quinta 16/06/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUINTA-FEIRA, 16 DE JUNHO DE 2011 Nº41047 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! O promotor da Vara da Fazenda, Jefferson Ribeiro, é contrário a vários pontos do pro- jeto de reestruturação e garante que vai acompanhar de perto os trabalhos da agência reguladora de Cachoeiro-ES. pág 05 MP QUER MUDANÇAS NO PROJETO DA AGERSA Promotor da Vara da Fazenda Jefferson Ribeiro Gonzaga Foto: Wellington Rody

Upload: folha-do-esanto

Post on 11-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

edição n 41047

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta 16/06/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QuInTA-FEIRA, 16 DE JunHO DE 2011 nº41047 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

O promotor da Vara da Fazenda, Jefferson Ribeiro, é contrário a vários pontos do pro-jeto de reestruturação e garante que vai acompanhar de perto os trabalhos da agência reguladora de Cachoeiro-ES. pág 05

MP QUER MUDANÇASNO PROJETO DA AGERSA

Promotor da Vara da Fazenda

Jefferson Ribeiro Gonzaga

Foto: Wellington Rody

Page 2: Quinta 16/06/2011

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

E agora, assim o declara o Se-nhor, aquele que te criou: Não te-nhais medo, por-que eu resgatei-te, chamei-te para me servires: e tu per-tences-me Isaías 43, 1 // Casa cain-do para vários de-legados // Depois de Márcio Braga e Luiz Neves // Am-bos da delegacia de repressão ao crime organizado // Foi a vez da polícia de saias // A delegada Tânia Bran-dão acabou presa por envol-vimento com traficantes // A corregedoria da Polícia Ci-vil estava investigando desde o ano passado // Agora o bi-cho pegou para Carlos César da Silva, do DPJ de Cariaci-ca // Até quando? // Vereado-res da base aliada do prefeito de Cachoeiro, Carlos Caste-glione (PT) não deram as ca-ras na reunião sobre a Ager-sa ontem // Uma comissão está analisando vários itens do projeto que dá superpo-deres ao presidente da agên-cia // Proporciona um man-dato de quatro anos // Ainda cria cargos em comissão e traz prejuízos ao erário // Pro-motoria e OAB de olho nesse projeto // Cachoeirenses que moram em outros municípios capixabas ou fora do Estado começam a chegar // É hora de matar saudades da “terri-nha” e dos amigos de sempre // Criação imortal de Newton Braga // Hora e momento ím-pares para rever familiares e curtir as belezas da Capital Secreta // Prédio do Centro Operário e de Proteção Mú-tua caindo aos pedaços // A prefeitura prometeu revitali-zar o local, mas nada foi feito // Pouco caso total // É muito da nossa história que se per-de por falta de vontade políti-ca // Conheça esse site: www.kaxuofertas.com.br // Esse é quente // Cheques sem fun-dos atormentando a vida do comerciante // Tem lojista que possui uma verdadeira “co-leção” deles // Muitos passa-ram a aceitar apenas cartões de crédito // Se for a dinhei-ro, melhor ainda // Caixa no Correio recolhendo mate-rial, papéis, fotos e outros dados que lembrem os cem anos da Santa Casa de Ca-choeiro // Todos podem co-laborar com esse resgate da história do hospital // Pois vo-cês são todos filhos de Deus, pela fé, em união com Jesus Cristo Gálatas 3, 26 // Colu-na, ainda, construída pelo In-terino // No aguardo do titular

EditorialA agiotagem institucionalizada do Brasil

Que o Brasil é o país com os juros mais altos do mundo não é segredo para ninguém. A questão é que a elevação dessa agiotagem camuflada continua a todo vapor com a desculpa de frear a inflação que bate às por-tas do Governo Federal.

No governo Lula, espera-do como o salvador dos pobres, nunca os banqueiros lucraram tanto e nunca ficaram tão feli-zes com a subida do metalúrgi-co ao poder. Do sindicalista que foi eleito prometendo dez mi-

-lhões de empregos, mas o re-sultado todos conhecem bem.

Agora, a taxa de juros co-brada pelo uso do cheque espe-cial subiu 3 pontos percentuais de abril para maio, segundo da-dos do Banco Central (BC), di--vulgados ontem. A taxa média anual chegou a 166,6% no mês passado, ante 163,6% de março e 152,9% de abril de 2010.

No caso do crédito pesso-al, incluídas operações consig-nadas em folha, a taxa é bem menor do que a do cheque es-

pecial. Os juros ficaram em 37,2% ao ano em abril, aumen-to de 2,6 pontos percentuais em relação a março e de 6,1 pon-tos percentuais na comparação com o mesmo mês de 2010.

A taxa de juros para a com-pra de veículos subiu 1 ponto percentual de março para abril, ao ficar em 18,2% ao ano. Em abril de 2010, essa taxa esta-va em 11,6% ao ano. No Bra-sil varonil, a situação é a se-guinte: deu problema, chame o povo a participar. E o resulta-

do são novas sangrias no bolso do trabalhador que só faz pa-gar e pagar.

O último grande exemplo foi a CPMF, contribuição pro-visória – depois permanen-te – sobre movimentações fi-nanceiras. Todos os bilhões arrecadados tiveram os mais diferentes destinos, menos para onde deveria ir: a saúde.

Juros escorchantes impli-cam em menos investimentos e isso leva a diminuição dos postos de trabalho.

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.” Provérbios 1:8

[email protected]

“Ouça, meu filho”

Desfolhando

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

Muitas pessoas são deten-toras de muitos diplomas, ver-dadeiros cabedais de conheci-mento, mas, para elas a vida é um “bagaço”. São infelizes. Não sabem como administrar as situações do dia a dia.

É no lar, no seio da famí-lia que a criança começa a aprender e aplicar o conheci-mento adquirido para ter uma vida organizada, programada, equilibrada, produtiva e que seja uma bênção para a famí-lia e a sociedade.

O destaque é a instrução do pai e ensino da mãe!

Precisamos ser “sábios” e prudentes para a jornada da existência.

“Uma das definições de sabedoria é “acúmulo de mui-tos conhecimentos”. Mas ser sábio é, principalmente saber colocar esse conhecimento

adquirido em prática de modo certo, coerente. Não basta apenas acumulá-lo, é preci-so saber usá-lo. Aqui, o sábio chama a atenção do filho para a aplicação que deveria fazer de toda a instrução que seu pai estava lhe passando. A sa-bedoria é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa.” Eu diria “sabedoria aplicada”.

“A sabedoria aplica o co-nhecimento de modo prático e correto e em favor de todos.”

Ore: Senhor Deus e Pai: Dá-me sabedoria e prudên-cia para aplicar os teus ensi-nos no meu dia a dia, livrando os meus pés da queda, dos maus caminhos, das más companhias e guiando-me pelo caminho eterno. Em nome de Jesus Cris-to. Amém.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Artigo

[email protected]

Política ao gosto de Renan CalheirosJúlio César Cardoso

brou argumentos que levaram à apro-vação da Emenda Constitucional 16, como o tempo insuficiente do man-dato de quatro anos para os desafios dos cargos. De acordo com o relator, a reeleição permite aos eleitores "pre-miar os bons governantes com um mandato adicional e punir os maus governantes com a recusa desse man-dato".

A Constituição deveria ser alte-rada para acabar com o voto (antide-mocrático) obrigatório, com o institu-to imoral da reeleição, com o desvio de função legislativa e para contem-plar apenas mandato de quatro anos para todos.

Bem diferente do que defen-de o senador Renan Calheiros, e na contramão da maioria da opi-nião pública, nenhum político tem que ser premiado com reelei-ção no Executivo ou no Legislati-vo. O candidato à governança que se diz preparado e alega ter plata-forma de governo pronta para tra-balhar em quatro anos e, sem que ocorra circunstância supervenien-te comprovada, deixa de cumprir o seu projeto de governo, na realida-de o que ele demonstrou foi sua in-competência administrativa e não fato do curto período de governo.

Ademais, mandato político não é profissão, é função transi-tória. Ninguém é insubstituível. O Legislativo e o Executivo preci-sam de constante oxigenação. Não se pode transformar, por exemplo, o Parlamento em casa de repou-so ou de refúgio de velhos políti-cos ultrapassados, ou em cabide de emprego, ou em caminho para fa-cilitar os negócios escusos de po-líticos.

O senador Renan Calheiros e outros, infelizmente, ainda alimen-tam o vício da política patrimonia-lista, herdada do Brasil imperial, de só querer tirar vantagem.

Relator na Comissão de Consti-tuição e Justiça, o senador Renan Ca-lheiros (PMDB-AL) apresentou voto contrário às propostas que mudam a Constituição para acabar com a pos-sibilidade de reeleição de presidente da República, governadores e prefei-tos e para instituir mandato de cinco anos. Os integrantes da CCJ decidem na quarta-feira (15) se seguem o rela-tor ou se aprovam os textos originais, apresentados pela Comissão da Re-forma Política do Senado.

Não existe reforma política ou ar-remedo de reforma sem um plebisci-to para o povo se manifestar sobre os seus destinos democráticos. O Con-gresso não representa mais a lisura de ações representativas do povo, mas uma massa de manobra para aprovar seus próprios interesses, suas conve-niência políticas, que não são as mes-mas conveniências do povo.

Um dos vértices da corrupção po-lítica brasileira é a nefasta reeleição parlamentar. Elementos inescrupulo-sos se aproveitam do instituto imoral do voto obrigatório para se perpetuar no Parlamento, como se mandato po-lítico fosse profissão. Mandato é fun-ção transitória.

Os mandatos deveriam limitar--se a quatro anos para todos os níveis e não deveria haver reeleição para ninguém. Quem não tem competên-cia para administrar ou exercer fun-ção legislativa ou executiva em qua-tro anos deveria fazer outra coisa na vida, em vez de continuar a enganar o povo, desfrutando de mordomias, be-nesses públicas, prestígios políticos, e tudo tungado do bolso do contribuin-te, que paga alta carga tributária.

Ao se posicionar a favor da ree-leição no Executivo, Renan relem-

A Constituição deveria ser al-terada para acabar com o voto (antidemocrático) obrigatório

Page 3: Quinta 16/06/2011

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Nos últimos dias, a Rede Record de televisão vem trazendo à tona as denún-cias contra os “Poderosos Chefões” do futebol brasileiro, João Avelange e Ri-cardo Teixeira e outros.

Mas, o que deixa o cidadão brasileiro indignado é que, segundo a reporta-gem da emissora, tudo isso só está sendo possível, porque as investigações de enriquecimento ilícito, pagamento de propinas milionárias e tantas outras fal-catruas envolvendo milhões de dólares sujos, são fruto de investigação do Mi-nistério Público Suíço que resolveu dar um basta nesse mar de lamas em que o atual presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que teve o cargo passado a ele pe-las mãos do sogro, João Avelange, há mais de 20 anos, se tornou, segundo ma-téria exibida pela emissora, em um dos homens mais poderosos do eixo Rio--São Paulo, tudo às custas de dinheiro de corrupção (cadê a justiça brasileira?)

A matéria que foi ao ar nesta semana por diversas vezes, mostra os reportes investigativos no exterior que foram os protagonistas das denúncias, desafian-do Ricardo Teixeira a lhe responder alguns perguntas, mas, como vimos na re-portagem, o homem entrou no carro e “vazou na brakeara” depois que um dos reportes se aproximou e o chamou, “Mister Teixeira?, Mister Teixeira?”

Vejam vocês que lamaçal é a trajetória desse homem que comanda o fute-bol brasileiro, tudo isso, denúncia da Rede Record de televisão. E falando em rede de televisão, será por que a Globo não noticiou nada? há tá! A Rede Re-cord, denunciou também, que Ricardo Teixeira é aliado da Globo e vice -ver-sa, por isso, segundo a matéria, a Globo ganha todo ano o direito de transmitir

o campeonato brasileiro e outras “cozitas mais”. Mas, vamos ao lamaçal, se-gundo a matéria.

“Mais de 20 anos no poder. Denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, um repertório variado nos tribunais do Brasil e do ex-terior. Duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) no currículo. Esse é Ricardo Teixeira, o grande chefe do futebol brasileiro e responsável por organi-zar a Copa do Mundo de 2014.

O presidente da CBF revela um gosto refinado. Uma casa na praia do canto, em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Uma mansão de 600m² num condomí-nio de Delray Beach, na Flórida (EUA). Ou ainda a propriedade no condomí-nio fechado de Itanhangá, na zona oeste do Rio.

Ricardo Teixeira é acusado de receber propina. Para o jornalista Juca Kfou-ri, que acompanhou a carreira de Teixeira, e contra quem o presidente da CBF move mais de uma centena de ações na Justiça, há algo de estranho nisso.

- Obviamente, o patrimônio dele não é compatível com o quanto ele ganha.BBC denuncia Ricardo TeixeiraUma rara aparição pública de Teixeira aconteceu no Pacaembu, no jogo em

que o atacante Ronaldo se despediu da seleção, no último dia 7 de junho.Mas, até agora, ele não respondeu às acusações, feitas em um programa da

rede britânica BBC, de que ele e o sogro, João Havelange, teriam recebido pro-pina de R$ 15,1 milhões (US$ 9,5 milhões).

O dinheiro teria sido pago à Sanud, empresa baseada no principado de Lie-chtenstein, um paraíso fiscal usado para sonegar impostos ou esconder dinhei-ro sujo.

Quem pagou a propina foi a ISL, empresa de marketing, em troca de vanta-gens em contratos com a Fifa.

A Sanud, que recebeu a propina, é sócia de Ricardo Teixeira em uma empre-sa, de nome RLJ, que tem sede em um edifício na avenida Rio Branco, no Rio

de Janeiro, mesmo endereço dos escritórios de João Havelange.Um dos procuradores da Sanud no Brasil é Guilherme Terra Teixeira, irmão

de Ricardo Teixeira. E a lista com as datas dos pagamentos de propina revela outras coincidências:

O primeiro milhão de dólares da propina teria sido pago à Sanud no dia 10 de agosto de 1992. No mês seguinte, em 28 de setembro, a Sanud se tornou só-cia de Ricardo Teixeira no Brasil. E a nova sociedade passou a injetar dinheiro nos negócios do dirigente. Um deles, a Fazenda que o presidente da CBF com-prou logo depois de assumir o cargo.

Em janeiro de 1993, outro investimento em Piraí (RJ). Os vizinhos se lem-bram. Era uma transportadora, que pelo menos no papel. consumiu R$ 1 mi-lhão

Em outubro de 1994, ao mesmo tempo em que a Sanud continuava rece-bendo dinheiro de propina no paraíso fiscal, a empresa de Teixeira, sócia dela no Brasil, continuava investindo.

Um documento registrado em um cartório no Rio mostra que, entre 94 e 96, a sociedade entre Sanud e Teixeira investiu R$ 1,8 milhão no restaurante El Turf, no Jóquei Clube do Rio de Janeiro, controlado por Teixeira.O dinheiro também engordou o patrimônio do presidente da CBF.

Em 1996, a sociedade Sanud/Teixeira comprou a mansão onde Ricardo Tei-xeira mora num dos condomínios mais luxuosos do Rio.

Curiosamente, hoje o presidente da CBF aluga a casa da qual é dono. O con-trato foi firmado em 2000. Nele, a RLJ participações, que é de Teixeira, aluga a casa ao presidente da CBF por R$ 7 mil.

Quem representa a empresa é o sobrinho de Teixeira, Nilton Teixeira Cros-nac. Mas quem assina o contrato por ele é o filho de Teixeira, Ricardo Teixei-ra Havelange.

Nilton negou ter participado do negócio.Quando foi investigado pelo congresso, há mais de dez anos, Ri-

cardo Teixeira disse que ganhou dinheiro no mercado financeiro, ne-gou ter empresas no exterior e afirmou nada saber sobre lavagem de dinheiro.

Atualmente deputado federal, o ex-jogador Romário (PSB-RJ) tem se empenhado em investigar a corrupção no futebol brasileiro.

Fora de campo, existe uma espécie de quadrilha que se aproveita do futebol. E as coisas que acontecem no futebol não são claras.

Agora, como presidente do Comitê Organizador da próxima Copa do Mundo, cabe a Ricardo Teixeira tomar as principais decisões sobre o evento que será realizado no Brasil.

Mas ele vai fazer isso sob suspeita: na Suíça, nos próximos meses,

a Justiça vai decidir se divulga ou não os detalhes do acordo pelo qual a Fifa teria devolvido o dinheiro da propina paga a dirigentes da en-tidade. Uma decisão que pode selar o destino do presidente da CBF.

Juca Kfouri diz que Teixeira não tem condições ser o manda-chuva da Copa do Mundo de 2014.

- Não se pode ter como presidente do comitê organizador alguém que é réu na Suíça por ter recebido propina.

Procurado, Ricardo Teixeira não quis se defender das denúncias”.Sinceramente, depois de ler tudo isso que transcrevi aqui para vo-

cês, só posso crer que ainda continuamos vivendo no país da impuni-dade. “Nada mais a declarar dou por encerrada esta CPI”. “Que isso gente, tô tão indignado que por um momento me esqueci que isso é apenas o desabafo de um colunista que representa o povo que quer se expressar mas não tem espaço e não a CPI que foi para as cucuias sem fazer nada contra essa máfia”.

Que Podridão!

JOSÉ CARLOS GUALBERTO - CIENTISTA SOCIAL, COLUNISTA E CRONISTA, MAGISTRADO E [email protected]

artigo

Vejam vocês que lamaçal é a trajetória desse homem que comanda o futebol brasileiro,

tudo isso, denúncia da Rede Record de televisão. E falando em rede de televisão, será por que a Globo não noticiou nada?

Page 4: Quinta 16/06/2011

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

AudiovisualNa tarde da última sexta-fei-ra (10/06), representantes de 09 dos 13 municípios que partici-parão do 1º Festival Estadual de Audiovisual Histórico e Cultu-ral, definiramem encontro no Pa-lácio das Águias em Marataízes, a linha mestra da realização deste Festival.O Festival que é uma rea-lização do Governo do Estado em parceria com os municípios parti-cipantes, terá numa primeira fase a realização de uma série de ofi-cinas, que acontecerão em cada um dos municípios participantes, onde alunos da rede de ensino, na faixa dos 13 aos 18 anos, terão contato com a forma de produção profissional de um filme.

GuaçuíA Prefeitura de Guaçuí, através da Secretaria Municipal de Ação Social e do Centro de Referência de Assis-tência Social (Cras), realizou no sá-bado (11), o projeto “Cras Itineran-te”, em frente à sede da Associação de Moradores da Rua da Palha (Pa-lhense). Dessa vez, os moradores das Ruas Tenente Arnaldo Túlio (Rua da Palha), Sebastião Simões e Rui Bar-bosa foram atendidos. O “Cras Itine-rante” teve início em janeiro deste ano e além de divulgar o trabalho da equipe responsável por esse proje-to, também tem como objetivo apro-ximar a população dos serviços, be-nefícios e ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social.

+A Santa Casa convoca a to-dos pela doação de sangue+É prático, rápido e não faz mal. Egoísta quem pensa o contrário

+ Eu sou doador do HECI a vários anos.. falando nisso tá na hora de voltar.+ Hoje ao som mais light possí-vel.. Kenny G

Curta Metragem

MAMONAS PARA SEMPRE, O DOCEstreia amanhã 17 de Junho de 2011. O filme narra a história da banda que em menos de dez meses saiu do anonimato para ser um dos maiores fenôme-nos da música brasileira. Reple-to de material inédito guardado até hoje pela famílias, resga-ta a trajetória do grupo, os de-safios vencidos e sua ascensão. Irreverentes, inteligentes, sar-cásticos, mas, acima de tudo, extremamente criativos, os Ma-monas viraram o país de cabeça para baixo enquanto divertiam e uniam as famílias brasileiras. Após longa pesquisa, foi compi-lado um vasto arquivo de ima-gens, incluindo cenas do come-ço, bastidores e gravações dos próprios Mamonas em suas tur-nês e apresentações.

C I N E M AC A C H O E I R OPROGRAMAÇÃO DO TEATRO

Dia 16 – FESTIVAL FES-TA DE CACHOEIRO - “Os Sonhos de Tom e Tico” – Teatro Infantil - Secretaria de Cultura -Horário –9:00 e 15:00h - Entrada Franca Classificação – Livre Dia 17 – FESTIVAL FESTA DE CACHOEIRO - “Por Fa-vor Matem Minha Empre-gada 3” – Teatro Secretaria de Cultura -Horário –20:00h -Entrada Franca -Classifica-ção – Livre

Newton BragaPor Wellington [email protected]

PescadorA Prefeitura de Anchieta, irá re-alizar de 13 a 17 de junho, a Se-mana da Saúde do Pescador e Família. O evento antecipa a programação da tradicional Fes-ta dos Pescadores de Anchie-ta. As atividades da Semana irão ser promovidas na Colônia de Pescadores Z-04 “Marcílio Dias”, no bairro Porto de Cima, e na quadra poliesportiva da co-munidade de Parati. O evento objetiva prevenir e orientar os pescadores e seus familiares so-bre diversas doenças e agravos. Palestras e realização de exames fazem parte da programação.

opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

C A C H O E I R O

O funcionário da Unida-de Coronariana do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim(HECI), Sebastião Togneri, comemorou seu aniver-sário de maneira diferente. Ao completar 58 anos ele solicitou como presente fraldas descar-táveis. Os amigos de Sebastião devem ter achado a escolha inu-sitada, mas na verdade ele que-ria ajudar as crianças da UTIN com a doação das fraldas. Fazer boas ações e poder contemplar a alegria das pessoas é o me-lhor presente que se pode rece-ber. Vamos seguir este exemplo.

EXEMPLO A SER SEGUIDO

[email protected]

Espaço CidadãoEducação ambiental na escola

Carlos Augusto Machado – [email protected]

Devemos considerar que a Gestão Ambiental, para uma sustentabilidade efetiva, ne-cessita de um processo contí-nuo de aprendizagem, base-ado no respeito de todas as formas de vida, afirmando va-lores e muitas ações que contri-buem para a formação social do ser humano e a preserva-ção do meio ambiente. nesse processo, observa-se

que há necessidade de uma ação pedagógica direciona-da de forma a integrar a tota-lidade do educando, buscando transformá-lo e, consequente-mente, transformar o meio. Se-gundo Coll (1998), a preocu-pação atual com os conteúdos rompe com o caráter monolí-tico das concepções anterio-res, tradicional ou cognitivis-ta. na concepção tradicional, a transmissão dos conteúdos e o acúmulo de conhecimento se mantinham no centro do deba-te educativo e tinham um pa-pel decisivo nas orientações. Posteriormente, a importância dos conteúdos foi minimizada

por uma concepção de edu-cação associada a uma visão cognitivista e construtivista da aprendizagem. As propostas curriculares centradas nessa concepção atribuíam ao aluno um papel decisivo na aprendi-zagem e valorizavam a cria-

tividade e a descoberta. Atu-almente, as concepções que aparecem nas propostas curri-culares defendem que os con-teúdos possuem um papel de-cisivo na educação escolar. Ao tratar a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, considera-se que a com-preensão das questões am-bientais e das atitudes em re-lação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da convi-vência do aluno na escola.

Programação educativa na TV?Quer que seus filhos assis-

tam a algo educativo na te-levisão? Então coloque o des-pertador para tocar por volta das 5h de sábado e domingo. É nesse horário que é exibido o que consta da programação das emissoras de TV aberta como ‘programa educativo’. Mas a não ser que seus filhos sejam professores do Ensino Médio ou se interessem por discussões pedagógicas, você terá uma decepção. (..) Mesmo assim, tecnicamente, nenhum dos canais está descumprin-do a Constituição, que no arti-go 221 determina que emisso-ras de TV deem ‘preferência a finalidades educativas’.(...) De fato, não há lei que determi-ne o que é um programa edu-cativo nem que regulamente a inclusão dessas atrações na programação das emissoras. (Croitor, 2001). Por programa educativo entende-se aquele

produzido com a intencionali-dade de educar, desenvolver aprendizagens, ter finalida-de educacional. Desde o De-creto n. 236/67, a finalidade educativa cobrada às emisso-ras de TV é a “transmissão de aulas, conferências, palestras e debates”. A obrigatoriedade de emissoras comerciais trans-mitirem programas educati-vos foi instituída na Portaria n. 408/70. nesse ano, espe-cificou-se: 5 horas por sema-na, sendo 30 minutos diários de segunda-feira a sexta-fei-ra e 75 minutos nos sábados e domingos, entre 7h e 17 ho-ras. Para efetivar o cumpri-mento legal e orientar a tele-visão educativa, estudo oficial sobre TV educativa concluiu que a prioridade seria de pro-gramas didáticos destinados a adolescentes e adultos.

Sérgio Luiz Moulin – [email protected]

Atualmente, as concep-ções que aparecem nas

propostas curriculares de-fendem que os conteúdos

possuem um papel decisivo na educação escolar.

Page 5: Quinta 16/06/2011

05Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Outros participantes da reunião sugeriram a retirada do projeto de lei da Câmara e que ele seja devolvido ao Exe-cutivo, mas o vereador Luisi-nho Tereré (DEM), que con-vocou a reunião e preside a Comissão de Justiça da Casa, disse que a decisão sobre o encaminhamento do proje-to só será tomada nos próxi-mos dias. “A comissão vai se reunir para tomar as decisões formais e dar seu parecer. Va-mos observar o que é melhor para o município, atendendo sempre à legislação e o regi-mento da Câmara”, disse.

Opiniões

políticamai

s

O Governo do Espíri-to Santo traz mais uma oportunidade de incenti-vo e reconhecimento de servidores capixabas com a abertura do Ci-clo 2011 do Prêmio Ino-vação na Gestão Pública (Inoves). Podem concorrer ao prêmio trabalhos de-senvolvidos pelas equi-pes do serviço público Es-tadual e Municipal dos poderes Executivo e Le-gislativo, do Judiciário e do Ministério Público. Os vencedores recebem o troféu Inoves e a quan-tia de R$ 15 mil. As inscri-ções para o Inoves 2011 estão abertas até o dia 24 de julho, no site www.inoves.es.gov.br. Os pro-jetos candidatos devem ter pelo menos seis meses de implantação e se qua-lificar em uma das oito categorias do prêmio.

Governo inscreve para o Inoves

O Programa nacional de Banda Larga (PnBL) e as vantagens da certificação digital são alguns dos te-mas que serão debatidos na 84ª Reunião do Fó-rum de Diretores Admi-nistrativos e Financeiros da Associação Brasilei-ra de Entidades Estadu-ais de Tecnologia da In-formação e Comunicação (Abep). O evento vai reu-nir representantes de es-tatais de TI de todo o Bra-sil e será realizado hoje e amanhã, no Hotel Radis-son, em Vitória. A ativida-de está sendo organizada pelo Instituto de Tecnolo-gia da Informação e Co-municação do Estado do Espírito Santo (Prodest). no primeiro dia, a agen-da de trabalho terá como destaque o detalhamento das ações feitas pela au-tarquia em conjunto com a Telebrás para implantar o PnBL no Estado

ES no programa banda larga

PESQUISA

Promotoria critica pontospolêmicos de projeto

O p r o m o t o r da Vara dos Feitos da Fazenda, Je-fferson Ri-

beiro, participou ontem dos debates da Comissão criada pela Câmara de Ve-readores e sugeriu várias mudanças no Projeto de Lei 039/2011 que trata da reestruturação da Agên-cia Municipal de Regula-ção de Serviços Públicos e Delegados de Cachoei-

ro de Itapemirim – Agersa, criando e extinguindo car-gos.

Entre os pontos contro-versos apontados pela pro-motoria estão: a criação de novos cargos, o que traria um custo superior a R$ 50 mil para o erário; o man-dato de quatro anos para o diretor-presidente uma vez que esse cargo não é eleti-vo; o direito de quarentena e a permissão que o dire-tor da agência ocupe car-

gos em sindicatos.“Existem no país apenas

cinco agências reguladoras municipais. Nas cidades onde elas existem, a popu-lação ultrapassa a casa de um milhão de habitantes, o que não é o caso de Cacho-eiro. Por isso acredito que não há a necessidade de se criar uma superestrutura”, avalia o promotor que pro-meteu acompanhar de per-to os trabalhos da Agersa e fiscalizar seus contratos.

política

A Audiência Pública sobre a reestruturação or-ganizacional da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos e De-legados de Cachoeiro de Itapemirim-ES – Agersa – criando e extinguindo car-gos, realizada no último dia 7, gerou polêmica en-

tre vereadores e popula-res.

A parte mais controver-sa é a que amplia o man-dato do presidente para quatro anos, o que levaria o atual mandatário a atra-vessar a próxima adminis-tração municipal. Outro fator é que o projeto in-

terfere nas condições dos serviços de saneamento, lixos e resíduos sólidos, transporte, publicidade e propaganda, espaços pú-blicos, além de ilumina-ção.

Depois de muita dis-cussão a Mesa Direto-ra optou por formar uma

Comissão para estudar o projeto e sugerir altera-ções ou suprimir algum artigo do texto original.

A expectativa de vo-tação caiu por terra, e a OAB e o Ministério Públi-co estarão presentes nas novas discussões sobre a matéria.

O Caso

ENTRE os pontos apontados pela promotoria estão: a criação de novos cargos, o que traria um custo superior a R$ 50 mil para o erário

O promotor da Vara dos Feitos da Fazenda, Jefferson Ribeiro, participou ontem dos debates da Comissão criada pela Câmara de Vereadores

Foto: Wellington Rody

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 6: Quinta 16/06/2011

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

geralAs atividades são para os estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental que trabalham com o tema em sala de aula

notaTom

e

ES avança na robóticaA etapa regional da V Olimpíada de Robótica (OBR) está movimentan-do os alunos do Ensino Médio da Escola Esta-dual Clóvis Borges Mi-guel, localizada na Ser-ra. Pela primeira vez a instituição participará com três equipes, sendo cada uma composta por quatro integrantes. A es-cola também será a úni-ca estadual a participar. A etapa prática será no próximo sábado, no Ins-tituto Federal do Espí-rito Santo (Ifes), quan-do cada grupo deverá fazer com que seu robô passe por uma simulação de resgate com sucesso. A professora de Robóti-ca, nedinalva de Araú-jo, contou que cada robô ficará em um espaço di-vidido com fitas pretas, como se fosse uma casa com cômodos.

Escola de Cachoeiro-ES resgata o folclore capixabaEscola Quintiliano

de Azevedo, lo-calizada em Ca-choeiro de Itape-mirim-ES, está

desenvolvendo um projeto so-bre o resgate do folclore do Espírito Santo. As atividades são para os estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental que trabalham com o tema em sala de aula.

Cada aluno vai soltar a imaginação para criar sua “Arte Magulejo”, a partir de uma exposição artística de mesmo nome, visitada pelos alunos no início deste mês. O encerramento dos trabalhos está previsto para o dia 23 de agosto.

Para a realização das ativi-dades, a escola levou os alunos para uma visita à exposição do publicitário e designer Wilson Ferreira. Os adolescentes fica-ram encantados com os qua-dros e textos literários da mos-tra “Magulejo”.

O nome “Magulejo” foi criado pelo artista para repre-sentar a identidade cultural ca-

ALUNOS da escola Quintiliano Azevedo participam de atividades culturais

ES tem encontro de matemáticaO primeiro Encontro Capi-xaba de Matemática, com o objetivo de divulgar a produção científica de estu-dantes, mestres, doutores e pesquisadores, começou em Vitória. O evento, que con-ta com o apoio da Funda-ção de Amparo à Pesqui-sa do Espírito Santo (Fapes), será realizado na univer-sidade Federal do Espíri-to Santo (uFES) até ama-nhã. Os participantes terão oportunidade de apresen-tar suas pesquisas, conhecer a realidade de outras co-munidades matemáticas do país, visto que alunos de di-versos estados se inscreve-ram, além de participar de palestras com professores renomados de todo o país. O encontro reserva ainda oficinas e mesas-redondas para especialização e atu-alização dos estudantes e profissionais presentes.

pixaba. A mostra foi realiza-da na Sala Lívido Fanzeres, no Palácio Bernardino Montei-ro, no centro da cidade. As te-las apresentavam grande par-te do folclore capixaba com gravuras, pinturas, desenhos e ilustrações que retratam mani-festações culturais da cidade

de Muqui, onde o artista nas-ceu. As obras representam des-de lendas e mitos, tais como a “Mula sem cabeça” e “A Mu-lher do Padre”, até os festejos, como a Folia de Reis.

Beljeane Guimarães Fon-tes, pedagoga do turno ves-pertino, explicou que o proje-

to será trabalhado durante todo o 2º trimestre. “Estamos mos-trando aos nossos alunos as ri-quezas folclóricas do Estado e eles estão muito empolgados com o trabalho, pois desperta a curiosidade deles para que co-nheçam melhor nossas lendas e mitos”.

Cachoeiro-ES realiza o dia “D” contra a pólioA campanha de vaci-

nação contra a paralisia infantil, em Cachoeiro de Itapemirim vai contar com um Dia D no próximo sábado, na sede e distri-tos e com atrativos como algodão doce e pipoca no Centro Municipal de Saú-de Bolívar de Abreu, no bairro Guandu. As crian-ças com menos de cin-co anos têm até o próxi-mo dia 1º para receber a dose contra a doença. Esta primeira etapa teve início no último dia 13. A segunda etapa ocorre em agosto, com nova dose para as crianças que ain-da tiverem menos de cin-co anos.

Duas novas salas de vacina foram abertas

pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nos bairros São Luiz Gonzaga e Village da Luz. Agora, já são 27 salas abertas du-rante toda a campanha, a maioria abertas também no Dia D, que tem horário diferenciado.

De segunda-feira a sex-ta-feira, as salas vão for-necer a gotinha das 7h às 16h. Já no sábado, o ho-rário de atendimento nos bairros é da 8h às 17h. Nos distritos, das 9h às 16h. A sala de vacina da região do Baiminas fun-ciona agora próxima ao Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, na nova unidade do bairro Amaral.

Desde o início da cam-panha em Cachoeiro, en-

fermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão percorrendo as cre-ches de suas respectivas áreas para levar as doses e estimular a vacinação.Horário de atendimento das salas em dias úteis:7h às 16hHorário de atendimento no sábado 8h às 17h (bairros) e 9h às 16h (distritos)Salas de vacina abertas em dias úteis e no Dia D:Unidades dos bairros Abelardo Machado, Ae-roporto, Amaral, Aquida-ban, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Nos-sa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, São Luiz Gonzaga, União,

Vila Rica, Village da Luz e Zumbi, dos distritos de Burarama, Córrego dos Monos, Itaoca, Pacotuba e Soturno e o Centro Mu-nicipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guan-du.Salas de vacina abertas somente no Dia D:Unidades do distrito de Conduru e bairro Elpídio Volpini (Valão)Salas de vacina abertas somente em dias úteis durante a campanha:Unidades dos bairros Agostinho Simonato, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Corama-ra, Gilson Caroni, Novo Parque, Otto Marins e Paraíso e do distrito de São Vicente.

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 7: Quinta 16/06/2011

07Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Rua Octávio Guimarães, nº 56 - Gilberto Machado www.pequerruche.com.br

(28) 3515-0552 / 9938-5125

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Motivação“Direcione sua visão para o alto, quanto mais alto, melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteçam, não no futuro, mas imediatamente. Per-ceba que nada é bom demais para você. Não permi-ta que absolutamente nada te impeça ou te atrase, de modo algum.” (EILEEN CADDY)

HighlightsA advogada e assistente social PATRÍCIA PERIM éa representante oficial das instituições, em Cacho-eiro, da Campanha da ACACCI - Associação Capixa-ba Contra o Câncer Infantil. ### O CMPC - CentroMédico e Psicológico de Cachoeiro, ao lado do DE-TRAN, é uma das empresas que já aderiram a esta importante campanha. ### O pontapé inicial e a apresentação da Campanha, que ocorre anualmen-te em todo o país e que mais arrecada recursospara crianças e adolescentes em tratamento onco-lógico, aconteceu na terça-feira (14) no Rotary Clu-be Cachoeiro Oeste. ### Seja um parceiro você também, porque temos o dever de ajudar o próxi-mo! ### Acesse o site www.acacci.org.br e conhe-ça a ACACCI. ### Até sábado se Deus permitir!!!

O gerente geralda CVC Viagensno Estado,GERSON ALVES,ao lado de MEY STULZER, anuncia que as ofertas epromoções de39 anos da CVC, nos roteirosnacionais einternacionais permanecem até 20 de junho.

28 3511-2029

DestaqueO destaque especial de hoje é oatuante vereador ALEXANDRE BASTOS RODRIGUES, do PSB.

Topazio GranitosOs profissionais da TOPÁZIO GRANITOS são totalmente qualificados para suas atividades, pois estão há décadas no setor de pedras orna-mentais, produzindo e executando verdadeiras obras de arte. Os pro-jetos desenvolvidos pela TOPÁZIO GRANITOS são desde pequenas o-bras residênciais a grandes lojas comerciais, edifícios, condomínios eindústrias. Contatos 28 3521-2622. Lembre-se: granito é na TOPÁZIO!

Quiosque no 1º Piso do Shopping Cachoeiro

28 3521-9991

Confiabilidade, agilidade, seriedade, atendimento personalizado e as melhores opções. São com essas ferramentas que o antenado ADHE-MAR REIS NETO comanda a maior equipe de corretores de imóveis de Cachoeiro, que consolidou a Imobiliária Multi Imóveis no mercado imobiliário, como referência de qualidade para todo o Sul do Estado.

Foto: AGG

Durante visita aSamarco,em UBU,para conhecero QuartoProjeto dePelotização,o governadordo Estadodo EspíritoSanto,RENATOCASAGRANDEesteve bemacompanhadodo presidenteda CâmaraMunicipal deCachoeiro,JÚLIO FERRARE.

Foto: AGG

Adquira agora no quiosque da NELSAT no primeiro piso do

Shopping Cachoeiro ou ligue 28 3521-9991 a sua SKY Livre, aparabólica digital da SKY, sem mensalidade e com 43 canais.

SKY Livre na Nelsat

Page 8: Quinta 16/06/2011

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Sempre elegante no tratamento com seus clientes, MARIANA MONTEIRO, SOHO, sabe como ninguém recepcionar com toda elegância e charme ha-bitual JULIANA CORTEZ, DIANA MOURA e DENISE CHAMON

40 Graus

+ Luan Santana, em julho, no parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim com seu sertanejo universi-tário + Rota do Imperador, em Conceição do Castelo--ES, atraindo centenas de tu-ristas nos finais de semana + Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, com agenda comple-ta para os meses de junho e julho + Grupo Gota, Pó e Po-eira é um dos representantes da região do Caparaó e que

se apresenta no local + Fan-fajuma é um dos destaques do festival de bandas e fanfarras neste final de semana em Ita-pemirim + Corporações de diversos municípios capixa-bas e fluminenses também es-tarão presentes ao evento + Cineclube Jece Valadão in-crementando as quintas-fei-ras com bons filmes e ótimos bate-papos + Trio Raio de Luar deve voltar a ativa nos próximos meses lembrando os

bons tempos de sucesso + Sá-bado tem a segunda rodada das semifinais do campeona-to de futsal de base de Cacho-eiro + Homenagens a Newton Braga começam na festa de Cachoeiro e entram pelo mês de julho + Um selo e reedições de livros do poeta estão entre as iniciativas que serão toma-das pela prefeitura + Baile de gala de Cachoeiro deixa o clube Caçadores e vai para o Unimed Hall, no Shopping Sul

Encontro Lazer - No próximo dia 18 de junho, quem estará em Alegre na "Festa do Cafona Univer-sitário" será o cantor Falcão. Conhecido por hits como Im not dog no, Holiday Foi Muito ("Homem é Homem) e I Love You Tonight, ele promete agi-tar o público na cidade. Além do cantor, a festa contará com a presença de DJs. O evento será na sede da AABB de Ale-gre, a partir das 23h . Ingressos à venda nos pontos destacados no cartaz (abaixo). Se quiser arriscar a sorte, o site www.cli-quecertoae.com. br está sorte-ando ingressos.

Festa - As comemorações do Dia de Cachoeiro têm início oficialmente com a chegada da Cachoeirense Ausente de 2011, Anna Graça Braga de Abreu, no dia 22. Dona Gra-cinha, como é conhecida a irmã dos escritores Rubem e Newton Braga, vai ser re-cep-cionada pelas autoridades mu-nicipais, às 15h, no trevo do bairro União. Em seguida ela participa da recepção oficial no Centro Operário e, à noite, da sessão solene da Câmara de Vereadores.

Cachoeirense

RoteiroLazer – Foi criado o rotei-ro histórico do desenvolvi-mento sul capixaba. Esse é o nome do primeiro roteiro cul-tural do município de Mara-taízes. o circuito inclui qua-tro pas-seios: o palácio das águias, as ruínas do trapiche, a igreja nossa senhora dos na-ve-gantes e a foz do rio itape-mirim. Visitas serão guiadas por professores da rede muni-ci-pal, que se vestirão de per-sonagens para contar a histó-ria dos locais.

Professores RAFAEL TEMPORIM e DENISE AMARAL posam ao lado de DEISE ZANCHETTA que agora é gestora da tradicional escola Liceu Muniz Freire. Trio comprometido com a excelência na qualidade da educação pública

Corpus Festa – Na abertura da Fes-ta de Corpus Christi, no próximo dia 22, a coorde-nação do evento apresen-tará uma exposição com a retrospectiva de fotos de Corpus Christi dos últimos anos. A mostra ficará ex-posta na igreja Matriz de Castelo e abertura duran-te toda a realização da fes-ta que terá a duração de três dias com várias atrações.

Esporte - As inscrições para a Corrida de São Pedro vão até o dia 24 de junho. Elas po--dem ser feitas pelo site www. cachoeiro.es.gov.br/corrida-desaopedro ou nos postos de inscrição da Praça Jerônimo Monteiro e do 2º piso do Sho-pping Cachoeiro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Para se inscrever, o atleta deve ter no mínimo 18 anos, apre-sentar documento de identida-de, preencher o formulário de inscrição e doar, pelo menos, dois quilos de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um pacote de fralda geriá-trica. Os alimentos serão doa-dos a instituições de cunho so-cial do município

São Pedro

Cultura – Entre as ativida-des apoiadas pela Lei Mes-tre João Inácio está o conjun-to de oficinas de Folia de Reis com os mestres Wilson Di-niz Cecon (Folia de Reis Mis-são Di-vina) e Areno Francis-co dos Santos (Folia de Reis Mensagem Divina). A inicia-tiva pretende abranger me-nores de até dezesseis anos e as aulas acontecem no distri-to de Burarama na associação comunitária local. Um belo exemplo de como preservar a história.

Mestre

Lazer - Já há alguns anos, no mês de junho, a Comunida-de Vida Nova (organizado-ra da Festa do Rei Jesus) rea-liza o Arraiá Vida Nova, uma festa junina católica, que este ano será de sexta ao próximo domingo, no distrito de São Joaquim (Cachoeiro de Ita-pemirim), onde está sendo construída a Nova Jerusalém, futura sede da Comuni-dade. Inclusive, toda a renda da fes-ta deste ano será revertida para as obras do local. O evento terá coroação, show de humor, show mensagem, sorteios, ex-posição de pequenos animais, casamento na roça, quadrilha, missa, gincana infantil, entre outros.

ArraiáUniversidadeCultura - A Universidade Fede-ral do Espírito Santo (UFES) abriu o edital de seleção de alu-nos para o Curso de Aperfeiço-amento Gênero e Diversidade na Escola, na modalidade aber-ta e a distância. O curso tem carga horário de 240 (duzentas e quarenta) horas e, é destinado aos educadores(as) do sistema público da Educação Básica, como também, aos membros dos Conselhos, Comitês, Fó-runs e/ou Movimentos Sociais que tenham atuação vinculada às questões de gênero ou etni-corracias ou diversidade sexu-al. Para o Pólo de Alegre serão ofertadas um total de 50 vagas. Todas as informações estão no edital publicado abaixo ou pelo site: www.ne-aad.ufes.br.

Page 9: Quinta 16/06/2011

Um homem foi flagrado na terça-feira (14) usando a própria boca para alimentar pombos com pedaços de pão na Praça de Syntagma, em Atenas, na Grécia.

Roberto Gómez Bolaños, o intérprete do Chaves, re-velou que esteve a ponto de ficar paraplégico, de-pois de se submeter a duas operações na próstata. O ator, de 82 anos, criador do famoso personagem, co-mentou que por pouco não está em cadeira de ro-das: "Por problemas da idade não posso andar bem e ando com a ajuda de um andador. Me salvei, pois poderia ter ficado em uma cadeira de rodas, como o Superman (o ator Christopher Reeve)", explicou. Há meses circulam rumores no México sobre seu esta-do de saúde, mas Bolaños assegurou que está bem.

“Também fui traída por Schwarzene-gger ”, Brigitte Nielsen, ex de Stallone, con-ta que teve um caso com o ator em 1985

Sylvester Stallone é homenageado O ator norte-america-no Sylvester Stallone – que não é um boxe-ador profissional – foi homenageado pela sua contribuição ao espor-te no filme Rocky, no qual interpreta um lu-tador campeão na ca-

tegoria peso pesado. "Eu nunca pretendi ser um boxeador, mas eu tenho uma compreen-são do que se passa no ringue e fora dele”, Syl-vester disse na cerimô-nia de premiação em Nova York.

JRC O L U N A

Em sua primeira incursão como cineasta, Madonna, 52 anos, admite que está "ansiosa" para trabalhar com o estúdio The Weinstein

Company em seu filme W.E.. O longa une uma história de amor moderna com o fato real da

relação do rei britânico Edward VIII e a ameri-cana divorciada Wallis Simpson.

Alimentando pombos

Árvore destruída vira esculturaO professor de arte Paul Norris, da escola secun-dária de Joplin, imper-meabiliza as águias que ele esculpou em árvo-re danificada pelo tor-nado que devastou a ci-dade americana no mês passado. A árvore fica-va na frente da escola, cujo mascote é a águia. O objetivo é 'levantar o moral' da população, que ainda tenta recupe-rar os estragos provoca-dos pelas tempestades.

Cisne 'encara' caminhão Cisne 'enca-ra' caminhão na rodovia M4, no oeste de Londres, nes-ta quarta-feira (15), 'imitando' a famosa ima-gem da Praça da Paz Celestial, na China

Maior 'bandeira voadora' A maior "bandeira ame-ricana voadora" do mundo ergueu voo nes-ta terça (14) em come-moração ao Dia da Ban-deira nos EUA. O voo do balão, com formato de uma enorme caixa re-tangular e imagens da bandeira americana em suas duas maiores la-terais, foi realizado em Hoboken, na Nova Jer-sey. O voo também pro-moveu um campeonato de balonismo.

Gambá vesga vira bicho Na Alemanha, ago-ra qualquer pessoa vai poder ter uma versão em pelúcia da gambá "Heidi", que ficou fa-mosa após ser trans-ferida da Dinamar-ca para um zoológico alemão e seus criado-res perceberem que ela era vesga. A fábrica de brinquedos Koese-

ner, que fica na cidade alemã de Bad Koesen, começou a produzir o pequeno bicho de pe-lúcia. De tão popu-lar que ficou no país, o animal ganhou pági-na no Facebook e ain-da fez previsões em ví-deos no Youtube sobre os ganhadores do Os-car 2011.

GLÓRIA MARIA ESTREIA COMO CAnTORA

Quando decidiu tirar longas férias do tra-balho, há dois anos, Glória Maria já havia dito que se aventuraria como cantora. E, para quem pensou que seria apenas um

delírio da jornalista, ela já tem data para se lançar no mercado fonográfico. De acordo com o jornal O Dia, Glória estreia como cantora no dia 7 de agosto, ao lado de

Paula Severiano Ribeiro, no Bar do Tom, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

SCARLETT JOHAnSSOn >>

Scarlett Johasson foi flagrada enquan-to praticava corrida, durante o fim de semana, no Novo México, EUA. A atriz, que se sepa-rou recentemente de Sean Penn, com quem vinha sain-do desde janei-ro, parecia triste e abatida.

Após sentir-se alivia-da com a alta hospitalar da mãe, Alda Meneghel, Xuxa agora enfrenta ou-tro problema de saúde na família. Seu irmão, Ci-

rano Rojabaglia, está em observação no Centro de Tratamento Intensivo, do hospital Copa D'Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio.

Irmão de Xuxa está no hospital

Cirurgias na próstatan

atal

ie P

ortm

an d

á à

luz u

m m

enino

Natalie Portman já é mamãe. De acor-do com a revista People, a vencedo-ra do Oscar de Melhor atriz deste ano deu à luz um menino recentemen-te. Nenhum outro detalhe foi divul-gado pela assessoria de Portman ou de Benjamin Millepied, seu noivo e pai do bebê. O casal se conheceu em 2010, quando filmou Cisne Negro.

Centenas de cobras Um casal americano com-

prou uma casa de cinco quartos em Rexburg, no es-tado de Idaho, nos EUA por

um preço bem abaixo do mercado. Eles ficaram felizes de encontrar um imóvel que parecia em ótimo estado por

US$ 178,5 mil (cerca de R$ 290 mil). Após se mudarem para a casa nova, descobri-

ram que ela estava infestada com centenas de cobras.

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Quinta 16/06/2011

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vendo terreno 600m2, escritura-do, com muro de arrimo e muros de divisa prontos. Alto Vila Rica, tra-tar fone (28) 8801 6290. Valor R$ 250.000,00

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Vende-se um terreno, na rodovia Cachoeiro x Muqui em Santa Fé de Baixo. 4.600 m² a 8 Km de Cacho-eiro. Terreno com água. Tel 3522-8455 - 9956-7735. em frente ao as-falto.

Vende-se uam Casa na rua Cardo-so nº 300, Próximo ao Condomínio da Polícia Federal. Em Itaóca Praia - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Vende-se casa no bairro Gilson Ca-roni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Village com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, co-zinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa peque-na em Marataízes com volta em di-nheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármo-re e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo re-formado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932. Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gil-

berto Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci-1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Lu-ciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bair-ro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varan-das, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Loca-lizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alquei-re, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefo-ne (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Es-trutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento ga-rantido. 20 anos de mercado - Car-teira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bair-ro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço co-berto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronal-do.

Aluga-se ponto comercial de 2m² ide-al para chaveiros, no Edificio Franklin( Térreo ) tratar no tel 3522 1660, ou no local procurar Erick ou Simone

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quar-tos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localiza-ção. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez co-elho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgên-cia, tel 9921-6932.

Vendo terreno situado no Alto Vila Rica ótima localização, valor R$ 45.000,00 aceito troca por au-tomóvel.Tel:9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Verme-lha, José Felix Cheim Nº 32 - Bair-ro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ri-beiro

Vendo loja de papelaria, xerox, bou-tique e etc, toda montada em perfei-to estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mes-mo local, endereço Av. Monte Cas-telo, Independência, sem nenhum protesto. Boas condições de paga-mento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende-se um lote. 390 m², bair-ro Gilberto Machado. Excelente localização, contatos pelo tel 28 3511-6249 - 9956-5151. Falar com Dina

Ford Fiesta Hatch 1.6 (flex) - 2010/2011 - Preto – 18.000 km - Completo, único dono, revisado, - IPVA pago, ainda na garantia e com cheiro de novo. Tratar 9916-3443

Vende-se um Caminhão 1113 toco com-pleto, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284.

Vende-se CB 500 01/01 Preta, Revisada, Pneus Novos somente R$ 11.900,00 cel: 9969-5699

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Pálio Branco 2 portas 1.0 fire 2003/2003 básico R$ 14.000,00 ou R$ 6.500,00 entrada +27 x 364,16 - Ana Cláudia 28 9983-0001

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zettech-ro-cam, trava e alarme, cor prata, supercon-servado R$17.500,00 - 9923-5777 Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Finan-cio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Vende-se Toyota Corolla, automático, pra-ta, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$

Passa-se Farmacia mon-tada. Para reais interessa-dos entrar em contato - 28 9918 6044.

Vende-se um Refrigerador Eletrolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depura-dor Suggar R$ 100,00 . Tel 3511-4648. Falar com Hélio ou Ana Maria

vendo 01 carregadeira Ca-terpillar 988a ano 1976, funcionando em perfeito estado. 04 pneus em bom estado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em grani-to. Valor R$ 70.000,00. Con-tato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vende-se título do Jaraguá. Valor: R$4000,00. Contato: 28-9977-0270.

Vendo loja de papelaria, xe-rox, artigos de presente, boutique e etc. Toda monta-da, funcionando em perfeitas condições na Avenida Mon-te Castelo, 53, bairro Inde-pendência, firma registrada com mais de 10 anos de fun-cionamento, motivo da ven-da: Mudança de cidade. Te-lefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E PORTAS

BALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alar-me. 9945-4646 Vilceir

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo automáti-co. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Fiorino 94, carroceria estendida. R$ 10.200,00 - 9945-4646 (Vilceir)

Vespa 76. Preta - R$ 1.500,00. Vilceir 9945-4646

Capota estrada de fibra, semi-nova. Vil-ceir 9945-4646

sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

ALUGO SALA COM ESCRITORIO MO-BILIADO EM CACHOEIRO. BAIRRO IBITIQUARA. ACESSO À INTERNET BANDA LARGA, RECEPÇÃO, LUZ, ÁGUA, IPTU INCLUSO NA MENSALI-DADE. R$ 500,00. TEL. (28)3517.2351

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capa-cidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se uma casa na rua das Acácias, 37, vila rica, 3 quartos, sala cozinha, ba-nheiro, área de serviço. Copa, banheiro, área de serviço. Tel 3522-6147

Aluga-se ponto comercial no Edificio Franklin no centro da cidade de cacho-eiro de Itapemirim próximo ao Posto Oa-sis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comer-ciais no Edificio franklin, no centro da cida-de de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660

Aluga-se uma casa na Rua Padre José de Anchieta, Ilha da Luz. Com 2 quartos, sala x copa, cozinha, suite, terraço e co-bertura - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Aluga-se um apartamento com 2 quar-tos, sala , cozinha e banheiro. Rua Nilton Prado nº 04 - Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Page 11: Quinta 16/06/2011

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

POR ESTE EDITAL, DE ACORDO COM O ARTIGO 15 DO ESTATUTO, FICA CONVOCADA A ASSEMBLÉIA GERAL DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO E ASSIS-TÊNCIA SOCIAL – PROPAJEH – CASA VERDE A SER REALIZADA EM 04 DE JULHO DE 2011, ÁS 19 HO-RAS NA SEDE DO PROPAJEH. NA OPORTUNIDADE, CONVOCA TODOS SEUS ASSOCIADOS.

PAUTAELEIÇÃO DA DIRETORIA

ASSUNTOS GERAIS

DILMA ROCHA ALVES PRESIDENTE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES torna pú-blico a realização de licitação na modalidade Pregão Presencial, com o seguinte objeto:

Contratação de Locação de 02(duas) máquinas reprográficas, conforme especificação( Anexo I-A,B), para atender a Câmara Mu-nicipal.

Credenciamento: das 09h30 às 09h55 do dia 01 de julho de 2011Início da sessão: 10h00 do dia 01 de julho de 2011

O Edital poderá ser obtido na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 18h00, na rua Barão de Itapemirim, nº 05, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, ou no SITE: www.cmci.es.gov.br.

Cachoeiro de Itapemirim, 14 de junho de 2011

PABLO LORDES DIASPregoeiro Oficial

AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL 04/2011

Vende-se um volante Joys-tick universal, com carrega-dor e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Máquina de recarga de car-tucho semi-nova, com pres-surizador e alguns ml de tin-ta- barato - 9955-3120

Computador Processa-dor Intel P4 2.26 Ghz. 1Gb de RAM, HD 40 Gb grava-dor de CD - Monitor 17” CRT LG - Teclado - Mouse Ótico - Conjunto branco. WinXPSP3 - Office 2010 - PhotoShop CS5 - MSN 2011. etc. R$ 400,00. Fa-lar com Wellington - 9974-3827 - 3518-7396

Serviços de informática em geral, manutenção, redes, roteamento de modem, com-partilhamento de internet. Orçamento gratuito em do-micílio - 9882-6613 - Ander-son Castro.

REPRESENTANTE COMERCIAL.Procura representada para Curitiba e região metropoli-tana. Como representante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que deposito o va-lor. Att.Pedro.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

A Embratel chegou em Cacho-eiro, e está cadastrando ven-dedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entre-gue ainda HOJE o seu curricu-lum com foto no ponto de ven-das da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ga-nhos permanentes.”

FAÇA A SUA ENCOMENDA DE SALGADOS PARA FESTAS

Page 12: Quinta 16/06/2011

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Fique de olho nas inscrições para concurso que paga quase R$ 9 mil Fique de olho nas inscri-

ções para concurso que paga quase R$ 9 mil

A Prefeitura de Aracruz está com inscrições abertas até esta sexta-feira (17) para a se-leção de médicos e motorista. No total, são disponibilizadas 13 vagas e o salário pode che-gar a R$ 8.946,41. Os cadas-tros podem ser realizados na Secretaria Municipal de Saú-de, localizada na Avenida Mo-robá, 20, no bairro Morobá.

São 7 oportunidades para médicos, para o Programa Saúde da Família (PSF) e uma para o Programa Saúde da Família Indígena (PSFI). Também é oferecido auxílio--alimentação e a carga horária

é de 40 horas semanais.Para o cargo de Ginecolo-

gista Obstetra é oferecida uma vaga. Também foi disponibili-zada uma vaga para Psiquia-tra e cadastro de reserva para Endocrinologista. Para essas funções, o salário é de R$ 2.997,80, para 20 horas sema-nais de trabalho.

Há, ainda, três vagas para Motorista de ambulância, para jornada de 44 horas semanais, com salário de R$ 877,15, mais auxílio-alimentação.

O edital está disponível no site www.aracruz.es.gov.br. O candidato deve ter entre 18 e 70 anos. A seleção terá uma única etapa, que é eliminatória e classificatória.

http://www.es.gov.br

Venda Nova do Imigrante contrata Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está com inscrições abertas até o dia 22 de junho para Agente Comunitário de Saúde, além de formação de cadastro de reserva. O cadastro pode ser fei-to de 9 às 11 horas e de 13 às 15 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, que se localiza na Aveni-da Lorenzo Zandonadi, número 840, Vila Betânea. As inscrições são gratuitas.A remuneração inicial de R$ 558,95.Requisitos:- Residir na área da comunidade em que atuar- Haver concluído o ensino fun-

damental- Ter idade mínima de 18 (dezoi-to) anos;- Estar em dia com as obrigações eleitorais e com as obrigações militares, para os candidatos de sexo masculino, na data da con-tratação- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego público- Disponibilidade de tempo inte-gral para exercer suas atividades

Etapas eliminatórias:- Aplicação de prova objetiva- Entrevista coletiva e individual- Avaliação médica

http://www.es.gov.br

Sisu: inscrições abertas até domingo para 26 mil vagas

Já estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unifi-cada (Sisu). Uma criação do Mi-nistério da Educação (MEC), a ferramenta unifica a oferta de va-gas em universidades públicas. São oferecidas 26 mil vagas em 48 instituições públicas de ensino superior e podem participar ape-nas estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Os candidatos devem entrar no site do programa até este domin-go (19) e escolher duas opções de curso, com um prioritário. O estudante pode mudar de opção se achar que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição e/ou curso. Cada nova alteração anula a escolha interior.

A lista dos estudantes sele-cionados para a primeira chama-da deve ser divulgada no dia 22

de junho. Os aprovados terão os dias 27 e 28 para fazer a matrí-cula nas universidades. Caso o participante consiga uma vaga no curso de segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar a segunda chamada. Os selecio-nados na primeira opção perdem a vaga se não se matricularem.

A segunda chamada será di-vulgada pelo MEC no dia 2 de julho e o prazo de matrícula é de 5 a 6 de julho. Depois des-se período, o sistema cria uma lista de espera disponível para as instituições selecionarem candidatos para vagas rema-nescentes. Podem entrar na lista quem não foi selecionado em nenhuma das opções esco-lhidas nas primeiras chamadas. Os interessados devem fazer essa opção no sistema, entre 2 e 7 de julho.

http://www.es.gov.br

Inscrições para cursos de graduação do Ifes vão até este domingo

As inscrições para as vagas nos cursos de graduação do Ifes poderão ser realizadas até o próximo domingo (19). Serão oferecidas 170 vagas para o segundo semestre deste ano. As oportunidades são para os campi de Cachoeiro de Itape-mirim, Colatina, Itapina e Ser-ra.

São oferecidos cursos de tecnologia, licenciatura e ba-charelado. Em Cachoeiro, são disponibilizadas 40 vagas para o curso integral de Engenharia de Minas; na Serra, são 22 va-gas para Engenharia de Con-trole e Automação, à noite.

Em Colatina, são 28 vagas para a graduação em Tecnolo-gia em Saneamento Ambiental, no período noturno. Em Itapi-na, são oferecidas 40 oportu-nidades para Licenciatura em Ciências Agrícolas e 40 para Agronomia. Os dois cursos são

em horário integral.As vagas do processo se-

letivo serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), tendo como base os resultados obtidos pelos estu-dantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Para se inscrever, o candi-dato precisa entrar no Portal do Ministério da Educação (www.mec.gov.br) e ir para a página do SiSU.

Distribuição das vagas:- 50% para estudantes da

rede pública - 50% para estudantes das

redes públicas e privadasOs candidatos que preten-

dem concorrer a uma vaga destinada para estudantes da rede pública deve ter estudado pelo menos 5 anos em escola pública, sendo 3 anos no Ensi-no Médio e 2 no Ensino Funda-mental.

http://www.es.gov.br

Page 13: Quinta 16/06/2011

13Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O cachoeirense Levino Fanzeres, filho da profes-sora e diretora de ensino médio, Maria Josepha de Vasconcelos e do escul-

tor-decorador de arte religiosa, Sal-vador de Araújo Fanzeres, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim-ES no dia 6 de junho de 1884, e hoje empresta seu nome à sala instalada no Palácio Ber-nardino Monteiro, sede da prefeitura, no centro da cidade.

Fanzeres foi, na opinião dos críti-cos da época, um paisagista um pou-co à maneira de Batista da Costa – seu primeiro e grande mestre do estilo-, se bem que possuísse um sentimento mais vívido da cor e da textura. Como os impressionistas chegou a dar, de um mesmo sítio natural, diferentes versões, conforme a variação atmos-férica no momento da execução: ma-nhã, tarde, cair da noite.

Sob tal aspecto, afastou-se da exe-cução minuciosa e realista do antigo mestre, embora lhe faltassem os dons de paisagista que naquele abundavam

Sua história, em definitivo, come-ça em 1902 quando já residia no Rio de Janeiro e freqüentava o Liceu de Artes e Ofícios e, em seguida, na Es-cola Nacional de Belas Artes. No ano de 1912 obteve seu primeiro grande prêmio do Salão de Belas Artes que significou a sua chance de se mudar para a França ao lado de sua esposa Isolina Albernaz Machado, escultora e pintora.

Na efervescente Paris, o casal se instalou no atelier no Boulevard Ras-pail. Em terras francesas conheceu Pi-casso e Leger, mas apesar de viver o período revolucionário da arte local, permaneceu fiel ao seu tema predile-to: pintar figuras e paisagens do cam-po.

De volta Seu retorno ao Brasil foi em 1917

e, em 1919, fundou a fundou a Col-méia dos Pintores Brasileiros, uma instituição para ensino livre de arte que chegar a contar com mais de 300 alunos em certa época. Da “Colméia” surgiram grandes artistas do século XX, entre eles, Garcia Bento, Sérgio Telles e Ismael Neri, entre outros.

Realizou viagens pelo Brasil e Ar-gentina, verdadeiras missões cultu-rais, de Belém do Pará a Porto Alegre, desenhando e pintando, realizando exposições e palestras em cada lugar. Subiu o rio Amazonas até as frontei-ras do Peru anotando elementos da paisagem ribeirinha. Pintou o Vale do Rio Doce e a Serra da Canastra foca-lizando em sua pintura as nascentes do rio São Francisco. Em 1938 parti-cipou de coletiva de arte brasileira em Nova Iorque.

Em 1940 pintou azulejos e o vi-tral do solar de Canaan, propriedade de Américo Gasparini, em Belo Ho-rizonte.

Em 1952, Fanzeres recebeu enco-menda de painéis artísticos do então presidente Getúlio Vargas.

Os painéis documentam o proces-so inicial de industrialização do aço no Brasil, retratando as primeiras ins-talações dos altos fornos em Volta Re-donda.

Quase todos os palácios governa-mentais dos estados da União pos-suem obras do pintor.

O dado mais importante na obra de Levino Fânzeres é sua ligação com a terra brasileira, representada em grandiosas paisagens ainda sel-vagens.

Certamente antes da abertura da Sala Levino Fanzeres, na sede a pre-feitura de Cachoeiro de Itapemirim--ES, poucos cachoeirenses conhe-ciam a vida e obra desse filho da terra que, infelizmente, brilhou e foi reco-nhecido de forma definitiva fora do Brasil do que em sua própria terra.

Dessa forma, nessa série de espe-ciais sobre o Dia de Cachoeiro, o jor-nal Folha do Espírito Santo faz uma singela, mas sincera homenagem ao pintor-poeta das cores naturais que morreu no Rio de Janeiro, em 1956.

Obras no Cais das ArtesSeis obras do pintor capixaba Le-

vino Fanzeres foram doadas e farão parte do acervo do complexo cultural Cais das Artes, que está sendo cons-truído em terreno localizado ao lado da Cruz do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.

Quase todos os palácios governa-mentais dos estados brasileiros pos-suem obras do pintor e o dado mais importante na obra de Levino Fânze-res é sua ligação com a terra brasilei-ra, representada em grandiosas pai-sagens ainda selvagens.

Levino FanzeresArtista Plástico

“...O poeta dos ocasos...”Especial: Dia de Cachoeiro

"Paisagista e figurista, Levino Fan-zeres tanto apresentava a paisagem que procurava fazer como o seu mestre Ba-tista da Costa, de quem guarda maior in-fluência, aprendendo com ele toda a po-esia, como fixava a história e o gênero. Nogueira da Silva dizia em 1912: ´Levi-no Fanzeres, que se mostra um perfeito conhecedor de nossa paisagem, é igual-mente forte na marinha. ´ (...) Trabalha-dor destemido, não parou nunca, produ-ziu sempre, expôs sempre aqui, no Norte como no Sul. Espalha pelo Brasil, que tanto tem pintado as suas paisagens, as suas marinhas, os seus interiores"

Pesquisa: Redação Folha do Espírito Santo

CríticasEnciclopédia Itaú Cultural

O MAIS importante na obra de Levino Fânzeres é sua ligação com a terra brasileira

O VELHO pescador, uma das obras de Levino Fanzeres

Page 14: Quinta 16/06/2011

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Linhas intermunicipais com novas paradas A partir

de hoje, os passageiros que neces-sita embar-car em ôni-bus de linha intermuni-

cipal na região do bairro Sumaré, em Ca-choeiro de Itapemirim, vai precisar mudar seus antigos hábitos. Um exemplo é o pon-to próximo ao Armazém Estrela, na Rua Costa Pereira, que passa a valer apenas para linhas urbanas, entre os bairros da ci-dade.

Veículos das viações Planeta, Sudeste, Itapemirim e Costa Sul, por exemplo, que levam passageiros a outros municípios, vão precisar mudar seu trajeto na região. Ao seguir pela Rua Estrela do Norte, ende-reço do estádio do Sumaré, os ônibus não vão mais descer para a Rua Costa Perei-ra, mas sim seguir direto pela Rua Manoel Prates, via de mão única com entrada em frente ao restaurante Zardo's.

São duas as alternativas aos passagei-ros: usar o ponto de ônibus em frente ao supermercado Calvi, no acesso ao bairro Alto Amarelo, ou o ponto em frente ao Hos-pital Infantil Francisco de Assis (Hifa).

A intenção da prefeitura com a mudan-ça é melhorar o fluxo de veículos nas ruas Costa Pereira, uma das mais movimenta-das da cidade, e Estrela do Norte. “Para acessar a Costa Pereira, o ônibus inter-municipal precisa hoje fazer uma conver-são à direita muito difícil, o que leva certo tempo e gera constante retenção do fluxo no trecho. Paralelamente a essa determi-nação, vamos aumentar a fiscalização de trânsito na região, para inibir práticas irre-gulares, como o estacionamento em frente aos pontos de ônibus”, anuncia o secretá-rio municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson.

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

PESQUISA

regionalA prefeitura de Cachoeiro debate com vários segmentos da sociedade novas propostas para a melhoria da atenção à terceira idade

notaTom

e

Santa Teresa em festaA XX Festa do Imigran-te Italiano de Santa Te-resa começa amanhã terá prosseguimento até o dia 26 de junho. A edi-ção deste ano tem como foco os 137 anos de Imi-gração Italiana, o Ano da Itália no Brasil e a 1ª Cidade de Colonização Italiana do Brasil. A Fes-ta do Imigrante Italiano é uma promoção da Prefei-tura de Santa Teresa, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Turismo e Cul-tura (Semtur), juntamente com o Circolo Trentino da cidade. O evento conta-rá com espaço gastronô-mico, apresentações de grupos folclóricos italia-nos e shows com atrações locais e nacionais, entre outras.

Melhor idade recebe mais atenção em Cachoeiro-ESA prefeitura de Ca-

choeiro de Itape-mirim debate com vários segmentos da sociedade no-

vas propostas para a melhoria da atenção à terceira idade na 3° Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento aconte-ce hoje e amanhã, no auditório do campus II do Centro Uni-versitário São Camilo, no bair-ro Gilberto Machado, e tem como tema central “O compro-misso de todos por um enve-lhecimento digno no Brasil”.

Esta edição da conferência é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimen-to Social (Semdes) e do Con-selho Municipal do Idoso e deve receber um público supe-rior a 100 pessoas. Participam do encontro, representantes de entidades governamentais e não-governamentais, insti-tuições com atuação ou inte-resse na promoção, defesa e proteção dos direitos da pes-soa idosa, além de observado-res, estudantes e pesquisadores universitários, idosos e convi-dados.

A solenidade de abertura

A 3° Conferência Municipal da Pessoa Idosa acontece hoje e amanhã na São Camilo

Mudanças na doação de sangueFoi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que, entre ou-tras mudanças, prevê a ampliação da faixa etária de doadores de sangue. Com a altera-ção, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis, jovens de 16 e 17 anos, além de idosos com menos de 68 anos poderão ser voluntários. Antes, a iniciativa era restri-ta a pessoas entre 18 e 65 anos de idade. Para o diretor-geral do Hemocentro da Se-cretaria de Estado da Saúde (Hemoes), em Vi-tória, Antônio Peçanha, a expectativa é que o número de voluntários aumente. “Vai ampliar o número de doadores. Temos, principalmente entre os jovens, um inte-resse grande de ser so-lidário”, avalia.

vai contar com a participação da assistente social Tânia Ma-ria Bigossi do Prado, mestre em Política Social pela Univer-sidade Federal do Espírito San-to (Ufes) e membro do Con-selho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ce-ddipi).

“As conferências têm cará-ter deliberativo: o que elas de-finem tem extrema relevância pública. Por isso a importân-cia da participação de todos os setores relacionados à me-

lhor idade”, explica a secretá-ria municipal de Desenvolvi-mento Social, Nilcéia Pizza.

Segundo a secretária, no de-bate para a construção da polí-tica pública dos direitos da pes-soa idosa precisa estar prevista uma participação social mais representativa e efetiva da ter-ceira idade.

As informações sobre a conferência e os eixos que se-rão tratados estão disponíveis no site da prefeitura de Ca-choeiro. Basta acessar www.

cachoeiro.es.gov.br, clicar na opção stop na divulgação do evento - no banner rotativo que está no topo da página - e bai-xar o projeto.

Este ano, a terceira idade em Cachoeiro passou a contar com um Centro de Convivên-cia Vida Ativa reformado e or-ganizado, com novo sistema de cadastro, um disque denúncia gratuito (0800 28 39 014), mais repasse de recursos aos abrigos e mais bairros inclusos no pro-grama Melhor Idade Ativa.

Page 15: Quinta 16/06/2011

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

No mês junho, começaram a ser entregues 600 Pistolas PT 840, calibre 40, aos poli-ciais em todo o Estado. Na pri-meira fase serão contempla-dos apenas os policiais civis que possuem cauteladas as pistolas PTS 380, e na segun-da serão considerados os poli-ciais que requereram a permu-ta de seus armamentos.

De acordo com o respon-sável pela Delegacia de Ar-mas, Munições e Explosivos (DAME), delegado Guilherme

Daré de Lima, as trocas das armas somente serão realiza-das após as delegacias - onde o policial contemplado é loca-lizado - responderem ao Cen-so do Desarmamento, solicita-do através da chefia de Polícia a todas as unidades policiais.

Para receber a nova Pisto-la, o policial terá que participar de uma instrução de desmon-tagem e manutenção, minis-trada pelo policial civil Welli-ton Moraes, lotado na DAME. “É necessário essa instrução

porque o mecanismo interno difere-se basicamente dos de-mais modelos de pistolas pelo conjunto da mola recuperado-ra”, explicou. Antes das armas serem entregues, foi necessá-rio uma série de procedimen-tos para o cadastramento das Pistolas junto ao Sinarm - Sistema Nacional de Armas, gerenciado pela Polícia Fe-deral. Posteriormente, as ar-mas foram encaminhadas à perícia para serem feitas co-letas de padrões e, em segui-

da, as confecções de fichas. De acordo com o che-

fe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, a Pistola .ponto40 é o novo padrão de armamen-to utilizado por todas as polí-cias civis do Brasil. “A aqui-sição dessas armas é de fundamental importância para que se possa uniformi-zar os procedimentos de de-fesa do policial, obrigando que os servidores policiais se capacitarem no uso modera-do da força”, relatou.

PC entrega 600 novas armas em junho OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciapolíciam

ais

Tentativa de homicídio A policia militar registrou, na tarde da última terça-fei-ra, mais uma tentativa de ho-micídio. O crime aconteceu na Rua Juvenal Partelli onde os policiais encontraram a víti-ma Wagner Ramos Freitas, 33, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e estava cons-ciente mesmo após levar cinco tiros. um dos disparos atingiu a parte dorsal, o outro na face, um no quadril e dois no braço. no local do crime a vítima ain-da teve força para dizer aos policiais que saberia quem foi o autor dos disparos e que o conhecia como José Barbosa morador no bairro Alto novo Parque. Segundo os bombei-ros, o quadro do rapaz era es-tável e ele permaneceu inter-nado em observação.

PESQUISA

Traficante é preso com armas no Village da Luz

Policiais do Grupo de Apoio Opera-cional (GAO) re-alizavam um pa-trulhamento na

Rua Anacleto Ramos, no bairro Village da Luz , quan-do se depararam com uma moto CG 150, de cor azul, de placa MQY 7119, condu-zida por Vagner Correa de Oliveira (Foto) , 23, conhe-cido como “Vaguinho”. O acusado que já e conhecido da policia por ter varias pas-sagens por tráfico de dro-gas, ao avistar a viatura, se assustou perdendo o equilí-brio da moto.

Minutos depois ele foi al-cançado e depois de uma re-vista nada foi encontrado, mas a PM já havia recebido uma denuncia contra Vag-ner de que o mesmo estava andando no bairro armado. Ao ser interrogado ele con-

por Ronaldo Índio Brasil

O acusado que já e conhecido da policia por ter varias passagens por tráfico de drogas e se assustou ao ver a viatura

A PM realizou buscas e encontrou um revolver de calibre 38 com capacidade para 5 munições

PC prende acusado de homicídio em Muniz Freire

Policiais da Delegacia de Polícia (DP) de Muniz Freire prenderam, na noite da últi-ma terça-feira, um foragido da Justiça acusado de ma-tar um jovem de 19 anos. O crime foi cometido no dia 12 de março deste ano, no muni-cípio de Ibitirama. O acusa-do fugiu para o município de Muniz Freire e após investi-gações, os policiais civis loca-lizaram o foragido Alfredo Salim Julião, 19, em um bar de Muniz Freire. O jovem é acusado de matar a paula-das Willian de Oliveira Spa-la Sport, após uma discus-são ocorrida em um trailer. Willian foi morto dentro de sua própria casa com a aju-da de mais duas pessoas. Al-fredo foi encaminhado para a carceragem de Conceição do Castelo onde permanece à disposição da justiça.

fessou dizendo que a arma estava escondida em sua re-sidência.

A PM então realizou bus-cas e encontrou um revol-ver de calibre 38 cano cur-to com capacidade para 5 munições, uma quantia de quinze munições, uma pe-quena quantidade de maco-

nha, um papelote de cocaí-na e uma quantia de R$ 80.

Vagner foi encaminhado pelo G.A.O grupo de apoio operacional para o DPJ onde foi autuado pelo cri-me de posse ilegal de arma de fogo e uso de entorpe-cente s ficando a disposição da justiça.

Page 16: Quinta 16/06/2011

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 16 de Junho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)