arte arabe lanches

9
ARTE ARABE LANCHES GASTRÔNOMIA ÁRABE DE QUALIDADE LÍDER DE VENDAS NA PRAIA DE IPANEMA

Upload: roberto-cardoso

Post on 20-Jul-2015

610 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arte   arabe   lanches

ARTE ARABE LANCHES

GASTRÔNOMIA ÁRABE DE QUALIDADE

LÍDER DE VENDAS NA PRAIA DE IPANEMA

Page 2: Arte   arabe   lanches

A MELHOR ESFIRRA DO MUNDO

Page 3: Arte   arabe   lanches

ORIGEM DA ESFIRRA ÁRABE

• Como eu já falei aqui, gastronomia é cultura. Experimentar a comida de uma determinada região é uma das formas mais ricas (senão a mais rica delas) de conhecer as suas tradições. Fui pesquisar sobre comidas árabes e descobri informações muito interessantes dessa cultura. As origens da culinária árabe são milenares.

A esfiha, por exemplo, surgiu no Líbano, quando se passou a comer o pão coberto com carne e cebola. Ingredientes como a cevada, o pistache e o coentro eram bastante cultivados no Iraque e no Irã. No entanto, o destaque da cozinha árabe é a carne de carneiro, geralmente preparada com uma rica mistura de especiairias. Em relação a grãos e cereais, são muito utilizados o trigo, a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico e o arroz. Verduras e legumes recheados são bastante apreciados, assim como as frutas secas. E o pão é acompanhamento garantido em todas as refeições.

Page 4: Arte   arabe   lanches

KIBES OS MAIS VENDIDO NA PRAIA DE

IPANEMA NO RIO DE JANEIRO

Page 5: Arte   arabe   lanches

ESPECIALIDADES ÁRABES

• Especiarias ArabesA utilização das especiarias é um marco da culinária árabe. Na comida árabe tudo tem um sabor peculiar. Conheça algumas especiarias e ingredientes utilizados em pratos árabes:AçafrãoO nome vem do árabe zafaran, que significa amarelo. São pistilos secos de um arbusto especial que são colhidos manualmente. São necessários aproximadamente 80 mil pistilos para obter meio quilo da especiaria. Originário do Oriente, foi introduzido na Espanha pelos Árabes em torno do ano 900. O açafrão tem uma forte cor amarela e tem um gosto único e penetrante.

Page 6: Arte   arabe   lanches

ORIGEM

• OrigensA região do oriente médio foi o berço a civilização, os grandes impérios que dominaram essa região, o persa (539-331 a.C.), o árabe (630-1258) e o otomano (1281-1918), foram responsáveis pela formação da cultura árabe, e isso se reflete também na culinária e nos hábitos alimentares, as primeiras tradições culinárias nasceram ali, há mais de 12 mil anos.

• Entre os rios Tigre e o Eufrates, no atual Iraque, os homens passaram a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos que floresciam ao lado dos rebanhos de carneiro e de cabras. Pela primeira vez misturaram ingredientes diferentes e fizeram o pão, que nasceu chato e redondo. Em um período posterior, entre os anos 3000 a.C. e 300 a.C, quando os fenícios povoaram a região do Líbano, surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola. Nascia a esfiha.

Page 7: Arte   arabe   lanches

COSTUMES

• CostumesOs hábitos alimentares dos muçulmanos são restritos pelas leis do Alcorão: a bebida alcoólica não é permitida, assim como a carne de porco pois ele é um considerado um animal impuro. Desta forma o consumo de carne de carneiro é predominante entre eles.

Durante as comemorações religiosas, como o Ramadã, o jejum é rigoroso e até mais longo do que o dos judeus. Não se pode comer e beber durante o dia. As refeições noturnas, então, são um banquete. Já os árabes cristãos seguem hábitos alimentares ocidentais, sem restrições.Entre os árabes é costume se servirem de um café da manhã farto, que inclui pão com ovos, frutos e vegetais frescos, mel, nozes ou iogurte.As refeições são verdadeiros rituais, demoram-se a mesa, que apresenta uma grande variedade de pratos servidos em pequenas porções. São os mezzés, ou antepastos árabes, sempre acompanhados de pão pita e áraque, bebida típica à base de anis. Em seguida vem os doces e por fim café árabe ou chá preto com hortelã.

Page 8: Arte   arabe   lanches

CULINÁRIA ÁRABE

• sabores da Culinária Árabe

Carnes: O carneiro é o principal animal consumido. Sua carne é assada ou guisada, normalmente recheada e ricamente temperada. A carne de cabrito, a galinha e o peru também são apreciados.Grãos: Entre os grãos destacam-se o trigo, a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico e o arroz. Favas são típicas do Egito, presentes no fool midammis, sopa bem grossa à base de feijão, servida normalmente durante o café da manhã.Verduras e Legumes: São preparados recheados e em conserva, Na Síria e no Líbano, eles recebem o nome de mehchi; na Turquia, dolmas; na Grécia, dolmathes; no Irã, dolmeh. Entre os principais legumes usados estão a abobrinha, repolho, folha de videira ou de parra, acelga, tomate, pimentão e berinjela. Vegetais em conserva, os kabees ou torshi são muitos populares e servidos como entrada ou acompanhamento.

Page 9: Arte   arabe   lanches

CAFÉ ÁRABE

• Café Árabe

No mundo árabe, a cerimônia de preparar e servir o café faz parte da tão conhecida hospitalidade árabe, é sinal de que a visita é bem-vinda e honrada por seu anfitrião.No deserto ou em uma casa árabe moderna, o tradicional preparar e servir o café é sempre feito com muita dedicação. O ritual básico não mudou muito através das gerações.Tradicionalmente no deserto o café é preparado na fogueira, em um utensílio, bule especial conhecido como dale. O tradicional fogo de chão é o preferido para o preparo do café porque dizem adicionar um sabor especial. O café depois de pronto e preparado com temperos especiais