as causas da frieza espiritual - semana de 06-06-2011 a 12-06-2011

4
TEMA: AS CAUSAS DA FRIEZA ESPIRITUAL SEMANA DE 06-06-2011 A 12-06-2011 Quebra gelo: Como esta a sua vida com Deus, fria, quente ou morna? Texto-chave: Apocalipse 3:14 à 22. INTRODUÇÃO: Laodicéia era uma cidade da Ásia, e estava localizada a sudeste de Filadélfia, nas proximidades de Colossos. No Tempo dos apóstolos, Laodicéia era uma cidade próspera. Era uma cidade de grande riqueza, mas no ano 62 D.C. ela foi, junto com Hierópolis e Colossos destruída por um terremoto. Mas por causa de sua grande riqueza, ela pode ser reconstruída tão rápida e completamente que ao tempo em que João recebeu a revelação do Apocalipse a catástrofe já havia sido esquecida. Foi reconstruída com recursos próprios, sem o auxilio do império. No ano 1402, Laodicéia juntamente com Éfeso foram destruídas. Hoje encontra-se em seu lugar somente ruínas que são testemunhas de sua glória no passado. O que aprendemos com essa Igreja? I) A FRIEZA ESPIRITUAL É DEVIDO AO APEGO AS COISAS MATERIAIS: Laodicéia é a última carta que o Senhor escreve às Igrejas; no sentido profético ela é especialmente dirigida à Igreja dos tempos finais e assim aos crentes de hoje. Laodicéia representa as Igrejas de hoje, é aquela Igreja que afastou-se do Senhor, que deixou Jesus do lado de fora. É a Igreja apóstata. A Igreja de Jesus encontra-se hoje em uma situação decisiva, pois vivemos nos tempos finais, no tempo da justiça própria, no tempo do materialismo, no tempo do bem estar e no tempo do egoísmo. Todas estas coisas levam a Igreja a frieza espiritual. Este era o problema da Igreja de Laodicéia. Aqueles crentes diziam: Ricos somos e de nada temos falta. Consideravam como mérito

Upload: valtairmatos

Post on 02-Jan-2016

63 views

Category:

Documents


29 download

TRANSCRIPT

TEMA: AS CAUSAS DA FRIEZA ESPIRITUAL SEMANA DE 06-06-2011 A 12-06-2011

Quebra gelo: Como esta a sua vida com Deus, fria, quente ou morna?

Texto-chave: Apocalipse 3:14 à 22.

INTRODUÇÃO: Laodicéia era uma cidade da Ásia, e estava localizada a sudeste de Filadélfia, nas proximidades de Colossos. No Tempo dos apóstolos, Laodicéia era uma cidade próspera. Era uma cidade de grande riqueza, mas no ano 62 D.C. ela foi, junto com Hierópolis e Colossos destruída por um terremoto. Mas por causa de sua grande riqueza, ela pode ser reconstruída tão rápida e completamente que ao tempo em que João recebeu a revelação do Apocalipse a catástrofe já havia sido esquecida. Foi reconstruída com recursos próprios, sem o auxilio do império. No ano 1402, Laodicéia juntamente com Éfeso foram destruídas. Hoje encontra-se em seu lugar somente ruínas que são testemunhas de sua glória no passado. O que aprendemos com essa Igreja?

I) A FRIEZA ESPIRITUAL É DEVIDO AO APEGO AS COISAS MATERIAIS:

Laodicéia é a última carta que o Senhor escreve às Igrejas; no sentido profético ela é especialmente dirigida à Igreja dos tempos finais e assim aos crentes de hoje. Laodicéia representa as Igrejas de hoje, é aquela Igreja que afastou-se do Senhor, que deixou Jesus do lado de fora. É a Igreja apóstata. A Igreja de Jesus encontra-se hoje em uma situação decisiva, pois vivemos nos tempos finais, no tempo da justiça própria, no tempo do materialismo, no tempo do bem estar e no tempo do egoísmo. Todas estas coisas levam a Igreja a frieza espiritual. Este era o problema da Igreja de Laodicéia. Aqueles crentes diziam: Ricos somos e de nada temos falta. Consideravam como mérito exclusivamente seu o fato de terem sucesso. Qualquer pessoa que tenha percepção espiritual jamais faria tal declaração. Toda esta preocupação com as coisas materiais causou naquela Igreja mornidão espiritual. E Jesus disse: “Eu conheço as tuas obras, não és frio e nem quente”. Eles não tinham a frieza da hostilidade ao evangelho ou a rejeição da fé; mas também não tinham zelo e fervor. Eles eram simplesmente indiferentes, cristãos de nome, acomodados. “Quem dera fosseis frios ou quentes”. Não há nada pior do que algo morno, pois causa náuseas. E Jesus disse: “Estou a ponto de vomitar-te de minha boca”. Cristo estava rejeitando aquela Igreja pelo seu comportamento. A frieza espiritual de nossos dias se dá também pela nossa super-preocupação com as coisas materiais. E quantos estão nesse estado de frieza. Vivem ansiosos com o futuro, com o que vão comer, vestir, pagar contas, comprar carro, casa, etc. Um dos maiores males do século é a ansiedade, que é provocada pela demasiada preocupação com as coisas materiais.

II) A FRIEZA ESPIRITUAL É CAUSADA PELO MENOSPREZO DA COMUNHÃO COM DEUS: Laodicéia se orgulhava de ser saudável e próspera (v. 17a). Além de se orgulhar de seu suposto bem estar espiritual, Laodicéia se orgulhava de ter conseguido sua riqueza com esforço próprio. A acomodação espiritual estava acompanhada de orgulho espiritual. Mas aquela Igreja havia negligenciado a comunhão com Cristo. Tão abastados estavam que não sentiam mais necessidade de oração e estudo da Bíblia. Porque tinham dinheiro, eram ricos, Jesus se encontrava do lodo de fora de suas vidas, de seus projetos. Não sabiam distinguir entre prosperidade material e prosperidade espiritual. Pela prosperidade material pensavam que estavam prosperando espiritualmente, que Deus estava abençoando, mas era engano. Jesus manda a carta para o anjo daquela Igreja e lamenta, que ela tenha se esquecido das coisas mais importantes da vida, e lamenta de ter sido deixado do lado de fora, e diz: “E não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (v.17 b). A Igreja de hoje é a Igreja de Laodicéia, está achando que prosperidade material é sinônimo de bênção de Deus. Se tem bens materiais é abençoado, se não tem é porque não é abençoado; se tem saúde é porque é abençoado, mas se não tem saúde é porque não é abençoado. Mas Deus não vê assim! Pois muitas pessoas que prosperam materialmente, estão deixando Jesus fora de sua vida e de seus interesses. Há pessoas que não podem prosperar materialmente, pois a primeira coisa que fazem é desprezar a Jesus e o Seu evangelho. Quantos irmãos que estavam desempregados, e depois de conseguir um emprego, a primeira coisa que fazem é deixar Jesus do lado de fora de suas vidas. Quantos se envolvem de tal maneira com atividades seculares e se esquecem de Deus. Não encontram mais tempo para oração e estudo da Bíblia. E aí a frieza espiritual toma conta de suas vidas.

III) A FRIEZA ESPIRITUAL É CAUSADA PELA INDIFERENÇA COM RESPEITO AO DESTINO ETERNO: A Igreja de Laodicéia estava tão presa às coisas terrenas que não se preocupava com a vida eterna (v.18). Não estavam preocupados com a vida espiritual! A Igreja hoje vive esta realidade! Quantos dos chamados crentes não estão nem ai com a vida espiritual e com a eternidade. O envolvimento demasiado com o mundo material é esquecimento certo do mundo espiritual. Mas há tempo para mudar de posição, pois Jesus continua a bater na porta de seu coração (v. 20). Lembre-se que esta é uma palavra dirigida aos crentes da Igreja de Laodicéia. Eles haviam deixado Jesus do lado de fora de suas vidas e interesses.

Conclusão: Frieza ou mornidão espiritual é um grande perigo espiritual. E o motivo desse mal foi ensinado por Jesus “Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará” (Mateus 24: 12). A frieza espiritual acontece quando damos lugar ao pecado em nossos corações. A frieza é causada pela demasiada preocupação com as coisas materiais; a frieza espiritual é causada pelo menosprezo a comunhão com Deus; e a frieza espiritual é causada pela indiferença com respeito a eternidade.

Compartilhamento da edificação: O que esta ministração falou ao seu coração?Orar conforme a direção do Espírito Santo. Orar pelas necessidades e pela Lista de Bênçãos (OIKÓS). Anotar o nome e endereço dos visitantes e incentivarem a todos a participar dos cultos de celebração.

Fonte: http://sermoesonline.pibja.org

Esse estudo também está disponível nos sites: http://diarioitapeva.com.br e http://diarioitabera.com.br