arte em conta a gota: grafismo e lavoisier

15
ARTE EM CONTA GOTA ARTE HOJE DO GRAFISMO ,REMETE-NOS À PRÉ-HISTÓRIA

Upload: deasilvia

Post on 21-Aug-2015

21 views

Category:

Art & Photos


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

ARTE EM CONTA GOTA

ARTE HOJE DO GRAFISMO ,REMETE-NOS À PRÉ-HISTÓRIA

Page 2: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

“ Na natureza nada se cria , nada se perde, tudo

se transforma.” ( Antoine Lavoisier) e..........na ARTE?

Page 3: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.

Exibem uma iconografia variada, em vários "estilos", técnicas e materiais.

Em geral, trazem representações de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação.

A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA

Page 4: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier
Page 5: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier
Page 6: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier
Page 7: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

Grafite, grafito ou grafíti (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde sempre Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.

Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o Pichação (amiúde grafado incorretamente com x: pixação) é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.

A ARTE DO GRAFISMO DE HOJE, NÃO É UMA INOVAÇÃO (1/2)

Page 8: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Os Gemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo, aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres, admitem ter um passado de pichadores.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados deManhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século XXI, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus de arte.

A ARTE DO GRAFISMO DE HOJE, NÃO É UMA INOVAÇÃO (2/2)

Page 9: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

OS GÊMEOS

Page 10: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

BASQUIAT

Page 11: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

HISTÓRIA

Já na Antiguidade é possível encontrar elementos de pichação.

A erupção do vulcão Vesúvio preservou inscritos nos muros da cidade de Pompeia, que continham desde xingamentos até propaganda política e poesias. Na Idade Média, padres pichavam os muros de conventos rivais no intuito de expor sua ideologia, criticar doutrinas contrárias às suas ou mesmo difamar governantes.

Page 12: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

GRAFITE NOS MUROS DE POMPEIA

Page 13: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

Na Idade Média, padres pichavam os muros de conventos rivais no intuito de expor sua ideologia, criticar doutrinas contrárias às suas ou mesmo difamar governantes.

IDADE MÉDIA

Page 14: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier

Com a popularização do aerosol, após a Segunda Guerra Mundial, a pichação ganhou mais agilidade e mobilidade. Na revolta estudantil de 1968, em Paris, o spray foi usado como forma de protesto contra as instituições universitárias e manifestação pela liberdade de expressão.

Construído no início da década de 1960, o Muro de Berlim ostentou por vários anos um lado oriental limpo e de pintura intacta, controlado pelo regime socialista da União Soviética, enquanto seu lado ocidental, encabeçado pela democracia capitalista dos Estados Unidos, foi tomado por pichações e grafites de protesto contra o muro.

Até sua derrubada, em 9 de Novembro de 1989, os dois lados do muro representavam a discrepância entre a ditadura linha-dura soviética e a própria liberdade de expressão garantida na democracia de Berlim Ocidental.

2ª GUERRA MUNDIAL

Page 15: Arte em conta a gota: grafismo e Lavoisier