as 2 testemunhas e os 144000 - kol-shofar.org€¦ · estas duas profecias dos dias do fim têm...

16
www.kol-shofar.org AS DUAS TESTEMUNHAS DO FIM DOS TEMPOS E OS 144.000 Vítor Quinta Outubro de 2004; revisto Outubro 2010 Neste trabalho iremos procurar compreender o verdadeiro significado de uma das profecias cujo cumprimento aponta para o fim dos dias e que nos fala de duas testemunhas, duas oliveiras e dois castiçais (Apocalipse 7 ), santos que serão assinalados por YHWH e que se hão-de manifestar nos dias que precedem a vinda gloriosa do Rei e Sumo-Sacerdote eterno, Senhor Yeshua. Veremos igualmente como esta profecia se liga como a profecia sobre os 144.000 santos/ungidos do Senhor e que darão testemunho de YHWH/Yeshua. Estas duas profecias dos dias do fim têm gerado ao longo do tempo inúmeras interpretações, as quais foram pronunciadas fora do contexto da Palavra de Deus e da raiz hebraica que a sustenta, como iremos ver. Comecemos pela análise das duas testemunhas/oliveiras/castiçais. Quem são estes? É o que iremos ver de seguida. Mais para o final deste trabalho abordaremos a relação destas duas testemunhas com os 144.000. Apocalipse 11:3-6 “E darei poder às minhas duas testemunhas , e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem”.

Upload: trinhlien

Post on 29-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS DO FIM DOS TEMPOS

E OS 144.000

Vítor Quinta Outubro de 2004; revisto Outubro 2010

Neste trabalho iremos procurar compreender o verdadeiro significado de uma das profecias cujo cumprimento aponta para o fim dos dias e que nos fala de duas testemunhas, duas oliveiras e dois castiçais (Apocalipse 7), santos que serão assinalados por YHWH e que se hão-de manifestar nos dias que precedem a vinda gloriosa do Rei e Sumo-Sacerdote eterno, Senhor Yeshua. Veremos igualmente como esta profecia se liga como a profecia sobre os 144.000 santos/ungidos do Senhor e que darão testemunho de YHWH/Yeshua. Estas duas profecias dos dias do fim têm gerado ao longo do tempo inúmeras interpretações, as quais foram pronunciadas fora do contexto da Palavra de Deus e da raiz hebraica que a sustenta, como iremos ver. Comecemos pela análise das duas testemunhas/oliveiras/castiçais. Quem são estes? É o que iremos ver de seguida. Mais para o final deste trabalho abordaremos a relação destas duas testemunhas com os 144.000.

Apocalipse 11:3-6 – “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem”.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 2

Quem são estas duas testemunhas que a Palavra equipara a duas oliveiras e a dois castiçais? E que missão lhes está confiada para esta época específica que será o período do governo do anti-Cristo (os últimos 42 meses antes da vinda do Rei Yeshua)? Muitos ensinam que esta missão será desempenhada por Enoque e por Elias, que foram “levados” por Deus e que voltarão para profetizar durante 3,5 anos (42 meses ou 1.260 dias proféticos). Outros falam de Israel e da Igreja. Outros ainda ensinam que são o Antigo e o Novo Testamentos. Porém, de acordo com a Palavra de Deus que nos é revelada pelo poder do Espírito Santo, tais expectativas não têm qualquer fundamento pois não é bíblica, uma vez que tais ensinamentos são contrariados pela doutrina da ressurreição dos mortos. Expliquemos melhor:

i) sabemos que ninguém subiu ao céu (i.e. ressuscitou) senão Aquele que de lá desceu, O Filho do homem, Senhor Yeshua (João 3:13), pelo que Enoque e Elias não poderão ser estas duas testemunhas;

ii) sabemos que a 1ª ressurreição, a dos salvos que reinarão com Cristo durante mil

anos e por toda a eternidade, ocorrerá, somente, no Dia da segunda vinda gloriosa do Senhor, ao toque da sétima e última trombeta, i.e. quando Yeshua voltar como Soberano para reinar sobre todas as nações da Terra a partir de Sião (Jerusalém).

Bastam apenas estes dois argumentos para desvalorizar qualquer das mencionadas especulações acima mencionadas, pelo que não damos crédito a tais possibilidades. Tais possibilidades não passam de especulação, pois não estão suportadas no plano de Deus, uma vez que estas duas testemunhas estarão a cumprir a sua missão terrena antes de vir O Rei Yeshua e antes da 1ª ressurreição ocorrer. Diz-nos a Palavra que estas duas testemunhas figuradas como duas oliveiras ou castiçais serão assinaladas por YHWH entre os “chamados, eleitos e fiéis” (Apocalipse 17:14), e que, depois de cumprida a sua missão, serão mortas e os seus corpos jazerão insepultos por 3,5 dias na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egipto (i.e. o mundo inteiro pervertido pela homossexualidade e pela idolatria) até que Yeshua, na Sua vinda gloriosa os torne a trazer à vida à vista dos seus inimigos e lhes diga: “subi cá”. Os que ensinam que as duas testemunhas representam o AT e o NT não levam em consideração que estes santos do Altíssimo, depois de incomodarem a besta do tempo do fim durante 42 meses e levarem mais almas ao arrependimento, serão mortos:

verso 7 – “E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará”.

É por estas razões que não podemos dar crédito a tais interpretações de movimentos evangélicos. Porquê? Porque a besta que subirá do abismo os há-de matar. Se assim é, é porque estamos a falar de pessoas físicas dedicadas à verdade e à causa do Senhor YHWH/Yeshua.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 3

Continuemos a ler a Palavra nos:

versos. 8-10: - “E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egipto, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra”.

A verdade de Deus sempre “incomodou” o homem, particularmente aqueles que não têm o Deus verdadeiro no seu coração. A besta que governará o mundo inteiro irá fazer guerra a estes filhos de Deus, vencê-los-á (fisicamente) e os matará. Lembremos ainda que Deus, pela Sua presciência e intemporalidade, responde figurativamente aos que já foram mortos antes destes, dizendo-lhes que deverão esperar ainda um pouco de tempo, com paciência, até que se cumpra o número dos seus conservos, os que hão-de ser mortos por amor da verdade como eles o foram também. Isto ocorrerá com a abertura do 5º selo, conforme está escrito em:

Apocalipse 6:9-11: “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”.

Esta passagem permite também derrotar a errónea doutrina do arrebatamento como ocorrendo antes da segunda vinda gloriosa do Cristo Yeshua, como Rei e Sumo-Sacerdote, ensinamento anti-bíblico em que algumas congregações laboram, dizendo que a “Igreja” será arrebatada antes dos terríveis acontecimentos do fim e que os seus membros serão preservados das perseguições no tempo da “Grande Tribulação” que ocorrerá pouco antes da vinda de Yeshua, O Rei, mais precisamente na segunda metade da 70ª semana profética de Daniel 9:24-27. Bem pelo contrário, a Palavra de Deus ensina-nos que esta prova virá sobre a Israel de Deus nos dias do fim, onde quer que eles estejam, tal como sucedeu no passado com aqueles que foram mortos por amor do testemunho que deram (a título de exemplo lembremos os milhões que foram perseguidos, torturados, roubados e mortos às mãos dos esbirros da chamada “santa inquisição” católico-romana, iniquidade que durou centenas de anos). Devemos deixar que seja a Bíblia Sagrada a revelar-nos a verdade e a confirmar e a comprovar o seu ensino verdadeiro.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 4

Uma das formas de podermos identificar estas 2 testemunhas é, conforme está escrito, que elas estarão vestidas de saco. O que quer isto dizer? Algumas passagens falam-nos do seu significado. Exemplo:

Isaías 22:12 – “E o Senhor YHWH dos Exércitos, chamou naquele dia para chorar e para prantear, e para raspar a cabeça, e cingir com o cilício”. Jeremias 6:26 – “O filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho único, pranto de amargura; porque de repente virá o destruidor sobre nós”. Lamentações 2:10 – “Estão sentados na terra, silenciosos, os anciãos da filha de Sião; lançam pó sobre as suas cabeças, cingiram sacos; as virgens de Jerusalém abaixam as suas cabeças até à terra”.

A todas elas está associado o sentimento de submissão perante O Senhor e de actos de arrependimento do povo perante o peso da perseguição que sobre eles se abaterá devido à injustiça dos inimigos do povo de Israel. No passado, o vestir de saco (equivalente a serapilheira) dava um grande desconforto à pessoa que envergava tais vestimentas. Adicionalmente o homem rapava a sua cabeça e adorava a Deus, prostrado sobre o seu rosto e espargia-se com cinza. Era um acto de completo aniquilamento do homem perante O seu Deus, como forma de mostrar o seu arrependimento, obediência e humildade. Era também um sinal exterior de luto e tristeza, de choro e lamentação. Estava associado ainda a jejuns de purificação. Veja-se os casos dos Reis Acabe e Ezequias, entre outros. Quando o homem era perdoado e a sua estatura restaurada por Deus, ele enchia-se então de alegria:

Salmo 30:11 – “Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria”.

É pois evidente que estas duas testemunhas profetizadas para testemunharem nos dias do fim estarão a passar por uma situação deste tipo. Elas falarão a verdade de Deus e ninguém (ou muito poucos) as quererão ouvir, pelo que será grande a sua tristeza. Pelo que nos diz a Palavra,

i) As duas profetizarão e testemunharão da vinda do Grande Deus e Senhor Yeshua, O Cristo,

ii) As duas estarão cheias do poder de Deus (Espírito Santo) e exercerão

completo domínio sobre os seus adversários, poder esse que se manifestará pela presença do Espírito Santo sobre eles (Apocalipse 11:5-6) até que, por fim, também as duas testemunhas de YHWH sejam derrotadas e mortas pelo poder diabólico que governa o mundo.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 5

Segundo a Lei (Torá), são necessárias pelo menos duas testemunhas para que o seu testemunho possa ser aceite em juízo. Neste caso também haverá duas testemunhas para confirmar esta verdade. Vamos agora compreender quem são estas duas testemunhas/oliveiras/castiçais:

1. Isaías 43:1, 10-12 – “Mas agora, assim diz YHWH que te criou, ó Jacob, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu”... “Vós sois as minhas testemunhas, diz YHWH, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há Salvador [YHWH/Yeshua]. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz YHWH; eu sou Deus”.

2. Podemos confirmar o entendimento de que Israel/Efraim e Judá são as duas

testemunhas que YHWH nomeou, em: Isaías 44:1-8 – “Agora, pois, ouve, ó Jacob [as 12 tribos de Israel], servo meu, e tu, ó Israel [Efraim, as 10 tribos “perdidas” que YHWH recolherá no fim dos tempos], a quem escolhi. Assim diz YHWH que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacob, servo meu, e tu, Jesurum [Jerusalém], a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou de YHWH; e aquele se chamará do nome de Jacob; e aquele outro escreverá com a sua mão a YHWH, e por sobrenome tomará o nome de Israel. Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas [Israel/Efraim e Judá, i.e. as duas casas de Israel]. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça”. Nestas palavras proféticas, O Senhor YHWH reafirma que as duas casas de Israel (Efraim/Israel e Judá) são as Suas duas testemunhas. De resto, é fácil entender que à nação de Israel estava cometida a responsabilidade de ensinar as leis (Torá) do Senhor aos povos, missão da qual Israel se desviou.

3. Toda a Israel deve ainda testemunhar, conforme ao ensino de Deus através de

Moisés, de que existe UM SÓ DEUS: Deuteronómio 6:4 – “Ouve, Israel, YHWH nosso Deus é o único YHWH”. Israel deveria ter sido uma luz para o verdadeiro conhecimento e para trazer outros povos ao conhecimento dO ÚNICO DEUS.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 6

João 17:3 confirma-nos: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo [Yeshua], a quem enviaste”.

4. Como sabemos, historicamente, a grande casa de Israel (as 12 tribos de

Jacob/Israel) veio a dividir-se em duas casas após o reinado de Salomão: o Reino do Norte (as 10 Tribos ou Casa de Efraim) e o Reino do Sul (Casa de Judá). A estas duas casas chama-lhes O Senhor YHWH “oliveira verde, formosa pelos seus frutos enquanto trilhou os caminhos/veredas justas que Deus lhes havia dado” – Jeremias 11:16-17, tendo-as castigado quando se desviaram dos preceitos rectos devido à sua idolatria. Apesar desses castigos, Israel (as 12 tribos) readquirirão a glória da oliveira – Oséias 14:6.

5. A glória da oliveira só será readquirida quando Yeshua, O Rei, vier reinar sobre

todas as nações da Terra e quando as varas das duas casas (Efraim/Israel e Judá) forem uma só na Sua mão, para não voltarem a ser separadas:

Ezequiel 37:19, 22c – “Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor YHWH: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão…e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos”.

6. Após as 10 tribos do Reino do Norte terem sido espalhadas entre as nações

gentias pela nação assíria (722 a.C.), a humanidade perdeu o seu rasto, uma vez que este Reino do Norte quis andar após deuses estranhos a YHWH. Veja-se o castigo que veio sobre Efraim/Israel em: Lamentações 2:9 – “As suas portas caíram por terra; ele destruiu e quebrou os seus ferrolhos; o seu rei e os seus príncipes estão entre os gentios, onde não há lei, nem os seus profetas acham visão alguma de YHWH”. Por isso Deus disse a Efraim/Israel que eles iriam servir entre gente estranha e iriam servir ao pau e à pedra (idolatrando a deuses pagãos): Deuteronómio 28:36 – “YHWH te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra”. Deuteronómio 28:64 – “E YHWH vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra”. Jeremias 2:27 – “Que dizem ao pau: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo da sua angústia dirão: Levanta-te, e livra-nos”.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 7

Habacuque 2:19 – “Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum”.

Tudo isto se cumpriu até hoje. Porém, o povo das 10 tribos do Norte (Efraim/Israel) está despertando para a santa e eterna Lei/Torá e YHWH está-lhes dizendo: “sai dela povo meu” (a Babilónia espiritual em que todo o mundo se converteu pela influência satânica).

7. Embora tivessem sido grandemente castigados por Deus e se tivessem afastado

do conhecimento das veredas antigas de que nos fala Jeremias 6:16 (a Lei/Torá), YHWH não se esqueceu deles. Este foi o cumprimento de uma das promessas feitas a Abraão: que dele sairia uma multidão de nações, e que a sua semente seria como a areia do mar que não poderia ser contada.

8. O profeta Oséias é instruído por YHWH para se casar com uma mulher prostituta

(figurando a prostituição espiritual de Israel). Dela teve um filho: Jizreel (“Deus semeia”...entre as nações); depois deste teve uma filha: Lo-Ruama (“Não me compadecerei”); e por último mais um filho: Lo-ami (“Não meu povo”). Este povo – Casa de Israel (Efraim) que em tempos foi chamado de “Lo-ami” (não meu povo) (Oséias 1:9), no fim dos tempos voltará para os caminhos do Senhor e para o verdadeiro conhecimento, conforme estamos a assistir nos tempos presentes. Eles voltarão a conhecer o verdadeiro Deus YHWH e os Seus caminhos aperfeiçoados – a Sua Lei/Torá. Voltarão a ser chamados de Seus filhos – o profeta Jeremias fala-nos desta profecia do fim dos tempos:

Jeremias 31:33-34 (e 32:38-40) – “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; e lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor [a Minha Lei/Torá] nos seus corações [o “Novo Concerto”], para que nunca se apartem de mim”.

9. Isto mesmo nos é confirmado igualmente em:

Ezequiel 37:23: “E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”. Esta profecia será concretizada já sob o governo do Rei Eterno Yeshua: Zacarias 8:7-8 e 13:9 confirma-nos esta visão: “Assim diz YHWH dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente; e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus em verdade e em justiça…E farei passar esta terceira parte pelo fogo [a tribulação dos dias do fim], e a purificarei, como se purifica a

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 8

prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: YHWH é o meu Deus”. Amós 9:9, 14-15 – “Porque eis que darei ordem, e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão…E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz YHWH teu Deus”. Apesar dos castigos que a humanidade irá ainda sofrer, promessas e dias gloriosos estão pela frente. Confiemos na Sua Palavra!

10. Diz-nos o Senhor na Sua Palavra que Ele os colherá um a um (Isaías 27:12).

Vemos assim que estas duas casas, a casa de Efraim/Israel e a casa de Judá se tornarão numa só no Reino Milenar do Senhor Yeshua. Estas são as suas duas testemunhas. Vamos prosseguir com outras passagens bíblicas que confirmam o que dizemos.

11. Elas são referidas também como as duas oliveiras e os dois castiçais (Apocalipse 11:4). Estes dois símbolos vêm-nos referidos como também representando as duas Casas de Efraim/Israel e Judá: Zacarias 4:1-14 vem reafirmar a identificação das duas oliveiras, dois ramos de oliveira, um castiçal. A Palavra de YHWH diz-nos que aquelas duas testemunhas são os seus dois ungidos. Jeremias 11:16-17 – “Denominou-te YHWH oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos, mas agora à voz de um grande tumulto acendeu fogo ao redor dela e se quebraram os seus ramos. Porque YHWH dos Exércitos, que te plantou, pronunciou contra ti o mal, pela maldade da casa de Israel [Efraim ou as 10 tribos do Reino do Norte,] e da casa de Judá [o Reino do Sul], que para si mesma fizeram, pois me provocaram à ira, queimando incenso a Baal”. Oséias 14:5-6 também nos fala de Israel como a oliveira na sua glória.

12. Ora esta oliveira (a Israel de Deus) foi aquela de onde foram cortados certos ramos

devido à sua descrença e desvio dos preceitos do Senhor YHWH. Este mesmo Deus permitiu que outros ramos fossem nela enxertados, em lugar dos ramos da rebeldia. Os ramos que foram enxertados são todos os que foram chamados de entre os gentios e se chegaram ao Deus de Israel para O servir, e que aceitaram de bom grado a Palavra de Salvação, tornando-se igualmente herdeiros, pela fé, das promessas dadas a Abraão:

Romanos 11:17-24: “E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 9

que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira [a Israel de Deus], quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Todo aquele pois que aceita Yeshua como O seu Salvador pessoal e anda pela fé em obediência à vontade de YHWH, i.e. na Sua Lei/Torá, passou a estar enxertado na boa oliveira que é a Israel de Deus, cuja raiz é Yeshua.

13. Estas duas oliveiras, uma cultivada e a outra bravia, representam as duas Casas

de Israel, ou as 12 tribos de Israel no seu conjunto:

i) Judá a oliveira cultivada por YHWH que se manteve fiel à Lei/Torá do Senhor (e aos Seus Sábados), e todos os que de bom grado receberam a Palavra de Salvação (Actos 21:20) para se salvarem. Porquanto, mesmo em Judá, todos os que não O quiseram receber foram cortados da boa oliveira para outros serem nela serem enxertados, e

ii) Efraim/Israel a oliveira que se tornou bravia (zambujeiro, árvore da família

da oliveira mas que não dá fruto), que se desviou de YHWH e da Sua Lei/Torá e perdeu a sua identidade como povo de Deus tendo escolhido antes servir “ao pau e à pedra” dos povos pagãos, i.e. servir a deuses estranhos, de entre os quais muitos têm vindo a serem chamados, arrependendo-se e sendo re-enxertados através dos tempos na boa oliveira.

14. Continuando:

Romanos 11:25-26 – “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios1 haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacob [as 12 tribos] as impiedades”. Paulo diz-nos que tanto Judá como Israel estiveram cegos por um pouco de tempo para que se cumprisse o propósito de YHWH de fazer chegar a Sua Salvação a toda a humanidade que aceitasse o Seu concerto através do Seu Filho Yeshua, O Salvador de Israel.

15. A Palavra do Senhor é tão rica que nos anuncia o fim desde o princípio. Não nos

dá Ele a conhecer o que haveria de acontecer a Israel desde o princípio? Sim. Basta lembrar a bênção de Jacob/Israel aos dois filhos de José, quando Ele trocou as mãos na bênção que deu a Efraim (abençoando mais o mais novo) – Génesis 48:17-20, e quando Ele nos anuncia a plenitude dos gentios através da descendência de Efraim, a multidão de nações. Lembremos que muitos hoje

1 Quem é que se tornou gentio senão os do Reino do Norte, Efraim?

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

0

integrados numa multidão de nações terrenas nem sequer imaginam que são descendência de Abraão, Isaac e Jacob. Mas Deus conhece cada um deles.

16. Através do Salvador Yeshua, chegou a salvação a todos os que se tinham tornado

gentios e se arrependeram, voltando quais filhos pródigos para a casa dO Pai:

Isaías 49:5-6 – “E agora diz YHWH, que me formou desde o ventre para ser o seu servo [O Filho Yeshua], para tornar a trazer-lhe Jacob, e para reunir Israel a ele (pois aos olhos do Senhor sou glorificado, e o meu Deus se fez a minha força). Sim, diz ele: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacob, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te porei para luz das nações, para seres a minha salvação até a extremidade da terra”. Retira-se destas palavras que a salvação trazida pelo Filho Yeshua se estendeu a todos os que se chegam ao Deus de Israel para O servir, tornando-se assim Israelitas de pleno direito, e herdeiros das promessas dadas a Abraão, conforme nos é também ensinado por Paulo em Efésios 3:6 – “a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho”. De resto, a aceitação de qualquer gentio, de qualquer nação, por parte de YHWH, desde que a Ele se chegassem para O amar e servir, é intemporal. Temos disso exemplos em toda a Bíblia, sendo que, talvez o maior deles é o que se passou com Rute, a moabita, que deixou o seu povo e se chegou ao Deus de Israel para O amar e servir, sendo por isso aceite por YHWH ao ponto desta mesma moabita ter feito parte da genealogia de onde veio a nascer Yeshua, O Salvador. Rute foi assim enxertada na Israel de Deus como qualquer outro gentio que se arrepende e converte ao Deus de Israel o deverá fazer hoje através da aceitação do sacrifício desse mesmo Salvador Yeshua.

17. O próprio apóstolo Paulo é enviado a esses “gentios” e quando escreve à Igreja de

Corinto (como Casa de Efraim) diz: 1.Coríntios 10:1-5 – “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem [Yeshua, O Libertador], e todos passaram pelo mar. E todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto” (lembremos a rebeldia no Sinai, o “bezerro de ouro”, etc., conforme ele também diz em 1.Coríntios 12:2 – “Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados”. Assim foi no passado e assim é hoje ainda em muitos destes filhos de Jacob que ainda não despertaram do sono em que estão mergulhados, e que ainda andam segundo os rudimentos doutrinais do mundo, os preceitos dos homens.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

1

18. A promessa torna-se mais evidente em Actos 26:6-7 – “E agora pela esperança

da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. À qual [esperança da promessa] as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia”. Esta é uma mensagem que é claramente dirigida a todo o Israel, às 12 tribos. Mas, a reunificação das duas casas só será feita, como se disse, integralmente, sob o reinado de Yeshua, O Rei Eterno.

19. Tiago, o irmão do Senhor Yeshua também confirma esta visão quando se escreve

em Tiago 1:1 – “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde”. O Senhor Yeshua fala-nos também deste facto em João 10:16 – “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

20. Por último salienta-se que estas duas testemunhas/oliveiras/castiçais têm neles

aperfeiçoados os preceitos de YHWH, em obediência e fé, pois também, todos eles “guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus”, conforme nos diz em Apocalipse 14:12 (os salvos pelo sangue de Yeshua e que são igualmente justificados pela fé e pela obediência à Lei/Torá – Actos 13:39; Romanos 2:13; 5:1, 9; Gálatas 2:16; Tito 3:7), e que sofrerão às mãos dos servos do anti-Cristo do tempo do fim. Porque o dragão, a antiga serpente, o diabo, dará o seu poder à besta e os vencerá. O dragão irou-se contra a mulher (a Israel de Deus) e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus (Apocalipse 12:17).

21. Apocalipse 11:8-12 – “E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande

cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egipto, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra. E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram”.

Não podemos deixar de afirmar neste trabalho, de forma categórica, que todas as profecias dadas por YHWH através dos Seus servos, os profetas e por Yeshua e Seus discípulos, estão centradas na salvação de “um só povo” – a Israel de YHWH, somente aos que têm os mandamentos de Deus2 e a fé/testemunho de Yeshua – estes são os dois grandes pilares da salvação do ser humano que é remido pelo sangue de Yeshua e anda na Sua Lei/Torá. É com base nestes dois pilares da salvação que Paulo ensina:

2 Entendemos os mandamentos de Deus como a tradução da Sua vontade, a Sua Lei/Torá (ensino, instrução), i.e. como

normas de vida para o ser humano que inclui toda a palavra que sai da boca de Deus, todos os Seus preceitos: juízos, testemunhos, estatutos e mandamentos.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

2

Romanos 9:27 – “Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente [fiel] é que será salvo”. Romanos 11:26 – “E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacob as impiedades”.

Actos 26:6-7 – “agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. Å qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus”.

Mesmo quando os discípulos do Cristo escrevem as suas epístolas, eles dirigiam-se sempre às 12 tribos de Israel, às que estão perto e às que estão longe. Exemplos:

Tiago 1:1 – “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde”. 1.Pedro 1:1-2 – “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros [porque estavam na diáspora, i.e. no estrangeiro] dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia; eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas”.

Os mesmos de que nos fala também o profeta Isaías e que andavam espalhados entre as nações, os resgatados de YHWH:

Isaías 51:11 – “Assim voltarão os resgatados de YHWH, e virão com júbilo a Sião; e haverá perpétua alegria sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão”.

Como já vimos o povo de Israel sofreu inúmeros castigos e dispersões ao longo da História. Deus espalhou-os entre os gentios para que a semente de Abraão frutificasse e nele fossem abençoadas/enxertadas todas as famílias da Terra, tal como O próprio Senhor YHWH havia anunciado que faria. Veja-se o que o apóstolo João nos diz em:

João 11:52 – “E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo [a Israel de Deus, o povo escolhido] os filhos de Deus que andavam dispersos”.

Afirmar o contrário disto é contrariar as Escrituras e os Escritos Apostólicos também. De resto, tenhamos em conta que na cidade celestial, a “Nova Jerusalém”, entrarão somente os remidos de YHWH/Yeshua de todos os tempos e de todas as nações, povos e línguas que se chegaram ao Deus de Israel para O amar e servir, terá somente 12 entradas e, sobre cada entrada o nome de cada uma das 12 tribos de Israel:

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

3

Apocalipse 22:14 – “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.

Como identificamos cada uma dessas portas? A resposta está em: Apocalipse 21:12 – “E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel”.

Para além destas 12 portas com os nomes das 12 tribos de Israel, não haverá ali qualquer outro nome por onde entrem todos aqueles que hoje já se intitulam como “salvos”, mas que ainda não se deixaram enxertar na boa oliveira que é a Israel de Deus, cuja raiz é Yeshua. Não haverá lá uma porta que contenha qualquer destes nomes: “católico-romanos”, “testemunhas de Jeová”, “baptistas”, “assembleias de Deus”, ou qualquer nome de qualquer outra designação do “cristianismo” actual que rejeita a Yeshua e a vontade de Seu Pai, a Sua Lei/Torá. Os nomes que estarão inscritos nas 12 portas da santa cidade celestial, a Nova Jerusalém, são os que vêm apontados em:

Ezequiel 48:30-34 – “E estas são as saídas da cidade, desde o lado norte: quatro mil e quinhentas canas por medida. E as portas da cidade serão conforme os nomes das tribos de Israel; três portas para o norte: a porta de Rúben uma, a porta de Judá outra, a porta de Levi outra. E do lado oriental quatro mil e quinhentas canas, e três portas, a saber: a porta de José uma, a porta de Benjamim outra, a porta de Dan outra. E do lado sul quatro mil e quinhentas canas por medida, e três portas: a porta de Simeão uma, a porta de Issacar outra, a porta de Zebulom outra. Do lado ocidental quatro mil e quinhentas canas, e as suas três portas: a porta de Gade uma, a porta de Aser outra, a porta de Naftali outra”.

Esta disposição respeita integralmente a forma como O Senhor YHWH mandou as 12 tribos de Israel acampar ao redor da Tenda da Congregação (o Templo santo) enquanto Israel peregrinou no deserto. Os remidos do Senhor são aqueles/as de que nos fala Pedro:

1.Pedro 2:9-10 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus [a Israel de Deus]; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”.

Salvar-se-ão “os chamados, eleitos e fiéis” – Apocalipse 17:14.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

4

As duas testemunhas/duas oliveiras/dois castiçais e os 144.000 Algumas organizações religiosas, como é o caso das Testemunhas de Jeová, ensinam que é entre os seus membros (como se desse privilégio tivessem o exclusivo - infelizmente eles vêem isto pelos seus olhos e critérios humanos), desempenharam no passado ou ainda desempenharão o papel dos 144.000. Nada de mais errado, como irmeos ver de seguida. No início deste trabalho demos pistas que permitiram, desde logo, relacionar as duas testemunhas do Altíssimo Senhor YHWH com os que nos vêm apontados em Apocalipse 7 e 14 e cujo número é 144.000, sendo 12.000 de cada uma das tribos de Israel (com excepção da tribo de Dan3):

Apocalipse 7:3-8 – “Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados; da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados; da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados; da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José [Efraim], doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados”.

Ora, estes santos do Altíssimo, estão espalhados em toda a Terra, pois só assim se justifica que no final da sua missão, quando forem mortos, os homens de vários povos e tribos e línguas e nações vejam os seus corpos mortos e os reis (presidentes e chefes de estado de diferentes nações) se regozijem com a sua morte e mandem presentes uns aos outros:

Apocalipse 11:7-10 – “E, quando [os 144.000] acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egipto, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros;

3 YHWH excluiu o nome da tribo de Dan da lista dos 144.000, porquanto estes são os fiéis que não se contaminaram

com “mulheres” (igrejas, doutrinas falsas), ao passo que a tribo de Dan foi uma das responsáveis por ter conduzido toda a Israel (o Reino do Norte) para a idolatria, no passado: Deuteronómio 29:18-21; 1.Reis 12:25 em diante. O caminho da idolatria do Reino do Norte conduziu ao derramamento das grandes maldições que estão escritas na Lei/Torá…até hoje. Eles foram expulsos da terra que Deus deu a seus pais e foram servir “ao pau e à pedra” – Deuteronómio 28:36, 64. Embora os membros da tribo de Dan não estejam incluídos nos 144.000, esta tribo terá o seu nome sobre uma das portas da Nova Jerusalém como já vimos acima, porque YHWH não rejeitou o Seu concerto com os patriarcas. Outra explicação para o facto da tribo de Dan não fazer parte dos 144.000 selados reside num facto muito simples: na bênção de Jacob aos seus filhos, Jacob diz acerca de Dan: “Dan julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel” – Génesis 49:16. Ora, ninguém pode ser juiz e testemunha ao mesmo tempo.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

5

porquanto estes dois profetas [duas testemunhas, oliveiras, castiçais] tinham atormentado os que habitam sobre a terra”.

Esta besta que subirá do abismo no tempo do fim cuidará em destruir o povo de Israel na sua terra e perseguirá os santos do Altíssimo, em particular as duas testemunhas de YHWH/Yeshua: os 12.000 das tribos de Israel espalhados pelo mundo (espiritualmente Sodoma e Egipto). A esta besta ser-lhe-á dado poder para vencer os santos do Altíssimo Deus. Estes 144.000 virão cumprir a profecia que se encontra em

Apocalipse 10:11 – “E ele disse-me: Importa que profetizes [ensines] outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis”.

Dadas as características das suas vidas em santidade perante YHWH, estes 144.000 assinalados por Deus terão um lugar muito especial no Reino eterno junto do Cordeiro:

Apocalipse 14:1-5 – “E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus”.

Estes 144.000 escolhidos e selados pelo Espírito Santo de YHWH4 para uma missão muito específica não são uma figura de retórica, nem a Palavra se está a referir-se a estes israelitas (da Israel de Deus) sob uma forma simbólica. Eles serão seres humanos bem reais que se hão-de manifestar para incómodo dos poderes deste mundo. No fim da sua missão, mesmo às portas da vinda gloriosa do Rei Yeshua, que os restituirá à vida à vista dos seus inimigos, são pessoas bem reais. Apesar de muitas congregações do chamado “cristianismo” mundano reclamem para os seus membros o exclusivo de pertencer a esta elite, O Senhor YHWH dá-nos a saber, de forma muito clara, que eles pertencem às tribos de Israel já acima indicadas e não a quaisquer outros grupos. De resto, como seria possível admitir que estes fiéis a YHWH/Yeshua poderão pertencer a qualquer congregação que negue a eficácia da Lei/Torá de YHWH nas vidas dos seus crentes, como acontece com tantas “igrejas” que pregam contra a santa e eterna Lei/Torá que YHWH deu ao homem através do profeta Moisés? Iludem-se com as suas próprias palavras todos os que ensinam rejeitando o todo ou parte da Lei/Torá.

4 Tal como sucedeu com as primícias que receberam o derramamento da Espírito Santo no Dia de Pentecostes (as

chuvas temporãs), também é expectável que este Dia santo seja o escolhido por YHWH/Yeshua para o derramamento dos dias do fim (a chuva serôdia), pois YHWH usa os dias por Ele santificados para neles operar estes grandes sinais.

www.kol-shofar.org

AS DUAS TESTEMUNHAS E OS 144.000 1

6

Tal como Yeshua afirmou em Mateus 5:17-19, nem um jota ou um til será omitido da Lei sem que tudo se cumpra. Ora, nem tudo foi ainda cumprido…Ele mesmo veio para servir o homem debaixo da obediência a todos os preceitos do Pai, dando-nos disso o exemplo, para que, como Ele fez, façamos nós também.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-