arte electrónica

12
Arte Eletrónica

Upload: jose-costa

Post on 01-Jul-2015

43 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arte Electrónica

Arte Eletrónica

Page 2: Arte Electrónica

Defenição de Arte Eletrónica

•A arte eletrônica é aquela cujas ferramentas e suporte estão no computador, na computação gráfica, samples digitais, camera de vídeo e digital. A Internet é o principal veiculo da arte eletrônica, apesar de já ser exposta em ambientes físicos, com em exposições específicas.

A

Page 3: Arte Electrónica

Interação de Ferramentas em ambientes físicos

Page 4: Arte Electrónica

• Civilização do Virtual• Civilização do Virtual

• Civilização do VirtualArte

Eletrônica Vs

Cibercultura

Page 5: Arte Electrónica

Um dos pioneiros da arte eletrônica em rede é Douglas Davis que, em 1976, criou a performance "Seven Thoughts" utilizando satélites. Em 1977, o projeto "Sattelite Ars Project" (Galloway e Rabinowitz) liga os dois lados da América. Nesse mesmo ano Paik, Beuys e Davois apresentam o "Performance Television" via satélite, no Documenta VI em Kassel, Alemanha. Em todas essas performances são enfatizadas a utilização do novo espaço eletrônico, do tempo real e da interatividade. Os mesmos Galloway e Rabinowitz vão, em 1980, criar "Hole in Space" interligando câmeras e monitores de TV em L.A. e N.Y. por satélites.

Arte Electronica

Page 6: Arte Electrónica

•“A arte exprime sempre o imaginário de sua época. A modernidade configura-se a partir da autonomia de diversos campos do saber como ciência, arte, moral.”

•Atualmente o fenômeno artístico distanciou-se do ecletismo do século XIX e procurou a racionalização.

•Os valores artísticos deixam de focar o mundo fantástico e gira em torno da realidade (“sintetizando os valores econômicos, tecnológicos e epistemológicos do maquinismo da modernidade”).

•“As novas possibilidades tecnológicas começam a interessar os artistas contemporâneos (fotografia, cinema televisão e vídeo).”

Page 7: Arte Electrónica

• “O autor e o público se misturam de forma simbiótica.”

• A troca de informações e a comunicação torna-se o ideal da modernidade.

Page 8: Arte Electrónica

Ciber-arte

•Conceito que expressa-se artisticamente a partir de máquinas e suas tecnologias, sendo a interação do artista com ferramentas de alta tecnologia, este tipo de arte começa a aparecer em todas as diferentes manifestações da intenção artística ou do belo. A partir da década de 70 as novas tecnologias começam a ser adaptadas para o artista. A criação de um arte aberta começa a tomar forma.

Page 9: Arte Electrónica

Arte do Futuro

Page 10: Arte Electrónica

Arte Eletrónica e Cibercultura

•“A arte eletrônica (e não só a que se utiliza diretamente das imagens digitais) ela se desloca da representação para a simulação. A ciber-arte, em todas as suas expressões atua sob o paradigma do digital. A sociedade do espetáculo representou o mundo através da cultura de massa mediática (jornal, TV, rádio, show, teatro, etc).”

•A ciber-arte transita entre o espaço físico e o ciberespaço.

Page 11: Arte Electrónica

Conclusão

“Mesmo que no futuro todos os media sejam digitais, os media clássicos e a arte analógica não vão desaparecer, mas passar por transformações profundas e passar para arte eletrónica com o tempo...”