acautelai-vos dos falsos profetas - kol-shofar.org · todos os que faltam à verdade ou se desviam...

12
www.kol-shofar.org ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS Vítor Quinta Setembro de 2008 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” Mateus 7:15 Em várias ocasiões e por diversas razões O Senhor Yeshua diz-nos: “Acautelai-vos”. Numa dessas vezes Ele fala-nos sobre a avareza (Lucas 12:15 ), noutra diz-nos para nos acautelarmos a respeito dos falsos profetas que vêm até nós vestidos como ovelhas mas interiormente são lobos devoradores (Mateus 7:15 ), e ainda noutra ocasião fala-nos sobre o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lucas 12:1 ). Ora, o sentido com que Yeshua nos disse para nos acautelarmos era no verdadeiro significado da palavra: como uso da prudência . Vamos então relembrar o que nos diz o rei Salomão em Provérbios 1:1-6, onde a prudência é contextualizada como um factor decisivo para que o homem possa entender as palavras de Deus: Provérbios 1:1-6 “Provérbios de Salomão, filho de David, rei de Israel; para se conhecer a sabedoria e a instrução ; para se entenderem, as palavras da prudência . Para se receber a instrução do entendimento , a justiça 1 , o juízo e a equidade [neste contexto, estas palavras são todas sinónimos da Lei/Torá]; para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições”. 1 Leia-se o Salmo 119:172…”todos os Teus mandamentos são justiça”

Upload: lyphuc

Post on 03-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS

Vítor Quinta Setembro de 2008

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”

Mateus 7:15

Em várias ocasiões e por diversas razões O Senhor Yeshua diz-nos: “Acautelai-vos”. Numa dessas vezes Ele fala-nos sobre a avareza (Lucas 12:15), noutra diz-nos para nos acautelarmos a respeito dos falsos profetas que vêm até nós vestidos como ovelhas mas interiormente são lobos devoradores (Mateus 7:15), e ainda noutra ocasião fala-nos sobre o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lucas 12:1). Ora, o sentido com que Yeshua nos disse para nos acautelarmos era no verdadeiro significado da palavra: como uso da prudência. Vamos então relembrar o que nos diz o rei Salomão em Provérbios 1:1-6, onde a prudência é contextualizada como um factor decisivo para que o homem possa entender as palavras de Deus:

Provérbios 1:1-6 – “Provérbios de Salomão, filho de David, rei de Israel; para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça1, o juízo e a equidade [neste contexto, estas palavras são todas sinónimos da Lei/Torá]; para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições”.

1 Leia-se o Salmo 119:172…”todos os Teus mandamentos são justiça”

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 2

Este entendimento é fácil de alcançar quando lemos, mais adiante, no versículo 7 o seguinte:

Provérbios 1:7 – “O temor de YHWH é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução [a Lei/Torá]”.

E em Provérbios 4:1 aquele rei sábio ainda nos diz:

Provérbios 4:1 – “Ouvi, filhos, a instrução do pai [a instrução de YHWH que é a Sua Lei/Torá], e estai atentos para conhecerdes a prudência.”

Ora, é esta prudência que tem que estar presente na leitura e estudo da Palavra de Deus para podermos ser entendidos no conhecimento e na sabedoria de Deus que nos são revelados pelo Seu Espírito Santo. Postas estas questões preliminares, debrucemo-nos então sobre um dos alertas que O Senhor Yeshua nos fez/faz e que tanto peso pode ter na vida das congregações dos nossos dias: a acção dos falsos profetas ou daqueles que dizem falar em Nome de Yeshua, O Cristo, ou mesmo em Nome ou por inspiração do Pai, mas que se afastam (e afastam os outros) do Caminho da Verdade que O Deus YHWH nos aponta, o “caminho estreito”, que consiste na obediência às Suas Leis e instrução eternas e em alimentarmos no nosso coração uma fé viva (que vem de Deus) no poder salvador do sangue de Seu Filho Yeshua, a mesma fé que se traduz em obras reveladoras da nossa obediência a todos os Seus preceitos. Sabemos, com a segurança que a Palavra de Deus nos revela, que O Eterno condena todos os que faltam à verdade ou se desviam dela, chamando-os de falsos profetas, da mesma maneira que O Senhor Yeshua também os condena quando diz em:

Mateus 7:21-27 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai [a Sua Lei/Torá], que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? E em teu nome não expulsámos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade [=transgressão das Leis de YHWH]. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha [Rocha = Cristo/Verdade/Caminho/Luz/Lei/Torá]; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos [tudo isto imagens que traduzem os problemas desta vida, as provas a que o homem está sujeito], e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia [algo que não é sólido como a Rocha]; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 3

Estas palavras de Yeshua parece que continuam a cair em saco roto no coração de muitos, i.e., são ouvidas por muitos responsáveis religiosos que dizem seguir ao Cristo Yeshua mas depois acabam por prevalecer as suas opiniões pessoais sobre o ensinamento de Deus, ainda que essas opiniões ou interpretações esbarrem com a Palavra escrita pelos profetas de YHWH. Pessoalmente não quero estar no lugar de algum destes quando o julgamento de Deus chegar. Jeremias 23:30-32 revela a condenação de YHWH para com este tipo de dirigentes religiosos que sempre existiram e que se deixam levar pela sua própria vaidade:

Jeremias 23:30-32 – “Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz YHWH, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz YHWH, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz YHWH, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz YHWH”.

Se O Senhor YHWH não enviou estes profetas, quem os enviou então?

Jeremias 23:21-22 – “Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho [na Minha Lei/Torá], então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas acções.”

Eis nestas palavras de YHWH um sério aviso para que o profeta dos nossos dias faça conhecer as palavras de Deus como elas nos foram legadas, não lhes acrescentando nem lhes retirando sequer uma vírgula, porque a Sua Palavra é justa e eterna. Em nada deve ser alterada. Todo o ensinamento que contraria a palavra escrita não pode vir de Deus. Se Deus diz que é preto não vá o homem dizer que é cinzento escuro, pois este cinzento escuro já está misturado com algo que Deus não transmitiu ao homem. Eis o que Ele nos diz em:

Jeremias 23:26-27 – “Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal [cujo significado é “Senhor”, como sabemos]”.

Apesar da profecia de Joel 12:28, devemos proceder como os da sinagoga de Bereia que foram às Escrituras confirmar os ensinamentos de Paulo. Desconfiem sempre quando alguém falando em Nome de YHWH nos diz: “O Senhor disse-me”.

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 4

Eis que alguns dos profetas dos nossos dias ainda não entenderam a vontade do Deus Altíssimo em ser tratado pelo Nome pelo qual O grande e eterno Deus se deu a conhecer aos homens: Yahweh [YHWH], O “EU SOU”, ou “O EU SOU O QUE SOU”. Este é um mero exemplo, uma das formas como os religiosos de todos os tempos têm agido contrariando a vontade de YHWH. Mas há muitas mais. Mesmo que não seja de forma consciente, há engano na boca de muitos destes profetas. A partir do momento em que a Verdade nos é revelada não podemos continuar a aceitar o velho ensino ou forma de ver as coisas divinas. Temos que progredir no conhecimento e não parar no tempo ou deixarmo-nos prender a filosofias humanas que inquinaram o pensamento do homem até aos dias de hoje. Temos que nos libertar dessa prisão e progredir no Conhecimento que O Espírito de Deus nos transmite sempre com base na Sua Palavra. Alguns desviam-se dos santos mandamentos (deixando até, por exemplo, a guarda do Sábado e voltando ao Domingo), enquanto outros dizem que já não é preciso guardar a Lei/Torá porque Yeshua fez tudo por eles. Outros então dizem que parte da Lei eterna já não tem aplicação na vida dos crentes dos nossos dias. Em que é que ficamos? Há realmente confusão e vaidade no coração destes profetas.

Jeremias 23:36 responde-lhes desta maneira: “Mas nunca mais vos lembrareis do peso [castigo] de YHWH; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, de YHWH dos Exércitos, o nosso Deus.”

Onde é que está então a fidelidade que estes homens devem revelar pelas coisas sagradas? Certamente os seus corações/mentes estão contaminados pela mentira. E, como sabemos, a mentira é de Satanás. Este vem, insidiosamente, a torcer a Palavra divina, pelo que surgiu ao longo do tempo, a partir da sua influência, uma tão grande multidão de correntes religiosas e congregações, cada qual ensinando à sua maneira e até negando a Verdade. Não podemos deixar de lembrar ainda a Palavra de YHWH que está em:

Jeremias 23:1-4 – “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz YHWH. Portanto assim diz YHWH Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas acções, diz YHWH. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz YHWH”.

Estas palavras são válidas em todos os tempos como o é toda a Palavra de Deus.

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 5

O Salmo 119:140 diz-nos ainda: “A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama”. Esta Palavra é eterna, não pode ser anulada, nem deve ser distorcida, como nos diz em João 10:35. Ela não pode ser anulada; porém, tem sido distorcida por muitos! Veja-se o tremendo peso das palavras de Deus em:

Isaías 30:8-11 – “Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e regista-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente. Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei de YHWH. Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é recto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos. Desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei que o Santo de Israel cesse de estar perante nós”.

EIS AQUI A CAUSA DA NOSSA FRAQUEZA! O engodo dos corações dos homens, dos que se desviam da Verdade, que é Cristo e a Lei/Torá do Deus Eterno, que O próprio Yeshua veio cumprir, tal como Paulo nos diz em 2.Timóteo 4:4 – “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. O mesmo Timóteo que, segundo as palavras do apóstolo Paulo, aprendeu desde a sua meninice as sagradas letras (Escrituras) que o poderiam fazer sábio para a salvação, pela fé que há no Cristo Yeshua, como nos diz em 2.Timóteo 3:15. Estas “Sagradas Escrituras” que Timóteo aprendeu consistiam na Lei/Torá dada a Israel, nos escritos dos profetas e nos Salmos. O que se conjuga inteiramente com as palavras de Yeshua em:

Mateus 5:17-19 – “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”.

Ora, é patente aos nossos olhos que o céu e a terra ainda não passaram. Toda a Lei de Deus é a Verdade:

Salmo 119:142 – “A tua justiça [Lei/Torá] é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade”.

Falando de Levi, com o qual YHWH fez concerto, O Santo diz em:

Malaquias 2:6-7 – “A lei da verdade [Torá] esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em rectidão, e da iniquidade converteu a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro de YHWH dos Exércitos”.

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 6

Fiéis são todas as Suas palavras, como o são todos os Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos, que são uma verdade eterna: Salmo 119:151. Segundo O próprio Senhor Yeshua, a Sua Palavra (Yeshua, O Cristo é a Lei/Torá viva) é a Verdade: João 17:17 – “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”, tal como O Senhor Yeshua é a Verdade – João 14:6. É deste modo que os falsos profetas de todos os tempos agem: desviam os seus ouvidos e os seus corações destas verdades eternas e de ouvir a santa e eterna Lei/Torá de YHYWH.

Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”.

Ignoram também a voz de Deus que está em:

Isaías 8:16, 20 – “Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos [estas são palavras do Messias que havia de vir, Yeshua]…À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz [verdade] neles”.

Os que confiam em YHWH procuram andar segundo toda a Sua vontade, i.e. a Sua Lei/Torá, pois esta, para além de guiar os seus passos no caminho do bem, é defesa contra o inimigo:

Salmo 91:4 – “Ele [YHWH] te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade [a Sua Lei/Torá] será o teu escudo e broquel”.

As advertências de YHWH multiplicam-se, mas o homem não as quer ouvir! Os homens andam como cegos (tendo-se deixado cegar pelas suas próprias concupiscências e filosofias humanas, diabólicas) e como surdos, como nos diz em:

Isaías 42:18-20 – “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo de YHWH? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves”.

Sabendo nós, pela Palavra de Deus que os que se hão-de salvar são os que guardam os mandamentos e têm a fé de Yeshua (Apocalipse 12:17; 14:12), como deverão proceder os que querem viver em sinceridade e espírito de obediência e humildade? Como escaparemos da ira futura se não estivermos firmes na Rocha que é Yeshua, a Lei/Torá viva? Como seremos merecedores de receber a graça do Altíssimo Deus se não fizermos caso dos Seus preceitos eternos?

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 7

Certamente que não é virando as costas às Seus preceitos que obteremos o Seu favor. Adorar a Deus YHWH em Espírito e em Verdade é procurar andar sempre de acordo com os Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos que Ele deu ao homem para que vivesse. Reparemos nas palavras duras de Yeshua quando falava com aqueles que diziam seguir a vontade de Deus e que tinham por pai a Abraão mas não criam no testemunho que O Filho lhes dava:

João 8:44-47 – “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus”.

Se Yeshua, no seu tempo, já tinha este tipo de problemas, apesar da autoridade de que estava investido, mesmo com aqueles que eram considerados “doutores da Lei”, imaginemos a dificuldade que temos em convencer hoje os que andam em erro. Tremenda dificuldade, pois cada um enquista-se nos seus próprios conhecimentos. E, como dizemos noutro estudo: “Loucura perante Deus é o homem seguir os seus próprios caminhos e não atentar para a correcção de Deus”. Por isso Ele diz-nos constantemente: “Arrependei-vos”. Em

1.João 1:6-7 é-nos dito: “Se dissermos que temos comunhão com Ele [Yeshua], e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade [a Lei de YHWH]. Mas, se andarmos na luz [na Verdade, em Cristo, na Lei do Pai], como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

Quantas mais palavras serão necessárias? Será que, depois de tudo o que já foi aqui dito, ainda não compreendemos que a salvação do crente tem que estar firmada na fé nas promessas de YHWH pela lavagem no sangue redentor de Yeshua, conjuntamente com uma prática de vida baseada na obediência a todos os mandamentos e preceitos de YHWH, que é a Sua vontade, a Sua Torá? Estes são os dois pilares do caminho que conduz à vida eterna por Yeshua, a Salvação de YHWH! Também, todo o que diz que ama a Deus mas aborrece o seu irmão é mentiroso, como nos diz em 1.João 4:20. Ora, muitos passam a aborrecer a seus irmãos, principalmente quando confrontados com a verdade bíblica. Porquê? Porque não querem mudar e dar ouvidos à voz do Altíssimo. E assim andam muitas congregações nos nossos dias. Mas, quer estes queiram quer não, o conselho de Deus permanece firme (voltai para as veredas antigas…) e é-nos também dado em:

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 8

Apocalipse 3:18 – “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo [a Verdade, a Lei/Torá de Deus dada através de Moisés], para que te enriqueças; e roupas brancas [actos de justiça, i.e. realizadas pela fé, de acordo com a Lei/Torá de Deus], para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”.

Não resistamos pois à Sua correcção. Moisés deixou uma advertência ao seu povo para os dias depois dele e para os tempos do fim em que vivemos; escutemo-lo:

Deuteronómio 31:29 – “Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos de YHWHY, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos [idolatria]”.

As obras das nossas mãos não são somente os ídolos estranhos (os quais são uma abominação perante a majestade de Deus), mas igualmente a desobediência a todos os preceitos que Ele deu ao homem para que este vivesse por eles. Na parábola que nos deixou sobre o rico e o pobre Lázaro, há um conselho dado por Yeshua como se fosse Abraão a falar. Ele diz-nos:

Lucas 16:29 – “Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos”. Porém, como nos diz Paulo, o homem de hoje está mais nesta fase:

Romanos 1:25 – “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”,

O homem gosta mais de se ouvir a si próprio do que deixar-se guiar pelo conhecimento e pela sabedoria de Deus. E tudo isto porque lhe falta humildade no seu coração. Tudo isto porque não está verdadeiramente convertido e entregue a YHWH/Yeshua. O apóstolo Paulo persiste em chamar a nossa atenção para a nossa maneira de viver. Ele estabelece uma clara linha de separação entre os que obedecem à verdade e os que a ela resistem:

Romanos 2:7-8 – “A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem [os que andam segundo a instrução de YHWH, a Torá], procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade [Lei/Torá] e obedientes à iniquidade [transgressão da Lei/Torá]”.

Tal como Yeshua usou de palavras duras para chamar ao arrependimento aqueles que andavam em erro, também Paulo não usou palavras doces quando se tratava de batalhar pela Verdade. Lembremos outras das suas palavras em:

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 9

2.Coríntios 11:5-6a: “Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos. E, se sou rude na palavra, não o sou contudo na ciência”.

Apesar de todos lhe reconhecermos erudição tanto na Lei de Deus como no Evangelho do Reino de Deus pelo sangue do Cristo Yeshua, Paulo considerava que “era rude na palavra; porém, na ciência divina, ele permaneceu erudito”. Esta erudição e conhecimento verdadeiro só o adquiriu verdadeiramente quando Yeshua o converteu na estrada para Damasco. Ainda, não podemos deixar de focar a nossa atenção nas palavras que estão em:

Hebreus 10:26-31 – “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Este mesmo Filho de Deus, Senhor Yeshua, de quem YHWH nos fala em:

Isaías 42:21: “YHWH se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso”.

Estas são as palavras de vida eterna que O Senhor YHWH nos deu acerca do Seu Filho, engrandecendo-O pela Lei/Torá (pois Yeshua é a Lei/Torá viva). A tal ponto estas palavras são claras que, mesmo falando por palavras proféticas, Aquele que havia de Se revelar ao homem em carne, diz acerca de Si próprio e do apreço pela santa Lei/Torá:

Salmo 40:7-10 – “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito [estas são palavras do Verbo, O que Se manifestou em carne, Yeshua, O Santo de Israel]. Deleito-me em fazer a tua vontade [a Tua Lei/Torá], ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça [a Tua Lei/Torá] na grande congregação [Israel]; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes. Não escondi a tua justiça [a Tua Lei/Torá] dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade [a Tua Lei/Torá]”.

Precisamos de palavras mais claras que estas para aceitarmos que temos de viver também pela Lei/Torá, e andarmos como Yeshua andou, em santificação, se quisermos ver O Senhor – Hebreus 12:14?

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 10

Bem aventurados os que lavaram os seus vestidos no sangue do Cordeiro e vierem a fazer parte da primeira ressurreição. Porém, os restantes, os que fizerem parte da segunda ressurreição (depois do Milénio de Cristo) serão julgados de acordo com as suas obras (à luz das Leis de Deus). Também, a respeito da passagem de Hebreus acima transcrita, lembramos que no Julgamento Final (no final do Milénio de Cristo que incluirá todos os que não fizerem parte da primeira ressurreição) serão abertos os livros para que os mortos sejam julgados de acordo com o que está nesses livros. Que livros são esses? São i) o livro da Lei e ii) o livro da vida – Apocalipse 20:12-15. Reparemos que nesse julgamento (tal como tribunais humanos) ninguém pode defender-se dizendo que desconhecia a Lei/Torá de Deus (e aos que porventura tenham morrido sem lhes ter sido anunciado o Evangelho da Salvação e as Leis de Deus, O Deus de misericórdia se compadecerá ou não desses, também em função das suas obras):

Romanos 2:12 – “Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados”,

o que está em plena concordância com as palavras que encontramos em

Tiago 2:12 – “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade [a Torá de YHWH]”.

A voz do povo costuma dizer, com verdade, que “a ignorância da lei não aproveita a ninguém”. Ora, se isso é válido para as leis dos homens, muito mais o é para as leis universais e intemporais do Deus Criador, Senhor YHWH. O apóstolo Tiago ainda nos diz que aquele que persevera na obediência às Leis de Deus será bem-aventurado:

Tiago 1:25 – “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.

Ao falar da santa e eterna Lei/Torá de YHWH, o salmista, no Salmo 19:7-11, vem-nos dizer que “a lei é perfeita”, “refrigera a alma”, que “os Seus preceitos são rectos e alegram o coração”, que “o temor de YHWH é limpo e permanece eternamente”, e termina dizendo-nos “em os guardar há grande recompensa”. Temos para nós que essa recompensa pode já ser alcançada hoje pelo derramamento de bênçãos que YHWH dá a todos os que andam nos Seus caminhos/preceitos nesta vida. Mas, a grande recompensa pela qual batalhamos, ser-nos-á dada quando O Grande e Eterno Rei Yeshua vier para reinar: o prémio é a vida eterna. Para rematar este estudo que, não sendo exaustivo, já vai longo, fica a advertência final para todo aquele que crê: “Sede prudentes. Examinai as Escrituras”. Fazendo-o, estaremos a deixar-nos guiar pela Palavra e pelo Espírito de Deus na Sua verdade, a Sua Lei/Torá/Yeshua.

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 11

Lembremos ainda as palavras de Deus (palavras de castigo sobre Israel) que estão em:

Oseias 4:6 – “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento [a Tua Lei/Torá]; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Yeshua também nos diz em:

João 5:37-38 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida”.

As Suas santas palavras ressoam também nos nossos dias como uma advertência séria para todos os que, rejeitando a Sua Lei/Torá, O estão a rejeitar também, pois estão a rejeitar Aquele que é a Lei/Torá viva. Estão a recusar andar como Ele andou, i.e. em obediência a todos os preceitos do Pai. Depois de todos estes ensinamentos verdadeiros – porque foram extraídos da Santa Palavra –, resta fazer a pergunta capital: “Como pode o crente que busca a Deus com sinceridade de coração reconhecer um falso obreiro (se é falso obreiro, mesmo que fale em Nome de YHWH/Yeshua, torna-se obreiro de Satanás)?” Vamos dar alguns exemplos de falsos ensinamentos hoje muito em voga em muitas igrejas evangélicas e na igreja romana, de forma a permitir ao crente diferenciar o que fala verdade daquele que fala mentira. Esta lista não sendo exaustiva, aponta para pontos doutrinais importantes que estabelecem essa diferença:

• Todo o que ensina que a Lei/Torá é para os judeus, ou que O Cristo pregou essa mesma Lei/Torá na cruz, no madeiro, não sendo mais necessário guardar a Lei e viver por ela, é um falso ensinador.

• Todo aquele que ensina que o Domingo é “o dia do Senhor” (o dia dedicado ao deus-sol, Sunday) pretendendo assim anular o 7º dia da semana, o Sábado, como o dia santificado por YHWH logo na Criação, é um obreiro de Satanás.

• Todo o que ensina que para Deus todos os dias são santos, pretendendo assim diminuir a importância do 4º mandamento da Lei de Deus, distorce as Suas palavras e nele não está a verdade, pois YHWH santificou somente o Sábado (do pôr-do-sol de 6ª Feira ao pôr-do-sol de Sábado).

• Todo o que ensina que não faz mal comer comida imunda, como o porco, etc., pretendo assim anular a santa instrução de YHWH para o Seu povo, é um obreiro da mentira.

• Todo o que ensina preceitos e tradições dos homens que anulam os mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos de YHWH, a Sua Lei/Torá, é um falso obreiro.

www.kol-shofar.org

ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS 12

• Todo o que ensina que devemos orar aos “santos” e à “virgem” orientando as

nossas preces para imagens de idolatria, feitos pela mão dos homens, é obreiro de Satanás e está a anular o sacrifício de Yeshua, O Cristo, O Único que pode interceder por nós junto do Pai. A idolatria é um dos maiores pecados aos olhos de Deus, é uma abominação.

• Todo o que ensina que a alma (espírito do homem) é imortal está no engano e abre as portas a doutrinas diabólicas como o espiritismo.

Por fim, relembremos as palavras de Yeshua que têm plena visibilidade nos nossos dias:

Mateus 24:24 – “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.

Ora, estas Suas palavras são uma referência bem concreta aos preceitos da Torá que nos permitem identificar os falsos profetas que, falando em Nome de YHWH/Yeshua revelam a sua iniquidade:

Deuteronómio 13:1-5 – “Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto YHWH vosso Deus vos prova, para saber se amais a YHWH vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após YHWH vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra YHWH vosso Deus, que vos tirou da terra do Egipto, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou YHWH teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti”.

É evidente que, nos nossos dias, não vamos matar o “tal profeta” enganador como é apontado nesta passagem. Antes vamos seguir o conselho de Deus: “Destes afasta-te”, e Sai dela povo meu, diz-nos YHWH/Yeshua. Que O Senhor Yeshua ilumine cada um dos Seus no caminho da Verdade, pois só a Verdade nos interessa e só ela nos pode salvar do erro. Lembramos que Yeshua, O Rei, está às portas. Já é tempo de despertarmos do sono.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-