil ele era um dos que usavam esse método dos que usavam esse método para pressionar o governo.para pressionar o governo.

Page 53: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CONCLUSÃOCONCLUSÃO• O regime cubano além de transgredir os O regime cubano além de transgredir os

direitos humanos com a supressão da direitos humanos com a supressão da liberdade política e da legítima liberdade política e da legítima representação do povo cubano, representação do povo cubano, mergulha a nação em um estado de mergulha a nação em um estado de miséria e insuficiência alimentar, muito miséria e insuficiência alimentar, muito contraditório com a postura de apoio de contraditório com a postura de apoio de um presidente brasileiro que tem um um presidente brasileiro que tem um programa de governo chamado “FOME programa de governo chamado “FOME ZERO”.ZERO”.

Page 54: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O CASO ZELAYAO CASO ZELAYA

•Zelaya é acusado de violar Zelaya é acusado de violar a constituição hondurenha, a constituição hondurenha, o Congresso e a Suprema o Congresso e a Suprema Corte por impor um novo Corte por impor um novo mandato de 4 anos, sem mandato de 4 anos, sem consultar o congresso e o consultar o congresso e o povo hondurenho.povo hondurenho.

Page 55: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O GOLPE DE ESTADOO GOLPE DE ESTADO• Em 28 de junho de 2009Em 28 de junho de 2009 Zelaya é Zelaya é

detido pelo Exército em sua casa e detido pelo Exército em sua casa e expulso para a Costa Rica, é expulso para a Costa Rica, é substituído por Roberto Micheletti, que substituído por Roberto Micheletti, que assume a Presidência.assume a Presidência.

• 29 de junho29 de junho - ONU condena de forma - ONU condena de forma unânime o golpe de Estado.unânime o golpe de Estado.

• 30 de junho30 de junho - Zelaya anuncia iminente - Zelaya anuncia iminente retorno a Tegucigalpa, enquanto retorno a Tegucigalpa, enquanto Micheletti adverte que caso isso Micheletti adverte que caso isso aconteça deterá o líder deposto.aconteça deterá o líder deposto.

Page 56: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O GOLPE DE ESTADOO GOLPE DE ESTADO• 1º de julho1º de julho - Organização dos Estados - Organização dos Estados

Americanos (OEA) dá um prazo de 72 Americanos (OEA) dá um prazo de 72 horas a Honduras para que restitua horas a Honduras para que restitua Zelaya no poder.Zelaya no poder.

• 3 de julho3 de julho - Governo golpista - Governo golpista denuncia imposição da OEA, e denuncia imposição da OEA, e estabelece estabelece o não reconhecimentoo não reconhecimento da da aplicação das normas e da jurisdição aplicação das normas e da jurisdição desse organismo internacional. desse organismo internacional.

Page 57: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

ZELAYA NÃO CONSEGUE ZELAYA NÃO CONSEGUE VOLTAR AO PAÍSVOLTAR AO PAÍS

• 4 de julho4 de julho - Assembleia Geral da - Assembleia Geral da OEA suspende por unanimidade a OEA suspende por unanimidade a participação de Honduras no participação de Honduras no organismo após o vencimento do organismo após o vencimento do ultimato dado ao Governo interino.ultimato dado ao Governo interino.

• 5 de julho5 de julho - Zelaya parte de - Zelaya parte de Washington para Honduras em Washington para Honduras em um um avião venezuelanoavião venezuelano, mas não , mas não consegue aterrissar em Tegucigalpa.consegue aterrissar em Tegucigalpa.

Page 58: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

EUA TENTA INTERMEDIAR EUA TENTA INTERMEDIAR O CONFLITOO CONFLITO

• 7 de julho7 de julho - Zelaya se reúne com a - Zelaya se reúne com a secretária de Estado americana, secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em Washington, Hillary Clinton, em Washington, onde é acordado o início de onde é acordado o início de negociações sob a mediação do negociações sob a mediação do presidente da Costa Rica e Prêmio presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz em 1987, Nobel da Paz em 1987, Oscar Arias. Oscar Arias. Além disso, EUA suspendem ajuda Além disso, EUA suspendem ajuda econômica a Honduras.econômica a Honduras.

Page 59: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

OSCAR ARIAS NÃO OSCAR ARIAS NÃO CONSEGUE POR TERMO CONSEGUE POR TERMO

AO CONFLITOAO CONFLITO• 18 de julho18 de julho - Arias apresenta um plano - Arias apresenta um plano

de sete pontos, entre eles a restituição de sete pontos, entre eles a restituição de Zelaya como presidente até janeiro, de Zelaya como presidente até janeiro, que é rejeitado pelo Governo golpista.que é rejeitado pelo Governo golpista.

• 22 de julho22 de julho - Presidente da Costa Rica - Presidente da Costa Rica apresenta nova proposta para salvar o apresenta nova proposta para salvar o processo de diálogo, que compreende a processo de diálogo, que compreende a formação de um Governo de unidade formação de um Governo de unidade por Zelaya e uma anistia política. por Zelaya e uma anistia política. A A proposta é recusada por ambas as proposta é recusada por ambas as partes.partes.

Page 60: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

GOVERNO DE MICHELETTI GOVERNO DE MICHELETTI DECRETA A PRISÃO DE DECRETA A PRISÃO DE

ZELAYAZELAYA• 31 de julho31 de julho - Governo hondurenho - Governo hondurenho

acaba com o toque de recolher de acaba com o toque de recolher de várias horas que mantinha várias horas que mantinha praticamente ininterruptamente praticamente ininterruptamente desde o golpe. desde o golpe. Tribunal de Tribunal de Tegucigalpa Tegucigalpa ordena ordena a detenção a detenção de Zelaya por falsificação de de Zelaya por falsificação de documentos e outros crimes.documentos e outros crimes.

Page 61: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

ZELAYA TENTA COORDENAR ZELAYA TENTA COORDENAR FORÇAS POLÍTICAS PARA FORÇAS POLÍTICAS PARA

RETOMAR O PODERRETOMAR O PODER• 4 de agosto4 de agosto - Líder deposto é recebido - Líder deposto é recebido

no México com honras de chefe de no México com honras de chefe de Estado.Estado.

• Zelaya visita BrasilZelaya visita Brasil, Chile, e Peru , Chile, e Peru pedindo apoio político.pedindo apoio político.

• 21 de agosto21 de agosto - Comissão - Comissão Interamericana de Direitos Humanos Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) denuncia o "uso (CIDH) denuncia o "uso desproporcional da força" pela Polícia desproporcional da força" pela Polícia e o Exército hondurenhos.e o Exército hondurenhos.

Page 62: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

POVO DE HONDURAS PEDE POVO DE HONDURAS PEDE ELEIÇÕES GERAIS PARA UM ELEIÇÕES GERAIS PARA UM

NOVO PRESIDENTENOVO PRESIDENTE• 31 de agosto31 de agosto - Começa a - Começa a campanha para campanha para

as eleições geraisas eleições gerais de 29 de novembro em de 29 de novembro em Honduras.Honduras.

• 1º de setembro1º de setembro - Países-membros da OEA - Países-membros da OEA anunciam que não reconhecerão os anunciam que não reconhecerão os resultados do pleito hondurenho.resultados do pleito hondurenho.

• 3 de setembro3 de setembro - EUA ampliam as sanções - EUA ampliam as sanções contra Honduras e anunciam que não contra Honduras e anunciam que não reconhecerão o vencedor das eleições.reconhecerão o vencedor das eleições.

• 16 de setembro16 de setembro - Candidatos à Presidência - Candidatos à Presidência de Honduras se reúnem em San José com de Honduras se reúnem em San José com Oscar Arias para dar seu "apoio" ao plano de Oscar Arias para dar seu "apoio" ao plano de resolução da crise.resolução da crise.

Page 63: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

A INVASÃO DA A INVASÃO DA EMBAIXADA BRASILEIRAEMBAIXADA BRASILEIRA

• 21 de setembro21 de setembro – Zelaya consegue entrar em – Zelaya consegue entrar em Honduras pela Nicaraguá Honduras pela Nicaraguá e se instala em e se instala em Tegucigalpa, na embaixada brasileiraTegucigalpa, na embaixada brasileira..

• É inegável que ao dar abrigo ao presidente É inegável que ao dar abrigo ao presidente deposto, o Brasil assumiu um papel central na deposto, o Brasil assumiu um papel central na crise de Honduras e na geopolítica mundial. crise de Honduras e na geopolítica mundial.

• Por que Zelaya procurou refúgio na Por que Zelaya procurou refúgio na embaixada do Brasil? Ele é presidente na embaixada do Brasil? Ele é presidente na América Central. Por que não em uma América Central. Por que não em uma embaixada centro-americana? embaixada centro-americana?

Page 64: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

A ELEIÇÃO DO NOVO A ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTEPRESIDENTE

• Com a posse de Porfírio Lobo no dia 27 Com a posse de Porfírio Lobo no dia 27 de janeiro de 2010, tem fim a crise de janeiro de 2010, tem fim a crise política que se instaurou em Honduras, política que se instaurou em Honduras, após o golpe militar que derrubou o após o golpe militar que derrubou o então presidente Manuel Zelaya, em 28 então presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. de junho de 2009.

• Desde então, o país esteve dividido Desde então, o país esteve dividido entre apoiadores do presidente deposto entre apoiadores do presidente deposto e setores do exército e da burguesia e setores do exército e da burguesia local, representados pelo governo local, representados pelo governo interino de Micheletti. interino de Micheletti.

Page 65: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

O NOVO EXÍLIO DE O NOVO EXÍLIO DE ZELAYAZELAYA

• Zelaya está agora exilado na Zelaya está agora exilado na República Dominicana, República Dominicana, tendo deixado tendo deixado a embaixada brasileira no dia 27 de a embaixada brasileira no dia 27 de janeiro de 2010, após janeiro de 2010, após 4 meses e meio 4 meses e meio de proteção com abrigo na de proteção com abrigo na embaixada brasileiraembaixada brasileira..

• Micheletti e todos os setores militares Micheletti e todos os setores militares que promoveram internamente o golpe que promoveram internamente o golpe saíram fortalecidos (além de anistiados saíram fortalecidos (além de anistiados pelo congresso). pelo congresso).

Page 66: As relações internacionais e os conflitos geopolíticos   05.07.2010

10/04/23Realizada pelo: Prof. Msc. Fernando Pinto

Coelho

CONCLUSÃOCONCLUSÃO•No âmbito da diplomacia No âmbito da diplomacia

internacional, o Brasil, que internacional, o Brasil, que cedeu a embaixada a Zelaya e o cedeu a embaixada a Zelaya e o apoiou até o fim, assim como a apoiou até o fim, assim como a OEA (Organização dos Estados OEA (Organização dos Estados Americanos), Chávez e vários Americanos), Chávez e vários governos ditos de esquerda da governos ditos de esquerda da América Latina saíram América Latina saíram derrotados. derrotados.