artigo funcao do vm

2
VISUAL MERCHANDISING – A FUNÇÃO Por Erika Santos “Recordar, Repetir, Elaborar…” Freud falava de Visual Merchandising? O Varejo Brasileiro está claramente em movimento. As marcas estão rapidamente se atualizando, em todos os sentidos, para se manterem competitivas neste mercado de rápido giro, oferta massiva de produtos e guerra de preços. Atualmente, não levar em conta o que o ponto de venda está comunicando ao consumidor, pode ser um erro irremediável. O uso das técnicas de Visual Merchandising não são mais ‘percebidas’ como apenas um diferencial – mas sim como parte integrante e fundamental da estratégia de Marketing, Comercial e de Branding de uma marca. Através da dificuldade de se criar um diferencial a partir de localização, produto e preço, a aplicação do VM se aprimora, e é planejada para novas demandas: reagir com agilidade, qualidade e organização, e vender mais diante de oportunidades como mudanças do comportamento de compras, clima, adaptações e up-date de looks, lançamentos, chegada de novos produtos, etc. O Visual Merchandising se comunica diretamente com o seu cliente, cria a Identidade Visual e Conceito da sua marca, e potencializa suas vendas! O trabalho de VM não é um serviço prestado por um profissional especializado semanalmente, mas parte efetiva do funcionamento diário de uma loja. É necessária a conscientização e comprometimento de toda equipe para que o VM seja aplicado. Mas como envolver a equipe neste trabalho? O gerente é peça fundamental, pois ele é o coração da loja e dá ritmo e vida a ela. Ele deve impreterivelmente estar presente nas alterações de vitrine e VM da loja. Profissional de VM e gerente devem estar alinhados, munidos de informações e preparados para tomar decisões pontuais. Para direcionar sua equipe, o gerente precisa compreender e dominar o que esta sendo feito – de outra forma como poderia ensinar, cobrar, corrigir e parabenizar o trabalho realizado? Quais parâmetros ele teria? Pontos para estar atento: 1 – “Todos arrumam a loja” me diz claramente: ninguem é responsavel por nada. Ninguém arruma nada e nada está realmente organizado. 2 – Cada área deve ter um responsável pelo cuidado, reposição, organização e manutenção do trabalho de VM realizado. Se possível o profissional de VM deve organizar a área na companhia de seu responsável e também do gerente, para que possa mostrar o que esta sendo feito, esclarecer dúvidas, orientar, definir padrões e regras. É necessário que haja rodízio do cuidado e manutenção das áreas no ponto de venda para que no decorrer da coleção, o vendedor tenha real domínio da loja na sua totalidade e de toda gama de produtos.

Upload: ivan-araujo

Post on 04-Oct-2015

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fala sobre a importância do VM

TRANSCRIPT

  • VISUAL MERCHANDISING A FUNO

    Por Erika Santos

    Recordar, Repetir, Elaborar Freud falava de Visual Merchandising? O Varejo Brasileiro est claramente em movimento. As marcas esto rapidamente se atualizando, em todos os sentidos, para se manterem competitivas neste mercado de rpido giro, oferta massiva de produtos e guerra de preos.

    Atualmente, no levar em conta o que o ponto de venda est comunicando ao consumidor, pode ser um erro irremedivel. O uso das tcnicas de Visual Merchandising no so mais percebidas como apenas um diferencial mas sim como parte integrante e fundamental da estratgia de Marketing, Comercial e de Branding de uma marca.

    Atravs da dificuldade de se criar um diferencial a partir de localizao, produto e preo, a aplicao do VM se aprimora, e planejada para novas demandas: reagir com agilidade, qualidade e organizao, e vender mais diante de oportunidades como mudanas do comportamento de compras, clima, adaptaes e up-date de looks, lanamentos, chegada de novos produtos, etc. O Visual Merchandising se comunica diretamente com o seu cliente, cria a Identidade Visual e Conceito da sua marca, e potencializa suas vendas!

    O trabalho de VM no um servio prestado por um profissional especializado semanalmente, mas parte efetiva do funcionamento dirio de uma loja. necessria a conscientizao e comprometimento de toda equipe para que o VM seja aplicado. Mas como envolver a equipe neste trabalho?

    O gerente pea fundamental, pois ele o corao da loja e d ritmo e vida a ela. Ele deve impreterivelmente estar presente nas alteraes de vitrine e VM da loja. Profissional de VM e gerente devem estar alinhados, munidos de informaes e preparados para tomar decises pontuais. Para direcionar sua equipe, o gerente precisa compreender e dominar o que esta sendo feito de outra forma como poderia ensinar, cobrar, corrigir e parabenizar o trabalho realizado? Quais parmetros ele teria?

    Pontos para estar atento:

    1 Todos arrumam a loja me diz claramente: ninguem responsavel por nada. Ningum arruma nada e nada est realmente organizado.

    2 Cada rea deve ter um responsvel pelo cuidado, reposio, organizao e manuteno do trabalho de VM realizado. Se possvel o profissional de VM deve organizar a rea na companhia de seu responsvel e tambm do gerente, para que possa mostrar o que esta sendo feito, esclarecer dvidas, orientar, definir padres e regras. necessrio que haja rodzio do cuidado e manuteno das reas no ponto de venda para que no decorrer da coleo, o vendedor tenha real domnio da loja na sua totalidade e de toda gama de produtos.

  • 3 O vendedor responsvel por determinada rea deve tambm ser responsvel pela respectiva rea no estoque. O conhecimento do estoque essencial para o direcionamento e realizao da venda.

    D trabalho? Sim. E alm de trabalho exige comprometimento, envolvimento real e dedicao. Visual Merchandising uma excelente ferramenta de Marketing que requer planejamento e controle, e, sendo utilizado de maneira correta garantia de sucesso e crescimento de vendas no Varejo.

    Como diz FREUD: Recordar, Repetir, Elaborar

    Recordar: o gerente para ensinar e cobrar sua equipe precisa entender e dominar o que est sendo feito. Ao entender, ele explica, e sua equipe relembrada diariamente de suas atribuies

    Repetir: no sentido literal da palavra. Para que o direcionamento sobre o cuidado incessvel e constante com a imagem do PDV seja compreendido por toda equipe. A equipe ouve, suas dvidas so tiradas e desta forma assimilam. Consequentemente (e com cobrana bsica rs) repete diariamente o que tem que ser feito

    Elaborar quando a informao internaliza. A equipe entende como, quando, por quem e porque deve ser feito e se compromete. A equipe vivencia o resultado desta ferramenta e percebe que esta pode realmente auxili-los a vender mais.

    Sugiro que os gerentes realizem dinmicas (alinhadas com a estratgia de VM) com sua equipe atravs da montagem de mesas especficas, corners especiais, aes no caixa, provador e vitrine demonstrando como o VM pode ser efetivo. Aes dirias podem estimular, comprometer a equipe e permitir o entendimento do papel do VM, seu prprio papel ativo nesta rea e retorno comercial que ir obter.

    Recordar, Repetir, Elaborar Recordar, Repetir, Elaborar $$, $$$$, $$$$$$

    A loja o local onde os sonhos se realizam onde esto presentes todos os elementos necessrios para a realizao da venda: PRODUTO, CONSUMIDOR e o DINHEIRO. Organize, domine e aproveite cada espao da sua loja e tenha sucesso nas vendas.

    Fonte: http://www.vivipedroso-negociosmoda.com.br/blog/index.php/2010/11/24/recordar-repetir-elaborar-freud-falava-de-visual-merchandising/